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Christiane Miranda Buthers de Almeida

É Doutora em Linguística Teórica e Descritiva pela Faculdade de Letras da UFMG (2018). É Mestre em Linguística Teórica e Descritiva pela mesma instituição (2009); possui especialização em Língua Portuguesa pela UNIGRANRIO/Simonsen (2000); possui graduação em LETRAS pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Carangola (1999) . Sua área de interesse inclui, particularmente, fenômenos sintáticos do Português Brasileiro, principalmente daqueles relacionados a elementos na periferia esquerda do verbo, como sujeitos, tópicos e tópicos-sujeito. Tem experiência na área de Educação, sendo professora atualmente de ensino fundamental II no Colégio Santa Teresinha; e de nível superior na Faculdade Doctum de Carangola e na Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4923240789992763 (28/02/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Instituto Ensinar Brasil - Faculdade Doctum de Manhuaçu, Instituto Ensinar Brasil - Faculdade Doctum de Manhuaçu. Avenida Getúlio Vargas 700 36900000 - Manhuaçu, MG - Brasil Telefone: (33) 33226321 Fax: (33) 33226321 URL da Homepage: www.doctum.edu.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2015-Atual. Projeto Integrador
      Descrição: Projeto elaborado para permitir maior interação entre as disciplinas que compõem a grade curricular dos variados cursos da Rede de Ensino Doctum, bem como preparar o aluno/orientando para o desenvolvimento de atividades prático - teóricas interdisciplinares, inserindo-o no universo da leitura, pesquisa e extensão. O Projeto Integrador tem como principal objetivo ser espaço no qual a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa/iniciação científica e a extensão possa ser vista de forma clara por meio da integração dos conteúdos disciplinares.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Christiane Miranda Buthers de Almeida - Coordenador / RICARDO APARECIDO DE ARAÚJO - Integrante / Rodrigo Mendes Cardoso - Integrante / Rejane Soabres Hote - Integrante / Luciano Vieira Nassar - Integrante.
      Membro: Christiane Miranda Buthers de Almeida.
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Paula Gomes Soares Pereira - Coordenador / Wellington Pereira Rodrigues - Integrante / Tatiane Nascimento Batista de Jesus - Integrante / Valderlanea dos Santos Nobre - Integrante / Cledson dos Santos - Integrante / Tonicarlos Andrade de Jesus - Integrante / Carlos Klei Carvalho de Moura - Integrante / Sidclei Lima dos Santos - Integrante / Rafael Santana Santos - Integrante / Gabrieli Vireira de Santana - Integrante / Suzi Cleia Gomes de Oliveira - Integrante.
      Membro: Ana Paula Gomes Soares Pereira.
    2. 2014-Atual. EPP, Atribuicao de Caso e Realizacao Morfologica de Tracos-phi
      Descrição: O objetivo central deste projeto é avaliar, tomando por base a emergência da ordem [XP V DP], a adequação das hipóteses de que o PB é uma língua de sujeito nulo parcial. Por isso, pretendemos averiguar como se dá o mecanismo de valoração dos traços-phi e do EPP no português brasileiro contemporâneo. Além disso, a análise terá de determinar quais são exatamente as diferenças entre as categorias XPs de natureza expletiva e as categorias XPs não expleitvas que podem figurar na posição à esquerda em construções transitivas e intransitivas. Outro objetivo será avaliar em que medida a concordância do verbo com o DP pós-verbal é afetada ou não, em virtude da presença ou não de XPs de natureza expletiva na posição de sujeito.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Christiane Miranda Buthers de Almeida - Coordenador / Fábio Bonfim Duarte - Integrante / Jânia Ramos - Integrante / Elizete Maria de Souza - Integrante / Carolina Ribeiro - Integrante.
      Membro: Christiane Miranda Buthers de Almeida.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (16)
      1. Grupo Teórico - Teoria Gerativa - ANPOLL. Is Brazilian Portuguese a Null-Subject Language or an Obligatory Subject Language?. 2015. (Congresso).
      2. II DIVERMINAS - Encontro sobre a Diversidade Linguística de Minas Gerais.Português Brasileiro: Uma língua de sujeito nulo ou de sujeito obrigatório?. 2015. (Simpósio).
      3. III Congresso Internacional de Estudos Linguísticos (III CIEL). Português Brasileiro: Uma língua de sujeito nulo ou de sujeito obrigatório?. 2015. (Congresso).
      4. XXXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2012. (Congresso).
      5. 3o Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.Gramaticalização do verbo "pegar" em construções perifrásticas [pegar+(e)+v2) - uma abordagem formalista. 2011. (Simpósio).
      6. VII Congresso Internacional da Abralin. Emergência da ordem XP V DP no Português Brasileiro e o Parâmetro do Sujeito Nulo: uma abordagem minimalista. 2011. (Congresso).
      7. 58o Seminário do Gel.Emergência da ordem [XP V DP] no PB e o parâmetro do Sujeito Nulo: uma abordagem minimalista. 2010. (Seminário).
      8. Ciclo de Palestras em Sintaxe.Português Brasileiro: uma língua de sujeito nulo ou de sujeito obrigatório. 2010. (Encontro).
      9. VI JEL. Gramaticalização do verbo PEGAR em construções perifrásticas [PEGAR+(E)+V2] - uma abordagem formal. 2010. (Congresso).
      10. Workshop Internacional sobre Gramaticalização.Gramaticalização do verbo PEGAR em construções perifrásticas [PEGAR+V2]: uma abordagem formalista. 2010. (Outra).
      11. Abralin em Cena - Espírito Santo. Futuro Simples X Ir+Infinitivo - uma análise diacrônica do uso de formas verbais sintéticas e perifrásticas no Português Brasileiro. 2009. (Congresso).
      12. X Fórum de EstudosLinguísticos - Língua Portuguesa, Descrição eEnsino: diálogos.Emergência da ordem [XP V (DP)] no PB contemporâneo e o Parâmetro do Sujeito Nulo: uma abordagem minimalista. 2009. (Outra).
      13. XIII Congresso Nacional de Linguística e Filologia. Futuro Simples X Ir+Infinitivo - uma análise diacrônica do formas sintéticas e perifrásticas no Português Brasileiro. 2009. (Congresso).
      14. VI Congresso de Educadores Sacramentinos. 2005. (Congresso).
      15. II Congresso Transdisciplinar em Educação. 2002. (Congresso).
      16. IV Congresso de Qualidade na Educação. 2001. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (0)

      Lista de colaborações

      • Colaborações endôgenas (0)



        Data de processamento: 04/03/2021 17:16:01