teste-01

Cristiana Barcelos da Silva

Pós-doutora, Doutora e Mestra em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF-Brasil) com estágio de doutoramento no exterior na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa (UNL-Portugal) via Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (CAPES/PSDE-2017). Especialista em "Educação Especial" pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI-Brasil) e "Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos" (PROEJA) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF-Brasil). Licenciada em Pedagogia pela UENF e em Língua Portuguesa pela Rede Claretiano de Ensino (RCE-Brasil). Avaliadora do Ministério da Educação (MEC) no curso de Pedagogia como membra do banco de avaliadores-BASis/INEP/MEC. Membra do corpo editorial e revisora do periódico Linkscienceplace. Revisora credenciada nos programas de Pós-graduação em Produção Vegetal e Genética e Melhoramento de Plantas da UENF. Possui experiência em docência na Educação Básica e no Ensino Superior. Investigadora nas seguintes áreas pesquisa: Evasão Escolar; Teoria das Representações Sociais; Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Básica. (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2018-Atual. Nucleo de Pesquisa sobre Envelhecimento Humano
      Descrição: O Núcleo de Pesquisa em Envelhecimento Humano fundamenta suas propostas na discussão em estudos referentes a produção de conhecimento (na área educacional, cultural, esportiva, de lazer, assistência social e saúde), que possibilite a implantação de projetos para os idosos. Em consonância com a Política Nacional de Assistência Social (PNAS), na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), localizada em Campos dos Goytacazes/RJ, busca-se compreender as transformações decorrentes do aumento da longevidade das populações e das mudanças nos paradigmas de gestão pública. Nesse sentido, no núcleo trata academicamente da questão da longevidade da pessoa humana, associando o fenômeno, a necessidade e busca por atividades educativas, cuidados médicos e debates em torno da mudança de estilos de vida das pessoas. O núcleo se justifica devido a emergência por estudos e práticas que possam influenciar na longevidade dos indivíduos à medida que envelhecem.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Cristiana Barcelos da Silva - Integrante / Carlos Henrique Medeiros de Souza - Integrante / Rosalee Santos Crespo Istoe - Coordenador / Diana Paola Gutierrez Diaz de Azevedo - Integrante / Fernanda Castro Manhães - Integrante / Gustavo Santos Crespo - Integrante.
      Membro: Cristiana Barcelos da Silva.
    2. 2017-Atual. Apoio Emergencial para a manutencao do desenvolvimento das pesquisas no programa de Pos-graduacao em Cognicao e Linguagem PPGCL/UENF
      Descrição: Trata-se de uma solicitação de recursos para manutenção das atividades do PPGCL/UENF que se encontrava em um processo de avaliação quadrienal junto a CAPES. O texto apresentado constou com uma descrição sucinta da história da UENF ? Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro e do programa de pós-graduação PPGCL, suas linhas de pesquisas e seu corpo docente. Destacou também a estrutura física existente em termos de bibliotecas, laboratórios, salas de aulas, para atender aos cursos de graduação e Pós-graduação e aos projetos em andamento. Destacou as metas e apresentou um cronograma para o desenvolvimento deste projeto.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) . Integrantes: Cristiana Barcelos da Silva - Integrante / Eliana Franca Luquetti Crispim - Integrante / Carlos Henrique Medeiros de Souza - Coordenador / Fernanda Castro Manhães - Integrante.
      Membro: Cristiana Barcelos da Silva.
    3. 2017-Atual. NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCACAO: Inovando a pratica pedagogica atraves das tecnologias de informacao e comunicacao - Etapa II
      Descrição: Cursos de capacitação que estão sendo oferecidos para docentes da rede pública estadual e municipal (Campos de Goytacazes). O projeto visa capacitar os professores para o uso das tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem, sendo o docente um mediador em tal relação de ensino. Carga Horária: 40 horas (20 horas presenciais/20 horas à distância);  Encontros: 7 encontros (3h cada encontro);  Início: Outubro de 2017 à Dezembro  Local: UENF ? Laboratório - SMAL 113 ? Prédio Reitoria  Horário: 09:00 às 12:00 horas ? Todas as Quartas  Público-alvo: Docentes da rede pública de ensino do município de Campos dos Goytacazes e do Estado do Rio de Janeiro.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (4) . Integrantes: Cristiana Barcelos da Silva - Integrante / Carlos Henrique Medeiros de Souza - Coordenador / Fernanda Castro Manhães - Integrante.
      Membro: Cristiana Barcelos da Silva.
    4. 2015-Atual. Nucleo de estudos sobre acesso e permanencia na educacao.
      Descrição: A constituição do Núcleo de Pesquisa tem origem no projeto Diagnóstico da Qualidade de Ensino do PROEJA: um estudo na região Norte Noroeste fluminense com foco nos aspectos formativos e metodológicos, iniciado em abril de 2013, em referência ao Edital no 49/2012 da CAPES/Observatório da Educação (Obeduc). Ao longo do primeiro ano do referido projeto realizaram-se duas revisões de literatura: uma sobre qualidade da educação e outra sobre permanência escolar na Educação de Jovens e Adultos. As duas revisões foram tratadas no artigo ?A permanência escolar na Educação de Jovens e Adultos: proposta de categorização discursiva a partir das pesquisas de 1998 a 2012 no Brasil? (2014), no qual se discutiu a relação entre o aumento do número de publicações sobre permanência escolar, a partir de 2007, e o aumento da demanda por qualidade da educação no país. Concluiu-se que a permanência escolar é uma dimensão dessa qualidade. Além disso, constatou-se que a pequena quantidade (44) de publicações encontradas sobre permanência escolar ? como objeto de pesquisa ? contrasta com as mais de mil disponíveis sobre evasão escolar, que, em maioria, tende a responsabilizar os sujeitos alunos pelo abandono da escola. Essa contradição, a incipiente discussão sobre o conceito de permanência escolar e o caráter que permanência assume como dimensão da qualidade de ensino foram três fatores que justificaram a constituição de um locus de discussão temático no âmbito do projeto CAPES/Obeduc. Trabalha-se com a hipótese de que há diferença epistemológica significativa entre a abordagem da permanência escolar e a que toma a evasão como objeto de pesquisa. À discussão e reflexão em torno da permanência escolar associa-se a questão do acesso que, apesar de maior número de pesquisas, também configura-se tema polêmico quando se trata de acesso por meio de ações afirmativas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cristiana Barcelos da Silva - Coordenador / Gerson Tavares do Carmo - Integrante / Karine Lobo Castelano - Integrante / Munich Ribeiro de Oliveira - Integrante / Clarissa Menezes de Souza - Integrante / Engracia Manhães Gabriel de B. Cavalcanti - Integrante / Josemara Heinrique de Souza - Integrante / Jorge Luiz Clemente Gomes - Integrante / Suely Fernandes Coelho Lemos - Integrante / Carlos Márcio Viana Lima - Integrante / Andressa Peres Teixeira - Integrante / Ana Cabral Sá Paiva - Integrante / Rozana Quintanilha Gomes Souza - Integrante / Jane Paiva - Integrante / Osmar Fávero - Integrante / Dyane Brito Reis Santos - Integrante / Dóris Maria Luzzardi Fiss - Integrante / Luiz Fernando Mileto - Integrante / Josemara Henrique da Silva Pessanha - Integrante / Jovana Paiva Pereira - Integrante.
      Membro: Cristiana Barcelos da Silva.
    5. 2013-2017. Diagnostico da qualidade de ensino no PROEJA: um estudo na Regiao Norte e Noroeste Fluminense com foco nos aspectos formativos e metodologicos
      Descrição: Descrição: O projeto situa-se no campo da educação de jovens e adultos (EJA) visando à elaboração de um diagnóstico sobre a organização e a oferta dessa modalidade nos sistemas de ensino na sua versão integrada à educação profissional denominada PROEJA na Região Norte Noroeste Fluminense. O foco dirige-se às estratégias pedagógicas e experiências inovadoras articuladas à profissionalização, atendendo as especificidades socioculturais, regionais, linguísticas e as condições de acessibilidade, que serão analisadas e adequadas à formulação de programas de formação para docentes de PROEJA em exercício e licenciandos da IES propositora. Também focalizamos neste projeto a atuação em sala de aula, de acordo com os ciclos e as etapas da pesquisa-ação (planejamento, ação, observação e avaliação), propondo estratégias pedagógicas e experiências inovadoras em ensino de ciências, aperfeiçoando a proposta desenvolvida no âmbito do Edital PROEJA - CAPES/SETEC - 2006, projeto Educando Jovens e Adultos para a Ciência com Tecnologias de Informação e Comunicação , coordenado por Marília Paixão Linhares (UENF) e Ernesto Macedo Reis (IFF). Inscreve-se no âmbito de projeto local contemplado com o Edital do Observatório da Educação 2012, da CAPES, e tem como IES de referência a Universidade Estadual do Norte Fluminense por meio de três programas de pós-graduação: Ciências Naturais, Cognição Linguagem e Políticas Sociais; cujas linhas de pesquisa são, respectivamente: Ensino de Ciências; Educação, Política e Cidadania; e Pesquisas Interdisciplinares em Comunicação, Educação e Novas Tecnologias da Informação. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (2) . Integrantes: Cristiana Barcelos da Silva -Integrante/ Karine Lôbo Castelano - Integrante / Gerson Tavares do Carmo - Coordenador / Marilia Paixão Linhares - Integrante / Munich Ribeiro de Oliveira - Integrante / Clarissa Menezes de Souza - Integrante / Engracia Manhaes Gabriel de B. Cavalcanti - Integrante / Josemara Henrique da Silva Pessanha - Integrante / Leandro Pereira Costa - Integrante / Judith Maria Daniel de Araújo - Integrante.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (7) Doutorado: (4) . Integrantes: Cristiana Barcelos da Silva - Integrante / Judith Maria Daniel de Araujo - Integrante / Gerson Tavares do Carmo - Coordenador / Alessandra Maria Custódio da Silva - Integrante / Karine Lobo Castelano - Integrante / Marília Paixão Linhares - Integrante / Munich Ribeiro de Oliveira - Integrante / Clarissa Menezes de Souza - Integrante / Engracia Manhães Gabriel de B. Cavalcanti - Integrante / Josemara Heinrique de Souza - Integrante / Leandro Pereira Costa - Integrante.
      Membro: Cristiana Barcelos da Silva.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (27)
      1. VIII CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES (CONINTER). Revisão sistemática e bibliométrica: ponto de partida para investigações da área interdisciplinar com ênfase na evasão escolar. 2019. (Congresso).
      2. II Jornadas Técnicas Internacionais Proteger, reparar, garantir: Mapeando futuros possíveis para a intervenção com jovens. 2017. (Outra).
      3. II Encontro Estadual Ministério Público e o Controle Social na Educação de Jovens e Adultos. 2015. (Encontro).
      4. XII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. 2015. (Congresso).
      5. "Criação do Saber:experiências de Escolas de Trabalhadores que realizam princípios fundamentais de Paulo Freire. 2014. (Encontro).
      6. 2º Seminário de Educação de Jovens e Adultos. 2014. (Seminário).
      7. 2º Seminário de Educação de Jovens e Adultos.A Nova Eja por uma ótica diferenciada. 2014. (Seminário).
      8. Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Estado do Rio de Janeiro. 2014. (Outra).
      9. III Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades. O PROEJA na representação social de seus professores. 2014. (Congresso).
      10. III Congresso Internacional Interdisciplinar Sociais e Humanidades. 2014. (Congresso).
      11. IV Colóquio Interdisciplinar em Cognição e Linguagem.ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E DO CONCEITO DE INTERDISCIPLINARIDADE. 2014. (Outra).
      12. IV Colóquio Interdisciplinar em Cognição e Linguaguem.A Nova Eja na Representação Social de seus discentes. 2014. (Outra).
      13. IX JORNADA NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA..O MARCADOR DISCURSIVO ?AH? NA FALA DE DISCENTES DA EJA/PROEJA, NA REGIÃO NORTE NOROESTE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.. 2014. (Outra).
      14. Dialogando o PROEJA-desafios e possilibidades. 2009. (Seminário).
      15. Financiamento da Educação Brasileira e análise dos indicadores educacionais na EJA. 2009. (Seminário).
      16. I Seminário sobre Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos "PROEJA" , um caminho de inclusão. 2008. (Seminário).
      17. Políticas Públicas e Formação de Educadores em EJA/PROEJA. 2008. (Outra).
      18. II Colóquio Interdisciplinar em Cognição e Linguaguem. 2006. (Outra).
      19. Rompendo Limites: Educação e Inclusão II". 2006. (Outra).
      20. VI Semana de Ciências Humanas. 2006. (Outra).
      21. Afro-Brasileiros e Racismo: Reflexões sobre o 13 de maio. 2005. (Seminário).
      22. V Semana de Ciências Humanas. 2005. (Outra).
      23. A crise dos Sistema Penintenciário. 2004. (Seminário).
      24. I Colóquio Interdisciplinar em Cognição e Linguagem. 2004. (Outra).
      25. IV Semana de Ciências Humanas. 2004. (Outra).
      26. Seminário de Educação: Universidade Conhecimento e Desenvolvimento Regional. 2004. (Seminário).
      27. III Semana de Ciências Humanas. 2003. (Outra).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (10)
      1. SILVA, C. B.. Comissão de Avaliação de Artigos e Comissão CientÍfica dos Anais do XVI EVIDOSOL e XI CILTEC.. 2017. (Congresso).. . 0.
      2. SILVA, C. B.. V Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem. 2017. (Outro).. . 0.
      3. SILVA, C. B.. 1ª Feira de Ciências da UENF. 2017. .. . 0.
      4. SILVA, C. B.. Comissão de Avaliação de Artigos e Comissão CientÍfica dos Anais do XIII EVIDOSOL e X CILTEC.. 2016. (Congresso).. . 0.
      5. SOUZA, C. H. M. ; CARMO, Gerson Tavares do ; SILVA, C. B.. XII Congreso Latinoamericano de Humanidades. 2016. Congresso
      6. CARMO, Gerson Tavares do ; SILVA, C. B. ; JUVENCIO, E. R. A.. I Jornada Intercampi de Permanência e Êxito. 2016. Outro
      7. CARMO, Gerson Tavares do ; CASTELANO, K. L. ; MOURA, S. A. ; CRISPIM, E. F. L. ; SOUZA, C. H. M. ; SILVA, C. B.. Processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem. 2015. (Concurso). 2015. Concurso
      8. CARMO, Gerson Tavares do ; SILVA, C. B. ; CASTELANO, K. L. ; SOUZA, C. M. ; CAVALCANTI, E. M. G. B. ; SOUZA, J. H.. I Congresso Nacional de Programas Educativos para Jovens, Adultos e Idosos. 2015. Congresso
      9. SILVA, C. B.; MARIANO, V. S.. I worshop de Música e Encontro de Organistas da CCB de Campos dos Goytacazes. 2015. Outro
      10. SILVA, C. B.. 7ª Semana de Ciências Humanas. 2007. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações



    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:01