teste-01

Paulo Roberto de Carvalho Barbosa

Trabalho atualmente como professor efetivo de História da Arte e disciplinas correlatas no Departamento de Disciplinas Teóricas da Escola Guignard/UEMG. Em 2018 e 2019, trabalhei como professor de Desenho e de Estudo da Cor do Departamento de Artes Visuais da Universidade do Espírito Santo (UFES). Em 2016 e 2017, fui professor da Escola de Design da UEMG, ministrando disciplinas de Estudo da Cor, Cinema, Estudo da Forma, entre outras. Graduei-me pela Escola de Belas Artes da UFMG, obtendo em 1993 o título de Bacharel em Artes Plásticas. Trabalhei como ilustrador e cartunista a partir daí, recolhendo para dois livros uma síntese do meu trabalho como desenhista. Em 2007, concluí o Mestrado em Artes Visuais também pela Escola de Belas Artes, com área de concentração em Cinema. Defendi o Doutorado em Artes Visuais no ano de 2011, ainda pela EBA/UFMG, também com ênfase em Cinema. Em 2014, veio a lume Do truque ao efeito especial: o cinema de Segundo de Chomón, livro que traz os resultados de minha pesquisa de Doutorado. 2014 foi também o ano em que lancei O primeiro cinema em cores: tecnologia e estética do filme colorido até 1935, com a íntegra da minha dissertação de Mestrado. Uma seleta de artigos publicados entre os anos de 2014 e 2017, intitulada Crônicas do cinematógrafo - escritos sobre cinema e fotografia, foi publicada em 2018. Ministrei, ainda, uma gama de disciplinas de Artes Visuais na Escola de Design da UEMG e no Centro Universitário UNA. (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2017-2017. Bricolagem de afetos: os filmes de Fabio Carvalho
      Descrição: O projeto examina filmes escolhidos do cineasta mineiro Fábio Carvalho, pioneiro da videoarte em Belo Horizonte.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Paulo Roberto de Carvalho Barbosa - Coordenador / Gabriela Melo - Integrante.
      Membro: Paulo Roberto de Carvalho Barbosa.
    2. 2016-2017. Foto Zatz: pioneirismo na fotografia para documentos em Belo Horizonte
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Paulo Roberto de Carvalho Barbosa - Coordenador / Gabriel da Silva Dias - Integrante / Renato Duarte - Integrante.
      Membro: Paulo Roberto de Carvalho Barbosa.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (10)
    1. Poéticas da criação.A arte de desaparecer: o miraculoso segundo Bas Jan Ader. 2018. (Seminário).
    2. 19° Seminário de Pesquisa Extensão UEMG.Foto Zatz: incursão à fábrica de faces. 2017. (Seminário).
    3. Roda de Conversa.Design, Direitos Humanos e Mídia.. 2017. (Outra).
    4. X Jornada Internacional sobre Representações Sociais. Representações sociais da sexualidade em crise no filme noir. 2017. (Congresso).
    5. 18º Seminário de Pesquisa e Extensão UEMG.Foto Zatz: pioneirismo na fotografia para documentos em Belo Horizonte. 2016. (Seminário).
    6. VII Congresso Internacional Imagens da Morte. Poéticas da morte na fotografia. 2016. (Congresso).
    7. ? II SPLIT ? Seminário de Pesquisa Discente do Pós-Lit ?A literatura e a vida: por que pesquisar literatura?..Chomón, Pastrone, D?annunzio e Cabíria: gênese de um épico de transição. 2012. (Seminário).
    8. ? Seminário Cinema, Estética e Política. 2011. (Seminário).
    9. II Simpósio Internacional Comunicação e Experiência Estética FAFICH/UFMG,. 2007. (Simpósio).
    10. IV Seminário Internacional do Mestrado em Artes Visuais da Escola de Belas Artes A Cidade Imaginária II: Veneza no Cinema. 2003. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (2)
    1. BARBOSA, Paulo R. C.. Meus monstros. 2014. (Exposição).. . 0.
    2. BARBOSA, Paulo R. C.. Monstros do rock. 2013. (Exposição).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:04