Possui Graduação em Pedagogia (2010) e Mestrado em Educação (2013) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutorado em andamento pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atuou por cinco anos como Professora do Curso de Especialização em Gestão Escolar (Escola de Gestores) da FaE/UFMG na modalidade EaD. Atuou também como professora e coordenadora pedagógica da Educação Básica. Atualmente é professora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Unidade Poços de Caldas. Integra o Laboratório de Gestão Educacional - LAGE da Unicamp e o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Pública, da UEMG-Poços de Caldas, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão Educacional; Direito à Educação; Avaliação Educacional; Trabalho e Educação. (Texto informado pelo autor)
CRISTIANE MACHADO ; ALINE GABRIELE PEREIRA. Implicações das avaliações em larga escala nas escolas de Educação Básica: uma revisão de literatura. OLHAR DE PROFESSOR (UEPG. IMPRESSO). v. 23, p. 1-15, issn: 1518-5648, 2020. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
PEREIRA, A. G.; FIDALGO, Fernando. A formação continuada como fator de intensificação do trabalho. OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP. v. 2, p. 135-153, issn: 2317-7853, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Livros publicados/organizados ou edições (0)
Capítulos de livros publicados (0)
Textos em jornais de notícias/revistas (0)
Trabalhos completos publicados em anais de congressos (5)
PEREIRA, A. G.; FIDALGO, F. S. R.. DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO E FORMAÇÃO CONTINUADA: os tempos e espaços de formação das participantes do Curso de Especialização em Gestão Escolar da UFMG. Em: II Simpósio Nacional Educação, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
LARANJO, J. C. ; PEREIRA, A. G. ; FIDALGO, Fernando. Políticas de Formação em Gestão Escolar: análise documental do curso de especialização a distância para gestores do ensino básico. Em: IX Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2012. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
PEREIRA, A. G.; LARANJO, J. C. ; FIDALGO, Fernando. Formação Continuada de Professores e EAD: superação de limites e limites da superação. Em: Simpósio Internacional de Educação a Distância, 2012. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
LARANJO, J. C. ; PEREIRA, A. G. ; FIDALGO, Fernando. FORMAÇÃO DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA A DISTÂNCIA: o desafio de implementar uma dinâmica pedagógica capaz sobrepor os limites da sala de aula virtual. Em: VII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, p. 1-10, 2011. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
FIDALGO, Fernando ; Oliveira, M.A.M ; PEREIRA, A. G. ; Caroline Mendes de Oliveira ; Fernanda Araújo Coutinho Campos. OBSERVATÓRIO DO TRABALHO DOCENTE: ASPECTOS DA INFRAESTRUTURA ESCOLAR EM BELO HORIZONTE E REGIÃO METROPOLITANA. Em: SENEPT - Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, 2010. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (0)
Resumos publicados em anais de congressos (0)
Artigos aceitos para publicação (0)
Apresentações de trabalho (1)
PEREIRA, A. G.; Caroline Mendes de Oliveira ; Fernanda Araújo Coutinho Campos ; Fernando Selmar Rocha Fidalgo ; Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira. Observatório do trabalho docente: aspectos da infraestrutura escolar em Belo Horizonte e Região Metropolitana. 2010. Apresentação de Trabalho/Seminário
Demais tipos de produção bibliográfica (0)
Produção técnica
Programas de computador com registro de patente (0)
Programas de computador sem registro de patente (0)
Produtos tecnológicos (0)
Processos ou técnicas (0)
Trabalhos técnicos (0)
Demais tipos de produção técnica (0)
Produção artística
Total de produção artística (0)
Orientações em andamento
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Supervisões e orientações concluídas
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (21)
Andreia Lopes de Jesus Santana. CURRÍCULO ESCOLAR: práticas e desafios. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Minas Gerais, . 2016. Orientador: Aline Gabriele Pereira.
Sirlene Pinheiro Rodrigues de Paula. GESTÃO DEMOCRÁTICA NO ÂMBITO ESCOLAR: a experiência da Escola Municipal Ana Morais Pessamílio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Minas Gerais, . 2016. Orientador: Aline Gabriele Pereira.
Andreia Cristina de Oliveira Pires. AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: a que se propõe e a que se faz. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Minas Gerais, . 2015. Orientador: Aline Gabriele Pereira.
Dêivia Mesquita Ribeiro Pinto. RESSIGNIFICANDO OS TEMPOS E ESPAÇOS ESCOLARES DA ESCOLA MUNICIPAL LIMOEIRO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Minas Gerais, . 2015. Orientador: Aline Gabriele Pereira.
Márcia Lessa Nunes. A GESTÃO ESCOLAR FRENTE ÀS NOVAS CONFIGURAÇÕES FAMILIARES. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Minas Gerais, . 2015. Orientador: Aline Gabriele Pereira.
Neuza Alves Duarte Souza. RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA: um estudo sobre a participação das famílias no evento "Dia D - Toda comunidade participando" em uma escola de Ipatiga-MG. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Minas Gerais, . 2015. Orientador: Aline Gabriele Pereira.
Vanilda Ananias da Silva. O PROJETO DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL IMPLEMENTADO NA ESCOLA ESTADUAL ANTÔNIO LOUREIRO SOBRINHO: avanços pedagógicos e entraves políticos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Minas Gerais, . 2015. Orientador: Aline Gabriele Pereira.
Edelson Luiz Alexandre. O CONSELHO ESCOLAR NA GESTÃO DEMOCRÁTICA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Minas Gerais, . 2015. Orientador: Aline Gabriele Pereira.
Nora Nei de Oliveira Souza. RELAÇÕES DE TRABALHO NO AMBIENTE ESCOLAR: reflexões e ponderações. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Minas Gerais, . 2015. Orientador: Aline Gabriele Pereira.
Regina Célia de Almeida. FINALIDADE DA ESCOLA: um olhar para além do conhecimento formal. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Minas Gerais, . 2015. Orientador: Aline Gabriele Pereira.
Silvânia Maria da Silva Brito. EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: desafios e resultados. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Minas Gerais, . 2015. Orientador: Aline Gabriele Pereira.
Flaviana Cristina Brumano. O PAPEL DO CORDENADOR PEDAGÓGICO NA GESTÃO DEMOCRÁTICA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Minas Gerais, . 2015. Orientador: Aline Gabriele Pereira.
Urlécia Maria de Magalhães Leite Souza. EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ENSINO REGULAR: inclusão e desenvolvimento do aluno com deficiência. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Minas Gerais, . 2015. Orientador: Aline Gabriele Pereira.
Solange Afonso Mota. A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA E O PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Minas Gerais, . 2013. Orientador: Aline Gabriele Pereira.
Raquel Dias Gomes. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: projeto de implantação em uma escola municipal de Itamarandiba-MG. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Minas Gerais, . 2013. Orientador: Aline Gabriele Pereira.
Clênio Ramos Rezende. A PRESENÇA DA FAMÍLIA NA ESCOLA: desafios e perspectivas de uma escola municipal de Joaíma-MG. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Minas Gerais, . 2013. Orientador: Aline Gabriele Pereira.
Regina Lúcia Fernandes Freitas. A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E O CONSELHO ESCOLAR COMO INSTRUMENTO PARA SUA IMPLEMENTAÇÃO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Minas Gerais, . 2013. Orientador: Aline Gabriele Pereira.
Regina Conceição Lopes de Resende. A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇAO DA FAMÍLIA PARA O PROCESSO DE GESTÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: a experiência do ?Projeto Família? na Creche Municipal de Teixeiras - MG. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Minas Gerais, . 2011. Orientador: Aline Gabriele Pereira.
Renata de Pinho Tavares Rosado. GESTÃO DEMOCRÁTICA: relação professor-gestor na Escola Municipal de Roberts. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Minas Gerais, . 2011. Orientador: Aline Gabriele Pereira.
Rebeca Berckmans Marques Toledo. A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NO DESENVOLVIMENTO DA ROTINA ESCOLAR. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Minas Gerais, . 2011. Orientador: Aline Gabriele Pereira.
Zenaide Gabriel Alvino. O PPP COMO INSTRUMENTO DE REPRESENTAÇÃO DA ESCOLA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Minas Gerais, . 2011. Orientador: Aline Gabriele Pereira.
Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Projetos de pesquisa
Total de projetos de pesquisa (2)
2009-2010. Laborar - Laboratorio em Rede de Politicas e Praticas de Formacao do Trabalhador Descrição: O Projeto Laboratório em Rede de Políticas e Práticas de Formação do Trabalhador (Laborar) agrega um conjunto de pesquisadores da área de trabalho e educação, alguns com larga experiência e pesquisas já desenvolvidas e em desenvolvimento no interior das instituições cooperantes e visa acompanhar, sistematizar e analisar políticas e práticas de Educação Profissional nas Regiões Norte, Nordeste e Sudeste do país e, por extensão, a produção teórica na área de trabalho e educação... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (8) . Integrantes: Aline Gabriele Pereira - Integrante / FIDALGO, Fernando - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro. Membro: Aline Gabriele Pereira.
2008-2010. Professor, profissional e proletario Descrição: Esta pesquisa objetiva analisar os processos de profissionalização e de proletarização de professores, suas condições de trabalho, formação e as mediações tecnológicas em Universidades Públicas e Privadas em 5 capitais brasileiras (das diferentes regiões brasileiras),. A partir de uma interlocução crítica com a literatura produzida nos últimos 15 anos, que analisa o processo de profissionalização e proletarização, a pesquisa proposta buscará apresentar elementos para a construção de uma abordagem sócio-histórica do trabalho docente no ensino superior, que seja capaz de mapear as reais condições de desenvolvimento e aperfeiçoamento desses professores. O estudo proposto visa promover o aprofundamento dos elementos teóricos-metodológicos necessários aos processos de profissionalização e de proletarização, recuperando suas determinações históricas através das manifestações teóricas e práticas, do corporativismo, do desenvolvimento da profissão e da sua relação com o Estado e a sociedade e a importância que as mediações tecnológicas tem para o trabalho. Por outro lado, o processo de proletarização, entendido em sua significação específica e em seus desdobramentos singulares mais amplos do que o próprio processo de profissionalização, pois diz respeito a um fenômeno mais global e estruturalmente determinante para a análise da sociedade capitalista. Nesse sentido, os processos de profisssionalização e de proletarização nas suas relações recíprocas, nas suas especificidades e na interlocução que esses processos estabelecem com outras questões, tais como: relações sociais de sexo, problemas étnico-raciais e condições de vida e de acesso à cultura. Em síntese, profissionalização e proletarização docente serão os elementos articuladores da pesquisa, pois neles se processam interpenetrações dos vários movimentos vivenciados pelos professores em sua constituição histórico-social. .. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (5) . Integrantes: Aline Gabriele Pereira - Integrante / FIDALGO, Fernando - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Membro: Aline Gabriele Pereira.
Prêmios e títulos
Total de prêmios e títulos (0)
Participação em eventos
Total de participação em eventos (7)
14a Reunião da ANPEd ? Sudeste.Direito à Educação e Avaliação: mapeamento das teses e dissertações de 1988 a 2018. 2020. (Outra).
XII Seminário Regional Sudeste da Anpae e IV Seminário do Grupo de Pesquisa Federalismo e Políticas Educacionais.Avaliação educacional e gestão: mapeamento de artigos do Portal de Periódicos da CAPES. 2020. (Seminário).
II Colóquio - A pesquisa em Trabalho, Educação e Políticas Educacionais. 2010. (Outra).
II SENEPT - Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica.Observatório do trabalho docente: aspectos da infraestrutura escolar em Belo Horizonte e Região Metropolitana. 2010. (Seminário).
I Jornadas Luso-Brasileiras de Trabalho e Educação. 2010. (Outra).
Participação no XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2010. (Encontro).
II Seminário Internacional sobre Pedagogia da Alternância em Minas Gerais. 2007. (Seminário).
Organização de eventos
Total de organização de eventos (2)
FIDALGO, Fernando ; PEREIRA, A. G.. I Jornadas Luso-Brasileiras de Trabalho e Educação. 2010. Congresso
FIDALGO, Fernando ; Oliveira, M.A.M ; PEREIRA, A. G.. V Simpósio sobre Trabalho e Educação. 2009. Congresso