teste-01

Tais Aparecida de Moura

Professora do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidade Passos. Doutoranda do programa de Pós-Graduação em Educação da UNICAMP, sendo pesquisadora vinculada ao grupo de pesquisa ALLE-AULA. Mestra em Educação Escolar pela UNESP-Araraquara (2016, bolsista CNPq). Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela UFSCar-São Carlos (2011, bolsista Pibid). Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola (2014) e Especialização em Mídias em Educação (2020). Atuou como professora na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Atualmente desenvolve pesquisas relacionadas às infâncias, mídias, alfabetização e letramento. É líder do Grupo de Investigação de Infâncias e Linguagens ? GIIL. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9808925706175685 (25/01/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Passos. Avenida Juca Stockler - até 1148 - lado par Belo Horizonte 37900106 - Passos, MG - Brasil Telefone: (35) 35296000
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2020-Atual. Grupo de Investigacao de Infancias e Linguagens - GIIL
      Descrição: O Grupo de Investigação de Infâncias e Linguagens ? GIIL se dedica a estudar questões vinculadas às crianças, suas infâncias e vivências com múltiplas linguagens. Procura-se compreender a infância como uma construção histórica, social e cultural. Privilegia como locus de análise à docência, práticas e saberes relacionados à Educação Infantil e aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Busca-se investigar práticas de alfabetização e letramento que acontecem em espaços escolares e não escolares. Toma-se como premissa que a linguagem é um modo de ser estar no mundo, portanto, além da linguagem oral e escrita, oportuniza-se estudos a respeito das múltiplas linguagens, das materialidades, das mídias que afetam as brincadeiras, as relações, marcam o espaço-tempo, em geral, aspectos que integram e perpassam o cotidiano infantil.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Taís Aparecida de Moura - Coordenador / Lisley Maria Silva de Oliveira - Integrante / Andriely Rodrigues Duarte - Integrante / Maristela Samia de Souza - Integrante / Heloisa Vilela dos Santos - Integrante / Lidiane Vieira da Silva - Integrante.
      Membro: Tais Aparecida de Moura.
    2. 2017-Atual. ALLE/AULA - Alfabetizacao, Leitura e Escrita/Trabalho Docente na Formacao Inicial
      Descrição: O ALLE surgiu em 1998 e toma como desafio "refletir sobre a cultura escrita e a leitura, suas formas de existência nas sociedades, em diferentes tempos e lugares, sua produção, circulação e recepção,dentro e fora das instituições, suas relações com outras linguagens e tecnologias e os processos de constituição dos leitores". O AULA surgiu em 2002 e tem como foco de estudo a formação inicial e continuada dos professores vivida no âmbito da universidade e fora dela. Toma a formação inicial como um processo deliberado de inserção e continuidade em uma comunidade cultural circunscrita por um contexto histórico-social amplo no qual diferentes práticas e discursos circulam. Tal processo, constitutivo dos educadores em formação, é direcionado pelos professores formadores e marcado pelas práticas e discursos em circulação no movimento sócio-histórico mais amplo. Em 2016, os dois grupos se fundiram de forma a atuar de modo colaborativo, otimizando os trabalhos na pesquisa e demais atividades.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (13) . Integrantes: Taís Aparecida de Moura - Integrante / Heloísa Andreia de Matos Lins - Integrante / Norma Sandra de Almeia Ferreira - Coordenador.
      Membro: Tais Aparecida de Moura.
    3. 2013-2016. Trabalho docente e suas relacoes com o universo escolar e a sociedade
      Descrição: Como um dos primeiros grupos no Brasil a trabalhar em projetos de parceria com profs., comprometido com o enfrentamento do fracasso escolar em nosso país mediante a defesa do papel histórico da escola, nossa principal contribuição se volta à valorização dos profs. Para tal, vem adensando análises sobre o contexto organizacional e problematizando os atuais dilemas profissionais do trabalho docente, sobretudo na escola pública paulista.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . Integrantes: Taís Aparecida de Moura - Integrante / Maria Regina Guarnieri - Coordenador.
      Membro: Tais Aparecida de Moura.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Paraninfa dos formandos do curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância., Universidade Federal de São Carlos.. 2018.
      Membro: Taís Aparecida de Moura.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (48)
    1. Caminhada Marista - CAMAR.A infância e seus sujeitos de aprendizagem: entre olhares para um currículo integral e humanizado. 2020. (Outra).
    2. Contextos Educativos em Tempos de Pandemia.Educação e cotidiano das crianças em tempos de pandemia. 2020. (Encontro).
    3. Infância, alfabetização e cotidiano escolar: um diálogo necessário. 2020. (Encontro).
    4. Multiletramentos e TDICS em tempos de pandemia. 2020. (Encontro).
    5. Narrativas do cotidiano docente na Educação Infantil.Narrativas do cotidiano docente na Educação Infantil. 2020. (Outra).
    6. Reflexões Sobre a Ação do Pedagogo.Docência na Educação Infantil: diálogos sobre sua especificidade. 2020. (Outra).
    7. IV Congresso Brasileiro de Alfabetização.O alfabeto do alfabetizador: em diálogo concepções relacionadas ao ensino da leitura e da escrita. 2019. (Outra).
    8. IX Semana da Educação UNIRIO: Formação de Professores: políticas e práticas em transformação."Prô, obrigada. Eu tô quase aprendendo a ler!". 2019. (Seminário).
    9. VII Congresso Brasileiro de Educação. Vozes e percepções de mulheres educandas da EJA: em foco leitura, escrita e cidadania. 2019. (Congresso).
    10. 6º GRUPECI. Mídias e tecnologias no território infantil: as vozes de crianças e professoras. 2018. (Congresso).
    11. Colóquio Internacional Crianças e Territórios de Infâncias.Infância em tempos pós-modernos: algumas considerações e olhares para as linhas que conectam as crianças com as mídias e as tecnologias. 2018. (Outra).
    12. Encontro Interno do Grupo de Pesquisa ALLE/AULA "Integração entre ingressantes e veteranos".Encontros e conversas sobre mídias e tecnologias na Educação Infantil. 2018. (Encontro).
    13. I Seminário Nacional Alfabetização Sem Cartilha.O tempo da infância no território do brincar e da alfabetização. 2018. (Seminário).
    14. IV Congresso Nacional de Formação de Professores. Tecnologias e formação inicial de professores: tendências em construção nos estudos acadêmicos. 2018. (Congresso).
    15. IX Colóquio Internacional de Filosofia e Educação. 2018. (Outra).
    16. 12º Congresso para pais e professores - Maria Sérgio Cortella - Basta de Cidadania Obscena. 2017. (Congresso).
    17. 7º Ciclo de Palestras do Núcleo de Formação de Professores. 2017. (Outra).
    18. Seminário Grupo de Pesquisa ALLE / AULA. 2017. (Seminário).
    19. UEaDSL - Universidade, EaD e Software Livre. 2017. (Outra).
    20. VI CBE - Congresso Brasileiro de Educação. O ambiente educacional pelos olhos e pelos pés das crianças. 2017. (Congresso).
    21. XV Semana da Educação da UFSCar.Relato de uma proposta de pedagogia de projeto na Educação Infantil: cadê o gatinho que estava aqui?. 2017. (Outra).
    22. Atuação do Pedagogo na Psicopedagogia. 2016. (Outra).
    23. I Encontro de Ensino de Leitura e Escrita. 2016. (Encontro).
    24. III Congresso Nacional de Formação de Professores. A gestão da classe e o estilo de alfabetizar de uma professora alfabetizadora experiente. 2016. (Congresso).
    25. 10º EIDE - Encontro Ibero-Americano de Educação.A professora alfabetizadora iniciante e a gestão da matéria em suas práticas pedagógicas. 2015. (Encontro).
    26. IX Amostra de Pesquisas em Educação.As práticas de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental de professoras com tempos de docência diferenciados. 2015. (Outra).
    27. IX Ciclo de Seminários em Educação. 2015. (Seminário).
    28. XII Semana da Educação. 2015. (Outra).
    29. II Congresso Nacional de Formação de Professores. Desenvolvimento profissional docente, Pibid e bonecas russas. 2014. (Congresso).
    30. I Seminário do Comitê de Ética em Pesquisa da FCLar - Unesp. 2014. (Seminário).
    31. VIII Ciclo de Seminários em Educação. 2014. (Seminário).
    32. XVII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Ressignificação de Práticas Alfabetizadoras em Programas de Incentivo À Docência. 2014. (Encontro).
    33. I Encontro PIBID USP.O PIBID/Pedagogia UFSCar e as práticas de leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2012. (Encontro).
    34. II Encontro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, Pedagogia, EaD-UFSCar.Aprendizagens e desafios à iniciação a docência proporcionada pelo PIBID/Pedagogia Presencial/UFSCAR. 2012. (Encontro).
    35. I Seminário e II Encontro PIBID/UNICAMP.Práticas de alfabetização e letramento realizadas no contexto do PIBID/Pedagogia Presencial/UFSCar. 2012. (Seminário).
    36. 9ª Jornada Científica e Tecnológica da UFSCar - I Congresso de Iniciação à Docência CID. Diário de aprendizes à docência: desvendando os caminhos do que é ser professora do 1º ano do Ensino Fundamental. 2011. (Congresso).
    37. I Encontro de Iniciação à Docência e Formação Continuada de Professores: "PIBID em Ação: Universidade e Escola Fazendo a Diferença". 2011. (Encontro).
    38. I Encontro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Pedagogia EaD-UFSCar.A experiência como bolsista do PIBID-Pedagogia presencial da UFSCar. 2011. (Encontro).
    39. Relações étnico-raciais e educação no Brasil - Panorama geral e Movimento negro e educação no Brasil - avanços e embates atuais (Palestra). 2011. (Outra).
    40. VI Encontro Ibero-americano de Educação EIDE.Cine Pipoca como prática pedagógica na Educação de Jovens e Adultos (EJA): um percurso educativo na formação docente que envolve arte e educação.. 2011. (Encontro).
    41. 3º Encontro de Comunidades de Aprendizagem. 2010. (Encontro).
    42. I Encontro de Iniciação à Docência e Formação Continuada de Professores.A Experiência PIBID-UFSCar Dalila Galli: contrubuições ao início da docência. 2010. (Encontro).
    43. IV Ciclo de Seminários em Educação: Formação Docente. 2010. (Seminário).
    44. VIII Semana da Educação - Formação Docente: das conquistas legais aos desafios cotidianos. 2009. (Outra).
    45. 7ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília - Teoria Histórico-Cultural: objetivações contemporâneas para o ensino, a aprendizagem e o desenvolvimento humano.. 2008. (Outra).
    46. VII Semana da Educação. 2008. (Outra).
    47. Leitura: Mediação e Mediadores. 2007. (Outra).
    48. VI Jornada do Núcleo de Ensino de Marília - Marx, Gramsci e Vigotski: aproximações. 2007. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (3)
    1. FRANCKLIN, A. ; CABRAL, Márcia Pereira ; BOCCHI, L. A. ; MOURA, T. A. ; SANDER, G. P. ; SILVA, C. B. ; REIS, I. N. C. ; BOMFIM. Contextos Educativos em tempos de pandemia. 2020. Outro
    2. SISLA, H. C. ; MONTEIRO, M. I. ; MOURA, T. A.. I Encontro do Ensino da Leitura e Escrita (EELE). 2016. Outro
    3. MOURA, T. A.; BARCELLI, J. C. ; CHRISTINELLI, P. S. ; MONTEIRO, P. M. ; MACHADO, A. M. ; PAULA, L. M. S.. VIII Semana da Educação - Formação Docente: das conquistas legais aos desafios cotidianos. 2009. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:08