Possui graduação em Matemática Aplicada no ramo de Estatística e Investigação Operacional (2009), revalidado pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, e Mestrado em Estatística (2011) pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, revalidado pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, e doutoranda em Estatística na UFMG . #10;#10;Atualmente é docente na Universidade Estadual de Minas Gerais - UEMG, unidade de João Monlevade, ministra as disciplinas de Cálculo VI e Cálculo Numérico, orientadora de projetos na área de Matemática aplicada e Ciências da Computação, pesquisadora e prestadora de serviços de consultoria em Estatística, Matemática e Ciências da Computação. #10;#10;Tem experiência de mercado na área de Matemática Aplicada com ênfase em Estatística e Investigação Operacional. (Texto informado pelo autor)
ARAÚJO, GRACIELLE ANTUNES ; CANGUSSÚ, DIANA DARLEN SOARES ; SILVA, MÍRIAM RAMOS ; PERDIGÃO, KAROLINE MARTINS. Aplicação do modelo Weibull na modelação matemática para análise da viabilidade de geração de energia eólica. Revista Engenharia de Interesse Social. v. 5, p. 37-58, issn: 2525-6041, 2020. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
ARAÚJO, GRACIELLE ANTUNES; PINHEIRO, VALERIA ROSADO ; SILVEIRA, KILDER CRISTIANO ; SIMITAN, PATRICK LANGRENEY. O modelo probabilístico Gumbel no ajustamento da vazão máxima do córrego Norete. Revista Engenharia de Interesse Social. v. 1, p. 1-11, issn: 2525-6041, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Livros publicados/organizados ou edições (0)
Capítulos de livros publicados (0)
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Trabalhos completos publicados em anais de congressos (2)
CANGUSSU, D. D. S. ; ARAÚJO, G. A.. CONTROLE ESTATÍSTICO DO PROCESSO PARA ESTUDO COMPARATIVO ENTRE O DESEMPENHO DO CONCRETO PRODUZIDO COM A UTILIZAÇÃO DE AREIA NATURAL E AREIA DE BRITAGEM. Em: Congresso Brasileiro do Concreto - CBC2017, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CANGUSSU, D. D. S. ; ARAÚJO, G. A.. ESTUDO DO CUSTO-BENEFÍCIO DA UTILIZAÇÃO ENTRE CONCRETO DOSADO EM OBRA E CONCRETO DOSADO EM CENTRAL. Em: Congresso Brasileiro do Concreto - CBC2016, p. 1-14, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (0)
Resumos publicados em anais de congressos (4)
PINHEIRO, V. R. ; ARAÚJO, G. A. ; SANTOS, L. O.. APRESENTANDO A ESTATI#769;STICA E PROBABILIDADE NO ENSINO SUPERIOR COM FOCO HISTO#769;RICO. Em: VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017, 2017, Canoas. Anais do VII CIEM, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
ARAÚJO, G. A.; PINHEIRO, V. R. ; SANTOS, A. J.. ANA#769;LISE DA PERCEPC#807;A#771;O DOS APLICATIVOS MO#769;VEIS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMA#769;TICA NO ENSINO SUPERIOR. Em: VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA, 2017, Canoas. Anais do VII CIEM, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
ARAÚJO, G. A.; PINHEIRO, V. R. ; SANTOS, A. J.. ANA#769;LISE DA PERCEPC#807;A#771;O DOS APLICATIVOS MO#769;VEIS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMA#769;TICA NO ENSINO SUPERIOR. Em: VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA, 2017, Canoas. Anais do VII CIEM, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
ARAÚJO, G. A.; PINHEIRO, V. R. ; SANTANA, F. F.. A IMPORTA#770;NCIA DA TECNOLOGIA DIGITAL NO ENSINO DA MATEMA#769;TICA BA#769;SICA. Em: VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA, 2017, Canoas. Anais do VII CIEM, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Artigos aceitos para publicação (0)
Apresentações de trabalho (7)
ARAÚJO, G. A.; PINHEIRO, V. R. ; SANTANA, F. F.. A importa#770;ncia da tecnologia digital no ensino da matema#769;tica ba#769;sica. 2017. Apresentação de Trabalho/Congresso
ARAÚJO, G. A.; PINHEIRO, V. R. ; SANTOS, A. J.. Ana#769;lise da percepc#807;a#771;o dos aplicativos mo#769;veis no processo de ensino aprendizagem da matema#769;tica no ensino superior. 2017. Apresentação de Trabalho/Congresso
PINHEIRO, V. R. ; ARAÚJO, G. A. ; SANTOS, L. O.. Apresentando a Estati#769;stica e Probabilidade no ensino superior com foco histo#769;rico. 2017. Apresentação de Trabalho/Congresso
CANGUSSU, D. D. S. ; ARAÚJO, G. A.. Controle estatístico do processo para estudo comparativo entre o desempenho do concreto produzido com a utilização de areia natural e areia de britagem. 2017. Apresentação de Trabalho/Congresso
CANGUSSU, D. D. S. ; ARAÚJO, G. A.. Estudo do custo-benefício da utilização entre concreto dosado em obra e concreto dosado em central. 2016. Apresentação de Trabalho/Congresso
ARAÚJO, G. A.; PINHEIRO, V. R.. Utilização do site Matemática e Tecnologia no processo de ensino e aprendizagem da matemática. 2015. Apresentação de Trabalho/Outra
ARAÚJO, G. A.; PINHEIRO, V. R.. Utilização do site matemática Educa no processo de ensino e de aprendizagem da Matemática. 2014. Apresentação de Trabalho/Outra
Demais tipos de produção bibliográfica (0)
Produção técnica
Programas de computador com registro de patente (0)
Programas de computador sem registro de patente (0)
Produtos tecnológicos (0)
Processos ou técnicas (0)
Trabalhos técnicos (1)
ARAÚJO, G. A.; SOUSA, L. A. ; PIEPOLI, D.. Matemática Educa. 2012; Tema: Educação Matemática com a utilização de tecnologia avançada. 2012. [ busca Google | busca Bing ]
Demais tipos de produção técnica (11)
ARAÚJO, G. A. Cálculo Diferencial e Integral. 2015. Curso de curta duração ministrado/Outra [ busca Google | busca Bing ]
ARAÚJO, G. A. Limites. 2015. Curso de curta duração ministrado/Outra [ busca Google | busca Bing ]
ARAÚJO, G. A. Derivadas - Modulo II. 2015. Curso de curta duração ministrado/Outra [ busca Google | busca Bing ]
ARAÚJO, G. A. Cálculo Integral. 2015. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CursosdeNivelamentos [ busca Google | busca Bing ]
ARAÚJO, G. A. Curso Android Básico. 2014. Curso de curta duração ministrado/Extensão [ busca Google | busca Bing ]
ARAUJO, G. A.; ARAÚJO, G. A.. Mini-Curso Calculadora HP 50g. 2014. Curso de curta duração ministrado/Extensão [ busca Google | busca Bing ]
ARAÚJO, G. A.; PINHEIRO, V. R.. Cálculo Diferencial. 2014. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cursos de Nivelamentos [ busca Google | busca Bing ]
ARAÚJO, G. A. Curso HP50g aplicado aos cursos iniciais de Engenharia. 2014. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CursodeAperfeiçoamento [ busca Google | busca Bing ]
ARAÚJO, G. A. Curso HP50g aplicado ao Cálculo Numérico. 2014. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CursodeAperfeiçoamento [ busca Google | busca Bing ]
ARAÚJO, G. A. Android Passo a Passo. 2014. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Aperfeiçoamento [ busca Google | busca Bing ]
ARAÚJO, G. A.; PINHEIRO, V. R.. Pré-Cálculo. 2014. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cursos de Nivelamentos [ busca Google | busca Bing ]
Produção artística
Total de produção artística (0)
Orientações em andamento
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Supervisões e orientações concluídas
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (2)
Bruna Mossen Rios; John Jesus Almeida. INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDÚSTRIAIS: ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DA INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS COLUNA-MG. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Instituto Ensinar Brasil, . 2016. Orientador: Gracielle Antunes de Araújo.
Miriam Ramos. Geração Distribuída com fonte eólica: Estudo e Análise da viabilidade de geração de energia através da Microgeração de Energia Eólica em Teófilo Otoni. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Instituto Ensinar Brasil, . 2016. Orientador: Gracielle Antunes de Araújo.
Iniciação científica (7)
Wanderson Gomes da Cunha. Otimização do uso do concreto convencional na construção civil.. (Graduando em Engenharia Civil) - Instituto Ensinar Brasil, . 2016. Orientador: Gracielle Antunes de Araújo.
Danilo Magno Langholz. Ateliê Científico - Estudo de utilização do concreto colorido em construções populares na cidade de Teófilo Otoni. (Graduando em Engenharia Civil) - Instituto Ensinar Brasil, . 2016. Orientador: Gracielle Antunes de Araújo.
Kilder Cristiano Silveira. Modelagem matemática para previsão de vazão do ribeirão Norete. (Graduando em Engenharia Ambiental) - Instituto Ensinar Brasil, . 2015. Orientador: Gracielle Antunes de Araújo.
Dayanne Caldeira Martins, Emanuel Vinícius Lima. Ateliê Científico - Depósitos de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP). (Graduando em Engenharia Civil) - Instituto Ensinar Brasil, . 2015. Orientador: Gracielle Antunes de Araújo.
Dalila Santos Pereira. Ateliê Científico - Estudo das resistências à compressão do concreto simples com bagaço de cana-de-açúcar. (Graduando em Engenharia Civil) - Instituto Ensinar Brasil, . 2015. Orientador: Gracielle Antunes de Araújo.
Davison Pereira. Ateliê Científico - Estudo da adição de fibra do coco no concreto para controle de fissuração.. (Graduando em Engenharia Civil) - Instituto Ensinar Brasil, . 2015. Orientador: Gracielle Antunes de Araújo.
Edvan Félix dos Santos. Lajes inclinadas. (Graduando em Engenharia Civil) - Instituto Ensinar Brasil, . 2015. Orientador: Gracielle Antunes de Araújo.
Orientações de outra natureza (2)
Carolina Antunes de Matos. Orientação de Estágio. Orientação de outra natureza - Centro de Educação e Capacitacao, . 2015. Orientador: Gracielle Antunes de Araújo.
Lucas Viegas. Aplicativo de produtividade aplicada a Engenharia Civil. (Engenharia Civil) - Instituto Ensinar Brasil, . 2014. Orientador: Gracielle Antunes de Araújo.
Projetos de pesquisa
Total de projetos de pesquisa (2)
2019-Atual. Mulheres em prol da Ciencia: de estudantes passivas a cientistas brilhantes Descrição: A iniciativa tem por objetivo estimular e despertar o interesse de estudantes do sexo feminino pelas áreas das ciências exatas, engenharias e computação. Esta concepção da proposta é dinâmica e multilateral, envolvendo desde as dificuldades e desinteresses pelas disciplinas das ciências exatas, até a facilitação do ensino desta ciência por meio de atividades lúdicas em sala de aula, por meio da utilização de instrumentos de baixo custo que possibilitem tornar palpável o conhecimento considerado abstrato, e atividades complementares relacionadas às olimpíadas científicas, com foco na matemática.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gracielle Antunes de Araújo - Coordenador / Daniele Cristina Gonçalves - Integrante / Fabricia Nunes de Jesus Guedes - Integrante / Nilza Maria de Carvalho - Integrante. Membro: Gracielle Antunes de Araujo. Descrição: A iniciativa tem por objetivo estimular e despertar o interesse de estudantes do sexo feminino pelas áreas das ciências exatas, engenharias e computação. Esta concepção da proposta é dinâmica e multilateral, envolvendo desde as dificuldades e desinteresses pelas disciplinas das ciências exatas, até a facilitação do ensino desta ciência por meio de atividades lúdicas em sala de aula, por meio da utilização de instrumentos de baixo custo que possibilitem tornar palpável o conhecimento considerado abstrato, e atividades complementares relacionadas às olimpíadas científicas, com foco na matemática.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fabrícia Nunes de Jesus Guedes - Integrante / Daniele Cristina Gonçalves - Coordenador / Nilza Maria Carvalho - Integrante. Membro: Fabricia Nunes de Jesus Guedes. Descrição: A iniciativa tem por objetivo estimular e despertar o interesse de estudantes do sexo feminino pelas áreas das ciências exatas, engenharias e computação. Esta concepção da proposta é dinâmica e multilateral, envolvendo desde as dificuldades e desinteresses pelas disciplinas das ciências exatas, até a facilitação do ensino desta ciência por meio de atividades lúdicas em sala de aula, por meio da utilização de instrumentos de baixo custo que possibilitem tornar palpável o conhecimento considerado abstrato, e atividades complementares relacionadas às olimpíadas científicas, com foco na matemática.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Daniele Cristina Gonçalves - Coordenador / Fabricia Nunes de Jesus Guedes - Integrante / Gracielle Antunes de Araújo - Integrante / Nilza Maria de Carvalho - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Membro: Daniele Cristina Goncalves.
2015-2016. Modelagem matematica para previsao de vazao do ribeirao Norete Descrição: Pretende-se monitorar vazão do ribeirão no Distrito de Norete situado na região administrativa do vale do Mucuri, município de Franciscópolis - MG, fonte de sobrevivência dos moradores ribeirinhos que vivem basicamente da agricultura familiar e pecuária, com o objetivo de ajustamento a um modelo probabilístico de valores extremais, o que permitirá a previsão dos picos de vazão do ribeirão, visando o planejamento, de forma sustentável, como também a utilização adequada da água deste ribeirão para fins pessoais e comerciais garantindo o sucesso no desenvolvimento.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Gracielle Antunes de Araújo - Integrante / Valéria Rosado Pinheiro - Coordenador / Kilder Cristiano Silveira - Integrante. Financiador(es): Instituto Ensinar Brasil - Auxílio financeiro. Membro: Gracielle Antunes de Araujo.
Prêmios e títulos
Total de prêmios e títulos (0)
Participação em eventos
Total de participação em eventos (12)
VII Congresso Internacional de Ensino de Matemática. A IMPORTA#770;NCIA DA TECNOLOGIA DIGITAL NO ENSINO DA MATEMA#769;TICA BA#769;SICA. 2017. (Congresso).
VII Congresso Internacional de Ensino de Matemática. APRESENTANDO A ESTATI#769;STICA E PROBABILIDADE NO ENSINO SUPERIOR COM FOCO HISTO#769;RICO. 2017. (Congresso).
VII Congresso Internacional de Ensino de Matemática. 2017. (Congresso).
VII Congresso Internacional de Ensino de Matemática. ANA#769;LISE DA PERCEPC#807;A#771;O DOS APLICATIVOS MO#769;VEIS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMA#769;TICA NO ENSINO SUPERIOR. 2017. (Congresso).
I Forum de Pesquisa. 2015. (Outra).
I Treinamento de Orientadores e Avaliadores de TCC das Faculdades Unificadas de Teófilo-Otoni. 2015. (Outra).
VII Whorkshop de Verão em Matemática da UFV.UTILIZAÇÃO DO SITE MATEMÁTICA E TECNOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. 2015. (Outra).
IV CEMA - Colóquio de Educação Matemática.Utilização do site Matemática Educa no processo de ensino e de aprendizagem da Matemática. 2014. (Outra).
Congresso de Investigação Operacional, EURO XXIV. 2010. (Congresso).
Dia Mundial da Estatística. 2010. (Seminário).
Matemática sem Limites. 2010. (Seminário).
System Signatures and Properties. 2010. (Seminário).
Organização de eventos
Total de organização de eventos (1)
ARAÚJO, G. A.. Jogos da Matemática. 2017. (Outro).. . 0.
ARAÚJO, GRACIELLE ANTUNES ; CANGUSSÚ, DIANA DARLEN SOARES ; SILVA, MÍRIAM RAMOS ; PERDIGÃO, KAROLINE MARTINS. Aplicação do modelo Weibull na modelação matemática para análise da viabilidade de geração de energia eólica. Revista Engenharia de Interesse Social. v. 5, p. 37-58, issn: 2525-6041, 2020. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CANGUSSU, D. D. S. ; ARAÚJO, G. A.. CONTROLE ESTATÍSTICO DO PROCESSO PARA ESTUDO COMPARATIVO ENTRE O DESEMPENHO DO CONCRETO PRODUZIDO COM A UTILIZAÇÃO DE AREIA NATURAL E AREIA DE BRITAGEM. Em: Congresso Brasileiro do Concreto - CBC2017, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CANGUSSU, D. D. S. ; ARAÚJO, G. A.. ESTUDO DO CUSTO-BENEFÍCIO DA UTILIZAÇÃO ENTRE CONCRETO DOSADO EM OBRA E CONCRETO DOSADO EM CENTRAL. Em: Congresso Brasileiro do Concreto - CBC2016, p. 1-14, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]