Professora efetiva da FaE/UEMG/CBH. Professora efetiva da Educação Básica Estadual. Especialista em Metodologia e Prática da Língua Portuguesa/UNICAMP/SP, mestre em Linguística/ UFSC/SC/Linguística/Análise do Discurso; doutoranda em Linguística/Literatura. Escreveu na Revista Varal do Brasil -Genebra, Suíça; editora na Coluna Educação e Literatura, Jornal Pensar a Educação Em Pauta/FaE/UFMG; participou de antologias publicadas no Brasil e exterior. Foi premiada pela FNLIJ, em 2012, com o primeiro lugar nacional em narrativa de ficção; recebeu a Premiação Ouro pela ACIMA, Itália, Milão em conto ficcional, 2012; premiada pela LITERARTE com o Prêmio Nacional de Literatura juvenil/2012. Recebeu vários prêmios em 2013. Acadêmica da ABL/RJ foi distinguida pela ABD/RJ com a outorga de Comendadora. Pela ABRASA, recebeu o Prêmio Destaque Arte e Educação da Sociedade Europeia de Belas Artes/ Viena, Áustria. Recebeu a outorga de Dra. Honoris Causa /ABD/2014. Prêmio Excelência Cultural/70 anos ABD. Prêmio Nacional em Conto/ABD/2016. Medalha de Ouro em Conto e Poesia pela ABD/2016. Medalha Maior da ABD pelo conjunto da produção literária/2016. Acadêmica Fundadora da Academia Mineira de Belas Artes Publicou vários livros, entre acadêmicos e ficção. (Texto informado pelo autor)
PEROTTI, I. L. O Transtorno do Espectro do Autista na escola um labirinto de práticas interligadas na/à alfabetização. PERCURSO ACADÊMICO. v. 6, p. 353-370, issn: 2236-0603, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
PEROTTI, I. L. NOS PASSOS DA ANÁLISE DO DISCURSO: 'uma' leitura do discurso de humor como pretexto para desnudar o discurso. Coleção Cadernos Unijuí. v. III, p. BRUNIJUI@EDITOR, issn: 0001-0758, 1995. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Trabalhos completos publicados em anais de congressos (1)
PEROTTI, I. L. A consciência fonológica na alfabetização do autista. Em: 1º Congresso Internacional de Neurociências e Aprendizagens da Infância e da Adolescência, v. 1, p. 01-05, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (0)
Resumos publicados em anais de congressos (2)
PEROTTI, I. L. ADOTE UM LIVRO. Em: Seminário de Literatura Infantil e Juvenil Seminário Internacional de Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária, 2016, Florianópolis - Santa Catarina. Caderno de resumos do Seminário de Literatura Infantil e Juvenil Seminário Internacional de Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária. Florianópolis: UFSC e UNISUL, v. I, p. 01-298, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
PEROTTI, I. L. ?INTERVENÇÕES NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS COM TEA - AÇÕES COORDENADAS'. Em: IV Congresso Internacional Transdisciplinar sobre a criança e o adolescente: singularidade e diferença, 2016, Belo Horizonte - MG. Anais-BH-2016. Belo Horizonte - MG: Instituto Langage, p. 152-152, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Artigos aceitos para publicação (0)
Apresentações de trabalho (13)
PEROTTI, I. L.; RIBEIRO, L. A.. A gestão do conhecimento na Pedagogia em tempos de tecnologia disruptiva: formação para a prática docente. 2020. Apresentação de Trabalho/Congresso
PEROTTI, I. L. A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2017. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
PEROTTI, I. L. A LITERATURA E A ESCOLHA DOS LIVROS INFANTOJUVENIS PARA O ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL. 2017. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
PEROTTI, I. L. BASES E PRINCÍPIOS DA FONÉTICA E DA FONOLOGIA: Uma leitura do processo de letramento à alfabetização. 2017. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
PEROTTI, I. L. Intervenções na Educação de Crianças com TEA - Ações Coordenadas. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação
PEROTTI, I. L. O TEA na Escola - Um labirinto de Práticas Interligadas na/à Alfabetização. 2016. Apresentação de Trabalho/Congresso
PEROTTI, I. L. Da Adoção de Livros à Filiação de Outras Leituras. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação
PEROTTI, I. L. Uma leitura sobre o comprometimento do professor em sala de aula e a motivação para manter a saúde emocional. 2013. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
PEROTTI, I. L. O professor em sala de aula e na vida social: uma questão de motivação, preservação e investimento. 2013. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
PEROTTI, I. L. O professor em sala de aula: um facilitador? Como observar o pprofessor atual e dar conta de suas necessidades em sala de aula. 2013. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
PEROTTI, I. L. Vencendo monstros: o papel do servidor na cadeia de serviços públicos. 2013. Apresentação de Trabalho/Outra
PEROTTI, I. L. A questão da alfabetização - quando e como cuidar do tempo do aluno; a saúde do professor e sua percepção sobre o estar envolvido e motivado. 2013. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
PEROTTI, I. L. Uma tipologia do Discurso de Humor. 1996. Apresentação de Trabalho/Comunicação
Programas de computador com registro de patente (0)
Programas de computador sem registro de patente (0)
Produtos tecnológicos (0)
Processos ou técnicas (0)
Trabalhos técnicos (0)
Demais tipos de produção técnica (7)
PEROTTI, I. L. Contação de Histórias. 2017. Curso de curta duração ministrado/Extensão [ busca Google | busca Bing ]
PEROTTI, I. L. Uma leitura do livro de literatura na escola atual. 2017. Curso de curta duração ministrado/Extensão [ busca Google | busca Bing ]
PEROTTI, I. L. Fonética e Fonologia. 2016. Curso de curta duração ministrado/Extensão [ busca Google | busca Bing ]
PEROTTI, I. L. O HUMOR POLÍTICO E O POLÍTICO DO HUMOR. 2001. Livro [ busca Google | busca Bing ]
PEROTTI, I. L. NOS PASSOS DA ANÁLISE DO DISCURSO üma"leitura do discurso de humor como pretexto para desnudar o discurso. 1995. COLEÇÃO CADERNOS UNIJUÍ [ busca Google | busca Bing ]
PEROTTI, I. L. Produção de Texto em Curso Pré-Vestibular. 1994. Curso de curta duração ministrado/Outra [ busca Google | busca Bing ]
PEROTTI, I. L. Capacitação Professores Área Rural. 1987. Curso de curta duração ministrado/Extensão [ busca Google | busca Bing ]
PEROTTI, I. L. Círculo Artístico Cultural de Saquarema. 2013. [ busca Google | busca Bing ]
Orientações em andamento
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Supervisões e orientações concluídas
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Projetos de pesquisa
Total de projetos de pesquisa (6)
2017-Atual. HISTORIA INDIGENA Descrição: PROJETOS INTERINSTITUCIONAIS SITUADOS NO NÚCLEO DE PESQUISA EM HISTÓRIA INDÍGENA ? NUPEHI -, REGISTRADOS NA BASE DE DADOS DO CNPq E NA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E EXTENSÃO DA UEMG. ESPELHO: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/8272545267363037. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ivane Laurete Perotti - Coordenador / ADRIANO TOLEDO - Integrante. Membro: Ivane Laurete Perotti.
2016-Atual. A LINGUA ORAL E ESCRITA NO ESCOPO DAS NARRATIVAS CURTAS: UMA LEITURA DO FAZER LINGUISTICO NO PRIMERIO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS PUBLICAS DE BELO HRIZONTE. Descrição: OBJETIVO GERAL: observar, compilar e analisar dados linguísticos do processo de aquisição da linguagem oral e escrita no primeiro ano do Ensino Fundamental I, em escolas públicas da região de Belo Horizonte.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) . Integrantes: Ivane Laurete Perotti - Coordenador / Luiz Ávila - Integrante. Membro: Ivane Laurete Perotti.
2016-Atual. PROJETO ADOTE UM LIVRO: DA FILIACAO DE LIVROS A OUTRAS LEITURAS Descrição: Este projeto se caracteriza pelas observações da evolução concretizada e da reapresentação do Projeto Adote um Livro, cujo objeto enfoca a publicação de trinta e quatro (34) livros no recorte da chamada literatura infantil e infantojuvenil com temática central do universo mineiro; do lançamento das publicações em espaços escolares e comunidades de baixa acessibilidade; das palestras relativas ao contexto da literatura e da produção dos livros do projeto; do lançamento oficial dos livros e do trabalho consequente ao projeto em movimento.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (25) . Integrantes: Ivane Laurete Perotti - Coordenador / Luiz Ávila - Integrante. Membro: Ivane Laurete Perotti.
2016-Atual. INSTRUMENTADOR DE RISCO: O PROFESSOR DIANTE DO ESPELHO UMA LEITURA PESSOALIZADA DA SUBJETIVACAO DO PROFESSOR CONTEMPORANEO ENQUANTO OBJETO DE SUA PROPRIA REPRESENTACAO LINGUISTICA. Descrição: Este projeto emerge da conjugação entre pesquisa e prática docente. A vivência em contextos de risco, em cotidianos áridos que ainda deslizam entre o surreal e o medieval, e em espaços que perfilam um modelo idealizado de profissional da educação com foco direcionado à criação de novos valores e interesses. Serve de catalisador para muitas inquietações. Entre elas, a relação sócio-ideológica imbricada na construção/formação da subjetividade docente. Quais são e como podem ser reveladas as representações emergentes da/na mediação entre as múltiplas temporalidades da ?modelagem? profissional e a percepção identitária? Quais as incorporações que a prática docente permite examinar enquanto representações sociais?Quem é o professor da atualidade? É possível captar em dados linguísticos analisáveis um ?corpus? manifestado pela e através da palavra?. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (13) . Integrantes: Ivane Laurete Perotti - Coordenador / Luiz Ávila - Integrante. Membro: Ivane Laurete Perotti.
2016-Atual. UMA LEITURA DOS ELEMENTOS VERBAIS E NAO VERBAIS DO CANTO NO CANDOMBLE KETU EM MINAS GERAIS. Descrição: Este projeto de base transdisciplinar e interinstitucional, em proposta para o desenvolvimento da pesquisa com orientação/parceria do professor Dr. Ângelo Cardoso, pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais e apoia-se em fundamentação etnomusicológica. Busca dados para "uma" leitura e análise investigativa dentro do candomblé Ketu, através do levantamento de expressões vocais - canto/música - indicadores da formação multicultural e das heranças ritualísticas de origem africana no Brasil. O objetivo da proposta é analisar os aspectos verbais do canto, nas práticas ritualísticas nos momentos do xirê (rituais públicos) e os elementos não verbais da música que o emoldura em igual contexto, na região de Minas Gerais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (16) / Especialização: (1) . Integrantes: Ivane Laurete Perotti - Coordenador / Luiz Ávila - Integrante / Neide Elisa Pontes - Integrante. Membro: Ivane Laurete Perotti.
2016-Atual. UMA LEITURA DA "CONSTRUCAO" DO TEXTO ESCRITO NARRATOLOGICO ESCOLAR APOS OS PCNS: MATARAM O DRAGAO?COMO, QUANTO E QUANDO A LINGUAGEM ESCRITA ESCOLAR MANIFESTA A SUBJETIVACAO DO ALUNO PRODUTOR DE SEU (NAO) PROPRIO DISCURSO. Descrição: Dita a boa norma que toda a proposta de pesquisa exige um "norte". A metodologia científica propõe que, em existindo uma questão, esta começaria a partir de um ponto observado. Imbricada no volume das questões que não se delineiam claramente, esta proposta tem um recorte demarcado por arestas que beiram o já dito, o bem dito e o não tão dito, presumindo que dizer bem seja de costume e praxe nas pretensões acadêmicas. Os estudos sobre a subjetivação, sobre a emergência do sujeito enunciativo dentro de sua formação social ou a partir de seu contexto enunciador envolvem trabalhos de peso e excelência na pesquisa brasileira. Daí a preocupação em antever uma justificativa que dê espaço para esta proposta não repetir os ditos ou apenas dizê-los de outra forma (como se esse risco não fosse iminente), mas a partir deles, levantar mais uma vez o olhar sobre a produção textual escolar atual, marcada pelas ações, discussões e intenções (tensões?) a partir dos Programas Curriculares Nacionais (1999).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (16) / Especialização: (5) . Integrantes: Ivane Laurete Perotti - Coordenador / Luiz Ávila - Integrante. Membro: Ivane Laurete Perotti.
Prêmios e títulos
Total de prêmios e títulos (22)
Primeiro Lugar em Contos, Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais - ABD.. 2016. Membro: Ivane Laurete Perotti.
Medalha de Ouro em Conto e Poesia, Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais - ABD.. 2016. Membro: Ivane Laurete Perotti.
Medalha Maior pelo conjunto da obra, ABD - Associação Brasileira de Desenho, Artes Visuais e Literatura.. 2016. Membro: Ivane Laurete Perotti.
Troféu Primeiro Lugar em Conto, ABD - Associação Brasileira de Desenho, Artes Visuais e Literatura.. 2016. Membro: Ivane Laurete Perotti.
Doutora Honoris Causa - pelos trabalhos em Literatura, ABD-RJ.. 2014. Membro: Ivane Laurete Perotti.
Destaque em Arte e Educação, ABRASA/Viena-Áustria.. 2013. Membro: Ivane Laurete Perotti.
26 Webinário - Conhecer para entender. 2020. (Seminário).
Ciclo de Debates Paulo Freire eo Brasil: Educação Popular. 2020. (Outra).
o 52º Festival de Inverno UFMG. 2020. (Outra).
XX ENDIPE 2020 ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO. FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES EM PROL DE UMA PRÁTICA DE ENSINO MAIS EFETIVA E AFETIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2020. (Congresso).
XII Seminário Anual Pensar a Educação, Pensar o Brasil. 2019. (Seminário).
Reflexões sobre a Prática e o Saber docente.Conesctando saberes. 2018. (Seminário).
Reflexões sobre a Prática e o Saber docente 11º.A ludicidade e a integração instrinstitucional - Fundamental II 7º ano, escola pública e universidade. 2018. (Seminário).
Reflexões sobre a Prática e o Saber docente 11º.Uma prosa com a EJA. 2018. (Seminário).
Reflexões sobre a Prática e o Saber docente 12ª edição.A ludicidade na EJA. 2018. (Seminário).
Reflexões sobre a Prática e o Saber docente 12ª edição.Conectando Saberes, integração entre Universidade e E.F II. 2018. (Seminário).
Saúde Mental na Universidade. 2018. (Outra).
CEALE DEBATE. 2017. (Encontro).
Fórum Técnico Semeando letras, Plano Estadual do Livro, leitura,literatura e bibliotecas. 2017. (Congresso).
Reflexões sobre a Prática e o Saber docente 10º Edição.Integração de oficinas entre a academia e alunos da Eja , Ensino Médio. 2017. (Seminário).
7° Seminário de Literatura Infantil e Infanto Juvenil - II Seminário Internacional de Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária - Linguagens poéticas pelas frestas do contemporâneo.DA ADOÇÃO DE LIVROS À FILIAÇÃO DE OUTRAS LEITURAS PROJETO ADOTE UM LIVRO. 2016. (Seminário).
7º Congresso de Extensão Universitária da Universidade Federal de Ouro Preto. O TEA na Escola - Um labirinto de Práticas Interligadas na/à Alfabetização. 2016. (Congresso).
I CONCURSO LITERÁRIO ABD e BIBLIEX. A enchente das goiabas. 2016. (Exposição).
IV Congresso Internacional Transdisciplinar Sobre a Criança e o Adolescente. O TEA na Escola - Um labirinto de Práticas Interligadas na/à Alfabetização. 2016. (Congresso).
26 Concurso Internacional de Contos de Araçatuba.CONTOS. 2013. (Outra).
GALERIA CAFÉ COM ARTE. LITERATURA INFANTIL E JUVENIL-CONJUNTO DE TÍTULOS. 2013. (Exposição).
Fundação Cultural de Uberaba - Concurso Contos.CONTOS. 2012. (Outra).
Fundação Cultural de Uberaba - Concurso Poemas.POEMAS. 2012. (Outra).
VARAL LITERÁRIO -PRAÇA VIVA. LITERATURA INFANTIL E JUVENIL-CONJUNTO DE TÍTULOS. 2011. (Exposição).
Organização de eventos
Total de organização de eventos (11)
PEROTTI, I. L.. II COLÓQUIO NEPEL: Educação e Linguagens - alfabetização e tecnologias na produção de saberes. 2019. (Outro).. . 0.
PEROTTI, I. L.. As múltiplas leituras e ações do ensino e da aprendizagem lúdica. 2019. (Outro).. . 0.
PEROTTI, I. L.. NARRATIVAS DE ALUNOS/AS E DOCENTES DA EJA. 2019. (Outro).. . 0.
PEROTTI, I. L.. LITERATURA NA PRAÇA. 2019. (Outro).. . 0.
PEROTTI, I. L.. HISTÓRIA, EDUCAÇÃO e HOLOCAUSTO. 2019. (Exposição).. . 0.
PEROTTI, I. L.. REFLEXÕES SOBRE A AÇÃO DO PEDAGOGO. 2019. (Outro).. . 0.
PEROTTI, I. L.. Um convite à ludicidade no emaranhado das ações de ensino-aprendizagem na EJA. 2018. (Outro).. . 0.
PEROTTI, I. L.. Reflexões sobre a ação do Pedagogo. 2018. (Outro).. . 0.
PEROTTI, I. L.. I Colóquio NEPEL - Café Literário. 2017. (Outro).. . 0.
PEROTTI, I. L.. I COLÓQUIO NEPEL: Letramentos e suas perspectivas no contexto escolar. 2017. (Outro).. . 0.
PEROTTI, I. L.. CAFÉ COM VIOLA-uma prosa com a EJA. 2017. (Outro).. . 0.