teste-01

Gabriel Malard Monteiro

Coordenador do Curso de Bacharelado em Artes da Escola Guignard-UEMG e Professor do Departamento de Disciplinas Tridimensionais e Artes Visuais. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG (2000). É Mestre em Artes pela ECA-USP. É Doutor em Arte e Tecnologia da Imagem pela Escola de Belas Artes da UFMG, (2013). Realiza pesquisas sobre desenvolvimento da criatividade em Artes, Arquitetura e urbanismo. Tem experiência em docência e em produção artística e técnica nas áreas de Artes e Arquitetura, atuando principalmente nos seguintes temas: fotografia, arte contemporânea, design, projeto de arquitetura, fundamentação para o projeto de arquitetura. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9225942063646088 (02/06/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Escola Guignard. Rua Ascânio Burlamarque 540 Mangabeiras 30315030 - Belo Horizonte, MG - Brasil Telefone: (031) 31949304 URL da Homepage: http://guignard.uemg.br
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Arquitetura e Urbanismo
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (8)
    1. 2018-Atual. O USO DA FOTOGRAFIA NA ARTE CONTEMPORANEA: TECNICAS DIGITAIS PARA REPRESENTACAO DO ESPACO URBANO
      Descrição: Aprovado pelo Programa de Apoio à Pesquisa e Pós-graduação da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Gabriel Malard Monteiro - Coordenador / João Leopoldo Kreefft - Integrante.
      Membro: Gabriel Malard Monteiro.
    2. 2018-Atual. Guignard Digital
      Descrição: O projeto tem o objetivo de desenvolver metodologias e tecnologias em Arte Digital na Escola Grignard, com o benefício da lei 22.929 - MG. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Gabriel Malard Monteiro - Coordenador.
      Membro: Gabriel Malard Monteiro.
    3. 2015-Atual. Criatividade, projeto e construcao
      Descrição: Investigar o potencial de desenvolvimento de criatividade com o apoio de tecnologias digitais, nas disciplinas de formação profissional (projeto de arquitetura e urbanismo e tecnologia de construção). Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Gabriel Malard Monteiro - Integrante / Renato Cesar Ferreira de Souza - Integrante / Maria Lucia Malard - Coordenador. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Gabriel Malard Monteiro.
    4. 2010-2013. A Poetica do Fragmento ou a Estetica do Abandono
      Descrição: A Poética do Fragmento ou a Estética do Abandono propõe a percepção da ruína por meio do ato fotográfico. O projeto proposto consiste no desenvolvimento de uma oficina voltada à construção de um processo artístico fotográfico desenvolvido em torno de ruínas de, resultando na produção de vídeo e publicação. Agregado ao processo, durante a estadia no local, será proposta uma oficina de fotografia destinada à população, com o intuito de desenvolver técnicas e conceitos da linguagem fotográfica aplicados ao próprio olhar e caminhar da cidade. Ao olhar a cidade por meio do ato fotográfico, pretende-se a valorização deste patrimônio nô âmbito nacional e da própria cidade. Ao formar jovens e adultos em relação às técnicas da fotografia, pretende-se discutir o significado da imagem como forma de significação e, desta forma, contribuir à preservação do lugar. A aquisição deste tipo de ferramentas pode auxiliar no desenvolvimento do potencial turístico da região por meio de websites, cartões-postais e fotos desenvolvidas pelos próprios moradores da região.O projeto apoia-se no intercâmbio e na parceria entre universidade e comunidade por meio de suas ações, criando uma rede de comunicação entre educação, arte e patrimônio.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . Integrantes: Gabriel Malard Monteiro - Integrante / Yacy Ara Froner Gonçalves - Coordenador / Giselle de Queiróz Rocha - Integrante.
      Membro: Gabriel Malard Monteiro.
    5. 2010-2013. BE-IT: Bureau de Estudos sobre a Imagem e o Tempo
      Descrição: Descrição: O Bureau de estudos sobre a imagem e o tempo, grupo de pesquisa, se dedica às práticas artísticas cujos propósitos se voltam para o estatuto da imagem com abordagem aberta à história, literatura, psicanálise e à antropologia do visual. Nós nos interrogamos sobre a imagem como acontecimento. Nos dedicamos à problemática da crítica e da escrita sobre a imagem, à dialética "arte e documento" e aos diversos contextos que a imagem concebe: histórico, artístico, econômico, político, cultural, etc.; contextos que jogam com a cenografia do nosso tempo, do nosso real, mas também de outras épocas, inclusive remotas. Podemos verificar que as imagens espelham o tempo. O que fazem o artista e o historiador com as imagens? Como escrever a história ou histórias com imagens? Qual é sua ressonância social e política? Nos perguntamos: em qual medida os discursos críticos voltados sobre as imagens determinam a maneira como as percebemos. Nosso grupo de pesquisa anterior Concepções Contemporâneas da arte, nos permitiu coletar experiências com as imagens e com a prática da exposição, o BE-IT é um desdobramento mais focalizado das problemáticas trabalhadas anteriormente.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Gabriel Malard Monteiro - Coordenador / patrícia dias franca-huchet - Integrante / Stéphane Huchet - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de Minas Gerais - Cooperação. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Gabriel Malard Monteiro.
    6. 2010-Atual. Uso da Computacao Movel como Instrumental para o Desenho Universal: educacao, avaliacao e melhoria do espaco urbano
      Descrição: Criar e testar um web aplicativo para uso em dispositivos móveis (fones e pads) em todas plataformas, de modo a permitir a monitoração por parte dos usuários de aspectos deficientes em relação ao design universal para o espaço urbano da cidade universitária. O web aplicativo permite o resgistro dos seguintes problemas concernentes à: 1)Uso Equitativo; 2)Uso flexível; 3)Uso Simples e Intuitivo; 4)Informações de fácil percepção; 5)tolerância ao erro; 6)esforço físico mínimo; 7) Dimensionamento de espaço para acesso e uso abrangente. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (7) . Integrantes: Gabriel Malard Monteiro - Integrante / Renato Cesar Ferreira de Souza - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Gabriel Malard Monteiro.
    7. 2009-2013. O valor artistico da arte contemporanea.
      Descrição: Trata-se de investigar como se forma o valor em arte. Pode-se observar um desenvolvimento evolutivo e cronológico na compreensão que se tem de arte, partindo de uma visão objetivista em direção a uma visão subjetivista. Nesse caminho os valores se formam.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gabriel Malard Monteiro - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T A: 2
      Membro: Gabriel Malard Monteiro.
    8. 2002-2004. A fotografia da Arquitetura
      Descrição: O ensino de história de arquitetura geralmente é ministrado com base em fotografias, pois a grande maioria das obras notáveis são de outras cidades ou países. Isso faz com que o entendimento que se tem dessas obras seja mediado pelo olhar do fotógrafo. Assim, a fotografia possui uma grande relevância para o ensino de Arquitetura.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gabriel Malard Monteiro - Coordenador. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Gabriel Malard Monteiro.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (13)
      1. Linhas sensíveis. Escola Guignard. 2019. (Exposição).
      2. II Forum de Internacionalização da UEMG.Caminhos a seguir na Escola Grignard. 2018. (Encontro).
      3. III simpósio nacional Discurso, Identidade e Sociedade: dilemas e desafios na contemporaneidade.Barreiras para interdisciplinaridade e integração do conhecimento científico. 2011. (Simpósio).
      4. I simpósio internacional Discurso, identidade e sociedade.Barreiras para interdisciplinaridade e integração do conhecimento científico. 2011. (Simpósio).
      5. Pescadores de Pérolas.Copy and Paste: originalidade e autoria e na era da apropriação. 2011. (Seminário).
      6. Psicologia: Perspectivas e Interfaces Contemporâneas - Minicurso. 2010. (Outra).
      7. Lavrar - Produção intemediação crítica em arte.O papel do colecionador no esquema de recohecimento dos artistas modernos e contemporâneos. 2010. (Seminário)..valor e subejetividade na arte contemporânea. 2010. (Seminário).
      8. Primeiro Seminário Ciência Conservação - Teoria e Contexto.. arte e subjetividade - ciência e preservação. 2010. (Congresso).
      9. fotografia: entre o sublime e o ridículo.interfaces fotográficas: entre o sublime e o ridículo.. 2006. (Oficina).
      10. Uma possível relação interdisciplinar: Literatura, arquitetura e fotografia: a problemática da cidade.Uma possível relação interdisciplinar: Literatura, arquitetura e fotografia: a problemática da cidade. 2006. (Seminário).
      11. 7 Festival Internacional de Teatro Palco Rua de Belo Horizonte.Ocupar: O espaço urbano e o teatro de rua. 2004. (Seminário).
      12. Literatura e Fotografia: possíveis intersecções.Literatura e Fotografia: possíveis intersecções. 2004. (Oficina).
      13. Homem Máquina. 2001. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (0)

      Lista de colaborações

      • Colaborações endôgenas (0)



        Data de processamento: 04/03/2021 17:16:04