Coordena o Curso de Licenciatura em História da UEMG-Passos. Professora efetiva da Unidade, onde leciona nos cursos de História e Design de Moda da UEMG de Passos. Doutora em Educação pela PUC-Rio (2017) e mestra em Educação pela mesma universidade (2013). Graduada em História (2004) pela UFF (Universidade Federal Fluminense) e Filosofia (2018) pelo Claretiano Centro Universitário (Batatais). Coordenou os seguintes projetos de pesquisa e extensão: "Caminhos da pesquisa: mapeamento da produção científica brasileira sobre o tema das práticas escolares disciplinadoras do século XXI "; "Caminhos da pesquisa II: leitura dos resumos da produção científica brasileira sobre o tema da disciplina escolar no século XXI", "Ludicidade e Educação: criação de ambientes lúdicos de ensino e aprendizagem em duas escolas municipais de Passos - MG"; "Brincar ensina, brincando se aprende: Ludicidade e Educação nas Escolas Municipais de Passos/MG De 2005 a 2009" e "Folheto explicativo: a História das máscaras como EPI". Atuou na Educação Básica, tanto na área pedagógica, como educadora de projetos sociais de incentivo à leitura, quanto na área de planejamento e organização dos processos educativos (assistente pedagógica). Também dedicou-se à elaboração de relatórios de monitoramento, avaliação, implantação e gestão dos projetos sociais da ONG ACB/RJ. Em 2012, dedicou-se ao desenvolvimento de relatórios de monitoramento, avaliação e acompanhamento técnico dos Pontos de Cultura da Região Noroeste do Rio de Janeiro, junto à Secretaria de Cultura do Estado (SECULT/RJ). Na área da consultoria, possui experiência como na seleção pública do Programa Desenvolvimento e Cidadania da Petrobras (2010 e 2012) e do Programa Esporte e Cidadania da Petrobras (2014), participando da etapa avaliativa dos projetos submetidos aos programas. Também possui experiência na área da elaboração de material didático, atuando junto à equipe do Laboratório de Trabalho e Formação da UFRJ (LTF-UFRJ), desenvolvido para o Programa Jovem Aprendiz e Adolescente Aprendiz (Ministério do Trabalho). (Texto informado pelo autor)
Camila Moura Pinto. Os smartphones como extensão da mente: Hibridação, acoplamento e cognição. Em: Ernane Rosa Martins. (Org.). Fundamentos da Ciência da Computação 2. 2ed.Ponta Grossa. : Atena Editora. 2019.p. 48-52. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
LIMA, L. ; PINTO, C.M. A MULHER NO MERCADO DE TRABALHO: A LUTA PELA EMANCIPAÇÃO E OS DESAFIOS ENFRENTADOS. Em: XVIII SEMANA UNIVERSITÁRIA DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL, p. 169-186, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
PINTO, C.M. O facebook como esfera pública: anseios e limites da democratização do espaço público via internet. Em: 11º Colóquio Habermas e 2º Colóquio de Filosofia da Informação, p. 449-467, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
PINTO, C.M. Simpático controle: Grêmio estudantil e poder disciplinar na escola. Em: XI Reunião Regional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED/Sudeste), p. 1389-1398, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
PINTO, C.M. Debatendo com amigos: internet e experiência (política) formativa. Em: V Seminário Internacional sobre filosofia e educação/ I Congresso da Sociedade Brasileira de Filosofia da educação, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (0)
Resumos publicados em anais de congressos (2)
PINTO, C.M. Redes Sociais e Formação Política: até que ponto esta interface é possível?. Em: Colóquio Internacional Educação, Ética e Política na Contemporaneidade, 2013, Rio de Janeiro. Colóquio Internacional Educação, Ética e Política na Contemporaneidade, 2013. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
PINTO, C.M. Grêmios Escolares: a oralidade como fonte de pesquisa e compreensão do engajamento político da atual geração de jovens. Em: 54 ICA- International Congress of americanists, 2012, Viena. Anais 54 ICA- International Congress of americanists, 2012. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
PINTO, C.M. A mente estendida além do discurso: a esfera pública virtual como tecnologia cognitiva. 2019. Apresentação de Trabalho/Outra
PINTO, C.M. O LETRAMENTO E A AUTONOMIA DIGITAL COMO PILARES PARA A EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI. 2019. Apresentação de Trabalho/Comunicação
PINTO, C.M. Ciclo de Debates Acadêmicos: A mente estendida como uma provocação sobre as práticas educacionais. 2018. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
PINTO, C.M. Artefatos conectados como extensão da mente. 2017. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
PINTO, C.M. Os smartphones como extensão da mente. 2017. Apresentação de Trabalho/Comunicação
PINTO, C.M. Debatendo com amigos: Internet e Experiência política formativa. 2014. Apresentação de Trabalho/Comunicação
PINTO, C.M. Simpático controle: Grêmio estudantil e o poder disciplinar na escola. 2014. Apresentação de Trabalho/Comunicação
PINTO, C.M. 'O jogo político escolar: grêmio estudantil e novos caminhos participativos'. 2013. Apresentação de Trabalho/Comunicação
PINTO, C.M. Redes Sociais e Formação Política: até que ponto esta interface é possível?. 2013. Apresentação de Trabalho/Comunicação
PINTO, C.M. Grêmios Escolares: A oralidade como fonte de pesquisa e compreensão do engajamento político da atual geração de jovens. 2012. Apresentação de Trabalho/Comunicação
PINTO, C.M; DEGANI, A. P.. Bonde das Letras: A inclusão através do pensamento. 2007. Apresentação de Trabalho/Comunicação
PINTO, C.M; DEGANI, A. P.. Baú Literário: Uma Prática Leitora nas Escolas. 2007. Apresentação de Trabalho/Comunicação
PINTO, C.M. Museu Nacional: Amazônia e Antropologia. 2004. Apresentação de Trabalho/Comunicação
PINTO, C.M. Os recursos didáticos e a construção do conhecimento - A árvore e seus frutos. 2004. Apresentação de Trabalho/Outra
PINTO, C.M. Universalismo X Pan-Americanismo. 2003. Apresentação de Trabalho/Comunicação
PINTO, C.M. Quem Fala da Amazônia. 2002. Apresentação de Trabalho/Comunicação
Demais tipos de produção bibliográfica (3)
PINTO, C.M; KALLAS, A. L. ; VERGARA, A. M. F. ; ARAUJO, R. C. S.. Arco Ocupacional Adolescente Aprendiz Serviços Administrativos. Formação Técnica Geral: Livro do Aprendiz. Rio de Janeiro: COPPE-UFRJ. 2011. Material Didático [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
PINTO, C.M; VERGARA, A. M. F. ; KALLAS, A. L. ; MOSTAFA, M.. Arco Ocupacional Serviços Bancários. Formação Técnica Geral - Livro do Educador. Rio de Janeiro: COPPE-UFRJ. 2011. Material Didático [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
PINTO, C.M; VERGARA, A. M. F. ; KALLAS, A. L. ; ARAUJO, R. C. S.. Arco Ocupacional Adolescente Aprendiz Serviços Administrativos. Formação Técnica Geral: Livro do Educador. Rio de Janeiro: COPPE-UFRJ. 2011. Material Didático [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Produção técnica
Programas de computador com registro de patente (0)
Programas de computador sem registro de patente (0)
Produtos tecnológicos (0)
Processos ou técnicas (0)
Trabalhos técnicos (1)
Camila Moura Pinto; FRANCISCO, M. S.. Formas de se fazer política e mobilização social na contemporaneidade. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa. 2013. [ busca Google | busca Bing ]
Demais tipos de produção técnica (5)
Camila Moura Pinto. 'Aprendizagem, Ensino de História e a escola: interfaces entre práticas pedagógicas e a pesquisa educacional. 2018. Curso de curta duração ministrado/Outra [ busca Google | busca Bing ]
Camila Moura Pinto. Internet e esfera pública: como a navegação na internet pode transformar nossa experiência política formativa?. 2015. Relatório de pesquisa [ busca Google | busca Bing ]
Camila Moura Pinto; VERGARA, A. M. F. ; KALLAS, A. L. ; ARAUJO, R. C. S.. Arco Ocupacional Adolescente Aprendiz Serviços Administrativos. Formação Técnica Geral: Livro do Aprendiz. 2011. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático [ busca Google | busca Bing ]
Camila Moura Pinto; VERGARA, A. M. F. ; KALLAS, A. L. ; ARAUJO, R. C. S.. Arco Ocupacional Adolescente Aprendiz Serviços Administrativos. Formação Técnica Geral: Livro do Educador. 2011. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático [ busca Google | busca Bing ]
Camila Moura Pinto; VERGARA, A. M. F. ; KALLAS, A. L. ; ARAUJO, R. C. S.. Arco Ocupacional Serviços Bancários. Formação Técnica Geral - Livro do Educador. 2011. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático [ busca Google | busca Bing ]
Produção artística
Total de produção artística (0)
Orientações em andamento
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Supervisões e orientações concluídas
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (5)
Jéssica Carolline Barbosa. Como a precarização do trabalho afeta a classe trabalhadora feminina, especialmente as motogirls de Passos e os desafios enfrentados pelas mesmas. (Graduação em Serviço Social) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2019. Orientador: Camila Moura Pinto.
Lorraine Ferreira Lima. Como a precarização do trabalho afeta a classe trabalhadora feminina, especialmente as motogirls de passos_MG e os desafios enfrentados pelas mesmas. (Graduação em Serviço Social) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2019. Orientador: Camila Moura Pinto.
Letícia Aparecida de Souza. A dupla inserção e a inclusão do autista no ambiente escolar. (Graduação em Serviço Social) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2018. Orientador: Camila Moura Pinto.
Lívia Pizzi Silveira. A "dupla tortura" feminina na ditadura militar brasileira. (Graduação em História) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2018. Orientador: Camila Moura Pinto.
Leonardo Luiz Pereira. A "dupla tortura" feminina na ditadura militar brasileira. (Graduação em História) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2018. Orientador: Camila Moura Pinto.
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Projetos de pesquisa
Total de projetos de pesquisa (2)
2020-Atual. Caminhos da pesquisa II: leitura dos resumos da producao cientifica brasileira sobre o tema da disciplina escolar no seculo XXI Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Camila Moura Pinto - Coordenador / Samuel Vinícius Moreira da Silva - Integrante. Membro: Camila Moura Pinto.
2019-2019. Caminhos da pesquisa: mapeamento da producao cientifica brasileira sobre o tema das praticas escolares disciplinadoras do seculo XXI Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Camila Moura Pinto - Coordenador / Samuel Vinícius Moreira da Silva - Integrante. Membro: Camila Moura Pinto.
Prêmios e títulos
Total de prêmios e títulos (0)
Participação em eventos
Total de participação em eventos (22)
20° Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerias.Avaliador de Pôster. 2018. (Seminário).
XVII Semana Universitária de Serviço Social. 2018. (Outra).
ABCiber.Os smartphones como extensão da mente: hibridação, acoplamento e cognição. 2017. (Simpósio).
I Congresso da Sociedade Brasileira da Filosofia da Educação: racionalidade, amizade e exeexperiência formativa. Debatendo com amigos: internet e experiência política formativa. 2014. (Congresso).
Seminário Internacional sobre Filosofia e Educação.Debatendo com amigos: internet e experiência política formativa. 2014. (Seminário).
Colóquio Internacional: Educação, Ética e Política na contemporaneidade.Redes Sociais e Formação Política: até que ponto esta interface é possível?. 2013. (Outra).
V Seminário PERIFERIA(S) Movimentos Contemporâneos.Formas de se fazer política e mobilização social na contemporaneidade. 2013. (Seminário).
XVI Congresso Brasileiro de Sociologia. O Jogo Político escolar: grêmio estudantil e novos caminhos participativos. 2013. (Congresso).
54 ICA.Grêmios escolares: A oralidade como fonte de pesquisa e compreensão do engajamento político da atual geração de jovens.. 2012. (Simpósio).
16ª COLE. Bonde das Letras: A Inclusão através do Pensamento. 2007. (Congresso).
16ª COLE. Baú Literário: Uma prática leitora nas escolas. 2007. (Congresso).
V Congresso Internacional de Educação: "Uma escola para cidadãos". 2007. (Congresso).
Seminário Diálogos Mareantes. 2006. (Seminário).
Semana Pedagógica Vivendo e Narrando Experiências Formativas.Os recursos didáticos e a construção do conhecimento. 2004. (Oficina).
Seminário "Quando o campo é o arquivo". 2004. (Seminário).
V Encontro Nacional: perspectivas do ensino de história. 2004. (Encontro).
XIX Jornada Científica - Bolsistas de Iniciação Científica.Museu Nacional: Amazônia e Antropologia. 2004. (Outra).
Seminário: As doenças têm história. 2003. (Seminário).
VIII Jornada Científica - Bolsistas de Iniciação Científica.Universalismo X Pan Americanismo. 2003. (Outra).
VII Jornada de Iniciação Científica- PIBIC/ MAST.Quem fala da Amazônia?. 2002. (Outra).
XXI Simpósio Nacional de História. 2001. (Simpósio).
IX Simpósio Regional de História. 2000. (Simpósio).
Organização de eventos
Total de organização de eventos (3)
Camila Moura Pinto. Cine Debate História. 2020. (Outro).. . 0.
PINTO, C.M. II Semana Acadêmica de História da UEMG de Passos. 2019. (Outro).. . 0.
Camila Moura Pinto. I Semana Acadêmica do curso de História da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG - Unidade de Passos. 2018. (Congresso).. . 0.