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Aline Gabriele Pereira

Possui Graduação em Pedagogia (2010) e Mestrado em Educação (2013) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutorado em andamento pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atuou por cinco anos como Professora do Curso de Especialização em Gestão Escolar (Escola de Gestores) da FaE/UFMG na modalidade EaD. Atuou também como professora e coordenadora pedagógica da Educação Básica. Atualmente é professora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Unidade Poços de Caldas. Integra o Laboratório de Gestão Educacional - LAGE da Unicamp e o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Pública, da UEMG-Poços de Caldas, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão Educacional; Direito à Educação; Avaliação Educacional; Trabalho e Educação. (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2009-2010. Laborar - Laboratorio em Rede de Politicas e Praticas de Formacao do Trabalhador
      Descrição: O Projeto Laboratório em Rede de Políticas e Práticas de Formação do Trabalhador (Laborar) agrega um conjunto de pesquisadores da área de trabalho e educação, alguns com larga experiência e pesquisas já desenvolvidas e em desenvolvimento no interior das instituições cooperantes e visa acompanhar, sistematizar e analisar políticas e práticas de Educação Profissional nas Regiões Norte, Nordeste e Sudeste do país e, por extensão, a produção teórica na área de trabalho e educação... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (8) . Integrantes: Aline Gabriele Pereira - Integrante / FIDALGO, Fernando - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Aline Gabriele Pereira.
    2. 2008-2010. Professor, profissional e proletario
      Descrição: Esta pesquisa objetiva analisar os processos de profissionalização e de proletarização de professores, suas condições de trabalho, formação e as mediações tecnológicas em Universidades Públicas e Privadas em 5 capitais brasileiras (das diferentes regiões brasileiras),. A partir de uma interlocução crítica com a literatura produzida nos últimos 15 anos, que analisa o processo de profissionalização e proletarização, a pesquisa proposta buscará apresentar elementos para a construção de uma abordagem sócio-histórica do trabalho docente no ensino superior, que seja capaz de mapear as reais condições de desenvolvimento e aperfeiçoamento desses professores. O estudo proposto visa promover o aprofundamento dos elementos teóricos-metodológicos necessários aos processos de profissionalização e de proletarização, recuperando suas determinações históricas através das manifestações teóricas e práticas, do corporativismo, do desenvolvimento da profissão e da sua relação com o Estado e a sociedade e a importância que as mediações tecnológicas tem para o trabalho. Por outro lado, o processo de proletarização, entendido em sua significação específica e em seus desdobramentos singulares mais amplos do que o próprio processo de profissionalização, pois diz respeito a um fenômeno mais global e estruturalmente determinante para a análise da sociedade capitalista. Nesse sentido, os processos de profisssionalização e de proletarização nas suas relações recíprocas, nas suas especificidades e na interlocução que esses processos estabelecem com outras questões, tais como: relações sociais de sexo, problemas étnico-raciais e condições de vida e de acesso à cultura. Em síntese, profissionalização e proletarização docente serão os elementos articuladores da pesquisa, pois neles se processam interpenetrações dos vários movimentos vivenciados pelos professores em sua constituição histórico-social. .. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (5) . Integrantes: Aline Gabriele Pereira - Integrante / FIDALGO, Fernando - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Aline Gabriele Pereira.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (7)
      1. 14a Reunião da ANPEd ? Sudeste.Direito à Educação e Avaliação: mapeamento das teses e dissertações de 1988 a 2018. 2020. (Outra).
      2. XII Seminário Regional Sudeste da Anpae e IV Seminário do Grupo de Pesquisa Federalismo e Políticas Educacionais.Avaliação educacional e gestão: mapeamento de artigos do Portal de Periódicos da CAPES. 2020. (Seminário).
      3. II Colóquio - A pesquisa em Trabalho, Educação e Políticas Educacionais. 2010. (Outra).
      4. II SENEPT - Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica.Observatório do trabalho docente: aspectos da infraestrutura escolar em Belo Horizonte e Região Metropolitana. 2010. (Seminário).
      5. I Jornadas Luso-Brasileiras de Trabalho e Educação. 2010. (Outra).
      6. Participação no XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2010. (Encontro).
      7. II Seminário Internacional sobre Pedagogia da Alternância em Minas Gerais. 2007. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (2)
      1. FIDALGO, Fernando ; PEREIRA, A. G.. I Jornadas Luso-Brasileiras de Trabalho e Educação. 2010. Congresso
      2. FIDALGO, Fernando ; Oliveira, M.A.M ; PEREIRA, A. G.. V Simpósio sobre Trabalho e Educação. 2009. Congresso

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      Data de processamento: 04/03/2021 17:16:09