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Daniel Marcio Rodrigues Silva

Possui graduação em Psicologia (2003), mestrado em Linguística (2006) e doutorado em Neurociências (2015) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou como psicólogo no campo da clínica em saúde mental, em especial no atendimento à urgência psiquiátrica. Como bolsista de pós-doutorado pelo CNPq, desenvolveu pesquisa no campo da percepção da fala, na interface entre linguística, neurofisiologia e psicologia. Tem experiência na área das neurociências cognitivas, com ênfase em psicologia experimental, psicofisiologia, psicolinguística, fonética e fonologia, atuando principalmente nos seguintes temas: percepção e compreensão da linguagem, processamento auditivo, expertise humana e respostas evocadas cerebrais. Neste âmbito, adquiriu também experiência em registro e processamento de biosinais, delineamento experimental e métodos estatísticos de inferência e análise multivariada de dados. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/5495222737934260 (24/11/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Minas Gerais, Laboratório de Fonética. Av. Presidente Antônio Carlos, 6627 Campus Pampulha 31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil Telefone: (31) 34095152 URL da Homepage: http://www.letras.ufmg.br/labfon/
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2020-Atual. Profundidade Lexical e Emergencia de Capacidades Linguisticas em L2: Etapa 1 - Compreensao na Escrita e na Oralidade
      Descrição: O presente projeto de pesquisa compõe um programa de investigações de longo prazo sobre a viabilidade das arquiteturas teóricas propostas por modelos lexicalistas/construcionistas da competência linguística na descrição do desempenho de falantes e leitores em tarefas de compreensão e produção de linguagem, tanto no bilinguismo quanto na ontogênese monolíngue. Neste projeto específico, pretende-se: (1)- Construir e estudar a validade de construto e a validade externa de instrumentos psicométricos de avaliação do construto profundidade do conhecimento lexical em três perfis de aprendizes usuários de L2: aprendizes em contexto de imersão no contexto sociolinguístico da L2, aprendizes para quem contexto instrucional é a fonte majoritária de contato com a L2. (2)- Perfazer análises que permitam explorar as possíveis associações e diferenciações entre os construtos amplitude e profundidade de conhecimento lexical em L2. (3)- Testar hipóteses derivadas da literatura sobre as interações entre representações lexicalizadas e o acesso lexical em tempo real tanto no reconhecimento e discriminação de palavras quanto de excertos de discurso, tanto na escrita quanto na oralidade. Para os objetivos acima propostos, conduziremos estudos tanto com usuários do inglês quanto do português como línguas adicionais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Daniel Márcio Rodrigues Silva - Integrante / Ricardo Augusto de Souza - Coordenador.
      Membro: Daniel Marcio Rodrigues Silva.
    2. 2010-Atual. Percepcao da fala: abordagem experimental
      Descrição: A percepção da fala é uma área ainda incipiente de investigação psicolingüística, que vimos desenvolvendo há quatro anos na FALE/UFMG. Os estudos de percepção da fala podem ser divididos em dois grandes grupos: os estruturais e os processuais. Os estudos processuais visam a esclarecer por meio de que processos os seres humanos percebem os estímulos lingüísticos. Temos investigado aqui as relações entre processamento auditivo central e percepção da fala, nas etapas de análise acústico-fonética e processamento fonológico. Os estudos estruturais voltam-se para a estrutura lingüística, para avaliar empiricamente se e em que medida uma pista - identificada previamente por meio de análise acústica ou sua representação articulo-motora - é, de fato, utilizada pelo falante para ativar uma representação fônica da língua. No caso do português do Brasil, há descrições que permitem investigar a distinção de vozeamento em oclusivas, nasalidade e qualidade vocálicas, ponto de articulação em fricativas, acento lexical e entonação modal. Neste projeto, as duas abordagens têm em comum o uso da Teoria da Detecção para previsão da relação entre estímulo e resposta nas tarefas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Daniel Márcio Rodrigues Silva - Integrante / Rui Rothe-Neves - Coordenador / Cássia Rafaela de Oliveira Ribeiro - Integrante / Fabiana Andrade Penido - Integrante / Lílian Marinho dos Santos - Integrante / Ludimila Souza Nascimento - Integrante.
      Membro: Daniel Marcio Rodrigues Silva.
    3. 2009-2009. Avaliacao Cognitiva da Leitura e da Escrita
      Descrição: O grupo pretende abordar dois problemas relacionados à construção de medidas de avaliação da habilidade de leitura e de escrita na área de reconhecimento de palavras. O primeiro se refere à construção de um conjunto de medidas que ao mesmo tempo combine as pesquisas de representação de construto - que validam os modelos de reconhecimento de palavras e que distinguem os processos utilizados durante o ato de ler - e as pesquisas de intervalo nomotético - voltadas para a construção de testes e o estabelecimento de normas que são utilizadas para classificar os indivíduos em diferentes níveis de habilidade. O segundo problema se refere à construção de tarefas de leitura que gerem dados tanto de precisão quanto de tempo de processamento. Isto porque a eficiência de uma habilidade depende não somente de sua acurácia, mas também de sua velocidade de processamento. Tomando como referência os trabalhos da literatura internacional que levam em consideração os problemas citados, temos como objetivo geral a criação de um instrumento para a avaliação cognitiva das capacidades de leitura e de escrita para crianças do 2º. ao 5º. ano/9 do Ensino Fundamental, que será denominado AVACLE. Esse instrumento será composto de um conjunto de tarefas de leitura e de escrita. As tarefas de leitura serão aplicadas por meio de um computador e sub-dividem-se em tarefas de leitura em voz alta e tarefas de decisão (lexical e semântica). As tarefas de leitura em voz alta e as de tomada de ditado testam as rotas de processamento do modelo de dupla rota em cascata, e as tarefas de decisão, testam processos específicos do mesmo modelo tais como os processos envolvidos no reconhecimento de palavras e no acesso e recuperação do significado das palavras reconhecidas. Como pré-requisto para a criação dessas tarefas, o nosso grupo tem se dedicado à construção de diferentes bancos de itens em que as palavras e não palavras tem sido submetidas a diferentes análises psicolinguísticas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Daniel Márcio Rodrigues Silva - Integrante / Paticia Silva Lucio - Integrante / Ângela Maria Vieira Pinheiro - Coordenador / Claudia Nascimento Guaraldo Justi - Integrante / Dalva Maria Alves Godoy - Integrante / Francis Ricardo dos Reis Justi - Integrante / Humberto Monteiro Lodder Lisboa - Integrante.
      Membro: Daniel Marcio Rodrigues Silva.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Certificado: Trabalho " O conceito de foneticidade e a relação grafema-fonema no português brasileiro " selecionado entre os melhores trabalhos apresentados na X Semana de Iniciação Científica da UFMG, UFMG - Pró-reitoria de pesquisa.. 2002.
      Membro: Daniel Márcio Rodrigues Silva.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (23)
    1. ABRALIN 50 - IX Congresso Internacional da ABRALIN.Redução vocálica e categorização perceptiva: um estudo neurofisiológico. 2019. (Simpósio).
    2. IBRO - 9th World Congress of the International Brain Research Organization. Two step principal components analysis of the auditory N1-P2 evoked response. 2015. (Congresso).
    3. XVIII Colóquio de Filosofia UNISINOS - Filosofia e Cognição. 2015. (Encontro).
    4. Society for the Neurobiology of Language.Repetition attenuation and stimulus specificity in long-latency auditory evoked responses to vowels. 2014. (Encontro).
    5. XIII Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia. Decompondo o complexo N1-P2 da resposta evocada auditiva a vogais por meio de análise têmporo-espacial de componentes principais. 2014. (Congresso).
    6. 4th International Meeting on Speech Sciences - EICEFALA. 2013. (Encontro).
    7. III Semana/VII Simpósio Internacional de Neurociências da UFMG.Atenuação por repetição e especificidade ao estímulo em respostas evocadas auditivas de longa latência a vogais. 2013. (Simpósio).
    8. XXXVII Reunião Anual da SBNeC. 2013. (Encontro).
    9. Letras Debate: Linguagens e Ensino.Percepção da fala: estudos experimentais. 2012. (Seminário).
    10. VI Simpósio de Neurociências da UFMG.Detalhamento fonético no armazenamento lexical? Resultados preliminares. 2012. (Simpósio).
    11. V Simpósio de Neurociências da UFMG. 2011. (Simpósio).
    12. IV Simpósio de Neurosciências da UFMG. 2010. (Simpósio).
    13. Semana Acadêmica da Psicologia - FACED.Semana Acadêmica da Psicologia. 2009. (Encontro).
    14. III Semana de Psicologia da FACED.O Papel do Psicólogo no CERSAM. 2008. (Encontro).
    15. IX Congresso Nacional e III Congresso Internacional de Fonética e Fonologia. A percepção das vogais medias posteriores no Português Brasileiro. 2007. (Congresso).
    16. IX Congresso Nacional e III Congresso Internacional de Fonética e Fonologia. Uma medida neurofisiológica da organização sonora. 2007. (Congresso).
    17. I Congresso Nacional de Avaliação Psicológica e IX Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. Laboratório Computadorizado dos Processos Psicológicos. 2003. (Congresso).
    18. I Ciclo de Estudos sobre Comportamento Organizacional. 2002. (Seminário).
    19. III Jornada Mineira de Ciência do Comportamento: Renovação e Transformação.. 2002. (Congresso).
    20. XI Semana de Iniciação Cientifica da UFMG. Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicologia Geral e Experimental. 2002. (Congresso).
    21. X Semana de Iniciação Científica da UFMG. O conceito de foneticidade e a relação grafema-fonema no Português Brasileiro. 2002. (Congresso).
    22. Curso de Férias - Neuropsicologia: Correlação Anátomo-clínica em Neuropsicologia e introdução à Neurolingüísticatica.Conexionismo e Linguagem. 2001. (Seminário).
    23. II Encontro do Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento. 1999. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (0)

    Lista de colaborações



    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:02