Mestra em Linguística pela Universidade de Franca (2013). Possui especialização em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS pelo Centro Universitário Claretiano (2019) e Especialização em Língua Inglesa pela Universidade de Franca (2009). Graduada em Letras com habilitações em Língua Portuguesa, Língua Inglesa (2007), Língua Espanhola (2008) e respectivas literaturas também pela Universidade de Franca. Atualmente é professora nos cursos de graduação em Letras, Físcia, Educação licenciatura e bacharelado da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, unidade Passos, ministrando a disciplina de Libras. Ainda no Ensino Superior, possui experiência nos cursos de graduação em Letras, Pedagogia, História, Matemática, Física, Ciências Biológicas, Nutrição, Engenharia Civil e Educação Física, tendo ministrado, nestes cursos, as disciplinas de Língua Portuguesa, Educação Especial e Inclusiva, Literatura Portuguesa, Teoria da Literatura, Formação Geral, Sociologia, Metodologia e Inglês Instrumental. Também atua como coordenadora pedagógica e professora de Língua Inglesa e Língua Espanhola na Escola de Idiomas CNA e como professora de Língua Inglesa para os anos finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio na Escola Estadual Nossa Senhora da Penha, em Passos. Atualmente ainda atua como Tutora no curso de Espanhol à distância do IFsul de Minas. Também ministrou aulas de Língua Portuguesa para os anos finais do Ensino Fundamental na Escola Francisco Daniel, em São Sebastião do Paraíso. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Língua Espanhola, atuando principalmente nos seguintes temas: motivação, paixões aristotélicas, ensino de línguas, argumentação e retórica. (Texto informado pelo autor)
DUARTE, S.; SIQUEIRA, J. C. C. M. ; SILVA, T. A. D.. A construção da identidade do sujeito pós-moderno na literatura de Daniel Galera. REVISTA SÍSIFO. v. 1, p. 61, issn: 2359-3121, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
FIGUEIREDO, M. F. ; DUARTE, S.. As paixões aristotélicas na caracterização de dois universos: a Língua Inglesa na escola de idiomas e na escola de ensino regular. Revista Horizontes de Linguistica Aplicada. v. 12, p. 57-81, issn: 2237-0951, 2013. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
DUARTE, S. Contribuição das paixões aristotélicas para a reflexão dos aspectos motivacionais a aprendizagem da Língua Inglesa: a motivação repensada. INVESTIGAÇÃO. v. 12, p. 139, issn: 2177-4080, 2012. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Livros publicados/organizados ou edições (0)
Capítulos de livros publicados (2)
DUARTE, S. As paixões na escola de idiomas: a busca por uma identidade. Em: Jaime Cará Junior; Luciana Locks. (Org.). Entornos e Contornos. 1ªed.São Paulo. : Editora CNA. 2016.v. 8, p. 85-102. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
DUARTE, S. A relevância da motivação no processo ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira. Em: Jaime Cará Junior; Sérgio Luis Monteiro da Silva.. (Org.). Entornos e Contornos. 1ªed.São Paulo. : CNA. 2011.v. 4, p. 103-120. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Textos em jornais de notícias/revistas (0)
Trabalhos completos publicados em anais de congressos (0)
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (2)
DUARTE, S.; FIGUEIREDO, M. F.. O caso da aprendizagem da língua inglesa: o efeito das paixões aristotélicas sobre as teorias motivacionais. Em: III SELINFRAN, 2012, Franca. III SELINFRAN (Seminário de pesquisa em linguística da Unifran). Franca, SP: Unifran, 2012. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
DUARTE, S.; FIGUEIREDO, M. F.. Contribuição das paixões aristotélicas para a reflexão dos aspectos motivacionais na aprendizagem da língua inglesa: a motivação repensada. Em: 5º Encontro de pesquisadores de pós-graduação, 2012, Franca. Investigação (Franca). Franca, SP: Unifran, v. 12, p. 139-139, 2012. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos publicados em anais de congressos (3)
DUARTE, S.; FIGUEIREDO, M. F.. A motivação repensada: contribuição das paixões aristotélicas para a reflexão dos aspectos motivacionais na aprendizagem da Língua Inglesa. Em: III Jornada AD-Interfaces Letramento e Escrita, 2012, Ribeirão Preto. CADERNO DE RESUMOS- III Jornada AD-Interfaces Letramento e Escrita, p. 18-19, 2012. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
DUARTE, S. Vozes sociais: a identidade revelada de uma sociedade. Em: II SELINFRAN - Seminário de Pesquisa em Linguística da UNIFRAN, 2011, Franca. ESTUDOS LIINGUÍSTICOS EM PERSPECTIVA. Franca: UNIFRAN, 2011. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
DUARTE, S. Da paixão à motivação: o estudo do inglês na vida do adolescente. Em: 1º SILTED - Simpósio de Linguística e tecnologia educativa, 2011, Franca. Linguagens, tecnologias, práticas de leitura e escrita: convergências. Franca: UNIFRAN, 2011. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Artigos aceitos para publicação (0)
Apresentações de trabalho (2)
DUARTE, S.; FIGUEIREDO, M. F.. O caso da aprendizagem da língua inglesa: o efeito das paixões aristotélicas sobre as teorias motivacionais. 2012. Apresentação de Trabalho/Comunicação
DUARTE, S.; FIGUEIREDO, M. F.. A motivação repensada: contribuição das paixões aristotélicas para a reflexão dos aspectos motivacionais na aprendizagem da Língua Inglesa. 2012. Apresentação de Trabalho/Comunicação
Demais tipos de produção bibliográfica (0)
Produção técnica
Programas de computador com registro de patente (0)
Programas de computador sem registro de patente (0)
Produtos tecnológicos (0)
Processos ou técnicas (0)
Trabalhos técnicos (0)
Demais tipos de produção técnica (0)
Produção artística
Total de produção artística (0)
Orientações em andamento
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (1)
Tatiana Maciel de Mello. O papel do professor na identificação da dislexia na educação infantil. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . Início: 2020. Orientador: Sinelle Duarte.
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Supervisões e orientações concluídas
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Projetos de pesquisa
Total de projetos de pesquisa (0)
Prêmios e títulos
Total de prêmios e títulos (4)
Professora Homenageada, 1ª Turma de Letras da UEMG- unidade Passos (2015-2018), .. 2018. Membro: Sinelle Duarte.
Professora Homenageada, 2ª Turma de Letras da UEMG- unidade Passos (2015-2018), .. 2018. Membro: Sinelle Duarte.
Aprovada com louvor na Defesa do Mestrado em Linguística, Universidade de Franca.. 2013. Membro: Sinelle Duarte.
Diploma de Honra ao Mérito por ter concluído o Curso de Graduação em primeiro lugar, Universidade de Franca.. 2007. Membro: Sinelle Duarte.
Participação em eventos
Total de participação em eventos (6)
5º Encontro de pesquisadores de pós-graduação.Contribuição das paixões aristotélicas para a reflexão dos aspectos motivacionais na aprendizagem da língua inglesa: a motivação repensada. 2012. (Encontro).
III Jornada AD-Interfaces Letramento e Escrita.A motivação repensada: contribuição das paixões aristotélicas para a reflexão dos aspectos motivacionais na aprendizagem da Língua Inglesa. 2012. (Outra).
III SELINFRAN.O caso da aprendizagem da língua inglesa: o efeito das paixões aristotélicas sobre as teorias motivacionais. 2012. (Seminário).
1º SILTED ? Simpósio de linguística e tecnologia educativa. Da paixão à motivação: o estudo do inglês na vida do adolescente. 2011. (Congresso).
II SELINFRAN - Seminário de Pesquisa em Linguística da UNIFRAN. Vozes sociais: a identidade revelada de uma sociedade. 2011. (Congresso).
I Workshop de Práticas de Leitura e Escrita: Entre Textos e Discursos.. 2011. (Oficina).
Organização de eventos
Total de organização de eventos (1)
DUARTE, S.. I Semana Acadêmica do curso de Letras. 2018. (Congresso).. . 0.