Graduada em Letras (2005), licenciatura plena em Língua Portuguesa, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, doutora (2019) e mestra (2013) em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, com estágio doutoral realizado na Universitat Pompeu Fabra (2018-2019 PDSE/CAPES), Barcelona. Atua tanto na área de Português Língua Materna como de Português Língua Adicional. Possui experiência na preparação de candidatos ao PEC-G e na aplicação do exame Celpe-Bras. Principais temas de pesquisa: ensino de língua portuguesa e literatura brasileira, PLA, Timor-Leste, formação de professor, letramentos e correção de texto. (Texto informado pelo autor)
DINIZ, I. C. S.; Júnia Moreira Cruz. Elaboração de material didático para o ensino de português como língua de acolhimento: parâmetros e perspectivas. THE ESPECIALIST. v. 39, p. 1-12, issn: 2318-7115, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Izabel Cristina Silva Diniz; CAVALCANTE, M. V.. Língua Portuguesa em Timor-Leste: formação docente e produção de material didático. CADERNOS DE PÓS GRADUAÇÃO EM LETRAS (ONLINE). v. 17, p. 77-93, issn: 1809-4163, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Izabel Cristina Silva Diniz. Os imaginários sociodiscursivos de estudantes timorenses sobre a importância das línguas tétum e portuguesa. Calidoscópio. v. 15, p. 232-239, issn: 2177-6202, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Izabel Cristina Silva Diniz; SILVA, Luana Fabrícia Correia. Língua Portuguesa em Timor-Leste: contexto de ensino e crenças sobre aprendizagem. Vozes dos Vales. v. 4, p. 1-20, issn: 2238-6424, 2013. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Izabel Cristina Silva Diniz; GRANDE, K. C. P.. Livroclip da Obra Dom Casmurro, de Machado de Assis: semiótica, literatura e hipermídia. Entretextos (UEL). v. 13, p. 147-166, issn: 1519-5392, 2013. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
DINIZ, Izabel. Ensino aprendizagem de resenhas: um estudo sobre a correção de textos em curso de formação de professores. Cadernos CESPUC de Pesquisa. Série Ensaios. v. 2, p. 121-136, issn: 1516-4020, 2013. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Izabel Cristina Diniz; Leila Aparecida Anastácio. Natureza do Hipertexto no Jornalismo Digital em dois Suplementos para o Público Infantil. Texto Livre. v. 5, p. 1-15, issn: 1983-3652, 2012. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Adriana Rodrigues Gonçalves ; Izabel Cristina Silva Diniz. Sem contos de fadas: a construção da materialidade na coleção Antiprincesas. Em: Fabiano Tadeu Grazioli; Alexandre Leidens. (Org.). Literatura infantil: construção, recepção e descobertas. 1ªed.Cabo Frio - RJ. : Mares Editores. 2017.p. 62-87. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Izabel Cristina Diniz. Avaliação de proficiência oral no Celpe-Bras: um estudo sobre o papel do entrevistador. In: Jerônimo Coura-Sobrinho et al. (Org.). Estudos em Português como Língua Estrangeira: um panorama da área. 1ed.Belo Horizonte. Em: . : CEFET-MG. 2017.p. 249-272. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Textos em jornais de notícias/revistas (0)
Trabalhos completos publicados em anais de congressos (5)
DINIZ, Izabel. Ensino do Léxico na Educação de Jovens e Adultos - EJA: investigação realizada em material didático. Em: II Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa - SIELP 2012, v. 2, p. 1, 2012. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (2)
DINIZ, Izabel. Os imaginários sociodiscursivos sobre a importância da lingua portuguesa em Timor-Leste. Em: I Simpósio de Educação: Ciência e Cultura em Timor-Leste, 2014, Dili. Anais Eletrônicos - I Simpósio de Educação: Ciência e Cultura em Timor-Leste, p. 114-115, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Izabel Cristina Silva Diniz. Os imaginários sociodiscursivos de estudantes timorenses sobre a importância das línguas tétum e portuguesa. Em: 1ª Mostra de Trabalhos em Português como Língua Estrangeira (PLE) do CEFET-MG, 2014, Belo Horizonte. I Mostra de Trabalhos em Português como Língua Estrangeira (PLE) do CEFET-MG: caderno de resumos. Belo Horizonte: CEFET-MG, v. 1, p. 35-39, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos publicados em anais de congressos (7)
Izabel Cristina Silva Diniz; Ana Maria Nápoles Villela ; Mônica Baêta Neves Pereira Diniz. O texto literário e o ensino de português língua estrangeira. Em: I Encontro Mineiro de Ensino e Pesquisa em PLE/ PLA, 2018, Viçosa. Caderno de Resumos e Programação do I EMEPPLE/PLA. Viçosa: AMPPLIE, v. 1, p. 44-44, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
DINIZ, Izabel Cristina. Representações sobre o Brasil em textos do Celpe-Bras edição 2015. Em: VI Mostra de Trabalhos em Análise do Discurso, 2016, Belo Horizonte. IV Mostrad Caderno de Resumo, v. 1, p. 40-41, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Izabel Cristina Silva Diniz; Júnia Moreira Cruz. Produção de material didático para o ensino de português como língua de acolhimento: parâmetros e perspectivas. Em: XII Encontro de Português Língua Estrangeira, 2016, Niterói. Resumos Comunicações Individuais, p. 25, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Izabel Cristina Silva Diniz; Ana Maria Nápoles Villela. O texto literário e o ensino de português como língua estrangeira. Em: CADERNO DE RESUMOS I CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUA PORTUGUESA: EXPERIÊNCIAS LINGUÍSTICO-LITERÁRIAS CONTEMPORÂNEAS, 2016, Santiago. I CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUA PORTUGUESA: EXPERIÊNCIAS LINGUÍSTICO-LITERÁRIAS CONTEMPORÂNEAS, p. 38-38, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Izabel Cristina Silva Diniz. Avaliação de proficiência oral no Celpe-Bras: um estudo de caso sobre o papel do entrevistador. Em: 2ª Mostra de Trabalhos em Português como Língua Estrangeira (PLE) do CEFET-MG, 2015, Belo Horizonte. II Mostra de Trabalhos em Português como Língua Estrangeira (PLE) do CEFET-MG: caderno de resumos, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Izabel Cristina Silva Diniz. Um Estudo sobre a Correção de Texto Acadêmico. Em: VII Semana CT: Semana de Ciência e Tecnologia, 2011, Belo Horizonte. Caderno de Resumos da VII Semana de Ciência e Tecnologia. Belo Horizonte: CEFET-MG, 2011. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Izabel Cristina Silva Diniz. Ensino/ Aprendizagem de Resenhas: um estudo sobre a correção de textos em curso de formação de professores. Em: 12º Seminário de Iniciação Científica: Semana de Ciência e Tecnologia, 2004, Betim. Resumos 12º Seminário de Iniciação Científica: Semana de Ciência e Tecnologia. Belo Horizonte: PUC Minas, 2004. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Artigos aceitos para publicação (0)
Apresentações de trabalho (16)
Izabel Cristina Silva Diniz; Mônica Baêta Neves Pereira Diniz ; Ana Maria Nápoles Villela. O texto literário e o ensino de português língua estrangeira. 2018. Apresentação de Trabalho/Outra
Izabel Cristina Silva Diniz. Representações sobre o Brasil em textos do Celpe-Bras edição 2015. 2016. Apresentação de Trabalho/Outra
Izabel Cristina Silva Diniz; Júnia Moreira Cruz. Material didático para o ensino de português como língua de acolhimento: parâmetros e perspectivas. 2016. Apresentação de Trabalho/Outra
Izabel Cristina Silva Diniz; Ana Maria Nápoles Villela. O texto literário e o ensino de português como língua estrangeira. 2016. Apresentação de Trabalho/Congresso
DINIZ, Izabel. Desmundo. 2016. Apresentação de Trabalho/Outra
Izabel Cristina Silva Diniz. AVALIAÇÃO DE PROFICIÊNCIA ORAL NO CELPE-BRAS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O PAPEL DO ENTREVISTADOR. 2015. Apresentação de Trabalho/Outra
DINIZ, Izabel. OS IMAGINÁRIOS SOCIODISCURSIVOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA PORTUGUESA EM TIMOR-LESTE. 2014. Apresentação de Trabalho/Simpósio
DINIZ, Izabel. OS IMAGINÁRIOS SOCIODISCURSIVOS DE ESTUDANTES TIMORENSES SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS LÍNGUAS TÉTUM E PORTUGUESA. 2014. Apresentação de Trabalho/Outra
DINIZ, Izabel Cristina; SILVA, L. F. C.. PRESENÇA DA LÍNGUA PORTUGUESA EM TIMOR-LESTE. 2013. Apresentação de Trabalho/Simpósio
DINIZ, Izabel; CANARIN, R. T.. UNIDADES DIDÁTICAS TIMORENSES DO PPPLE: LÍNGUA E CULTURA. 2013. Apresentação de Trabalho/Congresso
DINIZ, Izabel; CAVALCANTE, M. V.. UNIDADES DIDÁTICAS PRODUZIDAS POR TIMORENSES PARA O PPPLE: PARÂMETROS E PERSPECTIVAS. 2013. Apresentação de Trabalho/Congresso
DINIZ, Izabel. ENSINO DO LÉXICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ? EJA: INVESTIGAÇÃO REALIZADA EM MATERIAL DIDÁTICO. 2012. Apresentação de Trabalho/Simpósio
DINIZ, I. C. S. UM ESTUDO SOBRE A CORREÇÃO DE TEXTO ACADÊMICO. 2011. Apresentação de Trabalho/Seminário
DINIZ, I. C. S. ENSINO/ APRENDIZAGEM DE RESENHAS: UM ESTUDO SOBRE A CORREÇÃO DE TEXTOS EM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2005. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
DINIZ, I. C. S. OFICINA DE POESIAS. 2004. Apresentação de Trabalho/Seminário
DINIZ, I. C. S. ENSINO/ APRENDIZAGEM DE RESENHAS: UM ESTUDO SOBRE A CORREÇÃO DE TEXTOS EM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2004. Apresentação de Trabalho/Seminário
Jornades Interuniversitàries de Didàctica de la Llengua i la Literatura. 2019. (Outra).
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUA PORTUGUESA: EXPERIÊNCIAS CULTURAIS E LINGUÍSTICO-LITERÁRIAS CONTEMPORÂNEAS. O texto literário e o ensino de português como língua estrangeira. 2016. (Congresso).
VI Mostra de Trabalhos em Análise do Discurso.Representações sobre o Brasil em textos do Celpe-Bras edição 2015. 2016. (Outra).
XII Encontro de Português Língua Estrangeira.Material didático para o ensino de português como língua de acolhimento: parâmetros e perspectivas. 2016. (Encontro).
2ª Mostra de Trabalhos em Português como Língua Estrangeira do CEFET-MG.Avaliação de proficiência oral no Celpe-Bras: um estudo de caso sobre o papel do entrevistador. 2015. (Outra).
1ª Mostra de Trabalhos em Português como Língua Estrangeira do CEFET-MG.Os imaginários sociodiscursivos de estudantes timorenses sobre a importância das línguas tétum e portuguesa. 2014. (Outra).
Colóquio A Língua Portuguesa, O Multilinguismo e As Novas Tecnologias das Línguas no Século XXI. 2014. (Outra).
IV Congresso Internacional da AILP. Unidades Didáticas Timorenses do PPPLE: parâmetros e perspectivas. 2014. (Congresso).
IV Congresso Internacional da AILP. Unidades Didáticas Timorenses do PPPLE: língua e cultura. 2014. (Congresso).
Simpósio de Educação: Ciência e Cultura em Timor-Leste.OS IMAGINÁRIOS SOCIODISCURSIVOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA PORTUGUESA EM TIMOR-LESTE. 2014. (Simpósio).
IV Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - SIMELP 2013.Presença da língua portuguesa em Timor-Leste. 2013. (Simpósio).
II Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa - SIELP 2012.ENSINO DO LÉXICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ? EJA: INVESTIGAÇÃO REALIZADA EM MATERIAL DIDÁTICO. 2012. (Simpósio).
IX Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL). 2012. (Encontro).
VI Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online (CILTEC-online). 2012. (Congresso).
XIII Seminário de Progresso de Pesquisa.Um estudo sobre a correção de texto acadêmico. 2011. (Seminário).
III Encontro Nacional sobre Hipertexto. 2009. (Encontro).
Seminário Mineiro de Educação e Tecnologia (SENACTEC). 2008. (Seminário).
VIII Enfoque Letras.ENSINO/APRENDIZAGEM DE RESENHAS: UM ESTUDO SOBRE A CORREÇÃO DE TEXTOS EM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2005. (Outra).
12 Seminário de Iniciação Científica.ENSINO APRENDIZAGEM DE RESENHAS: UM ESTUDO SOBRE A CORREÇÃO DE TEXTOS EM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2004. (Seminário).
12º Seminário de Iniciação Científica.ENSINO APRENDIZAGEM DE RESENHAS: UM ESTUDO SOBER A CORREÇÃO DE TEXOS EM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2004. (Seminário).
III Seminário Internacional Guimarães Rosa. 2004. (Seminário).
IV Seminário POGRAD _ Ensino de Graduação.OFICINA DE POESIAS. 2004. (Seminário).