Lattes UEMG

Heslley Machado Silva

Pós-doutor em Educação e Ciência pela Universidade do Minho, Portugal (2016). Doutor em Educação na Universidade Federal de Minas Gerais (2015), programa Latino-americano e linha de pesquisa Educação e Ciência, possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), com especialização em Biotecnologia pela Universidade Federal de Lavras e especialização em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atualmente é professor Titular I e pesquisador do Centro Universitário de Formiga/MG (UNIFOR/MG). Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Embriologia, Genética, Evolução, Zoologia e coordenação de cursos de Ciências Biológicas. Tem coordenado vários projetos de pesquisa no campo da educação, ensino de evolução e saúde. Atua também como pesquisador do UNIFOR/MG, nas áreas de saúde, educação e evolução. Co-editor da revista multidisciplinar Conexão Ciência. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6465917009172070 (02/03/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: CEPEP/UNIFORMG. Avenida Dr. Arnaldo Sena, 328 Água Vermelha 35570000 - Formiga, MG - Brasil Telefone: (37) 33291400 URL da Homepage: www.uniformg.edu.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (16)
    1. 2019-Atual. Vicio em celular e redes sociais: um novo desafio no Ensino Superior.
      Descrição: O uso excessivo de smartphones tem se tornando uma preocupação pela amplitude do fenômeno, apesar do reconhecimento das facilidades que esse dispositivo traz para a vida moderna. Esse comportamento tem sido percebido como uma dependência, uma desordem mental, pelo nível de danos que podem causar ao indivíduo e à sociedade. Estes danos podem ser exemplificados pelos problemas de saúde e mentais, isolamento, perda de compromissos, obrigações e demanda de tempo que o vício exige. É importante dimensionar como este distúrbio se manifesta entre os alunos do UNIFOR, pois como o fenômeno tem escala mundial, é evidente que temos que enfrentá-lo no ambiente universitário. Para esta investigação propõe-se o uso do questionário PMPUQ, utilizado em pesquisas em várias partes do mundo para analisar a dependência de celulares e algumas questões específicas para a exploração do tema entre estudantes do curso superior. Pretende-se dimensionar o distúrbio no Centro Universitário, analisá-lo frente à literatura pertinente, estabelecer comparações com os resultados em outros países e propor ações para minimizar suas consequências para os alunos, professores e toda a comunidade escolar.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Heslley Machado Silva - Coordenador / Nayara Souza Vieira - Integrante / Sabrina de Assis Carneiro - Integrante.
      Membro: Heslley Machado Silva.
    2. 2019-Atual. Cancer no Municipio de Formiga/MG razoes para os indices epidemiologicos fora da media.
      Descrição: O câncer constitui um dos maiores desafios à saúde pública no mundo todo. Apesar de considerada uma doença de alta mortalidade, são conhecidos diversos fatores de risco, comportamentais, ambientais, entre outros, que concorrem para aumentar ou diminuir a incidência e mortalidade em relação ao câncer. Considerando a carência de dados relativos às neoplasias em município de médio porte e das informações de mortalidade na cidade de Formiga coletadas em pesquisa anterior, propõe-se investigar quais as possíveis razões de índices fora da média estadual e nacional. Para esta pesquisa intenta-se utilizar um questionário para detectar padrões de risco ou de proteção que podem estar influenciando na incidência e mortalidade de câncer no município. Este questionário será aplicado nas diversas regiões da cidade em uma amostragem significativa. Pretende-se que seja possível aferir nos dados do questionário as razões dos desvios da média de mortalidade de câncer na cidade de Formiga. Intenciona-se que essas informações possam sugerir e orientar ações de saúde locais que possam diminuir o impacto de fatores locais de aumento dos casos de neoplasias e incentivar condutas dos agentes que estejam sendo efetivas no mesmo sentido.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Heslley Machado Silva - Coordenador / Rafael Douglas da Cunha - Integrante / Leandro Pimentel da Silva dos Santos - Integrante.
      Membro: Heslley Machado Silva.
    3. 2017-2019. O Ensino de Evolucao em tres paises latino-americanos na visao dos professores de Biologia: uma abordagem qualitativa.
      Descrição: A questão da polêmica do ensino de evolução biológica, seu conflito com a religião tem se acentuado no Brasil e em várias outras partes do mundo. Essa questão foi objeto de pesquisa e análise em projetos anteriores de abordagem quantitativa e comparativa pelo proponente na América Latina. Em continuidade a essa investigação propõe-se a realização de entrevistas com professores de Biologia na Argentina, no Brasil e no Uruguai, visando captar de forma qualitativa o discurso dos professores sobre o ensino da teoria darwiniana e todas as questões que ela suscita. As entrevistas serão gravadas, transcritas e analisadas pela técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. É importante ressaltar a carência de estudos comparativos e qualitativos sobre a educação na América Latina. Pretende-se que sejam apresentações em eventos internacionais para a socialização dos resultados, a publicação de artigos científicos em revistas internacionais e que possam surgir novos caminhos de investigação sobre o tema com parceiros na América Latina.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Heslley Machado Silva - Coordenador / Taísa Carolina da Silveira - Integrante / Giovana Batista Soares - Integrante / Micaely Diniz Lamounier - Integrante / Vivian Spínola Silva - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Heslley Machado Silva.
    4. 2017-2019. Prevalencia e prevencao do Cancer no municipio de Formiga/MG e demais municipios em um perimetro de 70 Km.
      Descrição: O câncer tem se tornado uma das doenças mais importantes para a saúde pública mundial, portanto seu estudo epidemiológico é muito relevante. Ocorre atualmente um aumento do número de casos de câncer em face do envelhecimento da população. Estudos de âmbito global e por países tem sido desenvolvidos, porém há pouco destaque para investigações locais, essa proposta visa ocupar essa lacuna. Pretende-se usar a base de dados dos órgãos federais, estaduais e municipais para levantar os tipos de câncer mais frequentes nas cidades circunvizinhas de Formiga. Objetiva-se também entrevistar os médicos oncologistas e clínicos gerais com notória experiência em diagnóstico em neoplasia sobre essa incidência, possíveis causas e prevenção. A partir dessas fontes, dados epidemiológicos e falas dos médicos, pretende-se elaborar propostas de prevenção locais apoiadas na mais recente literatura científica para prevenir os tipos de câncer mais frequente nas cidades pesquisadas. Por fim, preconiza-se que esse trabalho possa inspirar campanhas de prevenção nos municípios investigados, publicação de artigos e que abra caminho para novas investigações sobre as neoplasias, baseadas nesta metodologia.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Heslley Machado Silva - Coordenador / Wesley Araújo Silva - Integrante / Brenda Luiza Cândido - Integrante / Ana Paula Guimarães - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Heslley Machado Silva.
    5. 2016-2016. Biology teachers? conceptions of three Latin American countries about human's place in nature and the human mind.
      Descrição: What is the place of human beings in the animal kingdom? How teachers conceive the human mind? The project intends to answer these questions in secondary education, in which biology teachers discuss the human's place its origin and evolution, as well as discuss the physiology and anatomy of the human brain. It is believed that the teacher's vision can impact their students? conceptions regarding these questions and their religiosity. It is intended to use questions from the European questionnaire, used in various continents, to portray the concepts of biology teachers. Questions about the origin of humans, God's role in this process and human's place in the evolutionary process and questions about the human mind will be analysed. Furthermore, interviews will be conducted seeking to validate and discuss the results of the questionnaire. The research subjects are the teachers of three Latin American countries with contrast between church and state: Argentina, Brazil and Uruguay.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Heslley Machado Silva - Coordenador / Elaine Sandra Nicolini Nabuco de Araújo - Integrante / Graça Simões de Carvalho - Integrante / Isabela M. S. Leão - Integrante / Martin Andrés Diaz - Integrante / Gabriela Varela Belloso - Integrante / Ivanna H. Tomasco - Integrante. Financiador(es): University of Oxford - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 2
      Membro: Heslley Machado Silva.
    6. 2015-2017. Criacionismo e Evolucao para Professores de Biologia em tres paises latino-americanos com contraste de relacao entre Estado e Igreja: estabelecendo comparacoes.
      Descrição: O conflito entre o conhecimento científico e religioso tem ressurgido em diversas esferas da sociedade. Entre os temas mais sensíveis emerge o ensino da evolução biológica, com repercussões no campo da política educacional. Sustenta-se como hipótese que o contexto em que o professor de Biologia está inserido pode influenciar a sua prática. Diante disso, se propõe um projeto de pesquisa comparada, utilizando metodologia quantitativa e qualitativa, entre três países da América Latina com relações distintas entre Estado e igreja. Isto porque foi constatado um contraste nas relações entre Estado e igreja nos países referidos, tendo o Estado Argentino uma religião oficial, o Brasil uma laicidade formal, mas relativa e o Uruguai um país de laicismo mais consolidado. O projeto propõe investigar, de forma quantitativa, utilizando inicialmente o questionário BIO-HEAD CITIZEN, amplamente usado em diversos continentes para perceber a posição de professores sobre temas relevantes, entre eles a evolução biológica. Metodologicamente vão ocorrer entrevistas com os professores em seus respectivos países, buscando uma verticalização na investigação do tema. Também pretende-se analisar os currículos de Biologia dos países selecionados, visando captar outros elementos do contexto educacional no qual os professores estão imersos e que permitam criar um quadro comparativo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Heslley Machado Silva - Coordenador / Isabela M. S. Leão - Integrante / Nádia Rodrigues de Faria - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Heslley Machado Silva.
    7. 2015-2017. Percepcoes sobre a teoria darwiniana, criacionismo e o ensino da evolucao Biologica no Brasil: estabelecendo comparacoes com pesquisa inglesa.
      Descrição: Em tempos de grande valorização da teoria darwiniana da evolução biológica nos meios acadêmicos ocorre um movimento, de alcance mundial, de divulgação das hipóteses relacionadas ao criacionismo e suas variações. Paralelamente o Brasil vivencia uma mudança importante no seu padrão de religiosidade, com grande influência de grupos religiosos na esfera política e educacional. Nesse contexto urge investigar e discutir como esses fenômenos influenciam na aceitação ou não da teoria evolucionista. A pesquisa ?Rescuing Darwin? realizada no Reino Unido em 2009 detectou grande aceitação entre a população daquele país das ideias criacionistas. Pretende-se então realizar investigação semelhante no Brasil, utilizando algumas perguntas do questionário inglês e outras mais, próprias para a discussão do impacto dessas ideias no universo educacional brasileiro, para posteriormente estabelecer comparações com os resultados britânicos e investigações semelhantes de outros países. Pretende-se dimensionar e divulgar como o ensino de evolução pode ou não ser afetado pelas concepções dogmáticas que se antagonizam com essa temática.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Heslley Machado Silva - Coordenador / Isabela M. S. Leão - Integrante / Taísa Carolina da Silveira - Integrante / Giovana Batista Soares - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Heslley Machado Silva.
    8. 2012-2014. Concepcoes sobre Criacrionismo e Evolucao de professores em formacao e em atividade.
      Descrição: A pesquisa busca captar a visão dos professores em atividade e estudantes a respeito do tema da evolução biológica, no Centro-oeste mineiro, a partir do município de Formiga/MG. Inspira-se no extenso questionário da pesquisa internacional BIO-HEADCITIZEN, desenvolvida em 18 países, na Europa, Oriente Médio, África e América Latina. Pretende-se colaborar com outros pesquisadores, na medida que gere dados que permitam a comparação dos dados e das concepções dos professores de ciências, de letras e da educação básica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Heslley Machado Silva - Coordenador / Ana Carolina Lopes Souza - Integrante / Daiana Evilin Gibram - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Heslley Machado Silva.
    9. 2011-2012. Resgatando Darwin ? Brasil: A percepcao da populacao em relacao ao criacionismo e ao evolucionismo e sua repercussao no sistema educacional.
      Descrição: Investiga como a população, em especial a comunidade estudantil, posiciona-se em relação à teoria evolucionista e seu embate com a religião e o criacionismo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Heslley Machado Silva - Coordenador / Ana Carolina Lopes Souza - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 1
      Membro: Heslley Machado Silva.
    10. 2010-2011. Partos cesareos desnecessarios no municipio de Formiga/MG: Incidencia, acompanhamento e consequencias.
      Descrição: Investiga as razões do número de cesarianas no município de Formiga/MG através do acompanhamento de gestantes até após o parto.. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Heslley Machado Silva - Coordenador / RIBEIRO, C. D. (Camila Danielle Ribeiro) - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 5
      Membro: Heslley Machado Silva.
    11. 2009-2010. Como se constroi a decisao do tipo de parto no municipio de Formiga.
      Descrição: Essa etapa de uma pesquisa longitudinal acompanha um grupo de dez gestantes durante todo o período gestacional, visando captar quais as influencias que determinam o tipo de parto a ser realizado, bem como o nível de informação, os anseios e demandas dessas mesmas gestantes. Investiga-se a ocorrência ou não na mudança da intenção do tipo de parto inicialmente desejado.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Heslley Machado Silva - Coordenador / COSTA, Rodrigues Angélica - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa / Centro Universitário de Formiga - Bolsa. Número de produções C, T A: 4 / Número de orientações: 1
      Membro: Heslley Machado Silva.
    12. 2009-2010. Resgatando Darwin ? Brasil: A percepcao da populacao em relacao ao criacionismo e ao evolucionismo e sua repercussao no sistema educacional.
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Heslley Machado Silva - Coordenador / Lino - Integrante / Prado - Integrante. Financiador(es): Fundação Universidade de Itaúna - Cooperação. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Heslley Machado Silva.
    13. 2007-2008. Os Tipos de Partos no municipio de Formiga e suas Razoes
      Descrição: Investiga os tipos de parto realizados no município de Formiga e discute as razões para a discrepância entre partos cesáreos e partos normais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Heslley Machado Silva - Coordenador. Financiador(es): Centro Universitário de Formiga - Remuneração.
      Membro: Heslley Machado Silva.
    14. 2006-2007. Mycteria americana (cabeca-seca): levantamento e monitoramento da avifauna aquatica na sub-bacia do rio Sao Joao, no distriito de Brejo Alegre em Itauna/MG
      Descrição: Monitoramento da população da ave Mycteria americana (cabeça-seca) na bacia do rio São João em Itauna/Mg. O intuito do trabalho é compreender os processos de migração, bem como os habitos e características da ave a partir de observações e registros.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Heslley Machado Silva - Coordenador / Anderson Antônio Barbosa - Integrante / Cibele Fernandes Gabriel - Integrante. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 1
      Membro: Heslley Machado Silva.
    15. 2005-2006. Identificacao de Serpentes do Campus Verde da Universidade de Itauna/MG
      Descrição: Identificar e catalogar as espécies de serpentes viventes no campus verde da Universidade de Itaúna. Compreensão das características ecológicas do campus que possibilitam a manutenção da população de serpentes identificada.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Heslley Machado Silva - Coordenador / Thiago Santos - Integrante. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 1
      Membro: Heslley Machado Silva.
    16. 2005-2005. JUVENTUDE, ESCOLARIZACAO E PODER LOCAL
      Descrição: Participação na 1ª fase. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Heslley Machado Silva - Integrante / Dayrell - Coordenador. Financiador(es): Universidade Federal de Minas Gerais - Cooperação.
      Membro: Heslley Machado Silva.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (4)
    1. Mençao Honrosa pelo trabalho "Visões dos discentes do curso de Ciências Biológicas sobre a origem da humanidade.", UNIFOR/MG.. 2017.
      Membro: Heslley Machado Silva.
    2. Melhor trabalho apresentado na VI MIPE ? Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão: Ciência, Cidadania e Tecnologia: Ciências Biológicas e Saúde, CEPEP - Centro de Ensino Pesquisa e Extensão do UNIFOR/MG.. 2010.
      Membro: Heslley Machado Silva.
    3. Melhores trabalhos desenvolvidos no ano de 2008, FAPAP-UI Universidade de Itaúna.. 2008.
      Membro: Heslley Machado Silva.
    4. Melhores trabalhos desenvolvidos no ano de 2006, FAPAP-UI Universidade de Itaúna.. 2007.
      Membro: Heslley Machado Silva.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (92)
    1. Semana Municipal do Meio Ambiente de Igaratinga 2020 On-line.Criacionismo, design inteligente e evolucionismo na visão de um biólogo.. 2020. (Outra).
    2. International Network for the Study of Science and Belief in Society.God and Evolution: perceptions of biology teachers in three Latin American countries. 2019. (Seminário).
    3. IV Jornadas em Educação da Criança.Desenvolvimento motor de crianças nas séries iniciais inseridas em escolas com maior e menor índice de desenvolvimento da Educação Básica. 2019. (Seminário).
    4. XIV MIPE - Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão.Incidência e medidas preventivas do câncer de pele: Comparação da percepção de médicos do município de Formiga/MG com as estatísticas do DATASUS. 2018. (Outra).
    5. XIV MIPE - Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão.Ciência e religião: uma possível compatibilidade na visão sobre a evolução de discentes de ciências biológicas.. 2018. (Outra).
    6. XIV MIPE - Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão.Incidência e medidas preventivas do câncer de próstata: comparação da percepção de médicos do município de Formiga/MG com as estastísticas do datasus.. 2018. (Outra).
    7. El lugar de la persona en el Cosmos.Biology teachers' conceptions of three Latin American countries about human's place in nature and the human mind. 2017. (Encontro).
    8. FEMIC - Feira Mineira de Iniciação Científica. Conquistas e desafios do ensino de Biologia: o papel do PIBID Formiga/MG.. 2017. (Feira).
    9. International Conference for Multiple Academic Disciplines. Perception of Biology Teachers in Three Latin American Coutries about the Origin of Humankind: Science or Religion. 2017. (Congresso).
    10. International Conference for Multiple Academic Disciplines. International Conference for Multiple Academic Disciplines. 2017. (Congresso).
    11. The International Conference on Oncology and Cancer Prevention. Cancer in the region of Formiga city, in Brazil: incidence and prevention.. 2017. (Congresso).
    12. XIII MIPE - Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão.PERCEPÇÕES DE FUTUROS DOCENTES DE BIOLOGIA E PEDAGOGIA SOBRE EVOLUCIONISMO E CRIACIONISMO. 2017. (Outra).
    13. XIII MIPE - Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão.PRINCIPAIS TIPOS DE CÂNCER NO MUNICÍPIO DE FORMIGA/MG: INCIDÊNCIA E SUAS RAZÕES NA VISÃO DOS MÉDICOS E NAS INFORMAÇÕES DO DATASUS. 2017. (Outra).
    14. XIII MIPE - Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão.VISÕES DOS DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE A ORIGEM DA HUMANIDADE. 2017. (Outra).
    15. III Congreso Latinoamericano de Investigación en Didáctica de las Ciencias.. A finalidade da evolução: a opinião de alunos dos cursos de Ciências Biológicas e Pedagogia.. 2016. (Congresso).
    16. III Congreso Latinoamericano de Investigación en Didáctica de las Ciencias.. A relação entre a ciência e religião: a visão dos estudantes de Ciências Biológicas e Pedagogia.. 2016. (Congresso).
    17. III Congreso Latinoamericano de Investigación en Didáctica de las Ciencias..Origem da humanidade: concepção dos professores em formação dos cursos de Pedagogia e Ciências Biológicas. 2016. (Simpósio).
    18. IJAS Conference for Academic Disciplines.IJAS Conference for Academic Disciplines. 2016. (Seminário).
    19. IJAS Conference for Academic Disciplines.EVOLUTIONISM AND CREATIONISM MUST HAVE THE SAME SPACE IN SCIENCE CLASSES?. 2016. (Seminário).
    20. IJAS Conference for Academic Disciplines.The Origin of Humankind: evolution or creation?. 2016. (Seminário).
    21. International Academic Conference on Teaching, Learning and E-Learning.Chimpanzee included in the genus Homo? How Biology teachers from three Latin American countries conceive it.. 2016. (Seminário).
    22. XII MIPE - Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão do UNIFOR/MG.Visão dos alunos do curso de Pedagogia sobre a origem e evolução da espécie humana.. 2016. (Outra).
    23. XII MIPE - Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão do UNIFOR/MG.A opinião de uma amostra de brasileiros em relação ao evolucionismo teísta.. 2016. (Outra).
    24. XII MIPE - Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão do UNIFOR/MG.Importância da seleção natural e do design inteligente na evolução das espécies: concepção dos alunos de Ciências Biológicas.. 2016. (Outra).
    25. XII MIPE - Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão do UNIFOR/MG.Criacionismo e Evolução: conceitos de futuros docentes de biologia e pedagogia.. 2016. (Outra).
    26. XII MIPE - Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão do UNIFOR/MG.A opinião de uma amostra de brasileiros sobre a hipótese do design inteligente e a teoria evolucionista darwiniana no ensino de ciências.. 2016. (Outra).
    27. XVII IOSTE SYMPOSIUM Science and Technology Education for a Peaceful and Equitable World.The perception of biology teachers from Argentina, Brazil and Uruguay on the purpose of evolution and the emergence of the human species. 2016. (Simpósio).
    28. XVII IOSTE SYMPOSIUM Science and Technology Education for a Peaceful and Equitable World.Teaching the Evolution Theory, but not creationism, for the explanation of the origin of species and biological evolution analysed in a Brazilian local community. 2016. (Simpósio).
    29. XVII IOSTE SYMPOSIUM Science and Technology Education for a Peaceful and Equitable World.- Epistemology and History of Science in STE-Science and Religions in Schools.. 2016. (Simpósio).
    30. 7th World Conference on Educational Sciences. CAN ONE ACCEPT THE THEORY OF EVOLUTION AND BELIEVE IN GOD AS WELL?. 2015. (Congresso).
    31. 7th World Conference on Educational Sciences. The Perspective of Science and Religion in High School Biology Teachers in Argentina, Brazil and Uruguay: a comparative study.. 2015. (Congresso).
    32. Workshop The Origin and Concept of Life.Perception of Biology Teachers about the Origin of LIfe in Three Latin American Countries, with Different Patterns of Religiosity and Laicism. 2015. (Outra).
    33. XI MIPE - Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão.A opinião pública em relação à harmonia entre criacionismo e evolucionismo.. 2015. (Outra).
    34. XI MIPE - Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão.Criacionismo e Evolução para Professores de Biologia em três países latino-americanos com contraste de relação entre Estado e Igreja: estabelecendo comparações.. 2015. (Outra).
    35. XI MIPE - Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão.Pesquisa e extensão na formação de profissionais inovadores. 2015. (Outra).
    36. I Congresso Nacional de Educação (CONEDU). UMA PROPOSTA PARA O APRENDIZADO DO TEMA BIOTECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO. 2014. (Congresso).
    37. I Congresso Nacional de Educação (CONEDU). O Ensino da Biotecnologia através de aula prática: avaliando uma proposta de trabalho.. 2014. (Congresso).
    38. INTCESS14- INTERNATIONAL CONFERENCE ON EDUCATION AND SOCIAL SCIENCES. Perception of Brazilian citizens about Darwinism and the (non) influence of God in the evolutionary process. 2014. (Congresso).
    39. INTCESS14- INTERNATIONAL CONFERENCE ON EDUCATION AND SOCIAL SCIENCES. Conceptual change about evolution and origins of life throughout an undergraduate course of Biologic Sciences. 2014. (Congresso).
    40. I Seminário de Teses do Doutorado Latino-Americano em Educação: Políticas Públicas e Profissão Docente.Professores de Biologia e Ensino de Evolução: Uma Perspectiva Comparativa em Países com Contraste de Relação entre Estado e Igreja na América Latina. 2014. (Seminário).
    41. Jornada de Trabajo sobre la temática de la Enseñanza de la Evolución.Entrevista com professores de Biologia argentinos. 2014. (Encontro).
    42. World Congress on Education (WCE-2014). The Teaching of Biological Evolution: is it essential to the scientific progress?. 2014. (Congresso).
    43. World Congress on Education (WCE-2014). Environmental education with student of education Young and Adults. 2014. (Congresso).
    44. X Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão..Concepções sobre Criacionismo e Evolução de Professores em Formação e em Atividade.. 2014. (Simpósio).
    45. Challenges and Opportunities for Science and Religion in Latin America.Challenges and Opportunities for Science and Religion in Latin America. 2013. (Seminário).
    46. Encontro de História e Filosofia da Biologia 2013.Encontro de História e Filosofia da Biologia 2013. 2013. (Encontro).
    47. IX Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão - MIPE.Concepções sobre criacionismo e evolução de professores em formação e em atividade. 2013. (Outra).
    48. X Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas. Conscientização sobre animais peçonhentos em Escola Estadual, em Divinópolis, Minas Gerais, Brasil. 2013. (Congresso).
    49. XV Congresso Mundial de Educação Comparada. BIOLOGICAL EVOLUTION OF CURRICULUM IN COUNTRIES WITH CONTRAST OF RELATIONSHIP BETWEEN CHURCH AND STATE: A COMPARATIVE PERSPECTIVE. 2013. (Congresso).
    50. ENCONTRO DE HISTÓRIA E FILOSOFIA DA BIOLOGIA 2012.?O conflito do crer no evolucionismo ateísta ou em Deus.". 2012. (Encontro).
    51. The International Conference of New Horizons in Education-2012 (INTE-2012). The perception in Brazil on the hypothesis of Young Earth Creationism. 2012. (Congresso).
    52. VII Congresso Latino-Americano sobre Ciência e Religião: " Perspectivas Latino-Americanas - Diálogo Global". Duas questões do Relatório Rescuing Darwin aplicadas no Brasil: comparando e analisando os resultados.. 2012. (Congresso).
    53. VIII Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão - MIPE.RESGATANDO DARWIN: A PERCEPÇÃO DA POPULAÇÃO EM RELAÇÃO AO CRIACIONISMO E AO EVOLUCIONISMO E SUA REPERCUSSÃO NO SISTEMA EDUCACIONAL. 2012. (Seminário).
    54. VIII Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão - MIPE.CONCEPÇÕES SOBRE CRIACIONISMO E EVOLUÇÃO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO E EM ATIVIDADE. 2012. (Seminário).
    55. 10th International Conference on Urban Health. Satisfaction of mothers with type of delivery in the city of Formiga, MG. 2011. (Congresso).
    56. 20th World Congress for Sexual Health (WAS). CESAREAN SECTION AS THE FINAL OUTCOME OF PREGNANCY: THE MEDIA´S INFLUENCE ON THE PREFERENCE OF PREGNANT WOMEN THROUGH DELIVERY. 2011. (Congresso).
    57. 2º Congresso Nacional de Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG. A influência do tipo de parto na condição clínica do recém-nascido avaliada através do Teste de Apgar. 2011. (Congresso).
    58. Diálogo Interdisciplinar no Cineclube UI.Debate filme Medidas Extremas: Ética. 2011. (Encontro).
    59. International Conference on New Horizons in Education - INTE 2011. One night at an Evening High School: Some impressions.. 2011. (Congresso).
    60. Manhã Pedagógica: Exigências e Desafios do Ensino Particular. 2011. (Encontro).
    61. Trabalho docente na Educação Básica em Minas Gerais e Luta Sindical: desafios atuais.. 2011. (Seminário).
    62. VI MIPE - Mostra de Iniciação Científica do UNIFOR-MG.Partos no município de Formiga-MG: incidência, acompanhamento e consequências. 2011. (Seminário).
    63. Global Congress of Maternal Infant Health. Monitoring of pregnant women: the influence of prenatal care and the level of information to decide the type of delivery to be performed. 2010. (Congresso).
    64. I Encontro Criação X Evolução.I Encongro Criação X Evolução. 2010. (Encontro).
    65. V Congresso Mineiro de Epidemiologia e Saúde Pública. A influencia dos obstetras no tipo de parto: o olhar das gestantes. 2010. (Congresso).
    66. VI MIPE ? Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão? Ciência, Cidadania e Tecnologia: Ciências Biológicas e Saúde.Acompanhamento de gestantes: nível de informação e influencias de familiares, amigos e da mídia para a decisão do tipo de parto. 2010. (Seminário).
    67. 19th WAS World Congress for Sexual Health. OBSTETRICIANS AND PREGNANT WOMEN FROM FORMIGA´S TOWN IN MINAS GERAIS STATES, BRAZIL. 2009. (Congresso).
    68. I Simpósio Dia Darwin. 2009. (Simpósio).
    69. Semana de Biologia da Universidade de Itaúna.Charles Darwin: vida e obra. 2009. (Encontro).
    70. Semana de Biologia do UNIFOR/MG.O debate entre Ciência e Religião: Evolução Biológica. 2009. (Encontro).
    71. Ciclo de Estudos Farmacêuticos e IV Encontro de Farmácia. 2008. (Encontro).
    72. I Encontro Sul-mineiro e X Encontro de Iniciação Científica.As razões para o tipo de parto no município de Formiga/MG. 2008. (Seminário).
    73. IV Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica da Universidade de Itaúna.Leishmaniose Canina em Itaúna/MG - condições ambientais que podem interferir na incidência. 2008. (Simpósio).
    74. XX Congresso Brasileiro de Paleontologia. 2007. (Congresso).
    75. Congresso da Associação Latino-Americana de Antropologia Biológica. 2006. (Congresso).
    76. I Congresso Brasileiro de Antropologia Biológica. 2006. (Congresso).
    77. XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia. Identificação de serpentes do Campus Verde da Universidade de Itaúna. 2006. (Congresso).
    78. XXVII Semana de Educação - V Congresso de Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Mesa redonda: importância da metodologia científica nos cursos de licenciatura. 2005. (Congresso).
    79. 13th International Symposium on HIV Emerging Infectious Diseases.AIDS: Ethics in information. 2004. (Simpósio).
    80. II WEEC - World Environmental Educations Congress. O teatro como instrumento de Educação Ambiental.. 2004. (Congresso).
    81. Projeto Cidadania Plena.Viver mais e com saúde. 2004. (Encontro).
    82. 3ª Sessão da Comissão Mundial de Ética do Conhecimento Científico e Tecnológico. 2003. (Encontro).
    83. 5o. Encontro Nacional de Biólogos e 2o. Encontro Nordestino de Biólogos.Questões de Embriologia na percepção dos Profissionais da Saúde do Centro-Oeste Mineiro. 2003. (Encontro).
    84. International Workshop Biotechnology in the 21th. Century. 2003. (Outra).
    85. 1o. Congresso Internacional de Biotecnologia. 2002. (Congresso).
    86. VI Congresso Mundial de Bioética. Dilemas da Bioética.. 2002. (Congresso).
    87. 53ª Reunião Anual da SBPC: Nação e Diversidade. Doação de órgãos: também uma questão social. 2001. (Congresso).
    88. XXXI Semana de Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de Itaúna.Sexualidade e Educação. 1999. (Encontro).
    89. XXXI Semana de Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de Itaúna.Educação e Meio Ambiente. 1999. (Encontro).
    90. 20a. Reunião Anual da ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 1997. (Encontro).
    91. Educação em Perspectiva: Problemas e Alternativas para o Ensino de 1o. Grau. 1994. (Seminário).
    92. II Congresso Qualidade em Educação. 1993. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (13)
    1. SILVA, H. M.. Visita técnica ao Museu de Anatomia Veterinária da USP, Museu Butantã e Jardim Zoológico. 2015. (Outro).. . 0.
    2. SILVA, H. M.. Visita técnica ao Jardim Botânico e Museu de História Natural RJ. 2014. (Outro).. . 0.
    3. SILVA, H. M.. Visita técnica ao Projeto TAMAR. 2013. (Outro).. . 0.
    4. SILVA, H. M.. Visita à Fazenda Vale Verde. 2013. (Outro).. . 0.
    5. SILVA, H. M.. Visita técnica ao Instituto Butantã e Museu de Veterinária da USP. 2012. (Outro).. . 0.
    6. SILVA, H. M.. Visita técnica ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro e Museu de História Natural. 2012. (Outro).. . 0.
    7. SILVA, H. M.. Visita técnica ao Zoológico de Belo Horizonte e Museu de Paleontologia. 2011. (Outro).. . 0.
    8. SILVA, H. M.. Visita técnica aos museus de Anatomia e Veterinária e Oceanografia. 2011. (Outro).. . 0.
    9. SILVA, H. M.. Visita Técnica ao Museu Nacional, Jardim Zoológico e Jardim Botânico do RJ. 2010. (Outro).. . 0.
    10. SILVA, H. M.. Visita técnica aos Museus Biológico, Histórico e Microbiológico do Instituto Butantan/SP. 2010. (Outro).. . 0.
    11. SILVA, H. M.. Semana de Biologia da Universidade de Itaúna. 2009. (Outro).. . 0.
    12. SILVA, H. M.. Visita Técnica à Exposição Cérebro e Zoológico de São Paulo. 2009. (Outro).. . 0.
    13. SILVA, H. M.. Encontro: Darwin e a Teoria da Evolução. Um debate sobre a teoria e o homem que revolucionaram a ciência.. 2006. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:06