Pós-Doutora em Comunicação na Universidade Estadual de Londrina - UEL. Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Bolsista CNPq). Doutorado-Sanduíche (PDSE) na McGill University, Montreal, Canadá (2015) (Bolsista Capes); Mestre em Comunicação Social com ênfase em Propaganda Política pela Universidade Metodista de São Paulo(2011) (Bolsista Capes). MBA em Marketing Político pela Universidade Católica do Tocantins (2008) e graduação em Comunicação Social, habilitação Jornalismo pela UFT - Universidade Federal do Tocantins (2006). Professora do Mestrado em Gestão Pública da Universidade Federal do Espírito Santo. Pesquisadora Assistente da Cátedra da Unesco no Brasil/ UMESP. Professora designada da Universidade Estadual de Minas Gerais. Avaliadora da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - INTERCOM. Avaliadora da revista Estudos em Jornalismo e Mídia da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora da RENOI (Rede de Observatórios de Imprensa). Pesquisadora da Jita-UFES. Tem mais de 20 anos de experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Editoração, atuando principalmente nos seguintes temas: teorias da comunicação, cibercultura, comunicação organizacional e política e novas tecnologias. (Texto informado pelo autor)
SOUZA, R. M. V.; CASTRO, C. E.. Pensando Latinoamérica desde el observatorio de las industrias de contenidos digitales. Diálogos Transdisciplinarios en la Sociedad de la Información. v. 5, p. 8-23, issn: 2220-7129, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUZA, R. M. V.; BOZZA, G.. TRANSPARÊNCIA NO PODER VISÍVEL: O CASO DA GREVE DOS PROFESSORES DO PARANÁ EM 2015. Comunicação & Mercado - Revista Internacional de Ciências Sociais Aplicadas da UNIGRAN. v. 1, p. 174-185, issn: 2316-3992, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUZA, R. M. V.; LEAL, M. de Jesus. Daiane R.. A Concepção de Imprensa Brasileira no Século XX: A visão de Rui Barbosa, Danton Jobim, Luiz Beltrão e Carlos Lacerda. Parágrafo: Revista Científica de Comunicação Social da FIAM-FAAM. v. 1, p. 54-67, issn: 2317-4919, 2013. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
OMENA SANTOS, A. C. ; SILVA, C. P. S. ; Marques., Mara R. A ; SOUZA, R. M. V.. A marca como reflexo da identidade acadêmica da Universidade Federal de Uberlândia. Acta Científica (Patos de Minas). v. V, p. 155-164, issn: 1984-0918, 2013. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUZA, R. M. V. Metodologia para o ensino do Jornalismo: O pioneirismo de Luiz Beltrão no Ciespal aplicado na atualidade. Rebej (Brasília). v. 1, p. 41-62, issn: 1981-4542, 2012. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUZA, R. M. V.; Adolpho Carlos Françoso Queiroz. A propaganda política na construção do imaginário coletivo no cinema de resistência: estudo de caso do filme Jango de Silvio Tendler. Revista FAMECOS (Online). v. 18, p. 23-40, issn: 1980-3729, 2011. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUZA, R. M. V.; Adolpho Carlos Françoso Queiroz. A propaganda política na construção do imaginário coletivo no cinema de resistência: estudo de caso do filme Jango de Silvio Tendler. Vozes e Diálogo (UNIVALI). v. 1, p. 86-100, issn: 1519-5864, 2011. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUZA, R. M. V. Cultura Hip Hop. Identidade e Sociabilidade: Estudo de Caso em Palmas. BOCC. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação. v. 5, p. 01-10, issn: 1646-3137, 2006. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUZA, R. M. V. Egon Schaden: Contribuições para a Antropologia da Comunicação e documentação cinematográfica indígena brasileira. Em: Nair Prata; Sônia Jacomi; Flávio Santana. (Org.). Pensamento Comunicacional na América Latina - Textos antológicos e autores emblemáticos. 1ed.São Paulo. : Intercom. 2019.v. 1, p. 33-46. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUZA, R. M. V.; VIEIRA, Gustavo Freitas Pena. MODERNIDADE LÍQUIDA: A ESTABILIDADE DOS SERVIDORES PÚBLICOS BRASILEIROS FRENTE ÀS INCERTEZAS DA PÓS-MODERNIDADE. Em: Marcelo Pereira da Silva. (Org.). A Influência da Comunicação. 1ed.Ponta Grossa-PR. : Atena. 2019.v. 1, p. 160-172. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUZA, R. M. V. A LAI NO CENÁRIO INTERNACIONAL. Em: Maria Immacolata Vassalo de Lopes et al.. (Org.). XV Congresso Ibercom 2017 : Comunicação, diversidade e tolerância. 1ed.Lisboa. : Ibercom. 2018.v. 1, p. 594-613. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUZA, R. M. V. Daniel Ponciano. Em: Adolpho Queiroz, Edson Rontani Junior, Maria Luziano, Victor Corte Real. (Org.). Piracartum. 1ed.Piracicaba. : Nova Consciência. 2018.v. 1, p. 44-45. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUZA, R. M. V. Tecno-governança: a profusão tecnológica e o controle sociopolítico. Em: Rodolfo Ward. (Org.). Narrativas e Representatividades : A interdisciplinaridade na comunicação. 1ed.Palmas. : EDUFT. 2017.v. 1, p. 53-72. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUZA, R. M. V. Goodbye Dear: O Marketing Funerário pelo mundo. Em: Adolpho Querioz ;Vanessa Molina. (Org.). SEM CHORO NEM VELA, dos versos de Noel Rosa ao Cemitério do Corinthians, incursões sobre o marketing funerário no Brasil e no mundo.. 1ed.Piracicapa. : Editora Nova Consciência e Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba,. 2016.v. 1, p. 131-150. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUZA, R. M. V. Em defesa da aposentadoria dos jornalistas. Em: José Marques de Melo; Marli dos Santos. (Org.). Mutações na Comunicação: ampliando as fronteiras do Jornalismo. 1ed.São Paulo. : Umesp e Intercom. 2016.v. 1, p. 164-173. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUZA, R. M. V. O lugar próprio em questão. Em: José Marques de Melo; Carlos Eduardo Lins da Silva; Maria Cristina Gobbi; Osvando J. de Morais. (Org.). Ciências da Comunicação 50 anos: Histórias para contar. 1ed.São Paulo. : Unesp/ECA-USP/Intercom. 2015.v. 1, p. 58-63. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUZA, R. M. V. Para entender a comunicação como sistema de poder. Em: José Marques de Melo; Guilherme Moreira Fernandes. (Org.). Pensamento Comunicacional Brasileiro: O legado das Ciências Humanas. 1ed.São Paulo. : Paulus. 2015.v. 1, p. 353-364. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUZA, R. M. V. Governabilidade e Tecnologia: A crise na segurança pública do governo de São Paulo. Em: Ana Luiza Coiro Moraes; Flavi Ferreira Lisboa Filho; Maria Angela Pavan. (Org.). Histórias e Reflexões da Publicidade e Propaganda e da Comunicação Institucional. 1ed.Natal-RN. : EDUFRN. 2015.v. 1, p. 375-394. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUZA, R. M. V.; ANDRADE, A. C. ; JANUARIO, B. L.. Sustentabilidade Ambiental nos diferentes segmentos. Em: Maria Aparecida R. Siveira;Zoraia M. da Silva. (Org.). Manual Prático para restaurantes, indústrias e áreas afins. 1ed.São Paulo. : Controlare. 2014.v. 1, p. 299-315. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUZA, R. M. V.; QUEIROZ, A.. O Cinema como difusor da propaganda política nos filmes "Jango" e "Entreatos". Em: Adolpho Queiroz;Hertz W. de Camargo. (Org.). Comunicação e Política. 1ed.Londrina. : Syntagma. 2014.v. 1, p. 137-152. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUZA, R. M. V. Edgard Rebouças - Engajamento e labor. Em: Osvando J. de Morais, Clarissa Josgrilberg Pereira, Iury Parente Aragão. (Org.). Fortuna Crítica da Intercom ? Timoneiros. 1ed.São Paulo. : Intercom. 2014.v. 7, p. 263-264. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUZA, R. M. V. Entre a política e a Comunicação Organizacional. Em: Osvando J. de Morais, Iury Parente Aragão, Roseméri Laurindo, Tyciane Cronemberger Viana Vaz. (Org.). Fortuna Crítica da Intercom ? Visionários. 1ed.São Paulo. : Intercom. 2014.v. 5, p. 178-183. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUZA, R. M. V. Herança da alma política dos sertões. Em: Osvando J. de Morais, Iury Parente Aragão, Roseméri Laurindo, Tyciane Cronemberger Viana Vaz.. (Org.). Fortuna Crítica da Intercom ? Visionários. 1ed.São Paulo. : Intercom. 2014.v. 5, p. 224-229. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUZA, R. M. V. A mediação comunicacional nos espaços políticos. Em: Iury Aragão, Osvando Morais e Sônia Jaconi. (Org.). JMM - Fortuna Crítica de José Marques de Melo. 1ed.São Paulo. : Intercom. 2013.v. 2, p. 83-89. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUZA, R. M. V.; SILVA JUNIOR, I. B.. MOVIMENTO ESTUDANTIL NO CIBERESPAÇO: A mobilização política em redes sociais. Em: PANKE, Luciana; MACEDO, Roberto Gondo e ROCHA, Daniela. (Org.). A Mobilização Social no Contexto Político-Eleitoral. 1ed.São Paulo. : Fundação Araucária do Paraná e Programa de Pós-Graduação em Comunicação UFPR. 2013.v. 1, p. 165-180. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUZA, R. M. V.; MOTA, Malena Araújo. CENÁRIO POLÍTICO DEMOCRÁTICO: Os partidos nanicos e horário gratuito no Brasil. Em: PANKE, Luciana; MACEDO e Roberto Gondo. (Org.). HGPE: desafios e perspectivas nos 50 anos do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral no Brasil.. 11ed.Curitiba - Paraná. : UFPR- Universidade Federal do Paraná. 2013.v. 01, p. 93-102. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUZA, R. M. V. Persona Político e Comportamento do Eleitor: Um olhar sob o prisma das teorias de Pavlov, Marshall, Freud e Veblen. Em: Célia Retz Godoy. (Org.). Opinião Pública e Eleições. 1ed.Bauru-SP. : UNESP. 2013.v. 1, p. 118-127. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUZA, R. M. V. O cinema de resistência na construção do imaginário político. Em: José Marques de Melo;Elizabeth Gonçalves; José Luis Bizelli. (Org.). Comunicação para o desenvolvimento: pensamento e ação. 1ed.Araraquara. : FCL-UNESP. 2012.v. 2, p. 287-299. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUZA, R. M. V.; PRATA, Nair ; SANTOS, M. C.. Rádio Esportivo Brasileiro do Pará. Em: Nair Prata e Maria Cláudia Santos. (Org.). Enciclopédia do Rádio Esportivo Brasileiro. 01ed.Florianópolis -SC. : Insular. 2012.v. 1, p. 158-169. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUZA, R. M. V. A trajetória profissional e acadêmica de Gaudêncio Torquato: Do marketing polítio à metodologia nas campanhas eleitorais. Em: Adolpho Queiroz ; Margarida Kunsch. (Org.). Gaudêncio Torquato - Acadêmico, jornalista, Consultor Político e de Comunicação. 1ed.São Paulo. : Intercom. 2012.v. 1, p. 53-72. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUZA, R. M. V. Enseñanza de la técnica del periodosmo. Em: José Marques de Melo. (Org.). Fortuna Crítica de Luiz Beltrão - Dicionário Bibliográfico. 1ed.São Paulo. : Intercom. 2012.v. 1, p. 69-76. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUZA, R. M. V. Democracia e propaganda política na televisão brasileira. Em: JOSÉ MARQUES DE MELO; MARIA CRISTINA GOBBI. (Org.). Televisão na América Latina - 1950-2010 - Pioneirismo, ousadia, inventividade. 1ed.São Bernardo do Campo. : Metodista. 2011.v. 1, p. 373-384. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUZA, R. M. V.; Daniel Galindo. Mito, simbolismo e outros ingredientes do marketing político. Em: Adolpho Queiroz, Monica Franchi Carniello, Edson Aparecido de Araújo Querido Oliveira, Roberto Gondo Macedo, Letícia Maria P. da Costa. (Org.). Marketing político: estratégias globais e regionais. 1ed.Rio de Janeiro. : Oficina de Livros. 2010.v. 1, p. 200-211. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUZA, R. M. V. Gaudêncio Torquato, entre o jornalismo e a política. Em: José Marques de Melo. (Org.). Anuário Unesco Metodista de Comunicação Regional. 14ed.São Paulo. : Metodista. 2010.v. 14, p. 41-55. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Trabalhos completos publicados em anais de congressos (27)
SOUZA, R. M. V.; MORAIS, Wilderson de.. A identidade do indivíduo no mundo globalizado: impacto da fluidez e fragmentação de identidades na comunicação do IPAJM com seus públicos. Em: 41º Intercom - Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, v. 1, p. 2174-1-2174-14, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUZA, R. M. V.; VALADÃO, Gabriel Aguiar. Comunicação Organizacional no Ifes: Redes e processos Interativos nas Mídias. Em: 41º Intercom - Comunicação Organizacional no Ifes: Redes e Processos Interativos nas Mídias Sociais Digitais, v. 1, p. 2033-1-2033-12, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUZA, R. M. V. Lobby no Brasil: Do reconhecimento como profissão a transparência nas relações públicas e privadas. Em: 41º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, v. 1, p. 2146-1--2146-12, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUZA, R. M. V.; MONTEIRO, Flávia Carpanedo. Influencer Marketing: Vantagens da Linguagem dos Influenciadores para a Comunicação Pública nas Redes Sociais Digitais. Em: 41º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, v. 1, p. 1916-1-1916-14, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUZA, R. M. V.; VIEIRA, Gustavo Freitas Pena. Modernidade Líquida: a Estabilidade dos Servidores Públicos Brasileiros frente às Incertezas da Pós-Modernidade. Em: 41º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, v. 1, p. 1762-1-1762-14, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUZA, R. M. V.; LEAL, M. de Jesus. Daiane R.. O Jornalismo de dados e a vigilância sobre os governos. Em: XIII Congresso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación - ALAIC, v. 1, p. 31-36, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUZA, R. M. V.; BOZZA, G. A.. Transparência no poder visível: O caso da greve dos professores do Paraná em 2015. Em: XIV Congresso de Comunicação e Marketing Eleitoral, v. 1, p. 80-96, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUZA, R. M. V.; SILVA JUNIOR, I. B.. Lei de Acesso à Informação e Marco Civil da Internet: novos tempos, novas regulamentações. Em: Intercom Sudeste 2014, v. 1, p. 329-344, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUZA, R. M. V.; MOTA, Malena Araújo. Imprensa censurada: O controle da Informação nas eleições tocantinenses em 2010. Em: 14º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo, v. 1, p. 12-25, 2012. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUZA, R. M. V.; MOTA, Malena Araújo. Controle da Informação: Censura e má utilização do horário gratuito de propaganda eleitoral no Tocantins. Em: ALAIC 2012 - XI Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación, v. 1, p. 1-15, 2012. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUZA, R. M. V. Gêneros Midiacêntricos Persuasivos: A limitação da propaganda na área comunicacional;. Em: XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom, v. 1, p. 90-101, 2012. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUZA, R. M. V.; SILVA JUNIOR, I. B.. MOVIMENTO ESTUDANTIL NO CIBERESPAÇO: A mobilização política em redes sociais. Em: XI Politicom - Congresso Brasileiro de Marketing Político, v. 1, p. 56-76, 2012. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUZA, R. M. V. As teorias de Pavlov, Marshall. Veblen e Freud aplicadas ao persona político. Em: XVI Colóquio Internacional sobre a Escola Latino-Americana de Comunicação (XVI CELACOM), v. 16, 2012. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUZA, R. M. V. A propaganda política na construção do imaginário coletivo no cinema de resistência: estudo de caso do filme Jango de Silvio Tendler. Em: XV Colóquio Internacional da Escola Latino-Americana de Comunicação -CELACOM, v. 1, 2011. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUZA, R. M. V. A propaganda política na construção do imaginário coletivo no cinema de resistência: estudo de caso do filme Jango de Silvio Tendler. Em: 7º Interprogramas de mestrado - Faculdade Caásper Libero, v. 1, 2011. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUZA, R. M. V. METODOLOGIA PARA O ENSINO DO JORNALISMO: O pioneirismo de Luiz Beltrão no CIESPAL aplicado na atualidade. Em: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom, v. 1, 2010. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (0)
Resumos publicados em anais de congressos (0)
Artigos aceitos para publicação (0)
Apresentações de trabalho (31)
SOUZA, R. M. V. A Diversidade Cultura e o Direito à Diferença. 2020. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
SOUZA, R. M. V. A cultura do ódio na Internet. 2020. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
SOUZA, R. M. V. Comunicação Profissional e argumentação. 2019. Apresentação de Trabalho/Outra
SOUZA, R. M. V. Fake News e a responsabilidade da Informação. 2019. Apresentação de Trabalho/Outra
SOUZA, R. M. V.; VALADÃO, Gabriel Aguiar. Comunicação Organizacional no Ifes: Redes e Processos Interativos nas Mídias. 2018. Apresentação de Trabalho/Congresso
SOUZA, R. M. V. Lobby no Brasil: do reconhecimento como profissão a transparência na relações públicas e privadas. 2018. Apresentação de Trabalho/Congresso
SOUZA, R. M. V.; MONTEIRO, Flávia Carpanedo. Influencer Marketing: vantagens da liguagem dos influenciadores para a comunicação pública nas redes sociais digitais. 2018. Apresentação de Trabalho/Congresso
SOUZA, R. M. V. O futuro da comunicação. 2018. Apresentação de Trabalho/Outra
SOUZA, R. M. V. Gerenciamento de Crise e Planejamento Estratégico. 2018. Apresentação de Trabalho/Outra
SOUZA, R. M. V. As Relações Étnicas-Raciai. 2017. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
SOUZA, R. M. V. A LAI no cenário Internacional. 2017. Apresentação de Trabalho/Congresso
SOUZA, R. M. V. Inovação e Cotidiano em Michel de Certeau. 2013. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
SOUZA, R. M. V.; MOTA, Malena Araújo. Imprensa censurada: O controle da Informação nas eleições tocantinenses em 2010. 2012. Apresentação de Trabalho/Outra
SOUZA, R. M. V.; MOTA, Malena Araújo. Controle da Informação: Censura e má utilização do horário gratuito de propaganda eleitoral no Tocantins. 2012. Apresentação de Trabalho/Congresso
SOUZA, R. M. V. As teorias de Pavlov, Marshall. Veblen e Freud aplicadas ao persona político. 2012. Apresentação de Trabalho/Outra
SOUZA, R. M. V. Gêneros Midiacêntricos Persuasivos: A limitação da propaganda na área comunicacional;. 2012. Apresentação de Trabalho/Congresso
SOUZA, R. M. V.; Adolpho Carlos Françoso Queiroz. A propaganda política na construção do imaginário coletivo no cinema de resistência: estudo de caso do filme Jango de Silvio Tendler. 2011. Apresentação de Trabalho/Outra
SOUZA, R. M. V. A propaganda política na construção do imaginário coletivo no cinema de resistência: estudo de caso do filme Jango de Silvio Tendler. 2011. Apresentação de Trabalho/Outra
SOUZA, R. M. V.; MOTA, Malena Araújo. Censura e Política: eleições 2010 no Tocantins e o controle da informação. 2011. Apresentação de Trabalho/Congresso
SOUZA, R. M. V.; MOTA, Malena Araújo. Censura e Política: eleições 2010 no Tocantins e o controle da informação. 2011. Apresentação de Trabalho/Congresso
SOUZA, R. M. V.; GOBBI, Maria Cristina ; BETTII, J. C. G. ; GUEDES, F. A. ; TOFOLLO, Faiga ; PAIVA, C. S.. Estado do Conhecimento em Comunicação. Desafios para século XXI. 2011. Apresentação de Trabalho/Congresso
SOUZA, R. M. V. A propaganda política na construção do imaginário coletivo no cinema de resistência: estudo de caso do filme Jango de Silvio Tendler. 2011. Apresentação de Trabalho/Congresso
SOUZA, R. M. V. Cultura Hip Hop - Identidade e Sociabiliodade - Estudo de caso em Palmas(TO). 2010. Apresentação de Trabalho/Seminário
SOUZA, R. M. V. Mito, Simbolismo e outros igredientes do marketing político. 2010. Apresentação de Trabalho/Congresso
SOUZA, R. M. V. Televisão, Democracia e Propaganda Política no Brasil. 2010. Apresentação de Trabalho/Comunicação
SOUZA, R. M. V. Mitologização e MArketing Político. 2010. Apresentação de Trabalho/Congresso
SOUZA, R. M. V. METODOLOGIA PARA O ENSINO DO JORNALISMO: O pioneirismo de Luiz Beltrão no CIESPAL aplicado na atualidade. 2010. Apresentação de Trabalho/Congresso
SOUZA, R. M. V. A Concepção de Imprensa Brasileira no Século XX: A visão de Rui, Jobim, Beltrão e Lacerda. 2009. Apresentação de Trabalho/Congresso
SOUZA, R. M. V. Lobby e democarcia participativa no Brasil. 2009. Apresentação de Trabalho/Congresso
SOUZA, R. M. V. Lobby, Marketing Político, Comunicação. 2009. Apresentação de Trabalho/Congresso
SOUZA, R. M. V. Lobby no Brasil regulamentado e a democracia participativa. 2009. Apresentação de Trabalho/Congresso
Demais tipos de produção bibliográfica (0)
Produção técnica
Programas de computador com registro de patente (0)
Programas de computador sem registro de patente (0)
Lucas Albergaria de Magalhães. Portal de Periódicos da Universidade Federal do Espírito Santo: Uma proposta de reformulação gráfica. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Gestão Pública) - Universidade Federal do Espírito Santo, . Início: 2020. Orientador: Rose Mara Vidal de Souza.
Raphael Pereira Calmon. A Imagem da UFES no ciberespaço. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Gestão Pública) - Universidade Federal do Espírito Santo, . Início: 2020. Orientador: Rose Mara Vidal de Souza.
Michelle Zizza Caloni. Mídias sociais e poder público: perfis e páginas não oficiais de unidades da PCEs. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Gestão Pública) - Universidade Federal do Espírito Santo, . Início: 2019. Orientador: Rose Mara Vidal de Souza.
Gabriel Alves Valadão. Comunicação Organizacional no Ifes: Redes e Processos Interativos nas Mídias Sociais Digitais. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Gestão Pública) - Universidade Federal do Espírito Santo, . Início: 2018. Orientador: Rose Mara Vidal de Souza.
Flávia Carpanedo Monteiro. Influencer Marketing: Vantagens da Linguagem dos Influenciadores para a Comunicação Pública nas Redes Sociais Digitais. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Gestão Pública) - Universidade Federal do Espírito Santo, . Início: 2018. Orientador: Rose Mara Vidal de Souza.
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Supervisões e orientações concluídas
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (2)
Gabriel Aguiar Valadão. Relacionamento com o público nas mídias sociais: análise sobre processos seletivos para estudantes no Facebook do Ifes. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Gestão Pública) - Universidade Federal do Espírito Santo, . 2019. Orientador: Rose Mara Vidal de Souza.
Flávia Carpanedo Monteiro. Youtube: Um canal para visibilidade e profusão da ciência e tecnologia do IFES. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Gestão Pública) - Universidade Federal do Espírito Santo, . 2019. Orientador: Rose Mara Vidal de Souza.
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (3)
Mariane dos Santos Nogueira. Drink me:criação do canal no You Tube. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Conteúdo em Comunicação) - Universidade Metodista de São Paulo, . 2016. Orientador: Rose Mara Vidal de Souza.
Rafael Rosa de Souza. Redes Sociais: Dissonância interpessoal na pós-modernidade. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Comunicação integrada e Novas Mídias) - Universidade Vila Velha, . 2013. Orientador: Rose Mara Vidal de Souza.
Bárbara Neves Moschen. O Consumo de Informação através do Smarthphone. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Comunicação integrada e Novas Mídias) - Universidade Vila Velha, . 2013. Orientador: Rose Mara Vidal de Souza.
Trabalho de conclusão de curso de graduação (22)
Dhafini Esteves Maciel. Influencer Marketing no Instagram: uma análise do perfil Tudo Orna. (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Estácio de Sá de Vitória, . 2018. Orientador: Rose Mara Vidal de Souza.
Wagner dos Santos Pereira. Modernidade Líquida: Conexões e Desconexões interpessoais em Black Mirror. (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Estácio de Sá de Vitória, . 2018. Orientador: Rose Mara Vidal de Souza.
Affonso Marcelino dos Santos. Homossexualidade e candomblé - um estudo sobre homossexuais no candomblé no Município da Serra-ES. (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Estácio de Sá de Vitória, . 2017. Orientador: Rose Mara Vidal de Souza.
Anderson Soares Muniz. Comunicação Interna no Serviço Público: Estudo de caso da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Serra-ES. (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Estácio de Sá de Vitória, . 2017. Orientador: Rose Mara Vidal de Souza.
Douglas de Souza Brito. O gerenciamento das estratégias da comunicação em crises: um estudo de caso da comunicação na visão da Polícia Militar em sua greve no ano de 2017.. (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Estácio de Sá de Vitória, . 2017. Orientador: Rose Mara Vidal de Souza.
Greice Queli de Souza Brito. O impacto das redes sociais digitais nas relações interpessoais: os romances em tempos líquidos. (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Estácio de Sá de Vitória, . 2017. Orientador: Rose Mara Vidal de Souza.
Jéssica Mayra Sales Broedel. Da TV paga ao streaming: Estudo de caso do Netflix. (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Estácio de Sá de Vitória, . 2017. Orientador: Rose Mara Vidal de Souza.
Thiago Santos dos Reis. Violência entre torcidas organizadas de Futebol: Estudo da cobertura jornalística do caso Mancha Alviververde/ PCC. (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Estácio de Sá de Vitória, . 2017. Orientador: Rose Mara Vidal de Souza.
Uerlle da Costa Pereira. Comunicação Mobile: A mobilidade como ferramenta de vantagem competitiva na publicidade. (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Estácio de Sá de Vitória, . 2016. Orientador: Rose Mara Vidal de Souza.
Thayama Cosme Matos. Animês: o impacto da cultura pop japonesa no mercado brasieliro. (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Estácio de Sá de Vitória, . 2016. Orientador: Rose Mara Vidal de Souza.
Wagner Vieira da Costa. O endomarketing e a construção da imagem organizacional; Um estudo de caso. (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Estácio de Sá de Vitória, . 2016. Orientador: Rose Mara Vidal de Souza.
Mayara Ágatha Jesuíno. Novas tecnologias e Cibercultura: a pubicidade e sua função social para a diminuição do cyberbulling. (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Estácio de Sá de Vitória, . 2016. Orientador: Rose Mara Vidal de Souza.
Camila Machado da Motta. Identidade Cultural: O vídeo documentário como ferramenta da comunicação para resgate e preservação da cultura nas comunidades. (Graduação em Jornalismo) - Universidade Vila Velha, . 2014. Orientador: Rose Mara Vidal de Souza.
Andréia Ruas das Neves. Mídia e Meio Ambiente: Análise do conteúdo ambiental no portal de notícias G1. (Graduação em Jornalismo) - Universidade Vila Velha, . 2014. Orientador: Rose Mara Vidal de Souza.
Jessika de Souza Cassimiro Matos. Construção do Futebol Capixaba na mídia regional: um estudo do quadro de esportes do ESTV primeira ediçaõ - TV Gazeta. (Graduação em Jornalismo) - Universidade Vila Velha, . 2014. Orientador: Rose Mara Vidal de Souza.
Vinicius Braga Mascarenhas. Censura na imprensa Capixaba: estudo da censura da coluna de Elio Gaspari no Jornal A Tribuna. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Vila Velha, . 2013. Orientador: Rose Mara Vidal de Souza.
Hydianara Sanches de Oliveira. As diferenças nas representações da Violência nos Bairros de Vila Velha pelo Jornal A Tribuna. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Vila Velha, . 2013. Orientador: Rose Mara Vidal de Souza.
Kariny Baldan Dal'Col Follador. TV Globo e o Bairro Santa Paula II. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Vila Velha, . 2013. Orientador: Rose Mara Vidal de Souza.
Luã Lucas Ferreira. Bookturbes: comunidades literárias brasileiras na era da informação. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Vila Velha, . 2013. Orientador: Rose Mara Vidal de Souza.
Augusto Cesar da Silva. Paradas GLBT ma mídia impresa de Palmas. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Tocantins, . 2008. Orientador: Rose Mara Vidal de Souza.
Dazirene Jales e Silva. A comunicação através da música funk. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Tocantins, . 2007. Orientador: Rose Mara Vidal de Souza.
Gabriela Pansiere Coppo. Jornalismo on-line: web site como ferramenta da assessoria de imprensa da OAB-TO. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Tocantins, . 2007. Orientador: Rose Mara Vidal de Souza.
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (1)
Melina Paixão, Marina Luia e Adriano Cardoso. Mercado de Gentilezas. (Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia, . 2012. Orientador: Rose Mara Vidal de Souza.
Projetos de pesquisa
Total de projetos de pesquisa (6)
2018-2020. COMUNICACAO DIGITAL: Narrativas Identitarias e interculturalidade de estudantes indigenas na UEL Descrição: Este projeto pretende realizar um estudo conceitual e empírico sobre os processos de construção da identidade e da interculturalidade dos estudantes indígenas no Paraná, em especial na Universidade Estadual de Londrina ? UEL, em produções audiovisuais. A metodologia prevê o acompanhamento da produção de um canal no You Tube construído pelos próprios estudantes com o objetivo de aumentar a sua visibilidade e atualizar sua imagem perante a sociedade. Elegem-se como marcos teóricos as noções de cibercultura, representação midiática e identidades culturais. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE / Censo 2010) aponta que 817 mil pessoas se autodeclararam indígenas no Brasil, representando um total de 0,4% da população. Ao todo 305 etnias que falam 274 línguas indígenas em todo o Brasil. Somente no Paraná, 25.915 indivíduos se declararam indígenas no último censo, e cerca de 12,5 mil vivem em aldeias. A maioria presente nessas áreas são da etnia Kaingang (9,7 mil), seguidos pelos Guarani (3,2 mil) e Xetá (57), de acordo com dados da Fundação Nacional da Saúde (Funasa). Segundo informações do Ministério da Educação estima-se que atualmente mais de 8 mil indígenas estão matriculados e estudando nas IES federais, estaduais e privadas do País, destes mais de 3 mil são professores indígenas em formação em 26 cursos superiores de Licenciatura Intercultural. As universidades estaduais e a Federal do Paraná unificam o vestibular. São 10 vagas para a Federal e seis vagas para cada uma das estaduais. Ao todo são ofertadas 52 vagas. A Comissão Universidade para os Índios (CUIA/UEL), na Universidade de Londrina estudam atualmente 34 alunos indígenas na graduação e 1 na pós (mestrado). Os estudantes são uma nova geração que tem um desafio de articular múltiplas facetas identitárias, preservando os saberes tradicionais aliado ao conhecimento cientifico adquirido na Universidade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Rose Mara Vidal de Souza - Coordenador. Membro: Rose Mara Vidal de Souza.
2017-2018. LAI NO ESPIRITO SANTO E O IMPACTO NAS PRATICAS JORNALISTICAS Descrição: Este estudo visa verificar o impacto da Lei de Acesso à Informação nas práticas jornalísticas no Espirito Santo. A pesquisa será norteada por estudo exploratório, de natureza quanti-qualitativa, delineado por pesquisa bibliográfica, tomando-se por base plataforma e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão) no período de 2018 abordando o acesso das práticas jornalísticas como principal objeto de estudo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rose Mara Vidal de Souza - Coordenador. Membro: Rose Mara Vidal de Souza.
2013-2014. RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS NA IMPRENSA CAPIXABA: UMA ANALISE DAS MATERIAS PUBLICADAS NOS JORNAIS DIARIOS DO ESPIRITO SANTO Descrição: Os relacionamentos interpessoais são parte integrante e fundamental da existência humana, sendo seu desenvolvimento e manutenção decisivos para o estabelecimento de estados emocionais, tanto de sofrimento como de bem-estar. Relacionar-se com alguém é fundamental em todas as fases da vida para garantia de maior estabilidade e até mesmo longevidade, e assim tem sido desde os primórdios da espécie humana e em todas as culturas. Contudo, a investigação científica do relacionamento interpessoal é relativamente recente, desenvolvendo-se especialmente a partir das três últimas décadas com maior ênfase nos Estados Unidos e Europa. Muitas áreas de estudo vêm se dedicando a pesquisas em torno dos relacionamentos interpessoais, caracterizando, assim o tema como de interessa interdisciplinar. O propósito deste projeto de pesquisa é investigar como os relacionamentos interpessoais (notadamente os seus tipos mais comuns, quais sejam os românticos, os familiares e a amizade) estão presentes no cotidiano dos capixabas, utilizando como objeto de estudo as matérias jornalísticas publicadas entre 2013 e 2014 nos três jornais de maior circulação do Espírito Santo, a saber: A Tribuna, A Gazeta e Notícia Agora. As matérias serão selecionadas a partir da observação de determinadas palavras-chave em seus títulos e a metodologia a ser empregada será a análise de conteúdo, que permite ao pesquisador observar uma palavra, analisando seu sentido nos textos em que aparece e a dimensão que ocupa na construção de uma mensagem. A metodologia considera ainda, em seus procedimentos, outros elementos linguísticos, tais como as imagens e as repetições. Através dela é possível criar inferências a respeito de determinado assunto e, em se tratando da presente pesquisa, pretende-se interpretar o significado dos relacionamentos interpessoais no contexto editorial capixaba. Os resultados da pesquisa serão apresentados a partir de quatro ênfases, três delas considerando cada tipo de relacionamento estudado de modo independente e um relato comparativo que analise como amizade, família e relações românticas se associam.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Rose Mara Vidal de Souza - Integrante / Luciana Moura - Coordenador. Membro: Rose Mara Vidal de Souza.
2013-Atual. Observatorio da Midia Regional: direitos humanos, politicas e sistemas Descrição: O grupo de pesquisa Observatório da mídia regional: direitos humanos, políticas e sistemas está registrado no CNPq desde 2007 e tem como sede a Universidade Federal do Espírito Santo desde 2009, sendo anteriormente sediado na Universidade Federal de Pernambuco. Este Grupo tem como objetivo geral realizar um acompanhamento sistemático da produção midiática, com foco no respeito, promoção e proteção dos direitos humanos, civis, políticos, econômicos, sociais e culturais. Objetivos gerais Criar e fortalecer um novo espaço de diálogo e difusão de conhecimento sobre os sistemas, as políticas de comunicações e a produção midiática e os direitos humanos entre a universidade, a sociedade civil organizada (ONGs, movimentos sociais, conselhos de direitos humanos, associações de profissionais e de empresas), bem como com o setor público, para um efetivo debate transformador da realidade social em termos de comunicações. Fomentar ações de leitura crítica dos meios. Produzir acervo com material para pesquisas empíricas e críticas não só na área da Comunicação, mas também de Educação, Direito, Ciências Políticas, Sociologia, Serviço Social, Psicologia e Saúde. Linhas de pesquisa e ação: Mídia e direitos humanos Objetivos Formar uma comunidade científica e política voltada para a pesquisa e ações de controle social dos meios de comunicação, com foco no respeito, promoção e proteção dos direitos humanos. Acompanhar a produção midiática no que se refere à valorização e não violação dos direitos humanos. Fomentar a pesquisa acadêmica e a produção de conhecimento sobre a comunicação e os direitos humanos, focando na construção de uma cultura de direitos humanos nos espaços de educação, pesquisa e extensão. Politicas e estratégias de comunicações Objetivos Levantar o questionamento sobre o papel dos principais atores sociais ligados aos grupos de mídia, analisando suas estratégias e políticas no mercado de comunicações e de cultura em âmbito regional.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (16) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Rose Mara Vidal de Souza - Integrante / José Edgard Rebouças - Coordenador / VIctor Israel Gentilli - Integrante. Membro: Rose Mara Vidal de Souza.
2012-2016. Sociedade civil, esfera publica e processos comunicacionais colaborativos via internet Descrição: O projeto tem por objetivo analisar formas oficiais de participação da sociedade civil via internet em consultas públicas e elaboração de projetos de lei com vista à proposição de avanços metodológicos para esses processos. Diante das expectativas de resultados, a pesquisa é composta de quatro etapas: 1) sistematização do referencial teórico; 2) análise comparativa das metodologias de comunicação entre sociedade civil e poder púlico; 3) proposição de aperfeiçoamento das metodologias à luz do referencial teórico; 4) protótipo... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rose Mara Vidal de Souza - Integrante / Fabio Botelho Josgrilberg - Coordenador. Membro: Rose Mara Vidal de Souza.
2009-2011. A PROPAGANDA POLITICA NA CONSTRUCAO DO IMAGINARIO COLETIVO NO CINEMA DE RESISTENCIA: Estudo de caso do filme ?Jango? de Silvio Tendler Descrição: Projeto de mestrado partiicipante da Linha de pesquisa "Propaganda política - as eleições presidenciais no Brasil na ótica da propaganda política", do prof. Dr. Adolpho Queiroz (Universidade Metodista de São Paulo). A pesquisa busca recompor a trajetória dos Presidentes da República do Brasil na ótica da propaganda política. Muitos têm sido os estudos realizados até aqui sobre esta temática, sob a ótica da história, da sociologia, da antropologia, da economia, entre outros. Entretanto, parece-me, pelos resultados obtidos, que se busca assegurar nesta linha de trabalho, um certo ineditismo na discussão de temáticas ligadas às campanhas presidenciais realizadas no Brasil, desde o século XIX, tendo como paradigmas os conceitos de comunicação, publicidade, marketing político, propaganda ideológica, publicidade eleitoral e imagem pública, entre outros conceitos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rose Mara Vidal de Souza - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T A: 1 Membro: Rose Mara Vidal de Souza.
Professor Homenageado, Faculdade Estácio de Sá Vitória.. 2017. Membro: Rose Mara Vidal de Souza.
Concurso de Jornalismo - Informar é prevenir, Governo do estado do Tocantins.. 2003. Membro: Rose Mara Vidal de Souza.
Participação em eventos
Total de participação em eventos (80)
IV Encontro Redes Digitais e Culturas Ativistas - IVRDCA.YOUTUBERS INDÍGENAS BRASILEIROS: Midiativismo e Identidade. 2020. (Encontro).
41º Intercom - Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. A identidade do indivíduo no mundo globalizado: impacto da fluidez e fragmentação de identidades na comunicação do IPAJM com seus públicos. 2018. (Congresso).
41º Intercom - Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Comunicação Organizacional no Ifes: Redes e processos Interativos nas Mídias. 2018. (Congresso).
41º Intercom - Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Influencer Marketing: Vantagens da Linguagem dos Influenciadores para a Comunicação Pública nas Redes Sociais Digitais. 2018. (Congresso).
41º Intercom - Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Lobby no Brasil: Do reconhecimento como profissão a transparência nas relações públicas e privadas. 2018. (Congresso).
XII SEMINÁRIO DE PESQUISA EM CIÊNCIAS HUMANAS ? SEPECH.A autorrepresentação indígena no ciberespaço. 2018. (Seminário).
IAMCR 2017 - INTERNATIONAL ASSOCIATION FOR MEDIA AND COMMUNICATION RESEARCH. EY DE ACCESO A LA INFORMACIÓN: un canal a la fuente de noticias. 2017. (Congresso).
XV CONGRESSO INTERNACIONAL IBERCOM 2017. A LAI no cenário Internacional. 2017. (Congresso).
II Fórum de Educação.Revisão de Teorias da Comunicação com teatro. 2016. (Outra).
II Fórum de Educação.Cine Cultura: Prática Pedagógica para entendimento da Cultura em Fundamentos das Ciências Sociais. 2016. (Outra).
III Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo da ABRAJI.O impacto da Lai no jornalismo Brasileiro. 2016. (Seminário).
Seminários da Tribuna de Educação. 2016. (Seminário).
XIII Congresso Latinoamericano de Investigadores de la Comuniciónon. El periodismo de datos y monitoreo a los gobiernos. 2016. (Congresso).
XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. K-Pop: A propagação mundial da cultura sul-coreana. 2016. (Congresso).
Alle Colloque Interuniverstaire en Communication. 2015. (Congresso).
Perspectives on Participation + Student research in Communication Studies. 2015. (Congresso).
Porting Media Asia. 2015. (Congresso).
SCMS Annual Conference (Society for Cinema and Media Studies).. 2015. (Outra).
Seminário Comunicação e Cidadania- Pra que regular a mídia?.Lei da Transparência e o jornalismo brasileiro. 2015. (Seminário).
The Yes Men are Revolting (Andy Bichlbaum and Mike Bonanno). 2015. (Seminário).
XIV Congresso Brasileiro de Comunicação Política e marketing Eleitoral - Politicom. Transparência no poder visível: O caso da greve dos professores do Paraná em 2015. 2015. (Congresso).
A Conversation with Professor Muhammad Yunus. 2014. (Outra).
I Foro POLITICOM de Comunicación y Marketing Político. 2014. (Outra).
Intercom Sudeste 2014. Lei de Acesso à Informação e Marco Civil da Internet: novos tempos, novas regulamentações. 2014. (Congresso).
Seminário de apresentação de trabalhos do Observatório Latino Americano das Industrias de Conteúdos Digitais.Comunicação Política e a Lei de Acesso à Informação. 2014. (Seminário).
XII (ALAIC) Congresso de La Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación. Lei de Acesso à Informação e os Impactos na América Latina. 2014. (Congresso).
XII Congresso da La Asociación Latinoamericana de Investigadores en Comunicación (ALAIC). A LAI e os impactos na América Latina. 2014. (Congresso).
11º encontro da SBPjor - Associação Brasileira dos Pesquisadores em Jornalismo.A Nova Lei de Acesso à Informação e os impactos nas práticas jornalísticas. 2013. (Encontro).
9º Encontro Nacional de História da Mídia.Tecno-governança: a profusão tecnológica e o controle sociopolítico. 2013. (Encontro).
Ciclo de Conferências 50 anos das Ciências da Comunicação no Brasil: a contribuição de São Paulo.Inovação e Cotidiano em Michel de Certeau. 2013. (Outra).
Colóquio de pesquisa sobre ?Sociedad, cultura y cibercultur@ em América Latina: información y Conocimiento para El análisis y El desarrollo social Méxicoy Brasil. 2013. (Outra).
ENECOM - Encontro nacional dos Estudantes em Comunicação.Construindo Vozes - Democratização da Comunicação. 2013. (Encontro).
I Ciclo de Humanas e Sociais da UVV.Tribalismo Pós-Moderno. 2013. (Outra).
Seminário Estadual os Rumos e o Papel da Comunicação Pública. 2013. (Seminário).
Seminário sobre Indústria do Aço no Brasil - para jornalistas. 2013. (Seminário).
XII Politicom - Congresso Brasileiro de Marketing Político. Lei de Acesso à Informação Na América Latina: impacto na produção jornalística. 2013. (Congresso).
14º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo.Imprensa censurada: O controle da Informação nas eleições tocantinenses em 2010. 2012. (Encontro).
A Comunicação e as lógicas constituintes dos meios. 2012. (Outra).
ALAIC 2012 - XI Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación. Controle da Informação: Censura e má utilização do horário gratuito de propaganda eleitoral no Tocantins. 2012. (Congresso).
Jornalismo de Dados em Software Livre. 2012. (Outra).
XI Politicom - Congresso Brasileiro de Marketing Politico. MOVIMENTO ESTUDANTIL NO CIBERESPAÇO: A mobilização política em redes sociais. 2012. (Congresso).
XVI CELACOM - Colóquio Internacional sobre a Escola Latino-Americana de Comunicaçãooão.As teorias de Pavlov, Marshall. Veblen e Freud aplicadas ao persona político. 2012. (Outra).
7º Interprogramas de mestrado - Faculdade Caásper Libero. A propaganda política na construção do imaginário coletivo no cinema de resistência: estudo de caso do filme Jango de Silvio Tendler. 2011. (Congresso).
8º Encontro Nacional de História da Mídia.A propaganda política na construção do imaginário coletivo no cinema de resistência: estudo de caso do filme Jango de Silvio Tendler. 2011. (Encontro).
A cobertura internacional jornalística e seus novos desafios.Palestra do Dr. Oliver Boyd-Barret. 2011. (Seminário).
Colóquio Internacional -Cátedra Unesco / Metodista - Comunicação, Contraste e Confrontos: Bolívia, Brasil e Espanha. 2011. (Outra).
Colóquio Pós-Doutoral em Comunicação, Região e Culturas Urbanas. 2011. (Outra).
Conferência de Derrick de Kerchove - Simpósio Ecologia, redesdigitais e sutentabilidade.. 2011. (Simpósio).
Conferência de Michel Maffesoli - Simpósio Ecologia, redes digitais e sustentabilidade. 2011. (Simpósio).
Curso de gestão de marketing e comunicação no setor público. 2011. (Outra).
Dios economista: tensiones entre religión, comunicación e imagen.. 2011. (Seminário).
Introdução ao materialismo histórico: da dialética hegeliana à crítica da economia política. 2011. (Outra).
I Simpósio Linguagem e Práticas Midiáticas: Profissão Repórter em Diálogo. 2011. (Simpósio).
Metodologia da pesquisa científica: das descrições aos processos. 2011. (Outra).
Métodos de Pesquisa: Culturas Populares e Culturas Contemporâneas na América Latina. 2011. (Outra).
VI Seminário Internacional Latino-Americano de Pesquisa da Comunicação - ALAIC. 2011. (Seminário).
Workshop internacional de Estratégia de convergência na comunicação corporativa. 2011. (Outra).
X Congresso de Marketing Político. Censura e Política: eleições 2010 no Tocantins e o controle da informação. 2011. (Congresso).
XV Colóquio Internacional da Escola Latino-Americana de Comunicação -CELACOM.A propaganda política na construção do imaginário coletivo no cinema de resistência: estudo de caso do filme Jango de Silvio Tendler. 2011. (Outra).
XVI Seminário de Comunicação do Banco do Brasil. 2011. (Seminário).
XXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom. CENSURA E POLÍTICA: Eleições 2010 no Tocantins e o controle da informação. 2011. (Congresso).
XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Estado do Conhecimento em Comunicação. Desafios para século XXI. 2011. (Congresso).
Colóquio Internacional sobre a Escola Latino-Americana de Comunicação - Celacom 2010.Televisão, Democracia e Propaganda Política no Brasil. 2010. (Outra).
Curso Livre de Humanidades - O pensamento de Foucault. 2010. (Outra).
I Congresso de História da Mídia Sudeste - Memória, Espaço e Mídia. Mito, Simbolismo e outros igredientes do marketing político. 2010. (Congresso).
IV Seminário Temático Intercom /Rede Globo- Televisão e Juventude.Cultura Hip Hop: Identidade e Sociabilidade: Estudo de Caso do Movimento em Palmas. 2010. (Seminário).
Politicom - VIX Congresso Brasileiro de Marketing Politico. Mitologização e MArketing Político. 2010. (Congresso).
XXXIII Intercom. METODOLOGIA PARA O ENSINO DO JORNALISMO: O pioneirismo de Luiz Beltrão no CIESPAL aplicado na atualidade. 2010. (Congresso).
Fórum Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação do estado de São PAulo. 2009. (Outra).
III Compolitica. Lobby, Marketing Político, Comunicação. 2009. (Congresso).
Politicom - VIII Congresso Brasileiro de Marketing Politico. Lobby e democarcia participativa no Brasil. 2009. (Congresso).
Regiocom 2009. Lobby no Brasil regulamentado e a democracia participativa. 2009. (Congresso).
VI POSCOM (Seminário dos alunos do programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC-Rio).Mito, simbolismo e outros igredientes do marketing político. 2009. (Seminário).
XII Congresso Metodista. Mitos, simbolismo e outros ingredientes do marketing político. 2009. (Congresso).
XIV Seminário de Comunicação Banco do Brasil. 2009. (Seminário).
XXXII Intercom. A Concepção de Imprensa Brasileira no Século XX: A visão de Rui, Jobim, Beltrão e Lacerda. 2009. (Congresso).
I Jornada de Extensão Universitária da Unitins.Revista Extensão. 2008. (Outra).
XXXI Itercom. Pirataria, marketing e confrontos ideológicos: os paradoxos da visibilidade midiática no filme. 2008. (Congresso).
XXX Intercom. Cultura Hip Hop - Identidade e Sociabilidade: Estudo de Caso do Movimento em Palmas. 2007. (Congresso).
Organização de eventos
Total de organização de eventos (5)
SOUZA, R. M. V.. Intercom Sudeste 2014. 2014. (Congresso).. . 0.
SOUZA, R. M. V.. 14º Encontro Nacional de Jornalismo: A formação Superior Como elemento constituinte e legitimador do campo de jornalismo. 2012. (Outro).. . 0.
SOUZA, R. M. V.; GONDO, R. M. ; PUNKE, L.. XI POLITICOM - Congresso Brasileiro de Marketing Político ?. 2012. Congresso
MARQUES de MELO, José. ; SOUZA, R. M. V.. Novas Tendências da Comunicação: Teoria e Praxis. 2010. Outro
SOUZA, R. M. V.. I Seminário sobre Biopirataria no Tocantins. 2005. (Outro).. . 0.