Mestre em Planejamento e Desenvolvimento Regional pela UNITAU. Graduado em Comunicação Social - Faculdades Integradas Hélio Alonso RJ. (2002). Extensão em Marketing pela FGV e Marketing Digital pela USP. Foi diretor do Centro de Educação Profissional de Itajubá, MG. Atualmente é Coordenador do Curso de Gestão Comercial e também professor do Grupo UNIS - Faculdade Victor Hugo. Leciona no MBA da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas. Tem experiência na área de Administração e gestão Comercial, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, marketing, administração, comportamento do consumidor, pesquisa, estratégia e mídia. É Avaliador de IES. Consultor de empresas. (Texto informado pelo autor)
CARDOSO, E. J.; SANTOS, M. J. ; CARNIELLO, M. F.. O marketing de lugares como instrumento de apoio ao desenvolvimento local: diagnóstico de marketing de Itajubá - MG. Revista Espacios. v. 36, p. 1, issn: 1515-3983, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Livros publicados/organizados ou edições (0)
Capítulos de livros publicados (0)
Textos em jornais de notícias/revistas (0)
Trabalhos completos publicados em anais de congressos (0)
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (0)
Resumos publicados em anais de congressos (0)
Artigos aceitos para publicação (0)
Apresentações de trabalho (18)
CARDOSO, E. J. Atendimento e Vendas: potencialize suas vendas de Natal. 2019. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
CARDOSO, E. J. Marketing: Modismos, Tendências e Megatendências. 2013. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
CARDOSO, E. J. Comunicação e Marketing de Produtos Turísticos. 2013. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
CARDOSO, E. J. Marketing Pessoal: Carreira, Sucesso e Estilo. 2013. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
CARDOSO, E. J. Marketing e Negócios. 2013. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
CARDOSO, E. J. Marketing: Modismo, Tendências e Megatendências. 2012. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
CARDOSO, E. J. Comunicação e Marketing de produtos turísticos. 2012. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
CARDOSO, E. J.; CARNIELLO, M. F. ; CARDOSO, E. J.. O marketing de lugares como instrumento de apoio ao desenvolvimento local. 2012. Apresentação de Trabalho/Congresso
CARDOSO, E. J.; CARNIELLO, M. F.. O marketing de lugares como ferramenta de apoio ao desenvolvimento regional. 2012. Apresentação de Trabalho/Congresso
CARDOSO, E. J.; SANTOS, M. J. ; CARNIELLO, M. F.. O Processo de Urbanização Brasileiro. 2011. Apresentação de Trabalho/Congresso
CARDOSO, E. J.; SANTOS, M. J. ; CARNIELLO, M. F.. O BNDES E O DESENVOLVIMENTO REGIONAL: um olhar sobre a distribuição de financiamentos nas regiões brasileiras. 2011. Apresentação de Trabalho/Congresso
CARDOSO, E. J. A linguagem usada na época escravagista brasileira, hoje, em anúncios publicitários feitos para negros. 2007. Apresentação de Trabalho/Simpósio
CARDOSO, E. J. Marketing de Guerrilha - uma arma silenciosa, contagiosa e eficiente. 2006. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
CARDOSO, E. J. A pesquisa como arma na guerra de mercado. 2006. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
CARDOSO, E. J. Curso de Vendas e Aendimento. 2018. Curso de curta duração ministrado/Extensão
CARDOSO, E. J.. Excelência em vendas e no atendimento. 2014. 2014.
CARDOSO, E. J. Prêmio Mérito Lojista CDL - Itajubá. 2011. Relatório de pesquisa
CARDOSO, E. J.; ARANGO, H.. Prêmio Mérito Lojista CDL Itajubá. 2009. Relatório de pesquisa
Demais tipos de produção bibliográfica (0)
Produção técnica
Programas de computador com registro de patente (0)
Programas de computador sem registro de patente (0)
Produtos tecnológicos (0)
Processos ou técnicas (0)
Trabalhos técnicos (0)
Demais tipos de produção técnica (0)
Produção artística
Total de produção artística (0)
Orientações em andamento
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Supervisões e orientações concluídas
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (4)
Michelle Inocencio Guimarães. Análise da Importância do CRM na Satisfação do Consumidor Bancário. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Competitiva e Inteligência em Negócios) - Faculdade Victor Hugo, . 2014. Orientador: Estélio José Cardoso.
Michelle Inocencio Guimarães. Análise da Importância do CRM na Satisfação do Consumidor Bancário. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Competitiva e Inteligência em Negócios) - Faculdade Victor Hugo, . 2014. Orientador: Estélio José Cardoso.
Fabiano Clarete Guimarães. A influência de ações de marketing nos negócios da rede hoteleira. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Marketing) - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas, . 2010. Orientador: Estélio José Cardoso.
Sólon de Noronha Assini. O mercado imobiliário itajubense: Oportunismo em evidência. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Marketing) - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas, . 2010. Orientador: Estélio José Cardoso.
Trabalho de conclusão de curso de graduação (27)
Lucas Martino Brandão Renné. E-commerce na empresa Sedan Comércio de Veículos Ltda. (Graduação em Administração) - Faculdade Victor Hugo, . 2019. Orientador: Estélio José Cardoso.
Cristiane Aparecida Fonseca Azevedo. Marketing Digital. (Graduação em Administração) - Faculdade Victor Hugo, . 2019. Orientador: Estélio José Cardoso.
Luane Ribeiro da Silva. A Precificação da Prestação de Serviços. (Graduação em Administração) - Faculdade Victor Hugo, . 2019. Orientador: Estélio José Cardoso.
Marceli natalina de Jesus. A Venda Consultiva Como Estratégia Para Fidelização de Clientes. (Graduação em Administração) - Faculdade Victor Hugo, . 2019. Orientador: Estélio José Cardoso.
Isabela de Souza Morais. Vendas de Seguro na EMpresa Fácil-Seg Corretora de Seguros. (Graduação em Administração) - Faculdade Victor Hugo, . 2019. Orientador: Estélio José Cardoso.
Camila Verônica de Araujo Martins. A Pedagogia Empresarial, Seu Desenvolvimento E Sua Import^nacia Nas Organizações Atuais. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Victor Hugo, . 2017. Orientador: Estélio José Cardoso.
Alex Maciel Dias Guimarães. Estratégia de Concorrência Segundo o Planejamento de Marketing da JSA Mineração LTDA. (Graduação em Administração) - Faculdade Victor Hugo, . 2017. Orientador: Estélio José Cardoso.
Beatriz de Mattos Ferraz. Melhoria Contínua COmo ALiada da Gestão de Pessoas. (Graduação em Administração) - Faculdade Victor Hugo, . 2017. Orientador: Estélio José Cardoso.
Jacqueline Padroeiro de Lima. Gestão da QUalidade Total Como Auxílio na Sustentabilidade da Organização. (Graduação em Administração) - Faculdade Victor Hugo, . 2016. Orientador: Estélio José Cardoso.
Luciana Aparecida de Freitas. O 5S Como Apoio A Qualidade Na Educação. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Victor Hugo, . 2016. Orientador: Estélio José Cardoso.
Nathaly da Fonseca Protencio. A QUalidade No Atendimento Como Fator de Crescimento Empresarial. (Graduação em Administração) - Faculdade Victor Hugo, . 2016. Orientador: Estélio José Cardoso.
Vanessa Ribeiro ANdrade. Comportamento do Consumidor: como entendê-lo para obter vantagem competitiva no momento de consumo. (Graduação em Administração) - Faculdade Victor Hugo, . 2016. Orientador: Estélio José Cardoso.
Andrea Carla Carvalho de Souza. Atendimento Ao Cliente de Pós-Vendas: atenção totoal ao cliente para conccssionárias Volkswagem. (Graduação em Administração) - Faculdade Victor Hugo, . 2016. Orientador: Estélio José Cardoso.
Andrey Junqueira Martinelle Silvia. Marketing e Vendas: a importância do marketing na área de vendas. (Graduação em Administração) - Faculdade Victor Hugo, . 2016. Orientador: Estélio José Cardoso.
Gláuber Faria Ribeiro. A Administração Como Ferramenta na Prevenção de Perdas. (Graduação em Administração) - Faculdade Victor Hugo, . 2015. Orientador: Estélio José Cardoso.
Gianine Moreira Araújo. Cultura Versus Consumismo. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Victor Hugo, . 2015. Orientador: Estélio José Cardoso.
Marina da Cunha Santos. Marketing de Relacionamento: estratégia utilizada para a era do cliente. (Graduação em Administração) - Faculdade Victor Hugo, . 2015. Orientador: Estélio José Cardoso.
Valéria Leal de Mello Costa. A Atuação do Pedagogo Empresarial como Profissional de Coach. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Victor Hugo, . 2014. Orientador: Estélio José Cardoso.
Maria Aparecida Cruz. A Valorização do Profissional da Creche. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Victor Hugo, . 2014. Orientador: Estélio José Cardoso.
Joice Barros Martins. A Evolução dos Portadores com Síndrome de Down no Mercado de Trabalho. (Graduação em Administração) - Faculdade Victor Hugo, . 2014. Orientador: Estélio José Cardoso.
Lucilene Fernandes. Satisfação do Consumidor: como as empresas de serviços buscam satisfazê-los com excelência. (Graduação em Administração) - Faculdade Victor Hugo, . 2014. Orientador: Estélio José Cardoso.
Renato de Medeiros Andrade. A Propaganda e os Meios de Comunicação - Uma Evolução Interdependente. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações, . 2008. Orientador: Estélio José Cardoso.
Emerson Rivello Louro. Plano de Ação Clínica de Fisioterapia e Estética. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações, . 2008. Orientador: Estélio José Cardoso.
Raphael Schart Fogaça da Silveira Paiva. Empresa Fertilizantes Heringer S/A. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações, . 2008. Orientador: Estélio José Cardoso.
Luís Henrique Alves Pinto. Publicidade e Análise do Discurso - Abordagem de Uma Propaganda Institucional.. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações, . 2008. Orientador: Estélio José Cardoso.
Aniclay Ferreira Marcelino Souza. Planejamento de Campanha - Xtreme Paragliding. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações, . 2008. Orientador: Estélio José Cardoso.
Renato Moterani da Silva. Campanha Publicitária - Colégio Catanduvas. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações, . 2008. Orientador: Estélio José Cardoso.
Iniciação científica (6)
Angela Maria Pinto. Marketing de Cidades e Turismo: Uma simbiose para o desenvolvimento. (Graduando em Administração) - Faculdade Victor Hugo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2017. Orientador: Estélio José Cardoso.
Ângela Maria Pinto. Comportamento do Consumidor e Marketing de Lugares: uma simbiose para o desenvolvimento.. (Graduando em Administração) - Faculdade Victor Hugo, . 2017. Orientador: Estélio José Cardoso.
Thamaris Justino de Lorenzo. A Importância da Gestão da Qualidade das Agências Bancérias. (Graduando em Administração) - Faculdade Victor Hugo, . 2016. Orientador: Estélio José Cardoso.
Paula Nogueira Rune Vetorazzi. Ética e Moral na Sociedade Pós-Moderna. Iniciação Científica - Faculdade Victor Hugo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2015. Orientador: Estélio José Cardoso.
Júlia de Campos Pereira. A Indústria do Entretenimento. (Graduando em Administração) - Faculdade Victor Hugo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2015. Orientador: Estélio José Cardoso.
Samuel Lopes Maciel. Racionalização do Processo de Decisão Empresarial. Iniciação Científica - Faculdade Victor Hugo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2015. Orientador: Estélio José Cardoso.
Orientações de outra natureza (0)
Projetos de pesquisa
Total de projetos de pesquisa (0)
Prêmios e títulos
Total de prêmios e títulos (0)
Participação em eventos
Total de participação em eventos (1)
O Mundo em Disrupção. Marketing de Lugares: Uma nova perspectiva para planejar localidades. 2019. (Congresso).