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Elvis Rezende Messias

Professor efetivo da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG-Campanha). Professor no Instituto Filosófico São José (IFSJ, Diocese da Campanha/MG). Licenciado em Filosofia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG/FCCP). Especialista em Filosofia e Ensino de Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano (CEUCLAR). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). Bacharelando em Teologia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Especializando em Doutrina Social da Igreja pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Atualmente também desenvolve pesquisa de doutoramento em Ciências da Religião, sendo membro-pesquisador do Grupo de Pesquisa LeRMOT (Laboratório de estudos em Religião, Modernidade e Tradição - CNPq), ligado ao PPGCR da PUC Minas, e do Grupo de Pesquisa Gestão dos Transtornos Emocionais e de Desenvolvimento na Escola (CNPq), ligado ao PPGE da Universidade Vale do Rio Verde (Unincor). É coordenador do Curso de Aprofundamento Teológico da Escola Diocesana de Teologia da Diocese da Campanha. Tem experiência na área de Filosofia, Fundamentos filosóficos, sociológicos, históricos e antropológicos da Educação, Ética Aristotélica, Filosofia latino-americana, Sociologia e Teologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Ceticismo, Michel de Montaigne, Doutrina Social da Igreja e Religião e Contemporaneidade. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5395-1964 (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6411412202303140 (29/12/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Campanha. Praça Dom Ferrão, 167 Centro 37400000 - Campanha, MG - Brasil Telefone: (35) 32612020 URL da Homepage: http://www.uemg.br/
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Filosofia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2020-Atual. Introducao aos Fundamentos da Educacao: Filosofia, Sociologia, Historia e Antropologia da Educacao.
      Descrição: O presente projeto se caracteriza pela perspectiva de produção de um livro de abordagem introdutória, ensaística, sobre os fundamentos do fenômeno educação. A reflexão intenta provocar o pensamento e questionar e relacionar alguns aspectos destes dois grandes fenômenos do gênio criador do ser humano: a filosofia e a educação. Partindo de alguns aspectos gerais do acontecimento filosófico, pensar-se-á de modo mais focado o evento educacional, procurando compreender um pouco de sua raiz e problematizar afirmativas e visões corriqueiras, não necessariamente para desconstruí-las, mas para tornar esta realidade menos óbvia, menos banal. Pode-se dizer que o objetivo geral deste livro é tratar, sobretudo, filosoficamente do tema da educação, em diálogos com as perspectivas sociológica, antropológica e histórica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Elvis Rezende Messias - Coordenador.
      Membro: Elvis Rezende Messias.
    2. 2020-Atual. Conversa de andarilho: ensaios de filosofia do cotidiano
      Descrição: O projeto visa pesquisar temáticas de importância cotidiana às pessoas e gerar um livro com pequenos textos que reverberem momentos de busca e invenção de sentido à vida. O exercício filosófico tem a ver com a responsabilidade de produzir respostas às situações cotidianas, mas muitos entendem que filosofia é coisa só para especialistas. Deseja-se, deste modo, provocar as pessoas (e o futuro leitor do livro) a pensar o cotidiano, e no cotidiano, fazendo a experiência da educação filosófica, superando banalidades corriqueiras. O projeto se desenvolve em três partes: uma que pretende reunir "pensatas existenciais gerais", outra com "devaneios sobre religião e religiosidade" e outra contendo "fragmentos aforismáticos sobre muitos e variados assuntos". Em síntese, o projeto possui como objetivo geral reunir reflexões ensaísticas acerca de questões cotidianas, com o intuito de gerar oportunidade de contato introdutório com o exercício do pensar filosoficamente e o desenvolvimento de uma educação filosófica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Elvis Rezende Messias - Coordenador.
      Membro: Elvis Rezende Messias.
    3. 2020-Atual. Educacao e promocao da dignidade integral da pessoa humana
      Descrição: Vivemos tempos desafiantes no que se refere ao reconhecimento e à promoção da dignidade integral do ser humano. O homem é uma realidade existencial e social marcadamente abrangente, com múltiplas possibilidades de desenvolvimento de seu próprio ser, não se restringindo a apenas uma dessas possibilidades. A educação é chamada a participar ativamente desse debate antropológico e político, na perspectiva de pensar a formação humana em termos integrais. Que integralidade é essa? Que todo é esse? O que é o homem, como indivíduo e como ser social? Quais concepções societárias estão na base dos mais variados projetos educacionais e que repercutem na ideia de humanidade? Este projeto propõe-se a produzir e reunir pesquisas sobre o fenômeno educacional como serviço ao desenvolvimento e à promoção da dignidade integral do ser humano, a partir da atuação de professores de diferentes perspectivas e áreas de conhecimento ? notadamente da Pedagogia, da História e das Ciências Sociais Aplicadas ? no âmbito da UEMG Unidade Campanha, problematizando práticas, discursos e projetos pedagógicos distintos e sob variados campos de abordagem, propondo alternativas humanizadoras ao debate sobre a educação contemporânea.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Elvis Rezende Messias - Coordenador / Mariana Silva Mancilha - Integrante / Cássio Diniz - Integrante / Márcio Eurélio Rios de Carvalho - Integrante / Ygor Klain Belchior - Integrante / Josiane de Paula Nunes - Integrante / Luiz Carlos Felizardo Junior - Integrante / Gabriel Teodoro Gomes - Integrante / Edilene Eras - Integrante.
      Membro: Elvis Rezende Messias.
    4. 2020-Atual. O ?Evangelho Social?: manual basico de Doutrina Social da Igreja.
      Descrição: Não é incomum deparar-se com discursos que dizem ser a Doutrina Social uma espécie de erro da Igreja, como se ela ficasse ?se metendo em política?, desvirtuando-se de sua verdadeira missão. Não falta quem pense, por um lado, que este ensino sócio-teológico é ?coisa de comunista infiltrado? e, por outro lado, quem a considere ?complacente demais com o capitalismo?. O presente projeto pretende produzir um livro que ajude as comunidades eclesiais, e mesmo contribuir com todos aqueles que, de boa vontade que, no campo social e acadêmico em geral, se dispõem a iniciar um caminho de conhecimento do pensamento social católico, a partir de um primeiro contato com as principais afirmativas e orientações que a Igreja oferece sobre as ?questões sociais?.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Elvis Rezende Messias - Coordenador / Pedro Cunha Cruz - Integrante.
      Membro: Elvis Rezende Messias.
    5. 2020-Atual. A realidade humana e a cultura da paz: uma compreensao a luz do ensino social catolico.
      Descrição: O presente texto tem como objetivo geral refletir sobre a questão da paz a partir do ensino social católico. Para tal, são levantadas problematizações sobre a conjuntura contemporânea quanto aos esforços de busca pela paz em sua correlação à situação da questão das armas. Busca-se compreender as fundamentações bíblico-teológicas do ensino católico sobre essas questões e conhecer parte do seu desenvolvimento reflexivo antes, durante e a partir do Concílio Vaticano II. Por fim, pretende-se demonstrar que, na perspectiva hermenêutica do pensamento eclesiástico, é fundamental o resgate da dimensão teológica da discussão sobre a temática em questão, pois, sem ele, as soluções construídas podem se voltar contra o próprio homem e, enfim, contra a própria paz.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Elvis Rezende Messias - Coordenador.
      Membro: Elvis Rezende Messias.
    6. 2019-Atual. Cultura da paz, armamentos e ensino social catolico: compreensoes a luz do conceito de desenvolvimento integral
      Descrição: A questão da paz é fundamental na vida humana; o homem anseia por paz, anseia por felicidade, anseia por amor, anseia por vida boa. Não uma paz, uma felicidade, um amor e uma vida quaisquer, mas que sejam plenos, com garantias de durabilidade e consistência. Vivemos, entretanto, situações frequentes de ameaça à paz mundial. Pessoas sensíveis às mais variadas conjunturas não cessam de manifestar seus espantos e tristezas diante de situações de barbárie que insistentemente (re)aparecem. Objetivo geral: demonstrar que o desarmamento integral é um compromisso constante do ensino social católico. Objetivos específicos: levantar reflexões e problematizações sobre a conjuntura contemporânea acerca das questões relacionadas à busca pela paz e aos recursos bélicos; compreender as fundamentações bíblico-teológicas do ensino católico sobre os temas da paz e das armas; conhecer o desenvolvimento reflexivo do ensino social católico acerca do desafio da construção e da promoção da Paz antes, durante e a partir do Concílio Vaticano II; analisar as encíclicas sociais, o Compêndio da Doutrina Social da Igreja, as Mensagens para o Dia Mundial da Paz e alguns pronunciamentos relevantes quanto à temática da paz e das armas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Elvis Rezende Messias - Coordenador / Rodrigo Coppe Caldeira - Integrante. Número de produções C, T A: 4
      Membro: Elvis Rezende Messias.
    7. 2015-2018. Michel de Montaigne, educacao e ceticismo: a educacao na perspectiva da filosofia cetica de Montaigne
      Descrição: O projeto de pesquisa pretende contribuir com as discussões e reflexões acerca dos aspectos históricos, filosóficos e sociológicos da Educação, colocando em questão o papel do ceticismo na prática pedagógica, à luz do referencial teórico do filósofo francês Michel de Montaigne (1533-1592), em seus escritos sobre educação presentes na sua única e grande obra Ensaios. Objetivo geral: Identificar as características fundamentais da Educação em Michel de Montaigne, levantando e relacionando influências e contribuições marcantes do ceticismo em sua filosofia e reflexão pedagógicas. Objetivos específicos: Apontar peculiaridades da ambiência humanística com a qual Michel de Montaigne dialoga; Examinar aspectos da história e da estrutura do pensamento cético em sua gênese e em sua retomada no Renascimento, verificando sua contribuição para a formação de sujeitos críticos, autorreflexivos e autônomos; Explorar as ideias centrais de Montaigne sobre a Educação; Levantar questões sobre a prática pedagógica atual, à luz da filosofia cética de Montaigne.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Elvis Rezende Messias - Coordenador / MARIANO, ANDRÉ LUIZ SENA - Integrante / Marcos Roberto de Faria - Integrante / Maria Cristina Theobaldo - Integrante / Gerson Pereira Filho - Integrante / Paulo Romualdo Hernandes - Integrante. Número de produções C, T A: 11 / Número de orientações: 1
      Membro: Elvis Rezende Messias.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. Professor homenageado do Curso de Bacharelado Eclesiástico em Filosofia, Seminário Diocesano Nossa Senhora das Dores - Instituto Filosófico São José.. 2019.
      Membro: Elvis Rezende Messias.
    2. Dissertação de Mestrado indicada para publicação em forma de livro, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL - PPGE).. 2016.
      Membro: Elvis Rezende Messias.
    3. Aluno destaque do curso de Licenciatura Plena em Filosofia, Universidade do Estado de Minas Gerais / Faculdades Integradas Paiva de Vilhena.. 2012.
      Membro: Elvis Rezende Messias.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (46)
    1. 6º Simpósio Eletrônico Internacional de Ensino de História.Ensino de História e Ensino de Filosofia: reflexões e desafios à luz de uma História da Filosofia e de uma Filosofia da História. 2020. (Simpósio).
    2. Aula Inaugural "Max Weber e as Ciências da Religião". 2020. (Outra).
    3. Congresso Virtual UFBA 2020: Universidade em movimento. 2020. (Congresso).
    4. Curso para candidatos católicos nas eleições 2020.A Doutrina Social da Igreja como parâmetro reflexivo e prático. 2020. (Outra).
    5. Noites Catequéticas.Sal da Terra e luz do mundo: o leigo hoje. 2020. (Encontro).
    6. Programa História em Diagnóstico #0: A Universidade em Tempos de Pandemia. 2020. (Outra).
    7. Programa História em Diagnóstico #1: A História do Movimento Operário Brasileiro. 2020. (Outra).
    8. Programa História em Diagnóstico #10: Aprendendo a diferença entre Resenha, Resumo e Fichamento. 2020. (Outra).
    9. Programa História em Diagnóstico #3: Ditadura e Guerra Fria no discurso olavo-bolsonarista. 2020. (Outra).
    10. Programa História em Diagnóstico #4: Negritude, mestiçagem e racismos. 2020. (Outra).
    11. Programa História em Diagnóstico #5: Caminhos e desafios na elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. 2020. (Outra).
    12. Sobre a mesa 2020 - Crise humana e crise ecológica.A raiz humana da crise ecológica - Laudato si. 2020. (Encontro).
    13. Aulão: tragédia em Brumadinho.A QUESTÃO ECOLÓGICA SOB O VIÉS DE UMA ECOLOGIA INTEGRAL: provocações filosóficas, sociológicas, antropológicas e teológicas. 2019. (Outra).
    14. Aula Pública.Educação Pública, Previdência Social e Ética. 2019. (Encontro).
    15. Filosofia em debate.Da Filosofia à Arte, da Arte à Filosofia: o resgate da beleza.. 2019. (Encontro).
    16. 2º Congresso de Educação do Vale do Sapucaí. 2018. (Congresso).
    17. 3º Congresso Internacional de Doutrina Social da Igreja. O compromisso social do cristão sob o paradigma do humanismo integral: aspectos sócio-políticos a partir da cristologia de Ratzinger/Bento XVI. 2018. (Congresso).
    18. II Seminário de Integração do Programa de Pós Graduação em Educação da UNIFAL-MG.Debates. 2016. (Seminário).
    19. Minicurso - Heidegger e a Mídia. 2016. (Simpósio).
    20. Simpósio Internacional de Filosofia, Comunicação e Subjetividade: luso-brasileiro-alemão (Lubral 2016).Montaigne e a educação como "frequentação": pensando a atividade pedagógica para além dos espaços tradicionais de comunicação do saber. 2016. (Simpósio).
    21. Congresso Pedagogia Histórico-Crítica: educação e desenvolvimento humano.. A Pedagogia Histórico-Crítica e o Ceticismo: possíveis aproximações. 2015. (Congresso).
    22. Minicurso 1 - Contribuições da Teoria Histórico-Cultural e da Teoria da Atividade para a organização do Ensino. 2015. (Outra).
    23. Seminário: Pesquisa em Educação no Brasil.Debates. 2015. (Seminário).
    24. Análise da Realidade - Colégio União.Manifestações Populares e Perspectivas Sócio-Políticas Para o Brasil. 2014. (Outra).
    25. Semana Santa - Promoção da Fé Católica.A Transformação Simbólica do Calvário e a Transformação do Coração Humano. 2014. (Encontro).
    26. Seminário de Educação Inclusiva - Direito a Diversidade.Educação Para as Relações Etnicorraciais. 2014. (Seminário).
    27. Escola da Fé.Os Encontros de Jesus nos Desencontros da Humanidade. 2013. (Encontro).
    28. Formação e Capacitação Para Agentes de Pastoral.Fraternidade e Saúde Pública. 2012. (Encontro).
    29. Aula inaugural "A filosofia vista de um modo geral". 2011. (Outra).
    30. Colóquio Montaigne: novas leituras. 2011. (Outra).
    31. III Semana Acadêmica Arte, Conhecimento e Educação. 2011. (Outra).
    32. I Mostra de Cinema. 2011. (Outra).
    33. O teológico e o político: desafio "pós-secular". 2011. (Seminário).
    34. Palestra "Filosofia e Cinema". 2011. (Encontro).
    35. Palestra "Filosofia e Realidade". 2011. (Encontro).
    36. VII Simpósio Filosófico-Teológico "Política e Religião: perspectivas em um mundo plural". 2011. (Simpósio).
    37. "A construção da sociedade sem opressão a partir da perspectiva de Simone Weil". 2010. (Outra).
    38. 1º Sarau Filosófico da FCCP-UEMG.Música. 2010. (Outra).
    39. II Semana do professor pedagogo. 2010. (Encontro).
    40. Seminário de Bioética. 2010. (Seminário).
    41. II Semana Acadêmica da Fundação Cultural Campanha da Princesa. 2009. (Outra).
    42. I Simpósio Campanhense de Combate e Enfrentamento do Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. 2009. (Simpósio).
    43. Palestra "Comunicação e tecnologia - Evolução e Futuro: A relação entre a comunicação e a tecnologia, influenciando a vida e os mercados". 2009. (Outra).
    44. Palestra "Enrique Dussel". 2009. (Encontro).
    45. Palestra "Política em Heidegger". 2009. (Encontro).
    46. Seminário sobre o livro.O pavor da morte. 2009. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (6)
    1. DINIZ, C. ; ERAS, E. ; MESSIAS, E. R. ; GOMES, G. T. ; NUNES, J. P. ; FELIZARDO JUNIOR, L. C. ; CARVALHO, M. E. R. ; BELCHIOR, Y. K. ; KAMINSKI, L. ; RODRIGUES, S. C. C.. IV Semana da Consciência Negra. 2020. Outro
    2. MESSIAS, E. R.; OLIVEIRA, P. C.. Aula inaugural: O "lugar" do pedagogo e da pedagoga no debate educacional contemporâneo brasileiro (Mediador). 2020. Outro
    3. MESSIAS, ELVIS REZENDE; OLIVEIRA, E. P.. Semana Filosófica 2019: Filosofia e educação: análises, desafios e perspectivas. 2019. Outro
    4. MESSIAS, E. R.; PAIVA, C. H. M.. Semana Filosófica 2018 - Filosofia e Política. 2018. Outro
    5. MESSIAS, E. R.; PAIVA, C. H. M.. Semana Filosófica 2017 - Linguagem e Ética. 2017. Outro
    6. MESSIAS, E. R.. I Intercâmbio de pesquisas em filosofia. 2011. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:01