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Matheus de Oliveira Guimaraes

Doutorando em Direito à Educação e Políticas Educacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PucMinas). Mestre em Educação, vinculado à linha de pesquisa Diversidade, Inclusão e Práticas Educativas, pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Possui graduação em Direito (UFOP), Filosofia (ICSH) e Pedagogia (FAA), com especialização em Práticas Pedagógicas (UFOP) e em Gestão de Políticas Públicas (UFOP). É pesquisador e professor efetivo das disciplinas de Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). É coordenador dos cursos de licenciatura da Escola de Educação da Faculdade de Pará de Minas (FAPAM) e professor na graduação e pós-graduação desta instituição. Integrou os grupos de pesquisa Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (FORPRER/UFOP/CNPq) - entre 2014 e 2018; e Educação, Ética e Diversidade (PPGEd/PucMinas/CNPq) - entre 2018 e 2020. Integra, hoje, o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Diversidade e Linguagem da UEMG (GEPEDL/UEMG/CNPq) como coordenador da linha de pesquisa de Direito à Educação, Políticas Públicas e Gestão Educacional. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Contemporânea da Faculdade de Pará de Minas (GEPEC/CEPE/FAPAM). Foi Professor-Pesquisador II (CAPES/UFOP), vinculado ao Departamento de Educação e Tecnologias da UFOP (entre 2015 e 2017); colaborador do curso de especialização em Políticas Públicas em Gênero e Raça do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Diversidade - PROGED/UFOP (entre 2014 e 2016); e professor da graduação em Direito (nas cadeiras de Direitos Sociais) da FACIG (em 2016). É servidor público da Secretaria Municipal de Educação de Itaúna, atuando como gestor educacional. Possui interesse pelos seguintes temas: Direito à Educação e Políticas Educacionais; Gestão Educacional; Educação e Justiça Social; e Processos de Constituição e de Produção de Leis no Campo Educacional. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/8162910720176358 (11/11/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Faculdade de Pará de Minas, Escola de Educação. Rua Ricardo Marinho, 110 São Geraldo 35660398 - Pará de Minas, MG - Brasil Telefone: (37) 32372000 URL da Homepage: http://fapam.edu.br/
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (19)
    1. 2020-Atual. Um Estudo sobre Disgrafia no Espaco Escolar
      Descrição: Pesquisa realizada no âmbito dos Cursos de Psicologia e Pedagogia da UEMG sob coordenação do Professor Márcio Pereira. Projeto aprovado no Edital 06/2019 do Programa Institucional de Apoio à Pesquisa (PAPq/UEMG 06/2019).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Matheus de Oliveira Guimarães - Integrante / Gilson Junio Oliveira Meneses - Integrante / Márcio Pereira - Coordenador / Luan Manoel Thomé - Integrante. Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Outra.
      Membro: Matheus de Oliveira Guimaraes.
    2. 2019-2020. A garantia do direito a educacao como pressuposto para o desenvolvimento social: o ensino superior e as pessoas com necessidades educacionais especificas
      Descrição: Projeto desenvolvido no âmbito do Programa de Iniciação Científica do Centro de Extensão e Pesquisa da Faculdade de Pará de Minas (CEPE/FAPAM) sob coordenação do Professor Matheus Guimarães. Traz como objetivo discutir, a partir da análise de um contexto específico, o processo de inclusão educacional de pessoas com necessidades educacionais específicas no ensino superior - tomando o direito à educação como pressuposto para o desenvolvimento social.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Matheus de Oliveira Guimarães - Coordenador / Poliane Marta Rezende Pádua - Integrante.
      Membro: Matheus de Oliveira Guimaraes.
    3. 2018-2020. A Avaliacao da Aprendizagem no Primeiro Ano do Ensino Fundamental: a mediacao entre o discurso e a pratica
      Descrição: Projeto desenvolvido no âmbito do Programa de Iniciação Científica do Centro de Extensão e Pesquisa da Faculdade de Pará de Minas (CEPE/FAPAM) sob coordenação do Professor Matheus Guimarães. Traz como objetivo identificar, a partir da análise de um contexto especi#769;fico, como se da#769; a avaliac#807;a#771;o da aprendizagem no processo de transic#807;a#771;o dos alunos da Educac#807;a#771;o Infantil para o Ensino Fundamental.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Matheus de Oliveira Guimarães - Coordenador / Caroline Moreira - Integrante / Wilza Maria Cirilo - Integrante.
      Membro: Matheus de Oliveira Guimaraes.
    4. 2018-2020. As praticas teatrais no contexto escolar como estrategia de inclusao de criancas em situacao de vulnerabilidade
      Descrição: Projeto desenvolvido no âmbito do Programa de Iniciação Científica do Centro de Extensão e Pesquisa da Faculdade de Pará de Minas (CEPE/FAPAM) sob coordenação do Professor Matheus Guimarães. A proposta da pesquisa é problematizar, a partir da análise de um contexto específico, as possíveis contribuições do teatro para os processos de inclusão de crianças em situação de exclusão e vulnerabilidade social no ambiente escolar.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Matheus de Oliveira Guimarães - Coordenador / Emanuel Lucas Lopes de Meneses - Integrante.
      Membro: Matheus de Oliveira Guimaraes.
    5. 2018-2019. Educacao e Cidadania: a proposito das politicas de inclusao de surdos no ambiente escolar
      Descrição: Projeto desenvolvido no âmbito do Programa de Iniciação Científica do Centro de Extensão e Pesquisa da Faculdade de Pará de Minas (CEPE/FAPAM) sob coordenação do Professor Matheus Guimarães. Traz como objetivo compreender o cenário factual de uma escola pública estadual de uma cidade do centro-oeste mineiro e suas práticas de inclusão de pessoas surdas por meio de estudos de caso.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Matheus de Oliveira Guimarães - Coordenador / Gilson Junio Oliveira Meneses - Integrante / Flaviane Leite Oliveira - Integrante / Ana Claudia Dias Viégas - Integrante.
      Membro: Matheus de Oliveira Guimaraes.
    6. 2018-2019. Profissao Docente: politicas publicas, valorizacao profissional e perspectivas para a formacao profissional do pedagogo
      Descrição: Projeto desenvolvido no âmbito do Programa de Iniciação Científica do Centro de Extensão e Pesquisa da Faculdade de Pará de Minas (CEPE/FAPAM) sob coordenação do Professor Matheus Guimarães. Traz como objetivo analisar o perfil dos alunos do Curso de Pedagogia de uma IES do centro-oeste mineiro e suas respectivas perspectivas acerca da profissão docente - problematizando-se os motivos que os levaram ao curso.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Matheus de Oliveira Guimarães - Coordenador / Gabriela Carolina Alves Araújo - Integrante.
      Membro: Matheus de Oliveira Guimaraes.
    7. 2018-Atual. O Direito a Educacao entre discursos e transacoes: a Lei 12.711/2012 e os processos legislativo e normativo brasileiros
      Descrição: Pesquisa realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Minas (PPGEd/PucMinas) sob orientação do Professor Doutor Carlos Roberto Jamil Cury. Linha de Pesquisa: Direito à Educação e Políticas Educacionais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Matheus de Oliveira Guimarães - Coordenador.
      Membro: Matheus de Oliveira Guimaraes.
    8. 2017-2020. Os Impactos de Experiencias de Contextos de Vulnerabilidade Social sobre os Processos de Aprendizagem: o aluno entre o enjeitamento e a escola
      Descrição: Projeto desenvolvido no âmbito do Programa de Iniciação Científica do Centro de Extensão e Pesquisa da Faculdade de Pará de Minas (CEPE/FAPAM) sob coordenação do Professor Matheus Guimarães. Traz como objetivo problematizar, a partir de um recorte específico, os impactos das condições de abandono sofridas por crianças em situação de vulnerabilidade social sobre os processos de aprendizagem.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Matheus de Oliveira Guimarães - Coordenador / Marina Taís Gabriel da Silva - Integrante / Poliane Marta Rezende Pádua - Integrante.
      Membro: Matheus de Oliveira Guimaraes.
    9. 2017-2019. A Educacao na Zona Rural: controversias entre teoria e pratica
      Descrição: Projeto desenvolvido no âmbito do Programa de Iniciação Científica do Centro de Extensão e Pesquisa da Faculdade de Pará de Minas (CEPE/FAPAM) sob coordenação do Professor Matheus Guimarães. Traz como objetivo refletir sobre a educação na zona rural a partir da análise dos desafios enfrentados por professoras e alunos de uma determinada escola.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Matheus de Oliveira Guimarães - Coordenador / Ana Luiza Guimarães Alvarenga - Integrante.
      Membro: Matheus de Oliveira Guimaraes.
    10. 2017-2019. A Escola e a Construcao dos Valores Eticos e Morais de Criancas e Adolescentes em Situacao de Vulnerabilidade Social: um estudo de caso
      Descrição: Projeto desenvolvido no âmbito do Programa de Iniciação Científica do Centro de Extensão e Pesquisa da Faculdade de Pará de Minas (CEPE/FAPAM) sob coordenação do Professor Matheus Guimarães. Traz como objetivo a problematização de como podem os educadores fornecer subsídios para a construção dos valores morais e éticos de seus educandos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Matheus de Oliveira Guimarães - Coordenador / Marina Taís Gabriel da Silva - Integrante / Poliane Marta Rezende Pádua - Integrante.
      Membro: Matheus de Oliveira Guimaraes.
    11. 2014-2016. Educacao, Reconhecimento e Redistribuicao: por uma analise das politicas de acao afirmativa no Ensino Superior Brasileiro a luz da Teoria da Justica de Nancy Fraser
      Descrição: Pesquisa realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado) do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto (Linha de Pesquisa: Diversidade, Inclusão e Práticas Educativas). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Matheus de Oliveira Guimarães - Coordenador / Erisvaldo Pereira dos Santos - Integrante.
      Membro: Matheus de Oliveira Guimaraes.
    12. 2014-2015. Do Direito a Educacao: apontamentos sobre raca e politicas publicas educacionais focalizadas na America Latina
      Descrição: Pesquisa realizada no âmbito do Curso de Especialização em Gestão de Políticas Públicas - GPP-GeR/UFOP. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Matheus de Oliveira Guimarães - Coordenador / Fernanda Bastos Barbosa - Integrante.
      Membro: Matheus de Oliveira Guimaraes.
    13. 2013-2014. A Educacao como pressuposto para o exercicio da Cidadania: politicas publicas, inclusao e individuacao na Teoria do Reconhecimento de Axel Honneth
      Descrição: Pesquisa realizada no âmbito do Curso de Especialização em Educação (Práticas Pedagógicas) - UFOP.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Matheus de Oliveira Guimarães - Coordenador / Cléia Costa Barbosa - Integrante.
      Membro: Matheus de Oliveira Guimaraes.
    14. 2005-2006. Da Responsabilidade Por Dano ao Patrimonio Cultural: o Contexto Ouropretano
      Descrição: Pesquisa de Iniciação Científica realizada junto à Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Ouro Preto como bolsista do Pró-Ativa/UFOP.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Matheus de Oliveira Guimarães - Integrante / Fraikson Cleiton Fuscaldi Gomes - Coordenador. Financiador(es): Universidade Federal de Ouro Preto - Outra.
      Membro: Matheus de Oliveira Guimaraes.
    15. 2005-2006. Desenvolvimento, Legislacao e os paradigmas da Modernidade
      Descrição: Pesquisa de Iniciação Científica realizada junto à Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal de Ouro Preto - PIBIC/CNPq.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Matheus de Oliveira Guimarães - Integrante / Geraldo de Souza Ferreira - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Matheus de Oliveira Guimaraes.
    16. 2004-2005. A Modernidade Reflexiva e o Comportamento do Segundo Setor
      Descrição: Pesquisa de Iniciação Científica realizada junto à Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal de Ouro Preto como voluntário do PIVIC/UFOP.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Matheus de Oliveira Guimarães - Integrante / Edgar Gaston Jacobs Flores Filho - Coordenador. Financiador(es): Universidade Federal de Ouro Preto - Outra.
      Membro: Matheus de Oliveira Guimaraes.
    17. 2004-2005. Espacos Protegidos e a APA das Andorinhas
      Descrição: Pesquisa de Iniciação Científica realizada junto à da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Ouro Preto como bolsista do Pró-Ativa/UFOP.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Matheus de Oliveira Guimarães - Integrante / Amanda Cristina Maciel Santana - Integrante / Juca Villaschi - Coordenador. Financiador(es): Universidade Federal de Ouro Preto - Outra.
      Membro: Matheus de Oliveira Guimaraes.
    18. 2003-2004. A Situacao Juridico-Ambiental de Ouro Preto e Suas Implicacoes Sociais
      Descrição: Pesquisa de Iniciação Científica realizada no âmbito da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Ouro Preto como bolsista do Pró-Ativa/UFOP.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Matheus de Oliveira Guimarães - Integrante / Nuno Manuel Morgadinho dos Santos Coelho - Coordenador. Financiador(es): Universidade Federal de Ouro Preto - Bolsa.
      Membro: Matheus de Oliveira Guimaraes.
    19. 2001-2002. A formacao de monopolios na economia brasileira: um estudo de caso sob o prisma da legiscao antitruste
      Descrição: Pesquisa de Iniciação Científica realizada no âmbito da Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal de Ouro Preto como voluntário do PIVIC/UFOP.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Matheus de Oliveira Guimarães - Integrante / Priscilla Cristina Cabral Ribeiro - Coordenador. Financiador(es): Universidade Federal de Ouro Preto - Outra.
      Membro: Matheus de Oliveira Guimaraes.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (23)
    1. Aprovação em primeiro lugar no concurso público de provas e títulos para Professor Efetivo (Nível IV) de Políticas Públicas e Gestão na Educação Básica, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).. 2020.
      Membro: Matheus de Oliveira Guimarães.
    2. Aprovação processo seletivo CAPES/UFSJ, Universidade Federal de São João del-Rei.. 2019.
      Membro: Matheus de Oliveira Guimarães.
    3. Menção Honrosa: Projeto de Extensão em Educação - PI 2019, Faculdade de Pará de Minas.. 2019.
      Membro: Matheus de Oliveira Guimarães.
    4. Menção Honrosa: Projeto de Extensão em Educação - PI 2018, Faculdade de Pará de Minas.. 2018.
      Membro: Matheus de Oliveira Guimarães.
    5. Patrono da Turma 2015-2018 - Formandxs Pedagogia FAPAM, Faculdade de Pará de Minas.. 2018.
      Membro: Matheus de Oliveira Guimarães.
    6. Aprovação processo seletivo CAPES/UFSJ, Universidade Federal de São João del-Rei.. 2017.
      Membro: Matheus de Oliveira Guimarães.
    7. Professor Homenageado Turma 2013-2016 - Formandxs Pedagogia FAPAM, Faculdade de Pará de Minas.. 2016.
      Membro: Matheus de Oliveira Guimarães.
    8. Aprovação no concurso público de provas e títulos - Pedagogo - Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Prefeitura Municipal de Itaúna.. 2016.
      Membro: Matheus de Oliveira Guimarães.
    9. Aprovação no concurso para Orientador do Programa Educação para a Diversidade (PROGED) do Instituto de Ciências Humanas e Sociais., Universidade Federal de Ouro Preto.. 2014.
      Membro: Matheus de Oliveira Guimarães.
    10. TOEIC - Test of English for International Communication (score: 850), ETS - Educational Testing Service.. 2013.
      Membro: Matheus de Oliveira Guimarães.
    11. TOEFL ITP - Test of English as a Foreign Language (score: 627), ETS - Educational Testing Service.. 2013.
      Membro: Matheus de Oliveira Guimarães.
    12. Aprovação em primeiro lugar no concurso para ingresso no Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Educação (Direito à Educação e Políticas Educacionais) - PPGE, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas.. 2013.
      Membro: Matheus de Oliveira Guimarães.
    13. Aprovação no concurso para ingresso no Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Educação - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.. 2013.
      Membro: Matheus de Oliveira Guimarães.
    14. Richard Hugh Fisk English Proficiency Certificate, Richard Hugh Fisk Foundation.. 2012.
      Membro: Matheus de Oliveira Guimarães.
    15. ANPAD (T-set-2010) | 406,94, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração.. 2010.
      Membro: Matheus de Oliveira Guimarães.
    16. Aprovação no concurso para ingresso no Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Administração (Estudos Organizacionais e Sociedade) - CEPEAD / Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Federal de Minas Gerais.. 2010.
      Membro: Matheus de Oliveira Guimarães.
    17. ANPAD (T-set-2005) | 342,96, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração.. 2005.
      Membro: Matheus de Oliveira Guimarães.
    18. Aprovação no exame de seleção do Programa de Monitoria de Graduação do Departamento de Direito para a disciplina Responsabilidade Civil., Universidade Federal de Ouro Preto.. 2005.
      Membro: Matheus de Oliveira Guimarães.
    19. Aprovação no concurso para Estagiário do Ministério Público de Minas Gerais - 3ª Promotoria de Justiça de Ouro Preto. Portaria 055/2005., Ministério Público de Minas Gerais.. 2005.
      Membro: Matheus de Oliveira Guimarães.
    20. Certificate of Proficient Spoken English (GESE Advanced), Trinity College London.. 2004.
      Membro: Matheus de Oliveira Guimarães.
    21. Aprovação no exame de seleção do Programa de Monitoria de Graduação do Departamento de Direito para a disciplina Teoria Geral do Processo., Universidade Federal de Ouro Preto.. 2004.
      Membro: Matheus de Oliveira Guimarães.
    22. Aprovação no exame de seleção do Programa de Monitoria de Graduação do Departamento de Direito para a disciplina Direito Econômico., Universidade Federal de Ouro Preto.. 2004.
      Membro: Matheus de Oliveira Guimarães.
    23. Aprovação no exame de seleção do Programa de Monitoria de Graduação do Departamento de Direito para a disciplina Teoria Geral do Direito Civil., Universidade Federal de Ouro Preto.. 2003.
      Membro: Matheus de Oliveira Guimarães.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (91)
    1. Congresso Interdisciplinar de Direitos Humanos - InterDH 2020. Experie#770;ncias de Contextos de Vulnerabilidade Social d Seus Impactos sobre os Processos de Aprendizagem. 2020. (Congresso).
    2. Congresso Interdisciplinar de Direitos Humanos - InterDH 2020. E#769;ducation, Reconnaissance et Redistribution: la the#769;orie de la justice de Nancy Fraser comme support pour l'analyse des politiques d'action affirmative dans l'enseignement supe#769;rieur Bre#769;silien. 2020. (Congresso).
    3. Congresso Internacional de Altos Estudos em Direito - CAED-Jus 2020. An Analysis of the Right to Indigenous Formal Education: public policies for recognition and cultural valuation. 2020. (Congresso).
    4. Congresso Internacional de Altos Estudos em Direito - CAED-Jus 2020. Political Discourses and Pedagogical Reality: a historical overview of the right to indigenous education. 2020. (Congresso).
    5. Congresso Internacional de Altos Estudos em Educac#807;a#771;o - CAEduca 2020. Avaliac#807;a#771;o da Aprendizagem no Primeiro Ano do Ensino Fundamental: a mediac#807;a#771;o entre o discurso e a pra#769;tica. 2020. (Congresso).
    6. Congresso Internacional de Altos Estudos em Educac#807;a#771;o - CAEduca 2020. O Uso do Teatro como Ferramenta de Inclusa#771;o no Contexto Escolar. 2020. (Congresso).
    7. Congresso Internacional de Educação - CONIED. As experiências da Educação Superior pelo mundo em tempos de Covid-19: a propósito do projeto 'ConVersar'. 2020. (Congresso).
    8. Congresso Internacional de Educação - CONIED. O Direito à Educação como pressuposto para o desenvolvimento social: a propósito da inclusão no Ensino Superior. 2020. (Congresso).
    9. Docência, Discência e Decência, em tempos de pandemia. 2020. (Seminário).
    10. V Jornada Ibero-Americana de Pesquisas em Poli#769;ticas Educacionais e Experie#770;ncias Interdisciplinares na Educac#807;a#771;o - UFPR. Avaliac#807;a#771;o da aprendizagem: concepc#807;o#771;es e pra#769;ticas na transic#807;a#771;o da Educac#807;a#771;o Infantil para o Ensino Fundamental. 2020. (Congresso).
    11. V Jornada Ibero-Americana de Pesquisas em Poli#769;ticas Educacionais e Experie#770;ncias Interdisciplinares na Educac#807;a#771;o - UFPR. As Pra#769;ticas Teatrais no Contexto Escolar como Estrate#769;gia de Inclusa#771;o de Crianc#807;as em Situac#807;a#771;o de Vulnerabilidade. 2020. (Congresso).
    12. V Jornada Ibero-Americana de Pesquisas em Poli#769;ticas Educacionais e Experie#770;ncias Interdisciplinares na Educac#807;a#771;o - UFPR. As Pra#769;ticas Teatrais no Contexto Escolar como Estrate#769;gia de Inclusa#771;o de Crianc#807;as em Situac#807;a#771;o de Vulnerabilidade. 2020. (Congresso).
    13. Congresso Interdisciplinar de Poli#769;ticas Pu#769;blicas - ConiPUB 2019. Multiculturalismo, Estado e Poli#769;tica Educacional Brasileira: Considerac#807;o#771;es sobre Ac#807;o#771;es Afirmativas, Justic#807;a Social e Acesso à Educac#807;a#771;o. 2019. (Congresso).
    14. Congresso Interdisciplinar de Poli#769;ticas Pu#769;blicas - ConiPUB 2019. Da Inclusa#771;o no Ambiente Escolar: Poli#769;ticas Pu#769;blicas, Responsabilidades e Perspectivas. 2019. (Congresso).
    15. Congresso Internacional de Altos Estudos em Educac#807;a#771;o - CAEduca 2019. A Propo#769;sito da Formac#807;a#771;o Profissional como Oportunidade de Transformac#807;a#771;o Social. 2019. (Congresso).
    16. Congresso Internacional de Altos Estudos em Educac#807;a#771;o - CAEduca 2019. Educac#807;a#771;o na Zona Rural: controve#769;rsias entre teoria e pra#769;tica. 2019. (Congresso).
    17. A Profissão Docente no contexto da Educação Contemporânea - Pós-Graduação da Escola de Educação da FAPAM.A Profissão Docente no contexto da Educação Contemporânea. 2017. (Seminário).
    18. Avaliação Educacional - SENAI.A avaliação da aprendizagem e o ensino por competências. 2017. (Oficina).
    19. Ciranda pela Educação - Conselho Municipal de Educação de Pará de Minas.Educação e Direitos Humanos. 2017. (Encontro).
    20. Colóquio de Direitos Humanos.O Direito Humano à Educação. 2017. (Outra).
    21. I Simpósio de Educação para o Trabalho - Escola Superior de Advocacia / OAB.Educação e Trabalho: a propósito da cidadania crítica. 2017. (Simpósio).
    22. VIII Simpósio da Escola de Educação: profissão docente, sociedade e desenvolvimento.Trabalho, sociedade e desenvolvimento. 2017. (Simpósio).
    23. VII Simpósio da Escola de Educação: Avaliação Educacional.A Educação Brasileira e as Avaliações Externas. 2016. (Simpósio).
    24. Colóquio NESFE: A construção de identidades culturais híbridas na participação em redes sociais multilíngues. 2015. (Seminário).
    25. I Encontro Internacional de Estudantes de Doutorado Latino-Americano em Educação: Políticas Públicas e Profissão Docente. 2015. (Encontro).
    26. IV CEDUCE - IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão.Da Inclusão de Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas no Ambiente Escolar: Políticas Públicas, Responsabilidades e Perspectivas. 2015. (Outra).
    27. IV CEDUCE - IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão.Raça e Educação: a propósito da subsunção da categoria Raça em Classe, da discussão sobre classe e identidade e da reprodução educativa. 2015. (Outra).
    28. IV CEDUCE - IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão.Educação e Cidadania: a propósito das políticas públicas de inclusão de pessoas com necessidades educacionais específicas no ambiente escolar. 2015. (Outra).
    29. IX Simpósio Nacional de Pesquisa em Educação.Estado do Conhecimento: Ensino Jurídico Brasileiro e Currículo – Análise preliminar dos artigos publicados Grupo de Trabalho Ensino Jurídico e Metodologia da Pesquisa Aplicada ao Direito do CONPEDI (Conselho Nacional de Pesquisa e Pósgraduação em Direito). 2015. (Simpósio).
    30. IX Simpósio Nacional de Pesquisa em Educação.A Educação como Pressuposto para o Exercício da Cidadania: políticas públicas, inclusão e individuação na Teoria do Reconhecimento de Axel Honneth. 2015. (Simpósio).
    31. Movimentos Sociais, Juventudes, Sociedade Civil e Educação. 2015. (Encontro).
    32. Workshop Internacional Diálogo nas Fronteiras: A Educação como objeto de investigação na Antropologia Brasileira.O conceito de Justiça Social em Nancy Fraser e sua aplicabilidade para a análise das políticas de ação afirmativa no ensino superior brasileiro. 2015. (Outra).
    33. Workshop Internacional Diálogo nas Fronteiras: A Educação como objeto de investigação na Antropologia Brasileira.Políticas Públicas de afirmação para o Ensino Superior - O Projeto de Lei 153/2012: A inclusão da disciplina de Relações Étnicas no currículo obrigatório da graduação em Direito. 2015. (Outra).
    34. 2#8304; Seminário Internacional Trabalho e Educação.A Transdisciplinaridade e o Resgate do Paradigma do Múltiplo: considerações sobre a pesquisa em Educação e Direito. 2014. (Seminário).
    35. African Independence. 2014. (Seminário).
    36. ANPEd Sudeste - 11o Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. 2014. (Congresso).
    37. As desigualdades socioespaciais de acesso aos saberes: uma perspectiva de renovação da sociologia das desigualdades escolares? (Choukri BEN AYE). 2014. (Seminário).
    38. III Encontro Memorial do ICHS: Humanidades, Memória e Democracia. Educação, Diversidade Etnorracial e Intolerância: a propósito do currículo da formação de juristas - perspectivas e desafios. 2014. (Congresso).
    39. Seminário Regional de Pesquisa sobre Formação e Profissão Docente. 2014. (Seminário).
    40. IV Encontro do Núcleo de Educação Inclusiva. 2013. (Encontro).
    41. IX SIMPOED - Formação de Professores e Políticas Públicas. 2013. (Simpósio).
    42. VIII Colóquio Nacional de Pesquisa em Educação. 2013. (Congresso).
    43. VII Seminario Taller Internacional Vendimia. 2013. (Seminário).
    44. Congresso Regional de Gestores Escolares - RHFF. 2012. (Congresso).
    45. I Simpósio PBF. 2011. (Simpósio).
    46. VI Congresso Internacional RHFF. 2011. (Congresso).
    47. Conferência Estadual de Gestores Escolares. 2010. (Simpósio).
    48. V Congresso Internacional RHFF. 2008. (Congresso).
    49. Bioética (XX EMED). 2005. (Oficina).
    50. Fórum das Artes. 2005. (Seminário).
    51. Fórum das Artes. 2005. (Seminário).
    52. IETEC - Responsabilidade Ambiental. 2005. (Outra).
    53. Legislação Ambiental (XX EMED). 2005. (Oficina).
    54. O Direito Previdenciário (XX EMED). 2005. (Oficina).
    55. Simpósio de Planejamento Energético e Direito da Energia. 2005. (Simpósio).
    56. UFLA - Perspectivas do Direito Ambiental Brasileiro. 2005. (Outra).
    57. XX Encontro Mineiro de Estudantes de Direito. 2005. (Encontro).
    58. 8º Congresso Internacional de Direito Ambiental. 8º Congresso Internacional de Direito Ambiental. 2004. (Congresso).
    59. 9º Congresso Brasileiro de Direito Ambiental. 9º Congresso Brasileiro de Direito Ambiental. 2004. (Congresso).
    60. Agricultura Natural: uma alternativa sustentável (III SMA/UFV). 2004. (Oficina).
    61. Ecologia Humana: desarmonia da vida moderna e desarmonia ambiental (III SMA/UFV). 2004. (Oficina).
    62. III Simpósio de Meio Ambiente - Terra, Água e Ar. 2004. (Simpósio).
    63. IX Semana de Extensão - Universidade Federal Fluminense. 2004. (Congresso).
    64. V Semana de Estudos Jurídicos da UFOP. 2004. (Congresso).
    65. XII Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal de Ouro Preto. 2004. (Seminário).
    66. XIV Encontro Regional de História.Morro da Queimada: Relevância Histórica e Necessidade de Preservação. 2004. (Encontro).
    67. 3º CONEDA. 2003. (Congresso).
    68. Agenda Acadêmica 2003 - Compromisso Social: UFF em movimento. VIII Semana de Extensão - Universidade Federal Fluminense. 2003. (Congresso).
    69. A Proteção do Meio Ambiente, do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural - Aspectos Constitucionais e Processuais. 2003. (Seminário).
    70. Clonagem e Bioética. 2003. (Seminário).
    71. Discussões Filosóficas: O Cinema de Pedro Almodóvar. 2003. (Simpósio).
    72. II Congresso Nacional de Direito Ambiental. 2003. (Congresso).
    73. III ENEDA. 2003. (Encontro).
    74. Justiça Penal Consensual. 2003. (Simpósio).
    75. O Desafio Democrático do Direito. 2003. (Simpósio).
    76. Tendências e Perspectivas do Direito Público Brasileiro. 2003. (Seminário).
    77. 5ª Conferência Latino-Americana sobre Meio Ambiente.Seminário de Legislação Ambiental. 2002. (Seminário).
    78. Direitos Humanos. 2002. (Seminário).
    79. I Colóquio de Direito Internacional - O Fenômeno do Terrorismo e a Crise do Direito Internacional. 2002. (Seminário).
    80. II Ciclo de Palestras de Direito Ambiental. 2002. (Simpósio).
    81. IV Semana de Estudos Jurídicos da UFOP. 2002. (Congresso).
    82. X Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal de Ouro Preto. 2002. (Seminário).
    83. X Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal de Ouro Preto.Nova Visão do Antigo Direito das Coisas: do estatuto da cidade às alterações já propostas para o novo Código Civil de 2002. 2002. (Oficina).
    84. 4ª Conferência Latino-Americana sobre Meio Ambiente / 3º Fórum de ONGs Ambientalistas. 2001. (Simpósio).
    85. A Pesquisa do Sistema Tributário Nacional (XVI EMED). 2001. (Oficina).
    86. Ética Profissional. 2001. (Seminário).
    87. I JETOP. 2001. (Seminário).
    88. Licitações (XVI EMED). 2001. (Oficina).
    89. V Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes. 2001. (Congresso).
    90. V Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes.Uma Sociologia Política em busca de uma metodologia para compreender o novo Estado e as Políticas Públicas: anotações sobre as relações entre Estados, os efeitos do poder e a reconfiguração social. 2001. (Oficina).
    91. XVI Encontro Mineiro de Estudantes de Direito: Ensino, Pesquisa e Extensão do Direito no Direito. 2001. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (11)
    1. GUIMARÃES, M. O.; VENTURA, D. ; MARINS, J. ; BRAGANCA, L.. Congresso Internacional de Altos Estudos em Educação - CAEduca 2020. 2020. Congresso
    2. GUIMARÃES, M. O.; FREITAS, A. ; LIMA, G. ; RABELO, L.. International Congress on Law and Development. 2020. Congresso
    3. GUIMARÃES, M. O.; RIBEIRO, G. ; MIRANDA, J. E. ; CAMPOS, L. A. M. ; BORBA, R.. Congresso Internacional de Altos Estudos em Educação - CAEduca 2019. 2019. Congresso
    4. GUIMARÃES, M. O.; SANTANA, A. C. M.. Jornada de Estudos Pedagógicos 2015. 2015. Outro
    5. GUIMARÃES, M. O.; SANTANA, A. C. M.. Jornada de Estudos Pedagógicos 2014. 2014. Outro
    6. GUIMARÃES, M. O.; SANTANA, A. C. M.. Jornada de Estudos Pedagógicos 2013. 2013. Outro
    7. SANTANA, A. C. M. ; GUIMARÃES, M. O.. Jornada de Estudos Pedagógicos 2012. 2012. Outro
    8. GUIMARÃES, M. O.. XX Encontro Mineiro de Estudantes de Direito. 2005. (Congresso).. . 0.
    9. GUIMARÃES, M. O.. III ENEDA - Encontro Nacional de Estudantes de Direito Ambiental. 2003. (Congresso).. . 0.
    10. GUIMARÃES, M. O.. 3º CONEDA - Congresso de Estudos de Direito Ambiental. 2003. (Congresso).. . 0.
    11. GUIMARÃES, M. O.. XVI Encontro Mineiro de Estudantes de Direito: Ensino, Pesquisa e Extensão do Direito no Direito. 2001. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (1)
    • Matheus de Oliveira Guimarães ⇔ João Lucas Zanoni da Silva (1.0)
      1. SILVA, A. M. Z. ; SILVA, J. L. Z.. Literatura, Educação e Direitos Humanos: Um Diálogo Profícuo. 2017. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra




Data de processamento: 04/03/2021 17:16:02