Licenciada em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Ouro Preto (2014). Mestre em educação, pelo programa de pós graduação de Universidade Federal de Ouro Preto (2018). Membro do grupo de pesquisa Práticas Científicas e Educação em Ciências ( UFOP) e do grupo Reagir- Modelagem e Educação em Ciências. Atualmente professora universitária de Universidade Estadual de Minas Gerais- Ituiutaba lecionando disciplinas na área de Ensino de Química. (Texto informado pelo autor)
ANDRADE, G. M. P. C.; MOZZER, N. B. ; OLIVEIRA, T. M. A. O papel dos questionamentos do professor em atividades fundamentadas em modelagem analógica. Ensenanza de Las Ciencias. v. Extra, p. 4535-4540, issn: 0212-4521, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
OLIVEIRA, T. M. A ; MOZZER, N. B. ; ANDRADE, G. M. P. C.. Modelo de Conhecimento Profissional de Professores em Formação. Ensenanza de Las Ciencias. v. Extra, p. 2805-2010, issn: 0212-4521, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
ANDRADE, G. M. P. C.; MOZZER, N. B.. Análise dos Questionamentos do Professor em Atividades Fundamentadas em Modelagem Analógica. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. v. 16, p. 825-850, issn: 1806-5104, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Trabalhos completos publicados em anais de congressos (5)
ANDRADE, G. M. P. C.; MOZZER, N. B.. Proposta de uma sequência didática sobre o uso de pesticidas fundamentada na modelagem analógica. Em: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 1-18, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
ANDRADE, G. M. P. C.; MOZZER, N. B.. Análise dos questionamentos do professor em uma sequência de ensino sobre equilíbrio químico fundamentada em modelagem analogica. Em: Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
ARAUJO, T. D. ; ANDRADE, G. M. P. C. ; SILVA, F. A. R. E. ; COUTINHO, F. A.. A mobilização de diferentes actantes em uma explicação de um experimento sobre o conteúdo 'equilíbrio químico'. Em: X Encontro Nacional de Pesquisa e Ensino de Ciências, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
ANDRADE, G. M. P. C.; Gabriella Leone Fernandes ; SILVA, F. A. R. E. ; Oliveira, L. B ; Mendonça, C. C. P. Revisão bibliográfica sobre ensino universitário brasileiro: um estudo sobre as novas políticas públicas de acesso e permanência à educação superior. Em: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (1)
ARAUJO, T. D. ; ANDRADE, G. M. P. C. ; SILVA, F. A. R. E.. A interação entre diferentes actantes em uma explicação de um experimento em uma aula de química sobre Equilíbrio Químico. Em: I Seminário de Inovações Pedagógicas, 2015, Ouro Preto. I Seminário de Inovações Pedagógicas, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos publicados em anais de congressos (0)
Artigos aceitos para publicação (0)
Apresentações de trabalho (10)
ANDRADE, G. M. P. C. O papel dos questionamentos da professora em um processo fundamentado na modelagem analógica. 2019. Apresentação de Trabalho/Simpósio
ANDRADE, G. M. P. C. O papel dos questionamentos da professora em um processo fundamentado na modelagem analógica. 2019. Apresentação de Trabalho/Simpósio
PASSOS, B. S. ; ANDRADE, G. M. P. C. ; MOZZER, N. B.. Análise Crítica do Jogo Saga Científica. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação
ANDRADE, G. M. P. C.; MOZZER, N. B.. Análise dos questionamentos do professor em uma sequência de ensino sobre equilíbrio químico fundamentada em modelagem analogica. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação
ARAUJO, T. D. ; ANDRADE, G. M. P. C. ; SILVA, F. A. R. E. ; COUTINHO, F. A.. A mobilização de diferentes actantes em uma explicação de um experimento sobre o conteúdo 'Equilíbrio químico. 2015. Apresentação de Trabalho/Comunicação
ANDRADE, G. M. P. C.; MOREIRA, A. L. ; MENDONCA, P. C. C.. Analise e propostas de modificaçoes do jogo Alquimia. 2014. Apresentação de Trabalho/Comunicação
FERNANDES, G. L. ; ANDRADE, G. M. P. C. ; SILVA, F. A. R. E. ; MENDONCA, P. C. C. ; OLIVEIRA, L. B.. Os processos de ensino no ICEB/UFOP: Dilemas e inovações. 2013. Apresentação de Trabalho/Seminário
ANDRADE, G. M. P. C.; FERNANDES, G. L. ; SILVA, F. A. R. E. ; MENDONCA, P. C. C. ; OLIVEIRA, L. B.. Revisão bibliográfica sobre o ensino universitário brasileiro: um estudo sobre as novas políticas públicas de acesso e permanência à educação superior. 2013. Apresentação de Trabalho/Comunicação
ANDRADE, G. M. P. C.; FERNANDES, G. L. ; SILVA, F. A. R. E. ; OLIVEIRA, L. B. ; MENDONCA, P. C. C.. Os processos de ensino no ICEB/UFOP: Dilemas e inovações. 2012. Apresentação de Trabalho/Seminário
MOREIRA, A. L. ; ANDRADE, G. M. P. C. ; Miranda, L. F ; FIGUEREDO, K. L. ; MENDONCA, P. C. C.. Tendências no ensino de química: Análise (leitura, compreensão e interpretação) e produção de textos. 2011. Apresentação de Trabalho/Comunicação
Programas de computador com registro de patente (0)
Programas de computador sem registro de patente (0)
Produtos tecnológicos (0)
Processos ou técnicas (0)
Trabalhos técnicos (0)
Demais tipos de produção técnica (0)
Produção artística
Total de produção artística (0)
Orientações em andamento
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Supervisões e orientações concluídas
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Projetos de pesquisa
Total de projetos de pesquisa (4)
2020-Atual. As praticas epistemicas e os saberes docentes na abordagem de questoes sociocientificas Descrição: Diante da consideração de que a promoção de práticas epistêmicas não é algo inerente ao ensino de Ciências, mas dependentes da intencionalidade e dos saberes do professor, nesta pesquisa nosso interesse está centrado em investigar as relações entre os saberes docentes e o engajamento dos estudantes em práticas epistêmicas na abordagem de questões sociocientíficas. Tal investigação será realizada no contexto de um curso de formação continuada destinado a professores de Ciências da natureza que atuam em escolas da rede pública de Ouro Preto e Mariana. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gabriela Mara de Paiva Campos Andrade - Integrante / Tatiana Costa Ramos - Integrante / Nilmara Braga Mozzer - Coordenador / Thais Mara Anastácio Oliveira - Integrante / Paula Cristina Cardoso Mendonça - Integrante / Barbara Dias Silveira - Integrante / Kenia Basto Damascenda - Integrante. Membro: Gabriela Mara de Paiva Campos Andrade.
2018-Atual. Abordagem de Questoes Sociocientificas Fundamentada na Modelagem Analogica Descrição: No tratamento de QSC, o ensino fundamentado na modelagem analógica - processo de elaboração, crítica e reformulação de modelos e analogias - apresenta-se como uma possibilidade para se trabalhar a dimensão científica, suas práticas e os valores relacionados à ciência, a qual se distancia do ensino mecanizado, descontextualizado e isento de problematização. A proposta de conjugação entre QSC e a modelagem analógica no ensino de Ciências pode fornecer ricas oportunidades para a promoção de aprendizagens que visam a formação crítica e integral dos estudantes. Esses aspectos justificam o interesse de se conduzir pesquisas centradas no objetivo de se investigar o potencial de abordagens de QSC fundamentadas na modelagem analógica de promover aprendizagens nas dimensões conceitual, procedimental e atitudinal dos conteúdos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Gabriela Mara de Paiva Campos Andrade - Integrante / Tatiana Costa Ramos - Integrante / Nilmara Braga Mozzer - Coordenador / Thais Mara Anastácio Oliveira - Integrante / Adriana Lima Moreira - Integrante / Barbara Dias Silveira - Integrante / Kenia Basto Damascenda - Integrante / Josiany da Silva Daudt - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Membro: Gabriela Mara de Paiva Campos Andrade.
2015-2018. Raciocinio Analogico e Modelagem no Ensino de Quimica Descrição: Diante das similaridades entre as etapas de elaboração, crítica e reformulação de representações/relações presentes nos processos de modelagem e de raciocínio analógico de especialistas, os quais também devem guiar o ensino de Ciências, neste projeto envolvemos futuros professores de Química na elaboração e aplicação de sequências didáticas que conjugam ambos os processos. Como um objetivo secundário, mas não menos importante, também investigamos os conhecimentos declarativo e procedimental de futuros professores de Química sobre analogias... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Gabriela Mara de Paiva Campos Andrade - Coordenador / Tatiana Costa Ramos - Integrante / Nilmara Braga Mozzer - Integrante / Thais Mara Anastácio Oliveira - Integrante / Rosaria Justi - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro. Membro: Gabriela Mara de Paiva Campos Andrade.
2014-2018. Raciocinio Analogico e Modelagem no Ensino de Quimica Descrição: Analogias podem ser ferramentas didáticas e heurísticas no ensino de Ciências quando são fornecidas oportunidades aos estudantes para que elaborem e revisem suas próprias comparações. Diante disso, os objetivos centrais desse projeto de pesquisa são: (i) desenvolver uma estrutura para guiar a elaboração de analogias por alunos fundamentada na modelagem; (ii) utilizar essa estrutura para desenvolver, aplicar e analisar sequências de atividades didáticas destinadas a alunos da educação básica; e (iii) avaliar as potencialidades da estrutura guia desenvolvida em relação a uma iniciativa de apoio ao uso de analogias bastante difundida na literatura... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Gabriela Mara de Paiva Campos Andrade - Coordenador / Tatiana Costa Ramos - Integrante / Nilmara Braga Mozzer - Integrante / Thais Mara Anastácio Oliveira - Integrante / Thais Alves Silva - Integrante / Rosaria Justi - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Membro: Gabriela Mara de Paiva Campos Andrade.
Prêmios e títulos
Total de prêmios e títulos (0)
Participação em eventos
Total de participação em eventos (13)
V Simpósio Mineiro de Educação Química.Novos Talentos. 2019. (Simpósio).
II Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas em Ensino de Quimica.Análise Crítica do Jogo Saga Científica. 2016. (Encontro).
X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.A mobilização de diferentes actantes em uma explicação de um experimento sobre o conteúdo 'Equilíbrio químico. 2015. (Encontro).
I Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas em Ensino de Quimicaca.Encontro Nacional de Jogos e Atividades Ludicas em Ensino de Quimica. 2014. (Encontro).
IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? IX ENPEC.Revisão bibliografica sobre o ensino universitario brasileiro: um estudo sobre as novas politicas publicas de acesso e permanência á educação superior. 2013. (Encontro).
IX Semana de Estudos de Quimica.Semana de Estudo de Quimica. 2013. (Outra).
VI Mostra Pró-Ativa. Os processos de ensino no ICEB/UFOP: Dilemas e InovaçõesMAS.Os processos de ensino no Iceb/Ufop: Dilemas e Inovaçoes. 2013. (Seminário).
I Coloquio de Ensino de Ciências e Biologia.I Coloquio de Ensino de Ciências e Biologia. 2012. (Seminário).
V Mostra Pró-Ativa. Os Processos de Ensino ICEB/UFOP.Os processos de ensino no Iceb/Ufop: Dilemas e Inovaçoes. 2012. (Seminário).
IV Mostra Pró- Ativa.Tendencias no ensino de Quimica: Analise e produçao de textos. 2011. (Outra).
VIII Semana de Estudos de Quimica.Semana de Estudo de Quimica. 2011. (Seminário).
VII Semana de Estudo da Quimica.Semana de Estudo de Quimica. 2010. (Outra).
VI Semana de Estudos de Quimica.Semana de Estudo de Quimica. 2009. (Oficina).
Organização de eventos
Total de organização de eventos (2)
ANDRADE, G. M. P. C.. XVII Encontro Nacional de Ensino de Quimica. 2014. (Outro).. . 0.
ANDRADE, G. M. P. C.. VII Mostra de Profissoes da Universidade Federal de Ouro Preto. 2013. (Outro).. . 0.