Lattes UEMG

Barbara de Oliveira Ahouagi

Professora de Educação Superior da Escola Guignard da UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais. Doutoranda em Artes no Programa de Pós Graduação em Artes da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (Conceito 6), na linha de pesquisa Artes Visuais, sob orientação da Prfª Drª Maria Angelica Melendi. Atua como professora do Ensino Fundamental II na Prefeitura Municipal de Betim. Foi bolsista CAPES, vinculado ao INCT - Instituto da Democracia e Democradização -, pesquisadora do Projeto República (2017-2019). Participa do grupo de pesquisa Estratégias da arte em uma era de catástrofes (2014-). Mestre em Artes pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais 2014. Graduada no Bacharelado em Gravura da EBA, UFMG, 2008; e Licenciatura em Desenho e Plástica também pela EBA, UFMG, 2005. (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2012-2014. TRACOS DO SAGRADO NAS PRATICAS DA ARTE CONTEMPORANEA LATINO-AMERICANA
      Descrição: O cerne deste projeto reside na profunda crise produzida no campo do simbólico no pós-guerra. Interessa-nos entender como no interior de uma sociedade laica como a que se vislumbrava nas capitais da América Latina, no final dos anos 60, permanecia latente a irrupção de fundamentalismos de signos opostos que se apoiavam, porém nalgum conceito do sagrado. Percebe-se, nessa época, o surgimento de obras de arte que invocam a sacralidade, tanto através da consagração do profano e a exaltação a través da arte dos rituais de cultos populares ou anteriores ao catolicismo, quanto no sentido contrario da profanação do sagrado, vilipendiando-o ou destruindo-o, com uma quota de sarcasmo e mordacidade. Analisaremos desde essa perspectiva algumas obras nas que o sagrado aparece de modo central, tanto na proposição do artista quanto na recepção do leitor... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (5) . Integrantes: Bárbara de Oliveira Ahouagi - Coordenador / Maria Angelica Melendi de Biasizzo - Integrante.
      Membro: Barbara de Oliveira Ahouagi.
    2. 2012-2014. Arte contemporanea ou Como imaginar e nomear o presente
      Descrição: Já faz um tempo que o termo arte contemporânea nos assombra como categoria cronológica de espessura singular: a expressão utiliza-se, de modo indiferenciado, para denominar a produção artística que teve início na década de 1960. O espectro dos regimes ditatoriais da América Latina e das revoluções fracassadas ou abortadas nesse período, no resto do mundo, vem impulsando uma série de narrativas curatoriais, críticas ou históricas para as quais ainda é difícil distinguir entre os passados memoráveis e os dados aparentemente não significativos. A metáfora O fungo no contemporâneo, utilizada por Cuauhtémoc Medina no editorial do número 13 da Revista Manifesta, 2012, nos parece oportuna ante o estado das atuais reflexões sobre a arte atual e aponta para a reativação e recontextualização das décadas de 60/70 nas práticas contemporâneas na forma de noções históricas e artísticas que ficcionalizam, especulam ou protelam a condição atual. Como os dos fungos, os esporos das estruturas neocoloniais espalhar-se-iam na maioria das regiões pós-coloniais, infestando ou enriquecendo as formas de perceber, analisar e viver o momento presente. Sendo os fungos, na tradição ocidental, símbolos da vida regenerada após a decomposição Maria Angélica Melendi orgânica que segue à morte, a metáfora parece se aproximar de conceito de Nachleben de Aby Warburg: uma vida post-mortem que se propagaria ao longo dos tempos e se nutriria do corpo morto da história. Georges Didi-Huberman coloca a palavra Nachleben no centro de uma leitura de conjunto da obra de Warburg, traduzindo o termo por survivante .. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (6) . Integrantes: Bárbara de Oliveira Ahouagi - Coordenador / Maria Angelica Melendi de Biasizzo - Integrante.
      Membro: Barbara de Oliveira Ahouagi.
    3. 1999-Atual. Estrategias da Arte numa Era de Catastrofes
      Descrição: O Grupo Estratégias da Arte numa Era das Catástrofes é um grupo de pesquisas certificado institucionalmente, coordenado pela Profª Drª Maria Angélica Melendi e que realiza suas reuniões na Escola de Belas Artes da UFMG. Atualmente conta com aproximadamente 30 integrantes, entre professores doutores e alunos doutorandos, mestrandos, graduandos e bolsistas. Nasceu em 1999, como Grupo de Estudos e Pesquisa em Arte Contemporânea, na Escola Guignard da UEMG. Em 2002, com o ingresso da coordenadora no quadro de professores da EBA-UFMG, transferiu-se, congregando pesquisadores de ambas as instituições. O Grupo desenvolve estudos interdisciplinares, subsidiados pelo cruzamento de vários discursos teóricos e artísticos, avaliando a capacidade da arte em resignificar objetos culturais através de deslocamentos. Levamos em consideração duas vertentes: a primeira contempla os processos de produção da obra; a outra coloca em pauta a questão da identidade do artista a partir da noção do ?artista como etnógrafo?, elaborada conceitualmente pelo historiador e crítico Hal Foster em The Return of the Real. Outro problema que nos ocupa é a configuração do corpo e suas aparições na arte contemporânea, a partir da constatação de que a Shoah ? o genocídio nazista ? se configura como o lugar do trauma e aborda o entrelaçamento das duas problemáticas fundamentais da contemporaneidade: o corpo e a memória. O terrorismo de Estado na América Latina e as guerras do final do século XX e começos do XXI assimilam-se a esse paradigma. As recentes demandas de memoriais e monumentos para lembrar as catástrofes do século XX colocam os artistas ante o desafio de como e de que maneira lembrar.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Bárbara de Oliveira Ahouagi - Coordenador / Maria Angelica Melendi de Biasizzo - Integrante / Juliana Mafra - Integrante / Ariel Ferreira Costa - Integrante / Melissa Etelvina Oliveira Rocha - Integrante / Adolfo Cifuentes - Integrante.
      Membro: Barbara de Oliveira Ahouagi.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (33)
      1. I Colóquio Nacional Políticas da Performatividade. 2018. (Outra).
      2. I Colóquio Políticas da Performatividade.Apocalipopótese: As performatividades políticas na arte. 2018. (Outra).
      3. Seminário Pesquisa em Arte - Grupo de Pesquisa Estratégias da Arte em uma Era de Catástrofes.O anti-erótico: representações e apresentações da violência de gênero na arte brasileira. 2018. (Seminário).
      4. XXXVIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte.Wanted: desejo e violência na arte latino-americana. 2018. (Outra).
      5. 4º Debate do ciclo Pensando a Democracia, A República e o Estado de Direito no Brasil. 2017. (Outra).
      6. Fast Forward 2 - International Researching Women in Photography. 2017. (Encontro).
      7. FIF - Festival Internacional de Fotografia - A Política das Imagens.Território político: imagens e representações do corpo feminino. 2017. (Outra).
      8. Colóquio Figuras da Experiência: produção, enunciado e transdiciplinaridade.O corpo contra-erótico: violência de gênero na arte brasileira. 2016. (Outra).
      9. II Congresso de Diversidade Sexual e de Gênero - 1a. Edição Internacional. As bruxas que não conseguiram queimar: a resistência feminina na arte e vida. 2016. (Congresso).
      10. O que resta da ditadura: a arte latino-americana em tempos de crise.Feminismos quir: arte e ativismo latino-americano nas pós-ditaduras. 2016. (Seminário).
      11. XXXVI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte.Nós não sabíamos, um percurso sobre fotografias, arquivo e violência. 2016. (Outra).
      12. II Seminário de Pesquisas em Artes, Cultura e Linguagens.Identidades estratégicas na arte latino-americana. 2015. (Seminário).
      13. II Seminário de Pesquisas em Artes, Cultura e Linguagens. 2015. (Seminário).
      14. 1º Congresso de Diversidade Sexual e de Gênero. 2014. (Congresso).
      15. II Seminário Arte Popular e Contemporânea. 2014. (Seminário).
      16. IV Seminário Internacional de Política e Feminismo: desafios da construção em diálogos das práticas e teorias feministas. 2014. (Seminário).
      17. V Seminário de Pesquisadores do PPGArtes ? UERJ. 2014. (Seminário).
      18. V Seminário de Pesquisadores do PPGArtes ? UERJ.A falha em evidência: sobre sexo e morte na arte. 2014. (Seminário).
      19. XXXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte.Corpo violado: a degola na arte. 2014. (Outra).
      20. Seminário Conservadores-Pesquisadores. 2013. (Seminário).
      21. 1.º Seminário Internacional de Arte e Educação do INHOTIM. 2012. (Seminário).
      22. Projeto descentralizando o acesso - Instituto Inhotim. 2012. (Outra).
      23. V Fórum Arte das Américas - Transversalidade na Arte Contemporânea. 2012. (Seminário).
      24. Arte em Foco 2011 - Performance e Política. 2011. (Seminário).
      25. II Seminário Educação sem Homofobia. 2011. (Seminário).
      26. Seminário Arte e Museus - Museu Inimá de Paula. 2011. (Seminário).
      27. A educação que interessa aos trabalhadores e comunidade escolar. 2008. (Seminário).
      28. Artes Cênicas e Novas Tecnologias. 2008. (Seminário).
      29. XVII Semana de Iniciação Científica da UFMG.Impurezas Textuais - Diálogo e intertexto no processo escritural na gravura contemporânea. 2008. (Seminário).
      30. I Fórum Estadual de Performances. 2007. (Encontro).
      31. Modelos de Atuação em Instituições de Arte. 2007. (Seminário).
      32. XVI Congresso Nacional da Federação de Arte Educadores do Brasil. 2006. (Congresso).
      33. Imagem: Concepção, Recepção, Crítica, Conservação. 2002. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (1)
      1. AHOUAGI, B. O.. Seminário Conservadores-Pesquisadores. 2013. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      Data de processamento: 04/03/2021 17:16:04