teste-01

Joane Marieli Pereira Caetano

Tem experiência como pesquisadora na área de Educação e Linguística, com ênfase para o ensino de Língua Portuguesa nos ensinos fundamental, médio e superior. Doutoranda e Mestra em Cognição e Linguagem (2016), pela Universidade Estadual do Norte Fluminense, seus interesses incidem pelos seguintes temas: Novas Tecnologias da Informação e Comunicação, Metodologias Ativas de Aprendizagem, Letramento Digital e Ensino de Língua Portuguesa. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7382933068860050 (30/11/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Centro Universitário São José de Itaperuna. Porfirio Henriques, 41 - Centro Centro 28300000 - Itaperuna, RJ - Brasil Telefone: (22) 38248181
  • Grande área: Lingüística, Letras e Artes
  • Área: Lingüística
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2019-Atual. Nucleo de Estudos sobre Metodologias do Ensino de Linguas (NEMEL)
      Descrição: Este projeto tematiza abordagens metodológicas inovadoras e exitosas para ensino de línguas (materna e estrangeira) na educação básica e superior. Parte-se, assim, do seguinte questionamento de pesquisa: como as metodologias ativas podem contribuir para elaboração de métodos de ensino e de avaliação estimuladores do protagonismo discente? Dentre seus objetivos, pretende-se analisar as possibilidades metodológicas para um ensino mais contextualizado, ativo e proficiente para o estudo da língua. De modo mais específico, a pesquisa discute também concepções metodológicas favorecedoras do processo de aprendizagem em sala de aula, respaldadas nas orientações de Antunes (2007, 2005, 2010), Bagno (2001, 2015); nos pressupostos de Dolz (2001), Marcuschi (2008) sobre a construção de sequências didáticas; e em Franchi (2006) sobre as atividades linguísticas, epilinguísticas e metalinguísticas em língua portuguesa; Schneider (2015), Moran (2018) e Bacich, Tanzi e Trevisani (2015) acerca das MA. Metodologicamente, de início, realiza-se uma pesquisa de cunho bibliográfico a respeito das orientações oficiais para o ensino de língua materna e aplicabilidade de metodologias ativas; em seguida, pretende-se projetar e testar métodos; por fim, almeja-se disponibilizar as sequências didáticas em formato e-book, produzindo, assim, material didático que dê suporte didático-metodológico ao professor.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Joane Marieli Pereira Caetano - Coordenador / Otávio de Oliveira Castelane - Integrante / Carlos Henrique Medeiros de Souza - Integrante / Luiza Guimarães Lanes - Integrante / Adriene Ferreira de Mello - Integrante / Thayone Soares - Integrante / camila rangel de almeida - Integrante / Esther Dutra Ferreira - Integrante / Mayara Xavier Vito Pezarino - Integrante / Lorrane Estacio do Prado Silva - Integrante.
      Membro: Joane Marieli Pereira Caetano.
    2. 2016-Atual. Abordagem gramatical e formacao linguistica: perspectiva docente
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Joane Marieli Pereira Caetano - Coordenador / Mariane Mérida Silva - Integrante.
      Membro: Joane Marieli Pereira Caetano.
    3. 2015-Atual. Percorrendo as (entre)linhas do discurso publicitario: representacoes da homoafetividade
      Descrição: Este trabalho tem como temática a representação da homossexualidade na publicidade brasileira a partir das imagens projetadas por esse discurso. Objetivo: Neste trabalho, analisa-se o gênero textual propaganda, em especial, à sua intenção comunicativa de convencimento do interlocutor a se associar ao produto ou à ideologia difundida. Assim, objetiva-se analisar os papéis da linguagem e da argumentação no processo comunicativo publicitário, investigando as estratégias para adesão ideológica e/ou aquisição de um produto a partir das representações da homossexualidade no gênero propaganda. Parte-se, ainda, de problematizações quanto à função e ao propósito de comunicação deste gênero textual, uma vez que se analisa a visibilidade do grupo socialmente minoritário em contraposição com a lógica heteronormativa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Joane Marieli Pereira Caetano - Coordenador / Lenise Ribeiro Dutra de Campos - Integrante / Carla Aparecida Gonçalves - Integrante / Ísis Lima de Paulo - Integrante / Eliana Crispim França Luquetti - Integrante.
      Membro: Joane Marieli Pereira Caetano.
    4. 2015-Atual. A relevancia da Linguistica Funcional na escola: uma proposta interdisciplinar
      Descrição: O projeto busca analisar o panorama do ensino de Língua Portuguesa quanto à aplicabilidade da Linguística Funcional. Traçam-se reflexões teóricas acerca da formação docente, bem como realizam-se práticas com alunos de Ensino Médio para fins de discussão.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Joane Marieli Pereira Caetano - Coordenador / Lenise Ribeiro Dutra de Campos - Integrante / Eliana Crispim França Luquetti - Integrante / Otávio de Oliveira Castelane - Integrante / Mariane Mérida Silva - Integrante.
      Membro: Joane Marieli Pereira Caetano.
    5. 2015-Atual. O discurso publicitario em revistas teen
      Descrição: Essa pesquisa tematiza a construção do discurso publicitário em páginas de revistas teen, com enfoque para a projeção de imagens da adolescente feminina. Neste estudo, analisa-se o conteúdo vinculado pelas páginas de revistas teen, especialmente, no que diz respeito à representação do feminino adolescente. Assim, tem-se como objetivo geral refletir sobre o ethos discursivo e possíveis ideologias circunscritas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Joane Marieli Pereira Caetano - Coordenador / Carla Aparecida Gonçalves - Integrante / Ísis Lima de Paulo - Integrante / Eliana Crispim França Luquetti - Integrante.
      Membro: Joane Marieli Pereira Caetano.
    6. 2013-2014. As mina pira no nosso portugues: Analise descritivo-reflexiva da lingua, alem da variedade padrao, para uma nova praxis pedagogica.
      Descrição: O projeto de pesquisa propõe reflexões acerca da abordagem gramatical em sala de aula, seguindo os pressupostos da Gramática Descritiva, de modo que o aluno se comporte como um verdadeiro cientista de sua própria língua.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Joane Marieli Pereira Caetano - Integrante / Lívia Lessa Vieira de Souza - Integrante / Lenise Ribeiro Dutra de Campos - Coordenador.
      Membro: Joane Marieli Pereira Caetano.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. Segundo lugar na área temática LILA - Linguística, Letras e Artes, I CoBICET.. 2020.
      Membro: Joane Marieli Pereira Caetano.
    2. Menção Honrosa pela Comunicação Oral no IV Congresso Fluminense de Pós-Graduação, Universidade Estadual do Norte Fluminense/ Universidade Federal Fluminense/ Instituto Federal Flumin.. 2019.
      Membro: Joane Marieli Pereira Caetano.
    3. Menção de destaque (eixo temático: Educação) ao projeto de extensão "Biologia no Cotidiano"., Mostra de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF).. 2013.
      Membro: Joane Marieli Pereira Caetano.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (50)
    1. 9º CONINTER. GAMIFICATION NO CURSO DE LETRAS/INGLÊS: O CASO DO JOGO PERFIL. 2020. (Congresso).
    2. 9º CONINTER. Técnica ativa Paleta de Cores no ensino de Resenha Acadêmica. 2020. (Congresso).
    3. 9º CONINTER. (Des)construção das (des)notícias sobre a Covid-19. 2020. (Congresso).
    4. XII Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica / V Congresso Fluminense de Pós-Graduação. PERCURSOS METODOLÓGICOS EM TEMPOS PANDÊMICOS: O SEMÁFORO DO CONHECIMENTO. 2020. (Congresso).
    5. XI Seminário dos Alunos da PósGraduação em Letras da UERJ. 2020. (Seminário).
    6. IV CONGRESSO NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS. As expressões idiomáticas no ensino de língua inglesa: o livro didático em questão. 2017. (Congresso).
    7. VI SIELP ? Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa.INTERAÇÃO ENTRE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E DISCURSO NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA. 2016. (Simpósio).
    8. VI SIELP ? Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa. 2016. (Simpósio).
    9. XII CONGRESO LATINOAMERICANO DE HUMANIDADES. ?Implicações do ensino de Gramática nas escolas: uma forma de incluir ou excluir o educando.. 2016. (Congresso).
    10. XII CONGRESO LATINOAMERICANO DE HUMANIDADES. ?O preconceito linguístico através da perspectiva de graduandos em Letras: implicaturas educacionais e sociais. 2016. (Congresso).
    11. XIII Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL) e X Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online (CILTEC-online).O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA E A REDE FACEBOOK COMO FERRAMENTA PEDAGÓGIGA. 2016. (Encontro).
    12. 1ª Conferência Regional da Juventude do Noroeste Fluminense. 2015. (Encontro).
    13. Congresso Nacional de Linguística e Filologia. A (in)flexibilidade do processo de categorização no português brasileiro e seus impactos no ensino de língua.. 2015. (Congresso).
    14. Congresso Nacional de Linguística e Filologia. As imagens da homossexualidade projetadas pelo texto publicitário: discurso, linguagem e argumentação.. 2015. (Congresso).
    15. Congresso Nacional de Linguística e Filologia. O que você está escrevendo no Facebook? - As novas possibilidades lexicográficas e seu impacto em nível discursivo-textual.. 2015. (Congresso).
    16. Congresso Nacional de Linguística e Filologia. O conto maravilhoso na formação de pedagogos: uma experiência com formadores de formadores.. 2015. (Congresso).
    17. CONINTER. "É a tecnologia estúpido!": a hegemonia do discurso sobre a geração digital. 2015. (Congresso).
    18. CONINTER. LINGUAGENS EM TRÂNSITO NAS REDES SOCIAIS: BLEND LEXICAL E O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA NO CONTEXTO DA E-EDUCAÇÃO. 2015. (Congresso).
    19. CONINTER. Políticas de ensino de Língua Portuguesa e a formação de professores. 2015. (Congresso).
    20. CONINTER. A (in)compreensão da linguagem jurídica e seus efeitos na celeridade processual. 2015. (Congresso).
    21. CONINTER. Linguagens em trânsito nas redes sociais: Blend lexical e o ensino de língua materna no contexto da e-educação.. 2015. (Congresso).
    22. ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DE LETRAS E ARTES (ENLETRARTE_.O processo formador de palavras blend lexical como difusor ideológico no Facebook.. 2015. (Encontro).
    23. I Congresso Nacional de Programas Educativos para Jovens, Adultos e Idosos (CONPEJA. Projeto Biologia no Cotidiano: relatos de experiências com a Educação de Jovens e Adultos (EJA). 2015. (Congresso).
    24. III Simpósio Internacional de Linguística Funcional.Categoriais gramaticais nada discretas: a inflexibilidade do processo de categorização em português brasileiro e seus impactos no ensino de línguas. 2015. (Simpósio).
    25. III SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LINGUÍSTICA FUNCIONAL,.CATEGORIAS GRAMATICAIS NADA DISCRETAS: A INFLEXIBILIDADE DO PROCESSO DE CATEGORIZAÇÃO EM PORTUGUÊS BRASILEIRO E SEUS IMPACTOS NO ENSINO DE LÍNGUA. 2015. (Simpósio).
    26. II Semana da Fundação. 2015. (Simpósio).
    27. Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. 2015. (Simpósio).
    28. Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.Compra-se uma ideia, vende-se um produto: a partir de representações da homossexualidade, o discurso, a linguagem e a persuasão no gênero propaganda. 2015. (Simpósio).
    29. XV Mostra de Pós-graduação UENF. APRENDER A FAZER OU APRENDER A SER? ? As perspectivas para o português instrumental no ensino de nível técnico em Institutos Federais. 2015. (Congresso).
    30. III Semana das Licenciaturas e I Encontro PIBID. FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA. 2014. (Exposição).
    31. III Semana das Licenciaturas e I Encontro PIBID.A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO ÂMBITO DA SALA DE AULA. 2014. (Outra).
    32. II Jornada de Letras. 2014. (Encontro).
    33. I Jornada de História.Palestra ministrada pela Prof.ª Dr.ª Anita Leocádia Prestes. 2014. (Outra).
    34. I Semana da Fundação. 2014. (Exposição).
    35. Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia e Disciplinas pedagógicas.Palestra: Utilizando de Jogos Didáticos no Ensino Fundamental/ Oficina: Dificuldades de Leitura e Escrita. 2014. (Outra).
    36. Visita docente do Curso de Pedagogia da UNIRIO. 2014. (Encontro).
    37. XI Encontro Virtual de Documentação de Software Livre (EVIDOSOL) e VIII Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online (CILTEC-online). 2014. (Encontro).
    38. Encontro Pedagógico da Palestra "Polidocência".Palestra: Polidocência. 2013. (Encontro).
    39. I Encontro de Extensão do IFF.Apresentação do trabalho de extensão "Biologia no Cotidiano". 2013. (Encontro).
    40. II Semana Acadêmica do IF-Fluminense Campus Itaperuna.Oficina: Redação. 2013. (Oficina).
    41. I Jornada de Letras: O conhecimento em suas formas plurais. 2013. (Outra).
    42. I Jornada de Letras: O conhecimento em suas formas plurais.Exposição Oral do projeto de pesquisa "As mina pira no nosso português: análise descritivo-reflexiva da língua, além da variedade padrão, para uma nova práxis pedagógica".. 2013. (Outra).
    43. Semana de Letras "Linguagem e Ensino". 2013. (Encontro).
    44. X Semana Acadêmico-Científico-Cultural. 2013. (Encontro).
    45. IV Mostra de Extensão IFF-UENF-UFF.Projeto Biologia no Cotidiano. 2012. (Outra).
    46. IV Mostra de Extensão IFF-UENF-UFF.Projeto Biologia no Cotidiano. 2012. (Outra).
    47. IX SEMANA ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAL. 2012. (Outra).
    48. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Biologia no Cotidiano. 2012. (Exposição).
    49. 1º Encontro Presencial do Curso Microsoft Aluno Monitor.Relatos sobre as experiências como Aluno Monitor do Colégio Estadual Nicoláo Bastos Filho, município de Itaperuna. 2009. (Encontro).
    50. Seminário Série Cidadania (Sistema FIRJAN).Série Cidadania. 2008. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (7)
    1. CAETANO, J. M. P.. XV Jornada Nacional De Linguística e Filologia Da Língua Portuguesa. 2020. (Congresso).. . 0.
    2. CAETANO, J. M. P.. XI Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa. 2016. (Congresso).. . 0.
    3. CAETANO, J. M. P.. Seminário de "Análise da Conversação". 2016. (Outro).. . 0.
    4. CAETANO, J. M. P.; GONÇALVES, C. A.. Oficina "Percorrendo as (entre)linhas do discurso publicitário, a linguagem e a argumentação andam de mãos dadas. 2015. Outro
    5. CAETANO, J. M. P.; PAULO, I. L.. Oficina "Percorrendo as (entre) linhas do discurso, o que a Revista Teen Capricho tem a revelar?". 2015. Outro
    6. CAETANO, J. M. P.; DUTRA, L. R.. I Seminário de Pesquisas em Linguística Funcional: a Gramaticalização no cotidiano. 2015. Outro
    7. Marca, A. G. ; CAETANO, J. M. P. ; VARGAS, R. G.. Oficinas Microbiologia no Cotidiano: Extração de DNA/Higienização e Saúde Humana. 2013. Outro

Lista de colaborações



Data de processamento: 04/03/2021 17:16:01