Docente em cursos de formação de professores da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG - Ibirité) e do Centro Universitário Newton Paiva. Doutorando em 'Educação: Conhecimento e Inclusão Social' pela UFMG com pesquisa no campo de Políticas Públicas em Educação. Mestre em Educação e Formação Humana pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) com pesquisa na área do Financiamento Público da Educação e a Valorização do Magistério. Graduado em Pedagogia no segundo semestre de 2016. Graduado em História no segundo semestre do ano de 2008. Foi professor Assistente do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Editor da Revista Docência do Ensino Superior (UFMG) e SCIAS - Educação, Comunicação e Tecnologia (UEMG). Experiência docente e como coordenador pedagógico na educação básica na Rede Estadual de Minas Gerais e na Prefeitura de Belo Horizonte. Áreas de interesse: Políticas Públicas em Educação; Financiamento da Educação; Gestão de Sistemas Educacionais; Educação e Tecnologia; Docência do ensino superior; Valorização de Professores; Associativismo e Sindicalismo Docente; História; Administração e gestão pública. (Texto informado pelo autor)
SILVA, Franceline R. ; BRAGA, Daniel S. ; VIEIRA, Lívia M. Fraga. Infraestrutura das creches e pré-escolas em Belo Horizonte: condições de oferta e distribuição territorial. EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE). v. 46, p. 1-28, issn: 1984-6444, 2021. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, J. T. P. ; SILVA, F. R. ; BRAGA, DANIEL S.. Repercussões do Fundeb no Acesso e na Oferta da Educação Infantil: um estudo de caso. FINEDUCA: REVISTA DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO. p. 1-22, issn: 2236-5907, 2020. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BRAGA, Daniel S.; GOLCALVES, M. C. C. ; ARAUJO, C.P.F. ; SILVA, S. C. M. S.. O direito à educação infantil em Belo Horizonte: acesso, oferta e trabalho docente. EDUCAÇÃO EM FOCO. v. 23, p. 315-335, issn: 2317-0093, 2020. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BRAGA, D.S.; PEREIRA, I.A.M.. Políticas públicas de formação de professores e educação a distância: um caminho para o cumprimento do PNE (?). JORNAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS. v. 14, p. 1-20, issn: 1981-1969, 2020. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BRAGA, Daniel S.; SILVA, D. C. A.. Repercussões do FUNDEB em Municípios Mineiros: aportes para a discussão sobre um FUNDEB permanente. FINEDUCA: REVISTA DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO. v. 9, p. e1-15, issn: 2236-5907, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
DUARTE, Marisa Ribeiro Teixeira ; BRAGA, Daniel Santos. Desigualdades educacionais como obstáculo à justiça social: análise da infraestrutura de escolas de Minas Gerais. ESPAÇO PEDAGÓGICO. v. 26, p. 795-814, issn: 0104-7469, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BRAGA, DANIEL SANTOS ; LOPES, TÚLIO CÉSAR DIAS. A educação sob a lógica do capital: constituição e consolidação das políticas educacionais em países periféricos do capitalismo mundial. GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE. v. 11, p. 17-27, issn: 2175-5604, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BRAGA, Daniel Santos; DANTAS, DINA MARA PINHEIRO. A expansão das Tecnologias de Informação e Comunicação em escolas brasileiras: Limites e possibilidades das políticas públicas. SCIAS Educação, Comunicação e Tecnologia. v. 1, p. 94, issn: 2674-905X, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SILVA, D. C. A. ; BRAGA, Daniel S.. Educação e imigração contemporânea no Brasil: um silêncio bibliográfico (?). Paidéia: Revista do Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Humanas, Sociais e da Saúde, Universidade FUMEC/BH. v. 14, p. 55-75, issn: 2316-9605, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BRAGA, Daniel S. Combates pela Educação: as propostas de financiamento da educação no `Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova?. FINEDUCA: REVISTA DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO. v. 8, p. 6, issn: 2236-5907, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BRITO, VERA LÚCIA FERREIRA ALVES DE ; BRAGA, DANIEL SANTOS. RECURSOS PARA A EDUCAÇÃO E LIMITES DO AJUSTE FISCAL. EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE). v. 32, p. 247-266, issn: 1982-6621, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Guerra, Evania Martins ; BRAGA, Daniel Santos. HISTÓRICO DOS DIREITOS EDUCACIONAIS NAS CONSTITUIÇÕES FEDERAIS BRASILEIRAS. Em: Gabriella Rossetti Ferreira. (Org.). A Educação no Brasil e no Mundo: Avanços, Limites e Contradições. 1ed.Ponta Grossa. : Atena Editora. 2019.p. 192-202. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BRAGA, Daniel S.; COSTA, J. T. P. ; DUARTE, Marisa Ribeiro Teixeira ; BRITO, V. L. F. A.. POLÍTICAS DE REMUNERAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE BÁSICA DE MINAS GERAIS EM CONTEXTO DE CHOQUE DE GESTÃO (2006-2014). Em: Marcos Edgar Bassi; Maria Dilnéia Espíndola Fernandes; Rosana Maria Gemaque Rolim. (Org.). Remuneração de professores da educação básica das redes ESTADUAIS de ensino no contexto do Fundeb e do PSPN. 1ed.Curitiba. : Appris Editora. 2018.v. 1, p. 13. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BRAGA, Daniel S.; SILVA, F. R. ; ROCHA, Maria da Consolação ; BRITO, V. L. F. A.. PISO OU TETO? OS EFEITOS DA LEI DO PISO NAS REDES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS E BELO HORIZONTE (2006-2014). Em: Marcos Edgar Bassi; Maria Dilnéia Espíndola Fernandes; Rosana Maria Gemaque Rolim. (Org.). A remuneração dos professores da educação básica pública sob a ótica dos pesquisadores e pesquisadoras em formação.. 1ed.Curitiba. : Appris Editora. 2018.v. 3, p. 75. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Textos em jornais de notícias/revistas (0)
Trabalhos completos publicados em anais de congressos (6)
BRAGA, DANIEL S.; SILVA, D. C. A. ; DUARTE, Marisa Ribeiro Teixeira. Organismos multilaterais e instrumentos de regulação transnacional de políticas educacionais: regulação por resultados e recursos escolares na América Latina. Em: XXXII Congreso Internacional da Asociación Latinoamericana de Sociologia, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BRAGA, Daniel S.; SILVA, D. C. A.. REPERCUSSÕES DO FUNDEB EM MUNICÍPIOS MINEIROS: APORTES PARA A DISCUSSÃO SOBRE UM FUNDEB PERMANENTE. Em: VI Encontro da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação - FINEDUCA, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BRITO, V. L. F. A. ; BRAGA, Daniel S.. Da Lei 15.293/2004 à Lei 19.837/2011: a trajetória da descaracterização do Plano de Carreiras dos Profissionais da Educação Básica de Minas Gerais. Em: VII Simpósio Internacional O Estado e as políticas educacionais no tempo presente, 2013. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BRITO, V. L. F. A. ; ROCHA, Maria da Consolação ; BRAGA, Daniel S.. Plano de carreira, subsídio e PSPN: impasses na educação em Minas Gerais. Em: IX SEMINARIO INTERNACIONAL DE LA RED ESTRADO, 2012. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BRITO, V. L. F. A. ; ROCHA, Maria da Consolação ; BRAGA, Daniel S. ; SILVA, G. D. ; PEREIRA, Luci de F.. Os impactos e impasses da nova proposta de remuneração e plano de carreira do magistério em Minas Gerais: uma contribuição ao debate sobre a Lei 18.975/10. Em: VI Simpósio Internacional sobre Trabalho e Educação: desafios e tendências da formação profissional em defesa do público., 2011. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (1)
SILVA, F. R. ; ROCHA, Maria da Consolação ; BRAGA, Daniel S.. Engatinhando até a agenda política: reflexões sobre a construção da política de valorização dos professores da educação infantil em Belo Horizonte (2003-2018). Em: XXIX Simpósio de Política e Administração da Educação, 2019, Curitiba. POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Brasília: Anpae, v. 1, p. 423-426, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos publicados em anais de congressos (1)
SILVA, Franceline R. ; COSTA, J. T. P. ; BRAGA, Daniel S. ; TEIXEIRA, G.V.. Quem se envolve na formulação do FUNDEB permanente? Atores nas comissões da Câmara dos Deputados. Em: VIII Encontro FINEDUCA, 2020, Virtual. Anais do VIII Encontro Anual da FINEDUCA (2020) - Eixo Temático: Políticas de Financiamento da Educação Básica, v. 1, p. 35-35, 2020. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Artigos aceitos para publicação (0)
Apresentações de trabalho (14)
FLORES, M.J.B. P. ; BRAGA, Daniel S.. Extensão e Incentivo à formação docente em tempos de distanciamento social: a atuação dos bolsistas PIFD na Rede de Desenvolvimento de Práticas Educativas/GIZ. 2020. Apresentação de Trabalho/Comunicação
BRAGA, Daniel S. Capacidade de atendimento educacional em Minas Gerais: distribuição federativa e territorial. 2020. Apresentação de Trabalho/Seminário
BRAGA, Daniel S. O desafio educacional brasileiro: tamanho continental, números continentais. 2018. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
BRAGA, Daniel S. 4 anos do PNE: muito a se comemorar (?). 2018. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
BRAGA, Daniel S.; DUARTE, Marisa Ribeiro Teixeira. Remuneração docente em Minas Gerais: vicissitudes na trajetória do cumprimento da meta 17 do PNE e do PEE. 2018. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
BRAGA, Daniel S. Livros didáticos e a abordagem da História Afro-Brasileira e Indígena. 2017. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
BRAGA, Daniel S. Os fundos de financiamento e a valorização do professor na Rede Pública de Educação em Belo Horizonte: Limites e possibilidades das políticas públicas de financiamento (1996-2010). 2013. Apresentação de Trabalho/Comunicação
BRITO, V. L. F. A. ; ROCHA, Maria da Consolação ; BRAGA, Daniel S.. III Encontro Nacional e II Seminário Estadual do Projeto de Pesquisa. 2012. Apresentação de Trabalho/Comunicação
BRITO, V. L. F. A. ; ROCHA, Maria da Consolação ; BRAGA, Daniel S.. Plano de carreira, subsídio e PSPN: impasses na educação em Minas Gerais. 2012. Apresentação de Trabalho/Seminário
BRAGA, Daniel S.; RODRIGUES, L. R.. Plano Nacional de Educação: projetos em disputa. 2012. Apresentação de Trabalho/Seminário
BRAGA, Daniel S.; ROCHA, Maria da Consolação ; BRITO, V. L. F. A.. A contratação a título provisório e a precarização do trabalho docente: uma análise da condição dos/as professores/as designados/as na Rede Estadual de Educação em Minas Gerais (1996 - 2009). 2012. Apresentação de Trabalho/Seminário
BRAGA, Daniel S. A visão dos sindicatos sobre o mundo do trabalho e os profissionais da educação: uma perspectiva da acadêmica. 2011. Apresentação de Trabalho/Outra
BRAGA, Daniel S.; ROCHA, Maria da Consolação ; BRITO, V. L. F. A.. Remuneração Docente. 2011. Apresentação de Trabalho/Seminário
BRITO, V. L. F. A. ; ROCHA, Maria da Consolação ; BRAGA, Daniel S.. A pesquisa com indicadores educacionais em Minas Gerais: revelações e desafios. 2011. Apresentação de Trabalho/Outra
Demais tipos de produção bibliográfica (0)
Produção técnica
Programas de computador com registro de patente (0)
Programas de computador sem registro de patente (0)
Produtos tecnológicos (0)
Processos ou técnicas (0)
Trabalhos técnicos (2)
BRAGA, Daniel S. Processo de seleção de projetos do Programa Institucional de Bolsas IFMG. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
OLIVEIRA, R.F. ; BRAGA, Daniel S. ; SILVA, F. R. ; TEIXEIRA, G.V.. Pesquisas em Política Educacional: Financiamento e organização dos sistemas de ensino. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
Demais tipos de produção técnica (2)
BRITO, V. L. F. A. ; ROCHA, Maria da Consolação ; BRAGA, Daniel S.. Política de valorização docente e remuneração de professores/as em Minas Gerais. 2012. Curso de curta duração ministrado/Outra [ busca Google | busca Bing ]
BRAGA, Daniel S.; SILVA, Ulisses M. ; ANDRADE, Sérgio R. J.. Filosofias e Reflexões - Um dialogo com os clássicos da filosofia. 2006. Curso de curta duração ministrado/Outra [ busca Google | busca Bing ]
Produção artística
Total de produção artística (0)
Orientações em andamento
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Supervisões e orientações concluídas
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (2)
Evania Martins Guerra. HISTÓRICO DOS DIREITOS EDUCACIONAIS NAS CONSTITUIÇÕES FEDERAIS BRASILEIRAS. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS) - Universidade Federal do Ceará, . 2018. Orientador: Daniel Santos Braga.
Elizeuda Ângelo Alcântara. O ABANDONO ESCOLAR COMO LIMITE AO DIREITO À EDUCAÇÃO: CONFIGURAÇÕES DA EVASÃO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE ALCÂNTARAS ? CE (2015-2017). (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS) - Universidade Federal do Ceará, . 2015. Orientador: Daniel Santos Braga.
Trabalho de conclusão de curso de graduação (22)
Lucilene Lourenço da Silva. Perfil dos estudantes da educação a distância nos cursos superiores de Pedagogia no estado de Minas Gerais. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Newton Paiva, . 2020. Orientador: Daniel Santos Braga.
Dalva Helena de Oliveira. O perfil do estudante de educação a distância em Minas Gerais: um olhar a partir do censo da educação superior. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Newton Paiva, . 2020. Orientador: Daniel Santos Braga.
Bruna Costa Albergaria de Oliveira. Panorama e perspectivas do estágio curricular na Newton Paiva: um estudo de caso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Newton Paiva, . 2020. Orientador: Daniel Santos Braga.
Danielle Aislene Silva, Danielle Santos, Fernanda Pereira. Democratização do acesso ao ensino superior: o que dizem os dados do Censo do INEP?. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Newton Paiva, . 2020. Orientador: Daniel Santos Braga.
Aline Xavier Pires; Daniele Carmo; Eliane de Paula. Repercussões das Políticas de Educação Inclusiva. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Newton Paiva, . 2020. Orientador: Daniel Santos Braga.
Adriana Ferreira Silva; Lucilene Ferreira da Silva Turibio. A situação da infraestrutura das escolas de educação infantil brasileiras. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Newton Paiva, . 2020. Orientador: Daniel Santos Braga.
Laila Fernanda da Silva. Avaliação e Currículo em Creche: aspectos teóricos e normativos. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Newton Paiva, . 2020. Orientador: Daniel Santos Braga.
Emelly C.Barbosa, Flaviane E. S. Xavier e Patrícia Oliveira. Gestão escolar: o perfil dos diretores e diretoras da educação básica no Brasil. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Newton Paiva, . 2020. Orientador: Daniel Santos Braga.
Rafaella Machado de Andrade Vimeiro. Educação de jovens e adultos e tecnologias: desafios e possibilidades no contexto da Covid-19. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Newton Paiva, . 2020. Orientador: Daniel Santos Braga.
Helen Medeiros Bastos Silva; Sandra Abreu Fabrini Tolomelli. Repercussões da pandemia de Covid-19 sobre a educação infantil. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Newton Paiva, . 2020. Orientador: Daniel Santos Braga.
Lorena Mansur, Maria Eduarda Ribeiro, Rúbia B. Rodrigues. Estudo de tendências nos temas de pesquisas de pós-graduação em educação. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Newton Paiva, . 2020. Orientador: Daniel Santos Braga.
Gisele de Matos Ferreira e Ligeane Aparecida da Silva. Inclusão escolar com ênfase em Autismo. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Newton Paiva, . 2019. Orientador: Daniel Santos Braga.
Maria Eugênia Moreira Gomes de Freitas. Políticas públicas e inclusão: a prática na sala de aula. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Newton Paiva, . 2019. Orientador: Daniel Santos Braga.
Eliane Costa; Maria Aparecida dos Santos; Sirlene Silva. O brincar na educação infantil. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Newton Paiva, . 2019. Orientador: Daniel Santos Braga.
Luísa Cristina Torres Motta e Valdilene de Oliveira Abreu. Os desafios e perspectivas das políticas públicas para uma educação inclusiva. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Newton Paiva, . 2019. Orientador: Daniel Santos Braga.
Ana Cristina Carvalho; Camilla Gomes; e Marineuza Oliveira. O trabalho com música na educação infantil. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Newton Paiva, . 2019. Orientador: Daniel Santos Braga.
Juscélia Milena Fonseca. Contribuições da literatura infantil no desenvolvimento da criança. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Newton Paiva, . 2019. Orientador: Daniel Santos Braga.
Keite Barbosa de Abreu. Educação domiciliar no Brasil. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Newton Paiva, . 2019. Orientador: Daniel Santos Braga.
Lilia Santos Valente Miranda; Luana Caruliny Mendes. O currículo da educação infantil no Brasil: o cuidar e o educar. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Newton Paiva, . 2019. Orientador: Daniel Santos Braga.
Sibele Sandim Bertoldo. Transformações nas práticas didáticas: perspectivas para a superação da defasagem e da evasão escolar. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Newton Paiva, . 2019. Orientador: Daniel Santos Braga.
Vanessa Aparecida Xavier Scapin. Estimulação sensorial para crianças inseridas no contexto escolar. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Newton Paiva, . 2019. Orientador: Daniel Santos Braga.
Rita Rosana Sousa de Castro. A importância das brincadeiras na educação infantil. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Newton Paiva, . 2019. Orientador: Daniel Santos Braga.
Iniciação científica (3)
Maria Cecília Conceição Gonçalves. Observatório da Educação Infantil em Belo Horizonte: Oferta, Acesso e Ensino. (Graduando em Pedagogia) - Centro Universitário Newton Paiva, Centro Universitário Newton Paiva. 2019. Orientador: Daniel Santos Braga.
Cíntia Pinheiro Franco de Araújo. Observatório da Educação Infantil em Belo Horizonte: Oferta, Acesso e Ensino. (Graduando em Pedagogia) - Centro Universitário Newton Paiva, Centro Universitário Newton Paiva. 2019. Orientador: Daniel Santos Braga.
Sandra Cristina Machado dos Santos da Silva. Observatório da Educação Infantil em Belo Horizonte: Oferta, Acesso e Ensino. (Graduando em Pedagogia) - Centro Universitário Newton Paiva, . 2019. Orientador: Daniel Santos Braga.
Orientações de outra natureza (0)
Projetos de pesquisa
Total de projetos de pesquisa (5)
2020-Atual. Mapeamento de acesso de professores e alunos de graduacao a aparatos tecnologicos e redes de internet em Minas Gerais Descrição: Este estudo tem como objetivo identificar aspectos relativos ao acesso e uso de aparatos tecnológicos e redes de internet por professores e alunos de cursos de graduação em Minas Gerais, especificamente alunos e professores da Universidade do Estado de Minas Gerais. O referente teórico e analítico são os pressupostos da Teoria Crítica da Tecnologia. Serão conjugadas dimensões quantitativas e qualitativas para os procedimentos metodológicos. Será realizada aplicação de questionário online (Survey) aos professores e alunos da UEMG; e posteriormente, serão analisados os dados coletados cotejando com informações obtidas a partir de outros estudos que discutem o acesso à tecnologia da população brasileira. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Daniel Santos Braga - Integrante / Dina Mara Pinheiro Dantas - Integrante / Amanda Tolomelli Brescia - Coordenador. Membro: Daniel Santos Braga. Descrição: Este estudo tem como objetivo identificar aspectos relativos ao acesso e uso de aparatos tecnológicos e redes de internet por professores e alunos de cursos de graduação em Minas Gerais, especificamente alunos e professores da Universidade do Estado de Minas Gerais. O referente teórico e analítico são os pressupostos da Teoria Crítica da Tecnologia. Serão conjugadas dimensões quantitativas e qualitativas para os procedimentos metodológicos. Será realizada aplicação de questionário online (Survey) aos professores e alunos da UEMG; e posteriormente, serão analisados os dados coletados cotejando com informações obtidas a partir de outros estudos que discutem o acesso à tecnologia da população brasileira.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Amanda Tolomelli Brescia - Coordenador / Daniel Santos Braga - Integrante / Dina Mara Pinheiro Dantas - Integrante. Membro: Amanda Tolomelli Brescia.
2019-2020. Observatorio da Educacao Infantil em Belo Horizonte: Oferta, Acesso e Ensino Descrição: Este projeto objetiva monitorar a expansão do atendimento escolar da primeira infância em Belo Horizonte. Dessa forma, busca-se responder as seguintes questões: Como e sob quais condições a Educação Infantil tem sido ofertada no município? Como essas condições se relacionam com metas internacionais (Objetivos da ONU), nacionais (PNE) e municipais (Planejamento estratégico BH 2030) para essa etapa da educação básica? A hipótese levantada é que existem limites e possibilidades para as políticas públicas em garantir a educação como direito publico subjetivo de crianças de 0 a 5 anos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Daniel Santos Braga - Coordenador / Maria Cecília Conceição Gonçalves - Integrante / Cíntia Pinheiro Franco de Araújo - Integrante / Sandra Cristina Machado dos Santos da Silva - Integrante. Membro: Daniel Santos Braga.
2017-Atual. Desigualdades educacionais: mapas, trajetorias e medidas Descrição: Será efetuada revisão da literatura em três áreas de conhecimento sobre desigualdades educacionais: políticas públicas de educação, sociologia da educação e gestão educacional. A abordagem contempla, ainda, análise da espacialização das medidas de desigualdades educacionais utilizadas no território da federação. A hipótese analítica considera que o arranjo federativo no Brasil espelha desigualdades educacionais. A pesquisa terá como produto mais significativo a preparação de obra sobre ?desigualdades educacionais e a federação brasileira?, que poderá contribuir para uma abordagem mais integrada deste fenômeno social com os fundamentos legitimadores de diferentes políticas públicas da área. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Daniel Santos Braga - Integrante / Marisa Ribeiro Teixeira Duarte - Coordenador / André Ricardo Barbosa Duarte - Integrante. Membro: Daniel Santos Braga.
2013-2017. Remuneracao de professores de escolas publicas de educacao basica no contexto do Fundeb e do Pspn Descrição: O projeto de pesquisa Remuneração de professores de escolas públicas da educação básica no contexto do FUNDEB e PSPN objetiva investigar impactos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) na estrutura de remuneração dos professores de escolas públicas de educação básica em 12 estados brasileiros e suas capitais entre 2006 a 2013. Essa perspectiva de investigação dar-se-á com base nos microdados do Censo Escolar e dos sistemas de avaliação (SAEB/Prova Brasil), em especial os questionários socioeconômicos de professores, do INEP e na busca e análise das folhas de pagamentos e das tabelas de remuneração desses profissionais. O projeto também dará sequência e aprofundará a pesquisa Remuneração dos professores de escolas públicas de educação básica: configurações, impactos, impasses e perspectivas (Pesquisa Remuneração), com recorte temporal entre 1996 e 2010, financiada pelo Edital nº. 001/2008 da CAPES/INEP/SECAD junto ao Observatório da Educação e realizada entre 2008 e 2012. Os resultados parciais das análises de 4 (quatro) dimensões de dados (dados educacionais, dados orçamentários, plano de carreira, cargos e remuneração), revelaram a complexidade de compreensão do objeto. Remeteram assim à necessidade de um maior tempo de dedicação, de aprofundamento da investigação e da observação e análise de um período imediatamente posterior, quando os impactos das políticas envolvidas, em particular o Fundeb e o PSPN, aparentemente tiveram efeito mais intenso e direto na remuneração dos professores. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Daniel Santos Braga - Integrante / Vera Lúcia Ferreira Alves de Brito - Coordenador. Membro: Daniel Santos Braga.
2011-2012. Remuneracao de professores de escolas publicas da educacao basica: configuracoes, impactos, impasses e perspectivas Descrição: A pesquisa, aprovada por CAPES/INEP/SECAD no âmbito do "Observatório da Educação", com vigência de 2008 a 2012, analisa as configurações, os impactos, os impasses e as perspectivas decorrentes da implantação do Fundef, do Fundeb e do Piso Salarial Profissional Nacional na estrutura de remuneração dos professores da educação básica de 14 estados (AL, GO, MG, MS, MT, PA, PB, PI, PR, RJ, RN, RR, SC e SP) das 5 regiões brasileiras, no período de 1996 a 2012. Participam da execução da pesquisa os programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Participam, ainda, pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Estadual do Mato Grosso (UEMT), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Representação Regional do MEC no Rio de Janeiro (REMEC/RJ), Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) e Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Daniel Santos Braga - Integrante / Maria da Consolação Rocha - Integrante / Grazielle Dias Silva - Integrante / Luci de Fatima Pereira - Integrante / Vera Lúcia Ferreira Alves de Brito - Coordenador. Membro: Daniel Santos Braga.
Prêmios e títulos
Total de prêmios e títulos (2)
Professor destaque Avaliação Acadêmica (Conexão Docente), Centro Universitário Newton Paiva.. 2020. Membro: Daniel Santos Braga.
Professor destaque em Educação, Associação de Professores Públicos de Minas Gerais (APPMG) e TV Record Minas.. 2015. Membro: Daniel Santos Braga.
Participação em eventos
Total de participação em eventos (43)
14ª Reunião Regional Sudeste da ANPEd.Desigualdades no financiamento da educação: capacidade de atendimento educacional protegido em Minas Gerais. 2020. (Outra).
XII Seminário Regional Sudeste da ANPAE e IV Seminário do Grupo de Pesquisa Federalismo e Políticas Educacionais.Capacidade de atendimento educacional em Minas Gerais: distribuição federativa e territorial. 2020. (Seminário).
XXIV Semana da Graduação - Semana do Conhecimento UFMG.Extensão e Incentivo à formação docente em tempos de distanciamento social: a atuação dos bolsistas PIFD na Rede de Desenvolvimento de Práticas Educativas/GIZ. 2020. (Encontro).
One Day Conference - GESTRADO UFMG - "WHAT COUNTS AS QUALITY?" Robert Cowen e "WHAT IS ?REALLY? TAUGHT AS THE SCHOOL SUBJECTS?" Thomas Popkewitz. 2019. (Outra).
Seminário Políticas públicas para a melhoria do ensino médio: socialização científica, tradução e transferência de resultados,. 2019. (Seminário).
XXXII Congreso Internacional ALAS PERÚ. Organismos multilaterais e instrumentos de Regulação transnacional de políticas educacionais: Regulação por resultados e recursos escolares na América Latina. 2019. (Congresso).
Conferencia Nacional Popular de Educação.Remuneração docente em Minas Gerais: vicissitudes na trajetória do cumprimento da meta 17 do PNE e do PEE. 2018. (Outra).
VI Encontro da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação - FINEDUCA.REPERCUSSÕES DO FUNDEB EM MUNICÍPIOS MINEIROS: APORTES PARA A DISCUSSÃO SOBRE UM FUNDEB PERMANENTE. 2018. (Encontro).
XIV Encontro de Pesquisa em Educação FaE-UFMG.Pesquisa em Política Educacional: Financiamento e Organização dos sistema de ensino. 2018. (Encontro).
I Encontro Nacional de 2015 do Projeto de Pesquisa "Remuneração de professores de escolas públicas da educação básica no contexto do FUNDEB e do PSPN". 2015. (Encontro).
III Encontro da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamentos da Educação - FINEDUCA. 2015. (Encontro).
X Seminário Internacional da Rede Estrado.Pesquisas em Financiamento da Educação no Brasil: Primeiras aproximações. 2014. (Seminário).
I Encontro da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação - FINEDUCA. 2013. (Encontro).
I Encontro Nacional de 2013 de pesquisadores do Projeto de Pesquisa. 2013. (Encontro).
Seminário Educação e Formação Humana: Desafios do tempo presente. 2013. (Seminário).
VII SIMPÓSIO INTERNACIONAL: O Estado e as Políticas Educacionais no tempo presente. 2013. (Simpósio).
I Encontro de Professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental - Implementação dos CBC. 2012. (Encontro).
III Encontro Nacional e II Seminário Estadual do Projeto de Pesquisa.Recursos para educação em Minas Gerais: primeiras análises. 2012. (Encontro).
IV Simpósio Internacional SITRE: Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade.Política de valorização docente e remuneração de professores/as em Minas Gerais. 2012. (Simpósio).
IX SEMINARIO INTERNACIONAL DE LA RED ESTRADO: Políticas educativas para América Latina: praxis docente y transformación social.Plano de carreira, subsídio e PSPN: impasses na educação em Minas Gerais. 2012. (Seminário).
Políticas públicas para Educação Infantil e Valorização do Magistério. 2012. (Outra).
Encontro de Professores da Educação Infantil do Setor Privado de Minas Gerais - Identidade e Condições de Trabalho. 2011. (Encontro).
I Encontro Nacional de 2011 do Projeto de Pesquisa. 2011. (Encontro).
II Encontro Nacional de 2011 do Projeto de Pesquisa.A pesquisa com indicadores educacionais em Minas Gerais: revelações e desafios. 2011. (Encontro).
IV Fórum Nacional de Pedagogia. 2011. (Outra).
Palestra sobre "Experiência Docente". 2011. (Outra).
Reflexões sobre o saber docente e 4° Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPEX.Remuneração docente. 2011. (Seminário).
Semana de Reflexões sobre a Ação do Pedagogo.A visão dos sindicatos sobre o mundo do trabalho e os profissionais da educação. 2011. (Encontro).
VI Simpósio Internacional sobre Trabalho e Educação: desafios e tendências da formação profissional em defesa do público..Os impactos e impasses da nova proposta de remuneração e plano de carreira do magistério em Minas Gerais: uma contribuição ao debate sobre a lei 18.975/10. 2011. (Simpósio).
III Encontro de Egressos de Graduação e Pós-Graduação em História. 2008. (Encontro).
5a Bienal de Arte, Ciência e Cultura da UNE. 2007. (Congresso).
II Encontro de Egressos de Graduação e Pós-Graduação em História. 2007. (Encontro).
Palestra "Arte como contestação social". 2007. (Outra).
Semana de Hístória do Centro Universitário de Belo Horizonte. 2007. (Outra).
I Encontro de Egressos de Graduação e Pós-Graduação em História. 2006. (Encontro).
Palestra "Atualidade da Educação Brasileira". 2006. (Outra).
Palestra "História e atualidades do EZLN". 2006. (Outra).
Palestra "Perspectivas para o novo governo". 2006. (Outra).
Encontro Nacional de Estudantes de História. 2005. (Encontro).
Mini-Curso "Sobre o Estado". 2005. (Outra).
Palestra Cuba, História, Revolução e Poesia - Prof. César Claudier. 2005. (Outra).
Palestra Revolução Francesa: História e Historiografia - Prof. Flávio Beirutti. 2005. (Outra).
Semana de História do Centro Universitário de Belo Horizonte. 2005. (Outra).
Organização de eventos
Total de organização de eventos (2)
Xavier, Larissa P. ; BRAGA, Daniel S. ; DANTAS, D. M. P.. O uso das tecnologias digitais no ensino de línguas. 2020. Outro
ROCHA, C. M. B. M. ; CRUZ, S. R. M. ; FLORES, M.J.B. P. ; BRAGA, Daniel S.. V CIM Congresso de Inovação e Metodologias de Ensino Superior e Tecnológico. 2020. Congresso
BRAGA, DANIEL SANTOS ; LOPES, TÚLIO CÉSAR DIAS. A educação sob a lógica do capital: constituição e consolidação das políticas educacionais em países periféricos do capitalismo mundial. GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE. v. 11, p. 17-27, issn: 2175-5604, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]