Docente no ensino superior e extensão universitária, consultor e assessor. Integrante do PPGCom - Programa de Pós-Graduação em Comunicação da ECA/USP. Especialista em Marketing, Controladoria e Recursos Humanos. Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Docente na área da Administração, Engenharia da Produção, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Marketing. Experiência consolidada na área da gestão acadêmica através da Coordenação dos Cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Superior de Tecnologia em Marketing, além de apresentar uma ampla experiência profissional em empresas e como consultor na área de marketing e na área da comunicação social. (Texto informado pelo autor)
Trabalhos completos publicados em anais de congressos (0)
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (1)
PACHECO, F.; SCHWARTMANN, Matheus Nogueira. O planejamento publicitário: entre estratégias de manipulação e construção do éthos. Em: II Seminário de Pesquisa em Linguística da Unifran - Selifran, 2011, Franca. II SELINFRAN - SEMINÁRIO DE PESQUISA EM LINGUÍSTICA DA UNIFRAN - ?ESTUDOS LINGUÍSTICOS EM PERSPECTIVA?. Franca: Edifran, 2011. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos publicados em anais de congressos (1)
PACHECO, F. A imagem do enunciatário: papeís temáticos e coenunciação em anúncios publicitários. Em: 4º Encontro de Pesquisadores de Pós-Graduação, 2010, Franca. Revista Investigação suplemento 1 - Volume 10. Franca: Edifran, v. 10, p. 137-137, 2010. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Artigos aceitos para publicação (0)
Apresentações de trabalho (2)
PACHECO, F. O planejamento publicitário: entre estratégias de manipulação e construção do ethos. 2012. Apresentação de Trabalho/Simpósio
PACHECO, F.; SCHWARTMANN, Matheus Nogueira. O planejamento publicitário: entre estratégias de manipulação e construção do éthos. 2011. Apresentação de Trabalho/Comunicação
Demais tipos de produção bibliográfica (24)
PACHECO, F.; BIASOLI JUNIOR, C. ; VIANA, L. A. ; MALTA, F.C. Manual Projeto Experimental de Comunicação - Publicidade e Propaganda. 2016. Manual Projeto Experimental de Comunicação - Publicidade e Propaganda [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
PACHECO, F.; REIS, J. A. N. ; SAVENHAGO, I. S. ; SOARES, E. V. ; MELO, Maurício de ; MALTA, F.C. Manual Projeto Experimental de Comunicação - Jornalismo. 2016. Manual Projeto Experimental de Comunicação - Jornalismo [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
PACHECO, F.; RAMOS, Renata Moschiar Papadópoli ; BIASOLI JUNIOR, C. ; VIANA, L. A.. Manual Projeto Experimental de Comunicação - Publicidade e Propaganda. 2015. Manual Projeto Experimental de Comunicação - Publicidade e Propaganda [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
PACHECO, F.; REIS, J. A. N. ; SAVENHAGO, I. S. ; MELO, Maurício de ; SOARES, E. V.. Manual Projeto Experimental de Comunicação - Jornalismo. 2015. Manual Projeto Experimental de Comunicação - Jornalismo [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
PACHECO, F.; RAMOS, Renata Moschiar Papadópoli ; BIASOLI JUNIOR, C. ; VIANA, L. A.. Manual Projeto Experimental de Comunicação - Publicidade e Propaganda. 2014. Manual Projeto Experimental de Comunicação - Publicidade e Propaganda [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
PACHECO, F.; REIS, J. A. N. ; SAVENHAGO, I. S. ; MELO, Maurício de. Manual Projeto Experimental de Comunicação - Jornalismo. 2014. Manual Projeto Experimental de Comunicação - Jornalismo [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
PACHECO, F.; RAMOS, Renata Moschiar Papadópoli ; BIASOLI JUNIOR, C. ; VIANA, L. A.. Manual Projeto Experimental de Comunicação - Publicidade e Propaganda. 2013. Manual Projeto Experimental de Comunicação - Publicidade e Propaganda [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
PACHECO, F.; BERZOTTI, Andréa ; MALTA, F.C ; MELO, Maurício de. Manual Projeto Experimental de Comunicação - Jornalismo. 2012. Manual Projeto Experimental de Comunicação - Jornalismo [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
PACHECO, F.; SWARTELE, F. M. ; MALTA, F.C ; RAMOS, Renata Moschiar Papadópoli. Manual Projeto Experimental de Comunicação - Publicidade e Propaganda. 2012. Manual Projeto Experimental de Comunicação - Publicidade e Propaganda [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
PACHECO, F.; MALTA, F.C ; RAMOS, Renata Moschiar Papadópoli. Manual Projeto Experimental de Comunicação - Publicidade e Propaganda. 2011. Manual Projeto Experimental de Comunicação - Publicidade e Propaganda [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
PACHECO, F.; TOMAIM, Cássio dos Santos. Manual Projeto Experimental de Comunicação - Publicidade e Propaganda. 2008. Manual Projeto Experimental de Comunicação - Publicidade e Propaganda [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Programas de computador com registro de patente (0)
Programas de computador sem registro de patente (0)
Produtos tecnológicos (0)
Processos ou técnicas (0)
Trabalhos técnicos (0)
Demais tipos de produção técnica (3)
PACHECO, F. Revisão de questões para o ENADE 2018. 2018. Enade - Exame Nacional de Desempenho Estudantil [ busca Google | busca Bing ]
PACHECO, F. Revisão de questões para o ENADE 2015. 2015. Revisão de questões para o ENADE 2015 [ busca Google | busca Bing ]
PACHECO, F. Formulação de questões para o ENADE 2012. 2012. Enade - Exame Nacional de Desempenho Estudantil [ busca Google | busca Bing ]
Produção artística
Total de produção artística (0)
Orientações em andamento
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Supervisões e orientações concluídas
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (14)
Alessandra Rodrigues, Arícia Faria, Elysani Caroline Lima. Projeto experimental de Publicidade e Propaganda - Agência Conecte-se. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2017. Orientador: Fábio Pacheco.
Carlos Eduardo Braga e Silva, Diogo Nascimento de Jesus. Projeto experimental de Publicidade e Propaganda - Agência Carijó. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2017. Orientador: Fábio Pacheco.
Giovana Cristina Gabriel, Lohaina Silva Fernandes. Projeto experimental de Publicidade e Propaganda - Agência Hexagrama. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2017. Orientador: Fábio Pacheco.
Carlos Alberto Ungaretti. A incisão da propaganda ideológica e da mensagem subliminar em algumas ações dos Estados Unidos da América. (Graduação em Publicidade e propaganda) - Centro Universitário Moura Lacerda, . 2005. Orientador: Fábio Pacheco.
Andreson Fabiano Silva. Aplicação de CRM nas empresas de planos de saúde em Ribeirão Preto. (Graduação em Publicidade e propaganda) - Centro Universitário Moura Lacerda, . 2005. Orientador: Fábio Pacheco.
Josiani Cristina da Silva. Merchandising, promoção de vendas e o consumidor: influência e consciência. (Graduação em Publicidade e propaganda) - Centro Universitário Moura Lacerda, . 2005. Orientador: Fábio Pacheco.
Marcelo Éder Carlos. A importância do ambiente externo no planejamneto estratégico. (Graduação em Publicidade e propaganda) - Centro Universitário Moura Lacerda, . 2005. Orientador: Fábio Pacheco.
Willian Marques de Aragão. A influência da marca no mercado de seguros da ciddae de Ribeirão Preto. (Graduação em Publicidade e propaganda) - Centro Universitário Moura Lacerda, . 2005. Orientador: Fábio Pacheco.
Wayne henrique Chiclitosti Pedrucci. Merchandising no ponto de venda. (Graduação em Publicidade e propaganda) - Centro Universitário Moura Lacerda, . 2005. Orientador: Fábio Pacheco.
Carolina Lopes Fiaschi. Estudo de caso - Natura: Os caminhos para a responsabilidade social - Linha Natura Ekos. (Graduação em Publicidade e propaganda) - Centro Universitário Moura Lacerda, . 2005. Orientador: Fábio Pacheco.
Lucivânia Vilas Boas. O papel da publicidade e propaganda e a sua influência no comportamento do consumidor. (Graduação em Publicidade e propaganda) - Centro Universitário Moura Lacerda, . 2004. Orientador: Fábio Pacheco.
Fernanda Gonçalves. A importância do marketing rural no setor agropecuário. (Graduação em Publicidade e propaganda) - Centro Universitário Moura Lacerda, . 2004. Orientador: Fábio Pacheco.
Pedro Gomes Bianco. A importância da evolução da informática e da internet. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Franca, . 2001. Orientador: Fábio Pacheco.
Luciana C S N Souza, Lissandra Ribeiro e Renata B Gosuen. Campanha publicitária para divulgação da loja de varejo da Pé de Ferro no Shopping do Calçado de Franca. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Franca, . 1999. Orientador: Fábio Pacheco.
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Projetos de pesquisa
Total de projetos de pesquisa (1)
2010-2012. Identidade, subjetividade, paixoes e formas de vida Descrição: Descrição: A pesquisa que aqui é proposta tem como corpus constituinte não especificamente um único tipo de texto ou discurso, mas sim toda produção de sentido que possa ser apreendida na forma de textos e discursos em diferentes linguagens, incluindo as práticas que os produzem (literárias, jornalísticas, publicitárias etc.), notadamente aqueles que problematizam a constituição dos diversos sujeitos neles manifestados. A pesquisa busca, portanto, do ponto de vista dos objetos de análise, tratar da construção dessas identidades subjetivas por meio da decomposição dos estados afetivos dos sujeitos, seus desdobramentos tensivos e passionais, seus comportamentos narrativos, sua organização figurativa, chegando a estabelecer formas de vida complexas, isto é, estilos de comportamentos estereotipados razoavelmente disseminados/estabelecidos em uma dada cultura. Do ponto de vista teórico, pretende-se não apenas explorar o arcabouço teórico-metodológico da semiótica de inspiração francesa, com especial destaque aos seus desenvolvimentos mais recentes, como também propor modelos teórico-práticos visando tanto a análise, quanto a própria produção de textos e discursos... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fábio Pacheco - Coordenador. Membro: Fabio Pacheco.
Prêmios e títulos
Total de prêmios e títulos (0)
Participação em eventos
Total de participação em eventos (35)
I workshop de imprensa da Cruzeior do Sul Educaional. 2016. (Outra).
8ª Jornada de Estética e Cosmética.Marketing pessoal. 2012. (Encontro).
Capacitação para elaboração e revisão de Itens da Educação Superior do Banco Nacional de Itens (BNI) para a realização do ENADEs. 2012. (Outra).
II SIELP ? Simpósio Internacional de Ensiono de Língua Portuguesa.O planejamento publicitário: entre estratégias de manipulação e construção do ethos. 2012. (Simpósio).
A pesquisa em linguística: caminhos do pesquisador. 2011. (Outra).
Apolo e Dionísio em cena: o espetáculo em cena. 2011. (Oficina).
Diálogo multiprofissional sobre a violência e a criminalidade na sociedade contemporânea.Violência e mídia - Retratos e realidades. 2011. (Outra).
II Seminário de Pesquisa em Linguística da Unifran - Selifran. 2011. (Seminário).
II Seminário de Pesquisa em Linguística da Unifran - Selifran.O planejamento publicitário: entre estratégias de manipulação e construção do éthos. 2011. (Seminário).
I workshop de práticas de leitura e escrita: entre textos e discursos. 2011. (Outra).
Linguística cognitiva e produção textual. 2011. (Oficina).
Práticas de leitura na contemporaneidade: discurso e ensino. 2011. (Oficina).
2º Simpósio do comitê de ética em pesquisa. 2010. (Simpósio).
4º Encontro de pesquisadores de pós-graduação.A imagem do enunciatário: papéis temáticos e coenunciação em anúncios publicitários. 2010. (Seminário).
Centro e periferia: posicionar-se no campo discursivo político - Dominique Maingueneau. 2010. (Outra).
Discurso, Corpus e Texto - Uma proposta semiolinguística. 2010. (Outra).
Discursos, Design e Informação: As tecnologias inteligentes como agentes de comunicação para romper fronteiras no desenvolvimento humano. 2010. (Outra).
Em busca do mistério e da epifania da palavra - José Luiz Fiorin. 2010. (Encontro).
I Seminário de Pesquisa em Linguística da Unifran - Selifran. 2010. (Seminário).
IV Ciclo de palestras sobre escolha profissional e mercado de trabalho.Marketing pessoal. 2010. (Outra).
Prinípios de metodologia científica: o texto científico e a dissertação de mestrado. 2010. (Encontro).
1ª Semana de ciência e tecnologia.A tecnologia sob a ótica do marketing. 2009. (Outra).
Jornada do curso de Psicologia.Mesa redonda - Crise: contribuições da história. 2009. (Outra).
Jornada do curso de Design em moda.Palestra: Marketing estratégico na moda. 2008. (Outra).
Educação do futuro - Gilberto Dimenstein. 2007. (Encontro).
Fórum nacional em defesa da qualidade do ensino de comunicação - Endecom. Plenárias e Debates públicos. 2006. (Congresso).
XI Simpósio de ciências da comunicação - Intercom Sudeste 2006. 2006. (Simpósio).
4º Festin - Festival universitário de propaganda do interior. 2005. (Encontro).
Palestra.Qualidade em comunicação. 2002. (Encontro).
10ª semana de informática.Marketing: o que eu tenho a ver com issso. 2000. (Outra).
Seminário regional de modernização empresarial.Plenários e Debates. 1993. (Seminário).
3ª Semana internacional da criação publicitária. 1989. (Congresso).
5º Mix de comunicação e marketing. 1988. (Seminário).
1º Seminário de criação e produção publicitária. 1987. (Seminário).
3º EEECOM - Encontro estadual de estudantes de comunicação.Plenário e Debates públicos. 1987. (Encontro).
Organização de eventos
Total de organização de eventos (18)
PACHECO, F.; FIRMINO, F. D.. IX Semana da Comunicação da Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Passos. 2018. Outro
PACHECO, F.. Feira de profissões - Cursos: Publicidade e propaganda/Jornalismo/Marketing. 2016. .. . 0.
PACHECO, F.. Feira de profissões - Cursos: Publicidade e propaganda/Jornalismo/Marketing. 2015. .. . 0.
PACHECO, F.. Feira de profissões - Cursos: Publicidade e propaganda/Jornalismo/Marketing. 2014. .. . 0.
PACHECO, F.. Feira de profissões - Cursos: Publicidade e propaganda/Jornalismo/Marketing. 2013. .. . 0.
PACHECO, F.. Feira de profissões - Cursos: Publicidade e propaganda/Jornalismo/Marketing. 2012. .. . 0.
PACHECO, F.; SWARTELE, F. M. ; MALTA, F.C ; MELO, Maurício de. Jornada de Comunicação Social 2011. 2011. Outro
PACHECO, F.. Feira de profissões - Cursos: Publicidade e propaganda/Jornalismo/Marketing. 2011. .. . 0.
PACHECO, F.; SWARTELE, F. M. ; MALTA, F.C. Jornada de Comunicação Social 2010. 2010. Outro
PACHECO, F.. Feira de profissões - Cursos: Publicidade e propaganda/Jornalismo/Marketing. 2010. .. . 0.
PACHECO, F.. Jornada de Comunicação Social 2009. 2009. (Outro).. . 0.
PACHECO, F.. Feira de profissões - Cursos: Publicidade e propaganda/Jornalismo/Marketing. 2009. .. . 0.
PACHECO, F.. Marketing político - Campanha eleitoral 2008 de Franca. 2008. (Outro).. . 0.
PACHECO, F.. Jornada de Comunicação Social 2008. 2008. (Outro).. . 0.
PACHECO, F.. Feira de profissões - Cursos: Publicidade e propaganda/Jornalismo/Marketing. 2008. .. . 0.
PACHECO, F.; SWARTELE, F. M. ; TOMAIM, Cássio dos Santos. Jornada de Comunicação Social 2007. 2007. Outro
PACHECO, F.; MALTA, F.C ; SWARTELE, F. M. ; TOMAIM, Cássio dos Santos. Jornada de Comunicação Social 2006. 2006. Outro
PACHECO, F.; SWARTELE, F. M.. Jornada de Comunicação Social 2005. 2005. Outro