Lattes UEMG

Ana Carolina de Morais Colombaroli

Bacharel (2014) e Mestre (2017) em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação Integração da América Latina (PROLAM), da Universidade de São Paulo. Docente na Universidade do Estado de Minas Gerais, Libertas Faculdades Integradas e no Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal, Criminologia e Política Criminal, bem como em Sociologia do Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: criminologia, segurança pública, política criminal, direitos humanos, gênero, ativismo judicial e dogmática jurídico-penal. Bolsista FAPESP (graduação, mestrado acadêmico). Vencedora do 7º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, ONU Mulheres - CNPq - Ministério da Educação - Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres. Advogada. (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (9)
    1. 2015-Atual. Alcances da Politica Criminal de Seguranca Publica no Estado Democratico de Direito: um recorte em relacao aos homicidios
      Descrição: A situação evidenciada no Brasil é considerada uma ?epidemia de homicídios?. Em 2014, em nenhum outro país do mundo, sem guerra declarada, mais pessoas foram assassinadas do que no Brasil. O projeto busca estabelecer um panorama da violência letal no pais, investigar quais as causas da criminalidade homicida por uma perspectiva ecológica, e verificar quais os alcances da política criminal e das políticas públicas de segurança.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Ana Carolina de Morais Colombaroli - Integrante / Fernando Andrade Fernandes - Coordenador.
      Membro: Ana Carolina de Morais Colombaroli.
    2. 2014-Atual. Direito e Mudanca Social
      Descrição: Compreender o papel exercido pelo Direito em face das perspectivas de transformação social no contexto contemporâneo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) . Integrantes: Ana Carolina de Morais Colombaroli - Integrante / BARBOSA, Agnaldo de Souza - Coordenador / Júlia Godói Rodrigues - Integrante / Genaro Alvarenga Fonseca - Integrante / Ana Beatriz Cruz Nunes - Integrante / Cauê Ramos Andrade - Integrante / Marcus Vinícius de Faria - Integrante / Nathália Melazi Caobianco - Integrante.
      Membro: Ana Carolina de Morais Colombaroli.
    3. 2013-Atual. Planejamento e Analise de Politicas Educacionais
      Descrição: O foco privilegiado é a reflexão acerca do papel desempenhado pela educação no contexto da nova configuração econômico-social contemporânea, a qual confere ao conhecimento – e ao seu aperfeiçoamento permanente lugar-chave no processo de produção da riqueza e, por conseguinte, do desenvolvimento de estruturas de bem-estar e promoção da cidadania.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Ana Carolina de Morais Colombaroli - Integrante / Vânia de Fátima Martino - Coordenador / Daniel Stulano - Integrante.
      Membro: Ana Carolina de Morais Colombaroli.
    4. 2012-2014. O DIREITO COMO INSTRUMENTO DE DIALETICA DA MUDANCA SOCIAL Conquistas das mulheres conduzidas pelo ativismo juridico no Brasil
      Descrição: Historicamente, as diferenças sexuais entre homens e mulheres representaram, também, profunda desigualdade no tratamento legal. No entanto, a partir de uma reflexão mais criteriosa, é possível perceber que o mundo atual passa por intensas transformações. Vivencia-se um importante período de transição histórica, marcado por mudanças frenéticas, capazes de reestruturar profundamente todo o nosso modo de vida, estendendo-se por praticamente todas as áreas do globo. Uma das mais importantes transformações é aquela que afeta o âmbito pessoal, que diz respeito à família, à sexualidade, aos relacionamentos. As mulheres, num processo histórico de lutas, têm alcançado importantes conquistas. Para tanto, elas vêm recorrendo sistematicamente ao judiciário, a legalidade mostra-se uma das principais vias de luta e importante fonte de conquista de direitos e reconhecimento das diferenças. Embora possa parecer paradoxal, o Direito ? instrumento hegemônico e androcêntrico por excelência ? tem papel de destaque no enfrentamento da violência de gênero, e representa uma das basilares armas contra a desigualdade, a opressão e a dominação das mulheres. O projeto propõe a realização de uma pesquisa associando a pesquisa bibliográfica, a análise de julgados e noticiais de jornal relativas às conquistas de gênero, objetivando investigar as conquistas de gênero conduzidas pelo ativismo judicial no Brasil, e demonstrar o Direito, no atual momento histórico, como importante instrumento de dialética da mudança social.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Ana Carolina de Morais Colombaroli - Integrante / BARBOSA, Agnaldo de Souza - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Ana Carolina de Morais Colombaroli.
    5. 2012-2012. O Direito como instrumento da dialetica de mudanca social: conquistas dos homossexuais conduzidas por meio do ativismo juridico no Brasil
      Descrição: No contexto atual, o Direito tem se mostrado como um dos mais importantes instrumentos da dialética que resulta na mudança social. Os avanços no tocante aos direitos dos homossexuais, em grande medida, tanto no Brasil quanto em boa parte do Ocidente, foram conduzidos por meio do ativismo jurídico. As microrrevoluções cotidianas vêm sendo, não raro, ?ativadas? pelo Direito. O objetivo geral desse trabalho é analisar as conquistas dos homossexuais conduzidas pelo ativismo jurídico no Brasil, buscando demonstrar que o Direito se faz, no momento histórico atual, importante instrumento da dialética impressa nos processos de mudança social.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Ana Carolina de Morais Colombaroli - Integrante / BARBOSA, Agnaldo de Souza - Coordenador / Júlia Godói Rodrigues - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Ana Carolina de Morais Colombaroli.
    6. 2012-Atual. Matrizes, permanencias e avancos do Feminismo
      Descrição: Investigação as origens e matrizes do movimento feminista, não apenas sob as perspectivas tradicionais mas também abarcando as modernas concepções do feminismo. Assim, coloca-se a questão da mulher como um importante parâmetro de estudos de gênero e um dos dois blocos estudados pelo Centro.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Ana Carolina de Morais Colombaroli - Coordenador / Taylisi de Souza Corrêa Leite - Integrante / Kelly Cristina Canela - Integrante / Ana Gabriela Mendes Braga - Integrante / Ana Cristina Nassif Soares - Integrante / Naiara de Souza Grossi - Integrante / Lucas Poianas Silva - Integrante.
      Membro: Ana Carolina de Morais Colombaroli.
    7. 2012-Atual. Territorio, desenvolvimento e mudanca social
      Descrição: Esta linha de pesquisa abriga estudos cujo foco recaiam sobre a análise de experiências e estratégias de desenvolvimento territorial, assim como de políticas públicas que tenham como fim privilegiado a promoção desse objetivo, seja por meio da atuação exclusiva do setor governamental, seja por meio de uma dinâmica de governança compartilhada com o setor privado e/ou terceiro setor.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Ana Carolina de Morais Colombaroli - Integrante / BARBOSA, Agnaldo de Souza - Coordenador.
      Membro: Ana Carolina de Morais Colombaroli.
    8. 2011-2012. Discriminacoes a visita intima nas penitenciarias femininas: violacao dos direitos fundamentais da mulher
      Descrição: Iniciação científica. A visita íntima para as mulheres, em grande parte dos estabelecimentos penitenciários ainda não é permitida e, mesmo quando admitida pela administração penitenciária, vem carregada de burocracia e restrições. Tal fato representa uma violação do princípio da igualdade entre os sexos, além de ferir o princípio da dignidade da pessoa humana. Este trabalho tem por objetivo fazer uma análise da mulher encarcerada sob o prisma da visita íntima, buscando verificar se é um direito ou mera regalia, diante da legislação brasileira e dos obstáculos decorrentes da cultura machista.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Ana Carolina de Morais Colombaroli - Integrante / Paulo César Corrêa Borges - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 13
      Membro: Ana Carolina de Morais Colombaroli.
    9. 2010-Atual. O Sistema Penitenciario como Violencia Institucional
      Descrição: As flagrantes contradições entre as funções instrumentais declaradas oficialmente em organismos internacionais e as condições mínimas fixadas para custódia de presos previstas em tratados internacionais e em leis específicas, e as funções não declaradas de pura segregação e perpetuação da população carcerária, serão examinadas para aferir a efetividade das políticas públicas na área da segurança pública e o respeito aos Direitos Humanos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Carolina de Morais Colombaroli - Integrante / Paulo César Corrêa Borges - Coordenador / Talita Tatiana Dias Rampin - Integrante / Michele Cia - Integrante / Lilan Ponchio e Silva - Integrante / Fernando Andrade Fernandes - Integrante / Marisa Helena D'Arbo Alves de Freitas - Integrante / Thais Almeida Suzuki - Integrante / Taylisi de Souza Corrêa Leite - Integrante.
      Membro: Ana Carolina de Morais Colombaroli.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. 7º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, ONU Mulheres - CNPq - Ministério da Educação - Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres.. 2011.
      Membro: Ana Carolina de Morais Colombaroli.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (23)
    1. COLÓQUIO INTERNACIONAL DOGMÁTICA JURÍDICO-PENAL, POLÍTICA CRIMINAL E FUNCIONALISMO,. 2015. (Outra).
    2. Colóquio Internacional UFC ? Ultimate Functionalist Combat. 2015. (Outra).
    3. 3º Seminário Interdisciplinar de Sociologia e Direito - A mobilização social e suas implicações na alteração do cenário nacional: (re)construção de paradigmas e fortalecimento da cidadania.Um caminho possível: o Estado Democrático de Direito brasileiro e o protagonismo do STF na implementação de mudanças sociais. 2013. (Seminário).
    4. Há 40 anos caía Allende: a ascensão de governos democráticos de esquerda na América Latina, o governo de Salvador Allende e o golpe de Estado no Chile. 2013. (Outra).
    5. IV Congreso Argentino Latinoamericano de Derechos Humanosnos. El derecho cómo herramienta de dialéctica del cambio social: los logros de las mujeres llevadas a cabo por el activismo judicial en Brasil. 2013. (Congresso).
    6. IV Simpósio de Educação e I Encontro Internacional de Políticas Públicas em Educação.Discussões sobre questões essenciais de gênero: experiências com jovens do curso pré-vestibular no Instituto Práxis de Educação e Cultura. 2013. (Simpósio).
    7. Seminário de Direito do Estado: "Reforma Política nos 25 anos da Constituição Federal" da. 2013. (Seminário).
    8. II Seminário Internacional - Alessandro Baratta: Leituras de um realismo jurídico penal marginal.Criminologia Crítica e Pensamento Feminista: Convergências, Divergências e Possibilidades de Interpenetração. 2012. (Seminário).
    9. II Seminário Internacional - Alessandro Baratta: Leituras de um realismo jurídico penal marginal.Criminologia Crítica e Pensamento Feminista: Convergências, Divergências e Possibilidades de Interpenetração. 2012. (Seminário).
    10. 3º Simposio de Educação.Fundamentos da Cidadania Para Professores Fundamentais: oficinas para educação em Direitos Humanos e Educação em Direitos Humanos: prática para transformação social. 2011. (Simpósio).
    11. 6º Congresso de Extensão Universitária da UNESP. Fundamentos da Cidadania para Professores Fundamentais: Capacitação em Direitos Humanos. 2011. (Congresso).
    12. Derecho Internacional e Derechos Humanos em Habermas. 2011. (Outra).
    13. I Colóquio sobre práticas educacionais e sócio pedagógicas. 2011. (Outra).
    14. Políticas de Inserção nos Processos Educacionais. 2011. (Oficina).
    15. Seminário Internacional Marcadores Sociais da Diferença e Repressão Penal. 2011. (Seminário).
    16. X Semana da Mulher - Educação, gênero e movimentos sociais.Violação da dignidade da mulher no cárcere: restrições à visita íntima nas penitenciárias femininas. 2011. (Seminário).
    17. XXII Semana Jurídica da UNESP.A restrição à visita íntima nos presídios femininos como violação de direitos fundamentais da mulher e A sociedade pós-moderna e o caráter dos direitos humanos: novas práticas normativas emancipadoras. 2011. (Outra).
    18. 5ª Semana Nacional da Conciliação.Conciliação Voluntária. 2010. (Outra).
    19. Breves comentários às alterações do Código de Processo Civil. 2010. (Outra).
    20. Encontro Nacional dos Estudantes de Direito. 2010. (Encontro).
    21. Implicações dos fundamentos da cidadania na democracia de massas. 2010. (Outra).
    22. Jornada Inaugural de 2010 na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais/UNESP. 2010. (Outra).
    23. Processo como instrumento de efetivação dos Direitos Fundamentais. 2010. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (6)
    1. FERNANDES, F. A. ; COLOMBAROLI, A. C. M. ; GOMES, A. C. ; SPONCHIADO, J. R. ; BORATO, P. G.. Colóquio Internacional: Dogmática Jurídico-Penal, Política Criminal e Funcionalismo. 2015. Outro
    2. FERNANDES, F. A. ; COLOMBAROLI, A. C. M. ; GOMES, A. C. ; BORATO, P. G. ; AGAPITO, L. S.. UFC - Ultimate Funcionalist Combat. 2015. Outro
    3. AGGIO, A. ; MISSIATO, V. A. R. ; COLOMBAROLI, A. C. M.. Há 40 anos caía Allende. 2013. Outro
    4. COLOMBAROLI, A. C. M.; BORGES, P. C. C.. II Seminário Internacional - Alessandro Baratta: leituras de um realismo jurídico penal marginal. 2012. Outro
    5. COLOMBAROLI, A. C. M.; BORGES, P. C. C. ; CIA, Michele ; FERNANDES, F. A. ; GALVÃO JÚNIOR, Roberto Faleiros ; LEITE, T. S. C. ; RAMPIN, T. T. D. ; SILVA, L. P.. Seminário Internacional Marcadores Sociais da Diferença e Repressão Penal. 2011. Outro
    6. COLOMBAROLI, A. C. M.; MARTINO, V. F. ; DAVID, C. M.. 3º Simpósio de Educação - Políticas Educacionais em Debate: projetos, ações e avaliação. 2011. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (1)
    • Ana Carolina de Morais Colombaroli ⇔ Mariana Gadoni Canaan (1.0)
      1. SILVA, Júlia Lenzi ; ABDALLA, Luiz Guilherme de Carvalho ; GROSSI, Naiara Souza ; COLOMBAROLI, A. C. M.. Os bolsistas de iniciação científica de História da UFMG: quatro retratos sociológicos. 2012. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra




Data de processamento: 04/03/2021 17:16:06