teste-01

Alessandra Kelly Vieira

Psicóloga, licenciada em Psicologia, mestre em Psicologia Social com bolsa pelo CNPq e doutora em Psicologia Social pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFMG. Professora titular na Universidade do Estado de Minas Gerais, lecionando as disciplinas de Psicologia da Educação, Educação em Direitos Humanos e Educação Inclusiva. Professora do curso de Especialização em Direitos Humanos promovido pelo Instituto DH em parceria com o Instituto São Tomás de Aquino (ISTA), lecionando a disciplina Direitos Humanos e Crianças e Adolescentes e Segurança Pública e Direitos Humanos. Membro da comissão de coordenação do Programa Institucional de Extensão da UEMG - Direitos das Crianças e Adolescentes. Coordenadora na pesquisa Diagnóstico de Violações e da Rede de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município de Ribeirão das Neves, MG, e na Comissão de Política sobre Drogas do Fórum Permanente do Sistema Socioeducativo de Belo Horizonte. Participou como pesquisadora do Diagnóstico da Situação da Criança, do Adolescente e do Jovem em Belo Horizonte, realizado pelo CMDCA/BH, e da Pesquisa Nacional sobre Segurança Pública e Direitos Humanos, realizada pelo Instituto DH. Integrante do Laboratório de Estudos sobre Trabalho, Cárcere e Direitos Humanos da UFMG. Temas de pesquisa: adolescentes, medidas socioeducativas, trabalho, tráfico de drogas como trabalho infantil, sistema prisional, criminologia crítica e direitos humanos. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9812184023763187 (12/02/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Av. Antônio Carlos, 6627 Pampulha 31270-901 - Belo Horizonte, MG - Brasil Telefone: (031) 34096288 Ramal: 6288 URL da Homepage: www.fafich.ufmg.br/labtrab
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (10)
    1. 2016-Atual. Trafico de drogas como trabalho infantil: atuacao da rede de atendimento
      Descrição: A pesquisa objetiva compreender a atuação da rede de atendimento aos adolescentes aliciados para o trabalho infantil no tráfico de drogas, no município de Belo Horizonte. Com isso, visa identificar os canais de atendimento e os encaminhamentos que têm sido dados pela rede aos casos em que adolescentes estejam inseridos no tráfico, bem como as respostas que tais encaminhamentos tem gerado, visando, com as informações produzidas, contribuir para um aperfeiçoamento das estratégias adotadas nas políticas públicas voltadas para a garantia dos direitos dos adolescentes e para as ações de combate ao trabalho infantil no tráfico de drogas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alessandra Kelly Vieira - Coordenador / Luiz Filipe Moraes Teixeira - Integrante / Welton Christian Baldaia - Integrante / Cíntia Cristina dos Santos - Integrante.
      Membro: Alessandra Kelly Vieira.
    2. 2015-2015. Adolescentes criminalizados, Educacao e Direitos Humanos
      Descrição: Compreender as relações entre adolescentes criminalizados em cumprimento de medida socioeducativa, a educação e os direitos humanos, bem como as possíveis repercussões destes em suas vidas.. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Alessandra Kelly Vieira - Coordenador / Luiz Filipe Moraes Teixeira - Integrante.
      Membro: Alessandra Kelly Vieira.
    3. 2014-Atual. Indisciplina, violencia e cultura punitiva na educacao
      Descrição: Compreender a relação entre a indisciplina, a violência e a cultura punitiva na educação através da identificação e análise das percepções, dos sentidos e das práticas dos membros da comunidade escolar relativos à resolução de problemas de indisciplina e violência e o uso das práticas punitivas no âmbito educacional.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Alessandra Kelly Vieira - Coordenador.
      Membro: Alessandra Kelly Vieira.
    4. 2012-2013. Diagnostico da Crianca, do Adolescente e do Jovem de Belo Horizonte
      Descrição: O objetivo desta pesquisa é conhecer a realidade da criança, do adolescente e jovem de até 21 anos em Belo Horizonte, subsidiando o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente ? CMDCA/BH, e as instâncias governamentais e não governamentais na formulação e execução de suas políticas e programas, contribuindo para a melhoria e qualidade do atendimento a crianças e adolescentes em Belo Horizonte.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alessandra Kelly Vieira - Coordenador / Walter Ernesto Ude Marques - Integrante / Dimas Antonio de Souza - Integrante.
      Membro: Alessandra Kelly Vieira.
    5. 2012-2012. Observatorio de Desenvolvimento Social
      Descrição: Esta pesquisa teve por objetivo estabelecer o Índice de Desenvolvimento Social das macro e microrregiões de Minas Gerais, a partir do cruzamento de indicadores como trabalho, renda, educação, violência, etc.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alessandra Kelly Vieira - Coordenador / João Batista Moreira Pinto - Integrante.
      Membro: Alessandra Kelly Vieira.
    6. 2012-2012. Pesquisa Nacional Sobre Seguranca Publica e Direitos Humanos
      Descrição: O objetivo geral da pesquisa consistiu em mapear as práticas, situações e valores socialmente reproduzidos no interior das instituições de segurança pública, relativos aos direitos humanos, identificando e analisando suas vinculações ao processo de formação de seus operadores e ao monitoramento da atuação policial. O público alvo da pesquisa envolveu os principais atores do processo de formação em segurança pública e do acompanhamento da ação policial, sobretudo no que se refere à inclusão, compreensão e observância dos Direitos Humanos, como coordenadores de academias de polícia, professores de Direitos Humanos e operadores de segurança pública. Utilizou-se estratégias metodológicas variadas como análise documental, entrevistas e grupos focais; em uma pesquisa que envolveu praticamente todas as instituições de ensino em segurança pública no Brasil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alessandra Kelly Vieira - Coordenador / João Batista Moreira Pinto - Integrante.
      Membro: Alessandra Kelly Vieira.
    7. 2009-2011. Articulacao de saberes relativos ao trabalho nas prisoes
      Descrição: O projeto em tela visa estudar o trabalho realizado por detentos nos presídios de Minas Gerais, em uma perspectiva psicossocial e ergológica de análise da atividade. Inicialmente será realizado um mapeamento detalhado dos tipos de trabalho que são oferecidos no sistema prisional, incluindo: 1) localização geográfica do presídio e principais ramos de atividades da região; 2) tipos de trabalho realizados pelos detentos e tipos de contratos firmados entre a administração prisional e as empresas que utilizam a mão de obra de detentos; 3) tipos de atividades do próprio presídio desenvolvidas pelos detentos e respectivos contratos; 4) formas de organização e condições de trabalho; 5) formas de recrutamento e seleção de detentos para realizarem os trabalhos existentes (critérios de escolha dos detentos) e formação oferecida para o trabalho. A partir deste levantamento, serão realizadas análises de cunho ergológico e psicossocial das atividades oferecidas e realizadas, buscando compreender tanto as possibilidades de desenvolvimento pessoal contidas nesses trabalhos como os sentidos que os sujeitos encarcerados lhe atribuem e as sociabilidades dele decorrentes. Nossa proposta mais ampla é analisar o trabalho desenvolvido nas prisões e avaliar suas possibilidades e limites como elemento que proporcionaria novas formas de integração social fora da marginalidade. Nosso objetivo é contribuir na construção/orientação de políticas públicas de segurança e prevenção à criminalidade e de efetivação dos Direitos Humanos. Metodologicamente trabalharemos com questionários, entrevistas semi-estruturadas, observações, entrevistas de auto-confrontação (Y.CLOT), grupos de discussões temáticas e entrevistas em profundidade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alessandra Kelly Vieira - Integrante / vanessa de andrade barros - Coordenador / carolyne reis-barros - Integrante / Aline P. Silva - Integrante / thaisa vilela - Integrante / Natália Vargas Patrocínio de Campos - Integrante.
      Membro: Alessandra Kelly Vieira.
    8. 2009-2009. Trabalho e Sociabilidade em Unidades Prisionais APAC. Bolsista de Iniciacao Cientifica - FAPEMIG.
      Descrição: O projeto visa ampliar e aprofundar as análises realizadas em outros projetos sobre o Sistema Prisional em andamento no Laboratório de Psicologia do Trabalho da UFMG, incluindo em nossos estudos análises do funcionamento do método APAC - Associação de Proteção e Assistência ao Condenado - em unidades prisionais do estado de Minas Gerais, especialmente no que se refere ao trabalho dos recuperandos que estão cumprindo pena em presídios administrados por este método. Nossa pretensão é analisar as reais possibilidades de inclusão social oferecidas pelo trabalho, assim como analisar as sociabilidades advindas desse trabalho e que, por sua vez, estarão presentes na volta do condenado ao convívio social. Objetivo geral: Compreender como se efetiva a proposta do método APAC no que se refere ao trabalho dos recuperandos e analisar suas repercussões na vida dos condenados que cumprem pena nessas unidades prisionais. A referência metodológica principal de nossa pesquisa é o recolhimento de Histórias de Vida por sua condição de fazer a passagem da história individual à história coletiva, ou seja, trabalhando sobre o vivido subjetivo dos sujeitos, o método de historia de vida nos permite religar o nível individual ao nível geral de análise, já que ela nos envia sempre ao campo social.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alessandra Kelly Vieira - Integrante / vanessa de andrade barros - Coordenador / carolyne reis-barros - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Alessandra Kelly Vieira.
    9. 2008-2008. A funcao politica do trabalho: um estudo no sistema prisional de Minas Gerais. Bolsista de Iniciacao Cientifica - FAPEMIG.
      Descrição: O projeto em tela visa estudar a relação entre trabalho e sujeitos encarcerados buscando analisar as possibilidades de ressocialização das atividades laborais nas prisões e avaliar sua efetividade. Nossa inspiração para esta pesquisa vem da observação de que, a despeito das novas configurações do mundo do trabalho que trazem inexoravelmente desemprego estrutural e precariedade e a despeito de que o mercado formal de trabalho esteja cada vez mais seletivo e excludente, os discursos oficiais (e oficiosos) não cessam de propagar a criação de empregos e o próprio trabalho como panacéia , como remédio universal para todos os males. Dito de outra forma, apesar da realidade do mundo laboral mostrar-se cada vez mais adversa ao trabalhador, na ideologia vigente o trabalho permanece como um valor em si mesmo e suas reais condições (aí incluído o acesso cada vez mais difícil) são ocultadas. No caso da população carcerária, o que se observa, via de regra, é sua utilização como mão-de-obra barata para realizar atividades que dependem de operações monótonas, repetitivas, pouco valorizadas que não exigem nenhum conhecimento prévio, mas que especializam o detento na repetição de movimentos e gestos. Assim, nossa proposta é analisar a construção de sociabilidades a partir do trabalho desenvolvido nas prisões e avaliar as possibilidades e limites do trabalho como fator de ressocialização de detentos. Em outras palavras, buscaremos analisar os sentidos do trabalho para os sujeitos que se encontram encarcerados e avaliar suas possibilidades e limites como fator de ressocialização de egressos do sistema prisional. Metodologicamente trabalharemos com recolhimento de histórias de vida de detentos e entrevistas semi-estruturadas com dirigentes e tecnicos do sistema prisional de Minas Gerais. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alessandra Kelly Vieira - Integrante / vanessa de andrade barros - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Alessandra Kelly Vieira.
    10. 2003-2004. Projeto Comunidade: Construindo Novas Realidades. Aglomerados Santa Lucia e Morro das Pedras.
      Descrição: O Projeto ComUnidade é um projeto de psicologia comunitária com atuação em duas favelas de Belo Horizonte, os Aglomerados Santa Lúcia (ASL) e Morro das Pedras (AMP). O projeto concentrou-se, num primeiro momento, na realização de uma pesquisa-ação em cada comunidade, sobre as características e o funcionamento de todos os grupos e entidades que atuavam em cada (aproximadamente 205 no total) e sobre as opiniões dos moradores sobre a vida comunitária. Baseado nesses dados, elaborou-se uma página representativa de cada grupo. Ao construir sua página, o grupo pensa em sua história, seus objetivos, conquistas e desafios. A partir deste processo, objetivou-se montar um catálogo para cada comunidade. Através da ampla distribuição desse material dentro das comunidades e para entidades governamentais e não governamentais, pretendia-se intervir de forma a facilitar a cooperação dos grupos e entidades entre si, além de promover o autoconhecimento das próprias comunidades que, geralmente, desconhecem a multiplicidade de talentos e atividades que abrigam. Elaboramos também intervenções psicossociais junto a este público a fim de trabalhar a questão da transformação social mais profundamente.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alessandra Kelly Vieira - Integrante / Louis Ricci - Coordenador.
      Membro: Alessandra Kelly Vieira.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (32)
      1. 16º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.Práticas Punitivas no Contexto Educacional. 2014. (Seminário).
      2. Violência, Agressividade e Ato Agressivo. 2011. (Seminário).
      3. Fórum Nacional: Desafios para a Resolução sobre a atuação do psicólogo no sistema prisional. 2010. (Outra).
      4. III Simpósio Internacional: Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade.Ser trabalhador ou ser bandido: uma dicotomia constitutiva de sujeitos. 2010. (Simpósio).
      5. IV Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho. O trabalho nas prisões: funções e sentidos. 2010. (Congresso).
      6. IV Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho. O papel da precarização do mundo do trabalho na reincidência criminal. 2010. (Congresso).
      7. IV Simpósio Internacional Sobre a Juventude Brasileira.Juventude encarcerada: entre o mundo do trabalho e o mundo do crime. 2010. (Simpósio).
      8. XIII Encontro de Extensão.Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Psicologia do Trabalho. 2010. (Encontro).
      9. XVII Encontro Regional da Abrapso Minas.Ganhando a vida honestamente: o trabalho para um jovem que cumpriu medida de Prestação de Serviços à Comunidade. 2010. (Encontro).
      10. Colóquio Internacional sobre Juventude: laço social e criminalidade. 2009. (Congresso).
      11. Seminário "Juventude e Prevenção da Violência: Novas Perspectivas". 2009. (Seminário).
      12. Seminário Prevenção à criminalidade: Responsabilidade de Quem?. 2009. (Seminário).
      13. XIII Colóquio Internacional de Psicossociologia e Sociologia Clínica. Histórias encarceradas: marcas do passado e vazios do futuro. 2009. (Congresso).
      14. Colóquio Internacional Atividades e Afetos. A função política do trabalho. 2008. (Congresso).
      15. II Seminário Nacional sobre o Sistema Prisional.A influência da prática psicológica no sistema carcerário APAC - Santa Luzia. 2008. (Seminário).
      16. Palestra Juventudes e Cidades - uso e mobilidade urbana. 2008. (Oficina).
      17. V Simpósio Brasileiro de Psicologia Política.A função política do trabalho. 2008. (Simpósio).
      18. XI Semana de Extensão da UFMG.Programa Laboratório de Extensão, Ensino e Pesquisa em Psicologia do Trabalho. 2008. (Encontro).
      19. XVI Encontro Regional da Abrapso Minas.Trabalhadores ou "bandidos"? História de vida de jovens do sistema prisional. 2008. (Encontro).
      20. XVII Semana de Iniciação Científica.Trabalhador ou. 2008. (Encontro).
      21. Formação inicial do Programa Escola Integrada. 2007. (Oficina).
      22. Seminário Construção da cidadania: Sociedade vítima da violência?. 2007. (Seminário).
      23. VIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. Protagonismo Juvenil na Escola Municipal Padre Guilherme Peters. 2007. (Congresso).
      24. Ciclo de palestra Sexta Filosófica: Ética e política. 2006. (Outra).
      25. Encontro de Análise do comportamento: aplicação e diversidade. 2006. (Encontro).
      26. Pesquisa, Participação, Política e Homossexualidade: IX Parada do Orgulho GLBT de Belô.Aplicação de questionário. 2006. (Outra).
      27. 1º Seminário Nacional Sistema Prisional: um questionamento ao modelo e desafio aos direitos humanos. 2004. (Seminário).
      28. Manhã de debates: drogas X violência. 2004. (Outra).
      29. Palestra: A criança do bolsa-escola: sujeitos, vivências e representações. 2004. (Encontro).
      30. Colóquio Internacional Mídia, Espaço Público e Identidades Coletivas. 2003. (Congresso).
      31. Tópicos em neurociências - uma abordagem interdisciplinar do comportamento humano. 2003. (Oficina).
      32. XII Encontro Nacional da ABRAPSO. Pesquisa-ação para facilitar cooperação em duas favelas. 2003. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (9)
      1. VIEIRA, A. K.; SILVA, N. C.. Juventude e Direitos Humanos: Desafios atuais para a Educação no Brasil. 2018. Congresso
      2. VIEIRA, A. K.; MARTINS, A.. Conferência Livre: Adolescentes no tráfico de drogas - entre o trabalho e o crime. 2018. Outro
      3. VIEIRA, A. K.; AMORIM, K. ; VIEIRA, D. T. S.. Educação no Sistema Prisional. 2017. Congresso
      4. VIEIRA, A. K.; SANTOS, A. C. ; W. E. U. Marques ; FERREIRA, J. H. ; OLIVEIRA, S. E.. Em defesa da liberdade e da proteção social: contra a redução da maioridade penal. 2015. Congresso
      5. VIEIRA, A. K.. Seminário: Prevenção à Criminalidade: Responsabilidade de Quem?. 2009. (Outro).. . 0.
      6. VIEIRA, A. K.; BARROS, V. A. ; REIS-BARROS, C.. I Mostra de Arte da APAC de Santa Luzia. 2009. Exposição
      7. VIEIRA, A. K.. XIII Colóquio Internacional de Psicossociologia e Sociologia Clínica. 2009. (Congresso).. . 0.
      8. VIEIRA, A. K.. 1º Colóquio Internacional Atividades e Afetos - Monitor. 2008. (Congresso).. . 0.
      9. VIEIRA, A. K.. Mostra Redemuim de Arte e Cultura do Aglomerado da Serra. 2006. (Festival).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (1)
      • Alessandra Kelly Vieira ⇔ José Heleno Ferreira (2.0)
        1. VIEIRA, A. K.; FERREIRA, J. H. (Org.) ; ANDRÉ, L. R. (Org.). Direitos das crianças e dos adolescentes. 1 ed. Belo Horizonte: EdUEMG, 2017. v. 1, p. 214.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. FERREIRA, J. H.; PRADA, L. R. A.. Programa Institucional de Extensão 'Direitos das Crianças e Adolescentes'. 2015. Apresentação de Trabalho/Seminário




    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:05