Lattes UEMG

Glaucia de Andrade Borges

Doutora e Mestre em Música pela University of Iowa, Estados Unidos, onde esteve sob a orientação do Professor Leopold La Fosse. Recebeu o grau de Master of Arts em 1990 e de Doctor of Musical Arts em 1993. Graduou-se em Música, com habilitação em Violino, pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1988. É professora certificada no Método Suzuki pela Associação Suzuki das América - SAA, tendo participado de cursos de capacitação e seminários com diversos professores, destacando-se John Kendall, William Starr e Doris Preucil. Lecionou na Preucil School of Music, conceituada escola que aplica a Metodologia Suzuki nos Estados Unidos. É Professora de Nível Superior na Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais desde 1996. Desenvolveu pesquisas relacionadas ao uso do folclore brasileiro e o Método Suzuki no ensino dos instrumentos de cordas . Atuou como violinista na Orquestra Filarmônica de Minas Gerais por seis anos e, entre 1986 e 2019, na Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. É instrumentista da Orquestra de Câmara Sesiminas/Musicoop desde 1995. Atualmente, também desenvolve atividades como coach de carreira em música. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9311035198177704 (19/12/2019)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Fundação Clóvis Salgado, Corpos Estáveis. Avenida Afonso Pena - de 1537 a 1699 - lado ímpar Centro 30130004 - Belo Horizonte, MG - Brasil Telefone: (31) 32367400
  • Grande área: Lingüística, Letras e Artes
  • Área: Artes
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2019-Atual. Folclore brasileiro: expansao das possibilidades de sua utilizacao na performance por jovens instrumentistas de cordas
      Descrição: A atual pesquisa consiste na revisão e edição do repertório folclórico brasileiro desenvolvido em duas pesquisas anteriores apoiadas pela FAPEMIG. São elas: ?O Método Suzuki e a Música Tradicional Mineira no Ensino de Violino? e ?O Método Suzuki e o folclore brasileiro no ensino dos instrumentos de cordas?. Tais pesquisas consistiram na seleção, transposição e adaptação das melodias folclóricas à performance do violino, viola, violoncelo e contrabaixo. O objetivo final é preparar todo o material para publicação, o que propiciará a divulgação, resgate e revitalização da música folclórica brasileira. Tal processo requer, além da revisão e edição final, o desenvolvimento de exercícios específicos para a preparação dessas canções folclóricas e a elaboração de arranjos adicionais para quinteto de cordas, o que possibilitará um impacto ainda mais extenso na performance por jovens instrumentistas de cordas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Glaucia de Andrade Borges - Coordenador / Valdir Claudino - Integrante.
      Membro: Glaucia de Andrade Borges.
    2. 2010-2012. O Metodo Suzuki e o folclore brasileiro no ensino dos instrumentos de cordas
      Descrição: Esta pesquisa surgiu a partir dos resultados da pesquisa "O método Suzuki e a música tradicional mineira no ensino de violino.? O objetivo do projeto inicial foi buscar maneiras de captar e manter a motivação dos alunos de violino durante o ensino básico elaborando-se um material didático que incorporasse cantigas do folclore brasileiro e uma metodologia de ensino de violino comprovadamente eficiente ? o Método Suzuki. Um questionário de reconhecimento do folclore brasileiro foi aplicado no curso de musicalização infantil. A classificação das 285 cantigas possibilitou a escolha das cantigas mais familiares às crianças e que também abordassem os conceitos técnicos do repertório Suzuki. Este projeto buscou expandir, para os outros instrumentos de cordas as abordagens e os resultados da pesquisa anterior. Os conceitos técnicos e musicais presentes nos dois primeiros volumes do repertório Suzuki de viola, violoncelo e contrabaixo foram introduzidos por meio da utilização de cantigas brasileiras. A maioria dos livros de estudo utilizados no Brasil é estrangeira, e quase todos eles utilizam material folclórico do próprio país. Estabelece-se com isso um distanciamento entre o aprendizado do instrumento e a experiência musical de nosso aluno. Objetivou-se, portanto, aproximar o estudo instrumental do universo infantil brasileiro combinado com uma metodologia de ensino eficiente, que poderá elevar o nível de motivação do aluno e tornar o aprendizado eficiente e divertido. A metodologia utilizada para a elaboração e utilização do repertório de violino foram mantidos para todos os instrumentos de acordo com as necessidades específicas de cada um deles. Os resultados recolhidos com a aplicação do questionário de reconhecimento nortearam a escolha de repertório mais adequado a cada instrumento. Este projeto também visou a elaboração de duos e quintetos para desenvolver a habilidade de tocar em grupos de câmara.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Glaucia de Andrade Borges - Coordenador / Valdir Claudino - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 12
      Membro: Glaucia de Andrade Borges.
    3. 2003-2006. O Metodo Suzuki e a Musica Tradicional Mineira no Ensino de Violino
      Descrição: Esta pesquisa baseou-se nos resultados da tese de doutorado intitulada "A Study of the Pedagogy and Performance of String Instruments in Brazil and the Social, Cultural, and Economic Aspects Affecting their Development" que buscou detectar quais eram os problemas relacionados à formação e profissionalização do instrumentista de cordas brasileiro. O principal problema está relacionado com a instrução básica ? o número reduzido de alunos e a falta de continuidade no processo de aprendizado. Verificou-se a importância de se investir em fórmulas de revitalização do ensino de nível básico. O principal objetivo da pesquisa foi desenvolver um material de estudo para o violino que apresentasse organização pedagógica e proporcionasse um ambiente altamente motivador. Estes dois aspectos primordiais da didática instrumental foram explorados utilizando-se o folclore brasileiro, conhecido pelas crianças mineiras, e o Método Suzuki, uma metodologia de ensino comprovadamente eficaz. Como a maioria dos livros de estudo do violino utilizada no Brasil é estrangeira e usa material folclórico do próprio país, estabelece-se um distanciamento entre o aprendizado do instrumento e a experiência musical do aluno. A proposta sugerida é estimular a criança a estudar o violino utilizado-se um repertório de origem brasileira e, conseqüentemente, familiar, eficiente e divertido. Buscou-se encontrar cantigas do folclore brasileiro em que fossem explorados os mesmos aspectos técnicos e musicais ensinados nos dois primeiros volumes de repertório do Método Suzuki. Elaborou-se um questionário de reconhecimento do folclore contendo 285 canções com o objetivo de identificar as cantigas brasileiras mais conhecidas das crianças mineiras. Organizou-se 5 testes que foram aplicados no curso de musicalização infantil da Escola de Música da UEMG. A classificação das cantigas possibilitou a escolha das cantigas mais familiares às crianças que abordassem os conceitos técnicos do repertório Suzuki. 1 BOLSISTA ORIENTADO. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Glaucia de Andrade Borges - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 11
      Membro: Glaucia de Andrade Borges.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (6)
    1. Auxílio à Pesquisa, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG.. 2010.
      Membro: Glaucia de Andrade Borges.
    2. Auxílio à Pesquisa (Único projeto da UEMG aprovado em 2003), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG.. 2002.
      Membro: Glaucia de Andrade Borges.
    3. Diploma de Honra ao Mérito pelos esforços na obtenção do título de Doutor e sua relevância para o desenvolvimento acadêmico da instituição., UEMG.. 1997.
      Membro: Glaucia de Andrade Borges.
    4. Aprovação em audição para preenchimento de vagas, Dubuque Symphony Orchestra.. 1992.
      Membro: Glaucia de Andrade Borges.
    5. Bolsa de Doutorado no Exterior, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.. 1991.
      Membro: Glaucia de Andrade Borges.
    6. Bolsa de Mestrado no Exterior, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.. 1989.
      Membro: Glaucia de Andrade Borges.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (17)
    1. Encontro de Cordas da UFMG.O Método Suzuki e o folclore brasileiro no ensino dos instrumentos de cordas. 2018. (Encontro).
    2. X Seminário Integrado dos Cursos de Graduação e IX Seminário de Progressos da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais.O Método Suzuki e o folclore brasileiro no ensino dos instrumentos de cordas. 2012. (Seminário).
    3. II Semana de Educação Musical da Universidade Federal de São João del-Rei.O Método Suzuki e o folclore brasileiro no ensino dos instrumentos de cordas. 2011. (Seminário).
    4. IV Seminário de Música Brasileira - Mostra de Pesquisa.O Método Suzuki e o folclore brasileiro no ensino dos instrumentos de cordas. 2011. (Seminário).
    5. XIII Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais.O Método Suzuki e o folclore brasileiro no ensino dos instrumentos de cordas. 2011. (Seminário).
    6. Palestra promovida pelo Núcleo de Música Brasileira da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais.O Método Suzuki e o Folclore Brasileiro no Ensino de Violino. 2007. (Encontro).
    7. IV Seminário Integrado dos Cursos de Graduação da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais.O Método Suzuki e seu Repertório para Violino. 2006. (Seminário).
    8. VIIº Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais.O Método Suzuki e a Música Tradicional Mineira no Aprendizado em Grupo. 2005. (Seminário).
    9. XIV Encontro Anual da ABEM. 2005. (Encontro).
    10. XIV Encontro Anual da ABEM - Fórum de Debate III.Educação Musical e Novas Abordagens. 2005. (Encontro).
    11. XIV Encontro Anual da ABEM - Grupo de Trabalho Formação e Práticas em Educação Infantil.O Método Suzuki e a Música Tradicional Mineira no Ensino de Violino. 2005. (Encontro).
    12. IIIº Seminário Integrado dos Cursos de Graduação da Escola de Música da UEMG.O Método Suzuki e a Música Tradicional Mineira no Ensino do Violino. 2004. (Seminário).
    13. I Colóquio de Pesquisa da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais.Mesa redonda: Performance, Educação e Metodologia. 2003. (Encontro).
    14. I Colóquio de Pesquisa da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).Io Colóquio de Pesquisa da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). 2003. (Encontro).
    15. XI Congresso Nacional da Federação dos Meninos Cantores do Brasil. Promoção da Federação Nacional dos Meninos Cantores do Brasil e dos corais Mater Ecclesae e Canarinhos de Itabirito.. Concerto do XI Congresso Nacional da Federação dos Meninos Cantores do Brasil. 2001. (Congresso).
    16. Iº Encontro de Pesquisa da Universidade do Estado de Minas Gerais.Um Estudo sobre a Pedagogia e Performance dos Instrumentos de Cordas no Brasil e os Aspectos Sociais, Culturais e Econômicos que Afetam seu Desenvolvimento. 2000. (Encontro).
    17. PEPSAL - Primeiro Encontro de Professores Suzuki da América Latina. 1999. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (6)
    1. BORGES, G. A.; PAVAN, I. ; SAITO, S.. I Encontro Suzuki ESMU/UEMG. 2019. Outro
    2. BORGES, G. A.; BATE, E.. Masterclass com o violinista Eric Bate. 2019. Outro
    3. FONSECA, K. ; BORGES, G. A.. O loop do estudo: o processo do estudo diário do instrumento e seus impactos na performance. 2017. Outro
    4. BORGES, G. A.; COSTA, V. ; ROLLA, M. P. ; SIMON, Y. ; JESUS, A. A. ; MIRANDA, V. E. ; GOBIRA, P.. Semana UEMG 2015 - CURADORIA. 2015. Outro
    5. BORGES, G. A.; TOLLE, U.. Curso de Técnica Alexander ministrado por Ulfried Tölle, no período de 30 a 31 de outubro de 1999, com carga horária de 12 horas/aula. 1999. Outro
    6. BORGES, G. A.; TOLLE, U.. Curso de Técnica Alexander ministrado por Ulfried Tölle, no período de 19 a 20 de abril de 1999, com carga horária de 10 horas/aula. 1999. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (5)
    • Glaucia de Andrade Borges ⇔ Valdir Claudino (2.0)
      1. BORGES, G. A.; CLAUDINO, V.. O metodo Suzuki e o Folclore Brasileiro no ensino dos instrumentos de cordas. 2011. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
      2. BORGES, G. A. O metodo Suzuki e o folclore brasileiro no ensino dos instrumentos de cordas. 2011. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

    • Glaucia de Andrade Borges ⇔ Cenira Boaventura Schreiber (1.0)
      1. BORGES, G. A.; CESAR, E. ; OSMG ; GERAIS, C. L. M.. Concertos para Belo Horizonte - SPALLA CONVIDADA da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. 2002.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Glaucia de Andrade Borges ⇔ Michelle Lauria Silva (1.0)
      1. BORGES, G. A.; OSMG. Temporada 2000 de Concertos da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. 2000.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Glaucia de Andrade Borges ⇔ Miriam Bastos Rocha (1.0)
      1. BORGES, G. A.; BUZA, O. ; PFAU, E. ; SAMPAIO, S. ; MINAS, Q. A.. Projeto Musica Vocal e Instrumental - MÚSICA DE CÂMARA. 2005.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Glaucia de Andrade Borges ⇔ Renato Rodrigues Lisboa (1.0)
      1. MECHETTI, F. ; BORGES, G. A. ; GERAIS, O. F. M.. Temporada 2012 de Concertos da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais: 57 concertos e 1 ópera. 2012.
        [ busca Google | busca Bing ]




Data de processamento: 04/03/2021 17:16:03