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Marcia Pereira Cabral

Possui graduação em Geografia pelo Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé (2003), graduação em Pedagogia pela Universidade de Franca - UNIFRAN, mestrado em Geografia (Organização do Espaço) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008) e doutorado em Ensino de Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013). Atualmente é docente na Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, Unidade de Passos. Também atua como docente na Universidade de Franca - UNIFRAN e na Fundação Educacional de Ituverava - FFCL. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/5465388693899995 (22/02/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de Franca. Av. Dr. Armando Salles de Oliveira, 201 Pq. Universitário 14404600 - Franca, SP - Brasil - Caixa-postal: 82 Telefone: (16) 37118888 Fax: (16) 37118886 URL da Homepage: http://www.unifran.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Geografia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2010-Atual. Geotecnologias e Cartografia aplicadas a Geografia (GEOCART)
      Descrição: O grupo de pesquisa tem desenvolvido trabalhos em geotecnologias, principalmente Cartografia Digital, Cartografia Temática, Sistema de Informação Geográfica e Sensoriamento Remoto aplicados a estudos geográficos. Os estudos correspondem a procedimentos metodológicos de mapeamento e representação cartográfica de aspectos do meio urbano e rural como por exemplos: análise da vulnerabilidade socioambiental, a análise da dinâmica da refuncionalização de áreas industriais e áreas residuais urbanas, incluindo brownfields; modelagem espacial e cartografia aplicada ao zoneamento ambiental; metodologias de cartografia temática para a elaboração de documentos cartográficos de síntese. Além disso, compõem o grupo, pesquisadores dedicados à desenvolvimento e aprimoramento de metodologias de ensino e de produção de material didático de cartografia e de geotecnologias em estudos geográficos, relativos a elaboração de atlas municipais escolares, jogos cartográficos e cartografia tátil. Participação em redes de pesquisa. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (25) . Integrantes: Márcia Pereira Cabral - Integrante / Andréa Aparecida Zacharias - Integrante / Maria Isabel C de Freitas - Coordenador / Silvia E. Ventorini - Integrante / ANDRÉIA MEDINILHA PANCHER - Integrante / Bruno - Integrante / Farid Nourani - Integrante.
      Membro: Marcia Pereira Cabral.
    2. 2009-Atual. Elaboracao do Atlas Municipal Escolar de Ourinhos e a Formacao de Professores Tutores: propostas para o estudo da localidade
      Descrição: Formalizado através de uma parceria com o Núcleo de Ensino da UNESP/Ourinhos, a Delegacia Regional de Ensino, a Secretaria Municipal de Educação de Ourinhos-SP e o Centro de Educação Continuada em Educação em Matemática, Científica e Ambiental (CECEMCA/núcleo de Rio Claro) o objetivo geral deste projeto de pesquisa científica, tecnológica e, também, de extensão universitária, é a Elaboração do Atlas Municipal Escolar de Ourinhos/SP e a Formação de Professores Tutores como propostas para o estudo da localidade. E para que o objetivo geral alcance a meta desejada, o escopo do Projeto será executado em quatro etapas, com objetivos específicos, diferenciadas e indissociáveis entre si, envolvendo diferentes tipos de linguagens e representação gráfica para a leitura e percepção da dinâmica do lugar, da paisagem e espaço municipal, a saber. Na 1a ETAPA caberá a Elaboração do Atlas Municipal Escolar de Ourinhos-SP , propriamente dita, envolvendo portanto a linguagem analógica. Portanto: a) O Atlas Municipal de Ourinhos terá como enfoque quatro recortes temáticos, com informações específicas sobre o município: o Geográfico, o Histórico, o Ambiental e o Cartográfico; b) será destinado aos alunos de 6a a 9a séries do Ensino Fundamental, portanto diferentes possibilidades de leituras: leitura gráfica (mapa), leitura iconográfica (fotos) e a leitura textual (informações escritas); c) as representações bidimensionais serão elaboradas segundo a teoria da Representação Gráfica - (La Grafique) -, tendo como princípio as duas modalidades de leitura apresentadas por Zacharias (2006): a Leitura Bidimensional (x,y) e a Leitura Iconográfica com Legenda de Coleção de Mapas. Pensando, no apoio ao ensino-aprendizagem, em sala de aula, a 2o ETAPA constará da Elaboração um Kit Didático com: a) Atlas Digital Interativo com Mapas Multimídias e Vôos Panorâmicos 3D (linguagem digital) e; b) Documentários, em DVD, sobre o Município de Ourinhos (linguagem cinematográfica).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Márcia Pereira Cabral - Integrante / Andréa Aparecida Zacharias - Coordenador / Maria Isabel C de Freitas - Integrante / Silvia Elena Ventorini - Integrante / ANDRÉIA MEDINILHA PANCHER - Integrante / Fabiana Lopes da Cunha - Integrante / Marcio Rogério Silveira - Integrante / Jonas Teixeira Néry - Integrante / Paulo Fernando Cirino Mourão - Integrante / LUCIENE CRISTINA RISSO - Integrante / Marcello Martinelli - Integrante / Bruno - Integrante / Noemia Ramos Vieira - Integrante / Maria Cristina Perusi - Integrante / Márcia Cristina de Oliveira Mello - Integrante. Financiador(es): Pró-Reitoria de Pesquisa - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcia Pereira Cabral.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (15)
      1. 5h Internacional Conference of Education, Research and Innovation.THE INITIAL FORMATION OF TEACHERS IN SCHOLASTIC CARTOGRAPHY: A REPORT ON A RESEARCH EXPERIENCE. 2012. (Outra).
      2. XI Seminário Pós-Graduação em Geografia UNESP Rio Claro.GEOTECNOLOGIAS E FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA EXPERIÊNCIA DE CAPACITAÇÃO DE MEMBROS INDÍGENAS DA ALDEIA TEKOA PYAU ? SÃO PAULO/SP. 2011. (Seminário).
      3. 3ª Jornada de Geografia e História.Aplicações da Cartografia no mapeamento de terras indígenas: o caso da Aldeia TEKOA Pyau.. 2009. (Encontro).
      4. V Congresso de Extensão Universitária da UNESP. A Cartografia e o Meio Ambiente em discussão: Um Relato de Experiências Através de Cursos de Extensão em Modalidade EaD. 2009. (Congresso).
      5. VII Seminário de Pós-Graduação em Geografia da UNESP..A presença indígena em grandes centros urbanos: o exemplo da Aldeia TEKOA Pyau - São Paulo/SP.. 2007. (Seminário).
      6. 1ª Semana de Estudos do Curso de Geografia.Convidado - Mesa Redonda: "Inserção da Geografia do Mercado de Trabalho Regional: Tendências e Possibilidades".. 2006. (Encontro).
      7. Encontro Acadêmico: Geografia Cultural. 2006. (Encontro).
      8. 1° Encontro do Núcleo Geografia e Turismo:. 2005. (Encontro).
      9. V Seminário de Pós - Graduação em Geografia.IV Seminário de Pós - graduação em Geografia. 2005. (Seminário).
      10. X EgaL - Encontro de Geógrafos da América Latina. EgaL - Encontro de Geógrafos da América Latina. 2005. (Congresso).
      11. 1° Seminário CECEMCA - Núcleo da Unesp/Rio Claro. 2004. (Seminário).
      12. VI Congresso Brasileiro de Geógrafos. 2004. (Congresso).
      13. VI Congresso Brasileiro de Geógrafos - Espaço de Diálogo. 2004. (Congresso).
      14. II Semana de Estudos da Geografia e História: Tempo, Espaço e Cidadania. 2003. (Encontro).
      15. I Semana da Geografia e História com o tema Políticas do século XX: Desafios para um novo milênio. 2002. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (6)
      1. FRANCKLIN, A. ; CABRAL, Márcia Pereira ; BOCCHI, L. A. ; MOURA, T. A. ; SANDER, G. P. ; SILVA, C. B. ; REIS, I. N. C. ; BOMFIM. Contextos Educativos em Tempos de Pandemia. 2020. Outro
      2. CABRAL, Márcia Pereira. Jornada de Geografia e História. 2011. (Outro).. . 0.
      3. CABRAL, Márcia Pereira. IV Jornada de Geografia e História. 2010. (Outro).. . 0.
      4. CABRAL, Márcia Pereira. IV Jornada de Geografia er História. 2010. (Outro).. . 0.
      5. CABRAL, Márcia Pereira. 3ª Jornada da Geografia e História. 2009. (Outro).. . 0.
      6. CABRAL, Márcia Pereira. 3ª Jornada da Geografia e História. 2009. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (1)
      • Márcia Pereira Cabral ⇔ Adelino Francklin (1.0)
        1. CABRAL, Márcia Pereira; FRANCKLIN, A. ; BOCCHI, L. A.. Ciências Humanas em tempos de pandemia. 2020. Apresentação de Trabalho/Outra




    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:08