Possui Graduação em Letras: Português/Inglês pela Universidade Federal de Uberlândia (1990). Concluiu a Pós-graduação lato sensu em Planejamento e Currículo em Educação pela Faculdades Integradas do Triângulo (FIT), em 1995. Mestre em Linguística Textual pela UFU e doutora em Análise de Discurso Crítica pela mesma universidade (2017), com apoio Capes. Desde 2007, trabalha como corretora da banca de correção dos processos seletivos da UFU. Em 2012, trabalhou como orientadora educacional on-line no curso de Pós-graduação de Língua Portuguesa da Unicamp/ Redefor. Em 2018, trabalhou como tutora a distância na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Em 2018 e 2019, trabalhou como professora de redação no Cefet de Araxá (MG). Em 2020, atuou como professor conteudista da disciplina Análise do Discurso, e como professor validador, na modalidade EaD, no Uniaraxá. Desde outubro de 2014, é membro do Grupo de Pesquisa e Estudo em Análise de Discurso Crítica e Linguística Sistêmico-Funcional (GPE ADCLSF). Desde 2017, trabalha como professora pesquisadora e tutora a distância no curso de Graduação Letras/ Português na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atualmente, é professora na Universidade Estadual de Minas Gerais (Ituiutaba). (Texto informado pelo autor)
Andrade, V. A. B. A manifestação das modalidades nos artigos científicos da área da Linguística sob uma perspectiva Funcionalista. FUCAMP Cadernos. v. 15, p. 1-18-18, issn: 2236-9929, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Andrade, V. A. B.; AFONSO, P.. Artigo de opinião: proposta de ensino por meio das sequências didáticas. Em: IV Sielp _ IV Sim´pósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, v. 3, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Andrade, V. A. B.; TRAVAGLIA, L. C. ; BORTOLANZA., A. M. E. ; MORAIS, C. G. ; DIAS, E. ; RESENDE, M. T. P. ; FERNANDES, M. J. S. ; SILVA, P. H. ; CARDOSO, S. A. F. ; FELIX, R. L. ; SILVA, W. B.. Gêneros orais ? Conceituação e caracterização. Em: XIV Simpósio Nacional de Letras e Linguística e IV Simpósio Internacional de Letras e Linguística.Uberlândia, v. 3, p. 1-8, 2013. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Andrade, V. A. B.; PIMENTA, V. R.. O gênero causo: uma abordagem multimodal nas aulas de Língua Portuguesa. Em: Simpósio Internacional de Língua Portuguesa, v. 1, p. 847-858, 2011. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Andrade, V. A. B.; PIMENTA, Viviane ; VALÊNIA, Anair. Leitura por meio da metodologia WebQuest: uma possibilidade de letramento digital. Em: VI Congresso de Alfabetização, p. 1-10, 2009. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (3)
Andrade, V. A. B.; OTTONI, M. A. R.. Representação da mulher gorda no gênero stand up. Em: IV CID - IV Colóquio do Grupo de Pesquisa o Corpo e a Imagem no Discurso, 2017, Uberlândia - MG. Como somos/ fazemos corpo na contemporaneidade?, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Andrade, V. A. B. O gênero oral do humor: stand up na sociedade brasilideira. Em: XII Sepella, 2014, Uberlândia (MG). Seminário de Pesquisa em Linguística e Linguística Aplicada, p. 75-76, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Andrade, V. A. B. Introdução do relatório de estágio supervisionado: uma análise retórica. Em: I Congresso Internacional de Língua Portuguesa, 2016, Santiago - Chile. I Congresso Internacional de Língua Portuguesa, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Andrade, V. A. B. Proposta de trabalho de leitura do gênero stand up sob a perspectiva da ADC. Em: VI Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, 2016, Uberlândia - MG. VI Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Andrade, V. A. B.; OTTONI, M. A. R.. A representação de estereótipos e de desigualdades no stand up: uma análise do gênero. Em: Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso, 2016, Belo Horizonte. Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Andrade, V. A. B. Modalidade e argumentatividade em artigos científicos da área da Linguística. Em: V Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, 2015, Lecce - Itália. V Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Andrade, V. A. B. Modalidade e Argumentação - artigos científicos. Em: VII SEPELLA - Seminário de Pesquisa em Linguística e Linguística Aplicada, 2009, Uberlândia / MG. Anais do VII SEPELLA. Uberlândia/MG: EDUFU, 2009. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Andrade, V. A. B. Uma análise da atuação das modalidades em artigos de divulgação científica. Em: II Sell - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2009, Uberaba - MG. II Sell - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2009. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Artigos aceitos para publicação (0)
Apresentações de trabalho (30)
Andrade, V. A. B. Caracterização do gênero stand up. 2018. Apresentação de Trabalho/Comunicação
Andrade, V. A. B. Discurso preconceituoso com relação aos homossexuais no gênero stand up. 2017. Apresentação de Trabalho/Comunicação
Andrade, V. A. B. Representação da mulher gorda no gênero stand up. 2017. Apresentação de Trabalho/Comunicação
Andrade, V. A. B.; OTTONI, M. A. R.. Proposta de produção do gênero digital multissemiótico meme. 2017. Apresentação de Trabalho/Comunicação
Andrade, V. A. B. O gênero stand up como objeto de ensino e aprendizagem. 2017. Apresentação de Trabalho/Comunicação
Andrade, V. A. B. Gênero post: uma proposta de trabalho com a leitura em sala de aula. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação
Andrade, V. A. B. A introdução do relatório de estágio supervisionado: um análise retórica. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação
Andrade, V. A. B.; OTTONI, M. A. R.. A representação de estereótipos e de desigualdades no stand up: uma análise do gênero. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação
Andrade, V. A. B. Proposta de trabalho de leitura do gênero stand up sob a perspectiva da ADC. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação
Andrade, V. A. B. A abordagem de gênero de Fairclough (2003). 2016. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
Andrade, V. A. B. Análise de gêneros do humor na perspectiva da Análise de Discurso Crítica. 2016. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
Andrade, V. A. B. Análise de gênero com base na proposição de Fairclough. 2016. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
Andrade, V. A. B. Caracterização do gênero oral do humor stand up. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação
Andrade, V. A. B. Um olhar para o gênero relatório de estágio supervisionado. 2015. Apresentação de Trabalho/Comunicação
Andrade, V. A. B. Modalidade e argumentatividade em artigos científicos da área da Linguística. 2015. Apresentação de Trabalho/Comunicação
Andrade, V. A. B.; OTTONI, M. A. R.. Gênero stand up sob a perspectiva da análise de discurso crítica (ADC). 2015. Apresentação de Trabalho/Comunicação
Andrade, V. A. B.; OTTONI, M. A. R.. Um gênero oral do humor: stand up na sociedade brasileira. 2015. Apresentação de Trabalho/Comunicação
Andrade, V. A. B. O gênero oral do humor: stand up na sociedade brasilideira. 2014. Apresentação de Trabalho/Comunicação
Andrade, V. A. B. O humor visto sob a perspectiva da Análise do Discurso. 2014. Apresentação de Trabalho/Comunicação
Andrade, V. A. B. Artigo de opinião: proposta de ensino por meio das sequências didáticas. 2014. Apresentação de Trabalho/Comunicação
Andrade, V. A. B.; TEIXEIRA, W. F. V. E. ; PIMENTA, V. R.. Artigo científico: superestrutura e argumentatividade. 2013. Apresentação de Trabalho/Comunicação
Andrade, V. A. B. Gênero Stand up: um estudo sobre suas características formais e funcionais. 2013. Apresentação de Trabalho/Comunicação
Andrade, V. A. B. O funcionamento dos gêneros orais do humor em diferentes sociedades. 2013. Apresentação de Trabalho/Comunicação
Andrade, V. A. B. Uma proposta de ensino do gênero resumo por meio das sequências didáticas. 2012. Apresentação de Trabalho/Comunicação
Andrade, V. A. B.; PIMENTA, Viviane. O gênero causo: uma abordagem multimodal nas aulas de língua portuguesa. 2011. Apresentação de Trabalho/Comunicação
Andrade, V. A. B.; PIMENTA, V. R. ; MORAIS, C. G.. Ensino de Língua Portuguesa: um estudo sobre como chegamos aos multiletramentos. 2011. Apresentação de Trabalho/Comunicação
Andrade, V. A. B. Uma análise da atuação das modalidades em artigos de divulgação científica. 2009. Apresentação de Trabalho/Comunicação
Andrade, V. A. B.; PIMENTA, Viviane ; VALÊNIA, Anair. Leitura por meio da metodologia WebQuest: uma possiblidade de letramento digital. 2009. Apresentação de Trabalho/Comunicação
Andrade, V. A. B. A manifestação das modalidades nos artigos científicos da área da Linguística sob uma perspectiva funcionalista. 2009. Apresentação de Trabalho/Comunicação
Andrade, V. A. B. Modalidade e argumentação - artigos ceintíficos. 2009. Apresentação de Trabalho/Comunicação
Andrade, V. A. B. Comissão de avaliação de artigos e Comissão Científica dos Anais di XIII Evidosol e Ciltec - online. 2016. [ busca Google | busca Bing ]
Andrade, V. A. B. Comissão de Avaliação de Artigos e Comissão dos Anais do XIII Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL). 2016. [ busca Google | busca Bing ]
Andrade, V. A. B. XII Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL). 2015. [ busca Google | busca Bing ]
Andrade, V. A. B. Apostila de Língua Portuguesa - Curso Pró-Técnico. 2019. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de apostila [ busca Google | busca Bing ]
Andrade, V. A. B. A introdução do relatório de estágio supervisionado: uma análise retórica. 2017. Curso de curta duração ministrado/Outra [ busca Google | busca Bing ]
Andrade, V. A. B. A abordagem de gênero de Fairclough (2003). 2016. Curso de curta duração ministrado/Extensão [ busca Google | busca Bing ]
Andrade, V. A. B. Análise de gêneros do humor na perspectiva da Análise de Discurso Crítica. 2016. Curso de curta duração ministrado/Extensão [ busca Google | busca Bing ]
Andrade, V. A. B. Análise de gênero com base na proposição de Fairclough (2003). 2016. Curso de curta duração ministrado/Extensão [ busca Google | busca Bing ]
Andrade, V. A. B. Língua Brasileira de Sinais. 2016. Revisão de livro [ busca Google | busca Bing ]
Andrade, V. A. B. Integrante de subcomissão de certificados. 2016. Integrante da Subcomissão de certificados [ busca Google | busca Bing ]
Andrade, V. A. B. Integrante do Comitê Editorial. 2016. Comitê Editorial _ XIV Sepella 2016 [ busca Google | busca Bing ]
Andrade, V. A. B. Práticas e poéticas vocais Vol. II. 2015. Editoração/Livro [ busca Google | busca Bing ]
Andrade, V. A. B. Avaliação de escrita e reescrita: subsídios para a produção de material didático. 2014. Curso de curta duração ministrado/Outra [ busca Google | busca Bing ]
Andrade, V. A. B. A comunicação e a Linguagem. 2014. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Virtual Connection - Universidade Contact Center - UCC [ busca Google | busca Bing ]
Andrade, V. A. B. Implicações éticas da virada informacioanl na Filosofia. 2014. Revisão de livro [ busca Google | busca Bing ]
Andrade, V. A. B. Ser e fazer-se professora no Piauí no século XX: a história de vida de Nevinha Santos. 2014. Revisão de livro [ busca Google | busca Bing ]
Andrade, V. A. B. Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. 2014. (Elaborador de itens -. 2014. Elaborador de itens - Inep (MEC [ busca Google | busca Bing ]
Andrade, V. A. B. Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. 2013. (Elaborador de itens -. 2013. Elaborador de itens - Inep (MEC [ busca Google | busca Bing ]
Andrade, V. A. B. Atendimento Educacional Especializado para Alunos Surdos. 2010. 2010. [ busca Google | busca Bing ]
Produção artística
Total de produção artística (0)
Orientações em andamento
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Supervisões e orientações concluídas
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (14)
Ivonete Rosa Gonçalves Ramos. O anúncio publicitário em sala de aula - Didatização: leitura e produção. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa REDEF) - Universidade Estadual de Campinas, . 2012. Orientador: Valdete Aparecida Borges Andrade.
Jurema Rodrigues. Gênero Notícia na Sala de Aula: Construção de Competências para a Prática Textual. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa REDEF) - Universidade Estadual de Campinas, . 2012. Orientador: Valdete Aparecida Borges Andrade.
José Luís Feitosa da Silva. LITERATURA DE CORDEL: ARTE NORDESTINA...TUA ARTE. MINHA ARTE. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa REDEF) - Universidade Estadual de Campinas, . 2012. Orientador: Valdete Aparecida Borges Andrade.
Léia Gonçalves de Souza. Propaganda: despertando olhares. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa REDEF) - Universidade Estadual de Campinas, . 2012. Orientador: Valdete Aparecida Borges Andrade.
Gileusa Soares da Silva Carpanezi. O Gênero HQ e o Preconceito Linguístico em uma Sala de Aula do Ensino Médio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa REDEF) - Universidade Estadual de Campinas, . 2012. Orientador: Valdete Aparecida Borges Andrade.
José Carlos Ferreira da Silva. O Gênero Propaganda como Instrumento de Ensino. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa REDEF) - Universidade Estadual de Campinas, . 2012. Orientador: Valdete Aparecida Borges Andrade.
Alessandro Rocetto. Gêneros Textuais ? o Ensino do Gênero Textual Anúncio Publicitário. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa REDEF) - Universidade Estadual de Campinas, . 2012. Orientador: Valdete Aparecida Borges Andrade.
Ângela Bakanauskas. Mercado de Trabalho e sua Relação com a Língua Portuguesa. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa REDEF) - Universidade Estadual de Campinas, . 2012. Orientador: Valdete Aparecida Borges Andrade.
Estela Aparecida da Silva Sturaro. LEITURA DE PROPAGANDA IMPRESSA: UMA PROPOSTA DE ENSINO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa REDEF) - Universidade Estadual de Campinas, . 2012. Orientador: Valdete Aparecida Borges Andrade.
Heloísa Fernandes Conter. Cartas de amor na sala de aula: uma proposta de trabalho com gêneros textuais. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa REDEF) - Universidade Estadual de Campinas, . 2012. Orientador: Valdete Aparecida Borges Andrade.
Iraci Yoshiko Sassaki. Notícia e Reportagem: instrumentos de informação para a cidadania. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa REDEF) - Universidade Estadual de Campinas, . 2012. Orientador: Valdete Aparecida Borges Andrade.
Márcia Gislaine Ramos. Crônica na sala de aula. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa REDEF) - Universidade Estadual de Campinas, . 2012. Orientador: Valdete Aparecida Borges Andrade.
Maria de Fátima da Silva. As diversas possibilidades de leitura e produção de gêneros a partir da obra de ?Monteiro Lobato ? Reinações de Narizinho?. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa REDEF) - Universidade Estadual de Campinas, . 2012. Orientador: Valdete Aparecida Borges Andrade.
Cláudia Mara Mendonça Marini Poltronieri. Artigo de opinião: opinião sobre questões polêmicas. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa REDEF) - Universidade Estadual de Campinas, . 2012. Orientador: Valdete Aparecida Borges Andrade.
Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (3)
Márcio Elizio de Freitas. Construção da realidade pela brincadeira. Orientação de outra natureza - Faculdade Pitágoras de Uberlândia, . 2015. Orientador: Valdete Aparecida Borges Andrade.
Vera Alves da Silva Costa. Pensamentos e palavras como métodos de tratamento psicológico. Orientação de outra natureza - Faculdade Pitágoras de Uberlândia, . 2015. Orientador: Valdete Aparecida Borges Andrade.
Alunos Surdos. Atendimento Educacional Especializado para Alunos Surdos. (Educação a Distância) - Universidade Federal de Uberlândia, . 2010. Orientador: Valdete Aparecida Borges Andrade.
Projetos de pesquisa
Total de projetos de pesquisa (2)
2014-Atual. Grupo de Pesquisa e Estudo em Analise de Discurso Critica e Linguistica Sistemico-Funcional Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (7) / Doutorado: (3) . Integrantes: Valdete Aparecida Borges Andrade - Coordenador / Maria Aparecida Rezende Ottoni - Integrante / Maria Cecília de Lima - Integrante / Andrêssa dos Santos Pereira - Integrante / Christiane Renata Caldeira de Melo - Integrante / Paula Márcia L[azaro da Silva - Integrante / Caroline Costa Silva - Integrante / Conceição Maria Alves de Araújo - Integrante / Cléverson Alves Silva - Integrante / Caroline Schwarzbold - Integrante / Francisca Borges Barbosa - Integrante / Renaa Ferrari - Integrante / Patrícia Cláudia Gomes - Integrante. Membro: Valdete Aparecida Borges Andrade.
2011-Atual. Generos orais na sociedade e cultura brasileiras Descrição: O grupo foi fundado em 26 maio de 2000, e trabalha articulando as diversas correntes e vertentes do estudo do texto e do discurso, inclusive as abordagens literárias. Os trabalhos realizados e divulgados pelo membros do grupo em eventos e publicações têm recebido aceitação significativa pela comunidade acadêmica e científica e gerado novos estudos e utilizações aplicadas do que é proposto. Assim os trabalhos os estudos realizados por membros do grupo têm tido ampla repercussão em todo o país com citação significativa de seus trabalhos em bibliografias, cursos e eventos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) . Integrantes: Valdete Aparecida Borges Andrade - Integrante / Luiz Carlos Travaglia - Coordenador / Eliana Dias - Integrante / Maria Aparecida Resende Ottoni - Integrante. Membro: Valdete Aparecida Borges Andrade.
Prêmios e títulos
Total de prêmios e títulos (0)
Participação em eventos
Total de participação em eventos (44)
Comissão para autoavaliação Pós-graduação.Comissão para autoavaliação do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos junto à Capes. 2021. (Outra).
IV Colóquio do Grupo de Pesquisa.A representação da mulher gorda no gênero stand up. 2017. (Outra).
VI Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.Discurso preconceituoso com relação aos homossexuais no gênero stand up. 2017. (Simpósio).
II Selle - Simpósio de Estudos sobre Lingu´sitica Aplicada e Línguas Estrangeiras. 2016. (Simpósio).
VI SIELP ? Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa. 2016. (Simpósio).
XIV Sepella. 2016. (Simpósio).
IV Sinalel - Simpósio Nacional de Letras e Linguística e III Simpósio Internacional de Letras e Linguísitística.Um gênero oral do humor: stand up na sociedade brasileira. 2015. (Simpósio).
Simelp - Simpósio Internacional de Estudos de Língua Portuguesa.Modalidade e argumentatividade em artigos científicos na área da Linguística. 2015. (Simpósio).
VIII Siget - Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuaituais.Gênero stand up sob a perspectiva da análise de discurso crítica (ADC). 2015. (Simpósio).
V Sell - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.Um olhar para o gênero relatório de estágio supervisionado. 2015. (Simpósio).
III CIDS - Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística. O humor visto sob a perspectiva da Análise do Discurso. 2014. (Congresso).
IV Sielp (Simpósio Internacional de Língua Portuguesa).Artigo de opinião: proposta de ensino por meio das sequências didáticas. 2014. (Seminário).
XII Sepella.O gênero oral do humor: stand up na sociedade brasilideira. 2014. (Seminário).
Capacitação de Elaboração de revisão de Itens de Linguagens e Códigos para o ENCCEJA. 2013. (Outra).
IV SELL.Artigo científico: superestrutura e argumentatividade. 2013. (Seminário).
Capacitação para elaboração e revisão de itens - Prova Nacional de Concursos. (Oicina). 2011. (Oficina).
Ciclo de Palestras sobre Educação a Distância. 2010. (Outra).
aspectos teórico-metodológicos para o estudo da (inter) subjetividade na linguagem. 2009. (Outra).
A teoria gerativa. 2009. (Outra).
Colóquio sobre Gêneros Textuais. 2009. (Outra).
Discurso, Semiologia e História. 2009. (Outra).
Gramaticalização: seus desenvolvimentos teóricos e metodológicos. 2009. (Outra).
Hume e os procedimentos de uso válido da linguagem. 2009. (Outra).
II SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. 2009. (Simpósio).
II Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários (SELL)."Uma análise da atuação das modalidades em artigos de divulgação científica". 2009. (Simpósio).
O funcionalismo. 2009. (Outra).
O interacionismo. 2009. (Outra).
O método histórico-comparativo aplicado à classificação das línguas indígenas brasileiras. 2009. (Outra).
Oralidade e ensino de llíngua materna: por uma aula de língua portuguesa comprometida à e com a defesa da diversidade sociocultural. 2009. (Outra).
VI Congresso de Alfabetização IV Congresso de Educação Infantil e EJA. LEITURA POR MEIO DA METODOLOGIA WEBQUEST: UMA POSSIBILIDADE DE LETRAMENTO DIGITAL. 2009. (Congresso).
VII SEPELLA.Modalidade e Argumentação - artigos científicos. 2009. (Seminário).
"Estudos do descritivo: tipologia, gênero e referenciação". 2008. (Outra).
"Linguística Aplicada: um campo em debate". 2008. (Outra).
"O campo da pragmática". 2008. (Outra).
"Semântica da Enunciação e Análise de Textos". 2008. (Outra).
VI SEPELLA - VI Seminário de Pesquisa em Linguística e Linguística Aplicada. 2008. (Seminário).
II Simpósio de Educação do Cerrado. 2006. (Simpósio).
Confêrencia: "O nascer da consciência - representações mitológicas. 2005. (Outra).
I Seminário de Educação do Instituto Algar. 2004. (Seminário).
O educador como modelo inspirador de seres pensantes - inteligência não é sabedoria. 2004. (Seminário).
Encontro Temático: "Dislexia e Matemática - Diagnóstico e Intervenções". 2003. (Seminário).
II Encontro Com David Zemerman. 2001. (Encontro).
II Congresso dos Educadores de Minas. 1993. (Congresso).
I Simpósio de Letras. 1989. (Simpósio).
Organização de eventos
Total de organização de eventos (4)
Andrade, V. A. B.. IV Colóqui do Grupo de Pesquisa O Corpo e a Imagem no Discurso: Como somos/fazemos corpo na contemporaneidade. 2017. (Outro).. . 0.
Andrade, V. A. B.. XIV Sepella - Seminário de Pesquisa em Linguística e Linguística Aplicada. 2016. (Outro).. . 0.
Andrade, V. A. B.. IV Sielp - Simpósio Internacional de Língua Portuguesa. 2014. (Outro).. . 0.
Andrade, V. A. B.. XIII Sepella - Seminário de Pesquisa em Linguísitica e Linguística Aplicada. 2009. (Outro).. . 0.