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Marina Guedes Costa e Silva

Professora da Rede Municipal de Belo Horizonte e da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Especialista em História da Cultura e da Arte pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Mestre em Educação (História da Educação) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009).Tem experiência na área de Educação Física e Educação, com ênfase em Educação Física Escolar, História da Educação, História da Educação Física e História do Corpo. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7127746922551484 (19/10/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Ibirité. Av. São Paulo, 3996 Vila Rosário 32400000 - Ibirité, MG - Brasil Telefone: (31) 35219534
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Educação Física
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2015-Atual. A Historia da Educacao do Corpo na cidade de Ibirite (1950-1985)
      Descrição: Este projeto tem como objeto de estudo a educação do corpo na cidade de Ibirité e fundamenta-se em alguns eixos de investigação: as histórias dos processos de urbanização, de educação do corpo e do pensamento educacional. A problemática do corpo faz-se significativamente presente nos estudos historiográficos sobre práticas educativas formais e não formais, pensada a partir de diferentes projetos de educação que celebram a formação do ser humano em suas fundamentais dimensões, quais sejam a moral, a intelectual e a física. Dentre esses processos de formação dos sujeitos, as diferentes formas de constituição de corporeidades serviram como referência do processo de construção de modelos corporais e comportamentais, dentro e fora das instituições educacionais e, por isso, precisam ser perseguidas como objetos de análise. Buscar compreender como, ao longo da história, configurou-se um processo educacional sobre o corpo, a partir práticas próprias e de diferentes saberes, torna-se fundamental para perceber, dentre outros fatores, quais concepções se perspectivou para pensar a formação de um profissional voltado para esse fim. Temos como objetivos: #10;*Identificar e analisar os processos de educação do corpo nos diversos espaços educativos e de sociabilidade na cidade de Ibirité entre os anos de 1950 a 1985. #10;*Identificar sujeitos e instituições envolvidos nos processos de educação do corpo em Ibirité; #10;* Relacionar os movimentos de organização e ocupação da cidade com o projeto de educação do corpo; #10;*Analisar a educação do corpo em diferentes espaços (educativos, sociais, etc).#10;Atualmente, o projeto entra em sua terceira fase na qual os investimentos focalizam-se nos processos de educação do corpo dentro de instituições escolares.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Marina Guedes Costa e Silva - Coordenador / Luciana Bicalho da Cunha - Integrante / Raiane Rufino Menezes - Integrante / fernanda taveira griffo - Integrante. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 1
      Membro: Marina Guedes Costa e Silva.
    2. 2008-2010. Sentidos e Sensibilidades: A educacao do corpo na Escola Normal Modelo da Capital (Belo Horizonte 1906-1930)
      Descrição: Este projeto dá continuidade ao trabalho de investigação histórica desenvolvido, desde 2006, intitulado quot;A educação do corpo nos espaços de sociabilidade do urbano: investigação sobre os investimentos no corpo em Belo Horizonte (1891-1930)quot;. A abrangência deste permitiu caracterizá-lo como um programa de pesquisa, realizado no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação (GEPHE) e do Centro de Memória da Educação Física (CEMEF), ambos da UFMG. Este programa objetivou compreender como, a partir da cidade planejada como vitrine da República, pretendeu-se conformar um processo educacional sobre o corpo. A atual proposição objetiva enfocar aspectos específicos dos processos de escolarização do corpo, das práticas corporais e da constituição de uma Educação Physica na formação de professores e professoras na Escola Normal Modelo da Capital. O projeto se estabelece sobre alguns eixos fundamentais, quais sejam: as histórias dos processos de urbanização, de educação do corpo, das culturas escolares, das instituições escolares e do pensamento educacional. Estudar a educação do corpo e das sensibilidades a partir da Escola Normal é fundamental uma vez que esta instituição, criada em 1906, e a primeira com esse fim em Belo Horizonte. Ainda que outras escolas normais já existissem no Estado, esta acabou configurando-se como um exemplo, exportando programas, disciplinas, saberes e maneiras de fazer para várias outras escolas do estado. Como objetivo geral a pesquisa buscará compreender a educação do corpo, dos sentidos e das sensibilidades nos diversos tempos e espaços de sociabilidade, configurados nessa instituição, entre 1906 e a década de 1930 (período em que o ensino Normal adquire outra organização).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marina Guedes Costa e Silva - Integrante / Andrea Moreno - Coordenador.
      Membro: Marina Guedes Costa e Silva.
    3. 2006-2009. Educacao do corpo nos espacos de sociabilidade do urbano: investigacao sobre os investimentos no corpo em Belo Horizonte (1891-1930)
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marina Guedes Costa e Silva - Integrante / Tarcísio Mauro Vago - Integrante / Andrea Moreno - Coordenador.
      Membro: Marina Guedes Costa e Silva.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Professora homenageada dos formandos do curso de Licenciatura em Educação Física, Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira - Fundação Helena Antipoff.. 2013.
      Membro: Marina Guedes Costa e Silva.
    2. Professora homenageada dos formandos do curso de Educação Física, Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira - Fundação Helena Antipoff.. 2011.
      Membro: Marina Guedes Costa e Silva.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (61)
    1. VIII SEMINÁRIO DO CEMEF - HOMOS SPORTIVUS NA HISTÓRIA: CIÊNCIA, ARTE, POLÍTICA E EDUCAÇÃO.Formação da Mentalidade cívica do nosso povo: prescrições da Revista do Ensino do Estado de Minas Gerais sobre relações do feminino com as aulas de Educação Física nos anos 1946 a 1959. 2014. (Seminário).
    2. Laboratório de Aprendizagem da Educação Física/JOVEM.Elaboração das diretrizes e princiípioss para os Jogos e Vivências Esportivas das Escolas Municipais de Belo Horizonte. 2013. (Encontro).
    3. VI Reunião Anual do PROEFE – Educação Física Escolar: para que e para quem?”. 2013. (Seminário).
    4. 2 Encontro de formação de professores de Educação Física - - Programa SUPERAR. 2012. (Oficina).
    5. Projeto 3 ciclo - JOVEM JOGOS E VIVÊNCIAS ESPORTIVAS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE BELO HORIZONTE. 2012. (Encontro).
    6. Projeto Terceiro Ciclo - JOVEM.Elaboração das diretrizes e principíos para os Jogos e Vivências Esportivas das Escolas Municipais de Belo Horizon. 2012. (Encontro).
    7. Projeto 3º Ciclo - Jogos e Vivências Esportivas das Escolas Municipais JOVEM. 2011. (Outra).
    8. VI Congresso Brasileiro de História da Educação. A cadeira de gymnastica na formação de professoras: prescrições, práticas e sujeitos (Belo Horizonte, 1910-1926). 2011. (Congresso).
    9. III Semana do Conhecimento ISEAT - Saberes e Sujeitos da prática de formação.Carregadoras de Sonhos (filme). 2010. (Outra).
    10. IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-Americana. Bello Horizonte, olhares policiais para a nova capital: investimentos na educação do corpo (1908-1930). 2009. (Congresso).
    11. I Colóquio Internacional do Núcleo Walter Benjamin “O Limiar”. 2008. (Outra).
    12. I Seminário do Centro de Memória e Informação do Esporte - quot;Memórias das Políticas Públicas de Esporte de Minas Geraisquot;. 2008. (Seminário).
    13. Novos Registros Banco de teses sobre BH e MG (Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte) - A bola em meio a Ruas alinhadas e a uma poeira infernal: os primeiros anos do futebol em Belo Horizonte (1904-1921). 2008. (Outra).
    14. V Congresso Brasileiro de História da Educação. Polícia e Pobreza: educação do corpo nos espaços de sociabilidade de Belo Horizonte (1897-1920). 2008. (Congresso).
    15. VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação: Cultura Escolar, Migrações e Cidadania. GENTE POBRE DE BELO HORIZONTE: NARRATIVAS POLICIAIS E EDUCAÇÃO DO CORPO NOS ESPAÇOS DE SOCIABILIDADE DO URBANO (1897-1915). 2008. (Congresso).
    16. XVI Encontro Regional de História da ANPUH-MG.Educação do Corpo dos pobres em Belo Horizonte: Arquivo Policial como possibilidade de investigação. 2008. (Encontro).
    17. Encontro Transdisciplinar quot;Cultura e Globalização no século XVIquot; promovido pelo Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG. 2007. (Encontro).
    18. O museu na cidade e a cidade no museu: a experiência do Museu Abílio Barreto. 2007. (Outra).
    19. Seminário Os Intelectuais e o Debate Público sobre Educação no Brasil: Instrução como questão para a intelectualidade brasileira do Segundo Império. 2007. (Seminário).
    20. Seminário Os Intelectuais e o debate público sobre Educação no Brasil: Os projetos de Brasis e a questão da instrução no nascimento do Império. 2007. (Seminário).
    21. Seminário Os intelectuais e o debate público sobre Educação no Brasil: Projetos Republicanos e a questão da Educação Nacional. 2007. (Seminário).
    22. 5 Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política.5º Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política. 2006. (Encontro).
    23. Colóquio quot;Passagens da Modernidadequot; - Centenário Cyro dos Anjos. 2006. (Seminário).
    24. III Seminário do Centro de Memória da Educação Física:“Educação Física, Esporte e Lazer: constituindo acervos, narrando histórias” e I Seminário do GTT Memórias da Educação Física e do Esporte – CBCE.Corpos Suburbanos de Belo Horizonte (1891-1930): estratégias de educação do corpo e resistências. 2006. (Seminário).
    25. Oficina: Corpo e História III Seminário do CEMEF e I Encontro do GTT Memórias da Educação Física e do Esporte. 2006. (Oficina).
    26. VI Congresso Luso Brasileiro de História da Educação. VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. 2006. (Congresso).
    27. VII Seminário O Lazer em Debate.Cultura urbana e educação estética: um olhar a partir do lazer nos espaços públicos de Belo Horizonte na transição dos séculos XIX e XX. 2006. (Seminário).
    28. X Congresso Nacional de História do Esporte, Lazer, Educação Física e Dança e II Congresso Latinoamericano de História de la Educación Física. O Centro de Memória da Educação Física da EEFFTO da UFMG: um ponto de partida. 2006. (Congresso).
    29. Alternativas Profissionais (IASD Central Pré-Vestibular Comunitário) - Professor Wemerson de Amorim (Faculdade de Educação-UFMG). 2005. (Outra).
    30. II Seminário do CEMEF quot;Educação Física, Esporte, Lazer e Cultura Urbana: uma abordagem históricaquot;.Recreação e Lazer no curso de Educação Física da UFMG. 2005. (Seminário).
    31. IV Reunião Anual do ProEFE quot;Construção Cotidiana da Educação Física na Escolaquot;. 2005. (Outra).
    32. Oficina: Avaliação em Educação Física no contexto escolar. 2005. (Oficina).
    33. Oficina: Esporte e cinema no Brasil. 2005. (Oficina).
    34. Semana do Conhecimento e Cultura da UFMG: IX Semana de Graduação.Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: Conhecimento e Cultura. 2005. (Outra).
    35. VI Seminário quot;O Lazer em Debatequot;.Uma História da Recreação (1952-1970): Constituição inicial da disciplina no curso de Educação Física da Escola de Educação Física de Minas Gerais. 2005. (Seminário).
    36. X ENAPET- Encontro Nacional dos Grupos do Programa de Educação Tutorial. 2005. (Encontro).
    37. XVII ENAREL. 2005. (Encontro).
    38. III Congresso Brasileiro de História da Educação - "A educação escolar em perspectiva histórica". III Congresso Brasileiro de História da Educação. 2004. (Congresso).
    39. III Reunião Anual do ProEFE. 2004. (Outra).
    40. IV Sudeste PET: Ampliando fronteiras com a força do conhecimento. 2004. (Outra).
    41. IX ENAPETX Encontro Nacional do Programa de Educaçao Tutorial. 2004. (Encontro).
    42. Mostra das Profissões UFMG.Monitoria na Mostra de Profissões da UFMG. 2004. (Outra).
    43. Teorias raciais como teorias das diferenças. 2004. (Outra).
    44. VI Encontro Regional de Estudantes de Educaçao Física. 2004. (Encontro).
    45. V Seminário quot;O Lazer em Debatequot;. 2004. (Seminário).
    46. XVI Encontro Nacional de Recreação e Lazer:.Uma História da recreação (1952-1970): constituição inicial da disciplina no curso de Educação Física de Minas Gerais. 2004. (Encontro).
    47. XXV Encontro Nacional dos Estudantes de Educaçao Física. 2004. (Encontro).
    48. quot;Aprofundamento nos Estudos do Lazerquot;.Curso quot;Aprofundamento nos Estudos do Lazerquot;. 2003. (Outra).
    49. I Encontro de Ciclo de Debates- quot;As concepçoes do brincar nos programas e projetos de Educaçao Física Infantil da UFMGquot;.Fórum UFMG de Educaçao Infantil. 2003. (Encontro).
    50. II Reuniao Anual do ProEFE-Educaçao Física na Escola Construindo um Projeto Cultural. II Reuniao Anual do ProEFE-Educaçao Física na Escola Construindo um Projeto Cultural. 2003. (Congresso).
    51. I Seminário do CEMEF:.I Seminário do CEMEF:. 2003. (Seminário).
    52. IV Seminário quot;O Lazer em Debatequot;.IV Seminário quot;O Lazer em Debatequot;. 2003. (Seminário).
    53. XV Encontro Nacional de Recreação e Lazer.XV Encontro Nacional de Recreação e Lazer. 2003. (Encontro).
    54. Ciclo de palestras em comportamento motor: quot;Organização da prática para a aprendizagem motora mais efetivaquot;.Ciclo de palestras em comportamento motor. 2002. (Outra).
    55. Ciclo de palestras em comportamento motor: quot; Sistemas de atividade motora em desenvolvimentoquot;.Ciclo de palestras em comportamento motor. 2002. (Outra).
    56. II Convençao das Escolas de Educaçao Física de Minas Gerais.Construindo a Educaçao Física como Área de Conhecimento Escolar. 2002. (Outra).
    57. II Convençao das Escolas de Educaçao Física de Minas Gerais.II Convençao das Escolas de Educaçao Física de Minas Gerais. 2002. (Outra).
    58. I Reuniao Anual do ProEFE-Por que Educaçao Física na Escola?. I Reuniao Anual do ProEFE-Por que Educaçao Física na Escola?. 2002. (Congresso).
    59. Semana de Recepçao do Calouro.História dos Brinquedos e Brincadeiras. 2002. (Oficina).
    60. Seminário quot;O Lazer em debatequot;.III Seminário quot; O Lazer em Debatequot;. 2002. (Seminário).
    61. XIV Encontro Nacional de Recreação e Lazer.XIV Encontro Nacional de Recreação e Lazer. 2002. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (6)
    1. SILVA, M. G. C.. JOVEM - JOGOS E VIVêNCIAS ESPORTIVAS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE BELO HORIZONTE. 2012. (Festival).. . 0.
    2. SILVA, M. G. C.. JOVEM - JOGOS E VIVÊNCIAS ESPORTIVAS DA ESCOLAS MUNICIPAIS DE BELO HORIZONTE. 2011. (Festival).. . 0.
    3. SILVA, M. G. C.. IV Seminário do CEMEF quot;Pesquisa Histórica: construindo caminhos metodológicosquot;. 2007. (Outro).. . 0.
    4. SILVA, M. G. C.. IV Reunião Anual do ProEFE - quot;Construção cotidiana da Educação Física na Escolaquot;. 2005. (Outro).. . 0.
    5. SILVA, M. G. C.. VI Seminário quot;O Lazer em Debatequot;. 2005. (Outro).. . 0.
    6. SILVA, M. G. C.. III Reunião Anual do ProEFE. 2004. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:06