teste-01

Daniel Oliveira Pucciarelli

Professor da Universidade do Estado de Minas Gerais. Professor do Programa de Pós-Graduação em Artes da UEMG e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFMG. Concluiu o bacharelado (UFMG, 2009), o mestrado (Erasmus Mundus Europhilosophie, 2012), o doutorado (Universidade de Munique, 2017) e um pós-doutorado em Filosofia (UFMG, 2017-2019). Foi professor visitante do Departamento de Filosofia da UFMG (2019-2020). Editor adjunto do periódico Artefilosofia (UFOP). Vencedor do Prêmio Paraná de Literatura de 2018 (Poesia). Atua nas áreas de Filosofia e Artes, com ênfase nos seguintes temas: crítica e teoria crítica; teoria, crítica e filosofia da arte; filosofia da música e estética musical; história da filosofia contemporânea. Contato: daniel.pucciarelli@uemg.br (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2020-Atual. Crise e destino da critica de artes
      Descrição: Trata-se de uma investigação sobre a situação de crise por que alegadamente passaria a crítica de artes desde meados do século XX e, dada a vigência dessa situação, sobre o conceito, o lugar e a função da crítica no mundo das artes hoje. A crise da crítica é um diagnóstico amplamente difundido no mundo contemporâneo das artes a partir de um conjunto complexo de sintomas de ordem intraestética (como o que Hal Foster chamou de "esgotamento da forma crítica como valor estético") e extraestética (como o considerável recuo da relevância e centralidade da crítica no interior do sistema das artes e na esfera pública tradicional), que parecem apontar se não para uma situação de obsolescência da crítica, ao menos para sua transformação estrutural. O objeto primário de investigação da pesquisa, portanto, são os diferentes discursos que tematizam a crise, o esgotamento, a caducidade, a falência ou a necessidade de renovação da crítica em qualquer um desses sentidos. Qual imagem da crítica se apresenta aí, como ela se reconfigura, como se supõe superá-la e eventualmente incorporá-la de forma transformada em uma nova matriz de pensamento e de prática crítica, como ela dialoga ou é substituída por outras instâncias e discursos do mundo das artes? Com isso, o projeto objetiva não apenas investigar a própria crise da crítica, mas também elaborar um amplo mapeamento do campo crítico hoje. -- Nesta primeira fase, a pesquisa se concentrará na crítica brasileira a partir da obra de críticos representativos que atuaram ou atuam no país desde meados do século XX, a saber: Mário Pedrosa, Aracy Amaral, Roberto Pontual, Walter Zanini, Frederico Morais e Rodrigo Naves. O projeto é conduzido junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes da UEMG e prevê a condução de um grupo de estudos e pesquisa sobre o tema, para além de outras atividades.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Daniel Oliveira Pucciarelli - Coordenador.
      Membro: Daniel Oliveira Pucciarelli.
    2. 2017-Atual. Crise e destino da critica na virada ontologica
      Descrição: Certas tendências e movimentos filosóficos em emergência no século XXI têm sido unificados sob a rubrica geral de 'virada ontológica' ou 'giro especulativo' na filosofia contemporânea. Trata-se de uma retomada da reflexão metafísica e ontológica em novo ambiente, após o longo período de crítica à metafísica que dominou o pensamento ocidental nos últimos dois séculos. Via de regra, essas tendências partem de um diagnóstico amplo acerca do esgotamento da matriz de pensamento crítico na contemporaneidade e da consequente necessidade de superá-la. Assim, seja como a tentativa de reabilitar 'outras metafísicas' que fogem das linhas de força hegemônicas da metafísica clássica (como as metafísicas de Whitehead, Simondon e Souriau), seja com a descoberta e valorização de 'metafísicas do Outro' (Viveiros de Castro), seja como 'ontologias orientadas ao objeto' (Tristan Garcia, Levi Bryant), como filosofias especulativas (Alain Badiou, Quentin Meillassoux) ou mesmo como novas leituras ontológicas da filosofia do sujeito (Markus Gabriel), todas essas tendências apontam para uma tentativa de renovação da reflexão metafísica e ontológica para além dos limites impostos pela matriz de pensamento crítico. O presente projeto de pesquisa consiste no levantamento, classificação e análise dessas tendências, sobretudo no que concerne ao destino da própria categoria de crítica e das 'teorias críticas' em seu interior. Pois, se essas tendências consideram 'pós-críticas' no que concerne à própria possibilidade da ontologia e da metafísica mas, simultaneamente, rejeitam enfaticamente o retorno a matrizes de pensamento pré-críticas (como é o caso da metafísica tradicional), o que resta da crítica em seu interior e no projeto teórico que elas sustentam? -- Este projeto foi inicialmente desenvolvido no quadro de um estágio pós-doutoral (PNPD-Capes) junto ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFMG sob a tutoria do Prof. Dr. Eduardo Soares. O projeto resultou também na criação de um núcleo de estudos e pesquisa ainda em atividade (http://bit.ly/numeno).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Daniel Oliveira Pucciarelli - Coordenador. Número de orientações: 6
      Membro: Daniel Oliveira Pucciarelli.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (23)
    1. Artes do corpo, corpos da arte. Alain Badiou e as artes da performance. 2019. (Congresso).
    2. Balbúrdia na Bibliomaison.Balbúrdia na Bibliomaison. 2019. (Encontro).
    3. Poesia e filosofia: a historicidade dos textos.Como pensa o poema? Dois modelos contemporâneos. 2019. (Simpósio).
    4. ANPOF 2018.Teoria crítica e realismo especulativo: um começo de conversa. 2018. (Encontro).
    5. Congresso Internacional Os Fins da Arte. Da Teoria estética à Inestética: função e conceito da estética a partir de Adorno e Badiou. 2017. (Congresso).
    6. I Congresso Internacional Theodor Adorno: A atualidade da crítica. Dialética negativa e materialismo: problema, conceito, atualidade. 2017. (Congresso).
    7. I Encontro do GT de Teoria Crítica.Protoparentesco, homologia, isomorfia: sobre os problemas das transições intercategoriais na teoria crítica de Adorno. 2017. (Encontro).
    8. II Encontro de Pesquisa em Pós-Graduação da UFMG.Primado do objeto, ontologia, especulação. 2017. (Encontro).
    9. Forschungskolleg für Kritische Theorie.Negative Dialektik und das Materialismusproblem. 2015. (Simpósio).
    10. Nietzsche e a tradição kantiana. 2013. (Congresso).
    11. Habermas und der Historische Materialismus. 2012. (Congresso).
    12. Im Kielwasser des Deutschen Idealismus. Antinomie der Vernunft: zwei Denkmodelle (und eine Kritik). 2011. (Congresso).
    13. Le chant du coq: un retour aux analyses marxiennes du capitalisme et à l'histoire de la lutte de classes. Aucune peut de la Tour d'Ivoire? Remarques sur le marxisme de l'"École de Francfort". 2011. (Congresso).
    14. Journée d'Études sur la Philosophie de l'Intersubjectivité.Beschädigtes Mitsein: Untergang des Subjekts und Intersubjektivität bei Theodor W. Adorno. 2010. (Simpósio).
    15. Estéticas do Deslocamento. 2007. (Congresso).
    16. Interseções: Encontros com a Filosofia. 2007. (Congresso).
    17. IV Encontro de Pesquisa em FIlosofia da UFMG.Por uma filosofia do corpo: o conceito de razão em T. W. Adorno. 2006. (Encontro).
    18. X Encontro de Pesquisa em Filosofia na graduação da USP.A técnica dodecafônica e o destino. 2006. (Encontro).
    19. Congresso Internacional "A Dimensao Estética". 2005. (Congresso).
    20. I Encontro Nacional de Pesquisadores em FIlosofia da Música da USP.Sobre a "substância social" do material musical segundo T. W. Adorno. 2005. (Encontro).
    21. III Encontro de Pesquisa em Filosofia da UFMG.Sobre a "substância social" do material musical segundo T. W. Adorno. 2005. (Encontro).
    22. IX Encontro de Pesquisa em Filosofia na graduação da USP.Tonalidade e Nova Música. 2005. (Encontro).
    23. VII Encontro de Pesquisa em FIlosofia da UNICAMP.Sobre a possibilidade de uma dialética do esclarecimento musical na música não-autônoma. 2005. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (9)
    1. PUCCIARELLI, D.; SANTOS, W. R. ; LOUISE, C. ; SILVA, D. ; OLIVEIRA, C.. III Encontro de Pós-Graduação em Filosofia da UFMG. 2018. Congresso
    2. PUCCIARELLI, D.; CAREW, Joseph. Im Kielwasser des Deutschen Idealismus - Dans le sillage de l'Idéalisme Allemand. 2011. Congresso
    3. TIDRE, Polyana ; PUCCIARELLI, D.. Le chant du coq: un retour aux analyses marxiennes du capitalisme et à l'histoire de la lutte de classes. 2011. Congresso
    4. PUCCIARELLI, D.; PET Filosofia. V Encontro de Pesquisa em Filosofia da UFMG. 2007. Congresso
    5. PUCCIARELLI, D.; PET Filosofia. Dia-PET: Dimensões do Corpo. 2007. Exposição
    6. PUCCIARELLI, D.; PET Filosofia. PET-Convida: Mente e Cérebro. 2007. Exposição
    7. PUCCIARELLI, D.; PET Filosofia. Interseções: Encontros com a Filosofia. 2007. Congresso
    8. PET Filosofia ; PUCCIARELLI, D.. IV Encontro de Pesquisa em Filosofia da UFMG. 2006. Congresso
    9. PET Filosofia ; PUCCIARELLI, D.. III Encontro de Pesquisa em Filosofia da UFMG. 2005. Congresso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:06