teste-01

Daniela Goulart Peres

Doutora em Artes pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (2011-2014), com bolsa sanduíche com fomento da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior ), sob orientação da Prof. Dr. Eduardo Subirats, na Universidade de Nova York - NYU (2013). Possui graduação em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes - UFMG (1994) e mestrado em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes - UFMG (2004). Artista plástica, pesquisadora e professora de fotografia na Escola Guignard/UEMG. Desde 2007 realiza pesquisas vinculadas ao Centro de Pesquisa da Escola Guignard. Área de pesquisa e atuação é a fotografia contemporânea, os desdobramentos da revolução digital na arte, o retrato fotográfico, a antropologia urbana e suas poéticas visuais. Esses interesses incluem as percepções e representações humanas do meio urbano, fotografia e deslocamentos como instrumentos de pesquisa. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/8729055970370428 (19/12/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Escola Guignard. Rua Ascânio Burlamarque 540 Mangabeiras 30315030 - Belo Horizonte, MG - Brasil Telefone: (31) 31949305 URL da Homepage: www.uemg.br
  • Grande área: Lingüística, Letras e Artes
  • Área: Artes
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (9)
    1. 2018-2019. A CIDADE POETIZADA: Arte e experiencia cotidiana.
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Daniela Goulart Peres - Coordenador / Barbara Lissa A. de Campos - Integrante.
      Membro: Daniela Goulart Peres.
    2. 2016-2017. O DIARIO VISUAL E A POETICA DA EXISTENCIA: Um estudo sobre a autobiografia fotografica.
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Daniela Goulart Peres - Coordenador / Barbara Lissa A. de Campos - Integrante.
      Membro: Daniela Goulart Peres.
    3. 2015-2016. DIALOGISMO: Cidade, rua e fotografia.
      Descrição: A produção da renovada ecologia social é o que interessa ao meu projeto artístico e acadêmico, e usando a fotografia como instrumento de pesquisa, onde é possível criar imagens para que possamos ver o que muitas vezes passa imperceptível no cotidiano. No meu trabalho eu escolhi tratar desse aspecto da fotografia que faz ?re-ver? o que muitas vezes foi negligenciado pelo olho, já que a fotografia ao suspender as coisas de seus fluxos, faz com o os objetos apareçam. Esse ato de trazer ideias à atenção através da imagem é, na minha visão, um dos aspectos mais importantes da fotografia como disciplina artística, já que talvez lide com aspectos que muitas vezes escapam à teoria. As questões do lugar e do dialogismo são, a meu ver, fundamentais para a fotografia contemporânea, já que vivemos na época das telas, da câmeras. Portanto, o fotógrafo deve, cada vez mais, estar inserido dentro de seu assunto. Somente dessa forma é possível ir além do simples registro e da superficialidade. Daí a escolha em fotografar o Conjunto Governador Juscelino Kubitschek, JK, um local rico em diversidades, seus moradores e suas moradias.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Daniela Goulart Peres - Coordenador.
      Membro: Daniela Goulart Peres.
    4. 2011-2012. A ESTETICA DA TRIVIALIDADE ELEVADA Um estudo sobre a fotografia contemporanea
      Descrição: A questão do trivial, uma das mais vivas da arte, da literatura e do pensamento do século XX, se apresenta muito forte desde os anos 1980. A fotografia contemporânea volta-se para o cotidiano, para o corriqueiro, como uma forma de microrresistência às imagens típicas da sociedade do espetáculo. A simplicidade apresentada trata de aprender a habitar melhor o mundo presente, longe das utopias, na proximidade das relações concretas e das experiências possíveis. O objetivo principal desta pesquisa é analisar a produção dessas imagens, como fotografias que tratam de uma trivialidade elevada, que fogem do banal, por escolherem o extraordinário do cotidiano.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Daniela Goulart Peres - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.Número de orientações: 1
      Membro: Daniela Goulart Peres.
    5. 2010-2011. A FOTOGRAFIA GESTUAL: Um estudo sobre a fotografia contemporanea
      Descrição: O objetivo principal deste projeto é analisar a fotografia através da visão de mundo a partir do ponto de vista do fotógrafo. Foi analisada a apresentação hedonística da fotografia contemporânea, onde não há culpa, dramas pessoais e que representa uma ruptura no diário intimo iniciado por Larry Clark (1943-) e Nan Goldin (1953-). Fotógrafos como Ryan McGinley (1977-), Glynnis McDaris (1979-), Jason Nocito (1973-), Mark Borthwick (1966-), Justine Kurland (1969-) apresentam uma harmonia entre sujeito e mundo. Em suas imagens há uma busca permanente da simplicidade, da harmonia formal, onde não há agressão aos olhos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Daniela Goulart Peres - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.Número de orientações: 1
      Membro: Daniela Goulart Peres.
    6. 2008-2009. A SOCIEDADE DA MODA: A fotografia, o luxo, o corpo, e a cultura do tempo atual.
      Descrição: Desde a obra fotográfica de August Sander (1876-1964) vários fotógrafos têm explorado as roupas como indícios da identidade do fotografado, e entre eles estão Nan Goldin, Wolfgang Tillmans (1968-) e Nigel Shafran (1964-). O rosto não mente, mas conta com a ajuda das vestimentas, gestos, cortes de cabelo, para montar uma identidade, principalmente depois que o corpo ocidental se tornou um objeto de moda, e a expressão do homem se confunde com sua aparência visual.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Daniela Goulart Peres - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.Número de orientações: 1
      Membro: Daniela Goulart Peres.
    7. 2007-2008. A FOTOGRAFIA INTERATIVA DA ARTE DE RUA: Manifestacoes Urbanas no Ciberespaco
      Descrição: A presente pesquisa lida com as manifestações urbanas pertencentes a um grupo que se distancia radicalmente das representações clássicas e modernas de poder. Trata principalmente de duas formas de reflexões emergentes: a fotografia da cidade contemporânea (com sua beleza do vago, do fluxo, do banal, da velocidade, registradas por imagens introspectivas e sombrias); e os stickers ou adesivos fixados nas ruas da cidade (recente desdobramento da arte de rua, e dos cartazes políticos de maio de 1968).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Daniela Goulart Peres - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.Número de orientações: 1
      Membro: Daniela Goulart Peres.
    8. 2007-2008. A FOTOGRAFIA DE NAN GOLDIN: Triunfos cotidianos do instantaneo fotografico
      Descrição: O objetivo deste projeto é a análise da obra da fotógrafa americana Nan Goldin (1953-). Trata-se de uma obra autobiográfica e oferecida de maneira polêmica, traço indispensável para decifrar o poderoso impacto de suas imagens. Goldin sempre incentivou que sua obra fosse lida como uma espécie de diário íntimo, o que dificulta uma interpretação distanciada de sua história pessoal. Seu trabalho é um rito social memorialista como um álbum de família, onde seus amigos foram fotografados ao longo de um período de mais de trinta anos. A fotógrafa apóia-se na acumulação de retratos como representação de uma pessoa. Seu olhar se dirige para o contato íntimo com o outro, baseado em uma confiança mútua de uma relação de amizade, o que definitivamente contribui para uma sensação de sinceridade e entrega.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Daniela Goulart Peres - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.Número de orientações: 1
      Membro: Daniela Goulart Peres.
    9. 2005-2006. A FOTOGRAFIA DIGITAL NA INTERNET: Experimentacao e interatividade
      Descrição: Com a presente expansão da fotografia digital, o conceito tradicional de fotografia vem sendo modificado e o objetivo dessa pesquisa é a análise de algumas dessas mudanças, como por exemplo, a interatividade e o compartilhamento de fotografias na internet. O fenômeno de digitalização coloca em questão mitos, instiga o questionamento de temas recorrentes nas arte como a própria noção de arte e de artista.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Daniela Goulart Peres - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.Número de orientações: 1
      Membro: Daniela Goulart Peres.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Programa Institucional de Apoio à Extensão da UEMG ? PAEx / UEMG, UEMG.. 2017.
      Membro: Daniela Goulart Peres.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (8)
    1. 5º Semana UEMG.O álbum de fotos do Manzo. 2018. (Seminário).
    2. IX Residência Artística da Mutuca - RAM.Mesa redonda com artistas da IX - RAM. 2018. (Outra).
    3. Seminário Interno do Centro de Pesquisa da Escola Guignard.A Fotografia Gestual. 2010. (Seminário).
    4. 1º Seminário de Arte Contemporânea - Palestra Fotografia e Arte contemporânea.Palestra Fotografia e Arte contemporânea. 2006. (Seminário).
    5. VI Congresso Brasileiro de Prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids. Projeção de fotografias - Rua Guaicurus - durante desfile DASPU. 2006. (Congresso).
    6. Congresso Internacional Dimensão Estética: Homenagem aos 50 anos de Eros e Civilização.. Projeção de fotografias. 2005. (Congresso).
    7. O olhar viajante de Pierre Fatumbi Verger.Um Encontro com Verger. 2005. (Encontro).
    8. Evento Dia Pet ? Filosofia e Sexualidade. Organizado pelo Programa de Educação Tutorial.Projeção de fotografias. 2004. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (14)
    1. GOULART, Daniela.. 22 Seminário de Pesquisa e Extensão UEMG. 2020. (Outro).. . 0.
    2. GOULART, Daniela.; PENNA, J. ; PORTES, T.. O artista pesquisador: encontro com artistas-pesquisadores: métodos, processos e experiências na pesquisa em arte. 2019. Outro
    3. GOULART, Daniela.. 21 seminário de pesquisa e extensão UEMG. 2019. (Outro).. . 0.
    4. GOULART, Daniela.; TASCA, F. ; GANZ, L.. O artista pesquisador: encontro com artistas-pesquisadores: métodos, processos e experiências na pesquisa em arte. 2018. Outro
    5. GOULART, Daniela.. Exposição Formandos Escola Guignard. 2018. (Exposição).. . 0.
    6. GOULART, Daniela.. 20 seminário de pesquisa e extensão UEMG. 2018. (Outro).. . 0.
    7. PORTES, T. ; GOULART, Daniela.. O álbum de fotos do Manzo. 2017. Exposição
    8. GOULART, Daniela.; PORTES, T.. Palestra com Mariangela Haddad - 5º Semana UEMG. 2017. Outro
    9. GOULART, Daniela.. Exposição Formandos Escola Guignard. 2017. (Exposição).. . 0.
    10. GOULART, Daniela.; PORTES, T.. O álbum de receitas do Manzo. 2017. Outro
    11. GOULART, Daniela.. Visita guiada à exposição. 2016. (Outro).. . 0.
    12. GOULART, Daniela.. Exposição Formandos 2015. 2015. (Exposição).. . 0.
    13. GOULART, Daniela.. Exposição Formandos em Artes Plásticas 2014. 2014. (Exposição).. . 0.
    14. GOULART, Daniela.. A Outra Face. 2007. (Exposição).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:04