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Daniele Cristina Goncalves

Possui Graduação em Matemática pela Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (2006), Especialização em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2010) e Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto (2012), na área de Educação Matemática no Ensino Superior. Tem experiência como professora no Ensino Médio e no Ensino Superior. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6607528403589186 (23/08/2020)
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  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais. Avenida Brasília, 1304 Baú 35930314 - João Monlevade, MG - Brasil Telefone: (31) 38593200 URL da Homepage: http://www.faenge.uemg.br/
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  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2019-2020. MULHERES EM PROL DA CIENCIA: DE ESTUDANTES PASSIVAS A CIENTISTAS BRILHANTES
      Descrição: A iniciativa tem por objetivo estimular e despertar o interesse de estudantes do sexo feminino pelas áreas das ciências exatas, engenharias e computação. Esta concepção da proposta é dinâmica e multilateral, envolvendo desde as dificuldades e desinteresses pelas disciplinas das ciências exatas, até a facilitação do ensino desta ciência por meio de atividades lúdicas em sala de aula, por meio da utilização de instrumentos de baixo custo que possibilitem tornar palpável o conhecimento considerado abstrato, e atividades complementares relacionadas às olimpíadas científicas, com foco na matemática.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Daniele Cristina Gonçalves - Coordenador / Fabricia Nunes de Jesus Guedes - Integrante / Gracielle Antunes de Araújo - Integrante / Nilza Maria de Carvalho - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Daniele Cristina Goncalves.
    2. 2019-2020. A IMPORTANCIA DA INICIACAO CIENTIFICA E SUA RELACAO COM A FORMACAO DE JOVENS PESQUISADORES: UM ESTUDO NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS ? UNIDADE JOAO MONLEVADE
      Descrição: Esta pesquisa visa investigar a importância da iniciação científica na formação dos engenheiros da Faculdade de Engenharia de João Monlevade, e, assim, elaborar um banco de dados sobre as pesquisas desenvolvidas nesta Unidade, e inferir sobre a formação de pesquisadores após a graduação. Ademais, o desenvolvimento deste trabalho permitirá obter um paronama da evoluçãodo número de pesquisas e alunos participantes de editais desde a fundação da Faculdade até o presente momento. Outro aspecto importante será a oportunidade, de por meio deste estudo, fomentar a participação dos alunos em projetos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Daniele Cristina Gonçalves - Integrante / Fabricia Nunes de Jesus Guedes - Coordenador / André Luiz Mendes Pereira - Integrante.
      Membro: Daniele Cristina Goncalves.
    3. 2018-2019. ESTUDO DA UTILIZACAO SUSTENTAVEL DE FIBRA DE COCO VERDE NA FABRICACAO DE TIJOLOS DE SOLO-CIMENTO
      Descrição: Atualmente, maior parte dos resíduos gerados são destinados a aterros sanitários. No entanto, esses lugares possuem uma vida útil, isto é, um prazo de uso. Desta maneira, o desenvolvimento do uso da fibra de coco como matéria-prima para a produção de tijolos objetiva inicialmente reduzir a quantidade de resíduos desse material nos aterros sanitários, o que é de grande importância para sociedade. Os tijolos solo-cimento, que são fabricados por meio de prensas manuais, não utilizam a queima de biomassa para o processo de cura, dessa forma, grandes quantidades de madeira são poupadas, o que proporciona um grande ganho ambiental e econômico.Dessa forma, além de produzir tijolos com as cascas do coco, objetiva-se também executar análises laboratoriais para comprovar a qualidade do produto produzido, além de verificar a viabilidade em relação à construção civil, por meio de testes feitos através de pesquisas bibliográficas e de campo. Outro fator que agrega relevância a esse trabalho é que o mesmo fomenta a consciência ambiental e social, tendo em vista que o acúmulo de cascas de coco em aterros sanitários e o seu descarte inadequado agride diretamente o meio ambiente e, como efeito, afeta a qualidade de vida da população.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Daniele Cristina Gonçalves - Coordenador / Luiz Otávio Menezes Teles - Integrante / Zaira Guedes Araújo - Integrante / André Felipe Gonçalves Soares - Integrante.
      Membro: Daniele Cristina Goncalves.
    4. 2018-2018. CARACTERIZACAO DO ALUNO INGRESSANTE NOS CURSOS DE ENGENHARIA
      Descrição: A evasão dos alunos nos cursos de engenharia é um problema enfrentado pelas Instituições de Ensino Superior - IES, o que demostra a necessidade de criar ações voltadas à redução dos altos índices de desistência evidenciados nos cursos de Engenharia. Uma análise permanente do perfil dos alunos ativos pode contribuir para que as IES criem políticas e ações que facilitem o enfrentamento dessa problemática e, assim, possibilitem que um maior número de profissionais conclua o ensino superior.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Daniele Cristina Gonçalves - Coordenador / Maria Auxiliadora Lage - Integrante / Poliane Cândida Nogueira - Integrante / Bruna Pereira Pinho - Integrante / Keidson Araújo Lisboa - Integrante / Amanda Lara Amaral Santana - Integrante.
      Membro: Daniele Cristina Goncalves.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (23)
      1. XII Encontro Nacional de Educação Matemática.Formas de pensamento matemático evidenciadas em conceitos básicos de trigonometria. 2016. (Encontro).
      2. Jornada do Conhecimento Bernoulli - Formação Continuada de Professores e Gestores. 2015. (Encontro).
      3. Jornada do Conhecimento Bernoulli - Formação Continuada de Professores e Gestores. 2014. (Encontro).
      4. 27ª Reunión Latinoamericana de Matemática Educativa - RELME.Discutindo a utilização de tecnologias no ensino de Cálculo a partir de atividades investigativas relacionadas a aplicações das derivadas. 2013. (Encontro).
      5. Jornada do Conhecimento Bernoulli - Formação Continuada de Professores. 2013. (Encontro).
      6. V Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto.Atividades Investigativas utilizando o GeoGebra e suas contribuições para a ressignificação de conceitos em Aplicações de Derivadas. 2013. (Encontro).
      7. VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática. Aplicações das derivadas e atividades investigativas: um estudo com a utilização do software GeoGebra. 2013. (Congresso).
      8. XI Encontro Nacional de Educação Matemática - XI ENEM.O ensino de Geometria Métrica Espacial pautado na articulação entre os registros de representação semiótica. 2013. (Encontro).
      9. III Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática. 2012. (Encontro).
      10. Jornada do Conhecimento Bernoulli - Formação Continuada de Professores e Gestores. 2012. (Outra).
      11. VI Encontro Mineiro de Educação Matemática.Atividades investigativas de aplicações das derivadas utilizando o GeoGebra. 2012. (Encontro).
      12. II Encontro Regional de Educação Matemática de Ipatinga.Discutindo o ensino de Derivadas e suas aplicações no Cálculo I. 2011. (Encontro).
      13. III Colóquio de Educação Matemática.Aplicações das Derivadas no Cálculo I: uma atividade investigativa aplicada à Engenharia de Produção utilizando o GeoGebra. 2011. (Outra).
      14. XI Semana da Matemática e III Semana da Estatística e II Encontro Nacional de Matemática e Estatística.Aplicações das Derivadas no Cálculo I: uma atividade investigativa aplicada à Engenharia de Produção utilizando o GeoGebra. 2011. (Encontro).
      15. I Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática. 2010. (Encontro).
      16. III Encontro de Educação Matemática do Nordeste Mineiro.Algumas considerações sobre o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Cálculo Diferencial e Integral. 2010. (Encontro).
      17. X Encontro Nacional de Educação Matemática.O uso do Geogebra no ensino de limite. 2010. (Encontro).
      18. XIV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.Aplicações das Derivadas no Ensino de Cálculo I: Atividades Investigativas utilizando o GeoGebra. 2010. (Encontro).
      19. IV Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto. 2009. (Encontro).
      20. V Encontro Mineiro de Educação Matemática.Investigando o Conceito de Derivada com Utilização do Software Geogebra. 2009. (Encontro).
      21. I Fórum Mineiro de Educação Básica. 2008. (Outra).
      22. IV Seminário de Matemática. 2004. (Seminário).
      23. III Seminário de Ciências e Matemática da FACHI.Oficina: Bases Não-Decimais. 2003. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (0)

      Lista de colaborações



      Data de processamento: 04/03/2021 17:16:07