Doutora em Educação (2014), possui mestrado em Educação (2009) e graduação em Pedagogia (2005) pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História da educação, reforma da instrução pública paulista, instituições escolares do século XIX, professores públicos do século XIX e fontes para a História da educação. (Texto informado pelo autor)
GODOI, L. C. O. O Plano de Ensino do Grêmio de professores paulistas para a primeira reforma da instrução pública (1891). HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. v. 17, p. 345-356, issn: 2236-3459, 2013. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
GODOI, L. C. O.; FIGUEIROA, S. F. M.. Dois pesos e duas medidas: uma proposta para discutir a natureza do sistema de unidades de medida na sala de aula. CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA. v. 25, p. 523-545, issn: 1677-2334, 2008. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SANFELICE, J. L. ; OLIVEIRA, L. C.. Gestão escolar - abordagem histórica: a apropriação das políticas públicas pelos gestores de instituições escolares. Em: MAZZA, D.. (Org.). Relação entre a universidade pública e a rede municipal de educação: uma experiência formativa. 1ed.Curitiba. : Appris Editora. 2016.p. 21-35. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
OLIVEIRA, L. C. Botucatu e a expansão do ensino na Primeira República: história do grupo escolar Dr. Cardoso de Almeida (1895-1920). Em: SANFELICE, J. L.; JACOMELI, M. R. M.; PENTEADO, A. E. A. de.. (Org.). História de instituições escolares: teoria e prática. 1ed.Campinas, SP. : Margem da Palavra/Ed. Urutau. 2016.p. 47-71. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Textos em jornais de notícias/revistas (0)
Trabalhos completos publicados em anais de congressos (9)
OLIVEIRA, L. C. Os jornais Diário Popular e Correio Paulistano: espaço de atuação do professorado público paulista no final do século XIX. Em: VIII Seminário Nacional do Centro de Memória, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
GODOI, L. C. O. A reforma do Ensino no Estado de São Paulo: conflitos e disputas (1891-1892). Em: VII Congresso Brasileiro de História da Educação: Circuitos e Fronteiras da Educação no Brasil, 2013. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
GODOI, L. C. O. A reforma do ensino no Estado de São Paulo: conflitos e disputas (1891-1892). Em: X Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica e XI Conferência Internacional em História de Empresas, 2013. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
GODOI, L. C. O. Os grupos escolares e o processo de modernização das cidades do interior paulista no final do século XIX. Em: VII Colóquio de Pesquisa sobre Instituições Escolares: Universidade - História, 2010. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
GODOI, L. C. O. Botucatu e a expansão do ensino na Primeira República: história do Grupo Escolar Dr. Cardoso de Almeida (1895-1920). Em: IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2009. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
GODOI, L. C. O. Funcionalidade e simetria no final do século XIX: a arquitetura do grupo escolar de Botucatu (1895). Em: IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-Americana, 2009. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (0)
Resumos publicados em anais de congressos (3)
GODOI, L. C. O. O papel do grupo escolar de Botucatu na construção dos símbolos republicanos (1895-1920). Em: VII Seminário Nacional do Centro de Memória, 2012, Campinas. Memória, Cidade e Educação das Sensibilidades. Campinas: Unicamp, p. 180-181, 2012. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
GODOI, L. C. O. A importância da História da educação para a contemporaneidade. Em: XVI ENDIPE - Didática e práticas de ensino: compromisso com a escola pública, laica, gratuita e de qualidade, 2012, Campinas, SP. Didática e práticas de ensino: compromisso com a escola pública, laica, gratuita e de qualidade, 2012. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
GODOI, L. C. O. A primeira reforma da instrução pública paulista: consensos e disputas entre os diferentes sujeitos sociais (1892-1896). Em: VII Seminário de Teses e Dissertações em Andamento, 2011, Campinas, SP. Pós-Graduação no Brasil e o Produtivismo Acadêmico, 2011. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Artigos aceitos para publicação (0)
Apresentações de trabalho (16)
OLIVEIRA, L. C. Infância, mídia e educação. 2015. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
SANFELICE, J. L. ; GODOI, L. C. O.. A apropriação das políticas públicas pelos gestores de instituições escolares. 2014. Apresentação de Trabalho/Congresso
GODOI, L. C. O. A reforma do ensino no estado de São Paulo: conflitos e disputas (1891-1892). 2013. Apresentação de Trabalho/Congresso
GODOI, L. C. O. A reforma do ensino no estado de São Paulo: conflitos e disputas (1891-1892). 2013. Apresentação de Trabalho/Congresso
GODOI, L. C. O. A importância da História da educação para a contemporaneidade. 2012. Apresentação de Trabalho/Congresso
GODOI, L. C. O. O papel do grupo escolar de Botucatu (SP) na construção dos símbolos republicanos (1895-1920). 2012. Apresentação de Trabalho/Seminário
OLIVEIRA, L. C. O papel do grupo escolar de Botucatu na construção dos símbolos republicanos (1895-1920). 2011. Apresentação de Trabalho/Comunicação
GODOI, L. C. O. A primeira reforma da instrução pública paulista: consensos e disputas entre os diferentes sujeitos sociais (1892-1896). 2011. Apresentação de Trabalho/Comunicação
GODOI, L. C. O. O que a história das instituições escolares tem a nos dizer? História do grupo escolar de Botucatu. 2010. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
GODOI, L. C. O. Os grupos escolares e o processo de modernização das cidades do interior paulista no final do século XIX. 2010. Apresentação de Trabalho/Comunicação
GODOI, L. C. O. Botucatu e a expansão do ensino na Primeira República: história do Grupo Escolar Dr. Cardoso de Almeida (1895-1920). 2009. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
GODOI, L. C. O. Botucatu e a expansão do ensino na Primeira República: história do Grupo Escolar Dr. Cardoso de Almeida (1895-1920). 2009. Apresentação de Trabalho/Comunicação
GODOI, L. C. O. O papel do grêmio de professores na primeira reforma da instrução pública paulista (1892-1896). 2009. Apresentação de Trabalho/Comunicação
GODOI, L. C. O. Funcionalidade e simetria no final do século XIX: a arquitetura do grupo escolar de Botucatu - SP (1895). 2009. Apresentação de Trabalho/Comunicação
GODOI, L. C. O. O Grupo Escolar Dr. Cardoso de Almeida e o projeto republicano de expansão do ensino (1896-1920). 2008. Apresentação de Trabalho/Congresso
OLIVEIRA, L. C. As teorias raciais e o negro do pós-abolição às primeiras décadas do século XX. 2005. Apresentação de Trabalho/Outra
Demais tipos de produção bibliográfica (2)
OLIVEIRA, L. C.; SANTOS, V. S.. Carcaça, ouro, pó. Menino. In: SANTOS, V. S. A roda de capoeira e seus ecos ancestrais e contemporâneos. São Paulo: Contexto. 2020. Composição de letra de música [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
GODOI, L. C. O. BUFFA, Ester; PINTO, Gelson de A. Arquitetura e educação: organização do espaço e propostas pedagógicas dos grupos escolares paulistas (1893-1971). São Carlos, SP: EDUFSCar/INEP, 2002. Campinas, SP: Revista Educação e Cidadania. Átomo Ltda. Vol. 7. n. 1. 2008. 1893-1971). São Carlos, SP: EDUFSCar/INEP, 2002. Campinas, SP: Revista Educação e Cidadania. Átomo Ltda. Vol. 7. n. 1, 2008 (Resenha de livro [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Produção técnica
Programas de computador com registro de patente (0)
Programas de computador sem registro de patente (0)
Produtos tecnológicos (0)
Processos ou técnicas (0)
Trabalhos técnicos (14)
OLIVEIRA, L. C. Parecer Edital 06/2019 - Programa Institucional de Apoio à Pesquisa - PAPq /UEMG. 2020. [ busca Google | busca Bing ]
OLIVEIRA, L. C. Parecer Edital 01/2020 - Programa de Apoio à Extensão - PAEx/UEMG. 2020. [ busca Google | busca Bing ]
OLIVEIRA, L. C. Parecer Edital 17/2020 - Programa de Apoio à Extensão PAEx/UEMG. 2020. [ busca Google | busca Bing ]
RUELA FILHO, M. ; OLIVEIRA, L. C.. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia - UEMG - Unidade Poços de Caldas. 2019. [ busca Google | busca Bing ]
RUELA FILHO, M. ; OLIVEIRA, L. C.. Projeto de implantação do Departamento de Educação e Ciências Humanas - UEMG - Unidade Poços de Caldas. 2019. [ busca Google | busca Bing ]
OLIVEIRA, L. C. Comite#770; Cienti#769;fico do 2. CEVS- Congresso de Educac#807;a#771;o do Vale do Sapucai#769;. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
OLIVEIRA, L. C. Parecer Edital 01/2018 - Programa de Apoio à Pesquisa PAPq/UEMG. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
OLIVEIRA, L. C. Parecer Edital 01/2018 - Programa de Apoio à Extensão PAEx/UEMG. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
OLIVEIRA, L. C. Parecer Submissão de artigo: Meta-avaliação de normas e instrumentos avaliativos em cursos de graduação à distância. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
GODOI, L. C. O. Parecer Trabalho de Conclusão de Curso: Estudo Histórico da Escola Senai 'Conde Alexandre Siciliano' do município de Jundiaí - SP: das origens a 1961. 2013. [ busca Google | busca Bing ]
VIANA, H. ; OLIVEIRA, L. C.. Aspectos da Literatura Poços-Caldense: Lidiany por ela mesma. 2019. (Programa de rádio ou. 2019. [ busca Google | busca Bing ]
SANFELICE, J. L. ; OLIVEIRA, L. C.. A reforma da instrução pública paulista de 1892: conflitos e disputas. http://www.rtv.unicamp.br/wp-content/uploads/2015/07/pesquisaempauta-2015-07-27 areformadainstrucaopublicapaulistade1892conflitosedisputa.mp4. 2015. (Programa de rádio ou. 2015. [ busca Google | busca Bing ]
GODOI, L. C. O. A escola primária na 'boca do sertão paulista': história do grupo escolar de Botucatu (1895) - Literatura e Educação - http://www.rtv.unicamp.br/?video_listing=participacao-lidiany-godoi. 2013. (Programa de rádio ou. 2013. [ busca Google | busca Bing ]
SANFELICE, J. L. ; GODOI, L. C. O.. História de instituições escolares: grupo escolar de Botucatu (1895) - Pesquisa em Pauta - http://www.rtv.unicamp.br/?page_id=1752q=Pesquisa+em+Pautasg=pesquisa-em-pauta. 2009. (Programa de rádio ou. 2009. [ busca Google | busca Bing ]
Demais tipos de produção técnica (7)
OLIVEIRA, L. C. Cinema, História e Educação. 2016. Curso de curta duração ministrado/Extensão [ busca Google | busca Bing ]
OLIVEIRA, L. C. Cinema, História e Educação. 2016. Curso de curta duração ministrado/Extensão [ busca Google | busca Bing ]
OLIVEIRA, L. C. O brinquedo proibido, 2016. Exibição e oficina. 2016. Curso de curta duração ministrado/Extensão [ busca Google | busca Bing ]
GODOI, L. C. O. Introdução à Paleografia. 2013. Curso de curta duração ministrado/Extensão [ busca Google | busca Bing ]
GODOI, L. C. O. Uma experiência de Cinema. 2012. Curso de curta duração ministrado/Extensão [ busca Google | busca Bing ]
GODOI, L. C. O. Análise de manuscritos da Educação. 2012. Curso de curta duração ministrado/Extensão [ busca Google | busca Bing ]
PEREIRA, R. ; GODOI, L. C. O.. Cinema, História e Educação: como usar o cinema em sala de aula. 2012. Curso de curta duração ministrado/Extensão [ busca Google | busca Bing ]
Produção artística
Total de produção artística (0)
Orientações em andamento
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (1)
Danilo Pereira Fonseca, Vitória Ribeiro Thezolin. História da Educação: grupos escolares em Minas Gerais. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . Início: 2019. Orientador: Lidiany Cristina de Oliveira Chianello.
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Supervisões e orientações concluídas
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (2)
Mariani de M. Ambar; Mireli A. Piza, Nathália A. F. Vicente. A literatura nos anos iniciais de alfabetização: contribuição dos contos de fadas na formação da criança. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2019. Orientador: Lidiany Cristina de Oliveira Chianello.
Kathlen P. Figueiredo; Leonardo A. Silva; Paulo G. S. Silva. Educomunicação: uma análise do campo. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2018. Orientador: Lidiany Cristina de Oliveira Chianello.
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Projetos de pesquisa
Total de projetos de pesquisa (0)
Prêmios e títulos
Total de prêmios e títulos (0)
Participação em eventos
Total de participação em eventos (38)
VIII Seminário Nacional do Centro de Memória.Os jornais Diário Popular e Correio Paulistano: espaço de atuação do professorado público paulista no final do século XIX. 2016. (Seminário).
9º Encontro de Formação de Educadores.Infância, mídia e educação. 2015. (Encontro).
Semana Reflexões do Saber Docente - Universidade do Estado de Minas Gerais.Oficina de Paleografia. 2015. (Oficina).
Gramsci no limiar do século XXI. 2013. (Encontro).
VII Congresso Brasileiro de História da Educação no Brasil. A reforma do ensino no estado de São Paulo: conflitos e disputas (1891-1892). 2013. (Congresso).
X Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica e XI Conferência In Internacional em História de Empresas. A reforma do Ensino no Estado de São Paulo: conflitos e disputas (1891-1892). 2013. (Congresso).
PIBIC 2012 - XX Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp. Avaliadora de trabalhos inscritos na área de Humanas. 2012. (Congresso).
Plano de Desenvolvimento da Educação: consensos entre o público e o privado. 2012. (Outra).
Seminário Internacional brasileiros e brasilianistas: novas gerações, novos olhares. Uma homenagem a Emília Viotti da Costa. 2012. (Seminário).
VII Colóquio Marx e Engel. 2012. (Outra).
VII Seminário Nacional do Centro de Memória.O papel do grupo escolar de Botucatu na construção dos símbolos republicanos (1895-1920). 2012. (Seminário).
XVI ENDIPE.A importância da História da Educação para a contemporaneidade. 2012. (Encontro).
Cem Anos das Escolas Normais Paulistas. 2011. (Encontro).
Comunicações em História da Educação. 2011. (Outra).
PIBIC - 2011 - XIX Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp. Avaliadora de trabalhos inscritos na área de Humanas. 2011. (Congresso).
PIBIC - 2010 - XVIII Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp. Avaliadora de trabalhos inscritos na área de Humanas. 2010. (Congresso).
Semana da Pedagogia UNINOVE - Olhares e Linguagens da Docência.Palestra: O que a história das instituições escolares tem a nos dizer? História do grupo escolar de Botucatu (1895-1920). 2010. (Encontro).
VII Colóquio de Pesquisa sobre Instituições Escolares: Universidade - História, Formação e Compromisso Social.Os grupos escolares e o processo de modernização das cidades do interior paulista no final do século XIX. 2010. (Outra).
IV EBEM Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo.O Papel do grêmio de professores na Primeira Reforma da Instrução Pública Paulista (1892-1896). 2009. (Encontro).
IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-Americana. Funcionalidade e simetria no final do século XIX: a arquitetura do grupo escolar de Botucatu- SP (1895). 2009. (Congresso).
IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Botucatu e a expansão do ensino na Primeira República: história do Grupo Escolar Dr. Cardoso de Almeida (1895-1920). 2009. (Encontro).
VIII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas HISTEDBR.A expansão do ensino na Primeira República: história do grupo escolar de Botucatu. 2009. (Seminário).
60ª Reunião Anual do SBPC. O Grupo Escolar Dr. Cardoso de Almeida e o Projeto Republicano de Expansão do Ensino (1896-1920). 2008. (Congresso).
Colóquios de Filosofia e História da Educação. 2008. (Outra).
16º COLE - Congresso de Leitura do Brasil. 2007. (Congresso).
Comunicações em História da Educação. 2007. (Outra).
Comunicações em História da Educação. 2007. (Outra).
Comunicações em História da Educação. 2007. (Outra).
Encontro de Estudos e Pesquisas em História, Trabalho e Educação. 2007. (Encontro).
VII Jornada do HISTEDBR - quot;História, Sociedade e Educação no Brasilquot;. 2007. (Outra).
Colóquios de Filosofia e História da Educação. 2006. (Outra).
Comunicações em História da Educação. 2006. (Outra).
Comunicações em História da Educação. 2006. (Outra).
Comunicações em História da Educação. 2006. (Outra).
Comunicações em História da Educação. 2006. (Outra).
VII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas. 2006. (Seminário).
Colóquios de Filosofia e História da Educação. 2003. (Outra).
Colóquios de Filosofia e História da Educação. 2001. (Outra).
Organização de eventos
Total de organização de eventos (4)
OLIVEIRA, L. C.. 5a. Semana UEMG: Cultura e Arte na Rua. 2017. (Festival).. . 0.
OLIVEIRA, L. C.. Curso de Extensão: Diálogos entre literatura, filosofia e história: Fernando Pessoa, Kafka, Karl Kraus e Slavoj Zizek, Goethe e Machado de Assis, ministrado por Flávio Ricardo Vassoler. 2015. (Outro).. . 0.
GODOI, L. C. O.. VIII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas. 2009. (Outro).. . 0.
GODOI, L. C. O.. Encontro de Estudos e Pesquisas em História, Trabalho e Educação. 2007. (Outro).. . 0.