teste-01

Marilia Del Ponte de Assis

Professora efetiva da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), lecionando nos cursos de Educação Física e Pedagogia da Unidade Passos. Possui licenciatura-plena em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2007); especialização em Dança pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009); especialização em Ginástica Rítmica pela Universidade Norte do Paraná (2009); mestrado em Educação Física (Teoria e Prática Pedagógica) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012); e doutorado em Educação (Formação de Professores e Trabalho Docente) pela Universidade Estadual de Campinas (2019), com estágio de pesquisa no Instituto de Educação da Universidade do Minho em Braga/Portugal. É sócia do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Tem experiência na formação de professores em Educação Física e Pedagogia, com ênfase em corpo, práticas corporais expressivas, ginástica e dança. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9840350406948233 (26/02/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Passos. Avenida Juca Stockler, 1130 Bairro Belo Horizonte 37900106 - Passos, MG - Brasil Telefone: (35) 35296000 URL da Homepage: uemg.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2015-2019. Corpo e praticas corporais na formacao em Pedagogia: narrativas de docentes das universidades publicas paulistas
      Descrição: Esta tese partiu de reflexões e inquietudes acerca dos conhecimentos que perpassam a formação inicial em Pedagogia, em específico no que se refere ao ensino das temáticas relacionadas ao corpo e às práticas corporais, dialogando com o campo da Educação Física, recorte da pesquisa. Refletindo sobre como esses conhecimentos vêm se estruturando nos projetos político pedagógicos dos cursos de Pedagogia e se materializando no ensino superior, a investigação foi orientada pela seguinte problemática: como têm sido trabalhadas as disciplinas que tematizam o corpo e as práticas corporais nos cursos de formação de professores em Pedagogia das universidades públicas do estado de São Paulo? Ao eleger a constituição destas disciplinas como objeto de estudo, o interesse central foi pela sua organização a partir das experiências e dos saberes narrados pelos/as docentes responsáveis por elas, indo ao encontro do principal objetivo da pesquisa que foi analisar como as disciplinas relacionadas ao corpo e às práticas corporais nos cursos de Pedagogia vêm sendo trabalhadas por docentes cuja formação inicial é em Educação Física. A opção metodológica foi desenvolvida com a proposição do paradigma indiciário proposto por Ginzburg (1989) como inspiração e perspectiva de busca, compreensão e análise das fontes. Estas, por sua vez, foram levantadas por meio de programas das disciplinas (fontes documentais) e entrevistas (fontes narrativas), que tomaram forma num processo de construção dialógica de linguagem, segundo Bakhtin (2009; 2011). As reflexões sobre o corpo como construção cultural e os sentidos do corpo no fazer sensível se apoiaram em Soares (2006; 2014), Sant?Anna (2000; 2005; 2006), Le Breton (2009; 2016a; 2016b), Vigarello (2003; 2016), dentre outros/as. O caráter vivido da experiência e os saberes docentes de distintas formações, como elementos que se entrelaçam na constituição do processo educativo, foram discutidos a partir de Larrosa (1994; 2016), Dewey (1979; 2010) e Tardif (2000; 2014). A confluência do referencial teórico com as fontes documentais e narrativas permitiu não só discutir este tema na formação inicial de professores e professoras, mas também suas possíveis reverberações didáticas no processo educativo que acontece na educação básica. Analisando os tempos e espaços das disciplinas nos currículos dos cursos de Pedagogia e, principalmente, nas narrativas docentes, percebe-se a presença, ainda que tímida, das temáticas sobre o corpo e as práticas corporais como conhecimentos, com maior ou menor ênfase na dimensão do fazer corporal. Defende-se com esse tipo de disciplina aquilo que não é possível encontrar em livros: a exploração sensorial, a ampliação dos sentidos do corpo todo, a oportunidade de tocar e ser tocado, de se expressar e ser visto por meio de diferentes linguagens que ultrapassam, por exemplo, a leitura e discussão de textos escritos. Nessa perspectiva, busca-se tornar a interioridade corporal menos obscura e negligenciada, em vivências que propiciem sensibilidades outras na totalidade do corpo como lugar privilegiado da experiência, do conhecimento, do saber, da conquista, da fruição, do sentimento de si.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marília Del Ponte de Assis - Coordenador / Eliana Ayoub - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T A: 14
      Membro: Marilia Del Ponte de Assis.
    2. 2010-2012. Acerca do feminino e do masculino na danca: das origens do bale a cena contemporanea
      Descrição: Ancorado nos conceitos teóricos dos Estudos Culturais e metodológicos da Análise de Espetáculos, esta dissertação teve como objetivo geral analisar o feminino e o masculino na dança cênica de tradição ocidental. Considerando que estereótipos de papéis sexuais acompanham mulheres e homens na sociedade e na dança, que por sua vez, tem o corpo como elemento que comunica e expressa essas situações acerca do feminino e do masculino, o trabalho buscou inicialmente compreender alguns momentos de transição na dança, no que se refere aos papéis sexuais em disputas e reciprocidades apresentadas no palco e, por vezes, fora dele. Em seguida, foi efetuada uma análise do espetáculo Caminho da Seda (Raça Cia. de Dança de São Paulo, coreografado por Roseli Rodrigues e estreado em 2002) enfocando o estudo dos figurinos, dos corpos e dos movimentos, critérios que suscitaram discussões acerca das representações do feminino e do masculino e proporcionaram reflexões sobre a ligação de contextos históricos e atuais da dança. Observou-se neste espetáculo uma mistura de velhas imagens da dança com recentes figuras, que instauram as novas construções de corpos e de movimentos, refletindo no palco a beleza da mistura de características convencionalmente femininas, relacionadas à sensibilidade e sexualidade, com outras convencionalmente masculinas, como força e dinamismo. Figurino, corpo e movimento suscitaram a manutenção de alguns papéis, mas as representações similares de papéis sexuais obtiveram destaque, desfazendo estereótipos associados ao feminino e masculino, em atitudes que acompanham a dança na cena contemporânea.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marília Del Ponte de Assis - Coordenador / Maria do Carmo Saraiva - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T A: 4
      Membro: Marilia Del Ponte de Assis.
    3. 2008-2009. Expressao corporal e bale classico aplicados a ginastica ritmica
      Descrição: Dança e ginástica são temas deste projeto, que teve como objetivo analisar a importância dos trabalhos de expressão corporal e balé clássico na ginástica rítmica, especificamente na composição de base de uma série. Partindo de uma pesquisa bibliográfica, buscamos identificar as influências da expressão corporal e do balé clássico nesta modalidade gímnica, relacionando-os à composição de base das séries e aos critérios de avaliação previstos no Código de Pontuação do 12º ciclo (2009/2012). Posteriormente, fizemos uma pesquisa de campo do tipo descritiva de opinião, tendo como participantes cinco especialistas em ginástica rítmica. Os resultados apontaram que os trabalhos de expressão corporal e balé clássico são de extrema importância tanto no momento da preparação física, técnica e tática de uma atleta de ginástica rítmica, quanto durante a apresentação de sua série, devendo o/a técnico/a planejar a abordagem desses conteúdos de acordo com a periodização do treinamento, visando o estímulo da expressividade e aprimoramento dos elementos técnicos e artísticos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marília Del Ponte de Assis - Coordenador / Roberta Gaio - Integrante / Michelle Guiramand - Integrante. Número de produções C, T A: 6
      Membro: Marilia Del Ponte de Assis.
    4. 2006-2007. Danca na escola: um estudo a partir do discurso dos envolvidos
      Descrição: Este estudo teve como principal objetivo analisar a realidade da dança nas aulas de Educação Física em escolas da cidade de Andradas/MG. Por meio de questionários enviados aos docentes, constatou-se a presença deste componente curricular na prática pedagógica dos participantes, sobretudo considerando sua inserção no bloco de conteúdos Atividades Rítmicas e Expressivas dos Parâmetros Curriculares Nacionais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marília Del Ponte de Assis - Coordenador / Roberta Gaio - Integrante / Regina Simões - Integrante. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Marilia Del Ponte de Assis.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (5)
    1. Aprovada em 1º lugar no Concurso Público para Professor de Educação Superior na área Práticas Corporais: Danças e Ginásticas (Curso de Educação Física), Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).. 2020.
      Membro: Marília Del Ponte de Assis.
    2. Aprovada em 2º lugar no Concurso Público para Professor de Educação Superior na área Educação Física na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (Curso de Pedagogia), Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).. 2020.
      Membro: Marília Del Ponte de Assis.
    3. Aprovada em 4º lugar no Concurso Público para Professor de Magistério Superior (Classe A), na área Dança, Rítmica e Gestão Escolar (Departamento de Educação Física), Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).. 2019.
      Membro: Marília Del Ponte de Assis.
    4. Classificada em 3º lugar na Seleção de Estudantes de Pós-Graduação do Programa Santander de Mobilidade Internacional - Bolsas de Pós-Graduação, Vice-Reitoria de Relações Internacionais (VRERI) da Unicamp.. 2017.
      Membro: Marília Del Ponte de Assis.
    5. Aprovada em 2º lugar no Concurso Público para Professor Assistente, na área Metodologia do Ensino da Ginástica (Curso de Educação Física/Departamento de Saúde), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).. 2012.
      Membro: Marília Del Ponte de Assis.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (130)
    1. Aula A ciência em tempos de negacionismo (20º Congresso Nacional da UJS). 2020. (Congresso).
    2. Aula Cultura Nacional Popular e a ameaça neofascista (20º Congresso da UJS). 2020. (Congresso).
    3. Aula Educação derruba mitos: liberdade de pensamento e educação emancipadora (20º Congresso Nacional da UJS). 2020. (Congresso).
    4. Aula Feminismo muda o mundo: mulheres nos espaços de poder (20º Congresso Nacional da UJS). 2020. (Congresso).
    5. Conferência Posição de classe e trajetória na constituição das disposições sociais para o envolvimento com práticas corporais (Necon/UNB). 2020. (Outra).
    6. Conferência Sobre o que (não) é o corpo: homogeneização, estética e política dos corpos (Necon/UNB). 2020. (Outra).
    7. Congresso Virtual da UFBA - Universidade em Movimento. 2020. (Congresso).
    8. Diálogos Paulo Freire e Celestin Freinet (FE/Unicamp). 2020. (Outra).
    9. Educación Física entre Prácticas y Políticas (XVIII Encuentro Nacional y XIII Internacional de investigadores - IV Encuentro de Extensión de Educación Física).Gimnasia y el sujeto / actor que se mueve: a concepcion filosofica. 2020. (Encontro).
    10. Encontro Arte de fazer história das práticas (Cemef/UFMG). 2020. (Outra).
    11. Encontro História da educação para a intimidade (Cemef/UFMG). 2020. (Outra).
    12. Fórum Permanente: Ciclo de formação de professores (Unicamp). 2020. (Outra).
    13. Laborartistando - O trabalho do ator na educação médica (FE/Unicamp). 2020. (Outra).
    14. Laborartistando - Processos de criação e metodologias de pesquisa em dança (FE/Unicamp). 2020. (Outra).
    15. Mesa Arte e Pandemia (FE/Unicamp). 2020. (Outra).
    16. Mesa Cuidados, Subjetividades e Pandemia (FE/Unicamp). 2020. (Outra).
    17. Mesa Pedagogia da dança em tempos de confinamento, com Jussara Miller e Ana Terra (Unidança/IA/Unicamp). 2020. (Outra).
    18. Palestra Em tempos de pandemia, lavar as mãos, com Denise Bernuzzi Sant'Anna (Cemef/UFMG). 2020. (Outra).
    19. Seminário A Educação na contemporaneidade: seus sujeitos e os desafios nas relações pedagógicas. 2020. (Seminário).
    20. Seminário A luta contra a morte: os corpos e uma história das velhices na década de 1930 (Centro de Memória da Unicamp). 2020. (Seminário).
    21. Seminário As mulheres e a crise: educação pela vida, educação pela luta (FE/Unicamp). 2020. (Seminário).
    22. Seminário Educação do Corpo na História: a ginástica e o esporte entre prescrições emoções (Centro de Memória da Unicamp). 2020. (Seminário).
    23. Seminário Educação não formal e história oral: uma abordagem de movimentos culturais no espaço urbano (Centro de Memória da Unicamp). 2020. (Seminário).
    24. Webinário Experiência vivida, experiência narrada: potencialidades da pesquisa-formação (FE/Unicamp). 2020. (Outra).
    25. Webinário Vidas em pandemia - narrativas de infância (FE/Unicamp). 2020. (Outra).
    26. 1º Seminário Diálogos sobre corpo em educação (FEUSP). 2019. (Seminário).
    27. A Pesquisa na Universidade e o Plano Nacional de Educação (FE/Unicamp). 2019. (Outra).
    28. BNCC para a Educação Infantil: processo de construção, interlocuções e desafios (FE/Unicamp). 2019. (Outra).
    29. Diálogos sobre pesquisa narrativa (auto)biográfica - Contribuições de Walter Benjamin (FE/Unicamp). 2019. (Outra).
    30. Dias melhores virão? Educação Pública, Democracia brasileira e os desafios atuais da Pós-Graduação (Unicamp). 2019. (Outra).
    31. Laborartistando - Dança contemporânea (Laborarte/FE/Unicamp). 2019. (Encontro).
    32. Laborartistando - Dança de Gente: fragmentos, memórias e histórias (Laborarte/FE/Unicamp). 2019. (Encontro).
    33. Laborartistando - Entrelaçando teatro, dança e GPT (Laborarte/FE/Unicamp). 2019. (Encontro).
    34. Practice as Research: metodologias de pesquisa qualitativa aplicadas a práticas corporais expressivas (FEF/Unicamp). 2019. (Outra).
    35. VI Colóquio de Pesquisa Educação e História Cultural - Por que ler Raymond Williams no século XXI? (FE/Unicamp). 2019. (Outra).
    36. XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (Conbrace) e VIII Congresso Internacional de Ciências do Esporte (Conice). Corpo e Arte na formação em Pedagogia. 2019. (Congresso).
    37. Encontro comemorativo do Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem - GPPL 30 Anos (FE/Unicamp). 2018. (Encontro).
    38. Exclusão da infância e descaracterização da educação infantil: Colóquio Culturas Infantis (FE/Unicamp). 2018. (Outra).
    39. II Seminário Internacional Memórias, Narrativas e Arquivos: potencialidades para a formação docente e discente (FE/Unicamp). 2018. (Seminário).
    40. IX Fórum Internacional de Ginástica para Todos (FEF/Unicamp e Sesc/Campinas). A transformação didático-pedagógica da ginástica para educação infantil. 2018. (Congresso).
    41. IX Fórum Internacional de Ginástica para Todos (FEF/Unicamp e Sesc/Campinas).Corpo, gestualidade e criação em ginástica para todos: experiências nos cursos de Pedagogia da USP e da Unicamp. 2018. (Outra).
    42. Laborartistando - Dança contemporânea para crianças (Laborarte/FE/Unicamp). 2018. (Encontro).
    43. Mesa-redonda Práticas Curriculares e Narrativas Docentes (FE/Unicamp). 2018. (Outra).
    44. Palestra Imersões no trabalho coreográfico de Françoise Dupuy, com Isabelle Dufau) (Laborarte/FE/Unicamp). 2018. (Outra).
    45. Palestra Os caminhos do corpo: diálogos possíveis sobre o ter corpo, o ser corpo e o corpo como devir (GEPGEE/FEUSP). 2018. (Outra).
    46. Seminário Currículo, Inovação e Flexibilização (Instituto de Educação/Universidade do Minho). 2018. (Seminário).
    47. Seminário Currículo em ação: um olhar nacional e internacional (Instituto de Educação/Universidade do Minho). 2018. (Seminário).
    48. Seminário Educação, Educação Física e Arte: diálogos na formação continuada de professores (Laborarte/FE/Unicamp). 2018. (Seminário).
    49. Seminário Formação de professores e trabalho docente no Brasil: desafios e novos projetos (Instituto de Educação/Universidade do Minho). 2018. (Seminário).
    50. Seminário Inclusão no Ensino Superior: evidências, experiências e reflexões Portugal-Brasil (Instituto de Educação/Universidade do Minho). 2018. (Seminário).
    51. V Colóquio Internacional de Aspectos Pedagógicos da Ginástica - CIAPEGI (FCA/Unicamp). 2018. (Outra).
    52. VI Congresso Sudeste de Ciências do Esporte (FEF/Unicamp). 2018. (Congresso).
    53. XIV Encontro Nacional de História Oral - Testemunhar por imagens: história oral e o registro audiovisual (Unicamp). 2018. (Encontro).
    54. XIX Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino (Endipe/UFBA).O corpo na formação em Pedagogia. 2018. (Encontro).
    55. Congresso Internacional Escola Pública: tempos difíceis, mas não impossíveis (Unicamp). 2017. (Congresso).
    56. Fórum Gênero, Cultura e Educação (Unicamp). 2017. (Outra).
    57. II Seminário do Pibid-Unicamp, II Seminário Experiências em Estágio Docente e XIII Encontro de Estudantes de Graduação dos Cursos de Formação de Professores da Unicamp. 2017. (Seminário).
    58. I Seminário da Rede de Apoio à Docência no Ensino Superior (Rades): os desafios da pedagogia universitária (Unicamp). 2017. (Seminário).
    59. Mesa-redonda Planos de Educação e Discussão de Gênero - Semana de Ação Mundial. 2017. (Outra).
    60. Palestra Como e quando submeter um projeto ao CEP e algumas especificações da Resolução 510/16. 2017. (Outra).
    61. Seminário Educação infantil em creches: uma história de luta das mulheres (FE/Unicamp). 2017. (Seminário).
    62. VII Fórum de Pós-Graduação em Ciências do Esporte / IV Fórum de Pesquisadores das Subáreas Sociocultural e Pedagógica da Educação Física (CBCE). 2017. (Outra).
    63. VIII Seminário Fala Outra Escola: Re-Existir nas pluralidades do cotidiano (FE/Unicamp). 2017. (Seminário).
    64. XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (Conbrace) e VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte (Conice). A dança como linguagem-expressiva-criadora: uma abordagem fenomenológica. 2017. (Congresso).
    65. 3e Colloque International en Éducation: enjeux actuels et futurs de la formation de la profession enseignante (CRIFPE/Université de Montréal). Éducation, corps et art: dialogue entre des langages. 2016. (Congresso).
    66. 4e Sommet de l'iPad et du numérique en éducation (Université de Montréal). 2016. (Congresso).
    67. Fórum Violência e indisciplina escolar: caminhos para intervenção (Unicamp). 2016. (Outra).
    68. III Colóquio de Pesquisa Educação e História Cultural: Leituras da História e da Cultura (FE/Unicamp). 2016. (Outra).
    69. I Jornada do Grupo de Pesquisa Diálogo - Método sociológico e metalinguística: perspectivas metodológicas da teoria bakhtiniana (FFLCH/USP). 2016. (Outra).
    70. Mesa-Redonda Criatividade em arte e ciência: desafios do século XXI. Arte, Ciência e Cultura - Colóquios Perspectivas Unicamp Ano 50. 2016. (Outra).
    71. Mesa-redonda Virtualidade e ubiquidade na construção da memória cultural. Arte, Ciência e Cultura - Colóquios Perspectivas Unicamp Ano 50. 2016. (Outra).
    72. Redes da criação - Roda de conversa com Cecília Salles (Museu de Artes Visuais/Laborarte/Unicamp). 2016. (Outra).
    73. VIII Fórum Internacional de Ginástica Para Todos (FEF/Unicamp e Sesc/Campinas). Uma ginástica para todos na formação de professoras/es. 2016. (Congresso).
    74. X Colóquio Internacional Michel Foucault: É inútil revoltar-se? Foucault e as Insurreições (IFCH/Unicamp). 2016. (Outra).
    75. XIV Congresso Brasileiro de História do Esporte, Lazer e Educação Física / I International Congress of Sports History (CHELEF/Unicamp). 2016. (Congresso).
    76. Audiência Pública - O Plano Estadual de Educação em debate. 2015. (Outra).
    77. Corpo e Arte: outras possibilidades de pesquisa (Laborarte/FE/Unicamp). 2015. (Encontro).
    78. Educação das sensibilidades, educação estética e reflexividade: horizontes outros na formação docente (Unicamp). 2015. (Outra).
    79. Fórum 25 anos de ECA: avanços no combate à violência a crianças e adolescentes (Unicamp). 2015. (Outra).
    80. Fórum Educação do corpo: ciências humanas e práticas pedagógicas (Unicamp). 2015. (Outra).
    81. Fórum Intervenções Artísticas Urbanas (Unicamp). 2015. (Outra).
    82. Fórum Jogos Olímpicos em debate: um olhar das Ciências Humanas (Unicamp). 2015. (Outra).
    83. Fórum Museus de Arte: acolhendo a diversidade de públicos (Unicamp). 2015. (Outra).
    84. Fórum Ser criança e adolescer em uma sociedade desigual (Unicamp). 2015. (Outra).
    85. Narrativas (outras) do corpo (Laborarte/Olho/Unicamp). 2015. (Outra).
    86. Palestra Arte e Psicanálise com Christiane Page - Jornada Internacional de Pesquisa do Laborarte. 2015. (Outra).
    87. Palestra Sexualidade, espaços de ensino e o(a) professor(a) (IA/Unicamp). 2015. (Outra).
    88. Semana Internacional de Pesquisas do Laborarte - Imersões Poéticas sobre Arte, Corpo e Diferença. 2015. (Outra).
    89. Seminário Historiografias da Cultura (FE/Unicamp). 2015. (Seminário).
    90. XII Encontro de alunos PAD/PED Unicamp. 2015. (Encontro).
    91. XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (Conbrace) e VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte (Conice). Corpo e arte na formação de professores em Pedagogia: uma experiência com o Contato-Improvisação. 2015. (Congresso).
    92. Ciclo de Debates sobre Ensino Médio - BNCC: Que jogo é este? (FE/Unicamp). 2014. (Outra).
    93. Formação de Professores e Programas Institucionais: Políticas Públicas em Contexto (FE/Unicamp). 2014. (Encontro).
    94. Fórum Arte, Tecnologia e Processos Midiáticos (Unicamp). 2014. (Outra).
    95. Fórum Ciência nos eventos esportivos do Brasil: Olimpíada e Paralimpíada (Unicamp). 2014. (Outra).
    96. Fórum Cultura e Extensão Universitária: um diálogo necessário (Unicamp). 2014. (Outra).
    97. Fórum Ditadura e direitos humanos: os desafios da universidade (Unicamp). 2014. (Outra).
    98. Fórum Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Aproximações e Interlocuções entre Múltiplos Olhares (Unicamp). 2014. (Outra).
    99. Fórum Esporte e suas relações com neurociências e nutrição (Unicamp). 2014. (Outra).
    100. Fórum Mulheres no Esporte (Unicamp). 2014. (Outra).
    101. II Seminário Internacional de Cultura Visual e História (IA/Unicamp). 2014. (Seminário).
    102. I Seminário da Unicamp sobre longevidade e qualidade de vida (Unicamp). 2014. (Seminário).
    103. Mesa-redonda Conflitos no espaço escolar (FE/Unicamp). 2014. (Outra).
    104. Mesa-redonda Coordenação Pedagógica e Formação Docente (FE/Unicamp). 2014. (Outra).
    105. Mesa-redonda Educação e criação de novas possibilidades de vida (FE/Unicamp). 2014. (Outra).
    106. Mesa-redonda Mais que simples rabiscos: a expressão gráfica infantil e seus produtos como fontes históricas - Colóquio de Pesquisa Educação e História Cultural. 2014. (Outra).
    107. Seminário O que a arte ensina a quem ensina arte (Unicamp). 2014. (Seminário).
    108. V Congresso de Ciência do Desporto e IV Simpósio Internacional de Ciência do Desporto (FEF/Unicamp). 2014. (Congresso).
    109. VII Fórum Internacional de Ginástica Geral (FEF/Unicamp e Sesc/Campinas). 2014. (Outra).
    110. Seminário Internacional Fazendo Gênero 10: Desafios Atuais dos Feminismos (UFSC).O espetáculo em cena: feminilidades e masculinidades no Caminho da Seda - Raça Cia de Dança de São Paulo. 2013. (Seminário).
    111. VI Fórum Internacional de Ginástica Geral (FEF/Unicamp e Sesc/Campinas). 2012. (Outra).
    112. Congresso Científico do 50º Encontro Nacional de Atividade Física (ENAF). A Dança na Ginástica Rítmica: aspectos expressivos e técnicos na composição de uma série. 2011. (Congresso).
    113. Festival de Práticas Corporais: encontros e experiências nas artes de viver. Palestra Corpo e Experiência: pensando as práticas corporais (CDS/UFSC). 2010. (Outra).
    114. II Seminário Internacional de Ginástica Artística e Rítmica de Competição (SIGARC/FEF/Unicamp)rc).Expressão Corporal e Balé Clássico na Ginástica Rítmica: influência na composição de base de uma série. 2010. (Seminário).
    115. Seminário Internacional Fazendo Gênero 9: Diásporas, Diversidades, Deslocamentos (UFSC). 2010. (Seminário).
    116. XI Semana da Educação Física do Centro de Desportos da UFSC. 2010. (Outra).
    117. Oficinas de reflexão em dança do 1º Passo de Arte Sul (UFRGS). 2009. (Oficina).
    118. Simpósio de Educação - Superando limites (46º Encontro Nacional de Atividade Física). 2009. (Simpósio).
    119. XII Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa (UFRGS). 2008. (Congresso).
    120. I Simpósio do Idoso de Andradas. 2007. (Simpósio).
    121. Fórum SESI - Especialização Esportiva Precoce: Mitos e Verdades. 2005. (Outra).
    122. Semana de Estudos da Faculdade de Educação Física da PUC Campinas. 2005. (Encontro).
    123. XIV Festival Regional de Rítmica e Dança de São João da Boa Vista. 2000. (Encontro).
    124. 8º Encontro de Dança EACP e Convidados (Escola Artístico Cultural Pirassununga). 1999. (Encontro).
    125. XIII Festival Regional de Rítmica e Dança de São João da Boa Vista. 1999. (Encontro).
    126. III Mostra Infantil de Dança de Pirassununga. 1998. (Encontro).
    127. 3ª Feira de Ciência, Cultura e Tecnologia do Instituto de Educação Alfa. 1997. (Outra).
    128. I Festival Regional de Ginástica Olímpica de Indaiatuba. 1997. (Encontro).
    129. II Circuito de Oficinas e Workshops de Ballets Clássico, Folclórico e de Repertório de método russo. 1997. (Oficina).
    130. III Encontro de Dança de Valinhos. 1997. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (6)
    1. MARQUES, D. A. P. ; ASSIS, M. D. P. de. Curso de Extensão: Corpo e Dança na Educação (c/ as convidadas Eliana Ayoub, Luciana Fiamoncini, Jussara Miller e Isabel Marques). 2020. Outro
    2. RUGGERI, A. ; ASSIS, M. D. P. de. 3ª Semana da Educação Física da Faculdade Anhanguera de Sumaré. 2019. Outro
    3. ASSIS, M. D. P. de. II Seminário do Pibid-Unicamp, II Seminário Experiências em Estágio Docente e VIII Encontro de Estudantes de Graduação dos Cursos de Formação de Professores da Unicamp - Membro da Comissão Científica. 2017. (Congresso).. . 0.
    4. ASSIS, M. D. P. de. VIII Fórum Internacional de Ginástica Para Todos - Membro da Comissão Científica. 2016. (Congresso).. . 0.
    5. ASSIS, M. D. P. de. Pré-Conbrace da UFSC - Membro da Comissão Organizadora (Núcleo de Estudos Pedagógicos em Educação Física/NEPEF/CNPq). 2011. (Outro).. . 0.
    6. ASSIS, M. D. P. de. XI Semana da Educação Física do Centro de Desportos da UFSC - Membro da Comissão Científica. 2010. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:08