teste-01

Samuel Ponsoni

Graduado em Letras licenciatura Português/Inglês pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP (2008), Mestre em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2011), com fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP, e Doutor em Linguística também pela UFSCar (2015), com estágio de doutorado sanduíche pela Université Sorbonne Paris-IV(2013-2014), ambos com apoio da FAPESP. Atualmente, é Coordenador do Curso de Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda, da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG - Unidade Acadêmica Passos, Universidade na qual é também professor designado dos cursos de Jornalismo, Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda, Letras, Serviço Social e História. Coordena ainda o Grupo de Pesquisa Laboratório interdisciplinar de comunicação, discurso, acontecimento e memória - LABIAM (CNPq/UEMG). Pesquisa no campo da Ciência da Linguagem, dentro dos domínios da Análise do Discurso, relações entre literatura, linguística e estudos discursivos, principalmente noções-conceitos tais como gêneros discursivos, imagens discursivas e ethos, efeitos de pré-construído e sustentação, estereótipos, relações entre campo, escritor, autor e enunciador, comunicação política. Ao pesquisar estas relações, visa-se às compreensões entre o surgimento da dimensão textual-literária dos discursos e suas inter-relações com as condições de produção históricas e com as conjunturas sociais, assim como pesquisas sobre o próprio funcionamento do discurso político na contemporaneidade, utilizando como base teórica a Análise do Discurso de matriz francófona. (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (14)
    1. 2020-Atual. O nascimento do capitao: o discurso politico como narrativa filmica
      Descrição: A questão que se coloca neste projeto de pesquisa é: é possível então estabelecer relações discursivas entre as produções das narrativas fílmicas de Padilha, como uma matriz de sentidos, e os discursos políticos encampados pelo atual presidente brasileiro, Jair Bolsonaro em tempos mais atuais? Se sim, como aqueles primeiros enunciados são retomados/negados por Bolsonaro? Dito de outro modo, como eles são articulados de modo a formar alianças e/ou contradições discursivas com o projeto de dizer de Bolsonaro? Dessas questões então formularemos a base de pesquisa deste projeto analisando, de modo comparativo e crítico-reflexivo, e articulando três noções-conceitos bastante caras à AD: estereótipos(AMOSSY, 1991, 2007, 2008), discursos pré-construídos e discursos transversos(PÊCHEUX, 1988), para observar como os efeitos de sentidos discursivos são compreensíveis à luz de que (quais) maneira(s) e como os dois processos discursivos, dados em tempos distintos, o de Bolsonaro, se apropriando de ideologias e signifcações dos discursos das narrativas fílmicas, formando correlações discursivas que se complementam para reforçar e apresentar estereótipos políticos sobre direitos humanos, e quem milita a seu favor, e de um anti-sistema político, e quem milita seu favor.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Samuel Ponsoni - Coordenador / Rafaela dos Santos Medolago - Integrante.
      Membro: Samuel Ponsoni.
    2. 2020-Atual. Porta-vozes dos cidadaos de bem: uma analise discursiva do acontecimento eleicoes presidenciais brasileiras de 2018
      Descrição: Nosso problema de pesquisa neste projeto é fazer uma compreensão teórica e crítica acerca do uso da expressão "cidadãos de bem" , utilizada fartamente no campo de comunicação política brasileira dos últimos anos. Mais ainda, o que aqui se coloca é: por que entre tantos porta-vozes desse enunciado/expressão linguístico, por que a utilização no discurso e nas comunicações políticas de Bolsonaro tiveram mais sucesso que a de outros candidatos? Portanto, dar conta dessa questão e respondê-la analítica e teoricamente se faz o principal objetivo deste projeto de pesquisa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Samuel Ponsoni - Coordenador / Julia Evellin Silva de Jesus - Integrante.
      Membro: Samuel Ponsoni.
    3. 2019-2019. Relacoes de Memoria Discursiva: o caso do Acontecimento das Diretas Ja
      Descrição: Este projeto de pesquisa de Iniciação Científica(ID 15568) busca uma compreensão das relações de memória discursiva entre o acontecimento histórico brasileiro, em que existiu uma conjunção de grupos e suas representações de classe a se articular em favor de uma estrutura de poderes governamentais mais democrática, movimento conhecido pelo enunciado de ordem "Diretas Já!", entre os anos 1983 e 1984, e acontecimentos históricos mais recentes, que surgem no Brasil a partir dos anos 2000, em torno de enunciados que retomam, em contradição e/ou aliança, memória discursivas desses primeiros acontecimentos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Samuel Ponsoni - Coordenador / Graziela de Cássia Pereira - Integrante.
      Membro: Samuel Ponsoni.
    4. 2018-2019. Consumo simbolico em brechos: uma analise discursiva por meio da formula
      Descrição: Este projeto de Iniciação Científica busca compreender o consumo em brechós das perspectivas simbólica e significativa e como efeitos de sentido da materialidade ambiental e social, o que coloca, por seu turno, esse tipo de consumo como alternativa sustentável. Diante disso, visa criticar o modo de atuação das empresas de fast fashion, desprovido de preocupações sustentáveis, por vezes contributivo para práticas inaceitáveis de exploração do capital e do trabalho. Além disso, buscamos compreender como essa prática simbólica e material de consumo se inscreve numa compreensão social contemporânea por meio da fórmula desenvolvimento sustentável que circula nos mais distintos meios de comunicação, sob diversos suportes e/ou gêneros textuais-discursivos. É com a compreensão teórica de Alice Krieg-Planque( 2010, 2011, 2012) advinda do campo teórico da Análise do Discurso francesa, que buscamos um estofo epistemológico como um conjunto discursivo que incorpora determinado momento sócio-histórico e conjuntural, passando a funcionar como sintetizador e sintoma de questões políticas, ideológicas e sociais. A fórmula, enquanto noção-conceito teórico, remete à cristalização, sob a qual estão submersas contradições e instabilidades. A configuração discursiva desenvolvimento sustentável é apreendida pelas variações temáticas, figurativas e materiais, compreendidas como investimentos de significações que oscilam entre um núcleo, o próprio sintagma invariante, e suas variações de realização nas práticas sociais de uso da linguagem, como, por exemplo, no consumo e circulação de mercadorias reutilizadas nos brechós. Para tanto, constituímos um corpus de pesquisa que se dá pela apreensão de objetos analíticos que vêm das estratégias de marketing utilizadas e materializadas na linguagem verbal escrita de anúncios, propagandas, apresentações de coleções, descrições de produtos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Samuel Ponsoni - Coordenador / Maria Carolina Alves Lourenço - Integrante.
      Membro: Samuel Ponsoni.
    5. 2018-2019. A relacao entre Ethos e Cenografia nos discursos:uma analise comparativa entre as comunicacoes politicas brasileira e francesa
      Descrição: Este projeto busca bases teóricas para dar conta, analiticamente, de objetos constitutivos do que chamaremos de análise discursiva da comunicação política comparada. Acreditamos que uma análise discursiva da comunicação política ? prática de linguagem protagonista nos cenários sociais atuais ? possibilita frinchas teóricas que podem ser pensadas à luz de um quadro de interpretação comparativa próprio, a partir de duas noções-conceitos discursivas correlatas. Essas noções-conceitos são, nesta ordem, a de ethos discursivo e a de cenografia, ambas pautadas nos trabalhos de Dominique Maingueneau. Do primeiro conceito, ethos, tem-se a arquitetura da construção de imagens discursivas a partir da tensão enunciativa entre o que está dito e o que é mostrado na enunciação dada pela cenografia. Do segundo conceito, cenografia, entende-se a maneira própria como está engendrada a enunciação de um dado discurso. Trata-se do expediente discursivo com o qual enunciadores dos discursos enlaçam o tipo de discurso ? literário, político, filosófico etc. ? ao gênero discursivo ? no qual se materializa a enunciação discursiva ? e, dessa forma, criam-se formas de projetar e circular discursos.Sendo assim, pesquisa-se uma dimensão enunciativa que permite observar as imagens ideológicas que discursos trazem consigo a partir da dialética relação entre ethos dito, ethos mostrado e cenografia. Nossa hipótese é que essa dialética se faz uma das condições necessárias para criar um percurso de interpretação dos efeitos de sentidos suscitados pela comunicação política. Para dar conta dessa reflexão, utilizamos como corpus variados tipos de suportes e gêneros discursivos de comunicação política, tanto de casos brasileiros, quanto em casos franceses, coletados entre 2016 e 2017.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Samuel Ponsoni - Coordenador / Luciano Assis dos Santos - Integrante.
      Membro: Samuel Ponsoni.
    6. 2018-2019. Derrisao politica e memes: uma analise discursiva dos casos Temer
      Descrição: Este Projeto de Iniciação científica tem como principal objetivo compreender o gênero discursivo Meme, um gênero de circulação em ciberespaços e muito caracterizado por uma cibercultura ligada a esse ao campo do humor. Todavia, nosso objeto de análise são especificamente os memes políticos. A pesquisa se dá a partir dos pressupostos da Análise do Discurso de matriz francesa, com a qual buscamos, pela noção-conceito de Derrisão (Bonnafous, 2003; Mercier, 2001; Baronas, 2005, 2008), compreender como a derrisão, entendida como uma forma de discurso humorístico de desvalorização e satirização mais agressiva do outro discursivo, pode ser um instrumento de embate político. Para isso, trabalharemos uma corpus de memes que investem, derrisoriamente, em caracterizar o ator político Michel Temer, a partir de alguns acontecimentos históricos, como, por exemplo, a carta alegando insatisfações em relação à ex-presidenta Dilma Rousseff, publicada em outubro de 2015 ou, ainda, o discurso no Dia Internacional da Mulher, proferido em março de 2017, entre outros. Esses acontecimentos nos quais o atual presidente é caracterizado derrisoriamente em seus discursos geraram uma série de memes que o caracterizam como outro discursivo, mas não de qualquer maneira e sim de forma derrisória. Tentar responder a essas questões é o esforço fundamental desta pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Samuel Ponsoni - Coordenador / Isabela Lourenço Zaupa - Integrante.
      Membro: Samuel Ponsoni.
    7. 2017-2018. Fundamentos teoricos para um programa cientifico de analise discursiva da comunicacao politica
      Descrição: Neste projeto de pós-doutorado, buscamos bases teóricas para dar conta, analiticamente, de objetos constitutivos do que chamaremos de análise discursiva da comunicação política. Inicialmente, a investigação deriva de outras compreensões epistemológicas acerca de análise de discurso e da comunicação política, como as que tratam de fórmulas políticas, teoria das frases sem texto, reflexões do sobre relações de poder e sobre a gramática visual e semiótica social. Entretanto, acreditamos que a comunicação política ? prática de linguagem protagonista nos cenários sociais atuais ? deveria ser pensada à luz de um quadro de interpretação próprio, que concatene aspectos teóricos em um programa de investigação científico. Além disso, essa necessidade irrompe de se refletir sobre discursos políticos de maneira que não se prescinda de uma análise global desse objeto multifacetado, aprendendo-o em múltiplos planos configurantes: linguísticos, icônicos, sociais, históricos, culturais, conjunturais e institucionais e o inscrevendo a um paradigma materialista dos estudos da linguagem sob as seguintes questões: i) A comunicação política é uma prática discursiva multissemiótica deôntica; ii) A comunicação política, sendo uma prática discursiva multissemiótica deôntica, passa por princípios de gestão de produção, circulação, transformação e interpretação; iii) Os princípios de gestão de produção, circulação, transformação e interpretação da comunicação política são engendrados por regras históricas, sociais, culturais, conjunturais, linguageiras e institucionais; iv) As regras históricas, sociais, culturais, conjunturais, linguageiras e institucionais governam por meio de percursos deônticos de interpretação a própria maneira como os indivíduos interpretam os textos que lêem; v) Os percursos deônticos de interpretação são construídos por meio dos mais variados recursos semióticos. Para esse empreendimento, utilizamos variados tipos de mídiuns e gêneros discursivos, para testar as hipóteses e respondê-las teórica e analiticamente.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Samuel Ponsoni - Coordenador / Roberto Leiser Baronas - Integrante.
      Membro: Samuel Ponsoni.
    8. 2017-2018. Blog de comentario politico: uma analise discursiva
      Descrição: Neste projeto de Iniciação Científica, buscamos analisar o papel que o blog de comentários políticos ? Blog do Josias de Souza, que circula no site do Universo On Line ? UOL ? ocupou nas eleições presidenciais brasileiras de 2010 e 2014. Analisar esse papel, no entanto, não de qualquer maneira, mas sim por meio da compreensão dos direcionamentos de sentido criados e utilizados nos destacamentos feitos das falas dos atores políticos, na ocasião candidatos à presidência, à luz das teoria discursiva das frases sem texto, sobretudo de Dominique Maingueneau.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Samuel Ponsoni - Coordenador / Laura Vitor Resende - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Samuel Ponsoni.
    9. 2017-2017. Comunicacao politica em fundamentos discursivos para analise de casos brasileiros
      Descrição: Este projeto de Iniciação Científica tem o objetivo principal buscar objetos constitutivos para se pensar uma análise discursiva da comunicação política. Essa empreita analítica e teórica se dá à luz de um quadro de interpretação próprio e que reflita sobre discursos políticos de maneira que não se prescinda de uma análise global desse objeto multifacetado, aprendendo-o em múltiplos planos configurantes: linguísticos, icônicos, sociais, históricos, culturais, conjunturais e institucionais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Samuel Ponsoni - Coordenador / Fernanda Freire de Sousa - Integrante.
      Membro: Samuel Ponsoni.
    10. 2017-2017. Os efeitos de sentido de Golpe ou Revolucao: a narrativa do acontecimento discursivo em 1964
      Descrição: O objetivo dessa pesquisa Iniciação Científica é compreender, à luz das noção-conceito de narrativa do acontecimento, ancorada sobretudo em Jacques Guilhaumou e na teoria francesa de discurso, como os acontecimentos de abril de 1964 puderam se sustentar no plano linguístico-discursivo, a partir do discursivo midiático, e criar direcionamentos de efeitos de sentido de \"revolução\" em detrimento de \"golpe\".. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Samuel Ponsoni - Coordenador / Julia Palhardi Ataíde - Integrante.
      Membro: Samuel Ponsoni.
    11. 2017-Atual. Grupo de Pesquisa - LABIAM - Laboratorio interdisciplinar de comunicacao, discurso, acontecimento e memoria
      Descrição: De maneira geral, os objetivos propostos para as linhas de Pesquisa deste Grupo de Pesquisa se devem à necessidade de compreensão das múltiplas formas de expressão das práticas e processos discursivos que existem entre linguagem e comunicação dos e nos acontecimentos históricos, valendo-se de recursos linguísticos e da inscrição da memória social nos próprios acontecimentos, tornando-os, portanto, discursos na concepção epistemológica de que esse fenômeno social da manifestação da linguagem é o ponto de encontro de memórias e de atualidades nos acontecimentos, engendrados por ideologias, efeitos de sentido e formações-formulações do dizer histórico que se materializam na evidência da comunicação. Dessa forma, pela linha 1, especificamente, busca-se a compreensão científica de como e porque os fenômenos sociais de comunicação de massa se imbricam, se inscrevem e são possíveis de ser percebidos pelos sujeitos de um dado grupo social, ou da sociedade de maneira mais ampla, por meio dos recursos e expedientes linguísticos utilizados para realizar tais comunicações. Já pela linha 2, especificamente, busca-se a compreensão científica de como e porque se dão alguns processos, e não outros, de formação-formulação dos dizíveis de determinados discursos nas memórias sociais que são criadas e dadas a circular pelos grupos sociais ou, de maneira mais ampla, pela sociedade, formando, assim, elementos que vão desde a constituição de uma lexia, passando pelo direcionamento dos sentidos e efeitos de sentidos dos discursos e dos acontecimentos, até a formação de clichês, estereótipos e fórmulas socioculturais para a adesão dos sujeitos a esses mesmos discursos criados e/ou direcionados. Ambas as linhas se valem teórica e metodologicamente de campos de saberes que lidam interdisciplinarmente com as teorias de comunicação, como, por exemplo, os trabalhos derivados da Escola de Chicago e da Escola de Frankfurt; teorias discursivas, sobretudo as de matriz francesa, a partir de trabalhos de pesquisadores tais como Michel Pêcheux, Dominique Maingueneau, Alice Krieg-Planque, Sophie Moirand, Jacques Guilhaumou, Jean-Jacques Courtine, Roberto Leiser Baronas, Mónica Zoppi-Fontana, Sírio Possenti, entre outros; e as teorias de história social e história e cultura política, fundamentadas em pesquisadores tais como René Remond, Michel Foucault, Michel de Certeau, entre outros, o que, para estes últimos, ressalta-se, também se inscrevem epistemologicamente nas concepções filosóficas e discursivas das teorias a que ora chamamos de teorias de matriz francesa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . Integrantes: Samuel Ponsoni - Coordenador / Laura Vitor Resende - Integrante / Fernanda Freire de Sousa - Integrante / Julia Palhardi Ataíde - Integrante / Tamires Cristina Bonani Conti - Integrante / Frederico Daia Firmiano - Integrante / Jean Carllo Sousa Silva - Integrante.
      Membro: Samuel Ponsoni.
    12. 2011-2015. Etica, estetica e ethos discursivo como processos de subjetivacao e incorporacao de sujeitos em narrativas literarias brasileiras
      Descrição: Durante um dos regimes ditatoriais brasileiro (1964-1985), manifestações artísticas de diversas ordens, mesmo que restritas por censuras legalizadas institucionalmente, não cessaram totalmente. Dada a importância dessas manifestações artísticas no período referido como uma das tentativas de escapar, entender e criticar a opressão sociopolítica e, entre essas manifestações, as literárias, é nosso objetivo analisar de que forma as construções autorais literárias criaram condições de possibilidade para produzir subjetividades e incorporar sujeitos-interlocutores a lugares discursivos de sentidos, por meio das narrativas de alguns livros publicados no Brasil daquele momento. Sendo assim, querermos refletir como as obras Cadeiras proibidas, 1976, Os banheiros, 1979, Seminário dos ratos, 1977 e A máquina extraviada, 1976, geriram imagens de si, da perspectiva do ethos discursivo, para um contexto histórico-social específico, capazes de construir saberes subjetivos e identitários sobre sujeitos e a história que os cercavam, engendrando de algumas maneiras sua cena enunciativa, ou seja, levando-se em conta um tipo de discurso, certos gêneros e a maneira como se desenvolveram as narrativas, bem como um conjunto de autores que se propuseram a uma forma de narrar suas construções autorais. Esses elementos, acreditamos, compõem o conjunto de formas de adesão dos interlocutores a um discurso almejado por seus autores, inicialmente diante de uma interpretação da ética e da estética, construindo, assim, dispositivos de saber para novas formas de subjetividades e identificações. De um mirante discursivo, sobretudo de orientação francófona, passando por Foucault e Maingueneau, trataremos os materiais de análise a partir do procedimento metodológico que busca em um mesmo processo descrever/interpretar elementos linguísticos e elementos discursivos, compreendidos no ethos da dimensão cenográfica e nos dispositivos de saberes de subjetividade éticos e estéticos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Samuel Ponsoni - Coordenador.
      Membro: Samuel Ponsoni.
    13. 2010-Atual. Laboratorio de Estudos Epistemologicos e de Discursividades Multimodais - LEEDIM
      Descrição: O Laboratório de Estudos Epistemológicos e de Discursividades Multimodais - LEEDIM está organizado em torno de dois grandes programas de pesquisa. No primeiro, objetiva-se discutir inicialmente, os deslocamentos epistemológicos e metodológicos produzidos por autores brasileiros e franceses no domínio da Análise do Discurso de orientação francesa do final dos anos oitenta até os dias atuais; num segundo momento, verifica-se em que medida esses deslocamentos epistemológicos e metodológicos podem ser aplicados a diferentes corpora de diferentes geografias e, por último, faz-se uma descrição/interpretação da escrita da história linguageira dos conceitos da Análise do Discurso de orientação francesa tanto na geografia francesa quanto na brasileira. No segundo, busca-se compreender o modo como os mais diversos suportes midiáticos por meio de textos verbais e multimodais constroem uma escrita da história de campanhas presidenciais brasileiras bastante distinta da história oficial veiculada nos editoriais, nos artigos de opinião, nas análises políticas, por exemplo. Elege-se como corpora de análise, por um lado, textos verbais que colocam em destaque pequenos enunciados, que produzem determinados acontecimentos políticos e textos multimodais: fotografias derrisórias, fotomontagens, charges impressas, charges eletrônicas, caricaturas políticas e, textos sobre o anedotário político brasileiro, veiculados por jornais, sites e revistas brasileiras de grande circulação nacional durante os primeiros e segundos turnos das campanhas presidenciais brasileiras de 1998, 2002, 2006 e 2010. A Análise do Discurso de orientação francesa em diálogo com os estudos da Nova História são as perspectivas teórico-metodológicas que sustentam os programas de pesquisa do LEEDIM. Os resultados das pesquisas estão sendo publicados em livros, capítulos de livros, periódicos e anais de eventos científicos nacionais e internacionais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Samuel Ponsoni - Integrante / Roberto Leiser Baronas - Coordenador / Lígia Boin Menossi de Araújo - Integrante.
      Membro: Samuel Ponsoni.
    14. 2009-2011. Analise discursiva da literatura como dispositivo enunciativo: o caso de Cadeiras proibidas
      Descrição: No Brasil, entre 1964 e 1985, liderado por militares, instalou-se no poder do Estado um regime ditatorial que cerceou muitos direitos civis e humanos de indivíduos ou instituições que mantiveram posicionamento político-ideológico contra esse governo repressivo. Embora restritas por censuras institucionais, as manifestações artísticas de diversas ordens não cessaram totalmente. Houve resistência. Assim, dada a importância dessas manifestações artísticas durante o período como uma das tentativas de escapar à imposição do silêncio discursivo e, entre elas, as manifestações literárias, existem alguns estudos cujo objetivo é refletir sobre as condições históricas que as obras, porventura, carregam consigo: um pano de fundo que recobre o conteúdo dessas obras; ou, então, estudos cujo objetivo é refletir as propriedades estruturais, normativas ou de estilos empreendidos: uma forma estética que as compõe. Essas pesquisas se dão em diversas linhas teóricas, sejam ligadas a teorias literárias, sejam ligadas a teorias sociais. De outro mirante teórico, nosso objetivo com esta dissertação é tentar analisar quais foram as condições de possibilidade enunciativo-discursivas de uma coletânea de contos, publicada no Brasil durante o período histórico referido, analisando-a como um dispositivo enunciativo de comunicação em duas possibilidades basicamente: a criação paratópica e a cenografia. Para tanto, tomamos Cadeiras proibidas, do escritor brasileiro Ignácio de Loyola Brandão, como material de análise para, a partir das premissas elencadas, levá-lo a um conjunto de hipóteses que vão desde o posicionamento autoral em um campo literário até as formas linguístico-discursivas da cenografia, com a qual os contos estão engendrados, fazendo dos textos da obra a própria gestão do contexto. Dessa forma, mobilizando categorias analíticas discursivas, sobretudo as forjadas por Dominique Maingueneau, porém com matizes de outros teóricos da análise do discurso de orientação francesa, tentaremos responder a essas hipóteses e análises do trabalho.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Samuel Ponsoni - Integrante / Roberto Leiser Baronas - Coordenador.
      Membro: Samuel Ponsoni.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. Paraninfo do Curso de Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG.. 2020.
      Membro: Samuel Ponsoni.
    2. Projeto Audiovisual, Pró-Reitoria de Extensão - UEMG.. 2017.
      Membro: Samuel Ponsoni.
    3. Honra ao mérito, Fundação de Ensino Superior de Passos/Universidade Estadual de Minas Gerais.. 2014.
      Membro: Samuel Ponsoni.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (43)
    1. I Seminário Internacional de Estudos em Linguística Popular e I Instituto de Análise Caipira do Discurso ? homenagem a Amadeu Amaral pelo centenário de publicação do livro O Dialeto Caipira.Discurso e memória: a língua dos sapateiros da cidade de Passos. 2020. (Seminário).
    2. Live Discurso em tempos de pandemia.Pandemia da crise e o discurso destrutivo do capital. 2020. (Outra).
    3. 16 Internacional Conference on Social Sciences.Political slogans and implicit discourses: a case analysis of the 2018 Brazilian presidential campaign. 2018. (Outra).
    4. JADIS VIII/ CIED III. Estereótipos de mulher: relações de aliança discursiva nos casos Veja e Temer. 2018. (Congresso).
    5. 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.Discurso em análise: perspectivas. 2017. (Seminário).
    6. XXXI Congreso ALAS - Associación LatinoAmericana de Sociologia. 2017. (Congresso).
    7. XXXII Encontro Nacional da Anpoll - Enanpoll - as ciências da linguagem e a(s) voz(es) e o(s) silenciamento(s) de vulneráveis: reflexões e práxis - homenagem ao Prof. Luiz Antônio Marcuschi.Título. 2017. (Encontro).
    8. ALED - Associação Latino-americana de Estudos do Discurso. Análise Discursiva da Comunicação Política como Prática de Múltiplas Semioses. 2016. (Congresso).
    9. JADIS VI - CIED II. Comunicação política e dispersão de poder: uma análise dos blocos de capacidade-comunicação-poder na mídia brasileira. 2016. (Congresso).
    10. VI Coloquio e I Instituto da Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso so.Mesa de abertura: concepções gerais de teorias do discurso. 2016. (Outra).
    11. XXXI Encontro Nacional da Anpoll.O discurso intelectual francês em distintas gerações discursivas: Pêcheux e Foucault aos de Jean-Jacques Courtine e Johannes Anguermuller. 2016. (Encontro).
    12. ALED - Associação Latino-americana de Estudos do Discurso. Uma reflexão teórica acerca do discurso literário:onde o ficcional e o não ficcional se encontram?. 2015. (Congresso).
    13. De la controverse scientifique à la controverse sociale - ADAL. 2014. (Seminário).
    14. Donné hybrides et contextualisation des corpus. 2014. (Outra).
    15. IV Ciclo de Palestras em Análise do Discurso. 2014. (Encontro).
    16. L'Analyse de la presse brésilienne - ADAL(Analyse des discours de L'Amérique Latine). 2014. (Seminário).
    17. La Dictadura en La Escuel. Las versiones para Ninõs de la Historia Reciente. 2014. (Encontro).
    18. La notion d'ethos-ADAL(Analyse des discours de L'Amérique Latine). 2014. (Seminário).
    19. 1ª JEDIL - Jornada de Estudos de Divulgação Científica em Linguística. 2013. (Outra).
    20. Conali - O Congresso Nacional de Linguagens em Interação: Múltiplos Olhare. 2013. (Congresso).
    21. La notion d'événement - ADAL(Analyse des discours de L'Amérique Latine). 2013. (Seminário).
    22. La notion de formule - ADAL(Analyse des discours de L'Amérique Latine). 2013. (Seminário).
    23. Leaders et leaderships - ADAL(Analyse des Discours de L'Amérique Latine. 2013. (Seminário).
    24. VIII Congresso Internacional da Abralin. 2013. (Congresso).
    25. 60º seminário do GEL. 2012. (Seminário).
    26. IV Seminário Cenas Enunciação. 2012. (Seminário).
    27. III Seminário Cenas da enunciação. 2011. (Seminário).
    28. Silel - XIII Simpósio Nacional de Letras e Linguística e III Simpósio internacional de letras e linguística. 2011. (Simpósio).
    29. V seminário de pesquisa em andamento. 2011. (Seminário).
    30. Palestra Discurso político: fronteiras nebulosas ? Dominique Maingueneau. 2010. (Outra).
    31. 57º seminário do GEL. 2009. (Seminário).
    32. II Colóquio internacional de Análise do Discurso. 2009. (Simpósio).
    33. Palestra A Noção de Autoria em Análise do Discurso - Dominique Maingueneau. 2009. (Outra).
    34. Palestra Linguística e interdisciplinaridade ? José Luiz Fiorin. 2009. (Outra).
    35. Palestras La Citacion dans la Perspective Bakhtienienne. 2009. (Outra).
    36. X seminário do LABOR - UFSCar:" A representação do MST na mídia ". 2008. (Seminário).
    37. XI Semana de Letras da Unaerp. 2007. (Encontro).
    38. Palestra: Os franceses e os livros: uma paixão sem preconceitos. 2006. (Encontro).
    39. Palestra de Introdução à Língua Francesa. 2006. (Oficina).
    40. X Semana de Letras da Unaerp. 2006. (Encontro).
    41. Mesa Redonda: Jean Paul Sartre. 2005. (Encontro).
    42. Comunicação oral de pesquisas no V Congresso de Inciação Científica - CONIC. 2004. (Congresso).
    43. VIII Semana de Letras da Unaerp. 2004. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (19)
    1. PONSONI, SAMUEL; BARONAS, R. L.. I Seminário Internacional de Estudos em Linguística Popular e I Instituto de Análise Caipira do Discurso ? homenagem a Amadeu Amaral pelo centenário de publicação do livro O Dialeto Caipira. 2020. Congresso
    2. HENRIQUES, S. M. ; PONSONI, SAMUEL. III Semana de Letras - UEMG Passos. 2020. Outro
    3. PONSONI, SAMUEL. XI Semana de Comunicação da UEMG. 2020. (Outro).. . 0.
    4. PONSONI, S.; BARONAS, R. L. ; ARAUJO, L. B. M. ; CONTI, T. C. B. ; COSTA, J. L.. XXXIII Encontro Nacional da ANPOLL - ENANPOLL. 2018. Congresso
    5. PONSONI, S.; SILVA, J. C. S.. Fake News e Pós-Verdade: perspectiva para as eleições 2018. 2018. Outro
    6. PONSONI, S.. IX Semana de Comunicação da UEMG Passos. 2018. (Outro).. . 0.
    7. PONSONI, S.. Aula inaugural: H(á) (des)ordem no discurso da mídia. 2017. (Outro).. . 0.
    8. PONSONI, S.. XXXII Encontro Nacional da Anpoll - Enanpoll - as ciências da linguagem e a(s) voz(es) e o(s) silenciamento(s) de vulneráveis: reflexões e práxis - homenagem ao Prof. Luiz Antônio Marcuschi. 2017. (Congresso).. . 0.
    9. MACHADO, J. C. ; PONSONI, S.. Primeiro Congresso de Ciências da Linguagem do Sudoeste de Minas. 2017. Congresso
    10. GARBIM, G. C. V. ; PONSONI, S. ; SILVA, J. C. S.. Primeiro Encontro de Mulheres UEMG. 2017. Outro
    11. PONSONI, S.. VI Colóquio da ALED - Análise do Discurso: novos conceitos de trabalho?. 2016. (Outro).. . 0.
    12. PONSONI, S.. VII Ciclo de Palestras em Análise do Discurso. 2015. (Outro).. . 0.
    13. PONSONI, S.. VI Ciclo em Análise de Discurso. 2014. (Outro).. . 0.
    14. PONSONI, S.. II Jornada de Estudis Saussurianos. 2014. (Outro).. . 0.
    15. PONSONI, S.. V Colóquio da ALED - Análise do Discurso: novos conceitos de trabalho?. 2014. (Congresso).. . 0.
    16. PONSONI, S.. IV Ciclo de Palestras em Análise do Discurso. 2013. (Outro).. . 0.
    17. PONSONI, S.. XX Congresso de Iniciação Científica e no V Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da UFSCar - CIC. 2013. (Congresso).. . 0.
    18. PONSONI, S.. X Congresso Internacional da Associação Latino-americana de Estudos do Discurso - ALED. 2013. (Congresso).. . 0.
    19. PONSONI, S.. IV Seminário Cenas da Enunciação. 2012. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (2)
    • Samuel Ponsoni ⇔ Frederico Daia Firmiano (4.0)
      1. PONSONI, SAMUEL; FIRMIANO, F. D.. O discursivo destrutivo do capital e a crise da pandemia. LINGUASAGEM (SÃO PAULO). v. 35, p. 136-161, issn: 1983-6988, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. PONSONI, S. ; FIRMIANO, F. D.. O eterno 'homem bom' na política brasileira: uma análise do caso Moro. LINGUASAGEM (SÃO PAULO). v. 29, p. 195-211, issn: 1983-6988, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. PONSONI, SAMUEL; FIRMIANO, F. D.. Live Pandemia da crise e o discurso destrutivo do capital. 2020. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
      4. DAIA FIRMIANO, FREDERICO. 'Equívocos' na argumentação como sintoma de ideologias e contradições históricas de produção dos discursos. 2017. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

    • Samuel Ponsoni ⇔ Antonio Donizeti de Carvalho (1.0)
      1. CARVALHO, A. D.; PONSONI, S.. Minicurso ?Jornalismo Literário? - VII Semana dos Cursos de Comunicação e Jornalismo da UEMG ? Unidade Passos. 2016. Curso de curta duração ministrado/Outra
        [ busca Google | busca Bing ]




Data de processamento: 04/03/2021 17:16:08