teste-01

Maraluce Maria Custodio

possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), mestrado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005)e Master en Derecho Ambiental pela Universidad International de Andalucía (2005)é doutora em Geografia na Universidade Federal de Minas Gerais (2006)em programa de co-tutela com a Université d'Avignon (2008), Atualmente é professora adjunta da Escola de Direito do Centro Universitário Newton Paiva e professora da Graduação e Professora Permanente Do Programa De Pós-Graduação Em Direito Da Escola Superior Dom Helder Câmara - Mestrado Em Direito Ambiental E Desenvolvimento Sustentável . Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: paisagem, direito ambiental, Direito Urbanistico, Direito de Energia e Energia Renovável e História do Direito Ambiental. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/8664619099191520 (22/02/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Escola Superior Dom Helder Câmara, Programa de Pós graduação em Direito. Rua Álvares Maciel , 628 Santa Efigênia 30150250 - Belo Horizonte, MG - Brasil Telefone: (31) 987886378 URL da Homepage: http://www.linkedin.com/profile/view?id=95726945trk=nav_responsive_tab_profile_pic
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Direito
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2017-Atual. MAPE - meio ambiente, paisagem e energia
      Descrição: trabalha com a interface do Direito Ambiental com a Paisagem e o Direito que a protege e o Direito de Energia. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Maraluce Maria Custodio - Coordenador / Ana Clara Oliveira Halfeld - Integrante / Ivan Dutra Doehler - Integrante.
      Membro: Maraluce Maria Custodio.
    2. 2016-Atual. A Producao de Energia, a Paisagem e as Externalidades Socioambientais
      Descrição: Com a crescente necessidade de energia e modificação cada vez maior da paisagem de forma indiscriminada e não planejada faz-se necessário um estudo de como racionalizar tal apropriação de forma a garantir ambos direitos. Tendo como pano de fundo do Estudo a análise o Estatuto da Cidade, o Direito à Paisagem e o direito de aporte energético, bem como os artigos 20, 23, 24, 215, 216, e 225 da Constituição Federal, a presente pesquisa busca analisar o impacto da produção energética na paisagem e a possiblidade de inserção legal do tema, tendo em vista o Direito à paisagem de todos, bem como o direito ao uso da energia. Analisar a possibilidade de efetivar, com a cooperação de todos os entes federados ou outras formas e investimento, projetos mais paisagísticos e ambientalmente corretos de forma a serem mais sustentáveis em ambos os sentidos. Serão utilizados os métodos dedutivo e indutivo com a possibilidade de técnica de trabalho de campo, fato que será decidido pelo grupo como um todo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Maraluce Maria Custodio - Coordenador.
      Membro: Maraluce Maria Custodio.
    3. 2015-2015. PRODUCAO DE ENERGIA E PROTECAO DA PAISAGEM: Uma Discussao Necessaria
      Descrição: Com a crescente necessidade de energia e modificação cada vez maior da paisagem de forma indiscriminada e não planejada faz se necessário um estudo de como racionalizar tal apropriação de forma a garantir ambos direitos. Tendo como pano de fundo do Estudo, a análise o Estatuto da Cidade, o Direito a Paisagem e o direito de aporte energético, bem como os artigos 20, 23, 24, 215, 216, e 225 da Constituição Federal, a presente pesquisa busca analisar o impacto da produção energética na paisagem e a possiblidade de inserção legal do tema, tendo em vista o Direito à paisagem de todos, bem como o direito ao uso da energia. Analisar a possibilidade de efetivar, com a cooperação de todos os entes federados ou outras formas e investimento, projetos mais paisagísticos e ambientalmente corretos de forma a serem mais sustentáveis em ambos os sentidos. Serão utilizados os métodos dedutivo e indutivo com a possibilidade de técnica de trabalho de campo, fato que será decidido pelo grupo como um todo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (7) . Integrantes: Maraluce Maria Custodio - Coordenador.
      Membro: Maraluce Maria Custodio.
    4. 2014-2014. Aterro Sanitario e Producao de Energia atraves de Biomassa
      Descrição: om a crescente necessidade de energia e produção de resíduos sólidos e a atual Lei de Politica Nacional de Resíduos Sólidos que determina o fim dos vulgarmente conhecidos como ?lixões? e a obrigatoriedade de substituição destes por no mínimo aterro sanitário. Tendo como pano de fundo do Estudo, a análise o Estatuto da Cidade e a Lei de Politica Nacional de Resíduos Sólidos, bem como os artigos 23,30,185 e 225 da Constituição Federal, a presente pesquisa busca analisar a possibilidade de efetivar, com a cooperação de todos os entes federados ou outras formas e investimento, aos municípios explorarem a fonte de energia de biomassa que os novos aterros sanitários poderão se tornar, reduzindo assim o uso de combustíveis fosseis e a pressão destes resíduos no meio ambiente. Serão utilizados os métodos dedutivo e indutivo com a possibilidade de técnica de trabalho de campo, fato que será decidido pelo grupo como um todo. Iniciaremos a pesquisa na Região Metropolitana de Belo Horizonte ? RMBH, com possível expansão e construção de uma rede de pesquisa nacional. Ao fim da primeira fase de análise e questionamentos da pesquisa ? que pretende estudar a RMBH-, a exposição de resultados será feita a partir de um seminário inicialmente programado para o primeiro semestre de 2015, que poderá contar com pesquisadores que estudam o mesmo tema em outras regiões do Brasil e outros países.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Maraluce Maria Custodio - Coordenador / Rosângelo Rodrigues de Miranda - Integrante / Frederico Augusto Brugnara - Integrante / Matheus de Paula Ventura Ramos - Integrante / Mônica Bahia Galante Freire - Integrante / Paulo de Abreu Ferreira Valente Junior - Integrante.
      Membro: Maraluce Maria Custodio.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (65)
    1. ?RESOLUÇÕES DO CONAMA: RUMO AO ESTADO DE COISAS INCONSTITUCIONAL AMBIENTAL.?RESOLUÇÕES DO CONAMA: RUMO AO ESTADO DE COISAS INCONSTITUCIONAL AMBIENTAL. 2020. (Outra).
    2. "Metamorfose integrante entre Turismo, Ecologia, Cultura e Educação."Metamorfose integrante entre Turismo, Ecologia, Cultura e Educação. 2020. (Outra).
    3. "Responsabilidade Civil Ambiental."Responsabilidade Civil Ambiental. 2020. (Outra).
    4. direito de paisagem: aspectos juridicos e interdisciplinares.direito de paisagem: aspectos juridicos e interdisciplinares. 2020. (Outra).
    5. o 4º Congresso Mineiro de Direito Ambiental. ?Questões laborais e culturais e as pandemias?. 2020. (Congresso).
    6. O que muda no Direito Ambiental em Minas Gerais? (11-6-20).O ensino do direito ambiental e a pandemia de covid-19 no Brasil. 2020. (Encontro).
    7. V Encontro Nacional de Pesquisadores em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável.Capitalismo consciente e o uso de seus mecanismos para a proteção do meio ambiente. 2020. (Encontro).
    8. V SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE DIREITO ATUAL.V SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE DIREITO ATUAL. 2020. (Simpósio).
    9. II Seminário Nacional Direitos Humanos como um projeto de sociedade: caracterizações e desafios.As experiências contra-hegemônicas nos campos dos direitos civis e políticos, dos direitos econômicos, dos direitos sociais, culturais e socioambientais. 2018. (Seminário).
    10. 1º Simposio Científico ICOMOS BRASIL.A proteção Legal da paisagem de conflito no Brasil atraves do Turismo educacional. 2017. (Simpósio).
    11. 1º Simpósio Científico ICOMOS BRASIL.A necessidade de proteção juridica das imagens do google earth de areas destruidas, anteriores a destruição como garantia de patrimonio cultural. 2017. (Simpósio).
    12. I Congresso Mineiro de Direito Ambiental. O rompimento da barragem de Mariana MG. 2017. (Congresso).
    13. Semi´nario Direito de Energia do Brasil, Atualidades e Sustentabilidade.energia. 2017. (Seminário).
    14. V Seminário Internacional Proteção Internacional dos Direito s Humanos e o meio ambiente na sociedade globalizada.Direito ambiental, energias renováveis e sustentabilidade. 2017. (Seminário).
    15. XI Seminário Internacional Dialogo ambiental, constitucional e internacional.Valoração Econômica de Dano Ambiental: tecnicas e especificidades no Brasil. 2017. (Seminário).
    16. 2016 Annual Meeting Latin American and Iberian Law and Economic Association (ALACDE).Breve análisis sobre la energia eolica como energia complementaria em Brasil: historia, sostenibilidad e impactos. 2016. (Encontro).
    17. 4º Coloquio Ibero-americano Paisagem cultural, patrimônio e projeto.A Proteção da Paisagem, a Produção de Energia e a Perspectiva dos Impactos Visuais em Parques Eólicos on shore e off shore. 2016. (Outra).
    18. XXV CONPEDI.MINERAÇÃO E PAISAGEM: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA PARA GARANTIA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. 2016. (Encontro).
    19. XXV CONPEDI.PROTEÇÃO PENAL AO PATRIMONIO CULTURAL E A PAISAGEM NO DIREITO BRASILEIRO: INAPLICABILIDADE DO PRINCÍPIO DA INSIGNIFICÂNCIA E RECONHECIMENTO DA SOLIDARIEDADE INTERGERACIONAL. 2016. (Encontro).
    20. XXV CONPEDI.APRESENTAÇÃO DO POSTER - PROTEÇÃO PENAL AO PATRIMONIO CULTURAL E A PAISAGEM NO DIREITO BRASILEIRO: INAPLICABILIDADE DO PRINCÍPIO DA INSIGNIFICÂNCIA E RECONHECIMENTO DA SOLIDARIEDADE INTERGERACIONAL. 2016. (Encontro).
    21. Ativismo judicial e a aplicação da teoria do valor de desestímulo: proposição para uma mais efetiva proteção civil do meio ambiente brasileiro. dia 26/11/2015 sessão da tarde. 2015. (Congresso).
    22. BREVE ESTUDO SOBRE ENERGIA EÓLICA COMO ENERGIA RENOVÁVEL: HISTÓRIA, SUSTENTABILIDADE E IMPACTOS. DIREITO, INOVAÇÃO, PROPRIEDADE INTELECTUAL E CONCORRÊNCIA. 2015. (Congresso).
    23. II congresso FAMINAS BH. Sustentabilidade no mundo contemporaneo. 2015. (Congresso).
    24. II Congresso Internacional de Direito Constitucional Filosofia Política. Ativismo judicial e a aplicação da teoria do valor de desestímulo: proposição para uma mais efetiva proteção civil do meio ambiente brasileiro. 2015. (Congresso).
    25. Semana da Saude.Animais e saúde: Uma perspectiva jurídica. 2015. (Outra).
    26. XXIV Congresso Nacional Do CONPEDI - UFMG/FUMEC/Dom Helder Câmara. BREVE ESTUDO SOBRE ENERGIA EÓLICA COMO ENERGIA RENOVÁVEL: HISTÓRIA, SUSTENTABILIDADE E IMPACTOS. 2015. (Congresso).
    27. XXIV Congresso Nacional Do CONPEDI - UFMG/FUMEC/Dom Helder Câmara. A INSERÇÃO DE FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA COMO ELEMENTO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E SÓCIO REGIONAL NO BRASIL: AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS À LUZ DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988.. 2015. (Congresso).
    28. 3º Colóquio Ibero-Americano Paisagem Cultural, Patrimônio e Projeto - Desafios e Perspectivas. PAISAGEM : Subsídios para a Construção de um Conceito Democrático no Direito Brasileiro. 2014. (Congresso).
    29. 3º Colóquio Ibero-Americano Paisagem Cultural, Patrimônio e Projeto - Desafios e Perspectivas.PAISAGEM: SUBSÍDIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CONCEITO DEMOCRÁTICO NO DIREITO BRASILEIRO. 2014. (Outra).
    30. Arquiteteturas do mar, da terra e do ar.O ARQUITETO COMO PROTETOR DO DIREITO DIFUSO A PAISAGEM: DISCUSSÃO SOBRE A NECESSIDADE DE ATUAÇÃO DO ARQUITETO EM FACE DO CÓDIGO DE ÉTICA E DISCIPLINA DO CONSELHO DE ARQUITETURA E URBANISMO DO BRASIL.. 2014. (Seminário).
    31. I Congresso Franco-Brasileiro: As funções dos direitos de Propriedade Intelectual no Século XX. Novos rumos do Desenho Industrial no Brasil. 2014. (Congresso).
    32. I CONGRESSO FRANCO BRASILEIRO - AS FUNÇÕES DOS DIREITOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL NO SECULO XXIS. A Propriedade intelectual no Brasil no seculo XXI. 2014. (Congresso).
    33. I ENCONTRO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DO CONPEDI.A PARTICIPAÇÃO DO CIDADÃO NA GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS: ESTUDO ENTRE BRASIL E ESPANHA.. 2014. (Encontro).
    34. III CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. CINEMA INTERATIVO: FILME ATERRO. 2014. (Congresso).
    35. III Seminário Internacional Cidade e Alteridade: convivência multicultural e justiça urbana / II Congresso Mineiro de Direito Urbanístico.A regularização fundiária de assentamentos informais em Belo Horizonte. 2014. (Seminário).
    36. 7º Congresso Brasileiro de Direito Urbanistico. A REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DE INTERESSE SOCIAL COMO INSTRUMENTE DE REALIZAÇÃO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA ATRAVÉS DO DIREITO FUNDAMENTAL DE MORADIA. 2013. (Congresso).
    37. XXII CONPEDI. VALORAÇÃO ECONÔMICA NO DIREITO AMBIENTAL: MÉTODOS PARA VALORAÇÃO DE DANOS AO MEIO AMBIENTE. 2013. (Congresso).
    38. 2o Colóquio Ibero-americano Paisagem Cultural, patrimônio e projeto. CONCEITO JURIDICO DE PAISAGEM: Contribuições ao seu Estudo no Direito Brasileiro. 2012. (Congresso).
    39. 10º Encuentro Internacional de Derecho Ambiental. 2011. (Encontro).
    40. 15º Stetson International Environmental Moot Court Competition.A necessidade de um conceito juridico de paisagem no Brasil. 2011. (Seminário).
    41. 14ª Stetson International /environmental Moot Court Compettion - Latin American Rounds.Juíza. 2010. (Outra).
    42. Jornadas Interuniversitarias de Derecho Constitucional.Introduccion al derecho de paisaje. 2010. (Outra).
    43. 5 th COUNCIL OF EUROPE CONFERENCE ON THE EUROPEAN LANDSCAPE CONVENTION. 2009. (Outra).
    44. Elaboração de provas. 2006. (Outra).
    45. Incendios Florestais.Los incendios florestales en Brasil. 2006. (Encontro).
    46. Seminario de Direito Ambiental.Seminario de Direito Ambiental. 2006. (Seminário).
    47. I Congresso Internacional de Direito Ambiental. Meio Ambiente Cultural no Direito Ambiental. 2005. (Congresso).
    48. Seminário de Direito Agrário e Ambiental.Seminário de Direito Agrário e Ambiental. 2005. (Seminário).
    49. XII Encontro de Estudos Juridicos - Responsabilidade Civil, Administrativa e Penal por danos causados ao meio ambiente.XII Encontro de Estudos Juridicos - Responsabilidade Civil, Administrativa e Penal por danos causados ao meio ambiente. 2005. (Encontro).
    50. II Congresso Nacional de Direito Ambiental. 2003. (Congresso).
    51. Seminário de resíduos Sólidos. 2002. (Seminário).
    52. Curso: O Fim do Poder Constituinte na Europa. 2000. (Outra).
    53. Seminário Nacional: Terra , Direito e Democracia. 2000. (Seminário).
    54. III Jornada de Estudos de Direito Penal Militar. 1999. (Outra).
    55. Seminário: Informação, Poder e Democracia. 1999. (Seminário).
    56. 1º Encontro de Integração dos Estagiários do Foro da Comarca de Belo Horizonte.Ética e Direito- o agir moral na prática judiciária. 1998. (Encontro).
    57. Programa de Monitoria da disciplina Direito Constitucional.Direito Constitucional. 1998. (Outra).
    58. Seminário: Perspectivas do Bacharel em Direito. 1998. (Seminário).
    59. Seminário Internacuional da OMPI sobre Propriedade Intelectual. 1998. (Seminário).
    60. Simpósio Nacional de Direito Público.Comemoração dos 10 anos da Constituição. 1998. (Simpósio).
    61. Palestra: Ação de Alimentos. 1997. (Outra).
    62. Palestra: Conflitos Internacionais na Corte Internacional de Justiça. 1997. (Outra).
    63. Palestra: Direitos do Consumidor. 1997. (Outra).
    64. Seminário Direito e Meio Ambiente. 1997. (Seminário).
    65. Seminário Custo Brasil e as Reformas Constitucionais. 1996. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (10)
    1. CUSTODIO, Maraluce Maria. Mulheres e Resiliência no Cenário de Modificações Climáticas no Brasil. 2019. (Congresso).. . 0.
    2. CUSTODIO, Maraluce Maria. O MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE E AS MODIFICAÇÕES CLIMÁTICAS",. 2019. (Congresso).. . 0.
    3. CUSTODIO, Maraluce Maria. Seminario Dirieto de energia do Brasil, atualidades e sustentabilidade. 2017. (Congresso).. . 0.
    4. COSTA, Beatriz de Souza ; CUSTODIO, Maraluce Maria. IV Congresso de Direito Ambiental Internacional Sustentabilidade, Ambientalismo de Mercado e Geopolítica Homenagem ao Professor Paulo Afonso Leme Machado. 2016. Congresso
    5. CUSTODIO, Maraluce Maria. Energia Solar Fotovoltaica e Direito. 2016. (Congresso).. . 0.
    6. CUSTODIO, Maraluce Maria. A Paisagem e seus Reflexos Socioambientais. 2016. (Congresso).. . 0.
    7. CUSTODIO, Maraluce Maria; NOGUEIRA, B. G. B. ; OLIVEIRA, F. F. ; PACHECO, S. ; RIBEIRO, J. C. J. ; VALENTE JUNIOR, P. A. F. ; FREIRE, M. B. G. ; MIRANDA, R. R.. I SEMINÁRIO DE DIREITO E ENERGIA RENOVÁVEIS. 2014. Outro
    8. CUSTODIO, Maraluce Maria; COSTA, Beatriz de Souza ; MOURÃO, Henrique Augusto ; WERNECK NETO, Mario de Lacerda ; OLIVERIA, Walter Soares ; MORAES, Marcus Vinicius Ferreira de. I Congresso Internacional de Direito Ambiental. 2005. Congresso
    9. CUSTODIO, Maraluce Maria; COSTA, Beatriz de Souza. II Congresso Nacional de Direito Ambiental da OAB/MG e IBCJA - O Direito Ambiental e as dificuldades de sua implementação. 2003. Congresso
    10. CUSTODIO, Maraluce Maria. Simpósio Nacional de Direito Público. 1998. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:02