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Rafaela Rocha da Costa

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade Federal da Paraíba (PPGPS-UFPB). Possui Graduação em Psicologia pela UFPB (2012), Especialização em Gestão em Saúde pela UFRN (2015) e Mestrado em Psicologia Social pelo PPGPS-UFPB (2015). Atualmente é docente efetiva no curso de Psicologia da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidade de Divinópolis. Atuou como Docente do curso de Psicologia na UNIFAVIP-Wyden durante três anos e é membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento da Infância e Adolescência (NUPEDIA). Temas de interesse: Família, Políticas Públicas, Assistência Social, Medidas Socioeducativas, Trabalho Precoce e Metodologia de Pesquisa. (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2013-2014. O ENFRENTAMENTO AO TRABALHO INFANTIL NO MUNICIPIO DE JOAO PESSOA. O QUE HA DE NOVO NO CENARIO?
      Descrição: O Projeto teve como Objetivo Geral: Analisar no município de João Pessoa o enfrentamento ao trabalho infantil através das políticas de formação profissional para jovens, educação, saúde, e assistência social. Tem como objetivos específicos: (a) Caracterizar no município a política de acesso do jovem à formação e à aprendizagem profissional (Programas de Aprendizagem do Sistema S, Pro-jovem Adolescente e PROEJA) como estratégia de enfrentamento ao trabalho infantil; (b) Caracterizar no município os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos via CRAS como estratégia de enfrentamento ao trabalho infantil; (c) Caracterizar no município as ações de atenção integral a crianças e adolescentes através dos sistemas de vigilância em saúde como estratégia de enfrentamento ao trabalho infantil; (d) Identificar o cumprimento dos objetivos voltados para o enfrentamento do trabalho infantil nos programas, equipamentos e serviços, a partir da perspectiva dos agentes diretamente envolvidos no programa (gestores, usuários e profissionais); (e) Avaliar a adequação das atividades oferecidas nos programas, equipamentos e serviços de formação profissional para jovens, saúde e assistência social no enfrentamento ao trabalho infantil e à proteção ao adolescente trabalhador, verificando quão atraentes são aos usuários e quão efetivas no seu propósito; (f) Verificar o grau de satisfação do agentes envolvidos (gestores, usuários e profissionais), assim como a avaliação individual sobre o mesmo, evidenciando pontos positivos e negativos; (g) Analisar no município a articulação entre os programas, equipamentos e serviços de formação profissional para jovens, educação, saúde, e assistência social no enfrentamento ao trabalho infantil e à proteção ao adolescente. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Rafaela Rocha da Costa - Integrante / Manuella Castelo Branco Pessoa - Integrante / Maria de Fátima Pereira Alberto - Coordenador / Gabriela Fernandes Rocha - Integrante / Hana de Castro Dourado Almeida - Integrante / Weberton Antonio dos Santos - Integrante.
      Membro: Rafaela Rocha da Costa.
    2. 2010-2011. O PROGRAMA DE ERRADICACAO DO TRABALHO INFANTIL (PETI) NA PARAIBA
      Descrição: Descrição: O contexto de desenvolvimento de crianças e adolescentes pobres e trabalhadoras precoces no Brasil não é uma realidade apenas da contemporaneidade, desde o desenvolvimento náutico português, a presença de crianças e adolescentes trabalhadores nos navios ganhou grandes proporções. Apesar da Constituição Federal de 1988 e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) de 1990 proibirem o trabalho para crianças e adolescentes até 16 anos de idade, e permitirem salvo na condição de aprendiz entre 14 e 16 anos, a exploração da mão-de-obra infantil continua. O PETI foi criado em 1996. Na Paraíba iniciou-se em 2000. Mas pesquisas têm apontado que o PETI tem pouca eficácia enquanto Política Pública de erradicação do Trabalho Infantil e de defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Aponta-se precariedade do controle exercido sobre a oferta e a freqüência às ações sócio-educativas e de convivência no programa, problemas recorrentes à realização das ações sócio-educativas e de convivência, resultado da ausência de uma definição precisa do que devem ser tais ações, não consegue impedir a evasão e reprovação escolar, não promove formação de educadores e nem geração de renda para famílias. Diante de tais elementos esse Projeto Pretende conceder a fala aos Atores: crianças e adolescentes, famílias, monitores, professores, coordenação e equipe técnica de 11 municípios da Paraíba. O objetivo geral é: Analisar o PETI na Paraíba enquanto instrumento de combate ao trabalho infantil, garantia dos direitos de crianças e adolescentes e contexto de desenvolvimento psicossocial. Objetivos específicos: Identificar as estratégias usadas pelo PETI em 11 municípios da Paraíba para retirar a criança e o adolescente entre 7 e 15 anos e 11 meses de idade do trabalho infantil; Caracterizar as estratégias adotadas na Jornada Ampliada do PETI para manter as crianças e adolescentes afastadas do trabalho; Identificar o processo educativo que se desenvolve nas atividades da Jornada Ampliad. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rafaela Rocha da Costa - Integrante / Kássia Kiss Grangeiro Belém - Integrante / Maria de Fátima Pereira Alberto - Coordenador / Aline d'Albuquerque Torreão - Integrante / Ellen Cristina Pereira Medrado dos Santos - Integrante / Hyalle Abreu Viana - Integrante.
      Membro: Rafaela Rocha da Costa.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Trabalho Premiado, I Encontro de Psicologia Escolar Educacional da Paraíba.. 2019.
      Membro: Rafaela Rocha da Costa.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (24)
    1. ?II Simpósio Nacional do OBIJUV/UFRN - a poética da (r)existência: direitos, artes e vivências das infâncias e juventudes?.PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS À COMUNIDADE: ANÁLISE DE UMA TRAJETÓRIA DE VIDA. 2019. (Simpósio).
    2. I Encontro de Psicologia Escolar Educacional da Paraíba.Escola e os Novos Arranjos Familiares: Conhecendo as Percepções de Professores (as) da Educação Fundamental; Trabalho Infantil e Implicações na Escolarização: Percepções dos Gestores e Equipes Técnicas da Política de Assistência Social. 2019. (Encontro).
    3. I Simpósio Paraibano de Psicologia Jurídica: A Prática da Psicologia Jurídica em Diferentes Contextos.O Abandono Paterno e suas Implicações: Reflexões a partir das Vivências das Mães. 2019. (Simpósio).
    4. V Congresso Brasileiro Sobre Saúde Mental e Dependência Química. Avaliador de Trabalhos. 2019. (Congresso).
    5. Confecção e Manipulação de Bonecos e Formas Animadas. 2018. (Oficina).
    6. Mesa-Redonda: Redes de Proteção Integral às Crianças e Adolescentes: Sistema de Garantia de Direitos e Redes de Proteção ? Conceitos, Relações e Implicações. 2018. (Outra).
    7. I CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE SAÚDE MENTAL E DEPENDÊNCIA QUÍMICA: PESQUISA, PREVENÇÃO E INTERVENÇAO AS DROGAS E SEUS DESAFIOS NO MUNDO CONTEMPORÂNEO. Parecerista. 2013. (Congresso).
    8. "Mídia, Conselho Tutelares e Orçamento Público: transformando a realidade de crianças e adolescentes. 2012. (Seminário).
    9. I Congresso de Saúde da Família do Sertão Paraibano. A Psicologia Popular enquanto possibilidade de intervenção na Atenção Básica; Interdisciplinaridade: Uma efetiva construção do saber. 2012. (Congresso).
    10. III Seminário "Direitos Humanos Relativos à Criança e ao Adolescente. 2012. (Seminário).
    11. 7º Congresso Norte e Nordeste de Psicologia (34h/a). Contribuições do PETI para a escolarização: perspectiva dos educandos. 2011. (Congresso).
    12. I Seminário Nacional sobre Infância, Adolescência, Juventude e Políticas Públicas (Senijup): desafios na articulação entre teoria e prática (20h/a).Contribuições (ou não) do PETI para a escolarização: perspectiva dos educandos.. 2011. (Seminário).
    13. I Simpósio da ABRAPSO PARAÍBA: História, Metamorfoses e Territórios Contemporâneos no Encontro entre Saúde Mental, Direitos Humanos e Psicologia. 2011. (Simpósio).
    14. I S I M P Ó S I O N A C I O N A L : J U V E N T U D E , R E S I L I Ê N C I A E V U L N E R A B I L I D A D E. 2011. (Simpósio).
    15. Seminário de Enfrentamento ao Trabalho Infantil em João Pessoa (12 h/a). 2011. (Seminário).
    16. CCHLA em debate.O PETI como instrumento para erradicar o trablho infantil: a perspectiva dos monitores de João Pessoa. 2010. (Outra).
    17. I Fórum de Psicologia Jurídica e Forense (18 h/a). 2010. (Outra).
    18. Simpósio Internacional de Psicologia Social. 2010. (Simpósio).
    19. Trabalho Infantil: Consequências e Enfrentamento. 2010. (Seminário).
    20. II SEMANA DE PSICOLOGIA DA UFPB (40 h/a).Oficinas de Criatividade: Espaço para Experienciar a Liberdade de Expressão. 2009. (Outra).
    21. I SIMPÓSIO NACIONAL DE PSICOLOGIA E CRÍTICA DA CULTURA.O DITO E O NÃO DITO: ESTEREÓTIPOS QUE PERMEIAM AS PRÁTICAS SEXUAIS. 2009. (Simpósio).
    22. V COLÓQUIO NACIONAL REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO E DE SEXUALIDADES.O dito e o não dito: estereótipos que permeiam as práticas sexuais. 2009. (Outra).
    23. I SEMANA DE PSICOLOGIA DA UFPB (40 h/a). 2008. (Outra).
    24. V Seminário de Educação e Movimentos Sociais.Visitas Domiciliares na Atenção Básica:Um diálogo entre educação popupal e Psicologia Humnista. 2008. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (4)
    1. COSTA, R. R.. Seminário Infância e Juventude: Comunidade, Saberes e Vivências,. 2018. (Outro).. . 0.
    2. COSTA, R. R.. II Seminário Estadual Sobre Enfrentamento ao Trabalho Infantil na Política de Saúde. 2018. (Outro).. . 0.
    3. COSTA, R. R.. VI ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS DIRIGIDOS PARA AS MULHERE. 2012. (Outro).. . 0.
    4. COSTA, R. R.. I Seminário sobre Infância, Juventude e Políticas Públicas (Senijup): desafios na articulação entre teoria e prática. 2011. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:02