teste-01

Roberto Camargos Malcher Kanitz

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003), mestrado em Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011) e doutorado em Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017). Atualmente é professor da Universidade do Estado de Minas Gerais e coordenador do Laboratório de História da Educação Física. É um dos coordenadores do Grupo de Pesquisa em História do Corpo, da Educação Física e dos Esportes do Laboratório de História da Educação Física da UEMG. É coordenador do Núcleo de Estudo e Prática da Capoeira - NECA. Também é pesquisador do Grupo de Pesquisa em História do Lazer HISLA/UFMG. Suas primeiras publicações são assinadas pelo sobrenome KANITZ JR, Roberto Malcher. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6997368330718781 (07/02/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Fundação Helena Antipoff. Avenida São Paulo, 3996 Vila Rosário 32400000 - Ibirité, MG - Brasil Telefone: (31) 35333565
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Sociologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2018-Atual. O CELEBRE MANDUCA DA PRAIA: AS MALTAS E A CAPOEIRAGEM CARIOCA (1850 - 1892)
      Descrição: Este projeto pretende construir uma história a respeito do capoeirista Manduca da Praia; e, consequentemente, compreender como se desenvolveu a prática da Capoeiragem no Rio de Janeiro, no século XIX, e seus processos educativos. Palavras-chave: Capoeira. Côrte do Império. Manduca da Praia.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Roberto Camargos Malcher Kanitz - Coordenador.
      Membro: Roberto Camargos Malcher Kanitz.
    2. 2017-2017. FUTEBOL OPERARIO EM MINAS GERAIS: ENTRE O ESTADO NOVO E A DITADURA MILITAR (1945 - 1964)
      Descrição: Este projeto é um desdobramento dos outros dois projetos realizados nos anos de 2015 e 2016 a respeito dos clubes operários em Minas Gerais. Ambas pesquisas contaram com bolsistas de iniciação científica financiados pelo programa PAPq/UEMG/FAPEMIG. Em consequência destes estudos, realizados sob esta temática e em diálogo com a bibliografia disponível, podemos inferir que o futebol em Minas Gerais (e no Brasil) pode ser dividido em três etapas distintas: A primeira, com a construção do Mito de Vitor Serpa e uma pretensão clara no fomento do esporte como distintivo de classe, curiosamente quando nem mais a burguesia inglesa apostava nessa estratégia. A segunda é a fase da profissionalização, a afirmação de alguns times tradicionais, advindos da aristocracia das cidades e, concomitantemente, da criação e afirmação de diversos times operários no Brasil. Por fim, a terceira etapa inicia-se na primeira metade da década de 1960 e apresentará uma clara preferência pelos times do eixo Rio/São Paulo, valorizando mais ainda o grande espetáculo e aprofundando os intercâmbios internacionais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Roberto Camargos Malcher Kanitz - Coordenador / Cleber Augusto Gonçalves Dias - Integrante / Bruna Luiza Santos Bedoya - Integrante.
      Membro: Roberto Camargos Malcher Kanitz.
    3. 2016-2016. FUTEBOL OPERARIO E ESTADO NOVO: UMA PROPOSTA DE PESQUISA SOBRE OS CLUBES OPERARIOS DE MINAS GERAIS (1937 A 1945)
      Descrição: O projeto pretende construir histórias a respeito do desenvolvimento dos Clubes de origem operária de Minas Gerais, no período do Estado Novo de Getúlio Vargas. Além disso, procurará: Investigar a trama social do desenvolvimento dos clubes, especialmente no período apontado; problematizar o futebol como símbolo de uma modernidade pretendida no Estado de Minas Gerais; examinar quem eram os sujeitos e as instituições envolvidos nos processos; e perceber a rede de sociabilidade formada pelos clubes, e pelos matchs, e nos estádios;. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Roberto Camargos Malcher Kanitz - Coordenador / Cleber Augusto Gonçalves Dias - Integrante / Iadara Felippe Cordeiro - Integrante.
      Membro: Roberto Camargos Malcher Kanitz.
    4. 2015-2015. FUTEBOL E LAZER: UMA PROPOSTA DE PESQUISA SOBRE OS CLUBES OPERARIOS DE MINAS GERAIS (1930 A 1960)
      Descrição: Construir uma história a respeito dos Clubes Operários de Minas Gerais, em um determinado período, significa contribuir para a historiografia do Lazer e do Esporte. Sendo assim, trabalhos produzidos sobre a temática, além de serem escassos, pouco abordam problematizações referentes à periodicidade proposta neste projeto, nem a relação especial com o campo do lazer. Sabemos que, durante muito tempo, as temáticas relacionadas ao universo dos esportes e do futebol foram colocadas em segundo plano nas discussões acadêmicas, já que eram consideradas um problema de pequena relevância por boa parte dos pesquisadores. Desta forma, as fontes consultadas para a forja deste projeto indicam um maior interesse da imprensa mineira na temática a partir da década de 1930. Lembrando que é nesta década que temos o processo de profissionalização do futebol no Brasil. E em Minas, como em outros Estados, o fenômeno não ocorreu de forma tranquila. Houveram debates, resistências, abandonos, pioneirismos, entre várias outras ações características de um período de mudanças de paradigma. Frente a isso, nos propusemos a discutir o futebol operário como forma de Lazer no campo da historiografia, como dimensões que, além de representarem uma atividade interdisciplinar, constituem experiências culturais que, para serem compreendidas na sua dinamicidade, necessitam de olhar qualitativo, ao reconhecer a diversidade de sentidos atribuídos às ações propiciadas nesse campo de expressão humana. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é construir histórias a respeito da gênese e do desenvolvimento dos Clubes de origem operária, em Minas Gerais, entre as décadas de 1930 e 1960. Além disso, procuraremos investigar a trama social do surgimento e do desenvolvimento dos clubes, especialmente no período apontado neste projeto; iremos problematizar o futebol como símbolo de uma modernidade pretendida no Estado de Minas Gerais; e também examinar quem eram os sujeitos e as instituições envolvidos nos processos, percebendo a rede de sociabilidade formada pelos clubes, e pelos matchs, e nos estádios.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Roberto Camargos Malcher Kanitz - Coordenador / Cleber Augusto Gonçalves Dias - Integrante / Tuane Junia Alves Zioto - Integrante.
      Membro: Roberto Camargos Malcher Kanitz.
    5. 2014-Atual. Historia do esporte no sertao do Brasil
      Descrição: Buscando articular esforços investigativos até agora dispersos, esta pesquisa, que envolve seis diferentes universidades, pretende criar uma rede de pesquisa colaborativa e interinstitucional em história regional do esporte, a fim de criar um banco de dados compartilhado e analisar comparativamente o desenvolvimento histórico do esporte na Bahia, Goiás e Minas Gerais entre os anos 1910 e 1930.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: Roberto Camargos Malcher Kanitz - Integrante / Cleber Augusto Gonçalves Dias - Coordenador / Luciano Pereira da Silva - Integrante / Roberto Gondim Pires - Integrante / Georgino Jorge de Souza Neto - Integrante / Igor Maciel da Silva - Integrante / Sarah Soutto Mayor - Integrante / Euclides de Freitas Couto - Integrante / Carlos Fernando Ferreira da Cunha Junior - Integrante / Coriolano Pereira da Rocha Junior - Integrante / Rodrigo Caldeira Bagni Moura - Integrante / Túlio Moraes Prado Nogueira Graça - Integrante.
      Membro: Roberto Camargos Malcher Kanitz.
    6. 2014-Atual. HIstorias dos Esportes em Minas Gerais
      Descrição: Este é um projeto de longo prazo, e tem como objetivo identificar, catalogar e problematizar as diversas manifestações esportivas no Estado de Minas Gerais. Dialoga intensamente com uma das linhas do Grupo de Pesquisa em História do Corpo, da Educação Física e dos Esportes. Pretende também dar suporte as diversas pesquisas, sob esta temática, no curso de formação de professores e professoras da UEMG/Unidade Ibirité. Além disso, estabelece parceria com o Grupo de Pesquisa em História do Lazer - HISLA, da UFMG.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Roberto Camargos Malcher Kanitz - Coordenador / Cleber Augusto Gonçalves Dias - Integrante / Tulio César Dias Lopes - Integrante / Bruna Luiza Santos Bedoya - Integrante.
      Membro: Roberto Camargos Malcher Kanitz.
    7. 2008-2010. Historia e Memoria da Educacao dos Corpos em Sete Lagoas
      Descrição: Pesquisas acerca da História e memória das práticas educativas em Sete Lagoas. Produção de narrativas e levantamento de fontes: do esporte, das manifestações populares, e das práticas corporais constitutivas no espaço da cidade enquanto signos de um processo educativo urbano; da educação física enquanto disciplina e suas relações com os espaços e tempos da escola; da formação e da prática docente no âmbito da constituição das identidades docentes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) . Integrantes: Roberto Camargos Malcher Kanitz - Coordenador / Admir Soares de Almeida Júnior - Integrante.
      Membro: Roberto Camargos Malcher Kanitz.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (43)
    1. III Semana da Educação Física.Mesa Temática. 2018. (Seminário).
    2. II Congresso Brasileiro de Estudos do Lazer. OS DISCURSOS DE VARGAS E O ESPORTE: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES. 2016. (Congresso).
    3. 4ª Semana da UEMG - Diversidade e Afrodescendência.Universidade Pública: Desafios e Perspectivas. 2015. (Seminário).
    4. VII Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.ENTRE IMAGENS E NOTÍCIAS: OS CLUBES DE FUTEBOL OPERÁRIO EM MINAS GERAIS DE 1930 A 1950. 2015. (Seminário).
    5. VI Seminário do Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer.Memórias da Capoeiragem em Sete Lagoas: Os Capoeiras e seus movimentos pela Cidade (1970-1980). 2010. (Seminário).
    6. X Seminário "O Lazer em Debate".Os Capoeiras no Alto Vera Cruz: Indícios de Lazer e Violências. 2009. (Seminário).
    7. XVI CONBRACE e III CONICE. Lazer, Capoeiras e História Oral: Aproximações Interdisciplinares Possíveis. 2009. (Congresso).
    8. 9ª Semana da Educação - UEFI/UNIFEMM. Oficina Capoeira e Educação Física. 2008. (Congresso).
    9. V Seminário do CEMEF II Encontro do GTT Memórias do CBCE.Membro da Comissão Organizadora. 2008. (Seminário).
    10. Projeto "Eu Faço Cultura" - Workshop de Música. 2007. (Oficina).
    11. VIII Seminário "O Lazer em Debate".Capoeira Angola e Estudos do Lazer: Uma Contribuição ao Debate. 2007. (Seminário).
    12. Seminário de Educação Física e Ensino Superior - CREF6.Representante da Instituição de Ensino Superior - UNIVALE. 2006. (Seminário).
    13. TIM Tambores - Oficina de Percussão. 2006. (Oficina).
    14. II Seminário do Centro de Memória da Educação Física - CEMEF. 2005. (Seminário).
    15. VI Seminário "O Lazer em Debate".Cultura Popular e Capoeira Angola: Apontamentos para Estudos do Lazer. 2005. (Seminário).
    16. XIV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte I Congresso Internacional de Ciências do Esporte. A Tradição, a Roda e o Ritual: A Capoeira Angola Construíndo seus Referenciais. 2005. (Congresso).
    17. 1° Simpósio Nacional de Estudos Interdisciplinares em Folclore e Cultura. 2004. (Simpósio).
    18. 1ª Conferência Estadual do Esporte.1ª Conferência Estadual do Esporte. 2004. (Outra).
    19. III Reunião Anula do PROEFE.Educação Física Escolar e Capoeira Angola: Um Olhar Sobre o Jogo das Culturas. 2004. (Outra).
    20. II Seminário Internacional de Educação. 2004. (Seminário).
    21. Reunião Técnica da Agência de Certificação Ocupacional.Membro da equipe técnica. 2004. (Outra).
    22. Avaliação de Iniciantes.Técnico. 2003. (Outra).
    23. Curso Nacional de Técnica - Ginástica de Trampolim. 2003. (Oficina).
    24. II Reunião Anual do ProEFE.Comissão Organizadora. 2003. (Encontro).
    25. I Seminário do CEMEF ? ?Educação Física, História e Memória?. 2003. (Seminário).
    26. IV Seminário O Lazer em Debate.Coordenador da Mesa temática: Espaços e Equipamentos de Lazer. 2003. (Seminário).
    27. III Seminário "O Lazer em Debate".Comissão de Infra-estrutura. 2002. (Seminário).
    28. VIII Congresso Brasileiro de História da Educação Física, Esportes, Lazer e Dança. Bispo e Cavalo na Casa da Rainha: Uma História Sobre a Criação da Escola de Educação Física da UFMG. 2002. (Congresso).
    29. Encontro Nacional de Executivas e Federações de Curso.DElegado - Representante da ExNEEF (Executiva Nacional dos Estudantes de Educação Física). 2001. (Encontro).
    30. II Seminário - O Lazer em Debate.Comissão de Infra-estrutura. 2001. (Seminário).
    31. I Seminário do Grupo de Trabalho Temático de Educação Física, Ciências do Esporte e Escola.Comissão Organizadora. 2001. (Seminário).
    32. IX Seminário de Movimento Estudantil e Esportes. 2001. (Seminário).
    33. XXII Encontro Nacional dos Estudantes de Educação Física. 2001. (Encontro).
    34. Curso de Ginástica Escolar. 2000. (Oficina).
    35. Curso Educação Física e Cultura. 2000. (Oficina).
    36. Encontro Regional dos Estudantes de Educação Física - EREEF.Educação Física: Novas Perspectivas. 2000. (Encontro).
    37. Mesa Redonda: ?Educação Física ? Que Profissional Devemos Formar??. 2000. (Outra).
    38. XXI Encontro Nacional dos Estudantes de Educação Física. 2000. (Encontro).
    39. Capoeira ? Os Fundamentos da Malícia. 1999. (Oficina).
    40. II Simpósio Universitário de Capoeira. 1999. (Simpósio).
    41. I Jornada Mineira de Atividades Físicas. 1999. (Outra).
    42. VII Jogos de Integração da Escola Fundamental do Centro Pedagógico da UFMG.Árbitro. 1999. (Outra).
    43. II Encontro Internacional de Capoeira. 1998. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (3)
    1. KANITZ, Roberto Camargos Malcher. A RODA DA CAPOEIRA E AS FORMAS EDUCATIVAS AFRODESCENDENTES. 2018. (Outro).. . 0.
    2. KANITZ, Roberto Camargos Malcher. Roda de Capoeira: A Farsa da Abolição da Escravidão. 2018. (Outro).. . 0.
    3. KANITZ, Roberto Camargos Malcher. Grande Roda de Capoeira Viva Pastinha: Homenagem a Mestre Moa do Catendê. 2018. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:06