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Maria Carolina de Andrade Freitas

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Mestre em Psicologia Institucional pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Especialista em Saúde Mental pelo Centro Universitário Newton Paiva. Atualmente ocupa cargo de Professora Efetiva da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)/ Unidade Divinópolis, na área de Fundamentos e Intervenções em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem. Professora do Curso de Psicologia e de outros cursos de Licenciaturas. Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Subjetividade (NEPECS- UEMG) e integra o Núcleo de Pesquisas em Subjetividade e Políticas e Programa de Formação e Investigação em Saúde e Trabalho Docente (NEPESP/ PFIST-UFES) como pesquisadora colaboradora. Desenvolve temas de pesquisa e estudo que articulam contribuições psicanalíticas e da Análise Institucional. São temas de interesse e estudo: as relações entre arte, clínica, crítica, saúde, trabalho, educação e processos formativos. Possui experiência em ensino, pesquisa e extensão em áreas de articulação entre saúde, educação, trabalho e clínica. Experiência profissional clínica em consultório e instituições e em serviços públicos de referência na área da Assistência Social. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6064991736503180 (06/01/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Conselho Universitário. Avenida Paraná São José 35501170 - Divinópolis, MG - Brasil Telefone: (37) 3229359
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (8)
    1. 2020-Atual. NARRATIVAS DO TRABALHO DOCENTE NA PANDEMIA DE COVID-19 PELA MEMORIA DO OFICIO, PRATICAS DE CUIDADO NA EDUCACAO
      Descrição: O projeto de pesquisa aborda o trabalho docente a partir da crise sanitária provocada pela Covid-19. Constata-se que professoras e professores se encontram em situação de forte abalo nos modos de organização do trabalho docente, organização essa que é produzida, cotidianamente, quando trabalhadoras e trabalhadores fazem a gestão da distância, sempre presente, entre Trabalho Prescrito e Trabalho Real, ou ainda, dito de outro modo, renormatizando o meio. Atentar para este abalo consiste em uma relevante questão para pesquisa tendo em vista o impacto para a saúde de docentes, bem como para a qualidade do trabalho formativo em escolas e universidades cujos impactos são significativos para essa e as futuras gerações. As mudanças nos modos de organização do trabalho em curso implicarão em efeitos cognitivos e subjetivos sem precedentes, tanto para professoras/es quanto para estudantes. Dentre as dificuldades experimentadas no campo da educação o que temos presenciado é a falta de preparo para o emprego das tecnologias digitais por parte de docentes, mas, sobretudo, a perplexidade diante de um trabalho que ora se exerce diferentemente do habitual (e que assim prosseguirá por muito tempo ainda, devido a inexistência de vacina e/ou medicação para a nova doença) e para o qual ainda não são suficientemente dominados os signos necessários para conduzir a tarefa e para avaliar os seus efeitos junto aos discentes. No âmbito do trabalho docente professoras e professores enfrentam mudanças expressivas em suas estratégias de ofício, o que produz forte sensação de insegurança, bem como temores no que tange à efetividade do exercício de seu trabalho. Soma-se a isso, o fato de que a necessidade do Trabalho Remoto durante a Pandemia parece encontrar sustentação em um plano discursivo neoliberal que visa normalizar tal modalidade de trabalho no Pós-Pandemia com base no argumento da redução de custos mas cujos efeitos, do ponto de vista da fragilização das práticas educativas tecidas no coletivo, são expressivas. Afinal, como proceder para que os conteúdos sejam ministrados e efetivamente aproveitados pelos estudantes do ponto de vista do aprendizado? Quais são os conteúdos necessários em tempos de radical transformação das urgências sociais, psíquicas, políticas e econômicas em todo o mundo? Como avaliar os percursos da experiência formativa? Como organizar situações de aprendizagem respeitando as orientações de distanciamento social? Como estabelecer relações confiantes na potência da vida em tempos marcados pelo risco da morte e também, do luto a ser vivido por aqueles e aquelas que não sobrevivem a ameaça do vírus? Como exercer a docência resistindo às investidas que forçam processos de individualização? Os referenciais conceitual-metodológicos são oriundos do campo das Clínicas do Trabalho notadamente as abordagens que analisam o trabalho como atividade, a saber, Ergologia e Clínica da Atividade e serão explorados aspectos do pensamento de Donna Haraway para quem os corpos não são, mas se efetuam em conexões vitais de diferentes graus. Da autora, será explorado, sobremaneira, o conceito de figuração como modo de desenvolver o campo das clínicas do trabalho. Os 3 objetivos da pesquisa, são: analisar como a produção de um memorial das intensas transformações geradas pela COVID19 pode contribuir para a produção/registro da história do trabalho docente, de suas lutas travadas cotidianamente, por trabalhadoras e trabalhadores da educação no exercício do seu ofício em tempos de pandemia; produzir e compartilhar um memorial do ofício docente em tempos de pandemia como estratégia de cuidado à saúde de professoras e professores, partindo do princípio de que cuidando do ofício, cuida-se das pessoas; contribuir com conhecimento produzido em co-análise com professoras e professores para a formulação de políticas públicas para a educação a partir da situação. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Carolina de Andrade Freitas - Integrante / maria elizabeth barros de barros - Integrante / CRISTIANE BREMENKAMP CRUZ - Integrante / Fernanda Spanier Amador - Coordenador / Fabio Hebert da Silva - Integrante / Vanessa Maurente - Integrante / Claudia Osório da Silva - Integrante / Vilene Moehlecke - Integrante / Jéssica Prudente - Integrante / Lucia Almeida da Silva - Integrante / Daniel Rodrigues Fernandes - Integrante / Juliana Prediger - Integrante / Luis Giorgis Dias - Integrante / Marianna Araujo da Silva - Integrante / Karla Memória Lima - Integrante / Luciana Gomes da Costa Albuquerque - Integrante.
      Membro: Maria Carolina de Andrade Freitas.
    2. 2019-Atual. APRENDIZAGENS AFETIVAS NA DIFERENCA: Direitos Humanos e Educacao por uma Etica e Estetica da Existencia e producao de Seguranca Publica
      Descrição: O grupo de pesquisa tem atuado na promoção de atividades correlatas às aprendizagens de crianças, Jovens e Adultos. A partir do projeto de extensão: Cinema, Aprendizagem e Segurança Pública na Educação de Jovens e Adultos, tem havido uma composição entre graduação em pedagogia, mestrado em segurança pública e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de escolas do município de Vila Velha. A partir do projeto de extensão: Brinquedoteca interativa afeto e aprendizagem tem ocorrido uso interativo da brinquedoteca da Universidade Vila Velha, com oficinas de aprendizagem inventiva e apoio pedagógico a crianças e estudantes da EJA. A partir de estudos semanais, o grupo tem buscado uma interação com a sociedade, por meio da aproximação com as escolas, comunidades indígenas e quilombolas, no intuito de compreender os diferentes modos de aprendizagem e como esses modos de aprender podem produzir aprendizagens afetivas e uma vida bonita.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (15) . Integrantes: Maria Carolina de Andrade Freitas - Coordenador / Ana Paula Patrocínio Holzmeister - Integrante / Maria Riziane Costa Prates - Integrante / Dulcimar Pereira - Integrante / Josimar Barbosa Grippa - Integrante / Maria Regina Lopes Gomes - Integrante / Rejane Kasting Arruda - Integrante / Suzany Goulart Lourenço - Integrante.
      Membro: Maria Carolina de Andrade Freitas.
    3. 2015-2018. EnsinaSUS - Trabalho, Educacao e Formacao na Integralidade do Cuidado e na Atencao a Saude
      Descrição: Estudos destinados a identificação, apoio e desenvolvimento de experiências de ensino e pesquisa (graduação, pós-graduação e extensão) capazes de transformar a formação em saúde, fundamentando-se no princípio da Integralidade, na direção da consolidação do SUS como uma politica de Estado de garantia do direito a saúde. Ciências da Saúde .Saúde Coletiva. Saúde Pública. Laboratório de Pesquisas de Praticas de Integralidade em Saúde.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Carolina de Andrade Freitas - Coordenador / maria elizabeth barros de barros - Integrante / Aluísio Gomes da Silva Junior - Integrante / Roseni Pinheiro - Integrante / Lilian Koifman - Integrante.
      Membro: Maria Carolina de Andrade Freitas.
    4. 2014-2018. Nos limiares do Fora: experiencia e narratividade em politicas de educacao e saude
      Descrição: Projeto de Doutorado. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Carolina de Andrade Freitas - Coordenador / maria elizabeth barros de barros - Integrante.
      Membro: Maria Carolina de Andrade Freitas.
    5. 2011-2018. Programa de Formacao e Investigacao em saude e trabalho docente - PFIST
      Descrição: A partir dos resultados obtidos na pesquisa que terminou em 2010, nesse novo projeto visamos uma análise das tramas e urdiduras do trabalho docente vislumbrando a instituição de comissões de saúde por local de trabalho para os educadores do município da Serra/ES. Com esse objetivo são desenvolvidas estratégias metodológicas de análise do trabalho dos educadores visando-se o desenvolvimento desse gênero profissional. A metodologia utilizada pauta-se na clínica da atividade, formulado no CNAM em Paris. Persegue uma linha de pesquisa que coloca em cena as questões institucionais que constituem as práticas educacionais. Alia-se, ainda, aos movimentos sociais no campo da educação que possam promover um outro cenário para a educação no município de Serra no ES. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (6) . Integrantes: Maria Elizabeth Barros de Barros - Coordenador / Jésio Zamboni - Integrante / Luzimar dos Santos Luciano - Integrante / Ueberso Ribeiro Almeida - Integrante / Hervacy Brito - Integrante / Renata Junger - Integrante / Ellen Horato Pimentel - Integrante / Ivana Carneiro Botelho - Integrante / Janaina Brito - Integrante / Clever Manolo - Integrante / Beatriz Cysne - Integrante / Janaina Mariano Cesar - Integrante / Diego Artur Lima Pinheiro - Integrante / Maria Carolina de Andrade Freitas - Integrante / Danuza de D. Fonseca - Integrante / Suzana Maria Gotardo Chambela - Integrante / Ana Rosa Spilman - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 8. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Carolina de Andrade Freitas - Coordenador / maria elizabeth barros de barros - Integrante.
      Membro: Maria Carolina de Andrade Freitas.
    6. 2010-2012. Nas encruzilhadas da lingua: narrativas de meninos e movimentos de medicalizacao na educacao
      Descrição: Projeto de mestrado concluído. O presente projeto de pesquisa visa investigar as políticas de subjetivação em curso na contemporaneidade, por meio da pesquisa-intervenção junto a crianças medicalizadas no âmbito da vida escolar e da análise das narrativas ao seu entorno. Assume uma decisão de acompanhar práticas produzidas e operacionalizadas no interior do espaço escolar, investigando os processos de medicalização da educação, em relação aos seus regimes de dizibilidade e visibilidade. O trabalho problematiza as relações entre poder/saber colocadas em jogo na constituição da medicalização como controle da vida, na contemporaneidade, e como elas se articulam ao campo da educação, ao promoverem um discurso cada vez mais incidente quanto à medicalização da infância.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Carolina de Andrade Freitas - Integrante / MACHADO, Leila Aparecida Domingues - Coordenador.
      Membro: Maria Carolina de Andrade Freitas.
    7. 2010-2011. Modos de vida contemporaneos: adoecimentos e consumo de psicotropicos
      Descrição: Descrição: Tem-se acompanhado um acirrado processo de medicalização no campo da saúde pública. Pesquisas recentes indicam o abuso das prescrições medicamentosas e a eleição desta prática terapêutica como quase exclusiva frente aos sofrimentos físicos e psíquicos. Observa-se que se expande e se intensifica a crença, tanto por parte de muitos profissionais quanto por parte da população, de que os fármacos constituem-se como a opção preferencial, necessária e mais acertada para o tratamento de diferentes tipos de sofrimento. Somando-se a essa abundância de consumo, há uma carência de recursos terapêuticos e, pode-se dizer que também, uma carência de recursos extra-hospitalares e, consequentemente, de recursos humanos. Acredita-se que também haja uma carência de recursos conceituais/interpretativos para as situações em questão. O que parece importante ser ressaltado é a concepção ainda bastante arraigada no campo da saúde mental de uma dicotomia entre individual e social. Partindo-se dessa concepção, sempre estará colocada a premissa de que um Transtorno Mental, embora resultante de conflitos relacionais, é um adoecimento individual e que necessita de tratamentos também individualizados. Estamos diante da mítica de tratamentos pautados em modelos biomédicos, tanto no que se refere aos diagnósticos quanto no que se refere às terapêuticas, que concebem o sujeito e, consequentemente, o psiquismo e a mente, como entidades individualizadas e interiorizadas. A partir destas considerações, algumas questões são suscitadas: as falas dos usuários que se referem à ansiedade, medo, cansaço, depressão são, em geral, traduzidas em diagnósticos de Transtorno de Ansiedade, Transtorno de Depressão, Síndrome do Pânico, Transtorno Somatoforme? Provisoriamente, prefere-se nomear esse tipo de sofrimento difuso como adoecimentos psíquicos . Os usuários que se encaminham às Unidades de Saúde, em geral, não chegam, portando um diagnóstico claro de Transtorno Mental... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Carolina de Andrade Freitas - Integrante / MACHADO, Leila Aparecida Domingues - Coordenador / Laura Paste de Almeida - Integrante / Rubiane Vanessa Maia da Silva - Integrante / MARTINS, Ruy Anderson - Integrante / SOUZA, Carlos Henrique - Integrante / BATISTI, Dauri - Integrante.
      Membro: Maria Carolina de Andrade Freitas.
    8. 2006-2009. Investigacao sobre os efeitos discursivos da ?capscizacao? da atencao a saude mental: avaliacao qualitativa dos processos de institucionalizacao do modelo CAPS.
      Descrição: Projeto de pesquisa aprovado pelo CNPq, Coordenador: Dr. Antônio Márcio Ribeiro Teixeira. Instituição Executora: Universidade Federal de Minas Gerais. Edital MCT-CNPq / MS-SCTIE-DECIT / CT-Saúde 07/2005. Esta pesquisa objetivou avaliar a forma de funcionamento dos CAPS ? Centro de Atenção Psicossocial, serviços de referência para tratamento dos portadores de sofrimento mental, bem como os efeitos produzidos pela aplicação do dispositivo de conversação clínica, elaborado pela própria equipe da pesquisa, em diversos CAPS do Estado de Minas Gerais. Para tanto, o trabalho visou diagnosticar os impasses e dificuldades enfrentadas pelo modelo de assistência em Saúde Mental ? CAPS, tanto no nível das dificuldades enfrentadas pelos profissionais no cotidiano do trabalho, quanto no nível, exposto pelas discussões clínicas, dos impasses do tratamento e do encaminhamento dos pacientes na rede.E contou com a colaboração e participação efetiva de serviços da rede SM-SUS e de CAPS do interior do estado. Além disso, criou-se um ambiente de produção de conhecimento e questionamento permanente do modelo de Atendimento na área de Saúde Mental, mediante a implantação da revista eletrônica clinicaps.com.br, que continua em plena atividade e a promoção da capacitação de profissionais envolvidos nestes serviços com a finalidade de possibilitar outros modos de funcionamento do modelo CAPS.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Carolina de Andrade Freitas - Integrante / Renata Dinardi - Integrante / Antônio Ribeiro Teixeira - Coordenador / Wellerson Alkimim - Integrante / Jésus Santiago - Integrante / Anamaris Pinto - Integrante / Cristiana Ferreira - Integrante / Aline Aguiar - Integrante / Cláudia Generoso - Integrante / Simone Gonçalves - Integrante.
      Membro: Maria Carolina de Andrade Freitas.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Indicação de tese para o Prêmio CAPES de Tese/PPGE-UFES (Edição 2019), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.. 2019.
      Membro: Maria Carolina de Andrade Freitas.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (51)
    1. " Wokshop Aprendizagem e Satisfação Discente:. 2018. (Outra).
    2. 16ª Semana da Psicologia: Mídias, Tecnologia e Produção de Subjetividades"."Her". 2017. (Simpósio).
    3. Filosofia com Vida: Ciclo de Debates..Futuro: O que estamos construindo?. 2017. (Outra).
    4. Políticas de escrita em pesquisas em ciências humanas: sujeitos, tecnologias e práticas de si.Lugares de enunciação e práticas de escrita. 2017. (Outra).
    5. 15ª Semana de Psicologia da UVV: Saberes e Fazeres em Saúde M.Relato de experiencia de estágio em um grupo de saúde mental. 2016. (Outra).
    6. 16ª Semana da Psicologia: Mídias, Tecnologia e Produção de Subjetividades".Estudos Transversais em Psicanalise: arte, clínica e experiência. 2016. (Outra).
    7. II CONGRESSO ESTADUAL DE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA: SUSTENTABILIDADE. II CONGRESSO ESTADUAL DE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA: SUSTENTABILIDADE. 2016. (Congresso).
    8. Inclusão de pessoas com de deficiência e seus desafios para a educação superior. 2016. (Outra).
    9. Metodologias Ativas - Paradigmas e desafios. 2016. (Outra).
    10. Projeto Inova -UVV 2016:em busca de novos territórios da prática profissional do psicólogo - conhecendo e problematizando as práticas dos psicólogos no sistema único da de assistência social. 2016. (Outra).
    11. Projeto Inova -UVV 2016: estratégias diferenciadas para facilitar a aprendizagem. 2016. (Outra).
    12. Projeto Inova -UVV 2016: Ih! Deu curta! Primeiro festival experimental de curtas da UVV. 2016. (Outra).
    13. Saúde no trabalho em educação: dia nacional de saúde e segurança do trabalho nas escolas.COSATES. 2016. (Seminário).
    14. SEMINÁRIO INTERNACIONAL BIBLIOTECA WALTER BENJAMIN. 2016. (Seminário).
    15. 14 JORNADA DE PSICOLOGIA DA UVV.GRUPO DE TRABALHO: O LUGAR DO PAI NA ATUALIDADE. 2015. (Outra).
    16. 14 SEMANA DE PSICOLOGIA - "SIM, SOMOS UMA FAMÍLIA" AS CONSTITUIÇÕES DA FAMÍLIA NA ATUALIDADE.A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO COMO LINGUAGEM. 2015. (Outra).
    17. 14 SEMANA DE PSICOLOGIA DA UVV.REVISÃO E RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A UTILIZAÇÃO DA TÉCNICA DA ASSOCIAÇÃO LIVRE EM PSICANÁLISE. 2015. (Outra).
    18. 14 SEMANA DE PSICOLOGIA DA UVV: A FAMÍLIA E SUAS NOVAS CONFIGURAÇÕES NA ATUALIDADE.A FAMÍLIA E SUAS NOVAS CONFIGURAÇÕES NA ATUALIDADE. 2015. (Outra).
    19. ANSIEDADE E DEPRESSÃO: SOFRIMENTO PSÍQUICO NA ATUALIDADE: DISCUTINDO ANSIEDADE E DEPRESSÃO. SOFRIMENTO PSÍQUICO NA ATUALIDADE: DISCUTINDO ANSIEDADE E DEPRESSÃO. 2015. (Congresso).
    20. Capacitação Docente Oficina Enade. 2015. (Outra).
    21. TREINAMENTO EM AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL. 2015. (Outra).
    22. Capacitação Docente Oficina sobre Projeto Pedagógico dos Cursos da UVV. 2014. (Outra).
    23. Infância em Debate. 2014. (Seminário).
    24. VII Encontro Regional de Psicologia - Psicologia Social: Desafios Contemporâneos.Por outras perspectivas de pesquisar em ciências humanas: a narrativa como dispositivo para conversar e a produção de novas tecnologias. 2012. (Encontro).
    25. II Seminário Internacional - A educação medicalizada: dislexia, TDAH e outros supostos transtornos. Novas capturas, antigos diagnósticos na Era dos Transtornos.. 2011. (Seminário).
    26. Mini-Curso Estratégias Biográficas. 2011. (Oficina).
    27. I Seminário Internacional - A educação medicalizada: dislexia, tdah e outros supostos transtornos..Cartografias do Presente: narrativas de crianças medicalizadas. 2010. (Seminário).
    28. V Semana de Fisioterapia no Centro Universitário São Camilo.Cuidado e Saúde. 2010. (Outra).
    29. II Encontro Sul-Capixaba de Psicologia.Método Clínico e Desenvolvimento Humano. 2009. (Encontro).
    30. Semana Acadêmica da Unes.Linguagem e Psicanálise. 2009. (Oficina).
    31. Adolescência in Foco. 2008. (Outra).
    32. IV Seminário de Psicologia da Educação. 2008. (Seminário).
    33. A Inserção Social das Pessoas Portadoras de Deficiencia no Mercado de Trabalho. 2007. (Seminário).
    34. Algumas Abordagens na Educação Sexual na Educação de Deficientes Mentais. 2007. (Oficina).
    35. III Conferência Municipal dos Direitos das Criança e do Adolescente. 2007. (Outra).
    36. Seminário de Estudo da Cultura Afro-brasileira e do Seminário de estudo da Proposta Político-pedagógica. 2007. (Seminário).
    37. VII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. 2007. (Outra).
    38. Deficiência Mental e Distúrbios de Comportamento. 2006. (Oficina).
    39. Assistência à Criança em Situação de Vulnerabilidade Social.Fio da Navalha: A Construção de Uma Rede. 2005. (Seminário).
    40. Psicologia Social e clínica social.A clínica social contemporânea: o trabalho das medidas sócioeducativas.. 2005. (Outra).
    41. Fórum Clínico da Especialização em Psicanálise com Crianças e Adolescentes.A Subjetividade no Programa Social. 2004. (Outra).
    42. II Seminário As penas Alternativas como Prevenção à Criminalidade. 2004. (Seminário).
    43. Oficina para o Enfrentamento à Exploração Sexual Comercial e ao Tráfico para os mesmos fins de meninas e meninos em Belo Horizonte.Apresentação da Ação de Combate à Violência Doméstica da AMAS. 2004. (Oficina).
    44. Psicologia Social e Políticas Públicas.A psicologia social na política pública: possibilidade de intervenção - uma experiência de combate à violência doméstica.. 2004. (Outra).
    45. III Seminário Estadual Pró-Conselho. 2003. (Seminário).
    46. II Seminário Estadual Pró-Conselho. 2002. (Seminário).
    47. Oficinas de Dinâmica com Grupo de Pais.Oficinas de Dinâmica com Grupo de Pais. 2002. (Outra).
    48. I Fórum Mineiro de Psicologia Hospitalar. 2000. (Congresso).
    49. Fórum Nacional Drogas - um fenômeno social?. 1999. (Outra).
    50. Palestra sobre Autismo. 1998. (Outra).
    51. Palestra Toxicomania, Psicanálise e Instituições. 1997. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (4)
    1. FREITAS, Maria Carolina de Andrade; LUCAS, M. L. O. ; SILVA, I. S. ; DINIZ, T. D. ; MELO, R. G.. Fogo-Fátuo - Sarau Poético - Diários de Quarentena. 2020. Outro
    2. FREITAS, Maria Carolina de Andrade; II Encontro Sul- Capixaba de Psicologia. 2009. (Outro).. . 0.
    3. FREITAS, Maria Carolina de Andrade; IV Seminário de Psicologia da educação - A educação como prática de transformação social. 2008. (Outro).. . 0.
    4. FREITAS, Maria Carolina de Andrade; O livro de cabeceira: estética, literatura e psicanálise. 2008. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:02