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Diogo Rodrigues Puchta

Professor do curso de Educação Física da UEMG - Unidade Ibirité. Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2004), mestrado em Educação pela mesma instituição (2007) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015) com estágio sanduíche na Universidad de Murcia - Espanha. Membro do Núcleo de Pesquisas sobre a Educação dos Sentidos e das Sensibilidades (NUPES) e do Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (CEMEF), ambos da UFMG. Tem experiência como professor e pesquisador na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: história do ensino de educação física/ginástica, história da educação do corpo e das práticas corporais, história da educação dos sentidos e das sensibilidades. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/8952476226812046 (23/12/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Ibirité. Avenida São Paulo Vila Rosário 32415250 - Ibirité, MG - Brasil Telefone: (031) 35333565 URL da Homepage: http://www.uemg.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (8)
    1. 2020-Atual. Entre figuras e ilustracoes: as imagens presentes nos manuais de ginastica do final do seculo XIX e inicio do seculo XX.
      Descrição: Desde os anos finais do século XVIII, mas principalmente na segunda metade do século XIX, nota-se uma crescente publicação de livros sobre a prática e o ensino da ginástica. O número cada vez maior de manuais de ginástica vindos do exterior e até mesmo produzidos e publicados no Brasil denota uma maior preocupação com a educação do corpo, sobretudo de crianças e jovens, ou seja, das novas gerações. Não por acaso, o surgimento desses manuais contribuiu para a inserção dos exercícios físicos e da ginástica no currículo do ensino primário, apresentando aos professores escolares não apenas como lidar com a educação física dos alunos, mas também como proceder na prescrição dos exercícios a serem realizados por eles nas aulas de ginástica. Em função da presença da imagem nos livros dedicados à prática e ao ensino da ginástica, elegemos, nessa pesquisa, as gravuras e ilustrações presentes nos manuais de ginástica publicados na segunda metade do século XIX início do século XX. Nosso interesse reside no estudo das primeiras imagens ? geralmente compostas por desenhos e/ou figuras ? presentes nos referidos manuais. O aumento da (re)produção, do registro e da circulação das imagens, implicou em uma presença cada vez maior das mesmas nos textos impressos. Presença que pode ser vista na publicação tanto da imprensa ilustrada, como dos diferentes gêneros literários, inclusive dos livros didáticos. Para além da análise decorrente da relação entre texto e imagem, o intuito é analisar o papel que essas imagens deveriam desempenhar no ensino da ginástica, bem como na produção do saber veiculado nos manuais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Diogo Rodrigues Puchta - Coordenador.
      Membro: Diogo Rodrigues Puchta.
    2. 2018-Atual. Corpo, natureza e sensibilidades em perspectiva transnacional
      Descrição: O presente projeto trata da articulação de esforços de pesquisa conduzidos por pesquisadores brasileiros, argentinos, uruguaios e italianos, os quais vêm trabalhando juntos há alguns anos. O propósito é compreender, em linhas gerais, as possibilidades de formação demarcadas por diferentes formas de educação, tendo como escopo as relações entre corpo, natureza e sensibilidades, articulando a realidade dos quatro países. Mantendo a ênfase na análise da imprensa como fomentadora de um ethos de caráter ?moderno?, que aparece de maneira recorrente em diferentes expressões do pensamento social brasileiro e latino-americano entre os finais do século XIX e o ciclo das ditaduras latino-americanas nos anos 1970, objetivamos compreender como foram mobilizados os sentidos corporais de modo que novas sensibilidades pudessem ser forjadas na busca da definição de sociedades e indivíduos educados. Para tanto, o projeto se articula em torno de um eixo comum que considera a formação geral, mas com três sub-eixos que com ele se conectam: as relações entre ciência e técnica, os diversos entendimentos de ?natureza? nas práticas e discursos formativos, e as práticas de educação do corpo. A imprensa, nesse caso, recobre uma ampla gama de iniciativas de produção e circulação de ideais, projetos, prescrições sobre diferentes formas de educar, escolares ou não. Serão inventariados e mobilizados livros, revistas, jornais periódicos, memórias, peças de propaganda, dicionários, seja na sua dimensão textual ou imagética, preferencialmente em perspectiva transnacional, operando com as contribuições teóricas de Serge Gruzinski, Sanjay Subrahmanyan, Eduardo Paiva e Marta Carvalho para pensar histórias conectadas e modelação de práticas e projetos educacionais. Essa documentação comporá o universo empírico que será privilegiado nessa investigação, a qual tem como suporte teórico-metodológico noções tais como experiência, economia moral, estrutura de sentimentos, dialogismo, a partir das tópicas de autores como Edward Thompson, Raymond Williams, Mikhail Bakhtin, com o fito de contribuir para a sedimentação de uma história social da educação no Brasil e na América Latina. Palavras-chave: história da educação; imprensa e educação; educação do corpo; história da educação dos sentidos e das sensibilidades; trabalho e formação; histórias conectadas. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (10) . Integrantes: Diogo Rodrigues Puchta - Integrante / Marcus Aurelio Taborda de Oliveira - Coordenador / Sérgio Roberto Chaves Junior - Integrante / Sidmar dos Santos Meurer - Integrante / Alexandre Fernandez Vaz - Integrante / Suzete de Paula Bornatto - Integrante / Meily Assbú Linhales - Integrante / Eduardo Galak - Integrante / Maria Cristina Rosa - Integrante / Antonio Jorge Gonçalves Soares - Integrante / Paolo Bianchini - Integrante / Emiliano Gambarota - Integrante / Paola Dogliotti - Integrante / Cecilia Seré - Integrante / Andre Dalben - Integrante / Giovana Camila da Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Diogo Rodrigues Puchta.
    3. 2010-Atual. A educacao dos sentidos na historia: o tempo livre como possibilidade de formacao (entre os anos finais do sec. XIX e os anos iniciais do sec. XXI) Projeto de pesquisa fase II (2014-2019)
      Descrição: Este novo projeto visa investigar as relações entre a educação dos sentidos e os usos do tempo livre na história, indagando diferentes expressões da chamada educação social. Para tanto, extrapola os limites da escolarização e pegunta como diferentes grupos sociais usufruiram do seu tempo livre de modo a definir suas trajeórias formativas. Inspirado nas noções historiográficas de Edward Thompson, na sociologia histórica de Raymond Williams e na historiografia que trata do tema da educação social nos séculos XIX e XX, pretende inventariar um conjun to de práticas culturais e os seus usos por diferentes grupos e/ou individuos na busca da sua auto-fomação. Vale-se de fontes de natureza diversa e tem como recorte temporal os 100 anos que cobrem os fins do séc. XIX e o inicio do séc. XIX.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Diogo Rodrigues Puchta - Integrante / Sérgio Roberto Chaves Junior - Integrante / Sidmar dos Santos Meurer - Integrante / Suzete de Paula Bornatto - Integrante / Marcus Aurélio Taborda de Oliveira - Coordenador / Leonardo Ribeiro Gomes - Integrante / Eduardo Galak - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Diogo Rodrigues Puchta.
    4. 2007-2009. Organizando a cultura a partir da escola: estudo historico dos argumentos em prol da defesa da escola publica como vetor do desenvolvimento da nacao brasileira (Parana/Santa Catarina, decadas finais do seculo XIX e iniciais do seculo XX)
      Descrição: Este projeto perspectiva analisar retóricas legitimadoras da idéia de escolarização pública e estatal como vetor do desenvolvimento da sociedade brasileira. Insere-se na perspectiva de um programa de alcance mais amplo, denominado História da economia política da educação: cultura política e diagnósticos culturais nos argumentos favoráveis ao financiamento público da educação no Brasil (1800-2000), coordenado pelo Prof. Dr. Marcos Cezar de Freitas (UNIFESP), o qual pretende promover ação conjunta de alcance inter-institucional, integrando três grupos de pesquisa em História da Educação alocados em três Universidades Federais, a saber: Universidade Federal de Minas Gerais. Sob a coordenação do Prof. Dr. Luciano Mendes de Faria Filho, UFPR, sob a coordenação do Prof. Dr. Marcus Aurélio Taborda de Oliveira e Universidade Federal de São Paulo, sob a coordenação do Prof. Dr. Marcos Cezar de Freitas, além do Núcleo de Estudos e Pesquisas Corpo, Educação e Sociedade, da Universidade Federal de Santa Catarina, sob a coordenação do Prof. Dr. Alexandre Fernandez Vaz, com vistas a estruturar um programa decenal de pesquisa integrada em história da educação. São seus objetivos específicos: - Promover uma investigação ampla a respeito da cultura política que acompanhou a defesa do financiamento público da escolarização da infância e da juventude nos anos que transcorrem entre as duas últimas décadas do século XIX e as três primeiras décadas do século XX, no Paraná e em Santa Catarina; - Estabelecer critérios históricos de análise com o objetivo de elucidar os pontos de continuidade e, principalmente, os pontos de ruptura entre os argumentos que vincularam os efeitos da ação escolar à construção do progresso e os argumentos que vincularam os efeitos da ação escolar à construção do homo oeconomicus para o desenvolvimento brasileiro; - Sistematizar genealogias de intelectuais e políticos paranaenses, nos séculos XIX e XX, trazendo ao escrutínio os argumentos que vincula.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) . Integrantes: Diogo Rodrigues Puchta - Integrante / Lausane Correa Pykosz - Integrante / Marcus Aurelio Taborda de Oliveira - Coordenador / Sidmar dos Santos Meurer - Integrante / Lucia Chueire Lopes - Integrante / Carlos Eduardo Vieira - Integrante / Alexandre Fernandez Vaz - Integrante / Ticiane Bombassaro - Integrante / Suzete de Paula Bornatto - Integrante / Leziany Silveira Daniel - Integrante / Caroline Baron Marach - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Diogo Rodrigues Puchta.
    5. 2005-2007. Curriculo e educacao do corpo: historia do curriculo da instrucao publica primaria no Parana (1882-1926)
      Descrição: Neste trabalho discutimos alguns dos dispositivos que ajudaram a engendrar o currículo da instrução pública primária no Estado do Paraná entre os anos 1882 e 1926. Com a preocupação voltada para a compreensão do que pode ser denominado educação do corpo, voltamo-nos para o entendimento do conjunto de práticas e saberes que foram mobilizados para atingir o fim proclamado da civilização dos costumes. Entre essas práticas e esses saberes, encontramos um conjunto bastante significativo de disciplinas escolares, no sentido de construtos curriculares. Destacamos, assim, o surgimento da Gymnastica, das Prendas Domésticas, do Canto Orfeônico, da Educação Physica, dos Exercícios Militares entre outros dispositivos. A eles agregamos preocupações com a redefinição do espaço e do tempo escolares, dos rituais, festas e exposições, como elementos que ajudariam a definir um projeto e educação do corpo no mundo da escolarização elementar. Palavras-chave: história da escolarização; história e educação do corpo; história do currículo; história das disciplinas escolares.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Diogo Rodrigues Puchta - Integrante / Marcus Aurelio Taborda de Oliveira - Coordenador / Lausane Corrêa Pycosz - Integrante / Sérgio Roberto Chaves Junior - Integrante / Cristiane dos Santos Souza - Integrante / Sidmar dos Santos Meurer - Integrante / Valdirene Furtado - Integrante / Márcia Elisa Teté Ramos - Integrante / Lilian Dutra Campos - Integrante / Lucia Chueire Lopes - Integrante / Wilson Lemos Junior - Integrante / Henrique Witoslawski - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Diogo Rodrigues Puchta.
    6. 2003-2005. Transformacoes nos padroes de manifestacao e controle corporais na escola elementar paranaense na passagem do modelo domestico para o modelo graduado (1882-1920).
      Descrição: O presente estudo pretende investigar do ponto de vista histórico, as permanências e/ou transformações ocorridas no trato com a corporalidade, na passagem da escola doméstica para a escola graduada no Brasil, focalizando prioritariamente a consolidação do processo de escolarização no Estado do Paraná, entre as décadas finais do séc. XIX e as iniciais do séc. XX. Partindo do entendimento que esse é um investimento ainda marginal no campo da história da educação, que tem localizado esforços nos processos ditos intelectuais e morais, pretende recorrer a um conjunto de documentos como relatórios, correspondências, legislação, materiais escolares, memórias entre outros, localizados em acervos paranaenses, paulistas e cariocas, bem como em outros estados, com o fito de compreender que manifestações e padrões corporais permaneceram na passagem de um modelo escolar para outro, aquelas que sofreram transformações e/ou desapareceram, e o estatuto daquelas transformações, quando for o caso. Pretendemos contribuir para o incremento do conhecimento histórico sobre o processo de escolarização, demonstrando que os investimentos na formação moral e intelectual do povo nunca puderam prescindir de uma forte inversão na corporalidade dos agentes escolares, fossem professores ou alunos, em temas tão polêmicos quanto os castigos corporais, a distinção entre a educação de meninos e de meninas, o surgimento e desaparecimento de várias disciplinas escolares que incidiam diretamente sobre a corporalidade, a construção de uma imagética própria marcada por ritos, festas, comemorações muito próprios do mundo da escolarização. É forçoso reconhecer que apenas muito recentemente os historiadores da educação têm se voltado para a compreensão das questões atinentes ao corpo na escola, mudança essa resultado, por certo, da onda de renovação que a área vem experimentando.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Diogo Rodrigues Puchta - Integrante / Marcus Aurelio Taborda de Oliveira - Coordenador / Lausane Corrêa Pycosz - Integrante / Luciane Paiva Alves de Oliveira - Integrante / Luciano de Lacerda Gurski - Integrante / Melina Cavalcanti de A Vicentine - Integrante / Sérgio Roberto Chaves Junior - Integrante / Talita Banck Dalcin - Integrante / Vera Luiza Moro - Integrante / Cristiane dos Santos Souza - Integrante / Sidmar dos Santos Meurer - Integrante / Valdirene Furtado - Integrante / Lucia Chueire Lopes - Integrante / Wilson Lemos Junior - Integrante / Henrique Witoslawski - Integrante / Elaine Cátia Falcade - Integrante / Andrea Cordeiro - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação Araucária - Auxílio financeiro.
      Membro: Diogo Rodrigues Puchta.
    7. 2001-2005. Levantamento e catalogacao de fontes primarias e secundarias para o estudo historico da Educacao Fisica escolar e das praticas corporais escolares no estado do Parana (1846-1939)
      Descrição: O projeto visa localizar, mapear e catalogar fontes para uma possível história da Educação Física e das práticas corporais escolares na escola paranaense. Atuando sobre acervos paranaenses, paulistas e cariocas, procura reunir uma massa documental que permita o desenvolvimento de um conjunto de estudos que devem tentar compreender as transformações nas maneiras de tratar a corporalidade na escola brasileira.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Diogo Rodrigues Puchta - Integrante / Lausane Correa Pykosz - Integrante / Marcus Aurelio Taborda de Oliveira - Coordenador / Luciane Paiva Alves de Oliveira - Integrante / Luciano de Lacerda Gurski - Integrante / Marcelo Moraes e Silva - Integrante / Melina Cavalcanti de A Vicentine - Integrante / Talita Banck Dalcin - Integrante / Vera Luiza Moro - Integrante / Cristiane dos Santos Souza - Integrante.
      Membro: Diogo Rodrigues Puchta.
    8. 2001-2004. Civilizacao, racionalidade, escolarizacao: educando corpos conformados e vontades submissas?
      Descrição: O projeto procura captar as mudanças de padrão de tratamento da corporalidade na escola brasileira, na passagem do modelo doméstico para o graduado. Procura identificar práticas que incidiam sobre os corpos dos alunos, tais como os castigos corporais, as normas disciplinares, as questões de gênero, os rituais, festas e rotinas escolares. Entre essas práticas podemos considerar o surgimento de disciplinas como a gymnastica, Os exercícios militares, as prendas domésticas, os trabalhos manuais, o canto orfeônico, a educação física, entre outras... Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Diogo Rodrigues Puchta - Integrante / Marcus Aurelio Taborda de Oliveira - Coordenador / Lausane Corrêa Pycosz - Integrante / Luciane Paiva Alves de Oliveira - Integrante / Luciano de Lacerda Gurski - Integrante / Marcelo Moraes e Silva - Integrante / Melina Cavalcanti de A Vicentine - Integrante / Sérgio Roberto Chaves Junior - Integrante / Talita Banck Dalcin - Integrante / Vera Luiza Moro - Integrante / Cristiane dos Santos Souza - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Diogo Rodrigues Puchta.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Aprovação em concurso público para provimento do cargo de professor de educação superior da Universidade do Estado de Minas Gerais, Universidade do Estado de Minas Gerais.. 2019.
      Membro: Diogo Rodrigues Puchta.
    2. Aprovação em concurso público para provimento no cardo de docente do quadro permanente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)., Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)... 2010.
      Membro: Diogo Rodrigues Puchta.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (37)
    1. II Seminário Corpos, Natureza e Sensibilidades em Perspectiva Transnacional. 2020. (Seminário).
    2. 1º Seminário do projeto "Corpos, natureza e sensibilidades em perspectiva transnacional".Entre figuras e ilustrações: as imagens presentes nos manuais de ginástica do final do século XIX e início do século XX.. 2019. (Seminário).
    3. X CBHE - Congresso Brasileiro de História da Educação. A prescrição de exercícios físicos e a inserção da ginástica no currículo do ensino público primário. 2019. (Congresso).
    4. XIII Congresso Iberoamericano de História de la Edicación Latinoamericana - CIHELA 2018. EDUCAÇÃO DO CORPO E RIGIDEZ DISCIPLINAR: um estudo sobre o médico-pedagogo D. M. G. Schreber, sua "ginástica doméstica" e seu filho.. 2018. (Congresso).
    5. X Seminário do Cemef UFMG.Diálogos transnacionais na História da Educação Física. 2018. (Seminário).
    6. XV CHELEF - Congrasso Brasileiro de História do Esporte, do Lazer e da Educação Física. Manuais de ginástica publicados na segunda metade do século XIX e início do século XX: uma análise de seus conteúdos.. 2018. (Congresso).
    7. 39 ISCHE International Standing Conference for the History of Education. Tiempos y espacios de gimnasia: sentidos y sensibilidades que se educan. 2017. (Congresso).
    8. IV Seminário Interinstitucional (UFMG/PUC-SP/UFPR) - Diálogos sobre a história da educação dos sentidos e das sensibilidades a s.Tempos e espaços de ginástica: sentidos e sensibilidades que se educam.. 2017. (Seminário).
    9. XIV Congresso Brasileiro de História do Esporte, Lazer e Educação Física Físi. Sobre a adoção e circulação de manuais de ginástica no Brasil. 2016. (Congresso).
    10. 8 Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação de Minas Gerais (COPEHE - MG). Antonio Martiniano Ferreira e o "Compendio Pratico de Gymnastica" publicado na cidade de Ouro Preto em 1897.. 2015. (Congresso).
    11. VIII Seminário do CEMEF - Homo Sportivus na História: ciência, arte, política e educação.. 2014. (Seminário).
    12. V Seminário Internacional EHPS ? Educação e regimes ditatoriais ? 50 anos do Golpe Militar no Brasil. 2014. (Seminário).
    13. VII Congresso Brasileiro de História da Educação. A trajetória da ginástica no currículo do ensino público primário paranaense (fim do século XIX e início do século XX).. 2013. (Congresso).
    14. XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Aristóteles Xavier e o Curso de Ginástica ministrado em Curitiba no início da década de 1920.. 2013. (Congresso).
    15. IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. O livro como ferramenta pedagógica para a inserção da educação física e da ginástica no ensino público primário paranaense (fim do século XIX e início do século XX). 2012. (Congresso).
    16. VII Seminário do Centro de Memória da Educação Física da UFMG e I Encontro de Centros de Memória da Educação Física do Brasile. 2012. (Seminário).
    17. VI Seminário do Centro de Memória da Educação Física da UFMG. 2010. (Seminário).
    18. VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. A influência da "gymnastica" de Schreber na educação física das crianças que frequentavam o ensino público primário paranaense no fim do século XIX e início do século XX. 2008. (Congresso).
    19. III Seminário do Centro de Memória da Educação Física da UFMG e I Encontro do GTT Memórias da Educação Física e do Esporte do CBCE. 2006. (Seminário).
    20. IV Seminário Inter-Grupos História da Educação. 2006. (Seminário).
    21. Seminário de pesquisa: Foucault e a História. 2006. (Seminário).
    22. VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. A Gymnastica como educação do corpo nos grupos escolares curitibanos do início do século passado: reflexões acerca de um objeto de estudo.. 2006. (Congresso).
    23. II Seminário de Pesquisa sobre Culrtura Escolar: Perspectivas Históricas. 2005. (Seminário).
    24. Seminário de pesquisa: "História do Livro Didático".. 2005. (Seminário).
    25. XIV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e I Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Mapeando fontes para o estudo histórico das práticas corporais escolares e da constituição da educação física escolar no estado do Paraná.. 2005. (Congresso).
    26. XIX Semana de Ensino Pesquisa e Extensão da UFPR.A Gymnastica como educação do corpo nos grupos escolares curitibanos do início do século passado: possibilidades de compreensão a partir de um anteprojeto de pesquisa.. 2005. (Outra).
    27. 12º Evento de Iniciação Científica da UFPR.Mapeando fontes para o estudo histórico das práticas corporais escolares no estado do Paraná. 2004. (Outra).
    28. 2º Congrasso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte. EDUCAÇÃO DO CORPO, ESCOLARIZAÇÃO E MODERNIDADE: apontamentos esparsos.. 2004. (Congresso).
    29. III Congresso Brasileiro de História da Educação. EDUCAÇÃO DO CORPO, ESCOLARIZAÇÃO E MODERNIDADE: possibilidades de compreensão histórica a partir do acervo do arquivo público do Paraná.. 2004. (Congresso).
    30. V Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. 2004. (Seminário).
    31. 1º Pré-Conbrace Sul. 2003. (Congresso).
    32. VIII Seminário de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Educação Física da UFPR. 2003. (Seminário).
    33. XIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. 2003. (Congresso).
    34. XII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. 2001. (Congresso).
    35. IX Copa Olímpico/Cremer Internacional de Ginástica Olímpica.Atleta da modalidade de Ginástica Olímpica. 1997. (Outra).
    36. Jogos da Juventude.Atleta da modalidade de Ginástica Olímpica. 1997. (Outra).
    37. Jogos da Juventude.Atleta da modalidade de Ginástica Olímpica. 1996. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (6)
    1. PUCHTA, D. R.. XXXVII Encontro Anual Helena Antipoff III Congresso Brasileiro de História da Psicologia. 2019. (Congresso).. . 0.
    2. PUCHTA, D. R.. X Seminário do Cemef: Diálogos transnacionais na História da Educação Física. 2018. (Outro).. . 0.
    3. PUCHTA, D. R.. VIII Seminário do Cemef - Homo Sportivus na História: ciência, arte, política e educação. 2014. (Congresso).. . 0.
    4. PUCHTA, D. R.. VII Seminário do Centro de Memória da Educação Física: Homo Gymnasticus na História: ciência, educação, arte. I Encontro de Centros de Memória da Educação Física do Brasil. 2012. (Outro).. . 0.
    5. PUCHTA, D. R.. IX Encontro Intergrupos de Pesquisa em História da Educação. 2011. (Outro).. . 0.
    6. PUCHTA, D. R.. VIII Seminário de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Educação Física - Teoria Crítica, Corporalidade e Formação Escolar. 2003. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:06