Lattes UEMG

Wellington Silva Gomes

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (2007), Mestrado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (2009), Doutorado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa, com estágio sanduiche na Universidade da Flórida (2013). Pós-doutorado na Universidade Federal do Espírito Santo (2014). Tem experiência na área de genética, biologia celular, zoologia, biologia molecular, biotecnologia e melhoramento vegetal. Atualmente é professor do Departamento de Ciências Exatas e da Terra, na área de genética e biotecnologia, da Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Frutal. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9155410235400780 (21/12/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade de Frutal. Av. Prof. Mário Palmério, 1001 Universitário 39200000 - Frutal, MG - Brasil Telefone: (34) 34232700
  • Grande área: Ciências Biológicas
  • Área: Biologia Geral
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (12)
    1. 2018-Atual. INFLUENCIA DE FITORREGULADORES NO FRACIONAMENTO DE CLADODIOS PARA PRODUCAO DE MUDAS DE PALMA FORRAGEIRA.
      Descrição: A palma forrageira é uma cultura que está ampliando seu cultivo diante da crise hídrica em que nos encontramos. Entretanto, ainda não há uma fonte viável para a produção de mudas em larga escala para a distribuição entre os pecuaristas. Nesse sentido, este trabalho será realizado com o objetivo de produzir mudas de palma forrageira Nopalea cochenillifera Salm Dyck cv. Miúda a partir de fragmentos de cladódios combinados como a suplementação por fitorreguladores para suprir possíveis deficiências dos teores endógenos de hormônios nos explantes, tornando eficiente o sistema de propagação por fragmentação de cladódios. O experimento será conduzido no Laboratório de Biologia Molecular e em casa de vegetação da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) Campus Janaúba - MG, durante o ano de 2018. No experimento serão utilizados fragmentos de cladódios de palma forrageira cv. Miúda com 3x5 cm, sendo estes submetidos à indução por meio de fitorreguladores BAP na dosagem - 0,0; 0,5; 1,0 e 1,5 e Cinetina - 0,0; 0,25; 0,5 e 0,75 combinados com ANA - 1,5 mg.L-1, aplicados diretamente no substrato uma vez por semana no momento da irrigação. O delineamento experimental empregado será o inteiramente casualizado (DIC), em esquema fatorial 4 x 4 + 1, sendo 16 tratamentos com os fitorreguladores mais uma testemunha, com cinco repetições e cada parcela será representada por 5 amostras. As avaliações serão realizadas em subparcelas divididas no tempo aos 30, 45, 60, 75 e 90 dias após o plantio, avaliando o percentual de fragmentos viáveis, o número de brotações/fragmento, medição do comprimento e largura dos cladódios brotados, bem como da estimação da área dos cladódios dos brotamentos obtidos. Quando os dados apresentarem distribuição normal e o teste F foi significativo (p 0,05), as médias serão comparadas utilizando-se o teste de Tukey (p0,05) e ANOVA será aplicado. A nova técnica de produção de mudas poderá suprir a demanda de mudas para os produtores da região Norte de Minas Gerais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Wellington Silva Gomes - Coordenador / Samy Pimenta - Integrante / Hélida Christine de Freitas Monteiro - Integrante.
      Membro: Wellington Silva Gomes.
    2. 2017-Atual. PIMENTA ORNAMENTAL: DESENVOLVIMENTO DE CULTIVARES PARA O NORTE DE MINAS GERAIS
      Descrição: O melhoramento de plantas é hoje uma das soluções para os contínuos desafios em atender à crescente demanda por produtos agrícolas, seja alimentos ou não, pelo mundo.O programa de melhoramento de pimentas ornamentais a ser implementado na UNIMONTES buscará a obtenção de novas cultivares capazes de produzir satisfatoriamente nas condições climáticas do nortede Minas Gerais, tornando um atrativo e uma opção de cultivo aos agricultores desta região. O objetivo deste projeto é o desenvolvimento e disponibilização de cultivares do tipo linhas puras e/ou híbridos de pimenta ornamental com características agronômicas favoráveis e com aspectos desejáveis pelo mercado consumidor desta ornamental. Seis potenciais genitores serão intercruzados em esquema de dialelos completo sem recíprocos. Considerando-se a obtenção das informações de sua capacidade de combinação geral (CGC) e específica (CEC) o programa de melhoramento será traçado para a obtenção das cultivares de pimentas ornamentais. A condução das populações segregantes oriundas das melhores combinações híbridas será feita pelo método de melhoramento Single Seed Descent (SSD), método factível de ser conduzido em casa de vegetação. Todas as etapas para obtenção de endogamia e de seleção serão conduzidas na UNIMONTES, Campus Janaúba-MG. A seleção das variáveis será feita levando-se em conta os aspectos relacionados ao uso da planta para fins ornamentais. Serão consideradas para seleção dez variáveis qualitativas, incluindo uma variável relacionada à preferência de potenciais consumidores em relação à aparência das plantas por meio de questionário próprio, aplicado em parceria com as principais floriculturas da cidade de Janaúba e região e oito quantitativas. Ao fim do programa pretende-se submeter a(s) cultivar (es) desenvolvida (s) à ensaios de Distinguibilidade, Estabilidade e Homogeneidade (DHE) e a ensaios de Valor de Cultivo e Uso (VCU) para proteção e registro, respectivamente, dos novos produtos tecnológicos desenvolvidos na UNIMONTES. Essas novas cultivares tenderão a possuir características agronômicas desejáveis para o mercado de plantas ornamentais e mais do que isso, serão desenvolvidas nas condições climáticas da região do Norte de Minas Gerais, sendo assim, adaptadas a essas condições.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Wellington Silva Gomes - Coordenador.
      Membro: Wellington Silva Gomes.
    3. 2016-Atual. Microbiolizacao de mudas micropropagadas de bananeira e uso de tecnicas da biologia molecular para confirmacao das bacterias endofiticas nos sistemas in vivo e in vitro
      Descrição: Descrição: Diante dos significativos avanços científicos alcançados pelo grupo de pesquisa até o presente momento e considerando o número reduzido de pesquisas desenvolvidas com microrganismos endofíticos em bananeira e o potencial biotecnológico dos isolados já caracterizados, consideramos que a presente proposta possibilitará a geração de informações técnicas e científicas que darão suporte para a produção de um bioinoculante comercial para ser aplicado na fase de aclimatização das mudas de bananeira visando o incremento da qualidade da muda. Por meio do uso desta nova tecnologia o produtor será duplamente beneficiado, além da melhoria da qualidade da muda, o produtor estaria recebendo um insumo agrícola microbiolizado com cepas endofíticas de alta performance que atuarão nos processos de aquisição de nitrogênio, solubilização de fósforo e produção de reguladores de crescimento durante o desenvolvimento da planta no campo. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Wellington Silva Gomes - Integrante / Marlon Cristian Toledo Pereira - Integrante / Silvia Nietsche - Coordenador / Adelica Aparecida Xavier - Integrante / José Augusto dos Santos Neto - Integrante / Welington Nascimento Gomes - Integrante.
      Membro: Wellington Silva Gomes.
    4. 2016-Atual. MELHORAMENTO GENETICO DE PINHAO MANSO (Jatropha curcas L.): SELECAO DE FAMILIAS DE IRMAOS COMPLETOS ASSISTIDA POR MARCADORES SSR E POR CARACTERES MORFOAGRONOMICOS
      Descrição: Descrição: No ano de 2008 a equipe iniciou novo projeto de pesquisa financiado pela FAPEMIG, com objetivo de avaliar a performance de 88 famílias de meio-irmãos de pinhão manso localizadas na área experimental da EPAMIG. As famílias de meio-irmãos selecionadas indicaram considerável porcentagem de variação genética, indicando ganho genético com a seleção para caracteres de produção de sementes e teor de óleo. As melhores famílias selecionadas pelo procedimento BLUP com base na produção, estabilidade e produtividade de óleo foram: 23, 36, 44, 73, 74, 27, 43, 64, 56, 52, 05, 48, 81 e 56. Pelo procedimento BLUP também foi possível selecionar os melhores indivíduos baseado na produção de sementes por planta. A recomendação para as próximas etapas do programa de melhoramento são a seleção dos melhores indivíduos para produtividade de óleo e iniciar as etapas de geração e seleção de famílias de irmãos completos de pinhão manso buscando a obtenção de variedades com alto desempenho agronômico e adaptados a região Norte do Estado de Minas Gerais... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Wellington Silva Gomes - Integrante / Marlon Cristian Toledo Pereira - Integrante / Silvia Nietsche - Coordenador / José Augusto dos Santos Neto - Integrante / Joseilton Faria Silva - Integrante.
      Membro: Wellington Silva Gomes.
    5. 2015-2016. IDENTIFICACAO ANTECIPADA DO SEXO DO HIBRIDO TAINUNG 01 POR MEIO DE MARCADORES MORFOLOGICOS E MOLECULARES
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Wellington Silva Gomes - Coordenador / Marlon Cristian Toledo Pereira - Integrante / Silvia Nietsche - Integrante.
      Membro: Wellington Silva Gomes.
    6. 2015-Atual. Prospeccao de Colletotrichum Musae no Desenvolvimento da Antracnose em Banana ?Prata-Ana? no Norte de Minas Gerais.
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Wellington Silva Gomes - Integrante / Adelica Aparecida Xavier - Integrante / EDSON HIYDU MIZOBUTSI - Coordenador / GISELE POLETE MIXOBUTSI - Integrante / REGINA CÁSSIA FERREIRA RIBEIRO - Integrante.
      Membro: Wellington Silva Gomes.
    7. 2014-Atual. Producao Vegetal no Semi-Arido
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Wellington Silva Gomes - Integrante / Marlon Cristian Toledo Pereira - Integrante / Silvia Nietsche - Coordenador / Adelica A Xavier - Integrante.
      Membro: Wellington Silva Gomes.
    8. 2014-Atual. Biotecnologia de frutiferas
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Wellington Silva Gomes - Integrante / Geraldo Cançado - Integrante / Luciana Nogueira Londe - Coordenador / Demerson Arruda Sanglard - Integrante / Gabriel Belfort Rodrigues - Integrante.
      Membro: Wellington Silva Gomes.
    9. 2013-2015. CARACTERIZACAO GENETICA E AVALIACAO DO POTENCIAL DE BACTERIAS ENDOFITICAS ISOLADAS DE RAIZES DE BANANEIRA ?PRATA-ANA?
      Descrição: escrição: O cultivo da banana é uma atividade agrícola de grande importância na região Norte de Minas Gerais, sendo que o alto requerimento por fertilizantes é o grande responsável pelo aumento do custo de produção da cultura. A utilização de bactérias endofíticas como potenciais fixadoras de nitrogênio, solubilizadoras de fosfato e produtoras de reguladores de crescimento desponta como alternativa para promover incrementos no crescimento e na produtividade, diminuindo, ainda, o uso de alguns insumos agrícolas. Com isso, objetiva-se com esse trabalho identificar em nível de espécie as bactérias endofíticas isoladas de raízes de bananeira ?Prata-Anã?, por meio do sequenciamento parcial da região rDNA 16S e quantificar o potencial de FBN, solubilização de fosfato e produção de ácido indolacético destas bactérias, a fim de selecionar isolados promissores para posterior inoculação em mudas de bananeira. O trabalho será conduzido nos laboratórios de Fitopatologia e Biotecnologia do Campus Janaúba da Universidade Estadual de Montes Claros. A identificação em níveis de gênero e espécie será realizada por meio do sequenciamento parcial da região rDNA 16S. Serão avaliadas e quantificadas a fixação assimbiótica de nitrogênio in vitro por meio da atividade da nitrogenase (teste de redução do acetileno), por meio da produção de nitrato e de nitrito in vitro e da produção de urease. Os isolados bacterianos também serão avaliados quanto ao potencial de produção de AIA e solubilização de fosfato in vitro. Os testes bioquímicos serão realizados em delineamento inteiramente casualizado, os tratamentos serão constituídos de 75 isolados bacterianos coletados a partir de raízes de bananeira (Souza et al., 2013) com três repetições. Os dados experimentais quantitativos serão submetidos à análise de variância, os dados significativos serão analisados pelo teste de Scott e Knott, a 5% de probabilidade, com uso dos procedimentos disponíveis no Sisvar (Ferreira, 2000). Os dados qualitativos serão submetidos à análise de distribuição de frequência... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Wellington Silva Gomes - Integrante / Marlon Cristian Toledo Pereira - Integrante / Silvia Nietsche - Coordenador / Márcia Regina Costa - Integrante / Adelica Aparecida Xavier - Integrante / José Augusto dos Santos Neto - Integrante / debora Francine Gomes Silva Pereira - Integrante.
      Membro: Wellington Silva Gomes.
    10. 2013-2015. Caracterizacao genetica da ausencia de sementes em pinheira (Annona squamosa L.) e introgressao da caracteristica em atemoia (Annona cherimola x Annona squamosa).
      Descrição: Descrição: A proposta do projeto é um estudo de genética básica aplicada ao melhoramento genético de plantas. A característica ausência de sementes em frutos de pinha e atemóia é desejável e apresenta grande potencial comercial, visto que os frutos destas espécies são preferencialmente consumidos in natura ou no processamento de polpas. Realizar um estudo de genética básica para caracterizar a herança da característica faz-se necessário para transferência da mesma para variedades ou acessos com potencial produtivo, já que o acesso que não possui sementes em seus frutos possui baixa produtividade e frutos com aspectos não aceitos comercialmente, como baixo peso e formato irregular. Existe controvérsia na literatura sobre a origem da ausência da semente, sendo encontrado mecanismos de partenocarpia e estenospermocarpia. Conhecer a mecanismo correto, a biologia molecular e a expressão gênica irá dar suporte para o programa de melhoramento. Desta forma, irá aumentar a eficiência do programa de melhoramento de anonáceas. As frutas de pinheira e atemoeira têm alcançado valores altos de mercado tendo em alguns momentos, escassez do produto no mercado, principalmente em grandes centros, justificando investimentos em programas de melhoramento visando obtenção de variedades adaptadas às regiões produtoras, com bons níveis de produtividade e frutos de qualidade. Além disso, a característica de ausência de sementes em frutos nas variedades produtivas agregará valores às mesmas.... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Wellington Silva Gomes - Integrante / Marlon Cristian Toledo Pereira - Integrante / Silvia Nietsche - Coordenador / Márcia Regina Costa - Integrante / GISELE POLETE MIXOBUTSI - Integrante.
      Membro: Wellington Silva Gomes.
    11. 2011-2012. THE SUBCELULAR LOCALIZATION OF THE OXIDATIVE PENTOSE PHOSPHATE PATHWAY ENZYMES IN MAIZE
      Descrição: Experimental data have shown that the grain yield is determined by fundamental stages in seed development and physiology. The conventional model for starch biosynthesis provides a direct path for hexose phosphates to be incorporated into starch. Most hexoses are synthesized into starch first cycle through hexose-triose cycling and the pentose phosphate pathway. Changes in the metabolic pathways, due to increase temperature, modifying the flow of the central carbon from sucrose and reducing grain filling by starch. Thus, the proposal of the investigation focuses on the investigation of subcellular localization and phylogeny of the pentose phosphate pathway?s (PPP) enzymes. Leafs of the Maize (Zea mays L.) plants of the W22 inbred line were used for identify and clone full-length cDNA sequences of the maize PPP genes and transiently expression in N. Benthamiana was used for analyses of GFP and chlorophyll signals at the microscope for the subcellular localization. Alignment of sequences obtained from sequencing within their respective gene families were used for phylogeny studies and subcellular localization prediction.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Wellington Silva Gomes - Integrante / Aluizio Borem - Integrante / A. Mark Settles - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Wellington Silva Gomes.
    12. 2009-2011. CARACTERIZACAO FISIOLOGICA E EXPRESSAO DE GENES RELACIONADOS A RESISTENCIA AO DEFICIT HIDRICO EM SOJA
      Descrição: Tolerância à seca em plantas é uma característica complexa, resultado de um conjunto de mecanismos que induz mudanças fisiológicas na planta. Duas cultivares de soja, Embrapa 48 e BR?16, foram caracterizadas fisiologicamente para avaliar a seca como agente de estresse oxidativo, através da determinação dos níveis de peroxidação lipídica e da atividade de enzimas antioxidantes. Além disso, a técnica de PCR em Tempo Real foi utilizada para identificar genes que apresentam diferenças de expressão durante períodos de seca. O experimento foi conduzido em casa-de-vegetação, sob condições controladas de umidade e temperatura, e instalado segundo um delineamento em blocos casualizados, em esquema fatorial 3x2, com três repetições e três níveis de potencial hídrico. Os dois genótipos avaliados responderam de maneira diferente ao estresse hídrico imposto. Os valores da taxa de transpiração, condutância estomática e taxa fotossintética, bem como aumento significativo na peroxidação lipídica e na atividade das enzimas antioxidativas analisadas foram significativos na variedade BR-16. Esses resultados demonstram que a cultivar Embrapa 48 é mais tolerante a seca que a BR-16. Além disso, três dos quatro genes analisados, apresentaram padrão de expressão aumentada no genótipo menos tolerante a seca.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Wellington Silva Gomes - Integrante / Aluizio Borem - Integrante / Marcelo Ehlers Loureiro - Coordenador.
      Membro: Wellington Silva Gomes.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (42)
      1. Jornada de Práticas Pedagógicas.A utilização de Jogos para o Ensino de Genética. 2017. (Oficina).
      2. VIII Semana das Ciências Agrárias. 2017. (Simpósio).
      3. III Fórum regional de Laticínios, II Fórum Regional de Alimentos e V Simpósio do Dia do Leite.Trasgênicos. 2009. (Encontro).
      4. 54º Congresso Brasileiro de Genética. EFEITOS DE INSETICIDAS, ACARICIDAS E FUNGICIDAS UTILIZADOS NA CULTURA DO MORANGUEIRO (FRAGARIA X ANANASSA DUCHESNE) NO POLINIZADOR TETRAGONISCA ANGUSTULA (HYMENOPTERA, TRIGONINI).. 2008. (Congresso).
      5. 52° Congresso Brasileiro de Genética. Efeitos da Termonebulização (fumacê) no perfil esterásico de Tetragonisca angustula (Hymenoptera, Apidae Trigonini). 2006. (Congresso).
      6. Congresso Regional de Biotecnologia. 2006. (Congresso).
      7. VI Semana do Conhecimento. 2006. (Seminário).
      8. XXV Ciclo de Seminários PET/BIOLOGIA-UFU. 2006. (Seminário).
      9. 51° Congresso Brasileiro de Genética. EFEITOS DO DIAZINON SOBRE O PERFIL DE ATIVIDADE ESTERÁSICA EM Melípona scutellaris (HYMENOPTERA, MELIPONINI). 2005. (Congresso).
      10. Cine PET: ?O Senhor das Moscas?. 2005. (Outra).
      11. Encontro Regional de Ecoturismo. 2005. (Encontro).
      12. II Encontro de Gerações PET/BIOLOGIA - UFU. 2005. (Encontro).
      13. VII Congresso Aberto aos Estudantes de Biologia. COMPARAÇÃO DO PERFIL DA ATIVIDADE ESTERÁSICA DE Melípona scutellaris (HYMENOPTERA, MELIPONINI) E Tetragonisca angustula (HYMENOPTERA, TRIGONINI). 2005. (Congresso).
      14. VI Mostra Científica da Pós-Graduação em Genética e Bioquímica. 2005. (Outra).
      15. Visita Técnico-Científica ao Parque Nacional da Serra da Canastra. 2005. (Outra).
      16. V Semana do Conhecimento. 2005. (Seminário).
      17. V Sudeste PET. 2005. (Encontro).
      18. XIII Ciclo de Reuniões Temáticas PET/BIOLOGIA-UFU. 2005. (Seminário).
      19. XXIV Ciclo de Seminários PET/BIOLOGIA-UFU. 2005. (Seminário).
      20. Cágados e sua relação com os diferentes poluentes do rio Uberabinha. 2004. (Seminário).
      21. Cine PET: ?Beleza Americana?. 2004. (Outra).
      22. Cine PET: ?Minority Report: A nova lei?. 2004. (Outra).
      23. II Congresso Nacional de Educação. II Congresso Nacional de Educação. 2004. (Congresso).
      24. I Simpósio sobre Tecnologias Genômicas e Proteonômicas e VII Encontro Mineiro de Geneticistas. 2004. (Simpósio).
      25. IV Semana do Conhecimento. 2004. (Seminário).
      26. IV Sudeste PET. 2004. (Encontro).
      27. IX ENAPET. 2004. (Encontro).
      28. VII Encontro dos Grupos PET ? Biologia de Minas Gerais. 2004. (Encontro).
      29. Visita Técnico-Científica ao Hospital de Medicina Alternativa de Goiânia ?GO. 2004. (Outra).
      30. Visita Técnico-Científica ao Instituto Butantan - SP. 2004. (Outra).
      31. XII Ciclo de Reuniões Temáticas PET/BIOLOGIA-UFU. 2004. (Seminário).
      32. XIX Semana Científica de Estudos Biológicos.A UTILIZAÇÃO DE JOGOS PARA A DINAMIZAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. 2004. (Outra).
      33. XVIII Simpósio Regional de Plantas Medicinais. 2004. (Simpósio).
      34. XXII Ciclo de Seminários PET/BIOLOGIA-UFU. 2004. (Seminário).
      35. XXIV Ciclo de Seminários PET/BIOLOGIA-UFU. 2004. (Seminário).
      36. Cine PET. 2003. (Seminário).
      37. Visita Técnico-Científica a Estação de Tratamento de Água Bom Jardim. 2003. (Outra).
      38. XVIII Semana Científica de Estudos Biológicos. 2003. (Outra).
      39. XX Ciclo de Seminários PET/BIOLOGIA-UFU. 2003. (Seminário).
      40. XXI Ciclo de Seminários PET/BIOLOGIA-UFU. 2003. (Seminário).
      41. XXI Encontro Anual de Etologia e III Simpósio de Ecologia Comportamental de Interações. 2003. (Encontro).
      42. I Semana do Conhecimento. 2002. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (18)
      1. GOMES, WS. VIII Semana das Ciências Agrárias. 2017. (Outro).. . 0.
      2. GOMES, WS. Jornada de Práticas Pedagógicas. 2017. (Outro).. . 0.
      3. GOMES, WS. IV Semana Biológica de Mini-Cursos. 2006. (Outro).. . 0.
      4. GOMES, WS. Congresso Regional de Biotecnologia. 2006. (Congresso).. . 0.
      5. GOMES, WS. IV Semana do Conhecimento. 2005. (Exposição).. . 0.
      6. GOMES, WS. III Semana Biológica de Mini-cursos. 2005. (Exposição).. . 0.
      7. FALEIRO, W. ; GOMES, WS. V Semana do Conhecimento. 2005. Exposição
      8. GOMES, WS. XXIV Ciclo de Seminários PET/BIOLOGIA. 2005. (Exposição).. . 0.
      9. GOMES, WS. Encontro Regional de Ecoturismo. 2005. (Congresso).. . 0.
      10. GOMES, WS. VI Mostra Científica da Pós-Graduação em Genética e Bioquímica. 2005. (Outro).. . 0.
      11. GOMES, WS. XXII Ciclo de Seminários PET/BIOLOGIA. 2004. (Exposição).. . 0.
      12. GOMES, WS. Simpósio Regional de Plantas Medicinais. 2004. (Congresso).. . 0.
      13. GOMES, WS. Cine Pet. 2004. (Exposição).. . 0.
      14. GOMES, WS. Projeto Plantar: Jardim na Escola. 2004. (Outro).. . 0.
      15. GOMES, WS. II Semana Biológica de Mini-cursos. 2004. (Outro).. . 0.
      16. GOMES, WS. XXIII Ciclo de Seminários PET/BIOLOGIA. 2004. (Outro).. . 0.
      17. GOMES, WS. III Jornada PET. 2004. (Outro).. . 0.
      18. GOMES, WS. XIX Semana Científica de Estudos Biológicos. 2004. (Exposição).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      Data de processamento: 04/03/2021 17:16:05