Lattes UEMG

Jose Vitor Vieira Salgado

Possui doutorado em Educação Física, na área de Biodinâmica do Movimento e Esporte pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (2016), mestrado em Educação Física, na área de ciência do desporto pela Universidade Estadual de Campinas (2009), graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2007) e graduação em bacharel em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Tem experiência na área de Saúde, Fisiologia, Treinamento, Gestão Esportiva e Educação Física Escolar, com ênfase em Fisiologia do Exercício, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física, Treinamento Desportivo, Avaliação Física, Pedestrianismo, Futebol, Atletismo e Gestão Esportiva. Atualmente é membro titular do Comitê de Ética em Pesquisa da Funedi- UEMG - Unidade Divinópolis, docente dos cursos de Educação Física bacharelado e Licenciatura na Universidade do Estado de Minas Gerais e coordenador de Extensão da UEMG - Unidade Divinópolis (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6229383176923461 (21/10/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Divinópolis. Avenida Paraná São José 35501170 - Oliveira, MG - Brasil Telefone: (37) 32293579
  • Grande área: Ciências Biológicas
  • Área: Fisiologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (10)
    1. 2020-Atual. ANALISE DA QUALIDADE DE VIDA, DO ESTADO DE HUMOR E SUA RELACAO COM A PRATICA DE ATIVIDADE FISICA EM UM PERIODO DE ISOLAMENTO SOCIAL: O CASO DA COVID-19 EM ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS
      Descrição: O corona vírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo vírus da família corona vírus (SARS-CoV-2) surgiu em Wuhan, China no final de 2019 e se espalhou rapidamente para todas as províncias chinesas e, em 1o de março de 2020, para outros 58 outros países. Para infecções confirmadas pelo SARS-CoV-2, há relatos de indivíduos com sintomas leves e outros com sintomas muito graves, chegando ao óbito, em algumas situações. O Ministério da Saúde do Brasil determina que o isolamento social é uma medida de saúde pública para o enfrentamento ao coronovírus no país. O isolamento social, por sua vez, inclui o fechamento de escolas, escritórios, edifícios, suspensão de mercados públicos e cancelamento de reuniões e outros eventos sociais. Com isso, pode estar associado à solidão, que de maneira persistente é frequentemente acompanhada de sérios problemas de saúde física e mental, como ansiedade, depressão, distúrbios do sono, falta de energia, os quais podem afetar diretamente o estado de humor e a qualidade de vida. Entretanto, a prática de exercícios físicos pode influenciar de forma positiva a saúde e o estado de humor. Ao considerar os benefícios dessa prática relacionados aos fatores psicológicos, pode-se citar a melhoria do estado de humor, a redução da ansiedade, o aumento da autoconfiança e a estabilidade emocional. O objetivo deste estudo é verificar a influência da atividade física sobre a qualidade de vida e o estado de humor dos estudantes da Universidade do Estado de Minas Gerais durante o período de isolamento social em virtude do COVID-19. Após aprovação do presente projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, todos os alunos matriculados nos cursos de graduação presenciais da Universidade do Estado de Minas Gerais, serão convidados a participar do presente estudo. Um questionário de caracterização dos participantes e de atividades desenvolvidas no período de isolamento social, o questionário de estado de humor (BRUMS), o questionário de suporte social percebido e um questionário para avaliar a qualidade de vida (SF-36 - Medical Outcomes Study 36 – Item Short-Form Health Survey) serão utilizados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: José Vítor Vieira Salgado - Coordenador / Ana Júlia Dias - Integrante / Rauno Álvaro de Paula Simola - Integrante / Thayane Fávero Silveira - Integrante / Laís de Paula Leite - Integrante / Michelle Morelo Pereira - Integrante.
      Membro: Jose Vitor Vieira Salgado.
    2. 2020-Atual. A INFLUENCIA DA PRATICA REGULAR DE MOUNTAIN BIKE NA QUALIDADE DE VIDA, NO ESTADO DE HUMOR E NO SONO
      Descrição: O ciclismo é um esporte que cresce a cada dia e está se tornando cada vez mais popular entre os brasileiros, a prática regular dessa modalidade esportiva pode trazer de vários benefícios à saúde e ainda proporciona o espírito aventureiro e a busca por superar obstáculos. Dentre variedades do ciclismo, há o Mountain Bike, em particular vem sendo uma das modalidades mais praticadas pelos adeptos ao ciclismo. A perturbação do ciclo sono-vigília resulta em significativos danos à saúde e ao bem-estar, sendo considerado um problema de saúde pública. Este estudo terá como objetivo verificar a qualidade de vida, estado de humor e o sono de praticantes regulares de Mountain Bike na cidade de Divinópolis/MG. O estudo será do tipo observacional, transversal, no qual os indivíduos serão avaliados quanto à interferência da prática regular de Mountain Bike e o horário da realização das atividades, qualidade do sono, presença de distúrbios do sono, sonolência diurna excessiva, risco para apneia obstrutiva do sono, estado de humor e qualidade de vida, abordados de acordo com os respectivos questionários: Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh, Escala de Sonolência de Epworth, Questionário de Berlim, questionário BRUMS para a mensuração do estado de humor. e Questionário de Qualidade de Vida SF-36. Espera-se encontrar por meio da análise de dados indicativos os horários mais adequados para a realização de exercícios físicos, de forma que esses possam contribuir para a qualidade do sono.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: José Vítor Vieira Salgado - Coordenador / Ana Júlia Dias - Integrante / Rauno Álvaro de Paula Simola - Integrante / Thayane Fávero Silveira - Integrante / Marcus Vinicius Gomes - Integrante.
      Membro: Jose Vitor Vieira Salgado.
    3. 2019-Atual. QUALIDADE DE VIDA E DO SONO EM PRATICANTES REGULARES DE CORRIDA DE RUA
      Descrição: A prática de corrida de rua regular pode contribuir significativamente para a manutenção do bem-estar e da qualidade de vida da população em geral, proporcionando muitos benefícios ao organismo. Em contrapartida, a perturbação do ciclo sono-vigília resulta em significativos danos à saúde e ao bem-estar, sendo considerado um problema de saúde pública. Este estudo terá como objetivo verificar a qualidade de vida e prevalência de distúrbios do sono em praticantes regulares de corrida de rua na cidade de Divinópolis/MG. O estudo será do tipo observacional, transversal, no qual os indivíduos serão avaliados quanto à interferência da prática regular de corrida de rua e o horário da realização das atividades, qualidade do sono, presença de distúrbios do sono, sonolência diurna excessiva, risco para apneia obstrutiva do sono e qualidade de vida, abordados de acordo com os respectivos questionários: Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh, Escala de Sonolência de Epworth, Questionário de Berlim e Questionário de Qualidade de Vida SF-36. Espera-se encontrar por meio da análise de dados indicativos os horários mais adequados para a realização de exercícios físicos, de forma que esses possam contribuir para a qualidade do sono.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: José Vítor Vieira Salgado - Coordenador / Júlia Vieira Salgado Silva - Integrante / Lucas Rios Drummond - Integrante / Fernanda Kelly de Melo - Integrante / Ana Júlia Dias - Integrante / Rauno Álvaro de Paula Simola - Integrante / João Paulo Bernardo Silva - Integrante. Financiador(es): Programa institucional de bolsas de iniciação científica PAPq - UEMG - Bolsa.
      Membro: Jose Vitor Vieira Salgado.
    4. 2018-Atual. O Fenomeno do Fear to Falling: Suas Origens e Implicacoes na Performance de Escaladores Esportivos
      Descrição: A escalada esportiva é uma prática moderna, que vem crescendo nos últimos anos tanto no Brasil como no mundo. Tem natureza multidimencional (demandas psíquicas e fisiológicas), que aliado ao seu crescimento, tem despertado o interesse da comunidade científica. O Fear to Falling, é uma fobia não associativa, que pode se desenvolver sem pré-experiência individual e trauma direto ou indireto, sendo um fator limitante na performance de muitos escaladores. Não se sabe ainda porque o fenômeno se origina e persiste, mesmo em participantes com maiores níveis de experiência e técnica. Portanto, o objetivo do estudo será verificar a ocorrência deste fenômeno em 50 escaladores das cidades de Divinópolis-MG, Belo Horizonte-MG e Arcos-MG. Posteriormente serão discutidas possíveis estratégias de intervenção. Para isso serão aplicados dois questionários e será feita análise do discurso dos participantes, mediante gravação prévia de fala espontânea.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: José Vítor Vieira Salgado - Coordenador / Lucas Rios Drummond - Integrante / Plínio Rodrigues Rua Campos Tavares - Integrante. Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Jose Vitor Vieira Salgado.
    5. 2018-Atual. INFLUENCIA DO HORARIO DA REALIZACAO DE EXERCICIOS FISICOS NA QUALIDADE E PRESENCA DE DISTURBIOS DO SONO
      Descrição: A prática de atividades físicas regulares pode contribuir significativamente para a manutenção do bem-estar e da qualidade de vida da população em geral, proporcionando muitos benefícios ao organismo. Em contrapartida, a perturbação do ciclo sono-vigília resulta em significativos danos à saúde e ao bem-estar, sendo considerado um problema de saúde pública. Este estudo terá como objetivo verificar a qualidade de vida e prevalência de distúrbios do sono em praticantes de exercícios físicos regulares em academias de ginásticas da cidade de Divinópolis/MG. O estudo será do tipo observacional, transversal, no qual os indivíduos serão avaliados quanto à interferência do horário, tipo de exercício físico realizado, qualidade do sono, presença de distúrbios do sono, sonolência diurna excessiva, risco para apneia obstrutiva do sono e qualidade de vida, abordados de acordo com os respectivos questionários: Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh, Escala de Sonolência de Epworth, Questionário de Berlim e Questionário de Qualidade de Vida SF-36. Espera-se encontrar por meio da análise de dados indicativos os horários mais adequados para a realização de exercícios físicos, de forma que esses possam contribuir para a qualidade do sono.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (11) . Integrantes: José Vítor Vieira Salgado - Coordenador / Cíntia Aparecida Santos - Integrante / Júlia Vieira Salgado Silva - Integrante / Newton Santos de Faria Júnior - Integrante / Lucas Rios Drummond - Integrante / Osmar Leandro de Sousa Junior - Integrante / Lucas Otávio Pozzolini Ribeiro - Integrante / Luisa Teixeira Pasqualotto - Integrante / Walquiria da Mata Santos - Integrante / Jacqueline Alves - Integrante / Layra Fernanda Martins - Integrante / Marcos Eugênio Mattos Rocha Faria - Integrante / Marco Túlio Tavares Seixas - Integrante / Sarah Cristina Vieira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Jose Vitor Vieira Salgado.
    6. 2018-Atual. Balanco energetico de criancas obesas em Divinopolis-MG
      Descrição: A obesidade é uma desordem metabólica caracterizada por uma condição inflamatória crônica e uma acumulação excessiva de gordura corporal. Nas últimas quatro décadas, a prevalência do sobrepeso e da obesidade infantil aumentou na maioria dos países de todo o mundo, com destaque para um aumento mais acelerado da prevalência da obesidade infantil em países como o Brasil. Porém, os estudos que avaliam a prevalência dessa doença no Brasil são escassos. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho é avaliar a prevalência da obesidade infantil de escolares do ensino fundamental de escolas da rede pública e privada da cidade de Divinópolis-MG. Além disso, pretende-se investigar os possíveis fatores de risco associados a essa doença na população estudada. A amostra será composta de crianças de 6 a 12 anos de idade, matriculadas no primeiro ciclo do ensino fundamental das redes públicas e privadas do Município de Divinópolis-MG. Serão avaliados, o gasto energético, o consumo energético, o balanço energético, e fatores de risco como a presença de obesidade nos pais, tipo de escola (rede pública e particular), condição socioeconômica, dentre outros. A constatação da prevalência da obesidade infantil na população estudada e seus principais fatores de risco, poderá auxiliar na tomada de decisão sobre as melhores intervenções a serem empregadas a fim de evitar o agravamento dessa doença e dos problemas decorrentes dela.#10;Palavras-chave: Gasto energético. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: José Vítor Vieira Salgado - Integrante / Lucas Rios Drummond - Coordenador / Helton Oliveira Campos - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Jose Vitor Vieira Salgado.
      Descrição: O objetivo do presente trabalho é avaliar a prevalência da obesidade infantil de escolares do ensino fundamental de escolas da rede pública e privada da cidade de Divinópolis-MG. Além disso, pretende-se investigar os possíveis fatores de risco associados a essa doença na população estudada. A amostra será composta de crianças de 6 a 12 anos de idade, matriculadas no primeiro ciclo do ensino fundamental das redes públicas e privadas do Município de Divinópolis-MG.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Helton Oliveira Campos - Integrante / Lucas Rios Drummond - Coordenador / José Vitor Vieira Salgado - Integrante / Aline Moreira Ferreira - Integrante / Valter Junio dos Santos Ferreira - Integrante.
      Membro: Helton Oliveira Campos.
    7. 2013-Atual. Desenvolvimento de um sistema de analise biomecanica para corredores amadores e profissionais em provas de fundo
      Descrição: As corridas de fundo são conhecidas por sua demanda fisiológica, psicológica, técnica e tática que são exigidas dos atletas. Para que o atleta consiga obter um bom resultado na prova, é necessária o conhecimento das variáveis que influenciam diretamente o seu desempenho e garantam uma corrida econômica do ponto de vista metabólico. O presente trabalho objetiva analisar parâmetros lineares e angulares da prova de 5.000 metros e 10.000 metros em atletas amadores e profissionais através de uma análise cinemática tridimensional.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: José Vítor Vieira Salgado - Integrante / Tiago Guedes Russomanno - Coordenador / Rinaldo André Mezzarane - Integrante / Ricardo Flávio de Araújo Bezerra - Integrante / Luciana Hagstron Bex - Integrante / Jake Carvalho do Carmo - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Jose Vitor Vieira Salgado.
    8. 2012-2016. ANALISE DO PERFIL DE CORREDORES DE RUA
      Descrição: As corridas de rua tornaram-se um dos eventos esportivos mais populares no Brasil e no mundo, sendo um fenômeno social relevante devido ao crescente número de praticantes, que vem aumentando de forma expressiva nos últimos anos. O objetivo desse estudo foi identificar e traçar o perfil dos corredores de rua amadores, compreendendo as características referentes ao treinamento, saúde, ocorrência de lesões e prevalência do consumo de suplementos alimentares. Apresentado em três estudos, dos quais, dois serão referentes ao acompanhamento longitudinal por quatro anos consecutivos na corrida: “Volta da Unicamp”, Campinas-SP e um de uma análise do cenário nacional em quatro diferentes corridas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: José Vítor Vieira Salgado - Coordenador / Orival Andrés Junior - Integrante.
      Membro: Jose Vitor Vieira Salgado.
    9. 2006-2009. COMPARACAO DOS INDICADORES FUNCIONAIS E BIOQUIMICOS EM HOMENS DE MEIA-IDADE SUBMETIDOS A TREINAMENTO AEROBIO E CORREDORES DE LONGA DISTANCIA
      Descrição: O presente estudo objetivou investigar se períodos curtos (16 semanas) de intervenção com treinamento aeróbio de baixa a moderada intensidades podem promover alterações nos marcadores de risco de doenças cardiovasculares em homens de meia-idade. Além disso, procurou comparar essas possíveis alterações com indivíduos de mesma faixa etária praticantes de treinamento aeróbio regular há alguns anos (corredores de longa distância).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: José Vítor Vieira Salgado - Coordenador.
      Membro: Jose Vitor Vieira Salgado.
    10. 2004-2005. Analise Quantitativa dos Praticantes de Corrida de Rua e Orientacao ou nao Desta Pratica por Profissionais da Educacao Fisica
      Descrição: Nesse estudo foi analisada a evolução do número de praticantes e provas de corrida de rua nos últimos anos no Brasil. Adicionalmente, aplicou-se uma entrevista em 4 diferentes provas de corridas de rua do calendário nacional (CBAt): Corrida Integração, Campinas-SP; Maratona de Revezamento Pão de Açúcar, São Paulo-SP; Volta Internacional da Pampulha, Belo Horizonte-MG e Corrida de São Silvestre, São Paulo-SP. Com o objetivo de delinear as características ligadas a orientação e ao tipo de treinamento. Foram obtidas 817 entrevistas válidas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: José Vítor Vieira Salgado - Coordenador. Financiador(es): Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Serviço de Apoio Ao - Bolsa. Número de produções C, T A: 5
      Membro: Jose Vitor Vieira Salgado.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Melhores trabalho do XVII Congresso de de pneumologia e Tisiologia do Estado do Rio de Janeiro - Trabalho - Efeito da prática regular de exercícios físicos nos distúrbios do sono, Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Estado do Rio de Janeiro (SOPTERJ).. 2019.
      Membro: José Vítor Vieira Salgado.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (62)
    1. 21º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG Unidade Divinópolis.O PROJETO DE EXTENSÃO CAMINHAR E CORRER PARA VIVER MELHOR: TRANSFORMANDO VIDAS ATRAVÉS DA PRÁTICA ESPORTIVA. 2019. (Seminário).
    2. 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2018. (Seminário).
    3. 23st Annual European College of Sport Science. THE USE OF GPS AND MOBILE PHONE APPLICATIONS (APPs) BY ROAD RUNNERS. 2018. (Congresso).
    4. 7 Seminário de História e Memória do Centro Oeste. 2018. (Seminário).
    5. 7º Seminário história e memória do Centro Oeste Mineiro.Violência, Qualidade de Vida e Saúde. 2018. (Seminário).
    6. Seminário de Capacitação Agentes pela vida. 2018. (Seminário).
    7. 1º Encontro de Professores Pesquisadores e Extensionistas das Unidades de Divinópolis e Passos.Atividades de pesquisa e extensão. 2017. (Encontro).
    8. 1º Encontro de Professores Pesquisadores e Extensionistas das Unidades dePassos e Divinópolis. 2017. (Encontro).
    9. Avanços e Perspectivas da EaD na UEMG. 2017. (Encontro).
    10. 21st Annual Congress of the European College of Sport Science. VOLTA DA UNICAMP: A ROAD RACE DROVE BY EDUCATIONAL ACTIVITIES.. 2016. (Congresso).
    11. 1º Workshop de Sportomics da Unicamp. 2015. (Encontro).
    12. 38º Simpósio Internacional de Ciência do Esporte - Jogos Olímpicos na visão das Ciências do Esporte.Prevalência de Lesões em Corredores de Rua Participantes da Corrida quot;Volta da Unicampquot;. 2015. (Simpósio).
    13. I encontro de gestão esportiva no Brasil. 2014. (Encontro).
    14. V Congresso de Ciência do Desporto e IV Seminário Internacional de Ciência do Desporto. 2014. (Congresso).
    15. quot;Como o cérebro funciona: relações entre memória, atenção e prática de esporte?quot;. 2013. (Outra).
    16. quot; PNL Excelência Humanaquot;. 2013. (Outra).
    17. MOVE Congress 2012. Actions in the present, platforms for the future.. Volta da Unicamp: Um novo conceito em corrida, saúde, ciência e sustentabilidade. 2012. (Congresso).
    18. II International meeting in exercise physiology, IX Workshop em Fisiologia do Exercício da UFSCar. quot;Correlation between direct and indirect (COOPER) VO2peak in long distance runnersquot;. 2011. (Congresso).
    19. Simpósio de estudos avançados em Ciência e Tecnologia em Esportes. 2010. (Simpósio).
    20. 32º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte: 35 anos construindo saúde pela atividade física e o esporte. RESISTENCIA À INSULINA (HOMA-IR) EM HOMENS DE MEIA-IDADE NÃO-TREINADOS E CORREDORES DE LONGA. 2009. (Congresso).
    21. Mini-curso quot; Bioquimica do Exercícioquot; na VII Semana acadêmica de educação física - FEF/UNICAMP. 2009. (Outra).
    22. VII Semana Acadêmica de Educação Física FEF/UNICAMP. 2009. (Outra).
    23. 13th annual congress of the European College of Sport Science. Prevalence of the dietary supplements intake in brazilian road runners.. 2008. (Congresso).
    24. I congresso de iniciação científica EEFE-USP e FEF-UNICAMP. 2008. (Congresso).
    25. IV Semana academica de Educação Física FEF/UNICAMP. 2008. (Outra).
    26. Miini - curso quot;Descarte de resíduos e procedimentos em laboratório químico e biológicoquot;. 2008. (Outra).
    27. Mini-curso quot;Suplementação nutricional e desempenhoquot;. 2008. (Outra).
    28. Mini-curso de Fisiologia do treinamento de força quot; IV Semana acadêmica de Educação Física-FEF/UNICAMP. 2008. (Outra).
    29. 12th Annual Congress of the European Collegue of Sports Science. Prevalence of the professional orientation of the road runners in Brasil. 2007. (Congresso).
    30. 6º Congresso Brasileiro de Atividade Física Saúde. Correlação entre o teste de 12 minutos e o questionário Baecke para homens de meia idade. 2007. (Congresso).
    31. El proceso de conversión de un deportista al Alto Rendimiento. 2007. (Outra).
    32. El tratamiento de la obesidad a traves de la actividad física: pruebas y acciones. 2007. (Outra).
    33. II Congresso de Ciência do Desporto - I Simpósio Internacional de Ciência do Desporto. Controle de Intensidade de Treinamento em Corredores de Rua. 2007. (Congresso).
    34. Jogos Pan Americanos 2007 em debate. 2007. (Outra).
    35. Jornada Sobre Racismo, Xenofobia, Violencia y Dopaje en el Deporte. 2007. (Simpósio).
    36. Seminário para gestores públicos e privados quot;Saúde e atividade físicaquot;. 2007. (Seminário).
    37. XXVIII Curso de Fisiología del Ejercicio quot;FUERZA MUSCULAR: nuevas tendencias en el entrenamientoquot;. 2007. (Outra).
    38. Curso de Medición de la Frecuencia Cardiaca Durante la Actividad Física con Pulsómetro. 2006. (Outra).
    39. I Congreso de Jóvenes Investigadores de la Actividad Física y del Deporte. 2006. (Congresso).
    40. II Curso de Diabetes Mellitus, Hipertensão Obesidade. 2006. (Outra).
    41. III Workshop Internacional Gatorade - quot; Futebol: A ciência na formação de craquesquot;. III Workshop Internacional Gatorade. 2006. (Congresso).
    42. JORNADAS INTERNACIONALES DE ACTIVIDAD FÍSICA Y SALUD. 2006. (Congresso).
    43. O Atleta de Elite: Aspectos Fisiologicos, Nutricionais e Psicologicosquot;. 2006. (Outra).
    44. VI Semana de la Ciência de Madrid - El Reconocimiento Médico Desportivo. 2006. (Simpósio).
    45. XI Congresso Ciências do Desporto e Educação Física. quot;Investigação sobre o uso de suplementos alimentares por corredores de ruaquot;, quot;Corrida de rua: crescimento da modalidade e indicativos mercadológicos do fenômenoquot; e quot; Relação entre orientação por profissional de educação física e realização de exames clini. 2006. (Congresso).
    46. XXIX Simpósio Internacional de Ciência do Esporte.quot;Corredores de Rua: Motivos auto-declarados sobre o consumo de Suplementos Dietéticosquot;. 2006. (Simpósio).
    47. Capacitação a Detecção de Talentos em Esportes. 2005. (Oficina).
    48. Curso de Fisiologia do Exercício - I Congresso de Ciência do Desporto,. 2005. (Congresso).
    49. I Congresso de Ciência do Desporto. Análise da frequência semanal e diária de treino em corredores de rua orientados ou não por profissionais da educação física. 2005. (Congresso).
    50. I Congresso de Ciência do Desporto. 2005. (Congresso).
    51. O Sistema de Treinamento do Desportista de Alto Desempenho - I Congresso de Ciência do Desporto. 2005. (Congresso).
    52. XIII Congresso Interno de Iniciação Cientifica da Unicamp. 2005. (Congresso).
    53. XIII Congresso Interno de Iniciação Cientifica da Unicamp. Análise Quantitativa dos Praticantes de Corrida de Rua Relacionada às Características de Treinamento. 2005. (Congresso).
    54. XXVIII Simpósio Internacional de Ciência do Esporte.Análise quantitativa dos praticantes de corrida de rua relacionada às características de treinamento. 2005. (Simpósio).
    55. Atividade física, qualidade de vida e saúde. 2004. (Outra).
    56. XXVII Simpósio Internacional de Ciência do Esporte.Levantamento e análise inicial da evolução do número de provas e de praticantes de corrida de rua no estado de São Paulo. 2004. (Simpósio).
    57. Curso de Arbitragem de Natação. 2003. (Outra).
    58. I Congresso Internacional de Treinamento Esportivo. 2003. (Congresso).
    59. Curso de reciclagem para monitores de Natação. 2002. (Oficina).
    60. XII Convenção Internacional Fitness Brasil. 2002. (Simpósio).
    61. I Campinas Fitness.Hidroginástica novas técnicas utilizadas no mundo - Hidro show. 2001. (Encontro).
    62. I Campinas Fitness - Bases e Fundamentos da Hidro - diferentes formas para elaborar aulas dinâmicas e eficazes. 2001. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (27)
    1. SALGADO, J.V.V.; PEIXOTO, R.F.S. 1º Encontro de Extensão 2019. 2019. Outro
    2. SALGADO, J.V.V.; SILVA, J. V. S. ; DIAS, A. J. ; MELO, F. K. ; PEREIRA, I. C. S. ; MARIANO, I. G. A. ; GOMES, J. V. S. ; DRUMMOND, L. R. ; ALMEIDA, M. T. O. ; SILVEIRA, T. F. ; OLIVEIRA, R. S.. 1ª Caminhada da amizade. 2019. Outro
    3. SALGADO, J.V.V.; FARIA JUNIOR, N. S. ; CUNHA, S. G. S. ; PARREIRA, A. G. Ética, Pesquisa e Extensão: renovando saberes. 2019. Outro
    4. SALGADO, J.V.V.; DIAS, A. J. ; MELO, F. K. ; PEREIRA, I. C. S. ; MARIANO, I. G. A. ; GOMES, J. V. S. ; SILVA, J. P. B. ; SILVA, J. V. S. ; ALMEIDA, M. T. O. ; CRUZ, M. R. ; OLIVEIRA, R. S. ; SILVEIRA, T. F.. 2ª Caminhada e corrida para viver melhor. 2019. Outro
    5. SALGADO, J.V.V.; FARIA JÚNIOR, N.S ; PEIXOTO, R. F. S. ; TERREZZA, L.L.S ; RIBEIRO, A. P.. 21º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG Unidade Divinópolis. 2019. Congresso
    6. SALGADO, J.V.V.; FARIA JUNIOR, N. S. ; PEIXOTO, R.F.S ; TERREZZA, L.L.S ; FERNANDES, E.M.T. 1º Encontro de Pesquisa e Extensão da UEMG - Unidade Divinópolis. 2018. Outro
    7. SALGADO, J.V.V.; PEIXOTO, R.F.S. UEMG E UFSJ NA COMUNIDADE: SETEMBRO AMARELO - OUTUBRO ROSA - NOVEMBRO AZUL. 2018. Outro
    8. SALGADO, J.V.V.; GOMES, J. V. S. ; SILVA, J. F. ; MELO, F. K. ; DIAS, A. J. ; PEREIRA, I. C. S. ; MARIANO, I. G. A. ; SANTOS, A. S ; PEIXOTO, R. F. S.. 1ª CORRIDA E CAMINHADA PARA VIVER MELHOR - UEMG - Divinópolis. 2018. Outro
    9. SALGADO, José Vítor Vieira. 1º Encontro de Professores Pesquisadores e Extensionistas das Unidades de Divinópolis e Passos. 2017. (Outro).. . 0.
    10. PARREIRA, A. G ; SALGADO, J.V.V. ; FARIA JÚNIOR, N.S ; SOUSA, F. F ; BRAGA, R. F. 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade de Minas Gerais - Pólo 3 Unidade Divinópolis. 2017. Outro
    11. SALGADO, J.V.V.; FERREIRA, J.H ; PEIXOTO, R.F.S ; FERNANDES, E.M.T ; TERREZZA, L.L.S ; GODOI, M.E. Diálogos sobre a EaD na UEMG Unidade Divinópolis. 2017. Outro
    12. SALGADO, J.V.V.; PEIXOTO, R.F.S ; FERNANDES, E.M.T ; TERREZZA, L.L.S ; GODOI, M.E. UEMG NA COMUNIDADE: OUTUBRO ROSA - NOVEMBRO AZUL. 2017. Outro
    13. SALGADO, J.V.V.; PEIXOTO, R.F.S ; FERNANDES, E.M.T ; TERREZZA, L.L.S ; GODOI, M.E. Apresentação musical de Walter Caetano - Iª Caminhada contra o Câncer. 2017. Outro
    14. SALGADO, J.V.V.; SILVA, F. F. ; HIGINO, W. P. ; NAKAMURA, P. M.. III Congresso de Educação Física e II Simpósio de Atividade Física e Saúde da Região Sudeste. 2016. Congresso
    15. SALGADO, José Vítor Vieira; RUSSOMANNO ; KAWASAKI, G. M.. VI Volta da Unicamp. 2015. Outro
    16. SALGADO, J.V.V.; RUSSOMANNO ; KAWASAKI, G. M.. V Volta da Unicamp. 2014. Outro
    17. SALGADO, J.V.V.; RUSSOMANNO. IV VOLTA DA UNICAMP. 2013. Outro
    18. SALGADO, José Vítor Vieira; RUSSOMANNO. III VOLTA DA UNICAMP. 2012. Outro
    19. SALGADO, José Vítor Vieira; RUSSOMANNO. II Volta da Unicamp. 2011. Outro
    20. SALGADO, José Vítor Vieira; RUSSOMANNO. I Volta da Unicamp. 2010. Outro
    21. SALGADO, José Vítor Vieira. Universidade Portas Abertas (UPA) - FEF/UNICAMP. 2007. (Outro).. . 0.
    22. SALGADO, José Vítor Vieira. II Congresso de Ciência do Desporto - I Simpósio Internacional de Ciência do Desporto. 2007. (Congresso).. . 0.
    23. SALGADO, José Vítor Vieira. Universidade Portas Abertas (UPA) - FEF/UNICAMP. 2006. (Outro).. . 0.
    24. SALGADO, José Vítor Vieira. Universidade Portas Abertas (UPA) - FEF/UNICAMP. 2005. (Outro).. . 0.
    25. SALGADO, José Vítor Vieira. I Congresso de Ciência do Desporto.. 2005. (Congresso).. . 0.
    26. SALGADO, José Vítor Vieira. Universidade Portas Abertas (UPA) - FEF/UNICAMP. 2004. (Outro).. . 0.
    27. SALGADO, José Vítor Vieira. Universidade Portas Abertas (UPA) - FEF/UNICAMP. 2003. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (1)
    • José Vítor Vieira Salgado ⇔ Helton Oliveira Campos (2.0)
      1. MARIANO, I. G. A. ; CAMPOS, H. O. ; GOMES, J. V. S. ; SILVA, J. F. ; PEREIRA, I. C. S. ; DIAS, A. J. ; MELO, F. K. ; SALGADO, J. V. V.. AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO E NÍVEIS PRESSÓRICOS NO TESTE DE 3.000 m – RESULTADOS PARCIAIS. Em: 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2018, Belo Horizonte. 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. MARIANO, I. G. A. ; PEREIRA, I. C. S. ; DIAS, A. J. ; SILVEIRA, T. F. ; OLIVEIRA, R. S. ; SILVA, J. V. S. ; GOMES, J. V. S. ; MELO, F. K. ; ALMEIDA, M. T. O. ; CAMPOS, H. O. ; SALGADO, J.V.V.. RESPOSTAS DA PRESSÃO ARTERIAL E DESEMPENHO FÍSICO NO TESTE 3 Km TIME TRIAL EM INDIVÍDUOS OBESOS. REVISTA BRASILEIRA DE PRESCRIÇÃO E FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO. 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 04/03/2021 17:16:02