teste-01

Luiza Maria de Assuncao

Professora de Ciências Sociais aplicadas ao Direito junto à Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em sociologia pela Universidade de São Paulo (2010). Realizou estágio de pós-doutorado entre maio/2016 e abril/2019 no Programa de Pós-Graduação em Atenção à Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Outras Sociologias Específicas, atuando nos seguintes temas: sociologia da religião em interface com a saúde, Antropologia em interface com o Direito. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Antropologia e Direito (GEPAD). (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2020-Atual. GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM ANTROPOLOGIA E DIREITO (GEPAD)
      Descrição: Este grupo de pesquisa visa realizar estudos bibliográficos e pesquisas de campo que coloquem em diálogo a Antropologia e o Direito e possam fomentar atividades de ensino e extensão na UEMG ? Campus Ituiutaba. Duas linhas de pesquisa foram delineadas: 1) Saberes tradicionais, cultura e identidade; 2) Marcadores sociais e Direitos Humanos. O desenvolvimento das atividades do grupo ocorrerá por meio de reuniões quinzenais, presenciais ou virtuais, com a participação de docentes-pesquisadores vinculados à UEMG e de discentes da mesma instituição. Nesses encontros, mediante bibliografia antecipadamente disponibilizada pela coordenadora do grupo, ocorrerão reflexões relacionadas à interface entre Antropologia e Direito. Apurada revisão de literatura guiará os esforços iniciais dos integrantes do Grupo de Pesquisa visando sistematizar a produção científica sobre as interfaces entre Direito e Antropologia. Tal constructo teórico subsidiará as pesquisas de campo, atividades de ensino e de extensão dos participantes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luiza Maria de Assunção - Coordenador / Thalles Ricardo Alciati Valim - Integrante / Antônio Rodrigues Neto - Integrante / João Hagenbeck Parizzi - Integrante / Renato Zanolla Montefusco - Integrante / Jamile Gonçalves Calissi - Integrante / LUCAS DE ANDRADE LIMA CAVALCANTE - Integrante.
      Membro: Luiza Maria de Assuncao.
      Descrição: Descrição: Este grupo de pesquisa visa realizar estudos bibliográficos e pesquisas de campo que coloquem em diálogo a Antropologia e o Direito e possam fomentar atividades de ensino e extensão na UEMG ? Campus Ituiutaba. Duas linhas de pesquisa foram delineadas: 1) Saberes tradicionais, cultura e identidade; 2) Marcadores sociais e Direitos Humanos. O desenvolvimento das atividades do grupo ocorrerá por meio de reuniões quinzenais, presenciais ou virtuais, com a participação de docentes-pesquisadores vinculados à UEMG e de discentes da mesma instituição. Nesses encontros, mediante bibliografia antecipadamente disponibilizada pela coordenadora do grupo, ocorrerão reflexões relacionadas à interface entre Antropologia e Direito. Apurada revisão de literatura guiará os esforços iniciais dos integrantes do Grupo de Pesquisa visando sistematizar a produção científica sobre as interfaces entre Direito e Antropologia. Tal constructo teórico subsidiará as pesquisas de campo, atividades de ensino e de extensão dos participantes... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Baruana Calado dos Santos - Coordenador / Luiza Maria de Assunção - Integrante.
      Membro: Baruana Calado dos Santos.
    2. 2020-Atual. DESCONSTRUA
      Descrição: Grupo de Pesquisa em Direitos Fundamentais, Políticas Públicas e Minorias da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade de Ituiutaba.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (7) Doutorado: (3) . Integrantes: Luiza Maria de Assunção - Coordenador / Thalles Ricardo Alciati Valim - Integrante / Antônio Rodrigues Neto - Integrante / João Hagenbeck Parizzi - Integrante / Renato Zanolla Montefusco - Integrante / Jamile Gonçalves Calissi - Integrante / Carolina Costa de Aguiar - Integrante / Jackelline Fraga Pessanha - Integrante / Raquel Balli Cury - Integrante / GUSTAVO DE CARVALHO MARIN - Integrante.
      Membro: Luiza Maria de Assuncao.
      Descrição: Grupo de pesquisa em Direitos Fundamentais, Políticas Públicas e Minorias da UEMG Ituiutaba.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (20) . Integrantes: Bruno Marques Ribeiro - Coordenador / Antônio Rodrigues Neto - Integrante.
      Membro: Bruno Marques Ribeiro.
      Descrição: Acompanhar a evolução da sociedade, promover a ressignificação de valores e dos poderes simbólicos e garantir a participação social, política, cultural e econômica de grupos tradicionalmente marginalizados tem sido um desafio ao Direito. Ante as recentes conquistas jurisprudenciais e a criação de leis específicas para a tutela de Direitos Fundamentais em favor de grupos vulneráveis, objetiva-se entender de que forma a criação, implementação, monitoramento e avaliação periódica de políticas públicas que incorporam recortes étnico-raciais; intergeracionais; de gênero e sexualidade; de classe econômica e de condições físicas e mentais podem garantir a igualdade plena tal qual estabelecido no texto constitucional, bem como o acesso a espaços e a direitos e, ainda, a superação de estatísticas referentes a ameaças e/ou violações a Direitos Humanos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Baruana Calado dos Santos - Coordenador / Antônio Rodrigues Neto - Integrante.
      Membro: Baruana Calado dos Santos.
    3. 2020-Atual. NUCLEO DE ESTUDOS EM RESPONSABILIDADE CIVIL
      Descrição: O Núcleo de Estudos em Responsabilidade Civil é um grupo de pesquisa, formado por pesquisadores da UEMG, USP, FADISP e Universidad de Salamanca, credenciado junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e que tem por objetivo fomentar pesquisas na área de Responsabilidade Civil, com eixos interdisciplinares.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luiza Maria de Assunção - Coordenador / Thalles Ricardo Alciati Valim - Integrante / Antônio Rodrigues Neto - Integrante / João Hagenbeck Parizzi - Integrante / Renato Zanolla Montefusco - Integrante / Jamile Gonçalves Calissi - Integrante / Larissa Maia Freitas Salerno Miguel - Integrante / João Pedro de Oliveira de Biazi - Integrante.
      Membro: Luiza Maria de Assuncao.
      Descrição: O presente projeto objetiva desenvolver novas linhas de pesquisa relacionadas à temática da Responsabilidade Civil, envolvendo, particularmente, os seguintes problemas: (i) teorias de nexo de causalidade; (ii) nova tipologia de danos (dano estético, dano biológico, dano sexual, dano existencial, dano por bullying etc.); (ii) a responsabilidade civil e as novas tecnologias (inteligência artificial, internet das coisas etc.) O projeto de pesquisa será desenvolvido mediante a constituição de um grupo de trabalho composto por professores pesquisadores vinculados à UEMG e por alunos igualmente vinculados a esta Instituição, que irão se encontrar quinzenalmente, em reuniões presenciais ou telemáticas, para discutir temas pertinentes com base em recensão bibliográfica previamente definida pelo Professor Coordenador. Com base nessa discussão, caberá a cada membro do grupo de pesquisa, definir âmbitos de trabalho individuaIs ou coletivos que resultarão na publicação de artigos científicos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: João Hagenbeck Parizzi - Coordenador / Thalles Ricardo Alciati Valim - Integrante.
      Membro: Joao Hagenbeck Parizzi.
    4. 2016-2019. A BENZEDURA E O SUS: praticas espirituais/religiosas na saude e percepcoes de trabalhadores, usuarios e benzedores de areas atendidas pela Estrategia Saude da Familia.
      Descrição: Atualmente tem-se verificado a interface entre religiosidade/espiritualidade e saúde. O presente projeto de iniciação científica, realizado junto ao município de Uberaba, procura identificar como o ofício da benzedura pode influenciar no processo saúde-doença bem como busca entender como profissionais da enfermagem (enfermeiros, técnicos de enfermagem) da atenção básica percebem a existência da prática da benzedura nos territórios atendidos pela Estratégia Saúde da Família. Trata-se de estudo descritivo e explicativo desenvolvido com triangulação de métodos, a qual combina métodos qualitativos e quantitativos e permite ampliar as dimensões analisadas. Os instrumentos empregados na coleta de dados são questionários estruturados com profissionais da ESF e entrevistas com roteiros semiestruturados com enfermeiros ou técnicos de enfermagem das ESF. Por meio de entrevistas semiestruturadas, busca-se entrar em contato com as percepções dos profissionais da enfermagem relativamente ao impacto dos aspectos religiosos/espirituais na saúde. A metodologia quantitativa permitirá a sistematização dos dados referentes ao perfil dos trabalhadores das ESF participantes do estudo. O tratamento das informações obtidas com a questão aberta do questionário aplicado aos cinquenta trabalhadores das ESFs e com as 07 entrevistas com profissionais da enfermagem ocorrerá com a utilização da análise temática, a qual permitirá extrair elementos importantes e recorrentes nas falas dos sujeitos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luiza Maria de Assunção - Coordenador / LEINER RESENDE RODRIGUES - Integrante.
      Membro: Luiza Maria de Assuncao.
    5. 2015-2016. Praticas integrativas no Sistema Unico de Saude: Estudo das percepcoes de saude e de corporeidade de praticantes de Lian Gong e Chi Kung
      Descrição: Compreender as contribuições da prática de Lian Gong e Chi Kung para a condição de saúde e percepções de saúde e corporeidade dos participantes de grupos desenvolvidos em Unidade Especializada em Reabilitação de Uberaba- MG. Trata-se de estudo de caso descritivo e explicativo conduzido com metodologias qualitativa e quantitativa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Luiza Maria de Assunção - Integrante / ROSIMÁR ALVES QUERINO - Coordenador / Natália de Toledo Cadore - Integrante / Felipe Menezes Ribeiro Galdiano - Integrante / Dernival Bertoncello - Integrante.
      Membro: Luiza Maria de Assuncao.
    6. 2014-Atual. Estudo de serie temporal da ocorrencia de Penfigo em territorio brasileiro (1957 a 2013)
      Descrição: Compreender as variações históricas da ocorrência do Pênfigo endêmico no Brasil a partir de levantamento de dados hospitalares de um hospital de referência nacional voltado para o Pênfigo, no período de 1957 a 2013.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Luiza Maria de Assunção - Integrante / Ricardo Vicente Ferreira - Coordenador / Sandra Pinheiro - Integrante.
      Membro: Luiza Maria de Assuncao.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (4)
    1. Pós-doutorado em Atenção à Saúde, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).. 2019.
      Membro: Luiza Maria de Assunção.
    2. Menção Honrosa pelo trabalho "Benzedeiras e acolhimento nos territórios da saúde da família: percepções de enfermeiros", EPECOPEn?GrupodeEstudosePesquisasemComunicaçãonoProcessodeEnfermagemdaEscoladeEnfermagemdeRibeirãoPr.. 2018.
      Membro: Luiza Maria de Assunção.
    3. Doutorado em sociologia, USP.. 2010.
      Membro: Luiza Maria de Assunção.
    4. Mestrado em sociologia, USP.. 2004.
      Membro: Luiza Maria de Assunção.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (49)
    1. Congresso Acadêmico Unifesp Virtual 2020 - Ciência e Universidade: Transformações para a Sociedade. 2020. (Congresso).
    2. Congresso Centenário Calmon de Passos. 2020. (Congresso).
    3. Entender o mundo hoje: pandemia e periferias. 2020. (Outra).
    4. I Congresso Digital Covid-19 - Repercussões Jurídicas e Sociais da Pandemia. 2020. (Congresso).
    5. I Congresso Norte-Nordeste de Saúde Pública (online). Estatística prospectiva de varredura no espaço da COVID-19 nas Regiões Norte e Nordeste do Brasil. 2020. (Congresso).
    6. II Congresso de saúde Coletiva da UFPR. 2020. (Congresso).
    7. II Congresso de saúde Coletiva da UFPR. TERAPIA REIKI NA ATENÇÃO À SAÚDE DE SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS: DESMEDICALIZAÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE. 2020. (Congresso).
    8. Seminário Jurídico Virtual da faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - A pandemia e o Direito. 2020. (Seminário).
    9. XVII Congresso Internacional de Direitos Humanos. 2020. (Congresso).
    10. ConTIC-Saúde-2018-Congresso Internacional de Tecnologia e Humanização na Comunicação em Saúde. ?Reflexãosobreoprocessodehumanizaçãonaatençãoàsaúde:perspectivadepós-graduandosdeEnfermagemdeUniversidadeFederalMineira?. 2018. (Congresso).
    11. I Seminário de Envelhecimento Ativo: entre o aprender e o senescer. 2018. (Seminário).
    12. XV Encontro Internacional de Pesquisadores em Saúde Mental e Especialistas em Enfermagem Psiquiátrica.PAPEL DE BENZEDEIRAS EM TERRITÓRIOS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: CUIDADO HUMANIZADO EM SAÚDE MENTAL. 2018. (Encontro).
    13. 3º Fórum de direitos humanos e saúde mental.Religiosidade/espiritualidade e saúde mental: a atuação de benzedeiras/benzedores em territórios atendidos pela Estratégia Saúde da Família do SUS. 2017. (Outra).
    14. I Jornada internacional de pós-graduação em enfermagem.Processo saúde-doença-cuidado e práticas de benzedeiras: diálogos possíveis entre saúde e religiosidade. 2017. (Outra).
    15. XIX encontro nacional ABRAPSO.Benzedeiras no Triângulo Mineiro: a concretização da integralidade do cuidado nos territórios da saúde. 2017. (Encontro).
    16. 7º congresso brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. A benzedura e o SUS: práticas espirituais/religiosas na saúde e percepções de trabalhadores, usuários e benzedores nas áreas atendidas pela Estratégia Saúde da Família. 2016. (Congresso).
    17. Congresso Mineiro de Atividade Física Saúde. Práticas integrativas no sistema único de saúde: estudo das contribuições do Chi Kung para a condição de saúde, grupalidade e desenvolvimento do autocuidado. 2016. (Congresso).
    18. I Fórum de Saúde Coletiva do Triângulo Mineiro.Itinerários terapêuticos e espiritualidade. 2016. (Oficina).
    19. II Jornada Integrada de Ensino, pesquisa e extensão e XXIV Jornada de Iniciação Científica.."(Inter) Faces da (Inter) ação: visões e práticas em saúde mental (ano III). 2016. (Outra).
    20. II Jornada Integrada de Ensino, pesquisa e extensão e XXIV Jornada de Iniciação Científicafica."(Inter) Faces da (Inter) ação: visões e práticas em saúde mental (ano III). 2016. (Outra).
    21. IV seminário internacional da pós-graduação em ciências sociais e XVI semana de Ciências Sociais.Práticas religiosas na saúde: A presença da benzeção nas áreas atendidas pela Estratégia Saúde da Família em município mineiro. 2016. (Seminário).
    22. IV Seminário Internacional do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais.A presença da benzeção nas áreas atendidas pela Estratégia Saúde da Família em município mineiro. 2016. (Seminário).
    23. XIV Encontro internacional de pesquisadores em saúde mental e Especialistas em enfermagem psiquiátrica.Oficinas de artesanato: contribuições do saber e do fazer artísticos para o cuidado em saúde mental. 2016. (Encontro).
    24. XIV Encontro internacional de pesquisadores em saúde mental e Especialistas em enfermagem psiquiátrica.Oficinas de artesanato: contribuições do saber e do fazer artísticos para o cuidado em saúde mental. 2016. (Encontro).
    25. 2º Fórum Brasileiro de Direitos Humanos e Saúde Mental."Estar lá, escrever aqui": contribuições do caderno de campo para a percepção da alteridade.. 2015. (Outra).
    26. I Jornada Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão.O impacto da disciplina "Estado, sociedade civil e políticas públicas" na formação dos alunos de psicologia da UFTM. 2015. (Outra).
    27. I Jornada Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão.Aproximações com o campo da saúde pública: avaliação discente da disciplina "Estado, sociedade civil e políticas públicas". 2015. (Outra).
    28. I Jornada Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão.Espaço de co-construção de sujeitos na saúde mental: atividades de extensão no contexto de produção de artesanato. 2015. (Outra).
    29. I Jornada Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão.Georreferenciamento da procedência de pacientes atendidos pelo Hospital do Pênfigo de Uberaba entre 1957 e 2013. 2015. (Outra).
    30. I Jornada Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão.Experiência de monitoria na disciplina "Políticas de saúde": contribuições ao corpo discente do curso de Educação Física. 2015. (Outra).
    31. IV Simpósio Internacional de ciências sociais.Etnografia em hospital psiquiátrico: contribuições para a compreensão dos desafios postos à saúde mental e à formação de profissionais. 2015. (Simpósio).
    32. Seminário Vivências em Saúde Mental: A extensão universitária como prática de liberdade. 2015. (Seminário).
    33. VIII Encontro de Pesquisa em Educação e III congresso Internacional de trabalho docente e processos educativos. APRENDIZADOS EM SAÚDE COLETIVA: contribuições da redeSUSpara a formação de acadêmico. 2015. (Congresso).
    34. 36 Encontro Nacional de Estudos Rurais e Urbanos. 2009. (Encontro).
    35. III Simpósio Interncional sobre Religiosidades, Diálogos culturais e hibridações.O diálogo entre campo médico e campo religioso no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo. 2009. (Simpósio).
    36. Seminário Temático: O Brasil (não é) para principiantes: GT Pensamento social no Brasil- ANPOCS/2009. 2009. (Seminário).
    37. XI Simpósio Nacional da Associação Brasileira de História das religiões - Sociabilidades religiosas: mitos, ritos e identidades.Ciência e religião: A relação entre médicos e religiosos no Instituto de Psiquiatria do HCSUSP. 2009. (Simpósio).
    38. II Encontro Nacional do GT História das Religiões e das Religiosidades.A relação entre ministros religiosos, médicos e pacientes no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clinicas de São Paulo. 2008. (Encontro).
    39. I Simpósio de pesquisa de pós-graduandos em sociologia da USP, UNICAMP e UFSCAR.A relação entre ministros religiosos, médicos e pacientes no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da São Paulo. 2008. (Simpósio).
    40. I simpósio Paulista sobre Saúde, espiritualidade e educação - Uma relação simbiótica. 2007. (Simpósio).
    41. XI congresso latinoamericano sobre religião e etnicidade. 2006. (Congresso).
    42. XI congresso latinoamericano sobre religião e etnicidade. O papel da migração na definição de percursos religiosos. 2006. (Congresso).
    43. XI congresso latinoamericano sobre religião e etnicidade. Magia, ciência e religião: manobras de agentes religiosos migrantes e não migrantes. 2006. (Congresso).
    44. XV encontro nacional de estudos populacionais. 2006. (Congresso).
    45. XV encontro nacional de estudos populacionais. A rede familiar como empreendimento coletivo na estratégia de sobrevivência de uma migrante: um estudo de caso. 2006. (Congresso).
    46. XV encontro nacional de estudos populacionais. A importância da migração na interpretação do trânsito religioso. 2006. (Congresso).
    47. Preparação pedagógica do programa de aperfeiçoamento de ensino-PAE.Desencantamento do mundo em Max Weber. 2005. (Seminário).
    48. IV encontro de iniciação científica/VII mostra de pós-graduação. religião e migração: revisitando uma velha questão. 2003. (Congresso).
    49. XII Jornadas sobre Alternativas Religiosas na América Latina. Religião e Migração: revisitando uma velha questão. 2003. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (4)
    1. TAVARES, D. M. S. ; GOMES, N. C. ; ASSUNÇÃO, L. M.. I SEMINÁRIO ENVELHECIMENTO ATIVO: ENTRE O APRENDER E O SENESCER. 2018. Outro
    2. TAVARES, D. M. S. ; GOMES, N. C. ; ASSUNÇÃO, L. M.. I SEMINÁRIO ENVELHECIMENTO ATIVO: ENTRE O APRENDER E O SENESCER. 2018. Outro
    3. QUERINO, R. A. ; ARAGAO, A. S. ; SILVA, L. C. C. M. ; ASSUNÇÃO, L. M. ; MARTINS, N. P. F. ; PARDI, F ; Morato, N.. Seminário Vivências em Saúde Mental: A extensão universitária como prática de liberdade. 2015. Outro
    4. QUERINO, R. A. ; ARAGAO, A. S. ; SILVA, L. C. C. M. ; ASSUNÇÃO, L. M. ; MARTINS, N. P. F. ; SILVA, L. M. ; PARDI, F ; Morato, N.. Seminário Vivências em saúde mental: a extensão universitária como prática de liberdade. 2015. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:06