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Rose Mara Vidal de Souza

Pós-Doutora em Comunicação na Universidade Estadual de Londrina - UEL. Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Bolsista CNPq). Doutorado-Sanduíche (PDSE) na McGill University, Montreal, Canadá (2015) (Bolsista Capes); Mestre em Comunicação Social com ênfase em Propaganda Política pela Universidade Metodista de São Paulo(2011) (Bolsista Capes). MBA em Marketing Político pela Universidade Católica do Tocantins (2008) e graduação em Comunicação Social, habilitação Jornalismo pela UFT - Universidade Federal do Tocantins (2006). Professora do Mestrado em Gestão Pública da Universidade Federal do Espírito Santo. Pesquisadora Assistente da Cátedra da Unesco no Brasil/ UMESP. Professora designada da Universidade Estadual de Minas Gerais. Avaliadora da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - INTERCOM. Avaliadora da revista Estudos em Jornalismo e Mídia da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora da RENOI (Rede de Observatórios de Imprensa). Pesquisadora da Jita-UFES. Tem mais de 20 anos de experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Editoração, atuando principalmente nos seguintes temas: teorias da comunicação, cibercultura, comunicação organizacional e política e novas tecnologias. (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2018-2020. COMUNICACAO DIGITAL: Narrativas Identitarias e interculturalidade de estudantes indigenas na UEL
      Descrição: Este projeto pretende realizar um estudo conceitual e empírico sobre os processos de construção da identidade e da interculturalidade dos estudantes indígenas no Paraná, em especial na Universidade Estadual de Londrina ? UEL, em produções audiovisuais. A metodologia prevê o acompanhamento da produção de um canal no You Tube construído pelos próprios estudantes com o objetivo de aumentar a sua visibilidade e atualizar sua imagem perante a sociedade. Elegem-se como marcos teóricos as noções de cibercultura, representação midiática e identidades culturais. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE / Censo 2010) aponta que 817 mil pessoas se autodeclararam indígenas no Brasil, representando um total de 0,4% da população. Ao todo 305 etnias que falam 274 línguas indígenas em todo o Brasil. Somente no Paraná, 25.915 indivíduos se declararam indígenas no último censo, e cerca de 12,5 mil vivem em aldeias. A maioria presente nessas áreas são da etnia Kaingang (9,7 mil), seguidos pelos Guarani (3,2 mil) e Xetá (57), de acordo com dados da Fundação Nacional da Saúde (Funasa). Segundo informações do Ministério da Educação estima-se que atualmente mais de 8 mil indígenas estão matriculados e estudando nas IES federais, estaduais e privadas do País, destes mais de 3 mil são professores indígenas em formação em 26 cursos superiores de Licenciatura Intercultural. As universidades estaduais e a Federal do Paraná unificam o vestibular. São 10 vagas para a Federal e seis vagas para cada uma das estaduais. Ao todo são ofertadas 52 vagas. A Comissão Universidade para os Índios (CUIA/UEL), na Universidade de Londrina estudam atualmente 34 alunos indígenas na graduação e 1 na pós (mestrado). Os estudantes são uma nova geração que tem um desafio de articular múltiplas facetas identitárias, preservando os saberes tradicionais aliado ao conhecimento cientifico adquirido na Universidade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Rose Mara Vidal de Souza - Coordenador.
      Membro: Rose Mara Vidal de Souza.
    2. 2017-2018. LAI NO ESPIRITO SANTO E O IMPACTO NAS PRATICAS JORNALISTICAS
      Descrição: Este estudo visa verificar o impacto da Lei de Acesso à Informação nas práticas jornalísticas no Espirito Santo. A pesquisa será norteada por estudo exploratório, de natureza quanti-qualitativa, delineado por pesquisa bibliográfica, tomando-se por base plataforma e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão) no período de 2018 abordando o acesso das práticas jornalísticas como principal objeto de estudo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rose Mara Vidal de Souza - Coordenador.
      Membro: Rose Mara Vidal de Souza.
    3. 2013-2014. RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS NA IMPRENSA CAPIXABA: UMA ANALISE DAS MATERIAS PUBLICADAS NOS JORNAIS DIARIOS DO ESPIRITO SANTO
      Descrição: Os relacionamentos interpessoais são parte integrante e fundamental da existência humana, sendo seu desenvolvimento e manutenção decisivos para o estabelecimento de estados emocionais, tanto de sofrimento como de bem-estar. Relacionar-se com alguém é fundamental em todas as fases da vida para garantia de maior estabilidade e até mesmo longevidade, e assim tem sido desde os primórdios da espécie humana e em todas as culturas. Contudo, a investigação científica do relacionamento interpessoal é relativamente recente, desenvolvendo-se especialmente a partir das três últimas décadas com maior ênfase nos Estados Unidos e Europa. Muitas áreas de estudo vêm se dedicando a pesquisas em torno dos relacionamentos interpessoais, caracterizando, assim o tema como de interessa interdisciplinar. O propósito deste projeto de pesquisa é investigar como os relacionamentos interpessoais (notadamente os seus tipos mais comuns, quais sejam os românticos, os familiares e a amizade) estão presentes no cotidiano dos capixabas, utilizando como objeto de estudo as matérias jornalísticas publicadas entre 2013 e 2014 nos três jornais de maior circulação do Espírito Santo, a saber: A Tribuna, A Gazeta e Notícia Agora. As matérias serão selecionadas a partir da observação de determinadas palavras-chave em seus títulos e a metodologia a ser empregada será a análise de conteúdo, que permite ao pesquisador observar uma palavra, analisando seu sentido nos textos em que aparece e a dimensão que ocupa na construção de uma mensagem. A metodologia considera ainda, em seus procedimentos, outros elementos linguísticos, tais como as imagens e as repetições. Através dela é possível criar inferências a respeito de determinado assunto e, em se tratando da presente pesquisa, pretende-se interpretar o significado dos relacionamentos interpessoais no contexto editorial capixaba. Os resultados da pesquisa serão apresentados a partir de quatro ênfases, três delas considerando cada tipo de relacionamento estudado de modo independente e um relato comparativo que analise como amizade, família e relações românticas se associam.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Rose Mara Vidal de Souza - Integrante / Luciana Moura - Coordenador.
      Membro: Rose Mara Vidal de Souza.
    4. 2013-Atual. Observatorio da Midia Regional: direitos humanos, politicas e sistemas
      Descrição: O grupo de pesquisa Observatório da mídia regional: direitos humanos, políticas e sistemas está registrado no CNPq desde 2007 e tem como sede a Universidade Federal do Espírito Santo desde 2009, sendo anteriormente sediado na Universidade Federal de Pernambuco. Este Grupo tem como objetivo geral realizar um acompanhamento sistemático da produção midiática, com foco no respeito, promoção e proteção dos direitos humanos, civis, políticos, econômicos, sociais e culturais. Objetivos gerais Criar e fortalecer um novo espaço de diálogo e difusão de conhecimento sobre os sistemas, as políticas de comunicações e a produção midiática e os direitos humanos entre a universidade, a sociedade civil organizada (ONGs, movimentos sociais, conselhos de direitos humanos, associações de profissionais e de empresas), bem como com o setor público, para um efetivo debate transformador da realidade social em termos de comunicações. Fomentar ações de leitura crítica dos meios. Produzir acervo com material para pesquisas empíricas e críticas não só na área da Comunicação, mas também de Educação, Direito, Ciências Políticas, Sociologia, Serviço Social, Psicologia e Saúde. Linhas de pesquisa e ação: Mídia e direitos humanos Objetivos Formar uma comunidade científica e política voltada para a pesquisa e ações de controle social dos meios de comunicação, com foco no respeito, promoção e proteção dos direitos humanos. Acompanhar a produção midiática no que se refere à valorização e não violação dos direitos humanos. Fomentar a pesquisa acadêmica e a produção de conhecimento sobre a comunicação e os direitos humanos, focando na construção de uma cultura de direitos humanos nos espaços de educação, pesquisa e extensão. Politicas e estratégias de comunicações Objetivos Levantar o questionamento sobre o papel dos principais atores sociais ligados aos grupos de mídia, analisando suas estratégias e políticas no mercado de comunicações e de cultura em âmbito regional.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (16) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Rose Mara Vidal de Souza - Integrante / José Edgard Rebouças - Coordenador / VIctor Israel Gentilli - Integrante.
      Membro: Rose Mara Vidal de Souza.
    5. 2012-2016. Sociedade civil, esfera publica e processos comunicacionais colaborativos via internet
      Descrição: O projeto tem por objetivo analisar formas oficiais de participação da sociedade civil via internet em consultas públicas e elaboração de projetos de lei com vista à proposição de avanços metodológicos para esses processos. Diante das expectativas de resultados, a pesquisa é composta de quatro etapas: 1) sistematização do referencial teórico; 2) análise comparativa das metodologias de comunicação entre sociedade civil e poder púlico; 3) proposição de aperfeiçoamento das metodologias à luz do referencial teórico; 4) protótipo... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rose Mara Vidal de Souza - Integrante / Fabio Botelho Josgrilberg - Coordenador.
      Membro: Rose Mara Vidal de Souza.
    6. 2009-2011. A PROPAGANDA POLITICA NA CONSTRUCAO DO IMAGINARIO COLETIVO NO CINEMA DE RESISTENCIA: Estudo de caso do filme ?Jango? de Silvio Tendler
      Descrição: Projeto de mestrado partiicipante da Linha de pesquisa "Propaganda política - as eleições presidenciais no Brasil na ótica da propaganda política", do prof. Dr. Adolpho Queiroz (Universidade Metodista de São Paulo). A pesquisa busca recompor a trajetória dos Presidentes da República do Brasil na ótica da propaganda política. Muitos têm sido os estudos realizados até aqui sobre esta temática, sob a ótica da história, da sociologia, da antropologia, da economia, entre outros. Entretanto, parece-me, pelos resultados obtidos, que se busca assegurar nesta linha de trabalho, um certo ineditismo na discussão de temáticas ligadas às campanhas presidenciais realizadas no Brasil, desde o século XIX, tendo como paradigmas os conceitos de comunicação, publicidade, marketing político, propaganda ideológica, publicidade eleitoral e imagem pública, entre outros conceitos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rose Mara Vidal de Souza - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Rose Mara Vidal de Souza.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (80)
    1. IV Encontro Redes Digitais e Culturas Ativistas - IVRDCA.YOUTUBERS INDÍGENAS BRASILEIROS: Midiativismo e Identidade. 2020. (Encontro).
    2. 41º Intercom - Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. A identidade do indivíduo no mundo globalizado: impacto da fluidez e fragmentação de identidades na comunicação do IPAJM com seus públicos. 2018. (Congresso).
    3. 41º Intercom - Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Comunicação Organizacional no Ifes: Redes e processos Interativos nas Mídias. 2018. (Congresso).
    4. 41º Intercom - Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Influencer Marketing: Vantagens da Linguagem dos Influenciadores para a Comunicação Pública nas Redes Sociais Digitais. 2018. (Congresso).
    5. 41º Intercom - Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Lobby no Brasil: Do reconhecimento como profissão a transparência nas relações públicas e privadas. 2018. (Congresso).
    6. XII SEMINÁRIO DE PESQUISA EM CIÊNCIAS HUMANAS ? SEPECH.A autorrepresentação indígena no ciberespaço. 2018. (Seminário).
    7. 3º Encontro Aberje Espírito Santo. 2017. (Encontro).
    8. IAMCR 2017 - INTERNATIONAL ASSOCIATION FOR MEDIA AND COMMUNICATION RESEARCH. EY DE ACCESO A LA INFORMACIÓN: un canal a la fuente de noticias. 2017. (Congresso).
    9. XV CONGRESSO INTERNACIONAL IBERCOM 2017. A LAI no cenário Internacional. 2017. (Congresso).
    10. II Fórum de Educação.Revisão de Teorias da Comunicação com teatro. 2016. (Outra).
    11. II Fórum de Educação.Cine Cultura: Prática Pedagógica para entendimento da Cultura em Fundamentos das Ciências Sociais. 2016. (Outra).
    12. III Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo da ABRAJI.O impacto da Lai no jornalismo Brasileiro. 2016. (Seminário).
    13. Seminários da Tribuna de Educação. 2016. (Seminário).
    14. XIII Congresso Latinoamericano de Investigadores de la Comuniciónon. El periodismo de datos y monitoreo a los gobiernos. 2016. (Congresso).
    15. XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. K-Pop: A propagação mundial da cultura sul-coreana. 2016. (Congresso).
    16. Alle Colloque Interuniverstaire en Communication. 2015. (Congresso).
    17. Perspectives on Participation + Student research in Communication Studies. 2015. (Congresso).
    18. Porting Media Asia. 2015. (Congresso).
    19. SCMS Annual Conference (Society for Cinema and Media Studies).. 2015. (Outra).
    20. Seminário Comunicação e Cidadania- Pra que regular a mídia?.Lei da Transparência e o jornalismo brasileiro. 2015. (Seminário).
    21. The Yes Men are Revolting (Andy Bichlbaum and Mike Bonanno). 2015. (Seminário).
    22. XIV Congresso Brasileiro de Comunicação Política e marketing Eleitoral - Politicom. Transparência no poder visível: O caso da greve dos professores do Paraná em 2015. 2015. (Congresso).
    23. A Conversation with Professor Muhammad Yunus. 2014. (Outra).
    24. I Foro POLITICOM de Comunicación y Marketing Político. 2014. (Outra).
    25. Intercom Sudeste 2014. Lei de Acesso à Informação e Marco Civil da Internet: novos tempos, novas regulamentações. 2014. (Congresso).
    26. Seminário de apresentação de trabalhos do Observatório Latino Americano das Industrias de Conteúdos Digitais.Comunicação Política e a Lei de Acesso à Informação. 2014. (Seminário).
    27. XII (ALAIC) Congresso de La Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación. Lei de Acesso à Informação e os Impactos na América Latina. 2014. (Congresso).
    28. XII Congresso da La Asociación Latinoamericana de Investigadores en Comunicación (ALAIC). A LAI e os impactos na América Latina. 2014. (Congresso).
    29. 11º encontro da SBPjor - Associação Brasileira dos Pesquisadores em Jornalismo.A Nova Lei de Acesso à Informação e os impactos nas práticas jornalísticas. 2013. (Encontro).
    30. 9º Encontro Nacional de História da Mídia.Tecno-governança: a profusão tecnológica e o controle sociopolítico. 2013. (Encontro).
    31. Ciclo de Conferências 50 anos das Ciências da Comunicação no Brasil: a contribuição de São Paulo.Inovação e Cotidiano em Michel de Certeau. 2013. (Outra).
    32. Colóquio de pesquisa sobre ?Sociedad, cultura y cibercultur@ em América Latina: información y Conocimiento para El análisis y El desarrollo social Méxicoy Brasil. 2013. (Outra).
    33. ENECOM - Encontro nacional dos Estudantes em Comunicação.Construindo Vozes - Democratização da Comunicação. 2013. (Encontro).
    34. I Ciclo de Humanas e Sociais da UVV.Tribalismo Pós-Moderno. 2013. (Outra).
    35. Seminário Estadual os Rumos e o Papel da Comunicação Pública. 2013. (Seminário).
    36. Seminário sobre Indústria do Aço no Brasil - para jornalistas. 2013. (Seminário).
    37. XII Politicom - Congresso Brasileiro de Marketing Político. Lei de Acesso à Informação Na América Latina: impacto na produção jornalística. 2013. (Congresso).
    38. 14º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo.Imprensa censurada: O controle da Informação nas eleições tocantinenses em 2010. 2012. (Encontro).
    39. A Comunicação e as lógicas constituintes dos meios. 2012. (Outra).
    40. ALAIC 2012 - XI Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación. Controle da Informação: Censura e má utilização do horário gratuito de propaganda eleitoral no Tocantins. 2012. (Congresso).
    41. Jornalismo de Dados em Software Livre. 2012. (Outra).
    42. XI Politicom - Congresso Brasileiro de Marketing Politico. MOVIMENTO ESTUDANTIL NO CIBERESPAÇO: A mobilização política em redes sociais. 2012. (Congresso).
    43. XVI CELACOM - Colóquio Internacional sobre a Escola Latino-Americana de Comunicaçãooão.As teorias de Pavlov, Marshall. Veblen e Freud aplicadas ao persona político. 2012. (Outra).
    44. 7º Interprogramas de mestrado - Faculdade Caásper Libero. A propaganda política na construção do imaginário coletivo no cinema de resistência: estudo de caso do filme Jango de Silvio Tendler. 2011. (Congresso).
    45. 8º Encontro Nacional de História da Mídia.A propaganda política na construção do imaginário coletivo no cinema de resistência: estudo de caso do filme Jango de Silvio Tendler. 2011. (Encontro).
    46. A cobertura internacional jornalística e seus novos desafios.Palestra do Dr. Oliver Boyd-Barret. 2011. (Seminário).
    47. Colóquio Internacional -Cátedra Unesco / Metodista - Comunicação, Contraste e Confrontos: Bolívia, Brasil e Espanha. 2011. (Outra).
    48. Colóquio Pós-Doutoral em Comunicação, Região e Culturas Urbanas. 2011. (Outra).
    49. Conferência de Derrick de Kerchove - Simpósio Ecologia, redesdigitais e sutentabilidade.. 2011. (Simpósio).
    50. Conferência de Michel Maffesoli - Simpósio Ecologia, redes digitais e sustentabilidade. 2011. (Simpósio).
    51. Curso de gestão de marketing e comunicação no setor público. 2011. (Outra).
    52. Dios economista: tensiones entre religión, comunicación e imagen.. 2011. (Seminário).
    53. Introdução ao materialismo histórico: da dialética hegeliana à crítica da economia política. 2011. (Outra).
    54. I Simpósio Linguagem e Práticas Midiáticas: Profissão Repórter em Diálogo. 2011. (Simpósio).
    55. Metodologia da pesquisa científica: das descrições aos processos. 2011. (Outra).
    56. Métodos de Pesquisa: Culturas Populares e Culturas Contemporâneas na América Latina. 2011. (Outra).
    57. VI Seminário Internacional Latino-Americano de Pesquisa da Comunicação - ALAIC. 2011. (Seminário).
    58. Workshop internacional de Estratégia de convergência na comunicação corporativa. 2011. (Outra).
    59. X Congresso de Marketing Político. Censura e Política: eleições 2010 no Tocantins e o controle da informação. 2011. (Congresso).
    60. XV Colóquio Internacional da Escola Latino-Americana de Comunicação -CELACOM.A propaganda política na construção do imaginário coletivo no cinema de resistência: estudo de caso do filme Jango de Silvio Tendler. 2011. (Outra).
    61. XVI Seminário de Comunicação do Banco do Brasil. 2011. (Seminário).
    62. XXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom. CENSURA E POLÍTICA: Eleições 2010 no Tocantins e o controle da informação. 2011. (Congresso).
    63. XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Estado do Conhecimento em Comunicação. Desafios para século XXI. 2011. (Congresso).
    64. Colóquio Internacional sobre a Escola Latino-Americana de Comunicação - Celacom 2010.Televisão, Democracia e Propaganda Política no Brasil. 2010. (Outra).
    65. Curso Livre de Humanidades - O pensamento de Foucault. 2010. (Outra).
    66. I Congresso de História da Mídia Sudeste - Memória, Espaço e Mídia. Mito, Simbolismo e outros igredientes do marketing político. 2010. (Congresso).
    67. IV Seminário Temático Intercom /Rede Globo- Televisão e Juventude.Cultura Hip Hop: Identidade e Sociabilidade: Estudo de Caso do Movimento em Palmas. 2010. (Seminário).
    68. Politicom - VIX Congresso Brasileiro de Marketing Politico. Mitologização e MArketing Político. 2010. (Congresso).
    69. XXXIII Intercom. METODOLOGIA PARA O ENSINO DO JORNALISMO: O pioneirismo de Luiz Beltrão no CIESPAL aplicado na atualidade. 2010. (Congresso).
    70. Fórum Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação do estado de São PAulo. 2009. (Outra).
    71. III Compolitica. Lobby, Marketing Político, Comunicação. 2009. (Congresso).
    72. Politicom - VIII Congresso Brasileiro de Marketing Politico. Lobby e democarcia participativa no Brasil. 2009. (Congresso).
    73. Regiocom 2009. Lobby no Brasil regulamentado e a democracia participativa. 2009. (Congresso).
    74. VI POSCOM (Seminário dos alunos do programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC-Rio).Mito, simbolismo e outros igredientes do marketing político. 2009. (Seminário).
    75. XII Congresso Metodista. Mitos, simbolismo e outros ingredientes do marketing político. 2009. (Congresso).
    76. XIV Seminário de Comunicação Banco do Brasil. 2009. (Seminário).
    77. XXXII Intercom. A Concepção de Imprensa Brasileira no Século XX: A visão de Rui, Jobim, Beltrão e Lacerda. 2009. (Congresso).
    78. I Jornada de Extensão Universitária da Unitins.Revista Extensão. 2008. (Outra).
    79. XXXI Itercom. Pirataria, marketing e confrontos ideológicos: os paradoxos da visibilidade midiática no filme. 2008. (Congresso).
    80. XXX Intercom. Cultura Hip Hop - Identidade e Sociabilidade: Estudo de Caso do Movimento em Palmas. 2007. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (5)
    1. SOUZA, R. M. V.. Intercom Sudeste 2014. 2014. (Congresso).. . 0.
    2. SOUZA, R. M. V.. 14º Encontro Nacional de Jornalismo: A formação Superior Como elemento constituinte e legitimador do campo de jornalismo. 2012. (Outro).. . 0.
    3. SOUZA, R. M. V.; GONDO, R. M. ; PUNKE, L.. XI POLITICOM - Congresso Brasileiro de Marketing Político ?. 2012. Congresso
    4. MARQUES de MELO, José. ; SOUZA, R. M. V.. Novas Tendências da Comunicação: Teoria e Praxis. 2010. Outro
    5. SOUZA, R. M. V.. I Seminário sobre Biopirataria no Tocantins. 2005. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:05