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Daniel Santos Braga

Docente em cursos de formação de professores da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG - Ibirité) e do Centro Universitário Newton Paiva. Doutorando em 'Educação: Conhecimento e Inclusão Social' pela UFMG com pesquisa no campo de Políticas Públicas em Educação. Mestre em Educação e Formação Humana pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) com pesquisa na área do Financiamento Público da Educação e a Valorização do Magistério. Graduado em Pedagogia no segundo semestre de 2016. Graduado em História no segundo semestre do ano de 2008. Foi professor Assistente do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Editor da Revista Docência do Ensino Superior (UFMG) e SCIAS - Educação, Comunicação e Tecnologia (UEMG). Experiência docente e como coordenador pedagógico na educação básica na Rede Estadual de Minas Gerais e na Prefeitura de Belo Horizonte. Áreas de interesse: Políticas Públicas em Educação; Financiamento da Educação; Gestão de Sistemas Educacionais; Educação e Tecnologia; Docência do ensino superior; Valorização de Professores; Associativismo e Sindicalismo Docente; História; Administração e gestão pública. (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2020-Atual. Mapeamento de acesso de professores e alunos de graduacao a aparatos tecnologicos e redes de internet em Minas Gerais
      Descrição: Este estudo tem como objetivo identificar aspectos relativos ao acesso e uso de aparatos tecnológicos e redes de internet por professores e alunos de cursos de graduação em Minas Gerais, especificamente alunos e professores da Universidade do Estado de Minas Gerais. O referente teórico e analítico são os pressupostos da Teoria Crítica da Tecnologia. Serão conjugadas dimensões quantitativas e qualitativas para os procedimentos metodológicos. Será realizada aplicação de questionário online (Survey) aos professores e alunos da UEMG; e posteriormente, serão analisados os dados coletados cotejando com informações obtidas a partir de outros estudos que discutem o acesso à tecnologia da população brasileira. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Daniel Santos Braga - Integrante / Dina Mara Pinheiro Dantas - Integrante / Amanda Tolomelli Brescia - Coordenador.
      Membro: Daniel Santos Braga.
      Descrição: Este estudo tem como objetivo identificar aspectos relativos ao acesso e uso de aparatos tecnológicos e redes de internet por professores e alunos de cursos de graduação em Minas Gerais, especificamente alunos e professores da Universidade do Estado de Minas Gerais. O referente teórico e analítico são os pressupostos da Teoria Crítica da Tecnologia. Serão conjugadas dimensões quantitativas e qualitativas para os procedimentos metodológicos. Será realizada aplicação de questionário online (Survey) aos professores e alunos da UEMG; e posteriormente, serão analisados os dados coletados cotejando com informações obtidas a partir de outros estudos que discutem o acesso à tecnologia da população brasileira.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Amanda Tolomelli Brescia - Coordenador / Daniel Santos Braga - Integrante / Dina Mara Pinheiro Dantas - Integrante.
      Membro: Amanda Tolomelli Brescia.
    2. 2019-2020. Observatorio da Educacao Infantil em Belo Horizonte: Oferta, Acesso e Ensino
      Descrição: Este projeto objetiva monitorar a expansão do atendimento escolar da primeira infância em Belo Horizonte. Dessa forma, busca-se responder as seguintes questões: Como e sob quais condições a Educação Infantil tem sido ofertada no município? Como essas condições se relacionam com metas internacionais (Objetivos da ONU), nacionais (PNE) e municipais (Planejamento estratégico BH 2030) para essa etapa da educação básica? A hipótese levantada é que existem limites e possibilidades para as políticas públicas em garantir a educação como direito publico subjetivo de crianças de 0 a 5 anos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Daniel Santos Braga - Coordenador / Maria Cecília Conceição Gonçalves - Integrante / Cíntia Pinheiro Franco de Araújo - Integrante / Sandra Cristina Machado dos Santos da Silva - Integrante.
      Membro: Daniel Santos Braga.
    3. 2017-Atual. Desigualdades educacionais: mapas, trajetorias e medidas
      Descrição: Será efetuada revisão da literatura em três áreas de conhecimento sobre desigualdades educacionais: políticas públicas de educação, sociologia da educação e gestão educacional. A abordagem contempla, ainda, análise da espacialização das medidas de desigualdades educacionais utilizadas no território da federação. A hipótese analítica considera que o arranjo federativo no Brasil espelha desigualdades educacionais. A pesquisa terá como produto mais significativo a preparação de obra sobre ?desigualdades educacionais e a federação brasileira?, que poderá contribuir para uma abordagem mais integrada deste fenômeno social com os fundamentos legitimadores de diferentes políticas públicas da área. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Daniel Santos Braga - Integrante / Marisa Ribeiro Teixeira Duarte - Coordenador / André Ricardo Barbosa Duarte - Integrante.
      Membro: Daniel Santos Braga.
    4. 2013-2017. Remuneracao de professores de escolas publicas de educacao basica no contexto do Fundeb e do Pspn
      Descrição: O projeto de pesquisa Remuneração de professores de escolas públicas da educação básica no contexto do FUNDEB e PSPN objetiva investigar impactos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) na estrutura de remuneração dos professores de escolas públicas de educação básica em 12 estados brasileiros e suas capitais entre 2006 a 2013. Essa perspectiva de investigação dar-se-á com base nos microdados do Censo Escolar e dos sistemas de avaliação (SAEB/Prova Brasil), em especial os questionários socioeconômicos de professores, do INEP e na busca e análise das folhas de pagamentos e das tabelas de remuneração desses profissionais. O projeto também dará sequência e aprofundará a pesquisa Remuneração dos professores de escolas públicas de educação básica: configurações, impactos, impasses e perspectivas (Pesquisa Remuneração), com recorte temporal entre 1996 e 2010, financiada pelo Edital nº. 001/2008 da CAPES/INEP/SECAD junto ao Observatório da Educação e realizada entre 2008 e 2012. Os resultados parciais das análises de 4 (quatro) dimensões de dados (dados educacionais, dados orçamentários, plano de carreira, cargos e remuneração), revelaram a complexidade de compreensão do objeto. Remeteram assim à necessidade de um maior tempo de dedicação, de aprofundamento da investigação e da observação e análise de um período imediatamente posterior, quando os impactos das políticas envolvidas, em particular o Fundeb e o PSPN, aparentemente tiveram efeito mais intenso e direto na remuneração dos professores. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Daniel Santos Braga - Integrante / Vera Lúcia Ferreira Alves de Brito - Coordenador.
      Membro: Daniel Santos Braga.
    5. 2011-2012. Remuneracao de professores de escolas publicas da educacao basica: configuracoes, impactos, impasses e perspectivas
      Descrição: A pesquisa, aprovada por CAPES/INEP/SECAD no âmbito do "Observatório da Educação", com vigência de 2008 a 2012, analisa as configurações, os impactos, os impasses e as perspectivas decorrentes da implantação do Fundef, do Fundeb e do Piso Salarial Profissional Nacional na estrutura de remuneração dos professores da educação básica de 14 estados (AL, GO, MG, MS, MT, PA, PB, PI, PR, RJ, RN, RR, SC e SP) das 5 regiões brasileiras, no período de 1996 a 2012. Participam da execução da pesquisa os programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Participam, ainda, pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Estadual do Mato Grosso (UEMT), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Representação Regional do MEC no Rio de Janeiro (REMEC/RJ), Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) e Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Daniel Santos Braga - Integrante / Maria da Consolação Rocha - Integrante / Grazielle Dias Silva - Integrante / Luci de Fatima Pereira - Integrante / Vera Lúcia Ferreira Alves de Brito - Coordenador.
      Membro: Daniel Santos Braga.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Professor destaque Avaliação Acadêmica (Conexão Docente), Centro Universitário Newton Paiva.. 2020.
      Membro: Daniel Santos Braga.
    2. Professor destaque em Educação, Associação de Professores Públicos de Minas Gerais (APPMG) e TV Record Minas.. 2015.
      Membro: Daniel Santos Braga.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (43)
    1. 14ª Reunião Regional Sudeste da ANPEd.Desigualdades no financiamento da educação: capacidade de atendimento educacional protegido em Minas Gerais. 2020. (Outra).
    2. XII Seminário Regional Sudeste da ANPAE e IV Seminário do Grupo de Pesquisa Federalismo e Políticas Educacionais.Capacidade de atendimento educacional em Minas Gerais: distribuição federativa e territorial. 2020. (Seminário).
    3. XXIV Semana da Graduação - Semana do Conhecimento UFMG.Extensão e Incentivo à formação docente em tempos de distanciamento social: a atuação dos bolsistas PIFD na Rede de Desenvolvimento de Práticas Educativas/GIZ. 2020. (Encontro).
    4. One Day Conference - GESTRADO UFMG - "WHAT COUNTS AS QUALITY?" Robert Cowen e "WHAT IS ?REALLY? TAUGHT AS THE SCHOOL SUBJECTS?" Thomas Popkewitz. 2019. (Outra).
    5. Seminário Políticas públicas para a melhoria do ensino médio: socialização científica, tradução e transferência de resultados,. 2019. (Seminário).
    6. XXXII Congreso Internacional ALAS PERÚ. Organismos multilaterais e instrumentos de Regulação transnacional de políticas educacionais: Regulação por resultados e recursos escolares na América Latina. 2019. (Congresso).
    7. Conferencia Nacional Popular de Educação.Remuneração docente em Minas Gerais: vicissitudes na trajetória do cumprimento da meta 17 do PNE e do PEE. 2018. (Outra).
    8. VI Encontro da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação - FINEDUCA.REPERCUSSÕES DO FUNDEB EM MUNICÍPIOS MINEIROS: APORTES PARA A DISCUSSÃO SOBRE UM FUNDEB PERMANENTE. 2018. (Encontro).
    9. XIV Encontro de Pesquisa em Educação FaE-UFMG.Pesquisa em Política Educacional: Financiamento e Organização dos sistema de ensino. 2018. (Encontro).
    10. I Encontro Nacional de 2015 do Projeto de Pesquisa "Remuneração de professores de escolas públicas da educação básica no contexto do FUNDEB e do PSPN". 2015. (Encontro).
    11. III Encontro da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamentos da Educação - FINEDUCA. 2015. (Encontro).
    12. X Seminário Internacional da Rede Estrado.Pesquisas em Financiamento da Educação no Brasil: Primeiras aproximações. 2014. (Seminário).
    13. I Encontro da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação - FINEDUCA. 2013. (Encontro).
    14. I Encontro Nacional de 2013 de pesquisadores do Projeto de Pesquisa. 2013. (Encontro).
    15. Seminário Educação e Formação Humana: Desafios do tempo presente. 2013. (Seminário).
    16. VII SIMPÓSIO INTERNACIONAL: O Estado e as Políticas Educacionais no tempo presente. 2013. (Simpósio).
    17. I Encontro de Professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental - Implementação dos CBC. 2012. (Encontro).
    18. III Encontro Nacional e II Seminário Estadual do Projeto de Pesquisa.Recursos para educação em Minas Gerais: primeiras análises. 2012. (Encontro).
    19. IV Simpósio Internacional SITRE: Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade.Política de valorização docente e remuneração de professores/as em Minas Gerais. 2012. (Simpósio).
    20. IX SEMINARIO INTERNACIONAL DE LA RED ESTRADO: Políticas educativas para América Latina: praxis docente y transformación social.Plano de carreira, subsídio e PSPN: impasses na educação em Minas Gerais. 2012. (Seminário).
    21. Políticas públicas para Educação Infantil e Valorização do Magistério. 2012. (Outra).
    22. Encontro de Professores da Educação Infantil do Setor Privado de Minas Gerais - Identidade e Condições de Trabalho. 2011. (Encontro).
    23. I Encontro Nacional de 2011 do Projeto de Pesquisa. 2011. (Encontro).
    24. II Encontro Nacional de 2011 do Projeto de Pesquisa.A pesquisa com indicadores educacionais em Minas Gerais: revelações e desafios. 2011. (Encontro).
    25. IV Fórum Nacional de Pedagogia. 2011. (Outra).
    26. Palestra sobre "Experiência Docente". 2011. (Outra).
    27. Reflexões sobre o saber docente e 4° Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPEX.Remuneração docente. 2011. (Seminário).
    28. Semana de Reflexões sobre a Ação do Pedagogo.A visão dos sindicatos sobre o mundo do trabalho e os profissionais da educação. 2011. (Encontro).
    29. VI Simpósio Internacional sobre Trabalho e Educação: desafios e tendências da formação profissional em defesa do público..Os impactos e impasses da nova proposta de remuneração e plano de carreira do magistério em Minas Gerais: uma contribuição ao debate sobre a lei 18.975/10. 2011. (Simpósio).
    30. III Encontro de Egressos de Graduação e Pós-Graduação em História. 2008. (Encontro).
    31. 5a Bienal de Arte, Ciência e Cultura da UNE. 2007. (Congresso).
    32. II Encontro de Egressos de Graduação e Pós-Graduação em História. 2007. (Encontro).
    33. Palestra "Arte como contestação social". 2007. (Outra).
    34. Semana de Hístória do Centro Universitário de Belo Horizonte. 2007. (Outra).
    35. I Encontro de Egressos de Graduação e Pós-Graduação em História. 2006. (Encontro).
    36. Palestra "Atualidade da Educação Brasileira". 2006. (Outra).
    37. Palestra "História e atualidades do EZLN". 2006. (Outra).
    38. Palestra "Perspectivas para o novo governo". 2006. (Outra).
    39. Encontro Nacional de Estudantes de História. 2005. (Encontro).
    40. Mini-Curso "Sobre o Estado". 2005. (Outra).
    41. Palestra Cuba, História, Revolução e Poesia - Prof. César Claudier. 2005. (Outra).
    42. Palestra Revolução Francesa: História e Historiografia - Prof. Flávio Beirutti. 2005. (Outra).
    43. Semana de História do Centro Universitário de Belo Horizonte. 2005. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (2)
    1. Xavier, Larissa P. ; BRAGA, Daniel S. ; DANTAS, D. M. P.. O uso das tecnologias digitais no ensino de línguas. 2020. Outro
    2. ROCHA, C. M. B. M. ; CRUZ, S. R. M. ; FLORES, M.J.B. P. ; BRAGA, Daniel S.. V CIM Congresso de Inovação e Metodologias de Ensino Superior e Tecnológico. 2020. Congresso

Lista de colaborações



Data de processamento: 04/03/2021 17:16:06