teste-01

Maria Aparecida Vilela de Resende

Possui graduação em Engenharia Agronômica (1986), mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas (1989), doutorado em Fitotecnia (2003) pela Universidade Federal de Lavras. Trabalhou como pesquisadora em melhoramento de soja na EMPAER-MT(1991-1992) e melhoramento de algodão na EPAMIG/Centro Tecnológico do Norte de Minas (1992-1997). De 1997 a 2010 foi professora do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), lecionando e orientando nos cursos de graduação e pós-graduação principalmente disciplinas de Botânica, Grandes Culturas, Tecnologia de Sementes e Plantas Medicinais. A partir de 2010 atua como professora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade de Ubá-MG, onde foi Coordenadora de pesquisa da Unidade e desenvolve projetos de pesquisa e extensão nas áreas de Plantas Medicinais e Alimentícias não Convencionais e Botânica Aplicada pelos quais orienta alunos em Iniciação Científica e leciona as disciplinas de Anatomia Vegetal, Morfotaxonomia de Espermatófitas, Produtos Naturais, Biotecnologia e Técnica de Laboratório e Biossegurança. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/5405251583615099 (10/03/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Ubá. Av. Olegário Maciel, 1427 Industrial 36500000 - Ubá, MG - Brasil Telefone: (32) 35322459
  • Grande área: Ciências Biológicas
  • Área: Botânica
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (18)
    1. 2017-Atual. Agricultura familiar e a sua transicao para a agroecologia em Uba-MG-
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Maria Aparecida Vilela de Resende - Integrante / Viviane Modesto Arruda - Coordenador.
      Membro: Maria Aparecida Vilela de Resende.
    2. 2015-Atual. Estudos Etnobotanicos e Propagacao de Jatropha multifida em Uba-MG
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Maria Aparecida Vilela de Resende - Coordenador / Laís Gumier Schimith - Integrante.
      Membro: Maria Aparecida Vilela de Resende.
    3. 2014-Atual. Cultivo de Hibiscus sabdariffa na regiao de Uba -MG
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Maria Aparecida Vilela de Resende - Coordenador / Viviane Modesto Arruda - Integrante.
      Membro: Maria Aparecida Vilela de Resende.
    4. 2013-2014. Introducao e cultivo de hortalicas nao convencionais na regiao de Uba - MG
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Maria Aparecida Vilela de Resende - Coordenador.
      Membro: Maria Aparecida Vilela de Resende.
    5. 2013-2014. AVALIACAO DA PROPAGACAO VEGETATIVA EM DIFERENTES SUBSTRATOS E A INFLUENCIA DE TELAS DE SOMBREAMENTO NO CULTIVO DE VINAGREIRA (Hibiscus sabdariffa L.) E CIPO MIL HOMENS (Aristolochia sp)
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Maria Aparecida Vilela de Resende - Integrante / Viviane Modesto Arruda - Coordenador / José Emílio Zanzirolani de Oliveira - Integrante.
      Membro: Maria Aparecida Vilela de Resende.
    6. 2012-2013. TRATAMENTO DE PLANTAS MATRIZES DE BANANEIRAS VISANDO DIMINUICAO DE CONTAMINACOES POR BACTERIAS ENDOGENAS NO PROCESSO DE MICROPROPAGACAO
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Aparecida Vilela de Resende - Coordenador.
      Membro: Maria Aparecida Vilela de Resende.
    7. 2012-Atual. CONSOLIDACAO DA ESTRUTURA DO CAMPUS DA UEMG EM UBA PARA ESTUDOS DA NATUREZA E TECNOLOGIAS AMBIENTAIS
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Aparecida Vilela de Resende - Coordenador.
      Membro: Maria Aparecida Vilela de Resende.
      Descrição: O projeto objetiva a adequação da infra-estrutura dos laboratórios do Campus da Unidade de Ubá para melhor atendimento aos estudos da natureza e tecnologias ambientais, o que possibilitará a ampliação de pesquisas em um ambiente multidisciplinar envolvendo as competências da Universidade nas questões ambientais e sua contribuição para o desenvolvimento sustentável de Ubá e região.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (1) . Integrantes: Kenedy Antonio de Freitas - Coordenador / Renata Barreto Tostes - Integrante / Margarete do Valle Werneck - Integrante / Maria Aparecida Vilela de Resende - Integrante / Georgina Maria de Faria Mucci - Integrante / Viviane Modesto Arruda - Integrante / Juliana Vanir de Souza Carvalho - Integrante / Fabrício Oliveira Ramos - Integrante / Christiano Demétrio de Lima - Integrante / Cristiana Resende Marcelo - Integrante / Michele de Sales M. Demolinari - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2
      Membro: Kenedy Antonio de Freitas.
    8. 2012-Atual. Estudo e resgate de plantas medicinais e hortalicas nao convencionais na regiao de Uba - MG
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Maria Aparecida Vilela de Resende - Coordenador / Viviane Modesto Arruda - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria Aparecida Vilela de Resende.
    9. 2008-2010. CARACTERIZACAO E ANALISE DA DIVERSIDADE GENETICA DE GENOTIPOS DE PINHAO-MANSO (Jatropha curcas L.) DAS REGIOES NORTE E VALE DO JEQUITINHONHA DE MINAS GERAIS, POR MEIO DE MARCADORES MOLECULARES
      Descrição: : No Brasil, o pinhão-manso vem sendo cultivado por produtores de várias regiões, inclusive nas regiões do Norte e Vale do Jequitinhonha de Minas Gerais. Porém, existe pouco conhecimento sobre os aspectos agronômicos, bioquímica, fisiologia e variabilidade genética desta planta, juntamente com a inexistência de cultivares definidos e sementes melhoradas que garantam melhores condições de produtividade aos produtores. O uso de marcadores moleculares vem auxiliando na determinação da variabilidade genética de diversas culturas, principalmente de espécies perenes. Desta forma, a obtenção de um banco de germoplasma de pinhão-manso das regiões Norte e Vale do Jequitinhonha de Minas Gerias e conhecer a variabilidade genética existente entre os diferentes genótipos encontrados nestas regiões, são de suma importância para iniciar um programa de melhoramento eficiente, determinando quais as estratégias (metodologias) mais adequadas para obtenção de cultivares superiores... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Maria Aparecida Vilela de Resende - Integrante / Silvia Nietsche - Integrante / Gleice Viviane Nunes Pereira - Integrante / Ana Cristina Pinto Juhász - Integrante / Márcia Regina Costa - Coordenador / Danuza Araújo de Souza - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria Aparecida Vilela de Resende.
    10. 2008-2009. MATURACAO E QUALIDADE FISIOLOGICA DE SEMENTES DE PINHAO-MANSO (Jatropha curcas L.)
      Descrição: O projeto propõe o estudo de aspectos da maturação e qualidade fisiológica de sementes dessa espécie com vistas a contribuir com informações para a produção de sementes de alta qualidade. No primeiro ano, serão realizados estudos de qualidade fisiológica durante armazenamento e as sementes serão obtidas junto à EPAMIG/CTNM, para realizar o experimento de influência do tratamento das sementes, do tipo de embalagem e do ambiente de armazenamento na preservação da qualidade fisiológica de sementes de pinhão-manso. Serão realizados testes de determinação do teor de água, germinação, emergência de plântulas em canteiro e teste de sanidade. Para a realização de estudos de maturação será utilizado um campo de pinhão manso da Fazenda Experimental da Unimontes, o qual será dividido em 4 blocos, onde serão amostradas e marcadas 40 plantas/bloco para a marcação de inflorescências, anotação e coleta dos dados e amostras para a realização dos seguintes testes com as sementes: cor do fruto, teor de matéria seca, teor de água, teste de germinação e teste de emergência de plântulas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Maria Aparecida Vilela de Resende - Coordenador / ANDRADE, Juliana Aparecida Santos Silva - Integrante / José Carlos Fialho de Resende - Integrante / Edson Mizobutsi - Integrante / Capegiane Oliveira Pereira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria Aparecida Vilela de Resende.
    11. 2006-2009. Biodiversidade em sistemas de cultivo de algodoeiro no manejo de pragas com enfase no controle biologico de lepidopteros no semi-arido mineiro
      Descrição: A cultura do algodão é uma das principais alternativas do agricultor norte-mineiro para explorar as áreas agricultáveis que não disponham de água para irrigação. Entretanto, nos últimos anos, as áreas cultivadas com algodão vêm sendo reduzidas em razão, principalmente, das dificuldades na convivência com as pragas desta cultura. O objetivo principal deste projeto será avaliar a consorciação do algodoeiro com outras culturas e a influencia da vegetação de entorno, como uma estratégia ambiental para favorecer o aumento e/ou manutenção de populações de inimigos naturais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Maria Aparecida Vilela de Resende - Integrante / Ranyse Barbosa Querino - Integrante / Corsato, Clarice Diniz Alvarenga - Integrante / Roberto Antônio Zucchi - Integrante / Teresinha Augusta Giustolin - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria Aparecida Vilela de Resende.
    12. 2006-2009. QUALIDADE FISIOLOGICA DE SEMENTES DE PINHAO-MANSO (Jatropha curcas L.) SOB DIFERENTES CONDICOES DE ARMAZENAMENTO.
      Descrição: O pinhão-manso (Jatropha curcas L.) é uma oleaginosa de destaque econômico, pois suas sementes apresentam de 35 a 50 % de óleo com inúmeras aplicações como fabricação de tintas, sabão, lubrificantes, fármacos e biocidas. Além disto, este óleo apresenta excelentes perspectivas de sua utilização para a produção de biodiesel, um combustível renovável, produzido a partir do processamento de sementes oleaginosas. O acervo de informações tecnológicas sobre produção, armazenamento e qualidade de sementes dessa espécie é bastante reduzido. O presente trabalho propõe o estudo de aspectos sobre qualidade fisiológica de sementes de pinhão-manso (J. curcas) com vistas a contribuir com informações para a produção de sementes de alta qualidade na Região Norte de Minas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Maria Aparecida Vilela de Resende - Coordenador / Ellen Bárbara Santos Domingues Moraes - Integrante / Danielle de Lourdes Batista Morais - Integrante.
      Membro: Maria Aparecida Vilela de Resende.
    13. 2005-2006. Estudo da maturacao e qualidade fisiologica de sementes de mamona (Ricinus communis L.) em Janauba, Norte de Minas Gerais
      Descrição: A mamona (Ricinus communis L.) é uma oleaginosa de grande importância econômica, com inúmeras aplicações na área industrial e grandes perspectivas de utilização como fonte energética, com a expansão do biodiesel, um combustível renovável, que pode contribuir para a geração de emprego e renda e para a redução da dependência de importação de petróleo. O cultivo de mamona tem sido estimulado, principalmente nas regiões com condições climáticas favoráveis como o Norte de Minas Gerais, que já conta com grandes empresas produtoras de óleo. Para atender à demanda de cultivo, sementes de qualidade são necessárias e deverão ser produzidas na Região. No entanto, informações sobre a maturidade fisiológica e ponto de colheita para obtenção de sementes de qualidade são inexistentes. O presente trabalho propõe estudar a maturação de sementes de dois cultivares de mamona na região Norte de Minas Gerais, visando identificar o melhor estádio para se efetuar a colheita de sementes sem afetar a qualidade fisiológica das mesmas.Serão instalados na Fazenda Experimental de Janaúba pequenos campos onde serão feitas amostragens para os testes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Maria Aparecida Vilela de Resende - Coordenador / Fábio Henrique de Souza Faria - Integrante / Queiroz Eliana da Silva - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
      Membro: Maria Aparecida Vilela de Resende.
    14. 2004-2009. ESTUDO DO CULTIVO DE ESPECIES EXOTICAS E NATIVAS DE PLANTAS MEDICINAIS NA REGIAO DE JANAUBA, NORTE DE MINAS GERAIS
      Descrição: O projeto visa a introdução de espécies medicinais em Janaúba, bem como o estudo de aspectos fitotécnicos com vistas ao cultivo. Pretende-se avaliar a adaptação das principais espécies à região e desenvolver técnicas de cultivo e processamento das espécies que apresentem potencial como alternativa para a agricultura regional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Maria Aparecida Vilela de Resende - Coordenador / Wagner Ferreira da Mota - Integrante / Heloisa Mattana Saturnino - Integrante / Carlos Eduardo Corsato - Integrante / Ernani Ronie Martins - Integrante / Lourdes Silva de Figueiredo - Integrante. Financiador(es): Banco do Nordeste do Brasil - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria Aparecida Vilela de Resende.
    15. 1996-1998. Caracterizacao morfologico-agronomica da colecao de germoplasma do genero Gossypium da EPAMIG
      Descrição: O projeto objetivou a caracterização dos 650 acessos da coleção de Gossypium da EPAMIG.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Maria Aparecida Vilela de Resende - Coordenador / Joel Fallieri - Integrante / Joelson André de Freitas - Integrante / Júlio César Viglionne Penna - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria Aparecida Vilela de Resende.
    16. 1996-1998. DESENVOLVIMENTO DE CULTIVARES DE ALGODOEIRO RESISTENTES A PRAGAS COM ENFASE AO BICUDO, Anthonoimus grandis E A LAGARTA ROSADA, Pectinophora gossypiela.
      Descrição: O projeto objetivou desenvolver cultivares de algodoeiro resistentes ao bicudo e lagarta rosada. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Maria Aparecida Vilela de Resende - Coordenador / Joel Fallieri - Integrante / Júlio César Viglionne Penna - Integrante / Renato Souza Faria - Integrante / Clarice Diniz Alvarenga - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria Aparecida Vilela de Resende.
    17. 1991-1992. Estudo do Comportamento de cultivares de soja no Estado do Mato Grosso
      Descrição: Estudo do comportamento de cultivares de soja no Estado do Mato Grosso. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Maria Aparecida Vilela de Resende - Coordenador.
      Membro: Maria Aparecida Vilela de Resende.
    18. 1991-1992. Producao de sementes geneticas de soja para o Estado de Mato Grosso
      Descrição: Produção de sementes genéticas de linhagens de soja em fase final de avaliação. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Maria Aparecida Vilela de Resende - Coordenador.
      Membro: Maria Aparecida Vilela de Resende.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (26)
    1. Semana cademica. 2013. (Outra).
    2. 51º Congresso Brasileiro de Olericultura. Qualidade Fisiológica de Sementes de Pimentão em Função do Estádio de Colheita e Período de Repouso de Frutos. 2011. (Congresso).
    3. XIII Seminário de Pesquisa e Extensão.COLETA, CONSERVAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE HORTALIÇAS NÃO CONVENCIONAIS NO CAMPUS DA UEMG EM UBÁ.. 2011. (Seminário).
    4. XVIII Congresso de Pós Graduaçao da Ufla. 2009. (Congresso).
    5. 47º Congresso Brasileiro de Olericultura. Adaptação ao cultivo e métodos de propagação do yacon (Smallanthus sonchifolius) em Janaúba, Norte de Minas Gerais.. 2007. (Congresso).
    6. I Simpósio de Pesquisa em Ciências Agrárias no Semi-árido Mineiro.Membro da Comissão Cientíca. 2007. (Simpósio).
    7. I Simpósio de Pesquisa em Ciências Agrárias no Semi-árido Mineiro.Métodos de propagação de chá da terra. 2007. (Simpósio).
    8. Dia de campo sobre a cultura da mamona.Dia de campo sobre a cultura da mamoneira: cultivares, pragas e doenças da mamoneira. 2005. (Outra).
    9. II Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel. II Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel. 2005. (Congresso).
    10. VII Semana da Agronomia e IIII Mostra Ciêntífica.VII Semana da Agronomia e IIII Mostra Ciêntífica. 2005. (Outra).
    11. VI Seminário de Pesquisa e Pós-graduação e IV Seminário de Iniciação Ciêntífica da Unimontes.VI Seminário de Pesquisa e Pós-graduação e IV Seminário de Iniciação Ciêntífica da Unimontes. 2005. (Seminário).
    12. XI Seminário Mineiro de Plantas Medicinais e 2a Jornada Farmacêutica de Diamantina.XI Seminário Mineiro de Plantas Medicinais e 2a Jornada Farmacêutica de Diamantina. 2005. (Seminário).
    13. XIV Congresso Brasileiro de Sementes. XIV Congresso Brasileiro de Sementes. 2005. (Congresso).
    14. II Mostra de Trabalhos Científicos da Unimontes.II Mostra de Trabalhos Científicos da Unimontes. 2004. (Outra).
    15. IV Semana da Agronomia.IV Semana da Agronomia. 2004. (Outra).
    16. V Seminário de Pesquisa e Pós- graduação e III Seminário Iniciação Ciêntífica da Unimontes.V Seminário de Pesquisa e Pós- graduação e III Seminário Iniciação Ciêntífica da Unimontes. 2004. (Seminário).
    17. XIII Congresso Brasileiro de Sementes. XIII Congresso Brasileiro de Sementes. 2003. (Congresso).
    18. Semana da Agronomia de Janaúba.Plantas Medicinais. 2002. (Encontro).
    19. .V Simpósio de Atualização em Genética e Melhoramento de Plantas. 2001. (Simpósio).
    20. .Curso Avançado em Fisiologia e Tecnologia de Sementes. 2001. (Outra).
    21. .II Workshop Brasileiro de Controle de Qualidade de Sementes. 2001. (Outra).
    22. XII Congresso Brasileiro de Sementes. XII Congresso Brasileiro de Sementes. 2001. (Congresso).
    23. . XXIII Congresso Nacional de Milho e Sorgo. 2000. (Congresso).
    24. .II Encontro Técnico sobre a Cultura do Milho no Sul de Minas Gerais. 2000. (Encontro).
    25. .Plantas Transgênicas - Desafios e Perspectivas para o Próximo Milênio. 1999. (Simpósio).
    26. .Workshop on Advanced Topics in Seed Physiology and Technology. 1999. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (6)
    1. RESENDE, M.A.V. DE. Visita Técnica à ECOPEVI- Ecocentro de Permacultura de Viçosa. 2015. (Outro).. . 0.
    2. RESENDE, M. A.V.. VI Semana acadêmica da UEMG e III Seminário do NESA. 2012. (Outro).. . 0.
    3. FARIA, M. A. V. R.. VI Semana Acadêmica UEMG-Ubá e II Seminário do Núcleo de Educação Sócio-ambiental. 2012. (Outro).. . 0.
    4. RESENDE, M. A.V.. I Semana UEMG e II Seminário do Núcleo de Educação Socioamiental da Universidade do Estado de Minas Gerais. 2011. (Outro).. . 0.
    5. FARIA, M. A. V. R.; PINHO, Édila Vilela de Resende Von ; GUIMARÃES, Renato Mendes ; CARVALHO, Maria Laene Moreira. II Workshop Brasileiro de Controle de Qualidade de Sementes e estratégia de Revisão e Fortalecimento do programa brasileiro de sementes. 2001. Outro
    6. FARIA, M. A. V. R.; PINHO, Édila Vilela de Resende Von ; CARVALHO, Maria Laene Moreira ; GUIMARÃES, Renato Mendes. Curso Avançado de Fisiologia eTecnologia de Sementes. 2001. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (3)
    • Maria Aparecida Vilela de Resende ⇔ Viviane Modesto Arruda (5.0)
      1. Arruda, V. M. ; RESENDE, M.A.V. DE ; Granato, J.T.. CULTIVO DA ALFAVACA (Ocimum gratissimum L. - Lamiaceae). Informe Agropecuário (Belo Horizonte). v. 35, p. 19-24, issn: 0100-3364, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. ARRUDA, V. M.; FORTINI, E. A. ; RESENDE, M. A. V. ; OLIVEIRA, J. E. Z. ; MARCELO, L. R.. . AVALIAÇÃO DA PROPAGAÇÃO VEGETATIVA EM DIFERENTES SUBSTRATOS E A INFLUÊNCIA DE TELAS DE SOMBREAMENTO NO CULTIVO DE VINAGREIRA (Hibiscus sabdariffa L.) E CIPÓ MIL HOMENS (Aristolochia sp). Em: 16º SEMINÁRIO DE PESQUISA EXTENSÃO DA UEMG, 2014, BELO HORIZONTE -MG. 16º SEMINÁRIO DE PESQUISA EXTENSÃO DA UEMG. BELO HORIZONTE: UEMG- BELO HORIZONTE, p. 1-1, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. RESENDE, M. A. V. ; GRANATO, J. T. ; DUTRA, H. M. ; ARRUDA, V. M.. IMPLANTAÇÃO DE UMA COLEÇÃO E PRODUÇÃO DE MUDAS DE PLANTAS MEDICINAIS NO CAMPUS DA UEMG EM UBÁ - MG. Em: 16º SEMINÁRIO DE PESQUISA EXTENSÃO DA UEMG, 2014, BELO HORIZONTE -MG. 16º SEMINÁRIO DE PESQUISA EXTENSÃO DA UEMG. BELO HORIZONTE: UEMG- BELO HORIZONTE, p. 1-1, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. RESENDE, M. A. V. ; FORTINI, E. A. ; SILVA, R. V. ; ARRUDA, V. M.. CULTIVO E DIVULGAÇÃO DOS USOS DE Hibiscus sabdariffa NA REGIÃO DE UBÁ - MG. Em: 15º SEMINÁRIO DE PESQUISA EXTENSÃO DA UEMG, 2013, BELO HORIZONTE. 15º SEMINÁRIO DE PESQUISA EXTENSÃO DA UEMG. BELO HORIZONTE: BELO HORIZONTE, v. 1, p. 1-1, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. GRANATO, J. T. ; CRUZ, Y. C. ; RESENDE, M. A. V. ; ARRUDA, V. M.. COLETA, CONSERVAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE HORTALIÇAS NÃO CONVENCIONAIS NO CAMPUS DA UEMG EM UBÁ. Em: 13º SEMINÁRIO DE PESQUISA EXTENSÃO DA UEMG, 2011, Belo Horizonte. 13º SEMINÁRIO DE PESQUISA EXTENSÃO DA UEMG. Belo Horizonte, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Maria Aparecida Vilela de Resende ⇔ Pamela da Rocha Patrício (1.0)
      1. ALMEIDA, E. C. ; SANTOS, A. R. S. ; ANDRADE, P. C. ; CRUZ, M. E. C. ; ALMEIDA, D. A. ; VIEIRA, E. M. ; SOUZA, L. I. G. ; RESENDE, M. A. V. ; MARCO, J. P. ; SILVA, T. C. F. ; PATRICIO, P. R.. Horta Escolar e Compostagem como Ferramenta de Educação Ambiental. Em: IV Seminário PIBID - I Seminário Residência Pedagógica UEMG: INTERFACES DOS SABERES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO EM TEMPOS DE RESISTÊNCIA, 2019, Ubá. IV Seminário PIBID - I Seminário Residência Pedagógica UEMG: INTERFACES DOS SABERES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO EM TEMPOS DE RESISTÊNCIA, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Maria Aparecida Vilela de Resende ⇔ Renata Barreto Tostes (1.0)
      1. SILVA, R. V. ; TOSTES, R. B. ; RESENDE, M.A.V. DE. Cultivo de plantas medicinais e hortaliças não-convencionais em uma escola rural de Ubá-MG: subsídios para a educação ambiental'. EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO. v. 61, p. 1-10, issn: 1678-0701, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 04/03/2021 17:16:09