teste-01

Janayna Alves Brejo

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, graduou-se em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos e em Serviço Social pela Universidade Católica de Santos. Atualmente é professora da Universidade do Estado de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Campus Belo Horizonte e Assessora Pedagógica da Editora Bom Bom Books. É integrante do Núcleo de Pesquisas em Educação e Linguagem (NEPEL/FaE/UEMG), onde desenvolve o Projeto: "O conto que as caixas contam: trabalhando com as narrativas literárias na prática pedagógica". É autora de vinte livros de Literatura Infantil que trabalham Valores, sendo todos os títulos publicados em cinco idiomas: português, inglês, francês, russo e espanhol. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, Políticas Educacionais e Educação e Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura Infantil e Juvenil, Alfabetização e Letramento, Formação de professores, Estudo Comparativo e Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/5030313752199394 (22/01/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Faculdade de Educação. Rua Paraíba, 29 Funcionários 30130150 - Belo Horizonte, MG - Brasil Telefone: (31) 32395900
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2020-Atual. BLOG - O CONTO QUE AS CAIXAS CONTAM: uma ferramenta de propagacao da Literatura Infantil e Juvenil.
      Descrição: O Projeto de Pesquisa tem como proposta consolidar as ações desenvolvidas no âmbito do Projeto de Extensão O conto que as caixas contam, a partir da criação de um BLOG como uma estratégia pedagógica e como espaço de informação especializada em Literatura Infantil e Juvenil. Assim, pretende auxiliar tanto os(as) nossos(as) estudantes da UEMG, quanto o público que tiver acesso ao BLOG, a desvendarem o mundo das narrativas literárias. Para isso, apresenta um espaço de discussão e ampliação do universo do trabalho com a Literatura Infantil e Juvenil que se materializa por meio da divulgação de textos sobre o tema e de enquetes para saber as necessidades e curiosidades dos leitores. Além disso, tem a intenção de investigar a partir do BLOG, quais relações se estabelecem entre o Projeto de Extensão ?O conto que as caixas contam? e o seu público, na busca de descobrir e de demonstrar quais são as suas contribuições dentro do viés da Literatura Infantil e Juvenil para aqueles que presenciam as contações.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Janayna Alves Brejo - Coordenador / Rayanne da Silva Reis - Integrante / Andréa Cristina Ulisses de Jesus - Integrante. Financiador(es): PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À PESQUISA - Bolsa.
      Membro: Janayna Alves Brejo.
    2. 2019-Atual. LABORATORIO DE PRATICAS E DE FORMACAO DO(A) PROFESSOR(A) ALFABETIZADOR(A)
      Descrição: O presente projeto tem como objetivo consolidar as ações e as pesquisas desenvolvidas no âmbito do NEPEL ? Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Linguagem, constituído por pesquisadores da graduação e pós graduação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais. O foco deste projeto se dá em torno dos estudos dos processos de aquisição da língua escrita, da formação, dos saberes e práticas educativas desenvolvidos pelos professores em relação à alfabetização desde a última turma do Curso de Administração Escolar (1970), formação oriunda da Escola de Aperfeiçoamento do Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG), até os dias atuais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Janayna Alves Brejo - Integrante / Eliana Gomes Silva Machado - Integrante / Santuza Amorim da Silva - Integrante / Ivane Laurete Perotti - Integrante / Ana Paula Braz Maletta - Integrante / LUCIANO ANDRADE RIBEIRO - Integrante / Daniela Perri Bandeira - Coordenador / Danielle Lameirinhas Carvalhar - Integrante / Andréa Cristina Ulisses de Jesus - Integrante / Jéssica Bruna Teixeira Pereira - Integrante. Financiador(es): PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À PESQUISA - Bolsa.
      Membro: Janayna Alves Brejo.
      Descrição: O presente projeto tem como objetivo consolidar as ações e as pesquisas desenvolvidas no âmbito do NEPEL ? Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Linguagem, constituído por pesquisadores da graduação e pós graduação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais. O foco deste projeto se dá em torno dos estudos dos processos de aquisição da língua escrita, da formação, dos saberes e práticas educativas desenvolvidos pelos professores em relação à alfabetização desde a última turma do Curso de Administração Escolar (1970), formação oriunda da Escola de Aperfeiçoamento do Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG), até os dias atuais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Daniela Perri Bandeira - Coordenador / Santuza Amorim da Silva - Integrante / Janayna Brejo - Integrante / Eliana Gomes Silva Machado - Integrante / Danielle Lameirinhas Carvalhar - Integrante / Ana Paula Braz Maletta - Integrante / Luciano Andrade - Integrante / Ivane Perotti - Integrante / Andrea Ulisses de Jesus - Integrante.
      Membro: Daniela Perri Bandeira.
      Descrição: Este projeto desenvolve pesquisas e estudos voltados para a formulação e implementação de práticas docentes, trazendo à luz a devida teorização sobre os processos de ensino da língua escrita e da leitura, tendo como referencial as obras das professoras do curso de Pedagogia do IEMG e as atuais pesquisas sobre a alfabetização, com o intuito de criar ações educacionais que visem à formação de professores/as e a melhoria do ensino na área da alfabetização. Para isso, tem sido desenvolvido um espaço virtual de memória e de documentação de fontes como: materiais didáticos, livros, cartilhas, entrevistas, dissertações, teses, ensaios, artigos científicos ( https://danielabandeira6.wixsite.com/pesquisanepel).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Ana Paula Braz Maletta - Integrante / Danielle lameirinhas carvalhar - Integrante / SANTUZA AMORIM DA SILVA - Integrante / ELIANA GOMES SILVA MACHADO - Integrante / DANIELA PERRI BANDEIRA - Coordenador / Janayna Alves Brejo - Integrante / Andréa Cristina Ulisses de Jesus - Integrante / Ivane Laurete Perotti - Integrante / Luciano Andrade Ribeiro - Integrante / Jéssica Bruna Teixeira Pereira - Integrante.
      Membro: Ana Paula Braz Maletta.
    3. 2018-2018. A lingua oral e a escrita no escopo das narrativas curtas: uma leitura do fazer linguistico-matematico nos primeiros anos do ensino fundamental I, nas escolas estaduais de Belo Horizonte, MG
      Descrição: Este projeto de pesquisa propõe um estudo por amostragem, de textos escolares narratológicos, orais e escritos, produzidos no 1º ano, do I Ciclo, Ensino Fundamental I, nas escolas estaduais de Belo Horizonte, MG. Pelo recorte de mecanismos linguísticos e matemáticos que instanciam o sujeito enunciador enquanto sujeito mais ou menos presentificado (alfabetizado, não alfabetizado, em fase de alfabetização, letrado, não letrado) na estrutura discursiva oral e escrita. Objetiva-se discutir os diferenciais pedagógicos que alinham as ações de ensino e aprendizagem do sistema escrito da Língua Portuguesa Brasileira em Belo Horizonte, destacando ?uma? leitura sobre o que se tem trabalhado na escola quanto à língua oral, à língua escrita e à alfabetização matemática em contextos múltiplos de letramento(s).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Janayna Alves Brejo - Integrante / Ivane Laurete Perotti - Coordenador / LUCIANO ANDRADE RIBEIRO - Integrante / EVANDRO ALEXANDRE DA SILVA COSTA - Integrante.
      Membro: Janayna Alves Brejo.
    4. 2016-2016. BANCO DE DADOS: COLETANDO INFORMACOES, (RE)DESCOBRINDO CAMINHOS
      Descrição: O projeto pretende resgatar a proposta de Helena Antipoff, educadora e psicóloga russa, de se criar um acervo de documentação. Tal Banco de Dados servirá de fonte para pesquisas sobre a educação em seus mais variados aspectos, além de também proporcionar material para o estudo de outras instituições de ensino e de outros pesquisadores que não somente os da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Janayna Alves Brejo - Integrante / Patrícia Goulart Tondineli - Coordenador / Juliana Stefane Câmara da Paz - Integrante / Sueli Silva Fernandes - Integrante.
      Membro: Janayna Alves Brejo.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (5)
    1. Bolsa de professor no Edital PAEx 04/2019 com o Projeto de Extensão: ?O CONTO QUE AS CAIXAS CONTAM: TRABALHANDO COM AS NARRATIVAS LITERÁRIAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA?, Universidade do Estado de Minas Gerais.. 2019.
      Membro: Janayna Alves Brejo.
    2. Projeto: O conto que as caixas contam: trabalhando com as narrativas literárias na prática pedagógica- FaE/CBH/UEMG - Prêmio Programa Institucional de Apoio à Extensão da UEMG - PAEx / UEMG-2018, Universidade do Estado de Minas Gerais.. 2018.
      Membro: Janayna Alves Brejo.
    3. Projeto: O conto que as caixas contam: trabalhando com as narrativas literárias na prática pedagógica- FaE/CBH/UEMG - Prêmio Programa Institucional de Apoio à Extensão da UEMG - PAEx / UEMG-2017, Universidade do Estado de Minas Gerais - Faculdade de Educação - Campus Belo Horizonte.. 2017.
      Membro: Janayna Alves Brejo.
    4. Bolsa Mérito (Melhor aluna da turma de Serviço Social no período imediatamente anterior ao da concessão), Universidade Católica de Santos - Faculdade de Serviço Social.. 1999.
      Membro: Janayna Alves Brejo.
    5. Bolsa Mérito (Melhor aluna da turma de Serviço Social no período imediatamente anterior ao da concessão), Universidade Católica de Santos - Faculdade de Serviço Social.. 1998.
      Membro: Janayna Alves Brejo.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (82)
    1. 22 º Seminário de Pesquisa e Extensão.O CONTO QUE AS CAIXAS CONTAM: trabalhando com as narrativas literárias na prática pedagógica. 2020. (Seminário).
    2. 22 º Seminário de Pesquisa e Extensão.Blog como ferrramenta de divulgação da Literatura Infantil e Juvenil. 2020. (Seminário).
    3. 4ª Feira Mineira de Iniciação Científica (4ª FEMIC). Contação de História: ?Os tesouros de Monifa? da escritora Sonia Rosa.. 2020. (Feira).
    4. Famílias Brincantes do IFMG ? Rio Bomba via YouTube.Contação de História: ?Os tesouros de Monifa? da escritora Sonia Rosa.. 2020. (Encontro).
    5. III SEMINÁRIO DIÁLOGOS SOBRE EaD: Ensino Superior a Distância em Tempos de Pandemia.Apresentação Cultural com a contação da história ?Os tesouros de Monifa de Sônia Rosa?. 2020. (Seminário).
    6. I Seminário de Gestão na Educação.Ferramentas Práticas nas Gestão Educacional. 2020. (Seminário).
    7. Reflexões Sobre a Ação do Pedagogo.O conto que as caixas contam: trabalhando com as narrativas - Os tesouros de Monifa da escritora Sonia Rosa. 2020. (Seminário).
    8. Reflexões Sobre a Ação do Pedagogo.Linguagens: alfabetização e literatura. 2020. (Seminário).
    9. 21º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.O CONTO QUE AS CAIXAS CONTAM: trabalhando com as narrativas literárias na prática pedagógica. 2019. (Seminário).
    10. Janayna Alves Brejo. 2019. (Congresso).
    11. Reflexão sobre a ação do pedagogo: Conferência com Miguel Arroyo. 2019. (Seminário).
    12. XIII Jogo Do Livro e IIi Seminário Internacional Latino-Americano: Palavras em Deriva.O CONTO QUE AS CAIXAS CONTAM: trabalhando com as narrativas literárias na prática pedagógica. 2019. (Seminário).
    13. Educação e Linguagem no Brasil e na França. 2018. (Seminário).
    14. Jornada Pedagógica: a escola dos meus sonhos. 2018. (Outra).
    15. Feira Mineira de Iniciação Científica - FEMIC. A Web Rádio Educativa: práticas educomunicativas como meio de inserção de conhecimentos didático-pedagógicos na formação de educadores. 2017. (Feira).
    16. I Colóquio NEPEL: Letramentos e suas perspectivas no contexto escolar..Magda Soares: Alfabetização, Linguagem e Escola. 2017. (Simpósio).
    17. II Seminário do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Meio Ambiente e Saúde.O Conto que as caixas contam: trabalhando com as narrativas literárias no ensino de ciências. 2017. (Seminário).
    18. NEPEI/FEMEI convidam: A Base Nacional Curricular Comum -BNCC para a Educação Infantil. 2017. (Seminário).
    19. Pedagogia Fora do Ambiente Escolar. 2017. (Encontro).
    20. Ponto de Expressão.O direito à educação e a'reforma' do ensino médio. 2017. (Encontro).
    21. Reflexões sobre a Ação do Pedagogo.Curta na FaE. 2017. (Encontro).
    22. CEALE debate: "Literatura Infantil: experiência e formação na educação infantil".. 2016. (Seminário).
    23. CEALE debate: Multiletramentos no Ciclo de Alfabetização:propostas para um web-currículo. 2016. (Seminário).
    24. IV Seminário Educação e Formação Humana: desafios do tempo presente. 2016. (Seminário).
    25. X Seminário Anual - Pensar a Educação Pensar o Brasil/2016 "A Escola Básica Interroga a Universidade". 2016. (Seminário).
    26. PromovEaD ? Discutindo a visibilidade da EaD Pública no Brasil. 2015. (Seminário).
    27. I Encontro de Capacitação de Tutores Presenciais e à distância. 2014. (Encontro).
    28. I Encontro de Capacitação de Tutores Presenciais e à distância.Atribuições, Desafios e Delícias da Tutoria. 2014. (Encontro).
    29. Leitura e Escrita na Educação Infantil: A Experiência de Barcelona. 2014. (Seminário).
    30. 3ª Semana UEMG: Alfabetização e Letramento: Formação Continuada no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 2013. (Seminário).
    31. Reflexões sobre a Ação do Pedagogo Temática: "POLÍTICA EDUCACIONAL, O CURRÍCULO E O TRABALHO DO PEDAGOGO".. 2013. (Seminário).
    32. XXIV SEMANA CIENTÍFICA - Comunicação dos Trabalhos de Conclusão de Curso - FaE/CBH/UEMG.. 2013. (Seminário).
    33. ?Congreso Iberoamericano de Educación: Metas Educativas 2021?. 2010. (Congresso).
    34. ?IV Jornadas Nacionales de Prácticas y Residencias en la Formación Docente?. 2010. (Encontro).
    35. Fórum Permanente "Educação Infantil como Política Pública de Educação". 2010. (Seminário).
    36. IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste:. 2009. (Encontro).
    37. 1º Encontro de Contadores de Histórias. 2008. (Encontro).
    38. 60ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC: ENERGIA - AMBIENTE - TECNOLOGIA. 2008. (Congresso).
    39. Fórum Permanente Desafios do Magistério - A Escola e a Formação do Professor. 2007. (Outra).
    40. Jogos para Pensar: Atividade Lúdica da Aprendizagem. 2007. (Oficina).
    41. Semana de Formação "Saber + Para Fazer +". 2007. (Seminário).
    42. Encontro Municipal de Cubatão. 2006. (Encontro).
    43. X Seminário Estadual da Associação Nacional de Política e Administração de Educação. 2006. (Seminário).
    44. XVIII Semana da Educação Prof. Paulo Freire - "Cidade Educadora: Compromisso de Tecer Redes de Conhecimento". 2006. (Congresso).
    45. 1º Fórum de Educação - Ensino Fundamental de 9 anos Reflexões e Perspectivas. 2005. (Outra).
    46. A Implementação de Creches nas Universidades Públicas Estaduais Paulistas: USP, UNICAMP e UNESP.. 2005. (Encontro).
    47. Avaliação de Políticas, Programas e Projetos: Uma contribuição para a área educacional. 2005. (Encontro).
    48. Fórum Permanente de Educação Inclusiva e Fórum Paulista de Educação Infantil - Ed. Inclusiva e Ed.Infantil: O diálogo entre os Fóruns para a construção de políticas públicas de educação.. 2005. (Outra).
    49. Fórum Permanente Desafios do Magistério - Políticas Públicas e Reformas. 2005. (Outra).
    50. Fundeb ou Fundef?. 2005. (Encontro).
    51. IV Seminário de Pesquisa Memória e Contemporaneidade. 2005. (Seminário).
    52. Metodologia de Pesquisa: Algumas categorias de Max Weber. 2005. (Encontro).
    53. Os determinantes do desempenho relativo de alunos da UNICAMP. 2005. (Encontro).
    54. XVII Semana da Educação Prof. Paulo Freire -Tilhar Caminhos: Concretizar Saberes. 2005. (Congresso).
    55. 1º Seminário dos Educadores - Plano de Carreira. 2004. (Seminário).
    56. Encontro de Professores. 2004. (Encontro).
    57. XI Semana Fafiana (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras). 2004. (Seminário).
    58. XVI Semana da Educação Prof. Paulo Freire - Rede do Futuro Múltiplas Linguagens em Ação. 2004. (Congresso).
    59. Congresso Educação para Cidadania. 2003. (Congresso).
    60. Geometria Legal. 2003. (Oficina).
    61. Humor na Sala de Aula. 2003. (Oficina).
    62. Jogos e Brincadeiras: Buscando o Aprender pelo prazer de Jogar e Brincar.. 2003. (Oficina).
    63. XV Semana de Educação Prof. Paulo Freire - Rede do Futuro: Nova linguagem para o saber. 2003. (Congresso).
    64. 1º Encontro de Educação Compartilhada - EDUCOM. 2002. (Encontro).
    65. Congresso de Educação e Transformação Social. 2002. (Congresso).
    66. Congresso Intenacional do Ensino Público. 2002. (Congresso).
    67. Seminário de Educação - Educação e Transformação - Da intenção à ação. 2002. (Seminário).
    68. XIV Semana da Educação Prof. Paulo Freire - Educar pelo Exemplo. 2002. (Congresso).
    69. Discussão para Elaboração de Propostas para o Plano de Carreira do Magistério de Cubatão. 2001. (Seminário).
    70. Educadores em Formação - Currículos e Programas. 2001. (Encontro).
    71. Jogos e Recreação. 2001. (Oficina).
    72. XIII Semana da Educação Prof. Paulo Freire - Humanismo, Solidariedade e Competências: um encontro com o mestre. 2001. (Congresso).
    73. Seminário de Educação: Cubatão, Brasil dos Viajantes. 2000. (Seminário).
    74. II Simpósio Nacional das Séries Iniciais - O futuro desafia a escola. 1999. (Simpósio).
    75. IX Seminário Nacional de Formação Profissional e Movimento Estudantil em Serviço Social. 1999. (Seminário).
    76. XI Semana da Educação Prof. Paulo Freire - 500 anos de Brasil: Santos a educação sem fronteiras. 1999. (Congresso).
    77. XIX Semana do Serviço Social: Trabalho e Serviço Social na Atual Conjuntura. 1999. (Seminário).
    78. XXI ERESS - Encontro Regional de Estudantes de Serviço Social - Região VII. 1999. (Encontro).
    79. O Jornal e a Prática dos PCN's - Jornal, Escola e Comunidade. 1998. (Oficina).
    80. X Semana da Educação Prof. Paulo Freire. 1998. (Congresso).
    81. XVIII Semana do Serviço Social: Educação e Cidadania. 1998. (Seminário).
    82. VIII Semana da Educação - Qualidade e Inclusão Social. 1996. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (5)
    1. ARAUJO, P. M. C. ; ARAUJO, A. C. ; BRANCO, J. C. S. ; TURCI, D. A. ; BREJO, J.A.. III SEMINÁRIO DIÁLOGOS SOBRE EaD: Ensino Superior a Distância em Tempos de Pandemia. 2020. Congresso
    2. BREJO, J.A.; SANTOS, A. A. P. ; RIBEIRO, T. P.. O CONTO QUE AS CAIXAS CONTAM: trabalhando com as narrativas literárias na prática pedagógica. 2019. Outro
    3. BREJO, J.A.; SILVA, S. A. ; MACHADO, E. G. S. ; MALETTA, A. P. B. ; BANDEIRA, D. P. ; CARVALHAR, D. L.. II Colóquio Nepel - Educação e Linguagens: alfabetização, literatura e tecnologias na produção de saberes. 2019. Outro
    4. BREJO, J.A.; VIANA, B. C. G. ; MOURAO, I. C.. O conto que as caixas contam no Reflexões sobre o saber docente 2018. 2018. Outro
    5. BREJO, J.A.; SILVA, S. A. ; MACHADO, E. G. S. ; FREITAS, D. A. S. ; SILVA, M. C. S.. I Colóquio NEPEL: Letramentos e suas perspectivas no contexto escolar. 2017. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (1)
    • Janayna Alves Brejo ⇔ Neide Elisa Portes dos Santos (1.0)
      1. BREJO, J.A.; BRESCIA, A. T. ; MALETTA, A. P. B. ; PEREIRA, F. A. ; BARBOSA, G. S. ; VAZ, A. C. ; MACHADO, J. C.. Participação na criação do Projeto do Mestrado Profissional em Ensino Multidisciplinar. 2019.
        [ busca Google | busca Bing ]




Data de processamento: 04/03/2021 17:16:04