teste-01

Virginia Coeli Bueno de Queiroz Matias

Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, linha de pesquisa Políticas Públicas em Educação: Concepção, Implementação e Avaliação. Possui Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, graduação em Pedagogia pelo Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG). É graduada em Pedagogia pelo Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG). Atualmente, atua na Universidade do Estado de Minas Gerais, ocupando o cargo de Assessora da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e de Professor de Ensino Superior na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Atuou na Coordenação Pedagógica na Rede Municipal de Belo Horizonte e no Colégio Loyola. Possui experiência na área da educação, como professora e coordenadora pedagógica, com ênfase nos seguintes temas: currículo, formação de professores, ensino-aprendizagem, legislação educacional, trabalho docente e educação a distância. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/5231576810598011 (02/03/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Conselho Municipal de Educação de Belo Horizonte. Rua Professor Estevão Pinto - até 998/0999 Serra 30220060 - Belo Horizonte, MG - Brasil Telefone: (031) 35689968
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (1)
    1. 2004-2006. A Teoria Critica de Adorno e sua apropriacao para analise das questoes atuais sobre curriculo e praticas escolares
      Descrição: A pesquisa têm como objetivo demonstrar e discutir o potencial da Teoria Crítica, em especial em Adorno, na Sociologia da Educação e as suas possibilidades para a análise de questões atuais na escola e nos processos de escolarização. Aproximando-se da dimensão da Sociologia do Curriculo, a pesquisa pretende, principalmente, utilizar potencial da TC na análise de proposições curriculares e seus desdobramentos nas práticas escolares cotidianas. Através de estudo e análise de um conjunto de obras de Adorno, procurará evidenciar a propriedade da epistemologia de Adorno para entendimentos e críticas das relações sociais para o desvendamento da lógica social que determina o funcionamento da escola, os resultados e os sentidos da escolarização.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Virgínia Coeli Bueno de Queiroz Matias - Integrante / Rita Amélia Teixeira Vilela - Coordenador / Denise Perdigão Pereira - Integrante.
      Membro: Virginia Coeli Bueno de Queiroz Matias.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (38)
      1. XI Semana de Direitos Humanos.Excesso do uso de telas no isolamento social e impactos em crianças, adolescentes e jovens. 2020. (Encontro).
      2. 14º Encontro da CAEC - Reflexão sobe a Campanha da Fraternidade 2019. 2018. (Encontro).
      3. VI Congreso Iberoamericano de Política y Administración de la Educación/IX Congreso Luso-Brasileiro de Política e. 2018. (Congresso).
      4. VI CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE POLÍTICA Y ADMINISTRACICIÓN DE LA EDUCACIÓN/IX CONGRESO LUSO-BRASILEIRO DE POLÍTICA ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE. ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO EDUCACIONAL NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO: A EXPERIÊNCIA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA. 2018. (Congresso).
      5. VI Congresso Iberoamericano de Política y Administración de la Educaciión. ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO EDUCACIONAL NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO: A EXPERIÊNCIA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA. 2018. (Congresso).
      6. XI Seminário Regional Sudeste da Anpae e XI Encontro Regional Sudeste da Anfope.Curso de Pedagogia: percursos e percalços da formação dos alunos de uma universidade pública. 2018. (Seminário).
      7. XI SEMINÁRIO REGIONAL SUDESTE DA ANPAE E XI ENCONTRO REGIONAL SUDESTE DA ANFOPE.CURSO DE PEDAGOGIA: PERCURSOS E PERCALÇOS DA FORMAÇÃO DOS ALUNOS DE UNIVERSIDADE PÚBLICA. 2018. (Seminário).
      8. XI SEMINÁRIO REGIONAL SUDESTE DA ANPAE E XI ENCONTRO REGIONAL SUDESTE DA ANFOPE. 2018. (Seminário).
      9. III Seminário de Educação - A reforma do Ensino Médio. 2017. (Seminário).
      10. III Seminário de Educação- A reforma do Ensino Médio. 2017. (Seminário).
      11. Seminário Base Nacional Comum Curricular Estadual. 2016. (Seminário).
      12. Seminário Estadual da Base Nacional. 2016. (Seminário).
      13. VII Conferência Municipal de Educação de Belo Horizonte. 2015. (Outra).
      14. IV Conferência Municipal de Educação de Belo Horizonte.Relato Mesa 6: Conselho Municipal de Educação de Belo Horizonte: O papel dos Conselheiros na garantia da qualidade da educação. 2012. (Outra).
      15. Cinema Comentado.Relações Humanas no Trabalho: Filme doze homens e uma sentença. 2009. (Encontro).
      16. II Congreso Internacional Violencia, maltrato y abuso. Sobrevivir a los muros del silencio. 2009. (Congresso).
      17. II Curso de Formação de Profissionais da Educação: A Escola que Protege. A ausência de discussão sobre educação sexual na formação docente. 2009. (Congresso).
      18. Encontro Centralizado de Coordenações Pedagógicas da Educação.(Re) Pensando o Currículo na Educação Infantil. 2008. (Encontro).
      19. IV Pré-Conferência Municipal de Educação da Secretaria de Administração Regional Municipal Centro-Sul.Possibilidades de trabalho com as diferenças: um estudo de caso do currículo de uma escola de Belo Horizonte, no contexto da Escola Plural. 2008. (Encontro).
      20. XI Semana da Psicologia e Pedagogia.Currículo e diferenças culturais: as assembléias de sala de aula. 2008. (Encontro).
      21. 2º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação.Currículo e diferenças: possibilidades de diálogo. 2006. (Seminário).
      22. I Encontro Internacional Trabalho e Perspectivas de Formação dos Trabalhadores.Tutor - Quem é esse profissional? Matizes do trabalho docente da Educação a Distância. 2006. (Encontro).
      23. VII Colóquio sobre Questões Curriculares/III Colóquio Luso-brasileiro sobre Questões Curriculares. Para fazer diferente: possibilidades de curriculo emancipatório em Theodor Adorno.. 2006. (Congresso).
      24. VII Colóquio sobre Questões Curriculares/III Colóquio Luso-brasileiro sobre Questões Curriculares. Para fazer diferente: possibilidades de currículo emancipatório em Theodor Adorno.. 2006. (Congresso).
      25. II Colóquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares: Impasses, Tendências e Perspectivas. Currículo e formação de professores: possibilidade de uma ruputura cultural?. 2005. (Congresso).
      26. II Colóquio Internacional - Políticas e Práticas Curriculares: Impasses, Tendências e Perspectivas. Diferenças sócio culturais, diferenças escolares e justiça curricular: qual o papel e quais os efeitos do currículo?. 2005. (Congresso).
      27. IV Congresso Internacional de Educação - A Educação nas Fronteiras do Humano. Transformação: o memorial como instrumento da prática pedagógica.. 2005. (Congresso).
      28. IV Fórum de Investigação Qualitativa.Transformação: o memorial como instrumento da prática pedagógica.. 2005. (Outra).
      29. VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Pensar currículo com Adorno - possibilidades.. 2005. (Encontro).
      30. VIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores - Modos de Ser Educador. Educação de professores a distância: uma inovação eficiente.. 2005. (Congresso).
      31. XII Congresso Brasileiro de Sociologia - Pesquisa Social no Século XXI. 2005. (Congresso).
      32. II Colóquio de Pesquisa em Educação. 2004. (Outra).
      33. II Seminário Internacional de Educação. 2004. (Seminário).
      34. Seminário A matriz Biológica da Existência Humana. 2004. (Seminário).
      35. XII ENDIPE - Conhecimento local e conhecimento urniversal. 2004. (Encontro).
      36. Curso Construtivismo e Linguagem. A ortografia como objeto de reflexão. 1996. (Outra).
      37. Curso Jogar como um jeito de aprender. 1995. (Outra).
      38. Encontro Internacional "Sexualidade e Cidadania". 1995. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (0)

      Lista de colaborações

      • Colaborações endôgenas (2)
        • Virgínia Coeli Bueno de Queiroz Matias ⇔ Magda Lucia Chamon (3.0)
          1. CHAMON, M. L. ; PASCHOALINO, Jussara Bueno de Queiroz ; MATIAS, Virgínia Coeli Bueno de Queiroz ; SALGADO, J.. Vicissitudes do trabalho docente numa perspectiva de educação a distância - o papel do tutor. Em: VI SEMINÁRIO DA REDESTRADO- REGULAÇÃO EDUCACIONAL E TRABALHO DOCENTE, v. 1, p. 1-14, 2006.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          2. PASCHOALINO, Jussara Bueno de Queiroz ; MATIAS, Virgínia Coeli Bueno de Queiroz ; CHAMON, M. L. ; SALGADO, J.. Tutor: quem é esse profissional? Matrizes do trabalho docente na educação a distância. Em: I Encontro Internacional Trabalho e Perspectivas de Formação dos Trabalhadores, 2006, Fortaleza. Anais do I Encontro Internacional Trabalho e Perspectivas de Formação dos Trabalhadores. Fortaleza: Imprensa Universitária, v. 1, p. 30-30, 2006.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          3. PASCHOALINO, Jussara Bueno de Queiroz ; MATIAS, Virgínia Coeli Bueno de Queiroz ; SALGADO, J.. Tutor - Quem é esse profissional? Matizes do Trabalho Docente da Educação a Distância. 2006. Apresentação de Trabalho/Comunicação

        • Virgínia Coeli Bueno de Queiroz Matias ⇔ Domingos Sávio Lins Brandão (1.0)
          1. MATIAS, Virgínia Coeli Bueno de Queiroz. Concerto Comentado. 2009. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra




      Data de processamento: 04/03/2021 17:16:05