Professor do curso de Pedagogia da UEMG - Ituiutaba. Coordenador e professor no curso de Pós-Graduação "Histórias e Culturas Afro-brasileiras e Indígenas na Educação" - FACON / A Casa Tombada - SP. Integrante do grupo de pesquisa Arte e Formação de Educadores - UNESP - CNPQ, desde 2007. Mestre em Artes (Área de Arte e Educação) pela UNESP _ pesquisa referente a práticas oníricas e musicais dos indígenas A´uwe Uptabi _Xavante da aldeia Etenhiritipa - MT, com financiamento da FAPESP. Graduação: Licenciatura Plena em Educação Artística - Habilitação em Música - UNESP. Músico na DasDuas Companhia de Teatro. Autor do livro Rowapari´nho´re: Sonhar e Pegar Cantos no Xamanismo A'uwe_Xavante (editora Porto de Ideias / apoio FAPESP). Autor de materiais didáticos de Ensino Fundamental (Editora Moderna). Tem, portanto, experiência nas Áreas de Educação, Música, Etnomusicologia, Etnologia indígena, atuando especialmente com as temáticas Diversidade Étnico-racial e Diversidade Epistemológica. (Texto informado pelo autor)
FUSCALDO. O Canto do Professor. In: Christov, Luiza H. S.; Bruno, Eliane B. G. (Org.). A Voz do Professor de Artes: Encontro entre Universidade e Ensino Fundamental. 1ed.São Paulo. Em: . : Porto de Idéias. 2016.p. 96-102. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Textos em jornais de notícias/revistas (0)
Trabalhos completos publicados em anais de congressos (1)
FUSCALDO. ETNOMUSICOLOGIA E EDUCAÇÃO ? REFLEXÕES SOBRE PROCEDIMENTOS E MATERIAIS DIDÁTICOS REFERENTES A MÚSICAS INDÍGENAS. Em: II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, v. I, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (0)
Resumos publicados em anais de congressos (0)
Artigos aceitos para publicação (0)
Apresentações de trabalho (6)
FUSCALDO. Textos silenciados: conversa sobre a existência das minorias. 2015. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
FUSCALDO. História Oral na Pesquisa ?Rowapari Danho`re - sonhar e pegar cantos no xamanismo a?uwe?. 2014. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
FUSCALDO. Referencias teóricas e questões da pesquisa Rowapari Danho`re - sonhar e pegar cantos no xamanismo auwe. 2014. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
FUSCALDO. relato sobre visita ás aldeias Wederã e Etêñeritipa. 2006. Apresentação de Trabalho/Seminário
FUSCALDO. Arte Educação de Jovens e Adultos. 2005. Apresentação de Trabalho/Congresso
FUSCALDO. relato de experiência: Arte Educação de Jovens e Adultos. 2005. Apresentação de Trabalho/Outra
COUTINHO, R. G. ; FUSCALDO ; BRONIZESKI, Camila ; COUTINHO, Christiane ; PIMENTEL, Luiz. Se Liga na Arte. 2018. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Coleção de Material Didático em 4 volumes para Ensino Fundamental II, do Componente Curricular Arte [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
FUSCALDO, U. ; FUSCALDO. Exposição: Uirai Fuscaldo _ em memória II. 2005. [ busca Google | busca Bing ]
FUSCALDO, U. ; FUSCALDO. Exposição: Uirai Fuscaldo _ em memória. 2005. [ busca Google | busca Bing ]
Orientações em andamento
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Supervisões e orientações concluídas
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (20)
Barbara Alves Sant'ana. ESCOLA KUNHÃ MORONTIM: Lições de resistência na aldeia indígena Awa Porungawa Djú. (Aperfeiçoamento/Especialização em Histórias e Culturas Afro-brasileiras e Indígenas na Educação) - Faculdade de Conchas, . 2018. Orientador: Arthur Iraçu Amaral Fuscaldo.
Aceli de Assis Magalhães. Ensaio sobre o uso de práticas de contemplação simbólica nos estudos e investigações que propõem conhecer o. (Aperfeiçoamento/Especialização em Histórias e Culturas Afro-brasileiras e Indígenas na Educação) - Faculdade de Conchas, . 2018. Orientador: Arthur Iraçu Amaral Fuscaldo.
Felipe Heder Machado. Aos Mestres de Pés de Descalços. (Aperfeiçoamento/Especialização em Histórias e Culturas Afro-brasileiras e Indígenas na Educação) - Faculdade de Conchas, . 2018. Orientador: Arthur Iraçu Amaral Fuscaldo.
Angélica Prestes Ferreira Camargo. Tecendo relações com a aprendizagem no espaço escolar - ?Projeto Colcha de Retalhos?. (Aperfeiçoamento/Especialização em REDEFOR (Programa Rede São Paulo de Formação Docente) - Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 2012. Orientador: Arthur Iraçu Amaral Fuscaldo.
ANDRESSA RODRIGUES DE SOUZA. Aulas de Sucesso. (Aperfeiçoamento/Especialização em REDEFOR (Programa Rede São Paulo de Formação Docente) - Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 2012. Orientador: Arthur Iraçu Amaral Fuscaldo.
Silvia Maria Mantovani. A cultura popular e a cultura erudita no contexto do Bumba - meu ? Boi. (Aperfeiçoamento/Especialização em REDEFOR (Programa Rede São Paulo de Formação Docente) - Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 2012. Orientador: Arthur Iraçu Amaral Fuscaldo.
ÉRICA SODRÉ LEITE. ARTE E OBJETOS UTILITARIOS. (Aperfeiçoamento/Especialização em REDEFOR (Programa Rede São Paulo de Formação Docente) - Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 2012. Orientador: Arthur Iraçu Amaral Fuscaldo.
Carla Cristina Bojorque. JOGOS TEATRAIS: POSSIBILIDADE DE RESSIGNIFICAÇÃO LÚDICA.. (Aperfeiçoamento/Especialização em REDEFOR (Programa Rede São Paulo de Formação Docente) - Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 2012. Orientador: Arthur Iraçu Amaral Fuscaldo.
CRISTIANE ANTUNES VIANNA. A ARTE NA EDUCAÇÃO, SEGUNDO PAULO FREIRE. (Aperfeiçoamento/Especialização em REDEFOR (Programa Rede São Paulo de Formação Docente) - Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 2012. Orientador: Arthur Iraçu Amaral Fuscaldo.
Regina Célia Garbelini dos Santos. RELAÇÕES ENTRE CULTURA POPULAR E CULTURA ERUDITA. (Aperfeiçoamento/Especialização em REDEFOR (Programa Rede São Paulo de Formação Docente) - Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 2012. Orientador: Arthur Iraçu Amaral Fuscaldo.
Elenita da Cunha Torreti. Música na Escola, uma linguagem que encanta. (Aperfeiçoamento/Especialização em REDEFOR (Programa Rede São Paulo de Formação Docente) - Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 2012. Orientador: Arthur Iraçu Amaral Fuscaldo.
Lerys Helena Mamede Pozo. Cultura Erudita, Cultura Popular na Contemporaneidade. (Aperfeiçoamento/Especialização em REDEFOR (Programa Rede São Paulo de Formação Docente) - Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 2012. Orientador: Arthur Iraçu Amaral Fuscaldo.
LETICIA FERRAGUT. CRIATIVIDADE E ENSINO DE ARTE: Um estudo a partir da experiência de aulas. (Aperfeiçoamento/Especialização em REDEFOR (Programa Rede São Paulo de Formação Docente) - Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 2012. Orientador: Arthur Iraçu Amaral Fuscaldo.
ROGÉRIO AMIRATI. GRAFITE: ARTE URBANA ESTÉTICA CONTEMPORÂNEA. (Aperfeiçoamento/Especialização em REDEFOR (Programa Rede São Paulo de Formação Docente) - Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 2012. Orientador: Arthur Iraçu Amaral Fuscaldo.
DÉBORA CRISTINA F. JORDÃO. CULTURA DE MASSA E CRÍTICA SOCIAL. (Aperfeiçoamento/Especialização em REDEFOR (Programa Rede São Paulo de Formação Docente) - Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 2012. Orientador: Arthur Iraçu Amaral Fuscaldo.
Márcia Janini de França Cardoso. A DOCÊNCIA DE MÚSICA NAS ESCOLAS: AVANÇOS E ENTRAVES NA PERSPECTIVA PEDAGÓGICA DA ATUALIDADE. (Aperfeiçoamento/Especialização em REDEFOR (Programa Rede São Paulo de Formação Docente) - Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 2012. Orientador: Arthur Iraçu Amaral Fuscaldo.
Civaldo Guilherme da Silva. Aproximações e distanciamentos entre o teatro popular e o teatro erudito Um exemplo de caso: um clássico na rua ? Romeu Julieta, peça de William Shakespeare, encenada pelo grupo teatral O GALPÃO. (Aperfeiçoamento/Especialização em REDEFOR (Programa Rede São Paulo de Formação Docente) - Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 2012. Orientador: Arthur Iraçu Amaral Fuscaldo.
BEATRIZ GREGÓRIO. Contexto Sócio Cultural e Mídias de Grande Alcance. (Aperfeiçoamento/Especialização em REDEFOR (Programa Rede São Paulo de Formação Docente) - Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 2012. Orientador: Arthur Iraçu Amaral Fuscaldo.
Lilian Rubinelli de Castro. Modinha: música popular ou música erudita?. (Aperfeiçoamento/Especialização em REDEFOR (Programa Rede São Paulo de Formação Docente) - Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 2012. Orientador: Arthur Iraçu Amaral Fuscaldo.
Adriana de Souza. Múltiplas facetas da leitura da obra de arte: um diálogo entre a obra e o expectador. (Aperfeiçoamento/Especialização em REDEFOR (Programa Rede São Paulo de Formação Docente) - Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 2012. Orientador: Arthur Iraçu Amaral Fuscaldo.
Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Projetos de pesquisa
Total de projetos de pesquisa (0)
Prêmios e títulos
Total de prêmios e títulos (0)
Participação em eventos
Total de participação em eventos (3)
II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. ETNOMUSICOLOGIA E EDUCAÇÃO ? REFLEXÕES SOBRE PROCEDIMENTOS E MATERIAIS DIDÁTICOS REFERENTES A MÚSICAS INDÍGENAS. 2014. (Congresso).
VI Colóquio Internacional de Etnocenologia. 2009. (Congresso).
XVII Congresso de Iniciação Científica da UNESP. Arte Educação de Jovens e Adultos. 2005. (Congresso).