teste-01

Juliana Cristina Bomfim

Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), na Unidade acadêmica de Passos/MG. Mestra em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012) Campus de Marilia (Área de Concentração 1 - Ensino na Educação Brasileira, Linha 3 - Abordagens pedagógicas do ensino de linguagem). Foi bolsista do Programa Internacional de bolsas de Pós-graduação da Fundação Ford/Brasil - Programa Mestrado Sanduíche realizado na Universidade de Évora- Portugal. Graduada em Pedagogia, com habilitação em educação infantil e com habilitação em educação especial na área de deficiência auditiva/Surdez pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007) Campus de Marília. Atua em pesquisas relacionadas aos seguintes temas: Currículo e Formação de professores, Questões de diferença, identidade e gênero, Educação de Surdos, Libras, Educação Especial e inclusiva, Educação e desenvolvimento infantil, Brincar e apropriação da linguagem escrita. Foi membro do Grupo de Pesquisa Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural (2007-2014). Atualmente, é Líder e pesquisadora do grupo de pesquisa DIFEduCC-Diferença, Educação, Cultura e Currículo, cadastrado no CNPq, desde novembro de 2020. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6940880835496541 (08/02/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG Unidade Passos. Avenida Juca Stockler - até 1130 Belo Horizonte 37900106 - Passos, MG - Brasil Telefone: (35) 35296000
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2008-2008. O ludico e o artistico na formacao cultural dos personagens nos romances de Erico Verissimo
      Descrição: Este projeto, ainda em fase inicial, consiste numa investigação, qualitativa e crítica, através de pesquisa bibliográfica, sobre o modo como são manifestadas as linguagens lúdicas e artísticas na formação cultural dos personagens nos romances de èrico Veríssimo. Apóia-se na teoria crítica da educação, sobretudo no conceito dorniano de formação cultural... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Juliana Cristina Bomfim - Integrante / Angélica Pall Oriani - Integrante / Sandra Helena Ecouto de Carvalho - Coordenador.
      Membro: Juliana Cristina Bomfim.
    2. 2005-2005. Processos formativos pela via da narrativa - potencializando a acao e condicao dos sujeitos em formacao docente inicial e continuada.
      Descrição: Dando continuidade ao desenvolvimento do projeto de pesquisa apresentado pela professora Rosane Michelli de Castro, como parte integrante do Plano Global de Atividades para o Estágio Probatório (2005-2008), no ano de 2006 participaram da execução deste projeto professores de escola pública parceira de Marília/SP (educação infantil e ensino fundamental) e professores em formação inicial do curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia e Ciências UNESP/Câmpus de Marília. Conforme previsto no cronograma de atividades para o ano de 2006, foram coletadas e transcritas as narrativas professoras da educação infantil e do ensino fundamental. Entretanto, tendo em vista que a parceria para o desenvolvimento da pesquisa foi firmada diretamente com a escola e não com cada um dos professores, houve resistência por parte de alguns deles em ceder as entrevistas. Sendo assim, e considerando-se que um dos critérios para a seleção dos sujeitos da pesquisa era o interesse pessoal de cada professor em aperfeiçoar a sua prática, participaram dessa fase da pesquisa cinco (05) professoras do ensino fundamental e apenas uma (01) professora da escola de educação infantil. Considerando que a expectativa era a de participação de, pelo menos, dez (10) professoras da educação infantil e cinco (05) da educação infantil, houve tempo hábil para que se avançasse, mesmo que preliminarmente, para a fase seguinte, prevista para ser desenvolvida durante o ano de 2007, de levantamento dos pontos-chave e sistematização teórico-prática. No ano de 2007 foi possível finalizar a fase de coleta das demais narrativas previstas (mais 09 narrativas), bem como a fase de transcrição de todas elas. Com isso, as discussões acerca das temáticas identificadas nos relatos dos professores entrevistados possibiltaram a sistematização de um corpo de texto monográfico com os resultados obtidos com o projeto, a ser finalizado no ano de 2008.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Juliana Cristina Bomfim - Integrante / Rosane Michelli de Castro - Coordenador / Leilane Karina Lacerda Rodrigues - Integrante / Giovano Alves Pereira - Integrante.
      Membro: Juliana Cristina Bomfim.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (6)
    1. Aprovada em 1º lugar no Concurso Público de Provas e Títulos para Provimento de Cargos da Carreira de Professor de Educação Superior da Universidade do Estado de Minas Gerais ? UEMG, Universidade do Estado de Minas Gerais ? UEMG - Governo do Estado de Minas Gerais.. 2020.
      Membro: Juliana Cristina Bomfim.
    2. Aprovada no Concurso Público para o cargo de Especialista em Educação Adjunto - Professor Substituto de Educação Básica/Especial, Prefeitura Municipal de Bauru.. 2015.
      Membro: Juliana Cristina Bomfim.
    3. Aprovada, em 3º lugar,no Concurso Público para Professor Educação Básica II - Educação especial-deficiência auditiva da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo.. 2013.
      Membro: Juliana Cristina Bomfim.
    4. Aprovada no Concurso Público para Professor Educação Básica II - Educação especial-deficiência auditiva da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo.. 2009.
      Membro: Juliana Cristina Bomfim.
    5. Aprovada no Concurso Público para o cargo de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Campinas.. 2009.
      Membro: Juliana Cristina Bomfim.
    6. Aprovada no Concurso Público para o cargo de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Rio Claro.. 2007.
      Membro: Juliana Cristina Bomfim.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (53)
    1. Pedagogia 2021Encuentro Internacional por la unidad de los educadores. A relação entre atividade e o desenvolvimento das formas superiores de conduta. 2021. (Congresso).
    2. Roda de Conversa Gestão Escolar: as ações dos(as) gestores(as) e o Projeto Político Pedagógico.Roda de Conversa Gestão Escolar: as ações dos(as) gestores(as) e o Projeto Político Pedagógico. 2021. (Outra).
    3. ??Contextos Educativos em Tempos de Pandemia??.?Novas exigências à gestão dos sistemas educacionais em tempos de pandemia??. 2020. (Encontro).
    4. 22º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG ? Polo Passos.Projeto Humanizando: experiência extensionista e prática docente. 2020. (Seminário).
    5. 22º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG ? Polo Passos.NEPPPE apresenta: Tecendo veredas em tempos de pandemia. 2020. (Seminário).
    6. 45ª SECOD Centro Universitário Sagrado Coração. 2020. (Outra).
    7. FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA USC.: IDENTIFICAÇÃO DE COMPORTAMENTOS DE PRECOCIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO. 2020. (Outra).
    8. Workshop: Estratégias Pedagógicas para o Aprendizado Ativo e Significativo (2ª opção de horário ? Grupo 2) (Ma. Thuinie Daros - autora de Sala de Aula Inovadora) - 04h, realizado no Centro Universitário Sagrado Coração. 2020. (Oficina).
    9. II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação. SUPERDOTAÇÃO NO BRASIL: UMA ANÁLISE DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DA ÚLTIMA DÉCADA. 2019. DESENVOLVIMENTO INFANTIL: DESENVOLVIMENTO DAS FORMAS SUPERIORES DA CONDUTA HUMANA. 2019. (Congresso).
    10. II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação. SUPERDOTAÇÃO NO BRASIL: UMA ANÁLISE DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DA ÚLTIMA DÉCADA. 2019. APROXIMAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA PARA O SUCESSO NA APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA/SURDEZ. 2019. (Congresso).
    11. VII CBE - Congresso Brasileiro de Educação "Educação pública como direito: desafios e perspectivas no Brasil Contemporâneo. A DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS NA SALA DE AULA: EDUCAÇÃO EM VALORES. 2019. (Congresso).
    12. VII CBE - Congresso Brasileiro de Educação "Educação pública como direito: desafios e perspectivas no Brasil Contemporâneo". QUADRO TEÓRICO-METODOLÓGICO DO ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DAS FORMAS SUPERIORES DE CONDUTA. 2019. (Congresso).
    13. FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA USC.IDENTIFICAÇÃO DE ESTUDANTES PRECOCES COM COMPORTAMENTO SUPERDOTADO: UM OLHAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. 2018. (Outra).
    14. FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA USC.JOGOS ONLINE NA EDUCAÇÃO: UM PANORAMA DAS PREFERÊNCIAS DOS NATIVOS DIGITAIS. 2018. (Outra).
    15. FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA USC.AUTISMO E LINGUAGEM (NÃO) VERBAL: UMA ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES DE E-BOOKS. 2018. (Outra).
    16. FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA USC.AS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: COMO ELAS VIVENCIAM AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS?. 2018. (Outra).
    17. FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA USC.O BRINCAR LIVRE NAS PRÁTICAS DE ENSINO. 2018. (Outra).
    18. XXV Fórum de Iniciação Científica - PIBIC, VI Fórum de desenvolvimento Tecnológico e Inovação-PIBIT; V Fórum de Inciação Cientícia do Ensino Médio PIBIC-EM.A RELAÇÃO POBREZA, DEFICIÊNCIA E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE HISTÓRICO-CRÍTICA.. 2018. (Outra).
    19. Congresso Brasileiro de Educação - "Pesquisa e Formação de Professores: políticas e programas". ENSINO DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ESTUDANTES SURDOS: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES CURSISTAS. 2015. (Congresso).
    20. 6º Ciclo de palestras: Educação Especial no Brasil. 2014. (Outra).
    21. 10ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília. 2011. (Outra).
    22. Pedagogía 2011 Encuentro por la unidad de los educadores.El papel del juego en pre-historia de la adquisición del lenguaje escrito en pre-escolares. 2011. (Outra).
    23. 9ª Jornada Do Núcleo de Ensino de Marília - Ensino e aprensizagem como processos humanizadores: porpostas da Teoria Histórico-Cultural para a educação básica. 2010. (Outra).
    24. Contribuições de uma estética Marxista para o ensino de língua e literatura na educação básica. 2010. (Outra).
    25. Palestra Internacional "A literatura infantil em Portugal". 2010. (Outra).
    26. Seminário Internacional sobre a História do Ensino de Leitura e Escrita. 2010. (Seminário).
    27. VIIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED SUL.O JOGO COMO FONTE DE HUMANIZAÇÃO. 2010. (Encontro).
    28. XVII Jornadas de Jóvenes Investigaores, Universidad, Conocimiento e desarrollo regional, de la AUGM.Como professores de Educação Infantil concebem o brincar? Contribuições da Teoria Histórico-Culrutal. 2009. (Outra).
    29. 7ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília-Teoria Histórico-Cultural: objetivações contemporâneas para o ensino, a aprendizagem e o desenvolvimento humano. 2008. (Outra).
    30. Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. Ócio e Sociedade: da Grécia aaté os nossos dias. 2008. (Congresso).
    31. ENCONTRO DOS NÚCLEOS DE ENSINO DA UNESP-21ANOS.Concepções de ócio ao longo do processo histórcio e sua relaçao com a educação. 2008. (Encontro).
    32. mini-curso: Diferentes linguagens nas atividades literárias: criando espaços para apropriações e objetivações. 2008. (Outra).
    33. Mini-curso: Significado e sentido no ensino de língua materna para as séries inicias do ensino fundamental. 2008. (Outra).
    34. XX Congresso de Inicação Científica da UNESP-Área de Humanas. Ócio, Educação e Sociedade: da Grécia ao dias atuais. 2008. (Congresso).
    35. "iNTRODUÇÃO ÀS NOVAS TÉCNICAS DE PESQUISA EM CIÊNCIAS HUMANAS. 2007. (Oficina).
    36. Mini-curso: Infância e humanização: tarfeas teóricas e prátiicas- VI Jornada do núcelo de ensino. 2007. (Outra).
    37. Mini curso: Os EUA e a nova configuração do sistema internacional. 2007. (Outra).
    38. VI Jornada do Núcleo de Ensino de Marília - Marx, Gramsci e Vigotski: aproximações. 2007. (Outra).
    39. Direitos humanos na sla de aula-V Jornada do núcleo de ensino. 2006. (Oficina).
    40. Do texto ao contexto-IV Encontro do PEJA. 2006. (Oficina).
    41. Formação do professor para atuar na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental. 2006. (Outra).
    42. I Simpósio internacional em "Educação e Filosofia": perspectivas contemporâneas da Filosofia da Educação. 2006. (Simpósio).
    43. IV Encontro do PEJA- (Re) leituras de Paulo Freire. 2006. (Encontro).
    44. Mini-curso: A qualidade estética da educação. 2006. (Simpósio).
    45. O Lúdico em EJA: alegria e concentração aliadas ao conhecimento -IV Encontro do PEJA-. 2006. (Outra).
    46. V Jornada do núcleo de ensino de Marília- escola d(e) Gramsci. 2006. (Outra).
    47. XI Jornada Pedagógica- Diretrizes curriculares nacionais para o curso de pedagogia. 2006. (Outra).
    48. Comunicação corporal-IV Jornada do Núcleo de Ensino. 2005. (Oficina).
    49. IV Jornada do Núcleo de Ensino de Marília-Releitura de Marx para a educação atual. 2005. (Outra).
    50. XV Ciclo de debates Zilda Feres. 2005. (Outra).
    51. XXVIII JORNADA DE FILOSOFIA E TEORIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS: TEORIA CRÍTICA, POLÍTICA E EDUCAÇÃO. 2005. (Outra).
    52. III Jornada do Núcleo de Ensino de Marília-Confronto:: o racismo no cotidiano da sala de aula. 2004. (Oficina).
    53. III Jornada do Núcleo de ensino de Marília-Teoria Histórico -Cultural e a produção do conhecimento II encontro de crianças e adolescentes com a cidade. 2004. (Oficina).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (3)
    1. BOMFIM, J. C.. Roda de Conversa Gestão Escolar: as ações dos(as) gestores(as) e o Projeto Político Pedagógico. 2021. (Outro).. . 0.
    2. FRANCKLIN, A. ; BARBOSA, C. ; MOURA, T. A. ; CABRAL, M. P. ; BOCCHI, L. A. ; BOMFIM, J. C. ; SANDER, G. P. ; REIS, I. N. C.. Contextos Educativos em tempos de pandemia. 2020. Outro
    3. BOMFIM, J. C.. II Jornada de Pedagogia; II Jornada de Artes Cênicas e I Jornada de Artes. 2018. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:08