Pós-doutora, Doutora e Mestra em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF-Brasil) com estágio de doutoramento no exterior na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa (UNL-Portugal) via Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (CAPES/PSDE-2017). Especialista em "Educação Especial" pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI-Brasil) e "Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos" (PROEJA) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF-Brasil). Licenciada em Pedagogia pela UENF e em Língua Portuguesa pela Rede Claretiano de Ensino (RCE-Brasil). Avaliadora do Ministério da Educação (MEC) no curso de Pedagogia como membra do banco de avaliadores-BASis/INEP/MEC. Membra do corpo editorial e revisora do periódico Linkscienceplace. Revisora credenciada nos programas de Pós-graduação em Produção Vegetal e Genética e Melhoramento de Plantas da UENF. Possui experiência em docência na Educação Básica e no Ensino Superior. Investigadora nas seguintes áreas pesquisa: Evasão Escolar; Teoria das Representações Sociais; Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Básica. (Texto informado pelo autor)
DIAS, A. P. V. ; SILVA, C. B. ; VASCONCELLOS, R. P. M. ; Corrêa, J B. ; SOUZA, C. H. M.. AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO. InterScience Place. v. 1, p. 98-115, issn: 1679-9844, 2020. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SILVA, C. B.; JUVENCIO, E. R. A. ; DRUMOND, ERIK BRUM. SCHOOL EVASION IN THE BRAZILIAN FASHION: REFLECTIONS TO CONSTRUCT LESS NAIVE ANALYZES. LINKSCIENCEPLACE. v. 2, p. 66-89, issn: 2358-8411, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SILVA, C. B.; AMARAL, S. C. S. ; SOUZA, C. H. M. ; GOMES, A. R. ; DAMASCENO, R. P. C.. EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: DAS INFERÊNCIAS ANALÍTICAS AO CAMPO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. InterScience Place. v. 14, p. 93-118, issn: 1679-9844, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SILVA, C. B.; RESENDE, J. M. V. S. ; AMARAL, S. C. S. ; OLIVEIRA, F. M. ; BENEVENUTI, C. B.. O envolver e o envolver-se com a noção de Permanência: O acolhimento na perspectiva da inclusão escolar. Revista Nacional e Internacional de Educación Inclusiva. v. 12, p. 101-113, issn: 1989-4643, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
AZEVEDO, P. G. ; RUIS, L. S. ; SILVA, C. B. ; CAETANO, J. M. P. ; SOUZA, C. H. M. ; ALMEIDA, F. M.. Information and Communication Technologies (ICTS), Dance, and Interdisciplinary: Laconics Notes. INTERNATIONAL JOURNAL OF ADVANCED ENGINEERING RESEARCH AND SCIENCE. v. 6, p. 70-78, issn: 2319-7064, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
DIAS, A. P. V. ; SOUZA, C. H. M. ; SILVA, C. B. ; Silva, J. M. ; Corrêa, J B. ; LUQUETTI, E. C. F.. Avaliação da aprendizagem sob a perspectiva dos tutores do Centro de Educação a Distância do estado do Rio de Janeiro. REVISTA PHILOLOGUS. v. 25, p. 993-1012, issn: 1413-6457, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
DIAS, F. M. A. ; LUNA, P. C. C. ; SILVA, C. B. ; ALMEIDA, J. M. ; LUQUETTI, E. C. F.. UM DIÁLOGO ENTRE AUTISMO E A SOCIOLINGUÍSTICA. REVISTA PHILOLOGUS. v. 25, p. 2972-2987, issn: 1413-6457, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SILVA, CRISTIANA BARCELOS DA; SOUZA, CARLOS HENRIQUE MEDEIROS DE ; LIMA, LAÍS TEIXEIRA ; DRUMOND, ERIK BRUM ; ALMEIDA, FABRÍCIO MORAES DE ; AZEVEDO, PRISCILLA GONÇALVES DE. School Evasion in the Brazilian trends: analyzing the vectors that influence students? decision to interrupt their formative process. INTERNATIONAL JOURNAL OF ADVANCED ENGINEERING RESEARCH AND SCIENCE. v. 5, p. 95-108, issn: 2349-6495, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUZA, C. H. M. ; CAETANO, J. M. P. ; LIMA, L. T. ; SILVA, C. B.. CURRÍCULO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA À LUZ DAS METODOLOGIAS ATIVAS: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA. Temas em Saúde. v. 18, p. 143, issn: 1509-0870, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUZA, C. H. M. ; AZEVEDO, P. G. ; SILVA, C. B. ; SILVA, F. N. A. ; OLIVEIRA, F. M.. THE USE OF THE CELLULAR, THE SOCIAL NETWORKS AND THE PRACTICE OF PHYSICAL ACTIVITIES INTRA AND EXTRAESCOLAR AMONG THE STUDENTS OF THE MUNICIPAL NETWORK OF EDUCATION OF CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ. LINKSCIENCEPLACE. v. 5, p. 208-224, issn: 2358-8411, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SILVA, C. B.; CARMO, Gerson Tavares do. Possibilidades de interseção entre as representações socias e a interdisciplinaridade: análises introdutórias. REVISTA TEMPO, ESPAÇO E LINGUAGEM. v. 8, p. 201, issn: 2177-6644, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SILVA, C. B.; SOUZA, C. H. M. ; CARMO, Gerson Tavares do. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO: UMA ABORDAGEM EDUCACIONAL. HOLOS (NATAL. ONLINE). v. 2, p. 312, issn: 1807-1600, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
JUVENCIO, E. R. A. ; SILVA, C. B. ; CARMO, Gerson Tavares do. Entre avanços e entraves, uma dicotomia: reflexões sobre a política cultural ?Lei Rubem Braga? do município de Vitória no Espírito Santo. Temática (João Pessoa. Online). v. 12, p. 26-38, issn: 1807-8931, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SILVA, C. B.; CARMO, Gerson Tavares do ; SILVA, A. M. C.. Breves observações sobre a Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici e a Interdisciplinaridade. Estudos Interdisciplinares em Psicologia. v. 6, p. 59-70-70, issn: 2236-6407, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BARCELOS DA SILVA, CRISTIANA; MENEZES DE SOUZA POUBEL, CLARISSA. A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOB O VIÉS DA HISTÓRIA E DE REPTOS CONTEMPORÂNEOS. LINKSCIENCEPLACE. v. 2, p. 469-482, issn: 2358-8411, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SILVA, C. B.; CARMO, Gerson Tavares do ; SILVA, Alessandra Maria Custódio da. Breves orientações sobre a Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici e a interdisciplinaridade. Estudos Interdisciplinares em Psicologia. v. 6, p. 59, issn: 2236-6407, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SILVA, C. B.; CARMO, Gerson Tavares do ; SILVA, A. M. C.. Interdisciplinaridade e Teoria das Representações Sociais: lacônicas notas. Temática (João Pessoa. Online). v. v.10, p. 1-10-10, issn: 1807-8931, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SILVA, C. B.; CARMO, Gerson Tavares do ; CASTELANO, K. L. ; SILVA, A. M. C. ; CRISPIM, E. F. L. ; MOURA, S. A.. O marcador discursivo ah na fala da EJA/PROEJA, na região Norte Noroeste do Estado do Rio de Janeiro. Revista Philologus. v. 20, p. 1893-1906, issn: 1413-6457, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SILVA, C. B.; CARMO, Gerson Tavares do ; CASTELANO, K. L. ; SILVA, A. M. C. ; CRISPIM, E. F. L. ; MOURA, S. A.. Marcador Discursivo: uma análise da oralidade na EJA/ Proeja.. EntreLetras (Online). v. 5, p. 124-138, issn: 2179-3948, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SILVA, C. B.; CARMO, Gerson Tavares do ; SILVA, Alessandra Maria Custódio da. Interdisciplinaridade e teoria das representações sociais: lacônicas notas. Temática (João Pessoa. Online). v. 12, p. 32-41, issn: 1807-8931, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SILVA, C. B.; CARMO, Gerson Tavares do ; CASTELANO, Karine Lôbo ; SILVA, Alessandra Maria Custódio da ; LUQUETTI, Eliana C. F. ; MOURA, Sérgio Arruda de. O marcador discursivo ?ah? na fala de discentes da Eja/Proeja, na região norte noroeste do Estado do Rio de Janeiro. Revista Philologus. v. 20, p. 1893-1906, issn: 1413-6457, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SILVA, C. B.; CARMO, Gerson Tavares do ; CASTELANO, Karine Lôbo ; CUSTODIO, A. M. ; LUQUETTI, E. C. F. ; MOURA, S. A.. Marcador discursivo: uma análise da oralidade na EJA/PROEJA. EntreLetras (Online). v. 5, p. 124-137, issn: 2179-3948, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Livros publicados/organizados ou edições (5)
SILVA, C. B. Evasão escolar no ensino médio, revisão bibliométrica e percepções estudantis: dos indicadores numéricos às ações institucionais na rede pública de educação. 1 ed. Rio de Janeiro: Editora e-Publicar, 2021. v. 1, p. 105. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Luna, Poliana Campos Côrtes ; SILVA, CRISTIANA BARCELOS DA ; Vasconcellos, Rackel Peralva Menezes ; SOUZA, CARLOS HENRIQUE MEDEIROS DE ; Silva, Maria Amélia Belisário da. Aplicabilidade do Estatuto do Idoso no ordenamento jurídico brasileiro: uma análise temporal entre os anos de 1988 e 2007. 1 ed. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. v. 1, p. 61. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Dias, Aline Peixoto Vilaça ; SILVA, CRISTIANA BARCELOS DA ; Sant Anna, Nadir Francisca ; Luquetti, Eliana Crispim França ; SOUZA, CARLOS HENRIQUE MEDEIROS DE. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e o Ensino de Ciências e Biologia: reflexões acerca da possibilidade de contribuição no processo de aprendizagem. 1 ed. São Paulo: Pimenta Cultural, 2019. v. 500, p. 63. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
LUNA, P. C. C. ; SILVA, C. B. ; SILVA, V. V.. Psicologia Positiva e envelhecimento: novas perspectivas para uma vida bem-sucedida. Em: Rosalee Santos Crespo Istoe; Fernanda Castro Manhães; Carlos Henrique Medeiros de Souza. (Org.). Psicologia Positiva e envelhecimento: novas perspectivas para uma vida bem-sucedida. 1ed.Campos dos Goytacazes. : Brasil Multicultural. 2020.v. 1, p. 228-239. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Corrêa, J B. ; SILVA, C. B. ; VILACA, A. P. ; AGOSTINHO, G. M.. Licenciatura em Ciências Biológicas e Educação a Distância: fatores que impactam na motivação dos estudantes. Em: Paula Almeida de Castro. (Org.). Avaliação: Processos e Políticas. 3ed.Campina Grande. : Realize Editora. 2020.v. 1, p. 1068-1082. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
VASCONCELLOS, R. P. M. ; SILVA, CRISTIANA BARCELOS DA ; LUNA, P. C. C. ; SOUZA, C. H. M.. Tecnologias Digitais e a atuação docente: possibilidades a partir da formação continuada. Em: Alaim Souza Neto, Patricia Bieging, Raul Inácio Busarello. (Org.). O que é ser professxr?. 1ed.São Paulo. : Pimenta Cultural. 2020.v. 1, p. 30-44. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Vasconcellos, Rackel Peralva Menezes ; SILVA, CRISTIANA BARCELOS DA ; Luna, Poliana Campos Côrtes ; SOUZA, CARLOS HENRIQUE MEDEIROS DE ; Neves, Beatriz de Araújo Rezende. O uso das tecnologias digitais no ambiente educacional à luz da psicologia positiva. Em: Maria Célia da Silva Gonçalves; Bruna Guzman de Jesus. (Org.). Educação Contemporânea Volume 2 Metodologias, Tecnologias. 1ed.Belo Horizonte. : Editora Poisson. 2020.v. 2, p. 136-141. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CORREA, J. B. ; DIAS, A. P. V. ; SILVA, C. B.. Autismo e inclusão escolar: a influência da arte no processo de socialização das crianças bem pequenas na Educação Infantil. Em: Décio Nascimento Guimarães, Douglas Christian Ferrari de Melo e Laís Perpetuo Perovano. (Org.). CONAPI 2019: estudos e ensaios. 1ed.Campos dos Goytacazes. : Brasil Multicultural; Encontrografia. 2020.v. 1, p. 179-190. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
DIAS, A. P. V. ; CORREA, J. B. ; SILVA, C. B. ; SOUZA, C. H. M.. Educação Especial na perspectiva da inclusão escolar: o lúdico como fomentador no processo de ensino-aprendizagem de Ciências e Biologia. Em: Décio Nascimento Guimarães, Douglas Christian Ferrari de Melo e Laís Perpetuo Perovano. (Org.). CONAPI 2019: estudos e ensaios. 1ed.Campos dos Goytacazes. : Brasil Multicultural; Encontrografia. 2020.v. 1, p. 241-250. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
OLIVEIRA, A. F. T. ; MOURA, C. C. A. R. ; LUNA, P. C. C. ; SILVA, C. B. ; VASCONCELLOS, R. P. M. ; NEVES, B. A. R.. Aulas remotas: Um olhar cognitivo-afetivo em tempos de pandemia. Em: Maria Célia da Silva Gonçalves; Bruna Guzman de Jesus. (Org.). Educação Contemporânea ? Volume 06 ? Formação Docente Tecnologia. 1ed.Belo Horizonte. : Editora Poisson. 2020.v. 1, p. 103-112. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
NEVES, B. A. R. ; MOURA, C. C. A. R. ; LUNA, P. C. C. ; SILVA, C. B. ; VASCONCELLOS, R. P. M. ; OLIVEIRA, A. F. T.. Tecnologias Digitais e Língua Portuguesa: Leitura e produção textual segundo a BNCC. Em: Maria Célia da Silva Gonçalves; Bruna Guzman de Jesus. (Org.). Educação Contemporânea ? Formação Docente Tecnologia. 1ed.Belo Horizonte. : Editora Poisson. 2020.v. 1, p. 177-184. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SILVA, C. B.; VASCONCELLOS, R. P. M. ; VILACA, A. P.. QUESTÕES DIDÁTICAS E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: POR UM DIÁLOGO INCLUSIVO. Em: Patrícia Gonçalves de Freitas; Roger Goulart Mello. (Org.). ?Educação em foco: Desafios e Perspectivas para o Processo de Ensino-Aprendizagem, Volume 3?.. 1ed.Rio de Janeiro. : Editora e-Publicar. 2020.v. 3, p. 293-306. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Corrêa, J B. ; DIAS, A. P. V. ; SILVA, C. B.. Vivências e Jogos Matemáticos na Formação Pedagógica. Em: Patrícia Gonçalves de Freitas; Roger Goulart Mello. (Org.). Educação em foco: Desafios e Perspectivas para o Processo de Ensino-Aprendizagem, Volume 3. 1ed.Rio de Janeiro. : Editora e-Publicar. 2020.v. 3, p. 384-396. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Corrêa, J B. ; DIAS, A. P. V. ; SILVA, C. B.. UM ESTUDO DE CASO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA CONTRIBUIÇÃO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA E GESTÃO ESCOLAR. Em: Patrícia Gonçalves de Freitas; Roger Goulart Mello. (Org.). Educação em foco: Diálogos sobre o papel político e social da escola, Volume 1. 1ed.Rio de Janeiro. : Editora e-Publicar. 2020.v. 1, p. 230-242. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
DIAS, A. P. V. ; SILVA, C. B. ; Corrêa, J B. ; SOUZA, C. H. M.. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA E PROGRAMA INSTITUCIONALDE BOLSA DE INICIAÇÃO: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA FASE INICIAL DA DOCÊNCIA. Em: Patrícia Gonçalves de Freitas; Roger Goulart Mello. (Org.). Educação em foco: Desafios e Perspectivas para o Processo de Ensino-Aprendizagem, Volume 1. 1ed.Rio de Janeiro. : Editora e-Publicar. 2020.v. 1, p. 221-229. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
DIAS, A. P. V. ; SILVA, C. B. ; NEVES, B. A. R.. ?Educação em foco: Desafios e Perspectivas para o Processo de Ensino-Aprendizagem, Volume 2?. Em: Patrícia Gonçalves de Freitas; Roger Goulart Mello. (Org.). Educação em foco: Tecnologias digitais e inovação em práticas de ensino, Vol. 1. 1ed.Rio de Janeiro. : Editora e-Publicar. 2020.v. 1, p. 497-512. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
DIAS, A. P. V. ; SILVA, C. B. ; AGOSTINHO, G. M. ; Corrêa, J B. ; SOUZA, C. H. M.. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA E PROGRAMA INSTITUCIONALDE BOLSA DE INICIAÇÃO: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA FASE INICIAL DA DOCÊNCIA. Em: Patrícia Gonçalves de Freitas; Roger Goulart Mello. (Org.). Educação em foco: Desafios e Perspectivas para o Processo de Ensino-Aprendizagem, Volume 2. 1ed.Rio de Janeiro. : Editora e-Publicar. 2020.v. 1, p. 144-151. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
DIAS, F. M. A. ; SILVA, C. B.. Autismo, Multimodalidade e Tecnologia Digital: repensando o Processo de Alfabetização e aprendizado da Língua Portuguesa. Em: Clesiane Bindaco Benevetuni; Gian Luigi De Rosa; Carlos Henrique Medeiros de Souza. (Org.). Leitura e produção de textos multimodais:linguagem on-line e práticas digitais de Língua Portuguesa e Literatura. 1ed.Campos dos Goytacazes. : Brasil Multicultural. 2019.v. 1, p. 139-155. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SILVA, C. B.; GOMES, J. L. C. ; SOUZA, R. Q. G.. Evasão Escolar no Ensino Médio profissional: Discutindo os fatores de sua não ocorrência pelo viés do olhar discente. Em: Editora Poisson. (Org.). Educação no Século XXI- Volume 42 - Percepções. 42ed.Belo Horizonte. : Editora Poisson. 2019.v. 42, p. 121-131. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
DIAS, A. P. V. ; SILVA, C. B. ; SOUZA, C. H. M.. Ensino de Biologia e Tecnologias Digitais: repensando o processo de ensino-aprendizagem In: Ensino Médio em discussão estudantes, tecnologias digitais e práticas educativas. Em: Lucas da Silva Martinez; Agnaldo Mesquita de Lima Junior; Marcelo José Hanauer. (Org.). Ensino Médio em discussão estudantes, tecnologias digitais e práticas educativas. 1ed.Rio de Janeiro. : Dictio Brasil. 2019.v. 1, p. 214-231. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUZA, C. M. ; SILVA, C. B.. Congresso Nacional de Programas Educativos para Jovens, Adultos e Idosos. Em: Carlos Marcio Viana Lima;Gerson Tavares do Carmo. (Org.). PROEJA e suas questões: visitando as referências construídas no período de 2009 até 2013. 1ed.Campos dos Goytacazes. : Essentia. 2017.v. 1, p. 210-224. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SILVA, C. B.; CARMO, Gerson Tavares do. Representações sociais de integração por professores do PROEJA. Em: Francisco Ramos de Faria e Leandro Garcia Pinto. (Org.). Educação, Memória, História. 1ed.Rio de Janeiro. : Editora Mauadx. 2017.v. 1, p. 1-232. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CARMO, Gerson Tavares do ; BARCELOS DA SILVA, CRISTIANA. Da evasão/fracasso escolar como objeto sóciomediatico à permanência escolar como objeto de pesquisa: o anúncio de uma construção coletiva. Em: Gerson Tavares do Carmo. (Org.). Sentidos da permanência na educação: o anúncio de uma construção coletiva.. 1ed.Rio de Janeiro. : Tempo Brasileiro. 2016.v. 1, p. 43-78. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SILVA, C. B.; CARMO, Gerson Tavares do. Um estudo sociolinguístico: da história dos marcadores, a uma análise de uso regional. Em: José Pereira da Silva; Luciana Mariano do Nascimento. (Org.). Textos de memória ? a memória dos textos: homenagem à profa. Ângela Vaz Leão. 1ed.Rio de Janeiro. : Letra Capital. 2015.v. 1, p. 1-538. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
VALDEZ, G. R. B. ; ARAUJO, J. M. D. ; SILVA, C. B.. O PROEJA no Instituto Federal Fluminense campus Campos- Guarus: o olhar dos docentes (2006-2010). Em: Araújo, Judith Maria Daniel de; Valdez, Guiomar do Rosário Barros. (Org.). http://www.essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/livros/article/view/3773/2114. 1ed.Campos dos Goytacazes. : Essentia. 2012.v. 1, p. 71-86. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Textos em jornais de notícias/revistas (0)
Trabalhos completos publicados em anais de congressos (43)
DIAS, A. P. V. ; SILVA, C. B. ; QUINTINO, A. S. S. ; Corrêa, J B. ; SOUZA, C. H. M.. Ensino de Ciências e Biologia: uma análise crítica do tema Evolução. Em: VII Congresso Nacional de Educação-CONEDU, v. 1, p. 1-8, 2020. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
DIAS, A. P. V. ; SILVA, C. B. ; SALES, R. A. ; Corrêa, J B. ; SOUZA, C. H. M.. METODOLOGIAS FACILITADORAS PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Em: VII Congresso Nacional de Educação-CONEDU, v. 1, 2020. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Corrêa, J B. ; SILVA, C. B. ; DIAS, A. P. V. ; QUINTINO, A. S. S.. PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM ÂMBITO NACIONAL: SUA IMPLEMENTAÇÃO E SUA RELEVÂNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Em: VII Congresso Nacional de Educação-CONEDU, v. 1, 2020. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
VILACA, A. P. ; SILVA, C. B. ; AGOSTINHO, G. M. ; SOUZA, C. H. M.. A Educação Ambiental no espaço escolar: uma análise sobre a importância e os desafios de sua implementação. Em: VI Congresso Nacional de Educação-CONEDU, v. 1, p. 1-1, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CORREA, J. B. ; SILVA, C. B. ; DIAS, A. P. V.. Educação a Distância: motivação entre os mediadores pedagógicos e alunos do CEDERJ. Em: VI Congresso Nacional de Educação-CONEDU, v. 1, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SILVA, C. B.; DIAS, A. P. V. ; CORREA, J. B. ; AMARAL, S. C. S.. Educação Especial, transtorno do espectro autista e multimodalidade: uma análise do processo de alfabetização. Em: VI Congresso Nacional de Educação- CONEDU, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
DIAS, A. P. V. ; SILVA, C. B. ; CORREA, J. B. ; SOUZA, C. H. M.. Ensino Fundamental versus Ensino Médio: o (des) encontro entre o Ensino de Ciências Naturais e o Ensino de Biologia. Em: VI Congresso Nacional de Educação-CONEDU, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CORREA, J. B. ; SILVA, C. B. ; DIAS, A. P. V.. O lúdico como instrumento facilitador da aquisição da leitura e da escrita dos alunos no Ensino Fundamental. Em: VI Congresso Nacional de Educação-CONEDU, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
VASCONCELLOS, R. P. M. ; LUNA, P. C. C. ; SILVA, C. B.. O uso das tecnologias digitais no ambiente educacional à luz da Psicologia Positiva. Em: VIII CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES (CONINTER), v. 8, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
DIAS, A. P. V. ; SILVA, C. B.. Sequência Didática no Ensino de Biologia Celular e molecular no Ensino Médio: uma revisão da literatura. Em: VIII CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES (CONINTER), 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
DIAS, A. P. V. ; SILVA, C. B. ; Corrêa, J B. ; SOUZA, C. H. M.. O uso das tecnologias digitais por professores de Ciências e Biologia nas escolas da rede estadual do Rio de Janeiro. Em: VIII CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES (CONINTER), 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SILVA, C. B.; SOUZA, C. H. M. ; MANHAES, F. C. ; JORGE, A. P. S. A.. EVASÃO ESCOLAR E ENSINO MÉDIO: ANÁLISES DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SISTEMÁTICA. Em: XIII JORNADA DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE-FLUMINENSE, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SILVA, C. B.; SOUZA, C. H. M. ; MANHAES, F. C. ; JORGE, A. P. S. A.. O ENVOLVER E O ENVOLVER-SE NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR: O ACOLHIMENTO NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO. Em: XIII JORNADA DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE-FLUMINENSE, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MONTEIRO, M. S. ; MARQUES, B. M. ; SOUZA, C. H. M. ; SILVA, C. B.. Transparência informacional enquanto instrumento de efetivação da cidadania na sociedade em rede. Em: Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online., 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SILVA, C. B.; CASTELANO, K. L. ; CARMO, Gerson Tavares do. O ESTUDO DO ITEM 'AH' SOB O VIÉS DA SOCIOLÍNGUISTICA VARIACIONISTA. Em: ] I Congresso Internacional da Linguística Aplicada Crítica, v. 1, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
JUVENCIO, E. R. A. ; SILVA, C. B.. A aplicabilidade dos estudos etnográficos para discussões e análises das dinâmicas sociais no campo da educação. Em: XII Congreso lationo americano de humanidades, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SILVA, C. B.; CARMO, Gerson Tavares do. Representações Sociais de Educação de Jovens e Adultos Profissional e suas implicações educacionais. Em: XII Congreso lationo americano de humanidades, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CARMO, Gerson Tavares do ; SILVA, C. B. ; JUVENCIO, E. R. A.. NA CONTRAMÃO DA EVASÃO: A NOÇÃO DE PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO COMO OBJETO DE PESQUISA CONTEMPORÂNEO. Em: X Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SILVA, C. A. ; SILVA, C. B. ; FERRO, R. A. C.. UMA EXPERIÊNCIA DE ALFABETIZAÇÃO DE IDOSOS: REFLETINDO SUAS PARTICULARIDADES NA EJA. Em: III Encontro Internacional de Alfabetização de Jovens e Adultos, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SILVA, C. B. O acolhimento na perspectiva de uma instituição escolar inclusiva: um convite ao caminho trilhado pelos estudos da noção de permanência. Em: Seminário Temático: Temas Debates, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SILVA, C. B.; CARMO, Gerson Tavares do ; JUVENCIO, E. R. A. ; GOMES, J. L. C.. TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Em: Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, v. 5, p. 1-6, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SILVA, C. B.; CARMO, Gerson Tavares do. ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E DO CONCEITO DE INTERDISCIPLINARIDADE. Em: IV Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SILVA, C. B.; CARMO, Gerson Tavares do ; NEVES, V. L.. PRODUCÃO DO CONHECIMENTO E ABORDAGENS CIENTÍFICAS: A RELACÃO DIALÓGICA ENTRE INTERDISCIPLINARIDADE E TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. Em: IX Congresso Latino-americano interdisciplinar do adolescente, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SILVA, C. B.; CARMO, Gerson Tavares do ; GOMES, J. L. C.. ?NOVA EJA? E OLHAR DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES PARA PENSAR TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. Em: IX Congresso Latino-americano interdisciplinar do adolescente, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUZA, C. M. ; SILVA, C. B. ; NEVES, V. L.. TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E O CAMPO EDUCACIONAL: DISCUSSÃO EM TORNO DE ALGUMAS POSSIBILIDADES DE ESTUDOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Em: IX Congresso latino-americano interdisciplinar do adolescente, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
GOMES, J. L. C. ; CARMO, Gerson Tavares do ; SILVA, C. B.. FATORES DE PERMANÊNCIA DISCENTE: ANÁLISES DE UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO DO IF-FLUMINENSE. Em: IX Congresso Latino-americano interdisciplinar do adolescente, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
GOMES, J. L. C. ; CARMO, Gerson Tavares do ; SILVA, C. B.. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPARAÇÕES NOS DISCURSOS ORAIS. Em: VII Simpósio Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos - Curso de Verão do Cifefil, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SILVA, C. B.; CARMO, Gerson Tavares do. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:LINGUAGEM, INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. Em: VII Simpósio Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos - curso de verão do Cifefil, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
GOMES, J. L. C. ; SILVA, C. B.. OLHAR DISCENTE, SATISFAÇÃO E IMPORTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA NO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE. Em: VII Simpósio Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos - curso de verão do Cifefil, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SILVA, C. B.; CARMO, Gerson Tavares do. UM ESTUDO LINGUÍSTICOS NA EJA: BREVES OBSERVAÇÕES. Em: VII Simpósio Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos - curso de verão do Cifefil, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SILVA, C. B.; CARMO, Gerson Tavares do. AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA 'NOVA EJA' POR SEUS PROFISSIONAIS. Em: XIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
GOMES, J. L. C. ; SILVA, C. B. ; CARMO, Gerson Tavares do. ACESSO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM OLHAR NAS PERCEPÇÕES DOS ALUNOS DO IF-FLUMINENSE. Em: XIX CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SILVA, C. B.; CARMO, Gerson Tavares do. O PROEJA NA REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE SEUS PROFESSORES. Em: III Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, v. 1 a 21, p. 1-453, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (2)
CORREA, J. B. ; VILACA, A. P. ; SILVA, C. B.. A INFLUÊNCIA DA ARTE NO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DAS CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Em: Congresso Nacional de Práticas Inclusivas: mediações e aprendizagens., 2019, Campos dos Goytacazes. Anais do Congresso Nacional de Práticas Inclusivas: mediações e aprendizagens.. Campos dos Goytacazes: Cristiana Barcelos da Silva, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
DIAS, A. P. V. ; CORREA, J. B. ; SILVA, C. B.. A INCLUSÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA ATRAVÉS DO LÚDICO. Em: Congresso Nacional de Práticas Inclusivas: mediações e aprendizagens, 2019, Campos dos Goytacazes. Anais do Congresso Nacional de Práticas Inclusivas: mediações e aprendizagens, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos publicados em anais de congressos (3)
SILVA, C. B.; CARMO, Gerson Tavares do. UMA ANÁLISE LINGUÍSTICA NO NORTE NOROESTE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Em: I Seminário Interdisciplinar de Estudos Linguísticos, 2015, Ceará. Cadernos de Resumos e Progração, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
GOMES, J. L. C. ; SILVA, C. B.. LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Em: I Seminário Interdisciplinar de Estudos Linguísticos, 2015, Ceará. Caderno de Resumos e Programação, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SILVA, C. B. Educador sim, magistrocentrico não!. 2018. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
SILVA, C. B.; CARMO, Gerson Tavares do. Um Estudos Linguístico Na Eja: Breves Observações. 2015. Apresentação de Trabalho/Simpósio
SILVA, C. B.; CARMO, Gerson Tavares do. Educação de Jovens e Adultos: Linguagem, Informação e Comunicação. 2015. Apresentação de Trabalho/Simpósio
GOMES, J. L. C. ; SILVA, C. B.. Olhar discente, satisfação e importância: uma experiência no Iffluminense. 2015. Apresentação de Trabalho/Simpósio
GOMES, J. L. C. ; CARMO, Gerson Tavares do ; SILVA, C. B.. Educação de Jovens e Adultos: comparações nos discursos orais. 2015. Apresentação de Trabalho/Simpósio
SILVA, C. B. A Nova Eja: por uma ótica diferenciada. 2014. Apresentação de Trabalho/Comunicação
SILVA, C. B.; CARMO, Gerson Tavares do ; SILVA, A. M. C. ; CASTELANO, K. L. ; MOURA, S. A. ; CRISPIM, E. F. L.. O marcador discursivo 'ah' na fala de discentes da Eja/Proeja, na região Norte Fluminense do Estado do Rio de Janeiro. 2014. Apresentação de Trabalho/Comunicação
SILVA, C. B.; CARMO, Gerson Tavares do. O Proeja por profissionais da educação. 2014. Apresentação de Trabalho/Comunicação
SILVA, C. B.; CARMO, Gerson Tavares do. A Nova Eja na representação social de seus discentes. 2014. Apresentação de Trabalho/Comunicação
SILVA, C. B.; CARMO, Gerson Tavares do. Análise bibliográfica das representações sociais e do conceito de interdisciplinaridade. 2014. Apresentação de Trabalho/Comunicação
SILVA, C. B. Tipos de Avaliação. 2014. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
SILVA, C. B. O significado do sócio-interacionismo: um diálogo para além dos muros escolares. 2013. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
SILVA, C. B. A Teoria Sócio-interacionista e Escola: origem, fundamentos e ações. 2013. Apresentação de Trabalho/Outra
SILVA, C. B. O PROEJA no Instituto Federal Fluminense. 2010. Apresentação de Trabalho/Comunicação
SILVA, C. B. A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO ISEPAM. 2007. Apresentação de Trabalho/Comunicação
SILVA, C. B.; ACCÁCIO, Liéte de Oliveira. O lúdico na formação docente. 2006. Apresentação de Trabalho/Comunicação
Demais tipos de produção bibliográfica (5)
BARCELOS DA SILVA, CRISTIANA; CARMO, Gerson Tavares do ; SOUZA, C. H. M.. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO: UMA ABORDAGEM EDUCACIONAL. Natal: Revista Holus. 2016. Aceite para publicação em periódico [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
GOMES, J. L. C. ; SILVA, C. B. ; BRANCO, A. L. C.. Da Evasão/Fracasso Escolar como 'objeto Sociomediático? à Permanência Escolar como objeto de pesquisa: o anúncio de uma construção coletiva.. Campos dos Goytacazes: Editora Tempo Brasileiro. 2016. Aceite de CAPÍTULO DE LIVRO no PRELO [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUZA, C. M. ; SILVA, C. B.. PROEJA E SUAS QUESTÕES: visitando as produções bibliográficas entre os anos de 2009 até 2013. Campos dos Goytacazes: Editora Vértice. 2015. Aceite de CAPÍTULO DE LIVRO no PRELO [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SILVA, C. B. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ATORES EDUCACIONAIS A RESPEITO DO PROEJA NO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE CAMPUS CAMPOS-GUARUS. 2015. Dissertação de Mestrado defendida no programa de pós-graduação em Cognição e Linguagem [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SILVA, C. B.; CARMO, Gerson Tavares do. POSSIBILIDADES DE INTERSEÇÃO ENTRE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E A INTERDISCIPLINARIDADE: ANÁLISES INTRODUTÓRIAS. Campo Morão: Unespar. 2015. Aceite para publicação de CAPÍTULO DE LIVRO no PRELO [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Produção técnica
Programas de computador com registro de patente (0)
Programas de computador sem registro de patente (0)
Produtos tecnológicos (0)
Processos ou técnicas (0)
Trabalhos técnicos (3)
SILVA, C. B. Comissão Científica dos Anais do XIV Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL) e XI Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online (CILTEC-online). 2017. [ busca Google | busca Bing ]
SILVA, C. B. Comissão Científica dos Anais do XIII Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL) e X Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online (CILTEC-online). 2016. [ busca Google | busca Bing ]
SILVA, C. B.; AMARAL, A. ; SANTOS, A. P. ; ALMEIDA, E.. Educadores de Campos estão divididos sobre Educação à Distância. 2020. (Programa de rádio ou. 2020. [ busca Google | busca Bing ]
Demais tipos de produção técnica (6)
SILVA, C. B.; BARRETO, J. A. N. ; PESSANHA, E. C. R.. Mini-curso:Mil textos trinta palavras: uma ?alavanca? para superar obstáculos à leitura e à escrita entre jovens e adultos nos anos iniciais. 2016. Curso de curta duração ministrado/Outra [ busca Google | busca Bing ]
SILVA, C. B. Mini-curso no I Simpósio de Integração Acadêmica da Faculdade Metropolitana São Carlos - FAMESC. 2015. Curso de curta duração ministrado/Outra [ busca Google | busca Bing ]
SILVA, C. B. Oficina sobre o 'Sócio-interacionismo e atuação pedagógica: algumas práticas' no Curso de Formação Continuada para professores. 2014. Curso de curta duração ministrado/Outra [ busca Google | busca Bing ]
SILVA, C. B. Palestra a respeito dos 'Tipos de Avaliação' no 2º Encontro do Segundo Segmento do Município de São João da Barra. 2014. Curso de curta duração ministrado/Outra [ busca Google | busca Bing ]
SILVA, C. B. Oficina 'A Teoria Sócio-interacionista e Escola: origem, fundamentos e ações'. Curso de formação continuada para professores. 2013. Curso de curta duração ministrado/Outra [ busca Google | busca Bing ]
SILVA, C. B. Palestra 'O significado do sócio-interacionismo: um diálogo para além dos muros escolares'. 2013. Curso de curta duração ministrado/Outra [ busca Google | busca Bing ]
Produção artística
Total de produção artística (4)
SILVA, C. B. III Recital com as organistas e candidatas do grupo de estudos musicais da Congregação Cristã no Brasil da Tapera. 2019. [ busca Google | busca Bing ]
SILVA, C. B. II Recital com as organistas e candidatas do grupo de estudos musicais da Congregação Cristã no Brasil da Tapera. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
SILVA, C. B. I Recital com as organistas e candidatas do grupo de estudos musicais da Congregação Cristã no Brasil da Tapera. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
SILVA, C. B.; MARIANO, V. S.. I Workshop de Música e Encontro de Organistas da CCB de Campos dos Goytacazes. 2015. [ busca Google | busca Bing ]
Orientações em andamento
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (4)
Beatriz Araújo de Rezende Neves. Letramento Digital e Ensino de Língua Portuguesa: uma proposta de investigação na Educação de Jovens e Adultos em Campos dos Goytacazes. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. Início: 2020. Orientador: Cristiana Barcelos da Silva.
Rackel Peralva Menezes Vasconcellos. Tecnologias Digitais, Educação Básica e Pandemia Covid-19: uma reflexão acerca dos modelos adotados na rede pública estadual do rio de janeiro. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. (Coorientador).. Início: 2020. Supervisor: Cristiana Barcelos da Silva.
Poliana Campos Côrtes Luna. O Bem-estar dos graduandos na universidade: uma intervenção institucional à luz da Psicologia Positiva. Dissertação (Mestrado profissional em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. (Coorientador).. Início: 2019. Supervisor: Cristiana Barcelos da Silva.
Aline Peixoto Vilaça Dias. O Uso Da Sequência Didática no Ensino de Biologia Celular para educandos do Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. (Coorientador).. Início: 2019. Supervisor: Cristiana Barcelos da Silva.
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (4)
Simone Terra Tavares de Almeida. O processo de alfabetização dos educandos com Transtorno do Espectro Autista em Quissamã. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, . Início: 2020. Orientador: Cristiana Barcelos da Silva.
Fernanda Ferreira da Silva. Educação Especial e Inclusiva discutindo a formação dos educandos na rede regular. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, . Início: 2020. Orientador: Cristiana Barcelos da Silva.
Joice Pacheco Panisset. Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade na Educação Infantil Inclusiva: a importância da literatura. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, . Início: 2020. Orientador: Cristiana Barcelos da Silva.
Elyana da Silva Arêas. A importância da afetividade no processo ensino e aprendizagem da Educação Infantil. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert, . Início: 2020. Orientador: Cristiana Barcelos da Silva.
Iniciação científica (1)
Mariana Nogueira Pereira. Transtorno de Personalidade de Borderline e sua relação com o processo de Evasão e Permanência dos estudantes no Ensino Médio: identificação de possíveis ?gatilhos?. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2020. Orientador: Cristiana Barcelos da Silva.
Orientações de outra natureza (0)
Supervisões e orientações concluídas
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (1)
Vanessa Veloso Da Silva. Tecnologias Digitais e o uso de jogos eletrônicos na estimulação cognitiva em idosos: uma intervenção a partir da Terapia Ocupacional. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. 2020. Supervisor: Cristiana Barcelos da Silva.
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (7)
Thalinny de Souza Trindade. O bom professor na Engenharia Civil: da prática pedagógica convencional à conduta docente inovadora. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional e Práticas Pedagógicas) - Faculdade Metropolitana São Carlos, . 2020. Orientador: Cristiana Barcelos da Silva.
Jean Rodrigues Ferreira. Psiconeuroimunologia e atuação dos professores das redes públicas: uma proposta de intervenção educacional. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional e Práticas Pedagógicas) - Faculdade Metropolitana São Carlos, . 2020. Orientador: Cristiana Barcelos da Silva.
Leandro Reis Dias. A humanização: integrando educação e saúde na unidade hospitalar. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional e Práticas Pedagógicas) - Faculdade Metropolitana São Carlos, . 2019. Orientador: Cristiana Barcelos da Silva.
Tiago Pereira Marques. Educação Física e Autismo: uma proposta de intervenção pedagógica. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional e Práticas Pedagógicas) - Faculdade Metropolitana São Carlos, . 2019. Orientador: Cristiana Barcelos da Silva.
Rafael Guimarães de Oliveira. Educação Física e Estimulação da Aprendizagem do Estudante Autista na Educação Básica. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional e Práticas Pedagógicas) - Faculdade Metropolitana São Carlos, . 2019. Orientador: Cristiana Barcelos da Silva.
Hosana Oliveira Duarte. A educação especial na perspectiva da Educação Inclusiva: uma proposta para professores que atuam na rede pública e regular de Bom Jesus do Itabapoana. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional e Práticas Pedagógicas) - Faculdade Metropolitana São Carlos, . 2019. Orientador: Cristiana Barcelos da Silva.
Tiago Homero Murro. A importância do Lúdico no processo de Ensino-Aprendizagem dos Conteúdo de Física na rede pública no município de Apiacá. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional e Práticas Pedagógicas) - Faculdade Metropolitana São Carlos, . 2019. Orientador: Cristiana Barcelos da Silva.
Trabalho de conclusão de curso de graduação (2)
Claudia Ilana Belo dos Santos. Música na Educação Infantil: um recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert, . 2020. Orientador: Cristiana Barcelos da Silva.
Fernanda Ferreira Da Silva. ?Educação Especial e Inclusiva: discutindo a formação dos educandos na rede regular de ensino. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, . 2020. Orientador: Cristiana Barcelos da Silva.
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Projetos de pesquisa
Total de projetos de pesquisa (5)
2018-Atual. Nucleo de Pesquisa sobre Envelhecimento Humano Descrição: O Núcleo de Pesquisa em Envelhecimento Humano fundamenta suas propostas na discussão em estudos referentes a produção de conhecimento (na área educacional, cultural, esportiva, de lazer, assistência social e saúde), que possibilite a implantação de projetos para os idosos. Em consonância com a Política Nacional de Assistência Social (PNAS), na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), localizada em Campos dos Goytacazes/RJ, busca-se compreender as transformações decorrentes do aumento da longevidade das populações e das mudanças nos paradigmas de gestão pública. Nesse sentido, no núcleo trata academicamente da questão da longevidade da pessoa humana, associando o fenômeno, a necessidade e busca por atividades educativas, cuidados médicos e debates em torno da mudança de estilos de vida das pessoas. O núcleo se justifica devido a emergência por estudos e práticas que possam influenciar na longevidade dos indivíduos à medida que envelhecem.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Cristiana Barcelos da Silva - Integrante / Carlos Henrique Medeiros de Souza - Integrante / Rosalee Santos Crespo Istoe - Coordenador / Diana Paola Gutierrez Diaz de Azevedo - Integrante / Fernanda Castro Manhães - Integrante / Gustavo Santos Crespo - Integrante. Membro: Cristiana Barcelos da Silva.
2017-Atual. Apoio Emergencial para a manutencao do desenvolvimento das pesquisas no programa de Pos-graduacao em Cognicao e Linguagem PPGCL/UENF Descrição: Trata-se de uma solicitação de recursos para manutenção das atividades do PPGCL/UENF que se encontrava em um processo de avaliação quadrienal junto a CAPES. O texto apresentado constou com uma descrição sucinta da história da UENF ? Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro e do programa de pós-graduação PPGCL, suas linhas de pesquisas e seu corpo docente. Destacou também a estrutura física existente em termos de bibliotecas, laboratórios, salas de aulas, para atender aos cursos de graduação e Pós-graduação e aos projetos em andamento. Destacou as metas e apresentou um cronograma para o desenvolvimento deste projeto.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) . Integrantes: Cristiana Barcelos da Silva - Integrante / Eliana Franca Luquetti Crispim - Integrante / Carlos Henrique Medeiros de Souza - Coordenador / Fernanda Castro Manhães - Integrante. Membro: Cristiana Barcelos da Silva.
2017-Atual. NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCACAO: Inovando a pratica pedagogica atraves das tecnologias de informacao e comunicacao - Etapa II Descrição: Cursos de capacitação que estão sendo oferecidos para docentes da rede pública estadual e municipal (Campos de Goytacazes). O projeto visa capacitar os professores para o uso das tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem, sendo o docente um mediador em tal relação de ensino. Carga Horária: 40 horas (20 horas presenciais/20 horas à distância); Encontros: 7 encontros (3h cada encontro); Início: Outubro de 2017 à Dezembro Local: UENF ? Laboratório - SMAL 113 ? Prédio Reitoria Horário: 09:00 às 12:00 horas ? Todas as Quartas Público-alvo: Docentes da rede pública de ensino do município de Campos dos Goytacazes e do Estado do Rio de Janeiro.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (4) . Integrantes: Cristiana Barcelos da Silva - Integrante / Carlos Henrique Medeiros de Souza - Coordenador / Fernanda Castro Manhães - Integrante. Membro: Cristiana Barcelos da Silva.
2015-Atual. Nucleo de estudos sobre acesso e permanencia na educacao. Descrição: A constituição do Núcleo de Pesquisa tem origem no projeto Diagnóstico da Qualidade de Ensino do PROEJA: um estudo na região Norte Noroeste fluminense com foco nos aspectos formativos e metodológicos, iniciado em abril de 2013, em referência ao Edital no 49/2012 da CAPES/Observatório da Educação (Obeduc). Ao longo do primeiro ano do referido projeto realizaram-se duas revisões de literatura: uma sobre qualidade da educação e outra sobre permanência escolar na Educação de Jovens e Adultos. As duas revisões foram tratadas no artigo ?A permanência escolar na Educação de Jovens e Adultos: proposta de categorização discursiva a partir das pesquisas de 1998 a 2012 no Brasil? (2014), no qual se discutiu a relação entre o aumento do número de publicações sobre permanência escolar, a partir de 2007, e o aumento da demanda por qualidade da educação no país. Concluiu-se que a permanência escolar é uma dimensão dessa qualidade. Além disso, constatou-se que a pequena quantidade (44) de publicações encontradas sobre permanência escolar ? como objeto de pesquisa ? contrasta com as mais de mil disponíveis sobre evasão escolar, que, em maioria, tende a responsabilizar os sujeitos alunos pelo abandono da escola. Essa contradição, a incipiente discussão sobre o conceito de permanência escolar e o caráter que permanência assume como dimensão da qualidade de ensino foram três fatores que justificaram a constituição de um locus de discussão temático no âmbito do projeto CAPES/Obeduc. Trabalha-se com a hipótese de que há diferença epistemológica significativa entre a abordagem da permanência escolar e a que toma a evasão como objeto de pesquisa. À discussão e reflexão em torno da permanência escolar associa-se a questão do acesso que, apesar de maior número de pesquisas, também configura-se tema polêmico quando se trata de acesso por meio de ações afirmativas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cristiana Barcelos da Silva - Coordenador / Gerson Tavares do Carmo - Integrante / Karine Lobo Castelano - Integrante / Munich Ribeiro de Oliveira - Integrante / Clarissa Menezes de Souza - Integrante / Engracia Manhães Gabriel de B. Cavalcanti - Integrante / Josemara Heinrique de Souza - Integrante / Jorge Luiz Clemente Gomes - Integrante / Suely Fernandes Coelho Lemos - Integrante / Carlos Márcio Viana Lima - Integrante / Andressa Peres Teixeira - Integrante / Ana Cabral Sá Paiva - Integrante / Rozana Quintanilha Gomes Souza - Integrante / Jane Paiva - Integrante / Osmar Fávero - Integrante / Dyane Brito Reis Santos - Integrante / Dóris Maria Luzzardi Fiss - Integrante / Luiz Fernando Mileto - Integrante / Josemara Henrique da Silva Pessanha - Integrante / Jovana Paiva Pereira - Integrante. Membro: Cristiana Barcelos da Silva.
2013-2017. Diagnostico da qualidade de ensino no PROEJA: um estudo na Regiao Norte e Noroeste Fluminense com foco nos aspectos formativos e metodologicos Descrição: Descrição: O projeto situa-se no campo da educação de jovens e adultos (EJA) visando à elaboração de um diagnóstico sobre a organização e a oferta dessa modalidade nos sistemas de ensino na sua versão integrada à educação profissional denominada PROEJA na Região Norte Noroeste Fluminense. O foco dirige-se às estratégias pedagógicas e experiências inovadoras articuladas à profissionalização, atendendo as especificidades socioculturais, regionais, linguísticas e as condições de acessibilidade, que serão analisadas e adequadas à formulação de programas de formação para docentes de PROEJA em exercício e licenciandos da IES propositora. Também focalizamos neste projeto a atuação em sala de aula, de acordo com os ciclos e as etapas da pesquisa-ação (planejamento, ação, observação e avaliação), propondo estratégias pedagógicas e experiências inovadoras em ensino de ciências, aperfeiçoando a proposta desenvolvida no âmbito do Edital PROEJA - CAPES/SETEC - 2006, projeto Educando Jovens e Adultos para a Ciência com Tecnologias de Informação e Comunicação , coordenado por Marília Paixão Linhares (UENF) e Ernesto Macedo Reis (IFF). Inscreve-se no âmbito de projeto local contemplado com o Edital do Observatório da Educação 2012, da CAPES, e tem como IES de referência a Universidade Estadual do Norte Fluminense por meio de três programas de pós-graduação: Ciências Naturais, Cognição Linguagem e Políticas Sociais; cujas linhas de pesquisa são, respectivamente: Ensino de Ciências; Educação, Política e Cidadania; e Pesquisas Interdisciplinares em Comunicação, Educação e Novas Tecnologias da Informação. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (2) . Integrantes: Cristiana Barcelos da Silva -Integrante/ Karine Lôbo Castelano - Integrante / Gerson Tavares do Carmo - Coordenador / Marilia Paixão Linhares - Integrante / Munich Ribeiro de Oliveira - Integrante / Clarissa Menezes de Souza - Integrante / Engracia Manhaes Gabriel de B. Cavalcanti - Integrante / Josemara Henrique da Silva Pessanha - Integrante / Leandro Pereira Costa - Integrante / Judith Maria Daniel de Araújo - Integrante.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (7) Doutorado: (4) . Integrantes: Cristiana Barcelos da Silva - Integrante / Judith Maria Daniel de Araujo - Integrante / Gerson Tavares do Carmo - Coordenador / Alessandra Maria Custódio da Silva - Integrante / Karine Lobo Castelano - Integrante / Marília Paixão Linhares - Integrante / Munich Ribeiro de Oliveira - Integrante / Clarissa Menezes de Souza - Integrante / Engracia Manhães Gabriel de B. Cavalcanti - Integrante / Josemara Heinrique de Souza - Integrante / Leandro Pereira Costa - Integrante. Membro: Cristiana Barcelos da Silva.
Prêmios e títulos
Total de prêmios e títulos (0)
Participação em eventos
Total de participação em eventos (27)
VIII CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES (CONINTER). Revisão sistemática e bibliométrica: ponto de partida para investigações da área interdisciplinar com ênfase na evasão escolar. 2019. (Congresso).
II Jornadas Técnicas Internacionais Proteger, reparar, garantir: Mapeando futuros possíveis para a intervenção com jovens. 2017. (Outra).
II Encontro Estadual Ministério Público e o Controle Social na Educação de Jovens e Adultos. 2015. (Encontro).
XII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. 2015. (Congresso).
"Criação do Saber:experiências de Escolas de Trabalhadores que realizam princípios fundamentais de Paulo Freire. 2014. (Encontro).
2º Seminário de Educação de Jovens e Adultos. 2014. (Seminário).
2º Seminário de Educação de Jovens e Adultos.A Nova Eja por uma ótica diferenciada. 2014. (Seminário).
Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Estado do Rio de Janeiro. 2014. (Outra).
III Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades. O PROEJA na representação social de seus professores. 2014. (Congresso).
III Congresso Internacional Interdisciplinar Sociais e Humanidades. 2014. (Congresso).
IV Colóquio Interdisciplinar em Cognição e Linguagem.ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E DO CONCEITO DE INTERDISCIPLINARIDADE. 2014. (Outra).
IV Colóquio Interdisciplinar em Cognição e Linguaguem.A Nova Eja na Representação Social de seus discentes. 2014. (Outra).
IX JORNADA NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA..O MARCADOR DISCURSIVO ?AH? NA FALA DE DISCENTES DA EJA/PROEJA, NA REGIÃO NORTE NOROESTE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.. 2014. (Outra).
Dialogando o PROEJA-desafios e possilibidades. 2009. (Seminário).
Financiamento da Educação Brasileira e análise dos indicadores educacionais na EJA. 2009. (Seminário).
I Seminário sobre Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos "PROEJA" , um caminho de inclusão. 2008. (Seminário).
Políticas Públicas e Formação de Educadores em EJA/PROEJA. 2008. (Outra).
II Colóquio Interdisciplinar em Cognição e Linguaguem. 2006. (Outra).
Rompendo Limites: Educação e Inclusão II". 2006. (Outra).
VI Semana de Ciências Humanas. 2006. (Outra).
Afro-Brasileiros e Racismo: Reflexões sobre o 13 de maio. 2005. (Seminário).
V Semana de Ciências Humanas. 2005. (Outra).
A crise dos Sistema Penintenciário. 2004. (Seminário).
I Colóquio Interdisciplinar em Cognição e Linguagem. 2004. (Outra).
IV Semana de Ciências Humanas. 2004. (Outra).
Seminário de Educação: Universidade Conhecimento e Desenvolvimento Regional. 2004. (Seminário).
III Semana de Ciências Humanas. 2003. (Outra).
Organização de eventos
Total de organização de eventos (10)
SILVA, C. B.. Comissão de Avaliação de Artigos e Comissão CientÍfica dos Anais do XVI EVIDOSOL e XI CILTEC.. 2017. (Congresso).. . 0.
SILVA, C. B.. V Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem. 2017. (Outro).. . 0.
SILVA, C. B.. 1ª Feira de Ciências da UENF. 2017. .. . 0.
SILVA, C. B.. Comissão de Avaliação de Artigos e Comissão CientÍfica dos Anais do XIII EVIDOSOL e X CILTEC.. 2016. (Congresso).. . 0.
SOUZA, C. H. M. ; CARMO, Gerson Tavares do ; SILVA, C. B.. XII Congreso Latinoamericano de Humanidades. 2016. Congresso
CARMO, Gerson Tavares do ; SILVA, C. B. ; JUVENCIO, E. R. A.. I Jornada Intercampi de Permanência e Êxito. 2016. Outro
CARMO, Gerson Tavares do ; CASTELANO, K. L. ; MOURA, S. A. ; CRISPIM, E. F. L. ; SOUZA, C. H. M. ; SILVA, C. B.. Processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem. 2015. (Concurso). 2015. Concurso
CARMO, Gerson Tavares do ; SILVA, C. B. ; CASTELANO, K. L. ; SOUZA, C. M. ; CAVALCANTI, E. M. G. B. ; SOUZA, J. H.. I Congresso Nacional de Programas Educativos para Jovens, Adultos e Idosos. 2015. Congresso
SILVA, C. B.; MARIANO, V. S.. I worshop de Música e Encontro de Organistas da CCB de Campos dos Goytacazes. 2015. Outro
SILVA, C. B.. 7ª Semana de Ciências Humanas. 2007. (Outro).. . 0.
SOUZA, C. H. M. ; CAETANO, J. M. P. ; LIMA, L. T. ; SILVA, C. B.. CURRÍCULO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA À LUZ DAS METODOLOGIAS ATIVAS: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA. TEMAS EM SAÚDE (JOÃO PESSOA). v. 18, p. 43-146, issn: 1519-0870, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]