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Mario Gomes Ferreira

Graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia e Letras de Diamantina ? FAFIDIA; Mestre em Filosofia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia - FAJE. Procurador/Pesquisador Institucional Sistema E-MEC de IES (2010 -2013); Diretor da Faculdade de Filosofia e Letras de Diamantina ? FAFIDIA (2011 ? 2013); Diretor Acadêmico da Unidade UEMG Diamantina (2014-2017); Presidente da Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha ? FEVALE (2017-2019). Atualmente é professor na Faculdade de Educação - FAE / UEMG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: Ética, memória e História da Educação. É pesquisador e coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Educação (NEPHE) da FaE/UEMG. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7114268483937737 (17/01/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Faculdade de Educação. Rua Paraíba, 29 Funcionários 39100000 - Belo Horizonte, MG - Brasil Telefone: (31) 32395900 URL da Homepage: www.uemg.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2018-Atual. EDUCACAO E CULTURA: O DISCURSO SOBRE EDUCACAO E MEMORIA NO PENSAMENTO FILOSOFICO OCIDENTAL.
      Descrição: O projeto de pesquisa EDUCAÇÃO E CULTURA: O DISCURSO SOBRE EDUCAÇÃO E MEMÓRIA NO OCIDENTE, tem como objetivo analisar a construção do discurso entorno dos conceitos de educação/conhecimento e memória no pensamento ocidental.A humanidade contemporânea passa por um processo de dissolução que se apresenta por meio de eventos históricos (políticos, sociais, religiosos e outros) éticos e filosóficos. Entendemos que a dimensão da memória e a experiência da educação sejam vias necessárias ou na menor das hipóteses vias possíveis para um processo real de ressignificação do contexto, social, politico e filosófico pós-moderno. Pensar essa relação, ou mesmo perseguir este caminho possível, é estar diante da pergunta: O que é a memória e a educação, e como essas forças resinificam um mundo profundamente marcado pela dissolução? Em outros termos, como a educação e a memória humaniza o ser humano? Na condição de um pensamento articuladamente ocidental, como diria Emmanuel Lévinas o ?que é? significa sempre dizer ?como se manifesta? o fenômeno no mundo. Neste sentido a pergunta deve ser: Como aparece a memória e a educação no discurso do mundo ocidental? Pois assim, a pergunta se diferencia das perguntas das antropologias filosóficas não-fenomenológicas: não se trata de dizer ?como é??, mas ?como aparece??. Nossa pergunta passa a ser: Como o discurso sobre educação e memória aparece e mostra a humanidade no pensamento filosófico ocidental? O discurso ocidental entorno destes conceitos está encarnado como que um ?trace?, rastro profundo na sua própria história de ser ocidental; articulado necessariamente numa semântica grega, que fala por si mesma. Responder a questão que se impõe como norteadora desta proposta, requer da equipe de pesquisa, a revisitação aos textos filosóficos chaves para a construção do pensamento ocidental. Não pode esta pesquisa, em sua proposta, definir de imediato algum referencial teórico, ainda que provisório, a considerar a própria metodologia aqui proposta. Fato é, que necessariamente, debruçaremos em textos clássicos desde a antiguidade, o que se demonstra o início do discurso dos conceitos de memória e educação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Mário Gomes Ferreira - Coordenador / Daniel Cardozo - Integrante.
      Membro: Mario Gomes Ferreira.
      Descrição: A Memória, na atualidade, associada à dimensão Educação, ocupa lugar de destaque nos estudos acadêmicos, uma vez que, a ela recorrermos para entender o nosso movimento no mundo. A memória é fonte confiável do lembrar, o que significa dizer que a história da educação ganha legitimidade ao valorizar a capacidade humana de refazer os seus caminhos. Dada essa particularidade, ao se apropriar culturalmente da Educação, a Memória desvela as subjetividades de tempos e espaços moldados por intencionalidades diversas. Nesse sentido, o estudo filosófico a que se propõe este Projeto, possibilitará (des)construir discursos na perspectiva de compreender o estatuto da memória como importante instrumento de análise dos percursos humanos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Daniel Cardoso Alves - Integrante / Mário Gomes Ferreira - Coordenador / Lavínia Rosa Rodrigues - Integrante.
      Membro: Daniel Cardoso Alves.
    2. 2016-2016. HISTORIA DO DIREITO: AS RELACOES DE PODER EM DIAMANTINA NA POLITICA, JUSTICA E IGREJA NO SECULO XIX E INICIO DO XX.
      Descrição: A Pesquisa: HISTÓRIA DO DIREITO: AS RELAÇÕES DE PODER EM DIAMANTINA NA POLÍTICA, JUSTIÇA E IGREJA NO SÉCULO XIX E INÍCIO DO XX, tem como objetivo apresentar a partir de fontes primárias e arquivísticas da região as relações de poder estabelecidas ao longo do século XIX e início do XX. Tem como objetivos específicos: Demonstrar as peculiaridades da Imprensa em Diamantina e como aparece nesta as relações de poder das instituições locais; Demonstrar as relações de poder da Igreja local bem como sua influência na esfera da vida pública e privada da comunidade; Demonstrar as configurações políticas e suas estruturas em Diamantina; Demonstrar as configurações da estrutura do Direito em Diamantina e como se relacionou institucionalmente frente aos grandes eventos que modificaram de algum modo a vida social ao longo do marco temporal da pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Mário Gomes Ferreira - Coordenador / Mayara Sueli Baracho de Oliveira - Integrante / Jessé Duarte Ramalho - Integrante.
      Membro: Mario Gomes Ferreira.
    3. 2013-2017. Grupo de Estudos e Pesquisas: Conservacao e divulgacao de obras raras e especiais do Memorial da FEVALE
      Descrição: O GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CONSERVAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE OBRAS RARAS E ESPECIAIS DO MEMORIAL DA FEVALE ? GEPCONDORE, tem como objetivo o resgate dos legados culturais que estão se perdendo pelo efeito do tempo. Promover a prática da preservação do patrimônio e resgate de vultos históricos em Diamantina e Vale do Jequitinhonha nos séculos XVIII, XIX e XX, a partir da contribuição transdisciplinar do Direito, História e Filosofia com foco na salvaguarda destes bens e produção do conhecimento nesta área do conhecimento. O GEPCONDORE atualmente possuí 04 linhas de pesquisa. A Linha 01: Conservação e Divulgação com as seguintes pesquisas em andamento: Pesquisa 01: Catalogação, conservação e divulgação de material do gabinete de História Natural e do laboratório de Chimica Experimental do Collegio e Orphanato de Nossa Senhora das Dores no Séc. XIX; Pesquisa 02: Catalogação, conservação e indexação de Documentos institucionais do Acervo Perpétuo da FAFIDIA ? FEVALE (1966-2013); Pesquisa 03: Catalogação, conservação e divulgação de obras raras e especiais diversas do memorial da FEVALE (Da segunda metade do Séc. XIX à primeira metade do Séc. XX); Pesquisa 04: Catalogação, conservação e divulgação de obras jurídicas raras e especiais do memorial da FEVALE (Do Império à Ditadura Militar de 1964); Pesquisa 05: Catalogação, indexação, conservação e divulgação dos jornais e periódicos especiais (1910 ? 1988). A Linha 02: Educação e Cultura, com as pesquisas: Pesquisa 06: Educação e Cultura: FEVALE: Meio século de Educação Superior no Vale do Jequitinhonha; e a Pesquisa 07: Educação e Cultura: Histórico da práxis cultural-didático-religiosa do Colégio Nossa Senhora das Dores de 1860 a 1960. A Linha 03: Arte Memória e Cultura, com a pesquisa: Pesquisa 08: Catalogação, conservação e divulgação dos acervos fotográficos do Memorial da FEVALE. A Linha 04: Política, Religião e Justiça, com a pesquisa: Pesquisa 09: Caminho Inverso: A presença do Catolicismo no Vale do Jequitinhonha do século XVIII ao XX, sua história, seus ritos e seu povo. CERTIFICADO NO DIRETÓRIO DOS GRUPOS DE PESQUISA NO BRASIL: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6497038798161508. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Mário Gomes Ferreira - Coordenador / Paulo Roberto de Oliveira - Integrante / Frederico Martins e Silva - Integrante / DANILO HENRIQUE CUNHA NEVES - Integrante / FERNANDA ELISA DE ALMEIDA DO VALE - Integrante / MARGARETE DE JESUS DIAS - Integrante / ANA LUIZA BARROSO - Integrante / GEISA LOURANNE SILVA PINHEIRO - Integrante / Leniederson Rosa Pinto - Integrante / Valdênia da Conceição Fernandes - Integrante / Frederico Silva Santos - Integrante / Lucas Patric de Morais Rodrigues - Integrante / Gabriel de Castro Correa - Integrante / Katiany Aparecida Otoni Dayrell Pinto - Integrante / Silvana Regina Paslauski - Integrante / Daniela Souza Rocha - Integrante / Jordan Rubens Gonçalves de Oliveira - Integrante.
      Membro: Mario Gomes Ferreira.
    4. 2013-2015. EDUCACAO E CULTURA: MEIO SECULO DE EDUCACAO SUPERIOR NO VALE DO JEQUITINHONHA
      Descrição: A Pesquisa: EDUCAÇÃO E CULTURA: MEIO SÉCULO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NO VALE DO JEQUITINHONHA, tem como objetivo apresentar a partir de fontes primárias e arquivísticas na busca da compreensão da formação e desenvolvimento das atividades da Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha ? FEVALE por meio da Faculdade de Filosofia e Letras de Diamantina ? FAFIDIA, em Diamantina, Minas Gerais, Brasil, na sua trajetória de 50 anos de existência, com base em documentos relevantes que melhor traduzam o percurso histórico e pioneirismo dessa instituição de Ensino Superior, entrelaçadas com seus idealizadores e os movimentos ideológicos que a envolveram, de 1968 a 2003.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Mário Gomes Ferreira - Coordenador / Leniederson Rosa Pinto - Integrante / Valdênia da Conceição Fernandes - Integrante / Silvana Regina Paslauski - Integrante / Jordan Rubens Gonçalves de Oliveira - Integrante.
      Membro: Mario Gomes Ferreira.
    5. 2013-2015. CAMINHO INVERSO: A PRESENCA DO CATOLICISMO NO VALE DO JEQUITINHONHA DO SECULO XVIII A XX, SUA HISTORIA, SEUS RITOS E SEU POVO.
      Descrição: A pesquisa CAMINHO INVERSO: A PRESENÇA DO CATOLICISMO NO VALE DO JEQUITINHONHA DO SÉCULO XVIII A XX, SUA HISTÓRIA, SEUS RITOS E SEU POVO, tem como objetivo apresentar a partir de fontes primárias e arquivísticas da região a influencia do catolicismo a partir de sua própria história, ritos e manifestações culturais nos contextos, políticos, jurídicos e educacionais no Vale. Politicamente o Vale do Jequitinhonha está dividido em três micro-regiões: Alto Jequitinhonha , Médio Jequitinhonha e Baixo Jequitinhonha . Embora a pesquisa tenha como recorte todo o Vale do Jequitinhonha, a mesma obedecerá períodos cronológicos bem pontuais aos mais relevantes eventos e fases eclesiásticas que influenciaram diretamente na história social do Vale. O Vale do Jequitinhonha no início de sua colonização pertenceu, por muitos anos, a Arquidiocese Primaz de São Salvador da Bahia, portanto a Capitania da Bahia, entre as querelas e interesses da Capitania de Minas Gerais por Decreto Régio é incorporado ao Bispado de Mariana e somente em 06 de Junho de 1854 foi criada a Diocese de Diamantina , desmembrada da Diocese de Mariana. Em 25 de Outubro de 1913 Araçuaí foi elevada a Diocese pelo Papa Pio X, abrangendo assim uma segunda porção territorial alvo desta pesquisa. Por fim após as décadas de 1950 foram criados os bispados de Almenara, Ilhéus, e Teófilo Otoni que abrangem o Médio e Baixo Jequitinhonha, também parte desta pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Mário Gomes Ferreira - Coordenador / Valdênia da Conceição Fernandes - Integrante / Daniela Souza Rocha - Integrante.
      Membro: Mario Gomes Ferreira.
    6. 2013-2014. CATALOGACAO, INDEXACAO, CONSERVACAO E DIVULGACAO DOS JORNAIS E PERIODICOS ESPECIAIS: O HISTORICO DA IMPRENSA EM DIAMANTINA: DO FINAL DO IMPERIO A PRIMEIRA METADE DO SECULO XX
      Descrição: A Pesquisa: CATALOGAÇÃO, INDEXAÇÃO, CONSERVAÇÃO E DIVULGAÇÃO DOS JORNAIS E PERIÓDICOS ESPECIAIS: O HISTÓRICO DA IMPRENSA EM DIAMANTINA DO FINAL DO IMPÉRIO À PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX, tem como objetivo apresentar a partir de fontes primárias e arquivísticas da região o histórico da Imprensa em Diamantina.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Mário Gomes Ferreira - Coordenador / FERNANDA ELISA DE ALMEIDA DO VALE - Integrante / Valdênia da Conceição Fernandes - Integrante / Gabriel de Castro Correa - Integrante / Fernanda Alvarenga Soares Cabral - Integrante / Mayara Sueli Baracho de Oliveira - Integrante / Jessé Duarte Ramalho - Integrante.
      Membro: Mario Gomes Ferreira.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (4)
    1. Cidadão Honorário de Diamantina, Câmara Municipal de Diamantina.. 2018.
      Membro: Mário Gomes Ferreira.
    2. Prêmio PAEx 2016 (Projeto de Extensão), Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG.. 2016.
      Membro: Mário Gomes Ferreira.
    3. Prêmio PAEx 2015 (Projeto de Extensão), Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG.. 2015.
      Membro: Mário Gomes Ferreira.
    4. Comenda: Medalha Santos Dumont (Grau Bronze), Governo do Estado de Minas Gerais.. 2014.
      Membro: Mário Gomes Ferreira.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (72)
    1. II SIMPÓSIO DE HISTÓRIA DO DIREITO: DEMOCRACIA, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS,.Ética, Moral e Justiça. 2015. (Simpósio).
    2. I SIMPÓSIO DE DIREITOS HUMANOS.As convicções religiosas são contrárias as Perspectivas democráticas?. 2014. (Seminário).
    3. O Brasil e a concepção de pós-história em Villém Flusser. 2013. (Outra).
    4. Pensar o lugar da religião numa sociedade secularizada. 2013. (Outra).
    5. Pensar o lugar da religião numa sociedade secularizada. 2013. (Outra).
    6. Pertença Religiosa numa era secular. 2013. (Outra).
    7. A FILOSOFIA DO DIREITO E A IDÉIA DE LIBERDADE EM HEGEL. 2012. (Seminário).
    8. História da Arte: Pinturas de Falsa Arquitetura. 2011. (Outra).
    9. A Abolição da Escravidão: Uma Dádiva da Princesa Isabel?. 2008. (Outra).
    10. A Infra-estrutura como base para o processo da construção histórica do Homem em K. Marx. 2008. (Outra).
    11. A Virtú e a Fortuna em Nicolau Maquiavél. 2008. (Outra).
    12. Ecologia e Criação em José Roque Junger. 2008. (Outra).
    13. Educação e Política na Grécia: Uma Leitura na Obra " A República" de Platão. 2008. (Outra).
    14. O Papel da Tradição na Igreja. 2008. (Outra).
    15. A "Segunda Geração" e o Cristianismo depois dos Apostólos. 2007. (Outra).
    16. A Experiência Sensível como Fonte do Conhecimento (Jonh Locke). 2007. (Outra).
    17. África: Uma História Rejeitada. 2007. (Outra).
    18. A Igreja e suas implicâncias no Mundo de hoje. 2007. (Outra).
    19. A Informática na Educação. 2007. (Outra).
    20. A Reforma de Cluny e os seus Benefícios para a Igreja. 2007. (Outra).
    21. Do Mito à Razão Filosófica. 2007. (Outra).
    22. Função Social da Escola. 2007. (Outra).
    23. II Congresso Brasileiro dos Estudantes de Filosofia. 2007. (Congresso).
    24. Juventude inquietações e Esperanças. 2007. (Outra).
    25. O Brasil Colonial: A Galinha dos Ovos de Ouro dos Portugueses. 2007. (Outra).
    26. O Declínio da Cristandade. 2007. (Outra).
    27. O Primeiro Reinado Brasileiro e Suas Consequências. 2007. (Outra).
    28. Século de Ferro: Os Papas e os Imperadores. 2007. (Outra).
    29. "Uma Anáfora Brasileira:A Oração Eucarística V- Reflexão Histórico Teológico Mistagógico do Coração Da Celebração Eucarística". 2006. (Outra).
    30. A Atualidade do Personalismo. 2006. (Outra).
    31. A Corporeidade como Símbolo. 2006. (Outra).
    32. A Dimensão Transcendental do Ser Pessoa. 2006. (Outra).
    33. A Igreja e a Globalização: A Promessa de Felicidade em lugar da Justiça. 2006. (Outra).
    34. A interpretação da Bíblia diante dos riscos da Leitura Fundamentalista. 2006. (Outra).
    35. A política como um dos Meios de Emancipação Humana. 2006. (Outra).
    36. A Posição da Igreja Católica no Período Militar. 2006. (Outra).
    37. As Cruzadas e Seu Papel Histórico. 2006. (Outra).
    38. Bioética: Uma ética aplicada. 2006. (Outra).
    39. Cosmologia Científica. 2006. (Outra).
    40. Crer para Ver ou Ver para Crer?. 2006. (Outra).
    41. Direito na Realidade Humana. 2006. (Outra).
    42. Educação Moderna: Transformando Informações em Conhecimento. 2006. (Outra).
    43. Ética e Alteridade: O outro em Emanuel Levinás. 2006. (Outra).
    44. Evolução e Criação. 2006. (Outra).
    45. Evolucionismo e evolução. 2006. (Outra).
    46. Fé e Razão. 2006. (Outra).
    47. Maturidade Psicológica e Matrimônio. 2006. (Outra).
    48. NOMOS,ETHOS,KRYSIS, Violência e Contemporaneidade. 2006. (Outra).
    49. NOVAS COMPETÊNCIAS PARA A APRENDIZAGEM: UMA ABORDAGEM SOBRE O ENSINO EM PHILIPPE PERRENOUD. 2006. (Outra).
    50. O Cisma do Ocidente do Século XIV e a Teoria Conciarista do Século XV. 2006. (Outra).
    51. O Concílio de Trento e Sua Atualidade. 2006. (Outra).
    52. O Concílio Vaticano II e sua Aplicabilidade. 2006. (Outra).
    53. O Diálogo Fé e Razão no Mundo Contemporâneo. 2006. (Outra).
    54. O Dogma Cristão da Ressurreição da Carne. 2006. (Outra).
    55. O Homem em René Descartes. 2006. (Outra).
    56. O IMPACTO DA COLONIZAÇÃO SOBRE OS HABITANTES PRIMITIVOS DA AMERICA. 2006. (Outra).
    57. Os Desafios Para a Verdadeira Humanização. 2006. (Outra).
    58. O Silêncio de Deus. 2006. (Outra).
    59. Pio IX e oi Dogma da Infabilidade Papal. 2006. (Outra).
    60. Projeto de Desenvolvimento Social. 2006. (Outra).
    61. Purgatório, Inferno segundo a Teologia Católica. 2006. (Outra).
    62. Reinado de Jesus Cristo. 2006. (Outra).
    63. RIO SÃO FRANCISCO E SUAS IMPLICAÇÕES SOCIAIS: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA. 2006. (Outra).
    64. Um Projeto Popular e Democrático para o Brasil. 2006. (Outra).
    65. VOCAÇÃO E PROFISSÃO. 2006. (Outra).
    66. As Bases Filosóficas da Psicologia. 2005. (Outra).
    67. As Inquisições do Século XVI: Católica e Protestante. 2005. (Outra).
    68. As Origens do Conceito de Tecnologia: TECHNÉ E TECNICA renascentista. 2005. (Outra).
    69. Curso: Música na Educação Infantil. 2005. (Outra).
    70. Imaginário e estrurura na psicanálise a partir de Jacques Lacan. 2005. (Outra).
    71. Terceiro Setor: Princípios, conceitos, histórico, desafios e experiências. 2005. (Outra).
    72. Voluntariado: conceitos, oferta e demanda, o emprego e a nova lei do voluntariado. 2005. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (11)
    1. OLIVEIRA, Paulo Roberto.; PINTO, L. ; SANTOS, F. S. ; FERREIRA, M. G.. III SIMPÓSIO DE HISTÓRIA DO DIREITO: Os direitos fundamentais e as relações internacionais no horizonte das políticas pós-modernas. 2016. Congresso
    2. OLIVEIRA, Paulo Roberto.; PINTO, L. ; SANTOS, F. S. ; FERREIRA, M. G.. II SIMPÓSIO DE HISTÓRIA DO DIREITO: DEMOCRACIA, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS. 2015. Congresso
    3. FERREIRA, M. G.; PINTO, L. R. ; OLIVEIRA, P. R.. SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DO DIREITO E REGIONALIDADE. 2014. Outro
    4. OLIVEIRA, Paulo Roberto.; SILVA, F. M. E. ; FERREIRA, M. G. ; SANTOS, F. S. ; PINTO, L. R.. I SIMPÓSIO DE HISTÓRIA DO DIREITO - HUMANISMO OCIDENTAL E A PRODUÇÃO DO DIREITO. 2014. Outro
    5. FERREIRA, M. G.. ACERVO FOTOGRÁFICO JK: DIAMANTINA A BRASÍLIA. 2012. (Exposição).. . 0.
    6. FERREIRA, M. G.; FERREIRA, Glícia Kelly W. ; RODRIGUES,Mário Fernandes ; PEREIRA, Alan Ricardo. II CICLO DE CONFERENCIAS DE HISTÓRIA EM INTERFACE COM OUTRAS ÁREAS DO SABER. 2012. Outro
    7. FERREIRA, M. G.; FERREIRA, Glícia Kelly W. ; RODRIGUES,Mário Fernandes. II CICLO DE CONFERENCIAS DE PEDAGOGIA EM INTERFACE COM OUTRAS ÁREAS DO SABER. 2012. Outro
    8. FERREIRA, M. G.; FERREIRA, Glícia Kelly W. ; RODRIGUES,Mário Fernandes. II CICLO DE CONFERENCIAS DE LETRAS EM INTERFACE COM OUTRAS ÁREAS DO SABER. 2012. Outro
    9. FERREIRA, M. G.; FERREIRA, Glícia Kelly W. ; PEREIRA, Alan Ricardo. I CICLO DE CONFERÊNCIAS DE HISTÓRIA EM INTERFACE COM OUTRAS ÁREAS DO SABER. 2011. Outro
    10. FERREIRA, M. G.; FERREIRA, Glícia Kelly W.. I CICLO DE CONFERENCIAS DE PEDAGOGIA EM INTERFACE COM OUTRAS ÁREAS DO SABER. 2011. Outro
    11. FERREIRA, M. G.; FERREIRA, Glícia Kelly W.. I CICLO DE CONFERÊNCIAS DE LETRAS EM INTERFACE COM OUTRAS ÁREAS DO SABER. 2011. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:05