teste-01

Mauro Giffoni de Carvalho

Possui doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), com visiting Scholar pela South Bank University - Londres (1998-1999), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e graduação em Psicologia e em Pedagogia. Atualmente, é Diretor da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais ? UEMG, - campus Belo Horizonte, membro do corpo permanente do Mestrado em Educação e pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação, Arte e Linguagem. Tem experiência nas áreas de Educação, Psicologia, e vem desenvolvendo pesquisas nos seguintes campos: aprendizagem/desenvolvimento, queixa escolar, alfabetização e fracasso escolar; avaliação, relação educativa e identidades. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7667645729517279 (21/01/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Centro Universitário Newton Paiva. rua goitacases Barro Preto 30190-052 - Belo Horizonte, MG - Brasil Telefone: (031) 35162614 URL da Homepage: www.newtonpaiva.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (14)
    1. 2016-2016. As representacoes acerca da religiosidade no processo seletivo de professores no Servico de Orientacao e Selecao Profissional (SOSP), na decada de 1970
      Descrição: O presente projeto visa realizar uma análise histórica com uma abordagem metodológica da pesquisa documental, tendo como principal objeto de estudo o acervo do Serviço de Orientação e Seleção Profissional (SOSP)-UEMG, especificamente compreender sobre as representações acerca da religiosidade nas provas de seleção de professores, na década de 1970, em Minas Gerais marcados por tendências diferenciadas, tendências estas que se dividem entre conservadores e progressistas, do sistema educacional brasileiro.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Mauro Giffoni de Carvalho - Coordenador / FLECHA, Renata Dumont - Integrante / Dalva Sales de Souza da Silva - Integrante.
      Membro: Mauro Giffoni de Carvalho.
    2. 2012-2016. O SABER DOCENTE E AS QUESTOES SOCIALMENTE VIVAS: narrativas de professores a respeito da Memoria do trabalho do educador em Minas Gerais.
      Descrição: A investigação tem como objetivo identificar as principais questões socialmente vivas com as quais lidam os docentes de escolas públicas em Minas Gerais, tais como questões étnico-raciais, questões relacionadas ao desenvolvimento e uso de material de divulgação científica, dificuldades na constituição do ensino para a cidadania, enfim, questões que geram problemas no ensino por serem essencialmente questões polêmicas e de grande relevância social para as comunidades. A identificação dessas questões, se dará a partir da narrativa de professores com grande experiência no ensino e da narrativa de professores presentes na escola pública, em especial na docência de temas relacionados às questões socialmente vivas, conforme as define a literatura atual. Dentre as noções trabalhadas está a de saberes docentes (TARDIF, 1991; NÓVOA, 1992), e a noção de questões socialmente vivas que, conforme Legardez (2006), Simoneaux (2008) e outros, são aquelas que não estão decididas no âmbito dos saberes de referência dos docentes, isto é, no âmbito das ciências, e, além disso, são objeto de polêmicas, disputas e implicação de valores dos agentes educacionais, por serem questões de grande sensibilidade social. A metodologia de trabalho será a da história oral, complementada por oficinas de memória, com apoio de gravações em áudio-vídeo, para constituição de material de trabalho e, além disso, para a constituição de material de memória eletrônica a ser incluído entre os produtos da pesquisa. Os produtos serão: documentários em áudio-vídeo sobre os saberes docentes envolvendo as questões socialmente vivas identificadas e trabalhadas pela equipe de pesquisa, na qual se incluirão efetivamente os docentes sujeitos da pesquisa; artigos científicos de autoria conjunta entre os participantes. O material produzido servirá para distribuição para as escolas públicas como subsídio para a formação continuada de professores. Coordenação: Júlio Flávio de Figueiredo Fernandes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Mauro Giffoni de Carvalho - Integrante / Júlio flávio Figueiredo Fernandes - Coordenador / Lana Mara de Castro Siman - Integrante / Edson Nascimento Campos - Integrante / Thiago Pinheiro Daré - Integrante / Patrícia Rodarte Silva Gomes Coelho - Integrante / Leandra de Castro Gonzaga - Integrante / João Carlos Ribeiro de Andrade - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Mauro Giffoni de Carvalho.
    3. 2011-2012. Aborto Legal:Dilemas e sentimentos na tomada de decisao
      Descrição: O projeto busca analisar os sentimentos envolvidos na tomada de decisão para o abortamento legal feito pelas mulheres grávidas, decorrente de violência sexual. Pretende-se investigar as emoções vivenciadas por essas mulheres, após a tomada de decisão pela realização do procedimento de interrupção de gravidez. A pesquisa for realizada com um grupo de mulheres que fez a opção pela interrupção, na Maternidade Odete Valadares, unidade especializada de saúde do SUS-BH.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Mauro Giffoni de Carvalho - Coordenador / VIANA, Francisco José Machado - Integrante. Financiador(es): Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Bolsa.
      Membro: Mauro Giffoni de Carvalho.
    4. 2011-2012. Representacoes Sociais sobre violencia e criminalidade, a partir da otica de jovens usuarios e gestores do Programa Fica Vivo!
      Descrição: O projeto de pesquisa visa analisar as Representações Sociais de violência e criminalidade em jovens, de 12 a 24 anos, em situação de risco social, moradores do Aglomerado Morro das Pedras e usuários das oficinas do Programa Fica Vivo (Universo Consensual), cotejando-as com a visão oficial do Programa Fica Vivo!, presentes nos discursos de seus gestores e técnicos (Universo Reificado).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Mauro Giffoni de Carvalho - Integrante / FLECHA, Renata Dumont - Coordenador / RIBEIRO, Fabrício Junio Rocha - Integrante. Financiador(es): Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Bolsa.
      Membro: Mauro Giffoni de Carvalho.
    5. 2010-2011. A CONSTRUCAO SOCIAL DA QUEIXA ESCOLAR: Um estudo dos discursos sobre os impasses nas aprendizagens no percurso de escolarizacao de criancas das series iniciais do Ensino Fundamental.
      Descrição: O presente projeto visa investigar o processo de construção das queixas escolares envolvendo alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental e os destinos dados a essas queixas no percurso dos mesmos na escolarização. Pretende-se identificar e analisar as representações dos alunos indicados como envolvidos em problemas de aprendizagem, de comportamento ou emocionais, contrapondo-as às visões de mundo a partir das quais se interpreta a queixa escolar de alunos nas séries iniciais, presentes nos discursos dos grupos sociais relacionados à escola, tais como os gestores, os professores, os familiares, os profissionais e as instituições de saúde. Será utilizada uma abordagem metodológica qualitativa, de estudo de casos, por meio de entrevistas narrativas com os alunos apontados pela escola como alvo da queixa escolar, e com os outros participantes da comunidade escolar. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Mauro Giffoni de Carvalho - Coordenador / Francisco José Machado Viana - Integrante / FERNANDES, Julio Flávio de Figueiredo - Integrante. Financiador(es): Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Bolsa.
      Membro: Mauro Giffoni de Carvalho.
    6. 2009-2011. A CONSTRUCAO SOCIAL DA QUEIXA ESCOLAR: Um estudo dos discursos sobre os impasses nas aprendizagens no percurso de escolarizacao de criancas das series iniciais do Ensino Fundamental
      Descrição: O presente projeto visa investigar o processo de construção das queixas escolares envolvendo alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental e os destinos dados a essas queixas no percurso dos mesmos na escolarização. O estudo da queixa escolar será realizado tanto no viés das concepções de subjetividade em jogo no ambiente escolar, como reflexo da constituição social de representações, quanto no viés da sedimentação de concepções individuais dos alunos. Pretende-se identificar e analisar as representações dos alunos indicados como envolvidos em problemas de aprendizagem, de comportamento ou emocionais, contrapondo-as às visões de mundo a partir das quais se interpreta a queixa escolar de alunos nas séries iniciais, presentes nos discursos dos grupos sociais relacionados à escola, tais como os gestores, os professores, os familiares, os profissionais e as instituições de saúde. A partir da investigação minuciosa de casos específicos, o estudo será ampliado para uma análise das soluções adotadas e dos critérios usados pela comunidade escolar para lidar com essas dificuldades. Pretende-se, com isso, elucidar a forma pela qual as concepções da queixa escolar, apreendidas nas relações e nos discursos, são construídas por representações da subjetividade mantidas em conflito nas relações entre os grupos determinados pela estrutura social contemporânea.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Mauro Giffoni de Carvalho - Integrante / Edson Nascimento Campos - Integrante / Júlio Flávio de Figueiredo Fernandes - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Mauro Giffoni de Carvalho.
    7. 2009-2011. Analise da queixa escolar na decada de 1950, em Belo Horizonte-MG
      Descrição: O presente projeto visa realizar uma análise histórica sobre a queixa escolar, na década de 50, de alunos das séries iniciais, tendo como base o acervo documental do Serviço de Orientação e Seleção Profissional - SOSP, transformado, a partir de 1994, em Centro de Psicologia Aplicada - CENPA, da Universidade do Estado de Minas Gerais. Este material constitui-se, hoje, num importante corpus documental sobre a história da Psicologia e história da educação em Minas Gerais (1949?1994), resultado de uma pesquisa histórica e documental realizada por Campos (2008), a qual recuperou e classificou grande parte do acervo documental da referida instituição e criou um banco de dados para pesquisas na área da educação e da psicologia. O acervo documental do SOSP está constituído de milhares de laudos psicológicos de orientação infantil, adolescente e adulto, além de provas de seleções profissionais para diversos cargos do funcionalismo público, instituições escolares públicas e privadas. Esta pesquisa está vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Psicopedagogia ? NEPSIPE, da Faculdade de Educação e ao Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação ? PPGE da Universidade do Estado de Minas Gerais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Mauro Giffoni de Carvalho - Coordenador / Ana Amélia Borges de Magalhães Lopes - Integrante / Regina Célia Pereira Campos - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Mauro Giffoni de Carvalho.
    8. 2009-2011. Servico de Orientacao e Selecao Profissional ? SOSP: constituicao do Acervo documental e investigacao sobre a Historia da Educacao e Historia da Psicologia em Minas Gerais ? (1949-1994)
      Descrição: O projeto visa continuar os estudos realizados na pesquisa SOSP: ?Uma investigação sobre a história da psicologia e história da educação em Minas Gerais (1949?1994)?, que se encontra em fase final, na tentativa de continuar os trabalhos de recuperação do acervo documental da referida instituição. O resgate e catalogação da referida documentação permitirá a investigação das práticas psicológicas do Serviço de Orientação e Seleção Profissional, na segunda metade do século XX. Este projeto está vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Psicopedagogia ? NEPSIPE, da Faculdade de Educação ? Campus Belo Horizonte da Universidade do Estado de Minas Gerais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Mauro Giffoni de Carvalho - Integrante / Ana Amélia Borges de Magalhães Lopes - Integrante / Maria do Carmo de Matos - Integrante / Regina Célia Pereira Campos - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Mauro Giffoni de Carvalho.
    9. 2009-2010. Remuneracao de professores de escolas publicas da educacao basica em Minas Gerais
      Descrição: A presente pesquisa visa investigar a carreira e Remuneração de professores de escolas públicas da educação básica em Minas Gerais, a partir da implantação do Fundo do Desenvolvimento do Ensino Fundamental ? FUNDEF. Pretende-se analisar as políticas de financiamento implementadas em Minas Gerais até 2010 e seus impactos na valorização do trabalho docente. O objeto de investigação surgiu a partir da participação de um grupo de pesquisadores do Mestrado em Educação/FAE/UEMG, na pesquisa Remuneração de professores de escolas públicas da educação básica: configurações, impactos, impasses e perspectiva, financiada pela CAPES/INEP/SECAD e realizada sob a coordenação do Centro de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas de Educação CEPPPE, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Mauro Giffoni de Carvalho - Coordenador / Vera Lúcia Ferreira Alves de Brito - Integrante / Júlio Flávio de Figueiredo Fernandes - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Mauro Giffoni de Carvalho.
    10. 2008-2012. Remuneracao de professores de escolas publicasda educacao basica: configuracoes, impactos,impasses e perspectivas
      Descrição: O Projeto busca analisar as configurações, os impactos, os impasses e as perspectivas decorrentes da implantação do Fundef, do Fundeb e do Piso Salarial Profissional Nacional na estrutura de remuneração dos professores da educação básica de 10 estados brasileiros no período de 1996 a 2012. Possui as seguintes áreas temáticas: Política Educacional; Educação Básica; Remuneração Docente; Plano de Carreira; Valorização do Magistério; Financiamento da Educação. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (30) / Mestrado acadêmico: (10) / Doutorado: (10) . Integrantes: Mauro Giffoni de Carvalho - Integrante / Júlio flávio Figueiredo Fernandes - Integrante / Vera Lúcia Ferreira Alves de Brito - Integrante / Rubens Barbosa de Camargo - Coordenador / Lisete Regina Gomes Arelaro - Integrante / I-Juca-Pirama Camargo Gil - Integrante / Maria Angélica Pedra Minhoto - Integrante / Marcos Edgar Bassi - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Mauro Giffoni de Carvalho.
    11. 2008-2009. Representacoes Sociais: a reinsercao psicossocial na otica de apenados que cometeram crimes contra a vida.
      Descrição: O presente projeto visa investigar a construção das Representações Sociais sobre a reinserção psicossocial de apenados, autores de crimes contra a vida, na Penitenciária Agrícola José Maria Alckmin. Pretende-se compreender as possíveis articulações/desarticulacões existentes entre as Representações Sociais, em um primeiro momento, construídas pela Penitenciária José Maria Alckmin (Universo Reificado), sobre a reinserção psicossocial e sua operacionalização por meio de seus programas e projetos. Em um segundo momento, os processos de ancoragem e objetivação, bem como ações realizados pelos apenados autores de crimes contra a vida (Universo Consensual).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Mauro Giffoni de Carvalho - Coordenador / FLECHA, Renata Dumont - Integrante / RIBEIRO, Fabrício Junio Rocha - Integrante. Financiador(es): Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Bolsa.
      Membro: Mauro Giffoni de Carvalho.
    12. 2007-2008. Gravidez na Adolescencia e o Planejamento Familiar: informacao e formacao
      Descrição: O presente projeto propõe estudar a gravidez na adolescência como fenômeno do âmbito do planejamento familiar oficial e público, bem como do âmbito privado de controle do nascimento de filhos nos grupos familiares. O impasse central a ser analisado é o da contradição estrutural entre as formas sociais de regulação do desejo humano e as manifestações deste, especialmente, na fase de experiências de um corpo em amadurecimento pelos adolescentes. Será utilizada uma metodologia de estudo de casos de mães adolescentes, visando identificar as representações, os impasses, as convergências e as divergências entre, de um lado, insumos, recursos e informações veiculadas nos programas oficiais de planejamento familiar e, de outro, o conjunto de crenças, valores e normas engendrados pela formação familiar.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Mauro Giffoni de Carvalho - Coordenador / Francisco José Machado Viana - Integrante / Júlio flávio Figueiredo Fernandes - Integrante. Financiador(es): Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Bolsa.
      Membro: Mauro Giffoni de Carvalho.
    13. 2005-2007. Pesquisa Universitaria
      Descrição: Laboratório de Psicologia da Fundação Helena Antipoff. Estudos sobre dificuldades de aprendizagem em alunos da Rede Municipal de Ibirité. História da Psicologia Educacional em Minas Gerais. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Mauro Giffoni de Carvalho - Coordenador.
      Membro: Mauro Giffoni de Carvalho.
    14. 2005-2006. A essa hora, nesse lugar e vestida desse jeito: a relacao entre a consturcao subjetiva da culpa e o trajeto da vitima de violencia sexual
      Descrição: O objetivo desa pesquisa foi o de compreender os elementos subjetivos e sociais que contribuem na construção da culpa nas mulheres vítimas de violência sexual, contribuindo assim para mais um passo na superação desse trauma. Parte-se da distinção teórica entre responsabilidade e culpa e será realizada uma investigação empírica do discurso sobre a violência sexual junto às vítimas, buscando identificar as implicações desse discurso com as formas sociais de posicionamento da mulher diante do homem.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Mauro Giffoni de Carvalho - Integrante / Francisco José Machado Viana - Coordenador / Júlio flávio Figueiredo Fernandes - Integrante. Financiador(es): Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Bolsa.
      Membro: Mauro Giffoni de Carvalho.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Prêmio FUNADESP de Iniciação Científica - Categoria Ciência Humanas e Sociais, Letras, Linguística e Artes, Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Funadesp.. 2012.
      Membro: Mauro Giffoni de Carvalho.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (29)
    1. Encontro de Formação dos Orientadores de Estudo do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio.Apresentação do Caderno IV etapa 2. 2015. (Encontro).
    2. 16º Seminário de Pesquisa e Extensão.A socialização e avaliação da produção extensionista quanto aquela oriunda da pesquisa científica, desenvolvidas por alunos bolsistas, docentes orientadores e colaboradores em todos os campi da Universidade.. 2014. (Seminário).
    3. Encontro de Formação dos Orientadores de Estudo do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio.Apresentação do Caderno IV etapa 1. 2014. (Encontro).
    4. II Seminário Educação e Formação Humana: desafios do tempo presente.Educação e Formação Humana. 2014. (Seminário).
    5. Curso visita técnica no Museu Histórico Abílio Barreto. 2012. (Outra).
    6. II Mostra Mineira de Práticas em Psicologia.A visão da queixa escolar, nos anos 50, em Belo Horizonte. 2012. (Seminário).
    7. Projeto Memória Viva da Psicologia.História do Serviço de Orientação e Seleção Profissional - SOSP. 2012. (Seminário).
    8. Laço Social, juventude e criminalidade.Laço Social, juventude e criminalidade. 2011. (Seminário).
    9. XXIX Encontro Anual Helena Antipoff.A queixa escolar na década de 1950, em Belo Horizonte - MG. 2011. (Encontro).
    10. XXIX Encontro Anual Helena Antipoff - Educação Inclusiva: Históriria e atualidaddae.A Construção Social da Queixa Escolar: um estudo dos discurso sobre os impasses nas aprendizagens no percurso da escolarização de crianças das séries iniciais do ensino fundamental.. 2011. (Encontro).
    11. De um curso a um discurso - Psicologia, Sociedade e Trabalho.Coordenação de mesa-redonda. 2010. (Seminário).
    12. III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência Profissão. Representações Sociais: a reinserção psicossocial na ótica de apenados que cometeram crimes contra a vida.. 2010. (Congresso).
    13. III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência Profissão. A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA QUEIXA ESCOLAR: Um estudo dos discursos sobre os impasses nas aprendizagens no percurso de escolarização de crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental.. 2010. (Congresso).
    14. Reflexões sobre o saber docente e 3o seminário de ensino, pesquisa e extensão - SEPEX.A queixa escolar nos anos 50, em Belo Horizonte - relato de pesquisa. 2010. (Seminário).
    15. I Encontro em Educação dos Programas de Pós-Graduação em Educação de Belo Horizonte.Mediador da Mesa de Apresentação: Linguagens, subjetividade e processos educativos. 2009. (Encontro).
    16. IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-americana. A ANÁLISE DA QUEIXA ESCOLAR NA DÉCADA DE 1950, EM BELO HORIZONTE-MG. 2009. (Congresso).
    17. IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Anpedinha. A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA QUEIXA ESCOLAR: Um estudo dos discursos sobre os impasses nas aprendizagens no percurso de escolarização de crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental. 2009. (Congresso).
    18. XIII Coloquio Internacional de Psicossociologia e Sociologia Clínica.Representações Sociais: a reinserção psicossocial na ótica de apenados que cometeram crimes contra a vida.. 2009. (Outra).
    19. 16º Encontro Regional Abrapso Minas. Gravidez na Adolescência e o Planejamento Familiar: informação e formação. 2008. (Congresso).
    20. II congresso latinoamericano de psicologia de la ulapsi. Elementos subjetivos e sociais no sofrimento das mulheres em situação de violência. 2007. (Congresso).
    21. sub área: violências "A essa hora, nesse lugar e vestida desse jeito": a relação entre a construção subjetiva da culpa e o trajeto da vítima de violência sexual..XIII Encntro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social. 2005. (Encontro).
    22. 1A SEMANA DA COMUNICAÇÃO SOCIAL DAS FACULDADES PROMOVE.SEXUALIDADE E CULTURA NO PROGRAMA MALHAÇÃO. 2004. (Outra).
    23. Colóquio Internacional Mídia, Espaço Público e Identidades Coletivas: Perspectivas Interdisciplinares. MÍDIA, EDUCAÇÃO E IDENTIDADES SEXUAIS. 2004. (Congresso).
    24. COLÓQUIO INTERNACIONAL MÍDIA, ESPAÇO PÚBLICO E IDENTIDADES COLETIVAS: PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES.. 2003. (Congresso).
    25. JORNALISMO E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE BRASILEIRA.JORNALISMO E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE BRASILEIRA. 2003. (Outra).
    26. SERVIÇOS DE PSICOLOGIA APLICADA.VII SEMANA DE PSICOLOGIA DA FUMEC. 2003. (Outra).
    27. VIII COLÓQUIO INTERNACIONAL DE SOCIOLOGIA CLÍNICA E PSICOSSOCIOLOGIA. Educação, Comunicação e Sexualidade: a realidade engendrada na escola. 2001. (Congresso).
    28. 4ª JORNADA DE PESQUISADORES EM CIÊNCIAS HUMANAS.4ª JORNADA DE PESQUISADORES EM CIÊNCIAS HUMANAS. 1997. (Outra).
    29. CONGRESSO ANUAL DO SINDICATO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO NO ENSINO MUNICIPAL. CONGRESSO ANUAL DO SINDICATO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÄO NO ENSINO MUNICIPAL.EDUCAÇÄO NO ENSINO MUNICIPAL - SÃO PAULO.. 1995. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (7)
    1. CARVALHO, Mauro Giffoni de. Comissão Examinadora dos Trabalhos de Conclusão de Curso. 2014. (Outro).. . 0.
    2. CARVALHO, Mauro Giffoni de. 16º Seminário de Pesquisa e Extensão. 2014. (Outro).. . 0.
    3. CARVALHO, Mauro Giffoni de. Comissão Examinadora dos Trabalhos de Conclusão de Curso. 2012. (Outro).. . 0.
    4. CARVALHO, Mauro Giffoni de. Comissão Examinadora de Apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso. 2011. (Outro).. . 0.
    5. CARVALHO, Mauro Giffoni de. IV Simpósio do Comitê de Ética em Pesquisa. 2010. (Congresso).. . 0.
    6. CARVALHO, Mauro Giffoni de; Francielda Oliveira. I Seminário de Iniciação Científica. 2009. Outro
    7. Mauro Giffoni de Carvalho. Comissão Examinadora de Apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso. 2009. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:05