teste-01

Isaar Soares de Carvalho

Pós-Doutor em Letras (FFLCH-USP), com pesquisa supervisionada pela Profa. Dra. Lineide Salvador Mosca sobre a relevância da Retórica e da Hermenêutica Bíblica no pensamento de Thomas Hobbes. Doutor em Filosofia (IFCH-UNICAMP), com pesquisa sobre a presença e a importância da Retórica e da Hermenêutica Bíblica na argumentação de Thomas Hobbes, orientado pelo Prof. Dr. João Quartim de Moraes. Mestre em Filosofia (IFCH-UNICAMP), com pesquisa sobre o Mito, a Ideologia e o Slogan como integrantes da Ação Política, orientada pelo Prof. Dr. Fausto Castilho. Graduado em Licenciatura Plena em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI - S. Paulo). Graduado em Teologia pelo Seminário Teológico de S. Paulo - FATIPI. Áreas de atuação: Ética; Filosofia da Linguagem; Filosofia e Literatura; Filosofia Política; Filosofia da Religião; Hermenêutica; História da Filosofia; História, Filosofia e Sociologia da Educação; Retórica; Teologia Bíblica e Teologia Sistemática. Experiência de 30 anos no Ensino Superior, tendo lecionado a disciplina de Tradições do Pensamento Político no Departamento de Ciência Política do IFCH-UNICAMP, em 2013. Desde 2018 é docente da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, no Departamento de Ciências Humanas, ministrando as disciplinas de: Antropologia; Construção Política e Econômica do Brasil; Direitos Humanos e Multiculturalismo; Ética; Filosofia da Comunicação; Filosofia e Tecnologia; História, Filosofia e Sociologia da Educação e Política Mundial Contemporânea. Membro do Grupo de Estudos de Retórica e Argumentação - GERAR - USP, do Grupo de Estudos de História - UFMT e do Grupo de Estudos Comunicação e Equidade - UEMG-Frutal. Mantém o blog Estado Hobbesiano (http://estadohobbesiano.blogspot.com/) e dirige o Grupo de Estudos sobre Jorge Amado, dedicado aos aspectos sociais, políticos e religiosos da obra do autor baiano (https://www.facebook.com/groups/1371308202940956/). (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2020-Atual. A Retorica no pensamento de Hobbes e sua importancia na Politica Atual
      Descrição: O projeto visa examinar e demonstrar como e porque Hobbes admitiu que para convencer a seus leitores não bastava ter um pensamento rigoroso, mas era necessário utilizar uma linguagem que possibilitasse a adesão do público aos seus raciocínios. Examinaremos como, em sua obra política, ele constatou a necessidade de unir a linguagem erudita com os recursos da Retórica, produzindo argumentos mais persuasivos, especialmente em sua obra mais famosa, o Leviatã, a qual se constitui num marco histórico, tanto da Filosofia quanto da Retórica. Faremos também um exame da presença e da importância da Retórica nos discursos e nas performances dos políticos atuais, especialmente no Brasil.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Isaar Soares de Carvalho - Coordenador.
      Membro: Isaar Soares de Carvalho.
    2. 2015-Atual. Relevancia da Retorica na Argumentacao de Thomas Hobbes. Hermeneutica Biblica e Politica.
      Descrição: A pesquisa destina-se a examinar, em primeiro lugar, a importância da Retórica para Thomas Hobbes, que não só escreveu duas obras sobre essa Arte, como também traduziu para o Latim e para o Inglês a Arte Retórica de Aristóteles. O que mais nos interessa como objeto de pesquisa, porém, em relação à Retórica, é o fato de Hobbes ter admitido que uma argumentação, ainda que seja rigorosa, precisa ser exposto para atingir o seu fim. Por isso ele se esforçou por escrever de forma atuacional, poderíamos dizer hoje, pois procurou descobrir quais eram os termos que mais se adequavam aos seus pensamentos, visando não só demonstrar racionalmente os fundamentos de sua teoria política, mas também lançar mão de recursos discursivos que levassem o leitor a anuir com seus argumentos. E para isso ele teve na Retórica um instrumento#10;Em segundo lugar, e como parte de seu recurso à Retórica, examinaremos a sua Hermenêutica do livro que era considerado na Inglaterra de sua época o livro por excelência, isto é a Bíblia, cuja tradução, no Século XVI, levara à fogueira o sacerdote William Tyndale antes que ele completasse sua obra, mas que, em 1611, foi reconhecida através da versão autorizada e dedicada ao Rei James I, o que mostra que as questões de política e religião eram objeto de discussão e polêmica renhida na Inglaterra.#10;Enfim, procuraremos como a Hermenêutica bíblica e a Retórica serviram de instrumental persuasivo a Thomas Hobbes em sua Teoria da Soberania, principalmente em suas obras mais conhecidas, o de Cive e o Leviathan, mas principalmente nesta, escrita para alcançar um público mais amplo do que o De Cive, que se dirigira a leitores com maior erudição, oba na qual, no entanto, já se encontram abundantes referências à Bíblia como forma de corroboração de seus argumentos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Isaar Soares de Carvalho - Coordenador / Lineide do Lago Salvador Mosca - Integrante.
      Membro: Isaar Soares de Carvalho.
    3. 2013-2014. A questao da Soberania e a importancia da analise das relacoes entre o Estado e a Religiao no pensamento de Hobbes
      Descrição: O Projeto tem o objetivo de resgatar um aspecto essencial da obra de Hobbes, qual seja, o exame da soberania com base na Filosofia Civil e a importância das análises o filósofo em relação às interferências da Igreja na área civil, destacando especialmente a forma como o pensador interpreta as Escrituras de forma oposta à hermenêutica do magistério eclesiástico, procurando demonstrar que nas próprias Escrituras encontram-se argumentos em favor da soberania absoluta. Este é aspecto fundamental de seu pensamento que buscamos resgatar em nossa pesquisa, e que nos estudos brasileiros sobre Hobbes já foram valorizados, por exemplo, por Renato Janine Ribeiro, especialmente em seu texto Hobbes o la paz contra el clero, bem como por estudiosos de Hobbes como Franck Lessay, Jürgen Overhoff ,Aluysius P. Martinich, Richard Tuck, este atribuindo grande relevância às Partes III e IV do Leviatã para a compreensão do pensamento de Hobbes, e Arrigo Pacci, que traduziu para o italiano diversos escritos teológicos de Hobbes, incluindo sua História Eclesiástica, importante para entender seu enfrentamento da Igreja nas questões da soberania civil... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Isaar Soares de Carvalho - Coordenador.
      Membro: Isaar Soares de Carvalho.
    4. 2012-2013. Soberania, Obediencia e Paz Civil em Hobbes face ao Poder Eclesiastico
      Descrição: Atualmente tenho me dedicado a pesquisar a doutrina da soberania, da obediência e da paz civil no pensamento de Hobbes e suas relações e oposições com a área da Religião e com o Poder Eclesiástico em seu contexto, dando especial atenção a textos ainda não estudados do pensador em nosso contexto, tais como os publicados por Arrigo Pacci em sua obra Thomas Hobbes Scritti Teologici (Milano: Franco Angeli, 1988), a qual contém os seguintes textos: Storia Ecclesiastica, Risposta al libro La cattura del Leviatano, Narrazione storica sull’eresia e Appendice al Leviatano. Estou atualmente revisando a tradução, feita em conjunto com a Profa. Janete Maria Rosa, do texto de Hobbes sobre a Heresia, citado acima, da edição original inglesa e da versão francesa de Farnck Lessay, obra importante em relação à doutrina da soberania, provavelmente escrito em 1666, por ocasião da discussão de uma lei contra o ateísmo na Câmara dos Comuns, e publicado em 1680, onde o autor repete o que diz no Leviatã, isto é, que o juiz da heresia é o soberano civil, restringindo assim a esfera de ação da Igreja. Assim pretendemos resgatar importante parte de sua obra, escrita num período da História em que o exame e a discussão da soberania em relação à interferência da Igreja nos assuntos civis eram necessários, o que Hobbes fez não só com argumentos da área da Ciência Política, mas também da História da Igreja e da Teologia, mostrando ser um profundo conhecedor dessas áreas, bem como da Bíblia, o que lhe possibilitou corroborar seus argumentos sobre a natureza única do poder soberano e da submissão de toda instituição ao poder civil, objetivando a paz civil, constantemente minada pela tentativa da Igreja de manter um Estado dentro do Estado, e mesmo presumindo ser superior a este, em nome de Cristo, que disse claramente que o seu reino não é deste mundo, o que Hobbes resgata com maestria em sua obra.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Isaar Soares de Carvalho - Coordenador / Janete Maria Rosa - Integrante / Mozart de Moraes - Integrante.
      Membro: Isaar Soares de Carvalho.
    5. 2008-2010. A importancia do recurso as Escrituras na argumentacao de Thomas Hobbes
      Descrição: O projeto tem como missão examinar em que medida a Bíblia é usada na argumentação de Hobbes para corroborar suas teses sobre a soberania absoluta do Estado e seu enfrentamento da instituição eclesiástica.#10;Se para a fé cristã, de acordo com Paulo, o último inimigo a vencer é a morte, para Hobbes o último inimigo a vencer é a Igreja, e isso ele procura fazer não só com os argumentos baseados na razão natural e na filosofia civil, mas em uma nova hermenêutica dos textos bíblicos, nos quais encontra, como um escriba sábio, que busca em seu tesouro coisas novas e velhas, bases para ateoria do consentimento, a soberania absoluta, a paz civil, a preservação da vida e o enfrentamento da Igreja, que distorceu as Escrituras tentando colocar-se acima do poder civil, em nome do reino de Deus, mas o próprio Crisro disse: quot;O meu reino não é deste mundoquot;. É isso o que procuramos demonstrar com base nos textos de Hobbes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Isaar Soares de Carvalho - Coordenador.
      Membro: Isaar Soares de Carvalho.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Professor Homenageado por 10 anos de Dedicação e Profissionalismo, Universidade Metodista de São paulo.. 2005.
      Membro: Isaar Soares de Carvalho.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (21)
    1. VI Colóquio Jorge Amado. Seara Vermelha: Em busca da Terra Prometida - Realidade e Utopia. 2016. (Congresso).
    2. VIII Jornada GERAR: Grupo de Estudos de Retórica e Argumentação. 2016. (Simpósio).
    3. Colóquio Internacional Hobbes. A Hermenêutica Hobbesiana da Bíblia e o resgate do conceito de Heresia em sua Teoria da Soberania.. 2015. (Congresso).
    4. V Colóquio Jorge Amado.Jorge Amado: uma obra dialética em busca da transformação da realidade. 2015. (Simpósio).
    5. VI Jornada GERAR-Grupo de Estudos de Retórica e Argumentação. 2015. (Simpósio).
    6. V Jornada do GERAR: quot;Discurso religioso: possibilidades retórico-argumentativas.A Retórica e as Escrituras na Argumentação de Thomas Hobbes. 2015. (Simpósio).
    7. Colóquio CEPAME-Centro de Estudos de Filosofia Patrística e Medieval de S. Paulo).O Poder Eclesiástico e a leitura hobbesiana da Bíblia em relação à Soberania Civil. 2012. (Simpósio).
    8. Colóquio Internacional Hobbes: Natureza, História e Política. A presença e a importância das Escrituras na argumentação hobbesiana sobre a Soberania Civil. 2009. (Congresso).
    9. Simpósio Multidisciplinar do Unifai.Da criação à salvação no discurso de Paulo em Atenas: uma mensagem para gregos e judeus. 2007. (Simpósio).
    10. Simpósio Multidisciplinar do Unifai.O Reino de Deus e a Obediência Civil em Thomas Hobbes. 2007. (Simpósio).
    11. Palestra proferida pelo Dr. Dalmo de Abreu Dallari: Direitos Humanos. 2006. (Outra).
    12. Simpósio Multidisciplinar do UNIFAI.Hobbes e a Sagrada Escritura: Hermenêutica e Política. 2006. (Simpósio).
    13. Ciclo de Palestras sobre os Conteúdos do ENADE.Filosofia Política. 2005. (Outra).
    14. Simpósio Multidisciplinar do UNIFAI.Estudo comparativo entre as bases teológicas e civis do Estado. 2005. (Simpósio).
    15. II Seminário Internacional Archai: Encontro de saberes às origens do pensamento ocidental.Pressupostos ideológicos das críticas socráticas e platônicas aos sofistas. 2004. (Seminário).
    16. Simpósio Multidisciplinar do Unifai.Pressupostos ideológicos do pensamento moral dos Sofistas, Sócrates e Platão. 2004. (Simpósio).
    17. I Encontro Pedagógico. 2003. (Encontro).
    18. Simposio Multidisciplinar do UNIFAI.O progresso científico e tecnológico e o declínio moral do capitalismo. 2003. (Simpósio).
    19. Congresso de Produção Científica- UMESP. A concepcao pragmatica da verdade e o discurso politico,. 2002. (Congresso).
    20. I Seminário Interativo para Professores. 2002. (Seminário).
    21. Congresso de Produção Científica - Umesp. A ação pela linguagem, a propaganda e a decisao politica. 2000. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (9)
    1. MOSCA, L. L. S. ; CARVALHO, I. S.. X JORNADA DO GERAR-GRUPO DE ESTUDOS DE RETÓRICA E ARGUMENTAÇÃO. 2017. Congresso
    2. CARVALHO, I. S.; AYOUB, Cristiane M. A.. Palestra: A Iluminação Trinitária em Santo Agostinho. 2013. Outro
    3. CARVALHO, I. S.; AYOUB, Cristiane M. A.. Palestra: Interpretar Santo Agostinho: algumas considerações metodológicas do próprio autor. 2013. Outro
    4. CARVALHO, I. S.; FIGUEIREDO, F. A.. Palestra e lançamento do livro O amanhecer da Igreja, de Dom Fernando Figueiredo. 2013. Outro
    5. CARVALHO, I. S.; MANZO, D. P. ; CARVALHO, Isabella N. L. ; GOMES, Leandro. Audição de Música Erudita: Abertura do Ano Letivo do Curso de Filosofia do UNIFAI. 2013. Concerto
    6. CARVALHO, I. S.; NASCIMENTO, C. A. R.. Tomás de Aquino entre Aristóteles e Agostinho - Palestra do Prof. Dr. Carlos Arthur Nascimento. 2012. Outro
    7. CARVALHO, I. S.; MANZO, D. P.. Apresentação dos alunos da Escola Music for Littel Mozarts no Dia Internacional da Mulher. 2012. Concerto
    8. CARVALHO, I. S.; RUZZA, Antonio. ; BOECHAT, N. C. ; SERENO, T. M.. III Sebo Cultural do Curso de Filosofia. 2010. Exposição
    9. CARVALHO, I. S.; MANZO, D. P.. Audição dos alunos da Escola Music for Little Mozarts. 2009. Concerto

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:05